Anda di halaman 1dari 4

Resoluo N 6, de 25 de julho de 2001 D nova redao ao item III da Resoluo n 3, de 23 de novembro de 2000 A COMISSO DE TICA PBLICA, no uso de suas

atribuies, e tendo em vista o disposto no art. 2, inciso V, do Decreto de 26 de maio de 1999, que a instituiu, adotou a seguinte RESOLUO: Art. 1o O item 3 da Resoluo n 3, de 23 de novembro de 2000, passa a vigorar com a seguinte redao: " 3. No sendo vivel a recusa ou a devoluo imediata de presente cuja aceitao vedada, a autoridade dever adotar uma das seguintes providncias: I- ............................................... II - promover a sua doao a entidade de carter assistencial ou filantrpico reconhecida como de utilidade pblica, desde que, tratando-se de bem no perecvel, se comprometa a aplicar o bem ou o produto da sua alienao em suas atividades fim; ou III - determinar a incorporao ao patrimnio da entidade ou do rgo pblico onde exerce a funo." Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Joo Geraldo Piquet Carneiro Presidente da Comisso

58

Nota Explicativa

O Presidente da Repblica aprovou recomendao no sentido de que se regule a participao de autoridades submetidas ao Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal em atividades de natureza poltico-eleitoral.

A Resoluo CEP N 7, publicada no Dirio Oficial da Unio de 25.2.2002, interpretativa das normas do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e tem duplo objetivo. Primeiro, reconhecer o direito de qualquer autoridade, na condio de cidado-eleitor, de participar em atividades e eventos polticos e eleitorais; segundo, mediante explicitao de normas de conduta, permitir que as autoridades exeram esse direito a salvo de crticas, desde que as cumpram adequadamente. Para facilitar a compreenso do cumprimento das referidas normas, so prestados os esclarecimentos que seguem.

Art 1 O dispositivo enfatiza o direito da autoridade de participar de eventos eleitorais, tais como convenes partidrias, reunies polticas e outras manifestaes pblicas que no contrariem a lei. O importante que essa participao se enquadre nos princpios ticos inerentes ao cargo ou funo da autoridade.

Art 2 A norma reproduz dispositivo legal existente, aplicando-o de maneira especfica atividade poltico-eleitoral. Assim, a autoridade pblica, que pretenda ou no candidatar a cargo eletivo, no poder exercer tal atividade em prejuzo da funo pblica, como, por exemplo, durante o horrio normal de expediente ou em detrimento de qualquer de suas obrigaes funcionais. Da mesma forma, no poder utilizar bens e servios pblicos de qualquer espcie, assim como servidores a ela subordinados. o caso do uso de veculos, recursos de informtica, servios de reproduo ou de publicao de documentos, material de escritrio, entre outros. Especial ateno deve ser dada vedao ao uso de funcionrios subordinados, dentro ou fora do expediente oficial, em atividades poltico-eleitorais de interesse da autoridade. Cumpre esclarecer que esta norma no restringe a atividade poltico-eleitoral de interesse do prprio funcionrio, nos limites da lei.

Art. 3, I O dispositivo recomenda que a autoridade no se valha de viagem de trabalho para participar de eventos poltico-eleitorais. Trata-se de norma de ordem prtica, pois seria muito difcil exercer algum controle sobre a segregao entre tais atividades e as inerentes ao cargo pblico. Esta norma no impede que a autoridade que viajou por seus prprios meios para participar de evento poltico-eleitoral cumpra outros compromissos inerentes ao seu cargo ou funo.

59

Art. 3, II A autoridade no deve expor publicamente suas divergncias com outra autoridade administrativa federal, ou criticar-lhe a honorabilidade ou o desempenho funcional. No se trata de censurar o direito de crtica, de modo geral, mas de adequ-lo ao fato de que, afinal, a autoridade exerce um cargo de livre nomeao na administrao e est vinculada a deveres de fidelidade e confiana.

Art. 3, III A autoridade no poder aceitar encargo de administrador de campanha eleitoral, diante da dificuldade de compatibilizar essa atividade com suas atribuies funcionais. No haver restrio se a autoridade se licenciar do cargo, sem vencimentos.

Art. 4 fundamental que a autoridade no faa promessa, de forma explcita ou implcita, cujo cumprimento dependa do uso do cargo pblico, como realizao de obras, liberao de recursos e nomeao para cargo ou emprego. Essa restrio decorre da necessidade de se manter a dignidade da funo pblica e de se demonstrar respeito sociedade e ao eleitor.

Art. 5 A lei j determina que a autoridade que pretenda se candidatar a cargo eletivo pea exonerao at seis meses antes da respectiva eleio. Porm, se ela antes disso manifestar publicamente sua pretenso eleitoral, no poder mais praticar ato de gesto que resulte em algum tipo de privilgio para qualquer pessoa ou entidade que esteja em sua base eleitoral. importante enfatizar que se trata apenas de ato que gere privilgio, e no atos normais de gesto.

Art. 6 Durante o perodo pr-eleitoral, a autoridade deve tomar cautelas especficas para que seus contatos funcionais com terceiros no se confundam com suas atividades poltico-eleitorais. A forma adequada fazer-se acompanhar de outro servidor em audincias, o qual far o registro dos participantes e dos assuntos tratados na agenda de trabalho da autoridade. O mesmo procedimento de registro em agenda deve ser adotado com relao aos compromissos poltico-eleitorais da autoridade. E, ambos os casos os registros so de acesso pblico, sendo recomendvel tambm que a agenda seja divulgada pela Internet.

Art. 7 Se por qualquer motivo se verificar a possibilidade de conflito de interesse entre a atividade poltico-eleitoral e a funo pblica, a autoridade dever escolher entre abster-se de participar daquela atividade ou requerer o seu afastamento do cargo.

60

Art. 8 A Comisso de tica Pblica esclarecer as dvidas que eventualmente surjam na efetiva aplicao das normas.

Joo Geral Piquet Carneiro Presidente Adhemar Palladini Ghisi Celina Vargas do Amaral Peixoto Joo Camilo Pena Lourdes Sola Miguel Reale Jnior

61

Anda mungkin juga menyukai