Anda di halaman 1dari 21

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS Concurso Pblico Edital n 04/2010 Data da Prova 04/07/2010

008 Engenheiro Eletricista


INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. A prova composta de 80 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Lngua Portuguesa

Matemtica

7. 8.

Raciocnio Lgico

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 5 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo. DURAO DESTA PROVA: 5 horas.
INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

Conhecimento Especfico

ASSINATURA DO CANDIDATO

........................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 -

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

RESPOSTAS 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 -

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 -

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 -

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 -

LNGUA PORTUGUESA
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 03. O maestro da era do Youtube O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. Por um lado, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. Por outro lado, sempre que um msico clssico se aproxima da celebridade o que inclui um anncio de Rolex, uma foto na revista People e, talvez, o ltimo quadro do programa David Letterman os cticos comeam a se preocupar com a integridade artstica. Esta ansiedade no totalmente injustificada: Luciano Pavarotti passou de grande tenor lrico da era moderna para tema de piadas sobre gordos. A noo de incompatibilidade entre o comrcio e a arte tem origem no marxismo universitrio, e se ope ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o pblico em geral. Logicamente, possvel que um compositor ou intrprete clssico fique famoso sem se render cultura da celebridade. Tal virtuoso pode at persuadir uma nao distrada com fatos vazios a prestar ateno em uma sinfonia de quarenta e cinco minutos. [...]
(Bravo, mar. 2010.)

01 - Segundo o texto, correto afirmar: a) Os msicos clssicos que viraram celebridade tm a sua arte banalizada. *b) Arte e comrcio no so incompatveis. Uma das vantagens disso seria a introduo de objetos artsticos no gosto popular. c) Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price so exemplos de artistas de msica pop que se opem fama da msica clssica. d) Beethoven, Verdi e Mahler so exemplos de msicos clssicos avessos fama. e) A preocupao dos cticos que os msicos clssicos no queiram aparecer em revistas como a People. 02 - Que estratgia seria adequada para dar uma continuao coerente ao texto? Apresentar as celebridades que, no ltimo ano, apareceram na revista People e no ltimo quadro do programa David Letterman. b) Apresentar os msicos que esto se lanando com vdeos no Youtube e comprovar que no h msicos clssicos nesse segmento. *c) Apresentar a biografia de um msico clssico que est presente na mdia, chamando a ateno do pblico para a sua arte. d) Mostrar que a cultura da celebridade um investimento certo para quem quer se dedicar msica clssica. e) Argumentar que todo artista clebre precisa aparecer em comerciais e capas de revista para conquistar o respeito de seus pares. 03 - Que alternativa reescreve as duas primeiras sentenas do texto, sem prejuzo do sentido? O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama, haja vista que todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. b) Como o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. c) Por todos sentirem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas, que o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. d) O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. Todos sentem, pois, falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. *e) Embora todos sintam falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas, temos que admitir que o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. 04 - Considere a seguinte frase: "Esta ansiedade no totalmente injustificada.... Identifique a(s) afirmativas(s) que corresponde(m) ao sentido do trecho grifado. 1. 2. 3. 4. 5. parcialmente justificada. parcialmente injustificada. definitivamente injustificada. no justificada. no totalmente justificada. a) a)

Corresponde(m) ao sentido expresso no texto: a) b) c) *d) e) somente a afirmativa 4. somente as afirmativas 1, 3 e 4. somente as afirmativas 2 e 5. somente as afirmativas 1, 2 e 5. somente a afirmativa 2.

O texto a seguir referncia para as questes 05 a 07. "A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, j desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano. Cinema puro, exerccio de 'mise-en-scne', nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociveis. a narrativa que determina o contedo de "Shutter Island" ou, melhor, a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematogrfica que configura o discurso cinematogrfico e sua semntica, a sua significao. A produo de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scne'. O crtico Jos Geraldo Couto define bem "A Ilha do Medo", quando escreve: "Com base no romance de Dennis Lehane (o mesmo de "Sobre Meninos e Lobos"), lanado aqui primeiramente como "Paciente 67" e agora reeditado com o ttulo do filme, Scorsese entrelaa o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingana. Quem assistir ao filme ver que, curiosamente, uma dessas linhas de fora (a culpa ou a vingana) "briga" com a outra no apenas como mvel da ao, mas como modo de construo da narrativa e do prprio mundo descrito". Ainda Couto: "Explicando melhor: o protagonista Teddy Daniels age movido pelo desejo de vingana ou pelo sentimento de culpa? Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que "realidade" e o que alucinao.
(terramagazine.terra.com.br, acesso em 30/03/2010.)

05 - No texto, h duas vozes: o crtico que apresenta a resenha do filme e que introduz a 2 voz, do tambm crtico Jos Geraldo Couto. Tendo isso em vista, correto afirmar:

*a) Os dois crticos concordam em relao ao fato de que o filme A Ilha do medo se sobressai pela sua qualidade no
b) c) d) e) cenrio cinematogrfico. A opinio de Jos Geraldo Couto dbia em relao qualidade do filme de Scorsese. Jos Geraldo Couto faz uma crtica centrada na interpretao hitchcockiana do filme A ilha do medo. Segundo os dois crticos, o filme se dilui entre a realidade e a alucinao, obscurecendo a trama. Segundo Couto, os eixos escolhidos pelo diretor, a culpa e a vingana, ficam circunscritos ao enredo.

06 - Considere as seguintes afirmaes: 1. 2. 3. 4. possvel depreender do texto que a palavra mise-en-scne significa a maneira como o diretor constri sentidos a partir da encenao, da linguagem cinematogrfica. A traduo do livro que deu origem ao filme recebeu no Brasil o ttulo Sobre meninos e lobos. No texto predomina a voz de Jos Geraldo Couto; o autor cita e referenda a anlise elaborada por Couto. Os diretores Hitchcock e Fritz Lang tm como tema de seus filmes as linhas da fora ou a briga entre narrativa e mundo descrito.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

07 - Na ltima frase do texto, aparece a forma verbal implica. Sobre esse vocbulo, veja o que diz o dicionrio Aurlio: Implicar. [Do lat. implicare.] V.t.d. 1. Tornar confuso, enredar, embaraar, enlear: As nuances implicam a mente. 2. Dar a entender; fazer supor; pressupor; O dilogo com o mundo, que iniciamos naquelas horas felizes, implicava simultaneamente uma obstinao impulsora e um frmito afetivo (Manuel Torga, Dirio, IX, p. 38); [...]. 3. Trazer como consequncia; envolver, importar: A supresso da liberdade implicava, no raro, a violncia. [...] T. d. e i.. 5. Comprometer, envolver: Implicaram-no em crime de furto. [...] Com base na leitura do verbete, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O texto usa o verbo implicar com uma regncia diferente daquela orientada pelo dicionrio. Alm de o sentido do item 5 do verbete ser incompatvel com o sentido da palavra no texto, a regncia tambm diferente. Para usar o termo de acordo com o dicionrio, o autor deveria ter escrito ... implica em um modo diferente de distinguir.... No texto, a palavra usada no sentido descrito no item 1 do verbete.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

08 - [...] a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematogrfica que configura o discurso cinematogrfico e sua semntica, a sua significao. A produo de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scne'. Ao usar as trs expresses grifadas, o autor: a) b) *c) d) e) faz duas retificaes, para se aproximar do sentido desejado. acrescenta informaes novas com o uso de cada uma das expresses. reitera as afirmaes com o uso de expresses equivalentes. faz inicialmente uma retificao, com a expresso sua significao e posteriormente uma reiterao de significado. indica que a primeira expresso foi usada por Jos Geraldo Couto.

09 - Embora se achasse bem melhor que qualquer outro concorrente ao prmio, o maratonista fez tudo o que o treinador recomendara. Tendo em vista as normas cultas da lngua, que formas verbais podem substituir a expresso grifada? 1. 2. 3. 4. podia estar recomendando. havia recomendado. vai recomendar. tinha recomendado.

As formas verbais corretas so apresentadas no(s) item(ns): a) b) *c) d) e) 3 apenas. 1 e 3 apenas. 2 e 4 apenas. 2 e 3 apenas. 1 e 4 apenas.

10 - Assinale a alternativa em que dever ser feito um ajuste na concordncia, caso a expresso grifada seja substituda pela expresso entre parnteses. a) Se as estimativas estiverem certas, no prximo ano haver cerca de 1,5 milho de brasileiros em condies de exercer o cargo. (milhes de brasileiros) b) H um ano, a resposta seria outra. (dois anos) *c) O pas mantm vrias modalidades de assistncia ambulatorial e domiciliar. (Os pases) d) Tambm faz muito tempo que no se fala mais em diminuir impostos. (dez anos) e) Foram desenvolvidos mais de 30 projetos de vacinao. (projetos de vacinao)

MATEMTICA
11 - De um lote de 5000 lmpadas, 100 foram aleatoriamente selecionadas e testadas. Se 5 lmpadas nessa amostra apresentaram defeito, quantas lmpadas defeituosas espera-se obter no lote todo? a) b) c) d) *e) 25 lmpadas. 100 lmpadas. 500 lmpadas. 1000 lmpadas. 250 lmpadas. 8m 12 - Um jardim retangular junto a um edifcio possui uma calada ao redor de 3 lados, como mostra a figura. A rea dessa calada : a) *b) c) d) e) 100 m2. 2 52 m . 36 m2. 2 12 m . 48 m2.

Edifcio

6m

Jardim

10 m

10 m

13 - Um saco contm R$ 7,00 em moedas somente de 25 e 50 centavos. Sabendo que h um total de 18 moedas no saco, correto afirmar que h exatamente: *a) b) c) d) e) R$ 2,00 em moedas de 25 centavos. 8 moedas de 50 centavos. R$ 6,00 em moedas de 50 centavos. 6 moedas de 25 centavos. R$ 1,00 em moedas de 25 centavos.

14 - Ao aprovar uma lei politicamente impopular, o percentual de aceitao do presidente cai perante a populao. Depois de algum tempo, o percentual de aceitao aumenta novamente. Matematicamente, essa queda e depois subida na aceitao popular pode ser descrita por uma funo quadrtica. Imaginemos que, aps uma lei impopular ter sido aprovada, tem-se

P = x 2 7x + 38 sendo P o percentual de aceitao do presidente e x o nmero de semanas desde a aprovao da lei. Com base nisso, podemos dizer que o percentual de aceitao ser o mais baixo:
a) b) *c) d) e) entre uma e duas semanas aps a aprovao da lei. entre duas e trs semanas aps a aprovao da lei. entre trs e quatro semanas aps a aprovao da lei. entre quatro e cinco semanas aps a aprovao da lei. entre cinco e sete semanas aps a aprovao da lei.

15 - Para medir a largura aproximada de um rio, utilizou-se o esquema ao lado. De acordo com a figura, pode-se de dizer que o valor de d :
a) b) c) d) *e) 28 m. 18 m. 16 m. 25 m. 20 m.

10 m 8m 25 m

16 - Uma pequena estao de rdio encontra-se em um ponto A, localizado a 5 km de uma estrada. A estao tem um alcance de 13 km em todas as direes. Se a estrada percorre o terreno em linha reta, aproximadamente quantos quilmetros dessa estrada so cobertos pela transmisso da rdio?
*a) b) c) d) e) 24 km. 12 km. 20 km. 13 km. 26 km.

17 - Palitos de fsforo so usados para formar figuras, como descrito abaixo:

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Continuando a sequncia dessa maneira, a Figura 20 ter um total de:


a) b) *c) d) e) 57 palitos. 60 palitos. 63 palitos. 66 palitos. 69 palitos.

18 - No corpo humano, a quantidade de uma certa droga se reduz metade aps cada perodo de 10 horas. Se inicialmente havia 1024 mg dessa droga, o tempo necessrio para que essa quantidade se reduza a 128 mg ser de:
a) b) c) *d) e) 2,5 horas. 20 horas. 25 horas. 30 horas. 40 horas.

19 - A mdia de cinco nmeros 6. Se um desses nmeros for removido, a mdia torna-se 7. Portanto, o valor do nmero removido era:
a) *b) c) d) e) 1. 2. 3. 5. 6.

20 - Em um sistema predadorpresa, o nmero de predadores e o nmero de presas tende a variar de uma maneira peridica. Em uma certa regio com lobos como predadores e lebres como presas, a populao de lebres L varia, aproximadamente, de acordo com a equao

t L = 1000 + 250sen 2 em que t representa o tempo em anos desde 1o de janeiro de 2000. Com base nesse modelo, podemos dizer que a populao mxima de lebres foi atingida primeiramente em:
a) *b) c) d) e) janeiro de 2000. janeiro de 2001. janeiro de 2002. janeiro de 2003. janeiro de 2007.

RACIOCNIO LGICO
O texto a seguir referncia para as questes 21 a 23. Olhos de insulfilm
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Aprendi, no exerccio do jornalismo, que olhar para ver um ato de resistncia cotidiana. O mais fcil, sempre, no ver. Ou enxergar apenas aquilo que nos do para ver, como se essa fosse toda a verdade. Existe aquilo que no vemos, mas gostaramos de ter visto. E existe aquilo que no vemos porque escolhemos no ver. Como quando fechamos o vidro do carro para impedir o contato com as pessoas que nos pedem alguma coisa do lado de fora. E colocamos insulfilm nos vidros, quanto mais escuro melhor, para que nem mesmo elas possam nos ver. mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado, culpado ou com raiva. Nosso desamparo diante da dor do outro oculto por camadas de insulfilm. E um pouco mais: a pelcula que permite a nossa cegueira impede os que pertencem ao lado de fora de ver que no estamos vendo. Nos iludimos que estamos protegidos, mas a escolha de no ver assim como a de no ser visto vai nos brutalizando. E logo nem precisamos mais da pelcula sinttica na janela. Porque um insulfilm orgnico j cobre nossos olhos, faz parte de ns. No ligamos mais. Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena. Todos os genocdios da histria foram cometidos por poucos, mas s puderam ser consumados porque muitos fingiram no ver. E fingiram com tanta nfase que acabaram por acreditar que no viam. s vezes, contra todos os meus esforos, acontece comigo. Sucumbo banalidade, me distraio e permito que o insulfilm me cubra os olhos. Iludo-me que estou vendo, mas no estou.
(Eliane Brum Revista poca, 29 jun. 2009, adaptado.)

21 - A respeito das relaes de coeso presentes no texto, assinale a alternativa INCORRETA.


Em O mais fcil, sempre, no ver. Ou enxergar apenas aquilo que nos do para ver (linhas 1 e 2), h uma relao de alternncia. b) Em Existe aquilo que no vemos, mas gostaramos de ter visto (linhas 2 e 3), h uma relao de adversidade. *c) Em E existe aquilo que no vemos porque escolhemos no ver (linha 3), h uma relao de consequncia. d) Em quanto mais escuro melhor (linhas 4 e 5), h uma relao de proporo. e) Em mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado (linhas 5 e 6), h uma relao de comparao. a)

22 - A respeito da relao da autora do texto com o ato de ver, correto afirmar que ela:
a) *b) c) d) e) est no grupo dos que decidiram voluntariamente no ver. expressa ter conscincia de que preciso olhar para ver. se engana com o que v. avalia o no ser visto como sendo mais grave do que no ver. considera o recurso do insufilm vlido para proteger-se dos pedintes.

(*) 23 - Assinale a alternativa correta acerca das relaes sintticas presentes no perodo que segue: Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena (linhas 10-11).
O segmento que temos a sorte de estar dentro comporta relao de causa. As duas ltimas vrgulas marcam a elipse da expresso nos iludimos. Os advrbios j e mais marcam a manuteno dos sentimentos em relao queles que esto do lado de fora do carro. d) A inverso do perodo para Porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena, os que querem entrar j no importam acarreta mudana do significado. e) A colocao do pronome se, mudando no importam para no se importam, no acarretaria alterao gramatical e de sentido. (*) Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados. a) b) c)

24 - Leia o texto abaixo: Quem ser o campeo?


Uma pergunta que todos esto se fazendo e fazendo aos outros : quem vencer a copa do Mundo na frica do Sul? Impossvel responder conscientemente, ainda que os brasileiros esperem mais uma vez a vitria da nossa seleo sobre os rivais. Possumos, sem dvida, todas as condies para sonhar com isso: a tradio da camisa canarinho, a qualidade dos nossos jogadores, o respeito dos adversrios e a atratividade poltica e econmica do futebol nacional por todo o planeta, o que potencialmente poder nos favorecer, caso tenhamos dificuldades nas primeiras fases da competio. Estamos, porm, longe de ser os favoritos absolutos. Primeiro porque puro ilusionismo imaginar que determinada seleo possa chegar ao mundial como se tivesse uma das mos na taa o torneio tem caractersticas diversas das de um campeonato. Caso houvesse jogos em turno e returno, certamente as melhores equipes entre elas, a brasileira teriam todas as condies de ganhar o ttulo. A copa do mundo , porm, muito mais uma feira de futebol, na qual os diversos fabricantes apresentam os seus ltimos modelos para comercializ-los mundo afora. Dessa forma, o aspecto tcnico colocado em segundo plano. Vale nica e exclusivamente a conquista, no importando de que forma possa ser alcanada. Mesmo em meio a todas as dvidas do futebol um esporte propcio a surpresas, j que no exige regularidade para um time vencer , podem-se analisar algumas possibilidades sob a tica da limitada lgica desse esporte. E, diante disso, vislumbramos concorrentes da Copa da frica do Sul. Mas antes temos de refletir sobre o que temos visto nos ltimos meses, ainda que at junho muita coisa possa se modificar.
(Scrates, em CartaCapital, 31 mar. 2010, p. 83.)

Assinale a alternativa que contenha uma inferncia que pode ser feita diretamente do texto.
a) b) c) *d) e) As perguntas sobre o campeo da Copa da frica do Sul ainda esto no mbito subjetivo, pois no aparecem na mdia. Os brasileiros nunca esperaram como agora pela vitria da Copa Mundial de futebol. As primeira fases da competio j esto ganhas por conta da qualidade tcnica de nosso futebol. As caractersticas da Copa Mundial de Futebol diminuem as vantagens das melhores equipes. A lgica e funcionamento do futebol no nos permitem antever alguns resultados.

25 - O trecho abaixo foi extrado de uma resenha de livro:


Lanado em 1953, este romance envelheceu bem menos que a maior parte da fico cientfica de sua dcada. Em vez de projetar no futuro problemas e preconceitos de seu tempo, especulou sobre o futuro de nossa espcie de uma maneira que ainda soa intrigante.
(CartaCapital, 24 mar. 2010.)

Com relao a esse texto, considere as seguintes inferncias: 1. 2. 3. A maior parte da fico cientfica da dcada de 50 j est ultrapassada. O livro previu que o futuro de nossa espcie seria como hoje. O livro v o presente de hoje de forma preconceituosa.

Esto corretas as inferncias apresentadas nos itens:


a) b) c) d) *e) 1 e 3 apenas. 2 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 3. 1 apenas.

26 - Leia o anncio publicitrio abaixo, de uma coleo de livros sobre decorao do jornal Folha de S. Paulo.
Chegou a coleo Folha Decorao e Design So ideias que cabem perfeitamente na sua casa. At em kitinetes.

Dado o seu propsito, assinale a alternativa que interpreta corretamente a ambiguidade nele presente.
*a) A forma verbal cabem tem duplo sentido: as ideias combinam com a casa, e a coleo inteira pode caber at num espao pequeno. b) A palavra folha tem duplo sentido: pode ser folha de rvore ou folha de papel. c) A palavra kitinetes pode significar o espao onde morar e o espao para guardar a coleo de livros. d) Decorao e design so palavras que tm o mesmo sentido, mas so usadas no anncio com sentidos diferentes. e) A forma verbal chegou apresenta dupla interpretao: pode significar que algum chega em sua casa ou que a coleo pode chegar.

27 - Leia o texto abaixo.


O guitarrista americano B. B. King tem 84 anos, sofre de diabetes h mais de duas dcadas, hipertenso e odeia ginstica. Nos ltimos anos, o excesso de peso lhe trouxe problemas no joelho, que o obrigaram a tocar sentado. Mas a sade claudicante no lhe tirou o prazer de subir ao palco. Ele reduziu o ritmo, ainda que faa mais de 100 apresentaes por ano. Na segunda quinzena do ms, desembarca no Brasil para shows no Rio, em So Paulo e em Braslia. H uma atividade fsica que no abandono, andar de um saguo de aeroporto para outro, diz. So apresentaes imperdveis. Ele criou um estilo prprio, com staccati e vibratos delicados, que nos anos 50 foram assimilados por artistas de rock. Sua msica atravessou o oceano e influenciou artistas como Keith Richards e Eric Clapton, que na dcada seguinte invadiram as paradas de sucesso americanas. B. B. King o ltimo pioneiro vivo do blues. (...)
(Revista Veja, 3 mar. 2010, p. 130.)

Assinale a alternativa que contm uma inferncia correta desse texto.


*a) b) c) d) e) A sade debilitada de B. B. King o fez diminuir o nmero de shows. Desde a dcada de 50, B. B. King tentou fazer sucesso, mas s hoje reconhecido. 100 apresentaes foi o mximo que B. B. King conseguiu fazer em um ano. A dcada de 50 foi a poca de maior influncia de B. B. King em msicos europeus. H hoje mais pioneiros vivos do blues que influenciaram os msicos da poca.

(*) 28 - O articulador e pode atribuir vrios significados s expresses que ele liga. Assinale a alternativa em que o e destacado difere do significado de e tambm.
Um dos maiores pensadores vivos, Noam Chomsky, passou os ltimos 50 anos a denunciar e a contabilizar as vtimas do domnio americano mundo afora. (CartaCapital, 17/dezembro/2003, p. 12) b) O pai da psicanlise e o pai da psicologia analtica mantiveram por alguns anos uma relao prxima, de amizade e admirao. Freud mestre, Jung discpulo. (Revista Entrelivros, julho/2006, p. 28) c) A luta [relao entre religiosos jesutas e os comandantes polticos do Brasil colnia] era material e cultural ao mesmo tempo: logo, poltica. (Alfredo Bosi, em Dialtica da Colonizao, Cia das Letras, p. 33) d) O Zimbbue sntese, e no metfora dos problemas africanos. (Veja, 9/julho/2008, p. 36) e) Plano de Obama pretende terceirizar acesso de astronautas rbita da Terra e coloca em cheque futuro da explorao espacial tripulada nos EUA. (Folha de S. Paulo, 28/maro/2010, p. M-6) (*) Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados. a)

Leia o texto abaixo e responda s questes 29 e 30. Sobre a Crena e a Cincia


A pergunta que mais me fazem quando dou palestras, ou mesmo quando me mandam emails, se acredito em Deus. Quando respondo que no acredito, vejo um ar de confuso, s vezes at de medo, no rosto da pessoa: Mas como o senhor consegue dormir noite?. No h nada de estranho em perguntar a um cientista sobre suas crenas. Afinal, ao seguirmos a velha rixa entre a cincia e a religio, vemos que, medida em que a cincia foi progredindo, foi tambm ameaando a presena de Deus no mundo. Mesmo o grande Newton via um papel essencial para Deus na natureza: Ele interferiria para manter o cosmo em xeque, de modo que os planetas no desenvolvessem instabilidades e acabassem todos amontoados no centro, junto ao Sol. Porm, logo ficou claro que esse Deus era desnecessrio, que a natureza podia cuidar de si mesma. O Deus que interferia no mundo transformou-se no Deus criador: aps criar o mundo, deixou-o merc de suas leis. Mas nesse caso, o que seria Deus? Se essa tendncia continuasse, a cincia tornaria Deus desnecessrio? Foi nessa tenso que surgiu a crena de que a agenda da Cincia roubar Deus das pessoas. Um nmero espantoso de pessoas acha mesmo que esse o objetivo dos cientistas, acabar com a crena no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delrio permanente, no ajudam em nada a situao. Mas ser isso mesmo o que a cincia pretende? Ser que esses fundamentalistas ateus falam por todos os cientistas? De modo algum. Eu conheo muitos cientistas religiosos que no veem qualquer conflito entre a sua cincia e sua crena. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (So vrios.) Mesmo que essa no seja a minha posio, respeito os que creem. A cincia no tem uma agenda contra a religio. Ela se prope simplesmente a interpretar a natureza, expandindo nosso conhecimento do mundo natural. Sua misso aliviar o sofrimento humano, aumentando o conforto das pessoas, desenvolvendo tcnicas de produo avanadas, ajudando no combate s doenas. O resto, a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que s vezes o atravanca), no vem da cincia como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo. bvio que, como j afirmava Einstein, crer num Deus que interfere nos afazeres humanos incompatvel com a viso da cincia de que a natureza procede de acordo com leis que, bem ou mal, podemos compreender. O problema se torna srio quando a religio se prope a explicar fenmenos naturais. Dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos ou que somos descendentes diretos de Ado e Eva, que por sua vez, foram criados por Deus, equivalente a viver no sculo 16 ou antes disso. A insistncia em negar os avanos e as descobertas da cincia , francamente, inaceitvel. Por exemplo, um nmero enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouo isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilizao, motivo de orgulho para todos ns. Podemos dizer que existem dois tipos de pessoa: os naturalistas e os sobrenaturalistas. Os sobrenaturalistas veem foras ocultas por trs dos afazeres dos homens, vivendo escravizados por medos apocalpticos e crenas inexplicveis. Os naturalistas aceitam que nunca teremos todas as respostas. Mas, em vez de temer o desconhecido, abraam essa ignorncia como um desafio e no uma priso. por isso que eu durmo bem noite.
(Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, 28 mar. 2010, p. M-4.)

10

29 - Avalie as seguintes explicaes das possveis ambiguidades das expresses destacadas no texto. 1. Foi nessa tenso que surgiu a crena de que a agenda da Cincia roubar Deus das pessoas. Um nmero espantoso de pessoas acha mesmo que esse o objetivo dos cientistas, acabar com a crena no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delrio permanente, no ajudam em nada a situao. Explicao: Outros cientistas ateus militantes tambm podem ter livros publicados. Eu conheo muitos cientistas religiosos que no veem qualquer conflito entre a sua cincia e sua crena. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (So vrios.) Mesmo que essa no seja a minha posio, respeito os que creem. Explicao: Podem ser vrios deuses ou vrios cientistas religiosos. O resto, a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que s vezes o atravanca), no vem da cincia como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo. Explicao: O estudo pode ser sobre a cincia ou sobre os homens e as mulheres. Por exemplo, um nmero enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouo isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilizao, motivo de orgulho para todos ns. Explicao: O motivo de orgulho para todos ns pode ser a civilizao ou o feito da cincia.

2.

3. 4.

Assinale a alternativa correta.


*a) As explicaes 1, 2, 3 e 4 esto corretas. b) Somente as explicaes 2 e 3 esto corretas. c) Somente as explicaes 1, 3 e 4 esto corretas. d) Somente as explicaes 1, 2 e 4 esto corretas. e) Somente as explicaes 1 e 4 esto corretas (*) Questo com resposta alterada de D para A.

30 - Assinale a alternativa que infere uma informao correta do texto.


a) b) *c) d) e) Desde o sculo 16, a cincia vem lutando contra as crenas religiosas. O mundo s pode ter menos de 7.000 anos. O autor do texto se pe no conjunto dos naturalistas. Richard Dawkins enquadra-se nos sobrenaturalistas. Os cientistas ainda acham que a natureza no pode cuidar de si mesma.

31 - Observe a sequncia de nmeros abaixo: 0, 1, 4, 13, 40, ____ A regra para se determinar o prximo nmero nessa sequncia :
a) b) c) *d) e) Somar 1 ao ltimo nmero. Somar 9 ao ltimo nmero. Dobrar o ltimo nmero e somar 1. Triplicar o ltimo nmero e somar 1. Somar 3 ao ltimo nmero.

32 - Uma caixa contm 12 livros: 5 de matemtica, 3 de histria e 4 de qumica. Qual o nmero mnimo de livros que devem ser tomados dessa caixa, para que se tenha certeza de que dois deles sejam de uma mesma disciplina?
a) b) *c) d) e) 3 livros. 6 livros. 4 livros. 2 livros. 12 livros.

33 - Cada letra na soma abaixo representa um algarismo distinto. 3 3 9 7 7 8 B C 2 4 4 A

+ C Com base nessa soma, podemos dizer que:


a) b) c) d) *e) A = 1. C = 3. B = 0. A = 8. B = 5.

11

34 - A seguir temos parte de uma tabela contendo os nmeros de 1 a 100.

Abaixo so mostradas partes dessa tabela. Sem completar o restante da tabela, determine quais nmeros, respectivamente, devem aparecer nos quadrados sombreados. 44 45 42 53

a) *b) c) d) e)

50 e 46. 77 e 86. 50 e 50. 33 e 46. 77 e 50.

35 - Observe a sequncia de quadrados a seguir:

...
Continuando essa sequncia at que se obtenha 10 quadrados pretos seguidos, ter-se- usado um total de:
*a) b) c) d) e) 10 quadrados brancos e 55 pretos. 10 quadrados brancos e 10 pretos. 9 quadrados brancos e 55 pretos. 9 quadrados brancos e 10 pretos. 10 quadrados brancos e 46 pretos.

36 - Trs caixas de diferentes tamanhos esto sendo pesadas duas a duas, como mostra a figura a seguir:

8 kg

7 kg

5 kg

Com base nisso, correto afirmar que as trs caixas juntas pesam:
a) b) *c) d) e) 13 kg. 15 kg. 10 kg. 9 kg. 11 kg.

37 - Qual dos dados abaixo pode ser montado dobrando-se a figura ao lado?

a)

*b)

c)

d)

e)

12

38 - Qual das alternativas abaixo corresponde ao nmero indicado pelo mostrador ao lado?
a) b) c) *d) e) 103. 115. 130. 160. 180.

39 - A figura a seguir ser girada para uma posio diferente.

Qual das figuras abaixo pode ser a figura original, aps ser girada?

*a)

b)

c)

d)

e)

40 - A seguir temos uma chaleira vista de cima, de lado e de frente:

Qual dos itens abaixo contm a chaleira vista sob os trs ngulos acima descritos?

a)

b)

c)

*d)

e)

13

CONHECIMENTO ESPECFICO
41 - Considere o circuito ao lado: As quedas de tenso nos elementos A, B, C, D e E so dadas respectivamente por va, vb, vc, vd e ve. Com base nas polaridades indicadas, assinale a alternativa que contm a equao correta, de acordo com as leis de Kirchhoff sobre a tenso.
a) b) *c) d) e) va + vb vc = 0. -vc + vd + ve = 0. va vb + vd ve = 0. va + vb vd ve = 0. va + vb + vc + vd + ve = 0.

42 - Um circuito alimentado por uma fonte de tenso alternada com forma de onda dada por v(t) = 100.cos (377.t). Suponha que foi observada uma corrente na carga com forma de onda dada por i(t) = 1.cos (377.t + 60o). Assinale a alternativa que representa a potncia ativa consumida pela carga. Dados: sen(30o) = 0,5; cos(60o) = 0,5; sen(60o) = 0,866; cos(30o) = 0,86; 2 = 1,41.
a) b) c) d) *e) 100 W. 70,71 W. 50 W. 43,3 W. 25 W.

43 - Suponha que a corrente em um dispositivo eletrnico pode ser dada por i = 100 cos (1256.t-45o), com a frequncia em radianos/s. Assinale a alternativa que mostra, respectivamente, a corrente eficaz e a frequncia dessa corrente. Dados: = 3,14 e 2 = 1,41.
a) b) c) *d) e) 100 A e 1256 Hz. 100 A e 1211 Hz. 70,9 A e 1256 Hz. 70,9 A e 200 Hz. 141 A e 1211 Hz.

44 - Um fio de cobre de seo circular com dimetro de 4 mm foi utilizado para interligar uma fonte de tenso e um dispositivo eletrnico (carga puramente resistiva), separados entre si por uma distncia de 100 metros, e observouse uma corrente de 25 A. Conectando o mesmo equipamento utilizando um cabo com comprimento desprezvel, a corrente observada foi de 24 A. Considerando que a resistividade do cobre de 1,72.10-8 .m, assinale a alternativa que indica a queda de tenso no fio. Dados: = 3,14.
a) b) c) d) *e) 54,7509 V. 17,2000 V. 13,6942 V. 1,7200 V. 0,1369 V.

45 - O grfico ao lado representa o consumo de potncia em um dispositivo eletrnico ao longo do tempo.

Se o custo de 1 KW.h de R$ 0,44, assinale a alternativa que apresenta o custo da energia consumida entre o intervalo de 0 a 10 horas.
a) *b) c) d) e) R$ 440,00. R$ 319,00. R$ 297,00. R$ 220,00. R$ 121,00.

14

46 - Suponha o circuito apresentado ao lado: Assinale a alternativa que mostra a corrente i quando vab = 10V.
a) *b) c) d) e) 1/6 A. 1/3 A. 2/3 A. 1 A. 2 A.

47 - O grfico a seguir apresenta a magnitude (a) e a fase (b) da funo de transferncia de um filtro.

(Fonte: Hambley, Allan R. Engenharia eltrica: princpios e aplicaes. LTC.)

Assinale a alternativa que apresenta o tipo do filtro.


*a) b) c) d) e) Filtro passa-alta. Filtro passa-baixa. Filtro passa-faixa. Filtro passa-tudo. Filtro passa-nada.

48 - O princpio da superposio utilizado como mtodo para anlise de circuitos eltricos. Sobre esse princpio, assinale a alternativa correta.
*a) Qualquer resposta em um circuito linear a soma das respostas para cada fonte independente agindo isoladamente com as outras fontes anuladas. b) Quando anuladas, fontes de corrente se tornam circuitos fechados e fontes de tenso se tornam circuitos abertos. c) Para aplicao da superposio, as fontes dependentes contribuem com um termo separado para a resposta total. d) O princpio da superposio se aplica a qualquer circuito, inclusive aqueles que possuem elementos descritos por equaes no lineares. e) O princpio da superposio no pode ser aplicado quando existem fontes dependentes (de corrente ou de tenso).

49 - Uma fonte de tenso contnua V foi conectada a um circuito composto por um resistor R em srie com um capacitor C, conforme indicado ao lado. Assinale a alternativa que indica a corrente circulando no resistor R aps a carga completa do capacitor.
a) b) V/R V/(RC)

-R/C c) V/R . e d) V/(R+C.e-R/C) *e) 0

50 - Uma instalao eltrica possui um grande nmero de cargas indutivas. Foi determinado que a potncia reativa de 6 KVAR. Sabendo-se que a tenso de alimentao de 220 V (RMS) e que a corrente de 45,45 A (RMS), a potncia ativa ser dada aproximadamente por: Dado: 2 = 1,41.
a) b) c) *d) e) 1 KW. 2 KW. 4 KW. 8 KW. 10 KW.

15

51 - Considere uma chave S que conecta uma carga indutiva a uma fonte de alimentao contnua, de acordo com a figura ao lado. Considere que a chave foi projetada para suportar apropriadamente a corrente mxima prevista para o circuito operando em regime permanente. Com base nessas informaes, assinale a alternativa correta.
O tempo de vida da chave depende apenas das condies mecnicas de acionamento. *b) Quando a chave for aberta, pode ocorrer um arco eltrico entre os polos da chave, que pode danific-la. V , em c) Quando a chave for fechada, pode ocorrer uma corrente maior que R funo da presena do indutor, que pode danific-la. d) Em regime permanente, o indutor ir provocar uma variao da corrente que pode danificar a chave, dependendo dos valores de R e L. e) A presena do aterramento suficiente para a absoro dos efeitos indutivos no circuito. a)

52 - Os enrolamentos de um solenoide longo com ncleo ferromagntico conduzem uma corrente I, que aumenta a uma taxa dI/dt. Um pequeno galvanmetro G foi inserido na posio indicada, conectado em um anel de material condutor envolvendo o solenoide, conforme a figura ao lado: Com base nessas informaes, assinale a alternativa correta.
*a) Caso a corrente I se altere de 10 A para 5 A, o galvanmetro indicar uma FEM (fora eletromotriz) apenas durante o tempo em que a corrente est mudando. b) Caso a corrente I se altere de 10 A para 5 A, o galvanmetro indicar uma FEM com metade da intensidade que era mostrada com a corrente de 10 A. c) Caso a corrente I seja alterada de 10 A para 5 A, o Fonte: Sears et al. Fsica 3 Eletricidade e Magnetismo galvanmetro indicar uma FEM nula apenas durante o tempo em que a corrente est mudando. d) Caso a corrente I permanea constante em 10 A, o galvanmetro indicar uma FEM tambm constante. e) A FEM produzida pelo campo resultante de uma corrente varivel no ser detectada pelo galvanmetro, por causa de sua posio perpendicular s linhas de campo.

53 - O funcionamento de um dispositivo eletrnico est sendo afetado por um rudo de alta frequncia que foi induzido no cabo de alimentao do dispositivo. Um engenheiro deseja eliminar esse rudo de alta frequncia e manter intacto o sinal de alimentao eltrica, que opera em corrente alternada a uma frequncia de 60 Hz. O rudo em questo possui baixa intensidade e frequncia em torno de 500 KHz. No foi possvel detectar a fonte do rudo, e o engenheiro precisa elimin-lo temporariamente para que o equipamento volte operao normal o que lhe dar mais tempo para identificar e eliminar a origem do rudo. Assinale a alternativa que apresenta uma possvel soluo temporria para o problema.
Associar um resistor em paralelo carga, conectando um polo do resistor na tomada de alimentao (na fase) e o outro polo ao terra. *b) Associar um capacitor em paralelo carga, conectando um polo do capacitor na tomada de alimentao (na fase) e o outro polo ao terra. c) Associar um indutor em paralelo carga, conectando um polo do indutor na tomada de alimentao (na fase) e outro polo ao terra. d) Associar um diodo em paralelo carga, conectando o nodo tomada de alimentao (na fase) e o ctodo ao terra. e) Reduzir a impedncia do terra de proteo ir resolver o problema. a)

54 - Uma fonte de tenso senoidal fornece 220 V (rms) a uma carga com impedncia Z = 10-j10 (em coordenadas retangulares). Assinale a alternativa que apresenta a potncia ativa dissipada na carga.
*a) b) c) d) e) 2420,0 W. 3422,4 W. 2200,0 W. 6222,5 W. 4840,0 W.

16

55 - O mtodo dos fasores uma das tcnicas mais utilizadas para anlise de circuitos eltricos, em que as correntes e tenses so representadas como vetores no plano complexo. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. O mtodo dos fasores utilizado apenas para anlise de circuitos alimentados por tenses com forma de onda senoidal. A aplicao do mtodo dos fasores pode fornecer a resposta completa do circuito (regime permanente e transitrio). O mtodo dos fasores pode ser utilizado para o projeto de filtros, sendo permitido adicionar fasores com componentes de frequncia diferentes.

Assinale a alternativa correta.


*a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

56 - Suponha um determinado n do circuito apresentado ao lado:

Considere que i1(t) e i2(t) so dados por:

Assinale a alternativa que apresenta i3(t).


a) b) c) d) *e) 12,071 cos (wt +45o). o 3,53 cos (wt +45 ). o 5 cos (wt +45 ). o 5 cos (wt +135 ). 5 cos (wt).

57 - O diagrama ao lado representa o lao de histerese de um certo material ferromagntico quando submetido a uma intensidade de campo magntico (H) em relao densidade de fluxo magntico (B). Com base nessas informaes, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Deseja-se que os laos de histerese sejam extensos (ou seja, com valores grandes para Hc) para ms permanentes. Para uso em ncleos de transformadores e motores, requer-se um lao de histerese alto e estreito (ou seja, com valores pequenos para Hc). A rea encerrada pelo lao de histerese proporcional energia dissipada em uma volta completa em torno do lao.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

(Fonte: Wentworth, Stuart. Eletromagnetismo aplicado. Bookman.)

58 - Um motor sncrono alimentado por uma fonte bifsica de 220 V a 50 Hz. A velocidade do motor de 1000 rpm (rotaes por minuto). Assinale a alternativa que indica o nmero de polos do motor.
a) b) *c) d) e) 2. 4. 6. 8. 10.

17

59 - Com base na NBR 5410, assinale a alternativa que indica corretamente a carga mnima a ser prevista para iluminao de um cmodo de 25 m2, considerando uma instalao eltrica de baixa tenso.
a) b) c) *d) e) 60 VA. 100 VA. 250 VA. 340 VA. 400 VA.

60 - Considere o circuito apresentado a seguir:

Suponha que o transformador ideal e que a impedncia da carga Z de 10 ohms. As tenses no primrio e secundrio so dadas respectivamente por V1 e V2, e a corrente no primrio e secundrio respectivamente por I1 e I2. Com base nessas informaes, assinale a alternativa correta.
Com a chave fechada, a corrente no primrio ser de 4,4 A (RMS) e a corrente no secundrio ser de 0,88 A (RMS). Com a chave aberta, a corrente no secundrio ser nula e a corrente no primrio tende a infinito. b) Com a chave fechada, a corrente no primrio ser de 22 A (RMS) e a corrente no secundrio ser de 4,4 A (RMS). Com a chave aberta, a corrente no primrio e no secundrio sero nulas. *c) Com a chave fechada, a corrente no primrio ser de 0,88 A (RMS) e a corrente no secundrio ser de 4,4 A (RMS). Com a chave aberta, a corrente no primrio e no secundrio sero nulas. d) Com a chave fechada, a tenso no primrio ser de 220 V (RMS) e a tenso no secundrio ser de 1100 V (RMS). Com a chave aberta, a tenso no secundrio ser de 220 V (RMS). e) Com a chave fechada, a tenso no primrio ser de 220 V (RMS) e a tenso no secundrio ser de 44 V (RMS). Com a chave aberta, a tenso no secundrio ser nula. a)

61 - Um dos elementos utilizados para identificao dos parmetros de um motor eltrico o fator de servio. Assinale a alternativa que define corretamente o fator de servio.
*a) o fator pelo qual pode ser multiplicada a potncia nominal, sem aquecimento prejudicial, porm com queda do fator de potncia e do rendimento. b) Indica o fator de potncia do motor e deve ser utilizado no projeto dos fios condutores utilizados no circuito alimentador. c) o fator que indica a potncia consumida pelo motor no momento da partida. d) o fator que indica a potncia reativa que ser induzida no ramal alimentador eltrico onde o motor foi conectado. e) o fator que indica a potncia consumida pelo motor em regime permanente, normalmente em um nvel mais baixo do que a potncia nominal do motor.

62 - Com base na NBR 5410, quando NO for conhecida a potncia nominal do equipamento a ser alimentado por uma tomada de uso especfico em uma instalao de baixa tenso, o projetista dever:
atribuir ao ponto de tomada uma potncia igual mdia da potncia nominal do tipo de equipamento a ser ligado. atribuir ao ponto de tomada uma potncia igual ao dobro da potncia nominal do tipo de equipamento mais potente com possibilidade de ser ligado nessa tomada. *c) atribuir ao ponto de tomada uma potncia igual potncia nominal do tipo de equipamento mais potente com possibilidade de ser ligado nessa tomada. d) atribuir ao ponto de tomada uma potncia nominal de 1000 VA, que o valor mximo de potncia consumida por equipamentos de baixa tenso. e) no ser possvel fazer o dimensionamento da tomada de uso especfico sem o conhecimento prvio da potncia nominal do equipamento, sendo responsabilidade do projetista no realizar a conexo dessa tomada. a) b)

63 - De acordo com a NBR 5410, devem ser utilizados dispositivos diferencial residual (DR) de alta sensibilidade (IR<30mA) para proteo complementar contra contatos diretos nas seguintes situaes, EXCETO:
a) b) c) *d) e) circuitos que sirvam pontos em locais providos de banheira ou chuveiros. circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em reas externas edificao. circuitos de tomadas de corrente situadas em reas internas que possam alimentar equipamentos no exterior. circuitos que sirvam pontos onde existe a circulao de crianas e animais domsticos. circuitos de tomadas de corrente de cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias e qualquer outro ambiente sujeito a lavagem.

18

64 - Considerando uma instalao eltrica de baixa tenso, assinale a alternativa que indica um critrio de diviso de circuitos ramais de acordo com a NBR 5410.
*a) Todo ponto de utilizao previsto para alimentar, de modo exclusivo, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente. b) Em residncias, um circuito para cada 100 m ou frao; em lojas e escritrios, um circuito para cada 80 m ou frao. c) Circuitos de iluminao e de tomadas de uso geral devem ser compartilhados sempre que possvel, desde que a corrente mxima resultante no ultrapasse 10 A. d) Habitaes com rea menor que 30 m, com alimentao monofsica, devem utilizar apenas um circuito ramal para iluminao e tomadas. e) Cada cmodo da instalao deve ser servido por um circuito dedicado, com circuitos de iluminao e de tomadas independentes entre si.

65 - Deseja-se comandar uma lmpada a partir de um interruptor com comando em paralelo, em uma configurao de acordo com o diagrama ao lado: O eletroduto 1 ocupado pelos fios fase e neutro. Assinale a alternativa que indica qual deve ser a ocupao dos eletrodutos 2 e 3.
Eletroduto 2: fase e neutro; eletroduto 3: fase e retorno. Eletroduto 2: neutro e retorno; eletroduto 3: neutro, retorno e retorno. c) Eletroduto 2: neutro e retorno; eletroduto 3: fase, neutro e retorno. d) Eletroduto 2: fase e neutro; eletroduto 3: retorno, retorno e retorno. *e) Eletroduto 2: fase e retorno; eletroduto 3: retorno, retorno e retorno. a) b)

66 - Os aparelhos eltricos so projetados para operarem em determinadas tenses, dentro de uma faixa pequena de tolerncia. A NBR 5410 permite que ocorra uma certa queda de tenso entre o medidor e a carga. Com base nesse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Para instalaes alimentadas por um ramal de baixa tenso, desde que a carga seja puramente resistiva (por exemplo, circuitos de iluminao), admite-se uma queda de tenso de at 10%. Para instalaes alimentadas diretamente por uma subestao de transformao a partir de uma instalao de alta tenso ou que possuam fonte prpria, admite-se uma queda de tenso de at 7%. Para instalaes alimentadas diretamente por um ramal de baixa tenso a partir da rede de distribuio pblica de baixa tenso, admite-se uma queda de tenso de at 5%.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas que representam a regra admissvel para queda, de tenso de acordo com a NBR 5410.
a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

67 - Sobre o fator de demanda de uma instalao eltrica, assinale a alternativa correta.


O fator de demanda indica a relao entre a potncia reativa e a potncia nominal da instalao. O fator de demanda indica a defasagem entre a corrente e a tenso em sistemas CA, devendo ser utilizado para o ajuste do dimensionamento dos condutores nos ramais de alimentao. *c) O fator de demanda indica a porcentagem da potncia instalada que provavelmente ser utilizada simultaneamente em uma instalao. d) O projetista utiliza o fator de demanda para aumentar a potncia mnima prevista para a instalao eltrica. e) O fator de demanda a relao entre a soma das demandas mximas individuais de um determinado grupo de consumidores e a demanda mxima real. a) b)

(*) 68 - Considere uma situao em que existem oscilaes frequentes na carga, que levam o fator de potncia para nveis indesejveis (FP>0,92) e que no possam ser compensados por capacitores fixos junto a motores e nos pontos de concentrao de cargas. Assinale a alternativa que indica uma soluo possvel para essa situao.
a) Utilizar bancos automticos de capacitores. b) Utilizar um motor sncrono superexcitado. c) Utilizar diodos retificadores de frequncia. d) Redimensionar os circuitos terminais conectando todas as cargas indutivas em srie. e) Utilizar um reator de dessintonia em srie com as cargas indutivas. (*) Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados.

19

69 - Com relao a sistemas de aterramento, de acordo com a NBR 5410 e NBR 5419, assinale a alternativa correta.
No devem ser usadas como eletrodo de aterramento canalizaes metlicas de fornecimento de gua e outros servios, no sendo permitida a sua conexo com a malha de terra. *b) Os aterramentos do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e da instalao eltrica devem ser interligados preferencialmente em um eletrodo comum. c) No permitida a ligao de malhas de terra. Cada haste de aterramento deve permanecer independente. d) proibida a ligao do neutro haste de terra na entrada da instalao de baixa tenso. e) recomendvel que a resistncia mxima do terra de proteo seja de 15 . a)

70 - De acordo com a NBR 5410, a diviso da instalao em circuitos deve ser feita de modo a atender, entre outras, s seguintes exigncias, EXCETO:
segurana: por exemplo, evitando que a falha em um circuito prive de alimentao toda uma rea. conservao de energia: por exemplo, possibilitando que cargas de iluminao e/ou de climatizao sejam acionadas na justa medida das necessidades. *c) de reduo do fator de potncia: por exemplo, distribuindo os motores em diversos circuitos, reduzindo-se o fator de potncia da instalao. d) de produo: por exemplo, minimizando as paralisaes resultantes de uma ocorrncia. e) de manuteno: por exemplo, facilitando ou possibilitando aes de inspeo e de reparo. a) b)

71 - De acordo com a NBR 5419, os captores para descargas atmosfricas podem ser constitudos por uma combinao qualquer dos seguintes elementos, EXCETO:
a) b) c) d) *e) hastes. cabos esticados. mastros ou outros elementos condutores salientes nas coberturas. rufos e/ou calhas perifricas de recolhimento de guas pluviais. elementos metlicos revestidos de material isolante.

72 - A NR 10 estabelece os requisitos e as condies mnimas para a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Com relao segurana em projetos, assinale a alternativa INCORRETA.
obrigatrio que os projetos de instalaes eltricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa. b) Os circuitos eltricos com finalidades diferentes, tais como comunicao, sinalizao, controle e trao eltrica, devem ser identificados e instalados separadamente. c) O projeto deve definir a configurao do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou no da interligao entre o condutor neutro e o de proteo e a conexo terra das partes condutoras no destinadas conduo da eletricidade. *d) As condies para a adoo de aterramento temporrio podem ser ou no previstas, de acordo com o tipo de instalao. e) O projeto eltrico, na medida do possvel, deve prever a instalao de dispositivo de seccionamento de ao simultnea, que permita a aplicao de impedimento de reenergizao do circuito. a)

73 - Com relao segurana em instalaes eltricas energizadas e capacitao do pessoal autorizado a trabalhar em tais instalaes, assinale a alternativa correta, de acordo com a NR 10.
As intervenes em instalaes eltricas com tenso de at 110 V em corrente alternada ou de at 220 V em corrente contnua podem ser realizadas por qualquer pessoa. b) As operaes elementares, como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, podem ser realizadas somente por tcnicos com formao comprovada. *c) Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer a troca de funo ou mudana de empresa. d) Deve ser realizado um treinamento de reciclagem trimestral e no retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a doze meses. e) considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado, sendo opcional o registro no conselho de classe competente. a)

74 - De acordo com a NBR 14039 Instalaes Eltricas de Mdia Tenso 1 KV a 36,2 KV, assinale a alternativa que descreve corretamente um critrio para instalao de linhas areas.
Os postes em uso devem ser sempre de concreto armado. No permitido o emprego de condutores nus. Quando forem instalados diversos circuitos de tenses diferentes em postes, eles devem ser dispostos em ordem crescente de suas tenses, a partir da parte superior do suporte. *d) A distncia vertical mnima de condutores a edificaes, em locais acessveis ou no, deve ser maior ou igual 2,40 m. e) opcional a utilizao, nas proximidades de rvores, de condutores com proteo ao contato acidental com a rvore. a) b) c)

20

75 - Com base na NBR 14039, considere as afirmativas a seguir acerca dos dispositivos de seccionamento e comando: 1. Quando um dispositivo seccionar todos os condutores vivos de um circuito com mais de uma fase, o seccionamento do condutor neutro deve efetuar-se aps ou virtualmente ao mesmo tempo que o dos condutores fase, e o condutor neutro deve ser religado antes ou virtualmente ao mesmo tempo que os condutores fase. Em circuitos com mais de uma fase, no devem ser inseridos dispositivos unipolares no condutor neutro. A proteo contra curtos-circuitos deve ser assegurada por dispositivos que interrompam a corrente quando ao menos um condutor percorrido por uma corrente de curto-circuito e a interrupo intervm em um tempo suficientemente curto para que os condutores no sejam danificados.

2. 3.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

76 - Sobre um sistema de cabeamento estruturado, assinale a alternativa que indica a funo de um painel de manobra (patch panel), de acordo com a NBR 14565.
Repetir o sinal recebido para todas as suas demais portas, reconstituindo o sinal recebido mediante um dispositivo eletrnico ativo. b) Repetir o sinal recebido para todas as suas demais portas, atravs de um barramento interno conectando todos as vias das outras portas. c) Seletivamente transmitir o quadro recebido em uma porta para a porta onde est conectado o endereo de destino, tomando-se por base uma tabela de comutao que relaciona endereos de hardware e portas. d) Encaminhar o pacote recebido em uma porta para a porta em que est conectado o endereo de destino, tomando-se por base uma tabela de rotas. *e) O painel de manobra espelha as tomadas de telecomunicaes existentes para que sejam realizadas interconexes dentro dos armrios de telecomunicaes. a)

77 - Em um sistema de cabeamento estruturado, de acordo com a NBR 14565, o cabeamento primrio (ou do backbone) interliga a SEQ (sala de equipamentos) aos ATs (armrios de telecomunicaes). Assinale a alternativa que indica a topologia fsica prevista pela norma para o cabeamento primrio.
a) *b) c) d) e) Barramento. Estrela. Anel simples. Anel duplo (redundante). Malha (ou ad hoc).

78 - Em relao a projetos de nveis de iluminncia em vias pblicas, considere as seguintes afirmativas sobre os critrios de iluminncia mnimos a serem seguidos, de acordo com a NBR 5101: 1. 2. 3. Em qualquer caso,a iluminncia deve ser maior ou igual a 10 lux. A iluminncia entre pontos adjacentes (razo entre o valor mnimo e mximo), considerando o volume de trfego esperado para a via, dever ser no mximo de 10 lux. O fator de uniformidade, considerando o tipo de via e volume de trfego, dever obedecer a critrios mnimos estabelecidos na norma.

Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. *c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente a afirmativa 3 verdadeira. e) As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. (*) Questo com resposta alterada de C para D.

79 - Sobre aterramento em instalaes eltricas, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. Dispositivos de proteo (como disjuntores) podem no funcionar corretamente caso a instalao eltrica no disponha de um sistema de aterramento instalado apropriadamente. Correntes de fuga/falta nunca circulam atravs do neutro da instalao.

Assinale a alternativa correta.


a) b) *c) d) e) As afirmativas 1 e 2 so verdadeiras e a afirmativa 2 justifica a afirmativa 1. As afirmativas 1 e 2 so verdadeiras e a afirmativa 2 no justifica a afirmativa 1. A afirmativa 1 verdadeira e a afirmativa 2 falsa. A afirmativa 1 falsa e a afirmativa 2 verdadeira. As afirmativas 1 e 2 so falsas.

21

80 - Considere o diagrama a seguir:

(Fonte: NBR 14565)

Assinale a alternativa que indica corretamente a relao entre as distncias A, B, C e D, de acordo com a NBR 14565.
*a)

b) c)

d) e)

( A + B ) 7;C 90; ( A + B + D ) 10 ( A + B ) 10;C 100; ( A + B + D ) 10 ( A + B ) 7;C 1000;D 10 ( A + B + D ) 10;C 500;D 3 ( A + B ) 3;C 100;D 7

Anda mungkin juga menyukai