Anda di halaman 1dari 8

1

DIREITO ADMINISTRATIVO
TEORIA, DICAS, MACETES E EXERCCIOS POR ASSUNTO.

Walber Siqueira Vieira


E-mail: drwalber@yahoo.com.br ORKUT: walber siqueira TWITTER:DRWALBER

MATERIAL DE DEMONSTRAO - Alguns tpicos da matria


...??? Significa que foi excludo contedo.
Para comprar acesse: www.editoradince.com.br CONTEUDO PROGRAMTICO:

1 Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes e organizao; natureza, fins e princpios. .............................................................................................................................................. 02 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princpios. ............................................................................. 01 3 Organizao administrativa da Unio; administrao direta e indireta. ................................................ 02 ...???

CONCEITO E FONTES
1 CONCEITO
o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado (Hely Lopes Meireles) o ramo do direito pblico que tem por objeto os rgos, agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao Pblica, a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens que se utiliza para a consecuo de seus fins, de natureza pblica (Maria Sylvia Zanella di Pietro)

2 FONTES
a) A LEI a fonte primria do Direito Administrativo. Abrange desde a Constituio Federal e Estadual as leis complementares, as leis delegadas, as leis ordinrias, as medidas provisrias, os tratados, os regulamentos e as instrues, etc. b) A DOUTRINA Influencia tanto na fase de elaborao das leis como nas decises contenciosas e no contenciosas, promovendo um verdadeiro ordenamento do prprio Direito Administrativo. Nada mais consiste que o estudo dos pesquisadores do Direito. c) A JURISPRUDNCIA A jurisprudncia nasce a partir da reiterao dos julgamentos num mesmo sentido. uma importante ferramenta na construo do Direito Administrativo, haja vista inexistir completa codificao legal. VEJA BEM! A jurisprudncia estrangeira no fonte do Direito Administrativo Ptrio. 2.4 OS COSTUMES De aplicao cada vez mais rara e restrita, face o Princpio da Legalidade, os costumes nas prticas administrativas exercem ainda alguma influncia em razo da deficincia da nossa legislao.

ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAO PBLICA: Conceitos, elementos, poderes, organizao, natureza, fins e princpios.
ADMINISTRAO PBLICA
Oswaldo Aranha Bandeira de Mello apresenta duas verses para a origem do vocbulo administrao. A primeira que esta vem de ad (preposio) + ministro, as, are (verbo), que significa servir, executar. A segunda indica que, vem de ad manus trahere, que envolve ideia de direo ou gesto. Nas duas hipteses, h o sentido de relao de subordinao, de hierarquia. O autor demonstra que a palavra administrar significa no s prestar servio, execut-lo como, outrossim, dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado til; e que at, em sentido vulgar, administrar quer dizer traar programa de ao e execut-lo. Para o renomado jurista, a administrao pblica, pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas aos quais a lei atribui o exerccio da funo administrativa do Estado. Segundo os ensinamentos da Profa. Maria Sylvia Zanella Di Pietro, citada por Almir Morgado, a ADMINISTRAO PBLICA possui dois sentidos: Em sentido FORMAL ou SUBJETIVO, o conjunto de pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa. J em sentido MATERIAL ou OBJETIVO, o termo de designa a natureza da atividade exercida pelos entes administrativos, vale dizer, administrao pblica a prpria funo administrativa, a cargo, predominantemente dos rgos inseridos na estrutura do Poder Executivo. A doutrina ressalta as seguintes atividades: polcia administrativa, servio pblico, interveno no domnio pblico, etc. ATENO! Existe Administrao Pblica, tambm nos poderes Legislativo e Judicirio. VEJA BEM! Normalmente quando nos referimos a Administrao Pblica lembramos do Poder Executivo. Entretanto os demais poderes, atipicamente, tambm desenvolvem a chamada funo administrativa. No aspecto horizontal, em funo do grau de complexidade, a Administrao Pblica reparte-se em ADMINISTRAO DIRETA e INDIRETA.

1) ADMINISTRAO DIRETA OU CENTRALIZADA.


A Administrao Pblica Direta ou Centralizada, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (chamadas entidades polticas do Estado) formada por rgos SEM PERSONALIDADE JURDICA PRPRIA, uma vez que a personalidade jurdica da Administrao Direta a da Entidade Matriz. NOTE BEM! Na Administrao Direta observamos o fenmeno interno de distribuio de competncias denominado de DESCONCENTRAO ADMINISTRATIVA. Na desconcentrao h HIERARQUIA. O rgo criado atravs deste fenmeno fica inteiramente subordinado ao rgo que o criou. EX: Se o Departamento de Polcia Federal DPF, localizado em Braslia cria nos Estados-Membros as chamadas Superintendncias Regionais pratica a chamada DESCONCENTRAO ADMINISTRATIVA. Existe nesta relao um CONTROLE HIERRQUICO.

...????

PRINCPIOS BSICOS
Do latim principium, a palavra princpio significa comeo, origem de qualquer coisa. Segundo De Plcido e Silva, notadamente no plural, os princpios significam as normas elementares ou os requisitos primordiais institudos como base, como alicerce de qualquer coisa. por isso que ferir um princpio mais grave do que ferir a prpria lei, pois, os princpios so base de qualquer ramo do Direito. Pois Bem! Estabelece o caput do art. 37 da Constituio Federal de 1988:
A Administrao Pblica Direta e Indireta de quaisquer Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (Observe que a nova redao dada pela Emenda Constitucional n 19/98 ao art. 37 da CF, trouxe ao universo jurdico o PRINCPIO DA EFICINCIA.)

Estes sos os chamados Princpios Explcitos (ou Expressos) da Administrao Pblica.

L egalidade I mpessoalidade M oralidade P ublicidade

3 E ficincia.
DICAS DE CONCURSOS: O art. 37 da Constituio Federal no taxativo, pois, outros princpios existem, previstos em leis esparsas, ou, mesmo, no expressamente contemplados no direito objetivo, aos quais se sujeita a Administrao Pblica. (Anal.Jud.Exec.Mand.TRT 15 R/FCC/2009) ...??? Resumidamente:
Moralidade

///

Princpio que se compara a boa f objetiva do Direito Privado, na qual vista como norma de comportamento leal e honesto. Impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal, aquele que a norma indica expressamente como objetivo do ato. Divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. Exige que a atividade administrativa produza resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e seus membros. O administrador pblico est, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.

Impessoalidade Publicidade Eficincia Legalidade

DOS PRINCPIOS IMPLCITOS DA ADMINISTRAO PBLICA (que so extrados da doutrina, da


jurisprudncia e da interpretao dos textos legais): 1) PRINCPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO SOBRE O INTERESSE PRIVADO. ...???

EXERCCIOS
01. (Anal.Jud.TRE-AM/FCC/2010) A respeito dos princpios bsicos da Administrao, correto afirmar: a) Em razo do princpio da moralidade o administrador pblico deve exercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeio e rendimento funcional. b) Os princpios da segurana jurdica e da supremacia do interesse pblico no esto expressamente previstos na Constituio Federal. c) A publicidade elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto origem. d) Por fora do princpio da publicidade todo e qualquer ato administrativo, sem exceo, deve ser publicado em jornal oficial. e) O princpio da segurana jurdica permite a aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa. 02. (Anal.Jud.TRT 7 R/FCC/2009) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, considere: I. O princpio da publicidade absoluto, no sentido de que todo ato administrativo, sem exceo, deve ser publicado. II. O princpio da impessoalidade tem dois sentidos: um relacionado finalidade, no sentido de que ao administrador se impe que s pratique o ato para o seu fim legal; outro, no sentido de excluir a promoo pessoal das autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas. III. Por fora do princpio da segurana jurdica no possvel retroagir interpretao de lei a casos j decididos com base em entendimento anterior. IV. A necessidade de institutos como a suplncia, a delegao e a substituio para preencher as funes pblicas temporariamente vagas, consequncia do princpio da eficincia. correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e III. ..???

SERVIOS PBLICOS
1. CONCEITO

4
Servio Pblico segundo Hely Lopes Meirelles1, todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade, ou simples convenincias do Estado. DICA DE CONCURSO: Considera-se servio pblico toda atividade exercida pelo Estado ou por seus delegados, sob regime total ou parcial de direito pblico, com vistas satisfao de necessidades essenciais e secundrias da coletividade. (Juiz Trab.TRT 1 R/CESPE/2010)

2. CLASSIFICAO
Classificao segundo Hely Lopes Meirelles: Quanto essencialidade Servios pblicos propriamente ditos - so os que a Administrao presta diretamente comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivncia do grupo social e do prprio Estado. Por isso mesmo, tais servios so considerados privativos do Poder Pblico, no sentido de que s a Administrao deve prestlos, sem delegao a terceiros, mesmo porque geralmente exigem atos de imprio e medidas compulsrias em relao aos administrados. Exemplos desses servios so os de defesa nacional, os de polcia, os de preservao da sade pblica. Servios de utilidade pblica - so os que a Administrao, reconhecendo sua convenincia (no essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionrios, permissionrios ou autorizatrios), nas condies regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remunerao dos usurios. So exemplos dessa modalidade os servios de transporte coletivo, energia eltrica, gs, telefone. Quanto adequao ...??? Extino da concesso A extino da concesso poder acontecer nas seguintes situaes: I) Trmino do prazo da concesso, tambm conhecido por REVERSO. a forma normal (comum) de extino da concesso; II) ENCAMPAO OU RESGATE a retomada coativa (obrigatria) do servio, pelo poder concedente, durante o prazo da concesso, por motivo de convenincia ou interesse pblico, no podendo, em hiptese alguma, o concessionrio, opor-se encampao. O particular ter direito indenizao dos prejuzos que sofreu com a encampao. III) RESCISO o desfazimento do contrato, durante sua execuo, podendo ocorrer: a) por acordo ou amigvel (distrato bilateral); b) por ato unilateral da Administrao, efetivada pelo concedente ( inerente ao regime jurdico administrativo); c) por deciso decretada pela Justia, quando qualquer das partes descumpre o contrato. ATENO! A resciso por inadimplncia do particular concessionrio denomina-se caducidade. DICA DE CONCURSO: Caducidade, na concesso de servios pblicos, aresciso unilateral do contrato de concesso de servio pblico, em razo do inadimplemento do concessionrio.(Proc.Est.PGE-AM/FCC/2010) IV) ANULAO a invalidao do contrato por ilegalidade na concesso ou na formalizao do contrato. ATENO! A anulao no impe qualquer espcie de indenizao e produz o j conhecido efeito ex tunc, ou seja, efeito retroativo. DICA DE CONCURSO: Encampao e caducidade constituem, ambas, hipteses legais de extino antecipada do contrato de concesso de servio pblico. Diferem, porm, em seus pressupostos e consequncias, sendo correto afirmar que apenas a encampao pressupe autorizao legislativa especfica, enquanto a caducidade pode ser declarada pelo poder concedente em caso de descumprimento total ou parcial do contato.(Porc.TCE-RO/FCC/2010) ...???

PODERES ADMINISTRATIVOS.
Para que a Administrao Pblica possa programar as chamadas polticas pblicas, esta dotada de determinados poderes instrumentais.
1

Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo. Malheiros, 1996. pg 296.

5
Na verdade, o exerccio destes poderes um dever da Administrao Pblica por isso considerados como PODERDEVER. E bom ressaltar que no lcito ao Administrador Pblico omitir se no dever de praticar o ato. ...???

EXERCCIOS
01. (Admim.TRE-AM/FCC/2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: a) ato redundante e desvio de execuo. b) usurpao de funo e vcio de poder. c) excesso de poder e ato de discricionariedade. d) excesso de poder e desvio de poder. e) falta de poder e excesso de atribuio. 02. (Anal.Jud.TRE-AM/FCC/2010) Considere os conceitos abaixo, sobre os poderes administrativos. I. Poder que o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia e oportunidade. ...???

DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


1. INTRODUO: Onde existe Administrao Pblica, existe ato administrativo; no entanto, nem sempre se utilizou essa expresso, pois se falava mais comumente em atos do Rei, atos do Fisco, atos da Coroa. Na realidade, a noo de ato administrativo s comeou a ter sentido a partir do momento em que se tornou ntida a separao dos poderes, e submisso da Administrao Pblica ao Direito (Estado de Direito), com a adoo de um regime jurdico administrativo, diverso do regime de direito privado. 2. CONCEITO: ATO ADMINISTRATIVO toda manifestao UNILATERAL de vontade da ADMINISTRAO PBLICA que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir, declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Diferena entre ato e Fato: - O Ato imputvel ao homem. - O fato um acontecimento natural - O fato jurdico um fato que produz efeitos no mundo do direito. - O fato administrativo o fato jurdico que faz uso de normas de direito pblico, em especial o direito administrativo (exemplo: a morte de um funcionrio gera vacncia do cargo). ...???

6. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS 5.1 Quanto aos destinatrios:


...???

6.5 Quanto formao


A) Atos simples So os que resultam da manifestao da vontade de um nico rgo, unipessoal ou colegiado. Ex.: Despacho de um chefe, deciso do conselho de contribuintes, etc. B) Atos complexos So os que se forma pela configurao de vontades de mais de um rgo administrativo, sendo essencial o concurso de vontades de rgos diferentes para formao de um ato nico. Ex.: Nomeao do Procurador-Geral da Repblica, pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, nomeao de ministros dos Tribunais Superiores, etc. DICAS DE CONCURSOS: Ato administrativo complexo aquele que resulta do somatrio de manifestaes de vontade de mais de um rgo, podendo-se citar, como exemplo, a aposentadoria. (Anal.Jud.TRE-BA/CESPE/2010). ...???

EXERCCIOS
01. (Tec.Jud.TRT 18 R/FCC/2008) Sobre o conceito de ato administrativo, correto afirmar: a) Mesmo quando o Estado pratica ato jurdico regulado pelo direito Civil ou Comercial, ele pratica ato administrativo.

6
b) Ato administrativo a realizao material da Administrao em cumprimento de alguma deciso administrativa. c) O ato administrativo sempre bilateral. d) O ato administrativo pode pertencer ao direito pblico ou ao direito privado. e) considerado ato administrativo aquele praticado por entidade de direito privado no exerccio de funo delegada do Poder Pblico e em razo dela. 02. (Anal.Jud.TRT/DP/FCC/2008) Quanto administrao pblica, o atributo do ato administrativo que garante seu integral cumprimento, a terceiros, independentemente de sua concordncia, inclusive, se necessrio for, com exigibilidade coercitiva, o denominado de a) tipicidade. ...???

AGENTES PBLICOS2
Segundo a doutrina, AGENTES PBLICOS so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. NOTE BEM! Os agentes normalmente desempenham funes do rgo, distribudas entre os cargos de que so titulares, mas excepcionalmente podem exercer funes sem cargo. O cargo, por sua vez, lotado no rgo e o agente investido no cargo pblico. Os agentes pblicos (gnero) se subdividem em quatro espcies: agentes polticos, agentes administrativos, agentes honorficos, agentes delegados e agentes credenciados. a) AGENTES POLTICOS - so os componentes do Governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. Assim, temos nesta categoria tanto os chefes do Poder Executivo, e seus auxiliares diretos (Ministros de Estado e Secretrios de Estado), os membros do Poder Legislativo, tambm os da Magistratura, Ministrio Pblico, Tribunais de Contas e representantes diplomticos. IMPORTANTE! Por fim, regra geral, a forma de investidura nestes cargos a eleio, com exceo dos cargos comissionados (de livre nomeao e exonerao) e daqueles que exigem concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. b) AGENTES ADMINISTRATIVOS so todos ...???

CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA


CONCEITO (Di Pietro):
Controle da Administrao o poder de fiscalizao e correo que sobre ela exercem os rgos do Poder Judicirio, Legislativo e Executivo, com o objetivo de garantir a conformidade de sua atuao com os princpios que lhe 3 so impostos pelo ordenamento jurdico. ATENO! Lembra-nos Almir Morgado4 que o controle hierrquico pleno e ilimitado, enquanto que o das entidades da Administrao Indireta, sendo apenas finalstico, sempre restrito e limitado. DICAS DE CONCURSOS: O controle pode ser exercido por meio de recursos administrativos, os quais, quando dotados de efeito suspensivo, tm, por efeitos imediatos, o impedimento da fluncia do prazo prescricional e a impossibilidade jurdica de utilizao das vias judicirias para impugnao do ato pendente de deciso administrativa. (Def.Pub.DPEAL/CESPE/2009) Segundo o STF, possvel o controle da juridicidade dos atos parlamentares pelo Poder Judicirio sem que isto caracterize situao de interferncia indevida na esfera do Poder Legislativo. (Def.Pub.DPE-AL/CESPE/2009) ...???

EXERCCIOS
01. (Adv.IPAJM/CESPE/2010) A respeito das diversas formas de controle sobre a administrao pblica, assinale a opo correta. a) de competncia exclusiva da Cmara dos Deputados sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa.

(Segundo Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo brasileiro. So Paulo: Malheiros, 1996) DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 18 ed. So Paulo. Atlas, 2004.) Pg 267 Obra Citada.

3 4

7
b) Compete ao Tribunal de Contas da Unio (TCU) a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. c) Uma vez constitudas comisses parlamentares de inqurito, pela Cmara Legislativa ou pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para apurao de fato determinado e com prazo certo, esses rgos tero poderes prprios das autoridades judiciais, tais como o de ordenar busca domiciliar e interceptao telefnica. d) A Cmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comisses, podero convocar ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados presidncia da Repblica para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada. e) No que se refere ao controle da atividade financeira do estado, vem entendendo o STF que o jurista responsvel pela emisso de parecer que autorize a realizao de ato que importe leso ao errio tambm pode ser responsabilizado pelo contedo de seu parecer. Assim, ainda que a consulta ao parecerista seja facultativa, a autoridade administrativa vincula-se ao emitir o ato tal como submetido consultoria, com parecer favorvel ou contrrio, tornando o parecerista tambm responsvel pelo ato, pois somente poderia pratic-lo de forma diversa da apresentada consultoria se o submetesse a novo parecer. 02. (Adv.IPAJM/CESPE/2010) Acerca do controle jurisdicional na administrao pblica brasileira, assinale a opo correta. ...???

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO


INTRODUO No exerccio (legtimo ou ilegtimo) de suas funes o agente pblico - que ao agir representa o Estado - pode causar dano pessoa ou ao seu patrimnio. Em razo deste aspecto nasce o direito subjetivo a uma indenizao pelos danos causados.

1. CONCEITO
a obrigao atribuda ao Estado (ENTIDADE POLTICA), de pagar os danos causados a terceiros (vtima ou paciente) em razo de comportamento comissivo (ao) ou omissivo (omisso), legtimo ou ilegtimo, de sua responsabilidade. Se deriva de ato ilcito, chama-se RESSARCIMENTO; Se deriva de ato lcito, chama-se INDENIZAO.

2. TEORIAS DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO


a) teoria da culpa administrativa: a obrigao do Estado indenizar decorre da ausncia objetiva do servio pblico em si. No se trata de culpa do agente pblico, mas de culpa especial do Poder Pblico, caracterizada pela falta de servio pblico. b) teoria do risco administrativo: a responsabilidade civil do Estado por atos comissivos ou omissivos de seus agentes, de natureza objetiva, ou seja, dispensa a comprovao de culpa. "Para que se configure a responsabilidade objetiva do ente pblico, basta a prova da omisso e do fato danoso e que deste resulte o dano material ou moral". DICA DE CONCURSO: A teoria do risco administrativo foi a adotada como regra pela CF/88, admitindo excludentes de responsabilizao como, por exemplo, a culpa exclusiva da vtima. (Tec.Desenv.Adv.Caixa RS/2010) c) Teoria do risco integral: a Administrao responde invariavelmente pelo dano suportado por terceiro, ainda que decorrente de culpa exclusiva deste, ou at mesmo de dolo. a exacerbao da teoria do risco administrativo que conduz ao abuso e iniqidade social, com bem lembrado por Meirelles. DICA DE CONCURSO: A teoria do risco integral somente prevista pelo ordenamento constitucional brasileiro na hiptese de dano nuclear, caso em que o poder pblico ser obrigado a ressarcir os danos causados, ainda que o culpado seja o prprio particular.(Adv.CAIXA/CESPE/2010)

3. RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO DIREITO BRASILEIRO


A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, no art. 37, 6o, determina que:
As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Est evidenciada a Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado, sob a modalidade do risco administrativo. Na verdade, no dispositivo constitucional esto compreendidos dois tipos de responsabilidades: a) Responsabilidade Objetiva do Estado com base na TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO;

8
b) Responsabilidade Subjetiva do Agente Pblico, nos casos de dolo ou culpa (o servidor pblico atua com dolo quando age com imprudncia, negligncia ou impercia.). DICA DE CONCURSO: Segundo a teoria do risco administrativo, o Estado no deve indenizar sempre e em qualquer caso o dano suportado pelo particular, indicando apenas, e to somente, que a vtima fica dispensada da prova da culpa da administrao, que poder demonstrar a culpa total ou parcial do lesado no evento danoso, caso em que a fazenda pblica se eximir integral ou parcialmente da indenizao. (Tec.Gest.Metrol.imep/2010) Em casos de danos por omisso a responsabilidade civil do Estado somente se configurar se estiverem presentes os elementos que caracterizam a culpa. (Tec.Desenv.Adv.Caixa RS/2010) ...??? EXERCCIOS 01. (Ofic.DPE-SP/FCC/2010) A responsabilizao do funcionrio pblico na esfera administrativa a) impede a instaurao de processo para aplicao de penalidade civil ou penal. b) no exime o funcionrio da responsabilidade civil ou criminal cabvel. c) no exime o funcionrio da responsabilidade penal, vedada, entretanto, a responsabilizao civil. d) impede a instaurao de processo penal, cabvel, apenas o arbitramento de indenizao na esfera civil. e) no exime o funcionrio da responsabilidade civil, ficando o processo, no entanto, suspenso at o trnsito em julgado da deciso administrativa. 02. (Del.POl.FGV/2010) Com relao responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exerccio do cargo, emprego ou funo pblica, analise as afirmativas a seguir: ...???

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA LEI N 8.429/92


Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. CAPTULO I Das Disposies Gerais Comentrios: Esta a chamada Lei do Colarinho Branco que foi editada, em 02 de junho de 1992, a qual ressalta os chamados atos de improbidade administrativa. Improbidade do latim "improbitate" significa desonestidade, desonradez, entre outros aspectos. O vocbulo acima adjetiva a conduta do administrador pblico desonesto. Portanto, um agente pblico um agente desonesto com o trato da coisa pblica. As penalidades aplicveis ao caso so pesadas e preveem, inclusive, a suspenso dos direitos polticos. ...???

Gostou do material! Ento compre agora as nossas apostilas www.editoradince.com.br

Anda mungkin juga menyukai