Anda di halaman 1dari 46

6 ANO

UNIDADE I: Os Mesopotmios e as primeiras cidades. ......................................... 86 Das aldeias para as primeiras cidades.................................................................... 87 A vida nas primeiras cidades. .................................................................................. 89 UNIDADE II: Os Egpcios: a civilizao do Nilo...................................................... 92 A formao do Antigo Imprio do Egito................................................................... 93 Viver no Antigo Egito................................................................................................ 96 UNIDADE III: Hebreus e Fencios: povos em movimento. ...................................... 99 Os Hebreus e a busca pela Terra Prometida..................................................... 100 Os Fencios: os grandes navegantes da Antiguidade........................................... 103 UNIDADE IV: O Imprio Persa. ................................................................................ 106 A formao e a organizao do Imprio Persa..................................................... 107 UNIDADE V: O Mundo Grego.................................................................................. 111 A formao da civilizao grega. ........................................................................... 113 Atenas: o bero da democracia grega.................................................................. 115 Esparta: uma polis de guerreiros........................................................................... 117 O legado cultural grego......................................................................................... 119 UNIDADE VI: O Mundo Romano............................................................................. 121 A Monarquia Romana............................................................................................ 122 Roma: da Repblica ao Imprio............................................................................ 124 O fim do Imprio Romano..................................................................................... 127

85

UNIDADE I: Os Mesopotmios e as primeiras cidades


Voc j parou para pensar que elementos fazem parte de uma cidade, ou como elas surgiram e por quantas transformaes passaram? O texto a seguir descreve, sob o ponto de vista da jornalista Daniela Tfilo, a cidade de So Paulo:

A cidade de todo mundo


De uma pequena vila que no contava com mais de 210 casas a quarta maior cidade do mundo. Em pouco mais de 400 anos, So Paulo se tornou uma metrpole. Com mais de 10 milhes de habitantes, 2,7 milhes de imveis, 2018 favelas, 50 mil ruas e mais de 5 milhes de carros, a capital uma potncia econmica, poltica e cultural. Seus moradores, muitos vindos de outras regies do Brasil, acostumaram-se com o seu modo catico: trnsito, poluio, violncia, filas. E se deslumbraram com a diversidade de atraes, gente, de gostos espalhados pelos muitos cantos da capital. Vestem todos os tipos de roupas. Moram em todos os tipos de casas dos barracos de madeira s manses nos jardins e as decoram com todos os tipos de objeto. Os transportes dos paulistanos esto entre os mais variados: nibus, trem, metr, carro, moto, bicicleta, carroa, cavalo e at jet-ski. Mas, mesmo com tanta opo, a maior parte dos deslocamentos feita a p.
Daniela Tfoli. Jornal da Tarde, 25 de jan. de 2004. Caderno E. p. 15.

Imagens representando o contraste entre as moradias e o congestionamento catico da cidade de So Paulo.

Mas, ser que as primeiras cidades possuam essas caractersticas? Quando, onde e como as cidades surgiram? Essas e outras questes sero discutidas nessa unidade. 86

DAS ALDEIAS PARA AS PRIMEIRAS CIDADES


Voc estudou que durante a Pr Histria, pouco a pouco os agrupamentos humanos foram se fixando em algumas regies para o cultivo da terra e a criao de animais formando assim, as primeiras aldeias. Com uma alimentao mais diversificada a populao dessas aldeias aumentou as reas para o cultivo da terra e a criao de animais. Para garantir uma produo suficiente de alimentos, novos instrumentos e tcnicas agrcolas foram desenvolvidas como: o arado puxado por animais, a carroa com rodas, ferramentas de metais e um sistema de irrigao. A ampliao das lavouras trouxe uma abundncia de alimentos, no qual uma parte passou a ficar excedente, ou seja, se produzia mais alimentos do que o necessrio para o consumo. Esse excedente agrcola passou a ser trocado com o excedente de pessoas de outras aldeias dando origem ao comrcio. Com todas essas mudanas o trabalho passou a ser dividido, ou seja, cada pessoa ou grupo passou a realizar uma atividade. Enquanto uns preparavam a terra e plantavam, outros colhiam e comercializavam o excedente agrcola. A especializao do trabalho permitiu que outras atividades fossem desenvolvidas como a cermica, a metalurgia, a tecelagem e a carpintaria. Com tantas inovaes as sociedades aldes foram ficando mais complexas e a organizao do trabalho passou a ser feita por um lder, o chefe da famlia mais poderosa. Esse chefe, ao dominar outras aldeias, se transformou no rei. O rei passou a governar em seu grande palcio e as aldeias que estavam sob o seu domnio passaram a ser controladas e fiscalizadas pelos seus funcionrios atravs da cobrana de tributos. A essas mudanas d-se o nome de centralizao do poder. Para organizar o convvio entre as pessoas e a cobrana dos impostos, surge a necessidade do registro, assim, por volta de 4mil a.C., a escrita foi inventada. Todas essas transformaes indicavam um novo modo de se viver: as aldeias tinham se transformado em cidades.

87

1. Complete o esquema a seguir com as expresses do texto que indicam a transformao das aldeias em cidades:

2. Segundo estudiosos, as formas mais antigas de escrita foram encontradas na cidade de Uruk (onde hoje se localiza o Iraque) e foi desenvolvida pelos sumrios por volta de 4 mil a.C. Denominada de escrita cuneiforme, seus registros eram feitos em placas de argila na forma de cunha. A escrita considerada por muitos historiadores como um divisor de tempos. a) Qual o perodo histrico que se inicia depois desse acontecimento? b) Se fosse para voc escolher outro acontecimento que marcasse a passagem desse perodo, qual voc escolheria? Justifique. 3. Voc se recorda de quando comeou a ler e escrever? Conte para os seus colegas como foi. O que mudou na sua vida depois que voc adquiriu esse conhecimento? Para voc, qual a importncia da escrita?

88

A VIDA NAS PRIMEIRAS CIDADES


As primeiras cidades formaram-se por volta de 4 mil a.C. na regio entre os rios Tigre e Eufrates conhecida como Mesopotmia, que em grego significa terra entre rios, onde hoje est localizado o Iraque. Por ser uma regio bastante frtil, a Mesopotmia atraiu muitos povos como os sumrios, amoritas, acdios, babilnios, hititas, assrios e caldeus que fundaram muitas cidades nas quais as principais foram Ur, Assur, Ninive e Babilnia.
George Duby. Grand Atlas Historique. Paris: Larrousse, 2001. p.8. Mapa representando a Mesopotmia

Pela diversidade de povos, a Mesopotmia era alvo de constantes invases e guerras por disputas das terras mais frteis. Dessa forma, suas cidades eram cercadas com muralhas e independentes entre si, ou seja cada uma possua um governo com leis prprias. Chamadas de cidades-estados, pois constituam unidades polticas autnomas, as cidades da Mesopotmia apresentavam os seguintes aspectos: um comrcio muito intenso, onde poderia se encontrar nas praas, uma espcie de feiras com uma variedade muito grande de produtos como: peixes, cereais, frutas, tecidos, vasos de cermica, perfumes, trabalhos em pedras, metais e joias; templos, chamados de zigurates (prdio alto) onde eram cultuados muitos deuses (politestas) como o deus do cu An, do ar Enlil, da gua Enki e a deusa me-terra, Ninhursag; 89

uma a sociedade formada por pessoas livres e escravas. A populao livre era formada pela elite, (rei e sua famlia, altos funcionrios do governo, os sacerdotes e os grandes comerciantes), pequenos comerciantes, artesos, escribas e agricultores. Os escravos, que eram prisioneiros de guerra ou por dvidas, representavam uma pequena parcela da populao; um rei com autoridade poltica, religiosa e militar que governava com poderes ilimitados. Entre os principais reis da Mesopotmia, destaca-se Hamurbi que governou a Babilnia entre 1792 a.C. a 1750 a.C. Durante o seu reinado ele conquistou vrias regies criando assim o Imprio Babilnico e para governar uma populao to numerosa e diferenciada criou regras e leis que ficaram conhecidas como o Cdigo de Hamurbi. Esse cdigo continha 282 regras sobre os mais diversos assuntos como: punies, questes familiares, herana, escravido, comrcio entre outros. Na maior parte desse cdigo, segue o princpio da lei do talio, Olho por olho, dente por dente, onde as penas eram impostas conforme o crime cometido. Outro importante rei da Babilnia foi Nabucodonosor que, durante o seu reinado de 604 a.C. a 561 a.C., realizou vrias reformas na cidade tornando-a um importante centro comercial do Oriente. Aps a sua morte, o Imprio Babilnico sofreu diversas invases, e no ano de 539 a.C. os persas (povos da regio que corresponde ao atual Ir) conquistaram a Babilnia e outras cidades marcando assim o fim da Mesopotmia.

Lei do talio: punir um crime impondo ao criminoso uma pena com o mesmo valor da falta que praticou, por exemplo, punir um assassinato matando o criminoso. Sacerdote: aquele que tratava dos assuntos religiosos.

90

1. Observe as imagens a seguir e responda as questes:

Representao das cidades mesopotmicas de Ninive e Babilnia.

a) Identifique algumas caractersticas das cidades mesopotmicas (localizao, construes, governo, sociedade, modo de vida das pessoas, templos religiosos, atividades comerciais entre outras). b) Essas caractersticas permanecem nas grandes cidades brasileiras atuais? Quais? O que mudou? 2. Leia algumas leis do Cdigo de Hamurbi e responda as questes:

(...) Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu prprio olho ser cego. Se cegou o olho de um escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagar metade do seu valor. Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem da sua categoria, os seus prprios dentes sero arrancados. (...) Se um construtor fizer uma casa e esta no for slida e caindo matar o dono, este construtor ser morto. (...).
Coletnea de Documentos Histricos para o 1 grau: 5 8 srie. So Paulo: CENP, 1980. p.53.

a) Contextualize o perodo em que o documento foi produzido. b) Explique a lei do talio: Olho por olho, dente por dente. Retire um trecho do documento como exemplo. c) Atualmente, muitas pessoas defendem a aplicao da lei do talio e a justia com as suas prprias mos. O que voc pensa sobre isso? Explique. d) Ilustre o documento histrico. 91

UNIDADE II: Os Egpcios : a civilizao do Nilo


A civilizao egpcia surgiu no mesmo perodo dos mesopotmios e tambm desenvolveu formas de escrita, cidades e uma organizao poltico-administrativa chamada Estado. No entanto, essa civilizao apresentou caractersticas particulares como a centralizao do governo na figura do Fara - o rei supremo do Egito Antigo considerado um deus vivo -, a crena na vida aps a morte e a construo de grandes tmulos como as pirmides. A cidade do Cairo, atual capital do Egito, possui caractersticas modernas e antigas. Prdios e carros convivem com construes histricas da antiguidade.

Vista panormica da cidade do Cairo no ano de 2008.

92

Asandei Radu

A FORMAO DO ANTIGO IMPRIO DO EGITO


O Egito antigo se formou no nordeste da frica, entre os desertos da Lbia e da Arbia. E isso s foi possvel porque os egpcios desenvolveram tcnicas de represar e utilizar a gua de um grandioso rio: o Nilo. O Rio Nilo nasce no lago Vitria, na regio central da frica, e desgua no Mar Mediterrneo, na costa norte do Egito. O vale e o delta do rio Nilo eram habitados desde 5 mil a.C onde se formaram os nomos, aldeias de pastores e
Fernand Nathan. Atlas ilustre de Intquit. Paris: Sh, 1980. p. 25.

agricultores que eram independentes entre si e governados por um nomarca, nome dado ao chefe mais poderoso. A concentrao da populao nessa regio se deu devido grande quantidade de gua e s condies favorveis para o desenvolvimento da agricultura. Todos os anos, na mesma poca, o Rio Nilo enchia e transbordava. Suas guas alagavam vastas reas e, aps algum tempo, o rio voltava ao seu tamanho natural. Nas partes inundadas ficavam depositadas uma espessa camada de hmus, que fertilizava o solo facilitando o plantio de legumes, trigo, cevada, linho e papiro (planta que servia para fazer uma espcie de papel e para confeco de cordas, pequenos barcos e redes).

Mapa representando o Egito antigo

Por volta de 3500 a.C. muitos nomos foram se unindo se transformando em reinos e o os nomarcas em reis. Assim, formaram-se no Egito dois reinos: o Reino do Baixo Egito, ao Norte e o Reino do Alto Egito, ao Sul. Cerca de 300 anos depois, Mens, que reinava o Alto Egito, conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos sob o seu comando recebendo o ttulo de fara, termo que significa casa grande ou casa real. Segundo historiadores, a partir dessa unificao, os antigos egpcios entram no perodo dos Imprios que est dividido da seguinte forma: Antigo Imprio 3200 a.C. Mdio Imprio Novo Imprio Perodo de crise poltica e invases 30 a.C.

2040 a.C

1580 a.C. 93

1085 a.C.

Antigo Imprio: poca em que foram construdas as pirmides Quops, Quefrn e Miquerinos. No final desse perodo o fara enfrentou vrias revoltas por parte da populao e a ampliao do poder dos nomarcas.
As grandes pirmides de Giz.

Mdio Imprio: o fara reconquista o seu poder e os egpcios expandiram o seu territrio com a conquista da Palestina e da Nbia (sul do Egito e parte do atual Sudo). Entre 1750 a.C. e 1580 a.C. os hicsos, povo originrio da sia Central, invadiram e conquistaram o Egito.
Afresco representando a invaso dos hicsos, sculo XVII a.C. .

Novo Imprio: perodo que se iniciou com a expulso dos hicsos e foi marcado por grandes faras, conquistas e guerras: o domnio dos egpcios se estendeu para a Mesopotmia. A partir de 1085 a.C. a populao egpcia e os povos conquistados se rebelaram contra a cobrana de impostos enfraquecendo o poder do fara. A partir do sculo VII a.C. o Egito foi invadido pelos assrios (670 a.C.), vindos da Mesopotmia, pelos persas (525 a.C.), macednios (332 a.C.) at se tornar provncia dos romanos em 30 a.C.
Mscara morturia de Tutancmon, sculo XIV a.C.

Delta: terreno de aluvio, de forma triangular na foz ou nas margens dos rios. O Rio Nilo ao desaguar no mar, abre vrios canis com ilhas entre eles formando um tringulo. Hmus: matria orgnica, formada por folhas e plantas que caem naturalmente no rio. 94

1. Leia o documento a seguir produzido por volta de 1800 a.C.:

Adorao ao Nilo!
Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra (...) E vens dar vida ao Egito! (...) Ao irrigar os prados (campos) criados por R (deus do Sol) , Tu fazes viver todo o gado, Tu inesgotvel que ds de beber a terra! Senhor dos peixes, durante a inundao, Nenhum pssaro pousa nas colheitas, Tu crias o trigo, fazes nascer o gro, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras, a tua tarefa e o teu trabalho Tudo o que existe cai em inquietao.
Coletnea de Documentos Histricos para o 1 grau: 5 8 sries. So Paulo: CENP,1980. p.55.

a) Com trechos do texto, explique por que a civilizao egpcia se desenvolveu s margens do Rio Nilo. b) O historiador grego Herdoto escreveu O Egito uma ddiva do Nilo. Qual a relao do texto com essa afirmao? 2. Observe o esquema a seguir, explique o que ele est representando e identifique a poca aproximada de cada acontecimento.

Formao dos nomos

Formao do Reino do Alto e Baixo Egito 95

Unificao do Egito

VIVER NO ANTIGO EGITO


A principal atividade econmica no Antigo Egito era a agricultura. Os egpcios tambm se dedicavam criao de animais como bois, asnos, patos, cabritos e ao artesanato no qual se produziam joias, vasos, vestimentas, barcos, armas, cobre, couro, marfim, bronze e o ouro. O comrcio desses produtos era feito nas grandes cidades como Tebas, Mnfis e Tinis, base de trocas, principalmente com outras civilizaes como os palestinos, os fencios e os cretenses. Em geral, essas cidades possuam bairros para as diferentes camadas sociais. Nos bairros ricos ficavam os templos, com esttuas de deuses e repletos de mveis confeccionados em ouro e pedras preciosas. Todas essas atividades eram controladas pelo fara, o rei supremo do Antigo Egito. Considerado um deus vivo, era ele quem ditava as leis, governava o Imprio, era proprietrio de grande parte das terras e controlava o exrcito. Assim, sua autoridade era absoluta, ou seja, concentrava todo o poder em suas mos. Abaixo do fara, a sociedade dividia-se da seguinte forma: Sacerdotes: eram os senhores da cultura egpcia. Eles tinham como funo cuidar das cerimnias religiosas e administrar os bens materiais dos templos. Donos de muitas terras, viviam em palcios luxuosos desfrutando da riqueza proveniente das oferendas do povo. Funcionrios do Estado: descendentes das famlias mais importantes do Egito, eram os administradores das provncias ou comandantes dos principais postos do exrcito. Entre os funcionrios do fara estavam os escribas, que dominavam a escrita e a leitura, cobravam os impostos, organizavam as leis e fiscalizavam os servios e construes de todo Imprio. Alm dos escribas haviam muitos outros funcionrios, dentre eles, o vizir, espcie de primeiro-ministro do fara que cuidava da administrao, da justia e dos assuntos externos. Comerciantes: eram aqueles que faziam o comrcio dentro e fora do Egito. Artesos: eram os trabalhadores urbanos como pedreiros, marceneiros, escultores, ourives, teceles, ceramistas entre outros. Soldados: tinham a funo de proteger o Imprio. Muitos deles eram estrangeiros que recebiam lotes de terras como pagamento pelos seus servios prestados. 96

Camponeses: conhecidos como fels, compunham a maioria da populao e trabalhavam na agricultura para pagar os altos impostos. Nas pocas de seca ou entre as colheitas, eram convocados para trabalhar em obras pblicas como: construes de represas, diques, barragens, canais de irrigao, estradas, templos e tmulos dos faras, as pirmides.

Escravos: em geral, eram prisioneiros de guerra, faziam o servio domstico nos palcios dos nobres e tambm trabalhavam nas pedreiras e minas. A posio privilegiada dos sacerdotes era devido ao importante papel que a religio desempenhava na vida dos antigos egpcios. Desde o mais humilde campons at o poderoso fara, eram politestas, ou seja, cultuavam vrios deuses, que representavam foras e fenmenos da vida natural. O mais importante dos deuses era R, considerado pelos egpcios o criador do universo. Muitos desses deuses eram representados em forma humana como Osris (deus da vegetao, das foras da natureza e dos mortos); com forma humana e animal como Hrus (corpo de homem e cabea de falco) ou com forma animal como o deus Anbis (em forma de chacal). Outro aspecto da religio dos antigos egpcios era a crena na vida aps a morte. Assim, desenvolveram tcnicas de mumificao, para a conservao de seus corpos e muitos faras empenharam-se na construes de grandes tmulos: as pirmides. Assim como os sumrios, na Mesopotmia, por volta de 3 mil a.C., os egpcios desenvolveram um sistema de escrita denominada hierglifos, no qual a representao de uma palavra poderia ser feita por ideias ou sons. Assim, uma coruja poderia ser o objeto coruja ou o som do m. Tambm desenvolveram formas mais simplificadas dessa escrita como a hiertica, utilizada pelos escribas e a demtica, de uso popular.

Imagem representando o deus Anbis, considerado o guardio dos mortos, durante o ritual de mumificao. Ao fundo, detalhes dos hierglifos. Pintura feita em Tebas por volta de 1500 a.C.

97

1. Observe a representao da sociedade do Antigo Egito e responda as questes:

a) Identifique as atividades desenvolvidas por cada grupo social. b) Quais eram os grupos que possuam privilgios? c) A sociedade do Egito Antigo foi representada aqui em forma de pirmide. Por qu? d) A sociedade brasileira atual tambm poderia ser representada dessa forma? Quem estaria no topo da pirmide e quem seria a base? Explique.

2. Construa em seu caderno um quadro comparativo dos mesopotmios e dos antigos egpcios, como o modelo a seguir: ASSUNTOS Localizao/Perodo Economia Sociedade Religio Escrita 98 MESOPOTMIOS EGPCIOS

UNIDADE III: Hebreus e Fencios: povos em movimento


Voc estudou que tanto os mesopotmios como os egpcios foram povos que se desenvolveram em regies irrigadas por rios, propcias para o desenvolvimento da agricultura. H cerca de 2 mil a.C., na regio que atualmente corresponde Palestina, ao Lbano e a Sria, se desenvolveram os povos hebreus e fencios que no dispunham de terras frteis para a agricultura e a criao de animais. Assim, para sobreviverem, viviam em constante deslocamento: os fencios se deslocavam porque tornaram-se grandes comerciantes e os hebreus porque procuravam um lugar para se estabelecer. Mas afinal, como esses povos se desenvolveram?

Vista de Jerusalm, capital de Israel, Estado criado dentro da Palestina para os judeus em 1948.

Cidade de Beirute, atual capital do Lbano, que com uma pequena parte da Sria compunha a Fencia.

99

Yoniu

Berthold Werner

OS HEBREUS E A BUSCA PELA TERRA PROMETIDA

Conhecidos tambm como judeus ou israelitas, os hebreus percorreram vrias regies do Oriente Antigo at se instalarem na Palestina que, segundo a tradio hebraica, era a Terra Prometida, ou seja, a Terra que lhes foi dada por Deus. Assim, o nome hebreu quer dizer ser em movimento, homem em marcha, atravessador de fronteiras. As principais fontes de estudo sobre os hebreus so os textos do Antigo Testamento da Bblia e os vestgios arqueolgicos. Dessa forma, para uma melhor compreenso, estudiosos dividiram a histria poltica dos antigos hebreus em trs perodos: Governo dos patriarcas: os hebreus viviam ao redor da cidade de Ur, no sul da Mesopotmia, e por volta de 2 mil a.C. partiram procura de uma terra com melhores condies para a criao de animais. Guiados por Abrao, se estabeleceram em Cana, na Palestina (uma estreita faixa de terra cortada pelo rio Jordo) a "Terra Prometida" para os hebreus. Ali permaneceram por quase trs sculos organizados em comunidades e liderados por um patriarca. Em 1700 a.C., ocorreu um longo perodo de seca ocasionando uma falta de alimentos. Como soluo, os hebreus mudaram para as terras frteis do delta do Nilo no norte do Egito e ali viveram por quatrocentos anos at que passaram a ser escravizados para trabalharem nas minas e construes egpcias. Por volta de 1250 a.C., conduzidos por Moiss, os hebreus fugiram do Egito em direo a Cana, episdio que ficou conhecido como xodo. Segundo a tradio religiosa hebraica e registros na Bblia, nessa longa viagem de volta Palestina, Moiss recebe de Deus os Dez Mandamentos, que se tornaram as leis bsicas dos hebreus, e a adoo de uma religio monotesta, ou seja, a crena em um nico Deus, contrariando os costumes de todos os outros povos desse perodo, que cultuavam vrios deuses. Governo dos juzes: de volta a Cana, os hebreus tiveram que enfrentar povos como os listeus e cananeus que habitavam a regio. Dessa forma, passaram a ser governados por juzes, chefes militares que tinham como misso expulsar esses povos da Palestina. Essa luta durou quase dois sculos e terminou com a reconquista da Palestina pelos hebreus. 100

Governo dos Reis: no sculo XI a.C. os hebreus adotaram a monarquia como forma de governo, pois com o poder centralizado na figura do rei novas invases seriam evitadas. Nesse perodo, a cidade de Jerusalm se tornou a capital do reino e ocorreu um grande desenvolvimento do comrcio e inmeras construes como palcios e templos. Por volta de 926 a.C., o povo hebreu foi dividido em dois reinos: ao norte, o reino de Israel, com a capital em Samaria e ao sul, o reino de Jud, com a capital em Jerusalm. Esse episdio ficou conhecido como o Cisma hebraico. Divididos, os hebreus tornaram-se alvos fceis dos seus vizinhos, e em 722 a.C., os assrios conquistaram o reino de Israel. O reino de Jud durou mais tempo at que em 586 a.C., foi conquistado pelos babilnios comandados por Nabucodonossor, e os hebreus foram levados como escravos para a Babilnia. Esse episdio denominado de Cativeiro da Babilnia, durou at 539 a.C., quando os persas conquistaram a Babilnia e permitiram que os hebreus retornassem Palestina, local que passou a se chamar Judia, e seu povo de judeu. A partir da os hebreus passaram por longos perodos sob o domnio de outros povos como os macednios em 333 a.C., e os romanos em 70 d.C. Na luta contra a dominao dos romanos, os hebreus se dispersaram para vrias partes do mundo formando pequenas comunidades. Essa disperso ficou conhecida a dispora judaica. Durante sculos os judeus no tiveram ptria e nem Estado, mas mantiveram-se como nao preservando elementos bsicos da sua cultura, lngua, religio e o desejo de retornarem Palestina. Os fundamentos da religio dos hebreus, como a crena em um nico Deus e a vinda de um Messias, que conduziria os homens salvao eterna, tornaram-se a base das duas maiores religies da atualidade: o Cristianismo e Islamismo.

Cananeus: povo que habitava Cana, chamado pelos egpcios de fencios. Cisma: diviso, separao. Dispora: disperso, ato de espalhar-se pelo mundo. xodo: sada em massa de um povo. Filisteus: povo que habitava a terra de Cana, conhecidos tambm como povos do Mar. Patriarca: lder poltico do povo hebreu, venerado como se fosse o pai da comunidade. 101

1. Identifique o ano e explique os seguintes acontecimentos da histria dos hebreus: a) Formao da religio monotesta. b) O Cisma hebraico. c) Busca da Terra Prometida. d) O Cativeiro da Babilnia. e) Formao dos reinos de Jud e Israel. f) xodo hebraico. g) Os Dez Mandamentos. h) Dispora judaica. i) Reconquista da Palestina. j) Sada de Ur.

Agora, elabore uma linha do tempo em seu caderno e organize os acontecimentos em ordem cronolgica: Governo dos Patriarcas Governo dos Juzes Governo dos Reis

2. Observe o mapa seguinte e responda as questes:

a) O que as setas do mapa indicam? b) Identifique o acontecimento histrico de cada seta. c) Qual a relao entre esses acontecimentos histricos e o significado da palavra hebreu? 102

Jos Jobson de A. Arruda. Atlas Histrico bsico. So Paulo: tica, 1980. p.6.

3. Observe o significado das palavras Estado e nao e explique a afirmao seguinte:

Estado: instituio poltico-administrativa caracterizada por um governo com poderes pblicos sobre uma sociedade estabelecida em determinado territrio. lngua, religio, tradio histrica entre outros. Nao: sociedade culturalmente formada pela comunho de elementos como etnia,

Durante sculos os judeus no tiveram um Estado mas, mantiveram-se como nao.

OS FENCIOS: OS GRANDES NAVEGANTES DA ANTIGUIDADE


Por volta de 3500 a.C., os fencios passaram a ocupar uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Mar Mediterrneo e as montanhas do atual Lbano. As reas frteis dessa regio eram muito pequenas e as altas montanhas impediam que os fencios adentrassem pelo continente. Em virtude dessas caractersticas territoriais, os fencios voltaram suas atenes para o mar, desenvolvendo ao longo do litoral cidades como Biblos, Sdon, Ugarit e Tiro, que funcionavam de modo independente uma das outras e seus habitantes dedicavam- se principalmente pesca e ao comrcio martimo. Dessa forma, no existiu um reino unificado ou um Imprio chamado Fencia, mas sim um grupo de cidades-estados, ou seja, cidades autnomas com um governo prprio, comandado por um rei com apoio dos sacerdotes, comerciantes e um Conselho de Ancios. Na maioria das cidades fencias a sociedade era formada por um grupo de privilegiados que eram os comerciantes martimos, proprietrios de oficinas, funcionrios do governo e os sacerdotes. O restante da populao era composta por artesos, camponeses, pescadores, pequenos proprietrios, marinheiros e escravos. Quanto religio, os fencios cultuavam diversos deuses, que eram associados s foras da natureza, aos astros e fertilidade. O comrcio martimo era a principal atividade econmica dos fencios e por volta de 1400 a.C. eles possuam vrias colnias no Mediterrneo como Chipre, Siclia, Mlaca, Cdiz e Cartago, na qual funcionavam como centros de armazenamento e locais de venda e compra de produtos. Os fencios comercializavam seus produtos com os egpcios, mesopotmios, persas, gregos e romanos. Importavam l, marfim, ferro, estanho, ouro e prata e exportavam o cedro, a prpura (substncia de cor avermelhada extrada do molusco mrex abundante no litoral fencio, usada pra tingir tecidos), azeite, vinhos, tecidos, cereais, joias, objetos de cermicas e diversos enfeites. 103

Em suas idas e vindas pelo mundo antigo, os fencios se tornaram divulgadores de hbitos, costumes, conhecimentos e lnguas de diversos povos, assim desenvolveram um alfabeto fontico de 22 letras (todas consoantes), um sistema de escrita no qual os sinais correspondem aos sons e tornava os registros comerciais mais eficientes. Esse alfabeto serviu de base para o alfabeto que utilizamos atualmente.

1. Faa um fichamento sobre os fencios destacando os seguintes assuntos: a) Localizao. b) Principais cidades e colnias. c) Organizao social, poltica e religiosa. d) Atividades econmicas. e) Contribuies culturais. 2. Leia com muita ateno o documento a seguir. Depois, enumere a ordem correta das ideias principais na forma que esto no documento: Os fencios descarregam as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia. Depois voltam s suas embarcaes e fazem sinais de fumaa. Os nativos vem a fumaa e, aproximando-se da praia, colocando ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fencios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade de ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem. Do contrrio, regressam aos navios e aguardam. Os nativos voltam e vo acrescentando ouro at os fencios se julgarem satisfeitos. Nenhuma das partes prejudica a outra, uns no tocando o ouro antes que a quantidade deixada lhes parea corresponder s mercadorias; outros no tocando as mercadorias antes dos fencios levarem o ouro.

Herdoto, historiador grego do sculo V a.C. Vrios autores. Histrias. Braslia: Unb, 1998.

a) ( ) Autor do texto Herdoto, historiador grego do sculo V a.C. b) ( ) Os fencios, no satisfeitos com a quantidade do ouro, retornam para os seus navios. c) ( ) Tanto os nativos como os fencios no tocam na mercadoria do outro sem antes estarem satisfeitos com o comrcio. d) ( ) Os fencios examinam a quantidade de ouro deixada pelos nativos. e) ( ) Os fencios descarregam as mercadorias na praia para os nativos. f) ( ) Os fencios vo s suas embarcaes e fazem sinais de fumaa. 104

3. Ilustre, o documento da atividade anterior, em forma de histria em quadrinhos. 4. Observe o mapa sobre as rotas comerciais dos fencios e responda as questes:
Werner Hilgemann; Hermann Kinder. Atlas histrico mundial. Madrid: Istmo, 1983. p.38.

a) Explique o significado das palavras exportao e importao e faa uma lista dos produtos importados e exportados pelos fencios. b) Justifique as seguintes afirmaes com dados do mapa: l- Os fencios foram os grandes navegantes da antiguidade. ll- O governo fencio era descentralizado. lll- Os fencios receberam influncia cultural de diversos povos.

lV- De porto em porto, os fencios divulgavam a cultura de um povo para outro. 5. Que motivos levaram fencios e hebreus a viverem em constante deslocamento?

Juntamente com os seus colegas, pesquise nas mais diferentes fontes (revistas, jornais, livros, internet) informaes sobre os pases e a populao atual dos antigos hebreus e fencios nos seguintes assuntos: a) Localizao. b) Organizao poltica e econmica. c) Aspectos da vida desses povos (sociedade, cultura, religio). Na sala de aula, discuta a seguinte questo: Que influncias dos hebreus e dos fencios podem ser percebidas na vida dessa populao atualmente? 105

UNIDADE IV: O Imprio Persa


Voc estudou que a partir do sculo VI a.C., os mesopotmios, egpcios, hebreus e os fencios foram conquistados pelos persas. Os persas, ao utilizarem a guerra como instrumento de dominao, construram um dos maiores Imprios da Antiguidade. Mas afinal, como se formou e se organizou esse Imprio? Como era viver no Imprio Persa? Essas e outras questes sero estudadas nos textos e nas atividades dessa unidade.

Runas da cidade de Perspolis, uma das capitais do Imprio Persa, que se localiza no atual Ir.

Cidade de Teer, atual capital do Ir.

106

Maryam Ashoori

Mundo por terra

A FORMAO E A ORGANIZAO DO IMPRIO PERSA


Na Antiguidade, a Prsia situava-se ao leste da Mesopotmia em um grande planalto desrtico e montanhoso que atualmente corresponde ao Ir. Por volta de 2 mil a.C. medos e persas, povos indo-europeus que ocupavam o planalto do Ir, viviam em conflito entre si. Esse conflito durou at 550 a.C., quando os persas, comandados por Ciro, dominaram os medos. Aps a unificao desses dois povos, iniciou-se um perodo de conquistas: primeiro a Mesopotmia, depois a Fencia e a Palestina. A Prsia se transformou assim em um grande Imprio, ou seja, um reino que foi ampliado atravs da dominao de outros territrios e povos. Entre 529 a 485 a.C., os sucessores de Ciro, Cambses e Dario I, realizaram novas conquistas nas quais o Imprio se expandiu para o Egito, nordeste da Grcia at o vale do Rio Indo, atingindo uma extenso territorial de aproximadamente 5 milhes de Km como mostra o mapa seguinte:

Mapa representando o Imprio Persa entre os sculos Vl e V a.C.

Para cuidar de todos os domnios territoriais, durante o reinado de Dario I, foi desenvolvida uma organizao administrativa bastante complexa: o Imprio foi o dividiu em provncias chamadas satrapias, e cada uma delas era governada por um administrador denominado strapa que era encarregado de aplicar a justia e arrecadar os impostos. Dario I criou tambm um sistema de vigilncia e controle das suas provncias, onde enviava altos funcionrios, que eram conhecidos como os olhos e ouvidos do rei, para fiscalizar os strapas. 107

Diferentemente dos outros Imprios da Antiguidade, a Prsia no possua uma nica capital, mas cinco: Susa, Babilnia, Perspolis, Ecbanata e Pasrgada. Dessa forma, o rei se deslocava com sua corte e guarda pessoal para seus palcios construdos nessas cidades. Para que esse deslocamento fosse possvel, foram construdas estradas ligando essas principais cidades, e um sistema de correio bastante eficiente. Essas aes, juntamente com um sistema de cobrana de impostos, tinham como objetivo manter a unidade do Imprio. Alm disso, foi construdo um canal para ligar o Mar Vermelho ao Mar Mediterrneo, que juntamente com a rede de estradas, impulsionou o desenvolvimento do comrcio com diferentes povos e entre as vrias provncias. Dos povos conquistados era exigido o pagamento de impostos e o fornecimento de homens para o exrcito e construes de obras do Imprio. Em troca, era permitida a esses povos a prtica das suas leis, costumes e religio. Tudo girava em torno do Imperador persa, que tinha autoridade absoluta. No era divinizado como os faras egpcios, entretanto, era identificado como o deus do Bem (Ahura-Mazda) e senhor da justia, portanto, desobedecer a lei e o rei significava ofender a prpria divindade.

Imagens representando o exrcito persa e o rei Dario, localizadas nas runas do palcio da cidade de Perspolis, uma das cinco capitais do Imprio.

Abaixo do Imperador havia outros seguimentos sociais como: Nobres: que eram grandes proprietrios de terras e exerciam grande influncia no direcionamento dos negcios e sobre os camponeses. Sacerdotes: chamados magos, direcionavam a vida religiosa, social e intelectual da sociedade. Camponeses: constituam a maioria da populao e viviam da agricultura de frutas, cereais e de flores ou eram nmades na plancie do Ir. Escravos: conquistados de guerra. 108

A religio persa era utilizada pelo Imperador como um instrumento de poder sobre a populao. Inspiradas nas ideias de Zoroastro (628-551 a.C.) ou Zaratustra, a religio persa pregava que o Universo era governado por dois deuses, Ormuz (representante do bem) e Arimam (representante do mal) que viviam em uma luta permanente. Segundo o livro sagrado Avesta, esse conflito entre o Bem e o Mal, duraria at o dia do juzo final, quando os mortos ressuscitariam e ocorreria um julgamento: os bons ganhariam a vida eterna no paraso e os maus seriam atirados no fogo do inferno. Mais tarde, essas ideias foram incorporadas ao Cristianismo e ao Islamismo. O contato comercial e o convvio com tantos povos diferentes fez com que a cultura persa sofresse influncia dos mesopotmios, egpcios e os demais povos conquistados. Assim, por todo o Imprio foram difundidos o uso de moedas, o alfabeto fencio, o sistema de irrigao, a vida urbana e novas tcnicas agrcolas. O Imprio Persa durou por quase duzentos anos quando entre 500 e 479 a.C., os persas foram derrotados pelos gregos nas Guerras Mdicas e enfrentaram revoltas populares. No ano de 330 a.C. foram conquistados pelos macednios.

Indo-europeus: povos que se desenvolveram originalmente no planalto do Ir que a partir do final do Neoltico se expandiram para regies da Europa, Prsia e ndia. Juzo final: segundo diversas religies, julgamento a ser realizado por Deus, premiando os justos e punindo os pecadores. Provncias: diviso territorial posta sob a autoridade de um delegado do poder central.

1. Identifique no mapa sobre o Imprio Persa os seguintes assuntos: a) As civilizaes que foram dominadas. b) As principais cidades. c) Os pases atuais.

109

2. Observe o esquema seguinte:

REI

FUNCIONRIOS DO REI

STRAPAS

Agora responda: a) O que o esquema est representando? Explique. b) De que forma o esquema contribuiu para que os persas governassem povos de lnguas e culturas diferentes? c) Atribua um ttulo para o esquema.

Organize na Sala de Informtica um quadro comparativo dos povos da Antiguidade Oriental. Siga o roteiro: a) Aps ligar o computador, clique em INICIARPROGRAMASMICROSOFT WORD. b) Clique em INSERIRTABELAS e coloque 6 (seis) COLUNAS e 7 (sete) LINHAS. c) Acrescente nas colunas e linhas o nome dos povos e os assuntos a serem comparados. Depois complete as informaes. Modelo: ASSSUNTOS MESOPOTMIOS EGPCIOS HEBREUS FENCIOS Localizao / Perodo Governante Sociedade Economia Religio Realizaes d) Por ltimo, salve o seu trabalho em menu, ARQUIVO SALVAR e escolha as seguintes opes: no Disco Local (C:); em um Disquete 3 (A:); ou em um Disco Removvel (D:). No espao a seguir, anote o nome do arquivo e o local onde voc o salvou: Nome do Arquivo: ___________________________________________________________ Local onde voc salvou: _____________________________________________________ 110 PERSAS

UNIDADE V: O Mundo Grego


Nas unidades anteriores vimos que muitos povos da Antiguidade Oriental, entre eles os mesopotmios, egpcios, hebreus, fencios e persas, sobreviveram da agricultura e do comrcio, construram cidades, organizaram formas de governo centralizado no rei, desenvolveram as mais diversas crenas religiosas e construram Imprios por meio da conquista e dominao de outros povos. Nesta unidade, estudaremos parte da histria dos povos da Antiguidade Ocidental, como os gregos, nas suas diferentes formas de organizao e sua influncia no nosso modo de pensar e viver.

Vista da cidade de Atenas, principal cidade-estado da Antiguidade grega e atual capital da Grcia. A cidade divide-se entre os monumentos histricos e as construes modernas.

A Grcia atual localiza-se no sul da Europa e banhada pelos mares Mediterrneo, Jnico e Egeu. O nome oficial desse pas Repblica Helnica, pois os gregos da Antiguidade se autodenominavam de helenos, nome referente regio em que se estabeleceram, chamada Hlade. A Antiga Grcia estendeu-se por uma rea maior que o territrio atual, pois alm de ocupar a parte sul do continente europeu, abrangia a Pennsula dos Blcs e a do Peloponeso Grcia Continental ou Peninsular - ilhas dos mares Egeu e Jnico - Grcia Insular - e a costa da sia Menor - Grcia Asitica. 111

Mapa representando a Grcia Antiga no sculo Vl a.C.

Para estudar a histria da Grcia Antiga, pesquisadores costumam divid-la em perodos de acordo com as mudanas nas formas de organizao econmica, poltica e social como mostra a linha do tempo a seguir:

CIVILIZAO CRETO-MICNICA
XX a.C. Xll a.C.

PERODO HOMRICO
Vll a.C.

PERODO ARCAICO
Vl a.C.

PERODO CLSSICO
lV a.C.

PERODO HELENSTICO
l a.C.

Civilizao Creto-Micnica: perodo correspondente s sociedades palacianas em Creta e Micenas. Perodo Homrico: as principais fontes escritas sobre esse perodo so a Ilada e a Odissia, obras atribudas ao poeta Homero. A Ilada trata da Guerra de Tria, e a Odissia narra o retorno do heri grego Ulisses aps a conquista de Tria. Perodo Arcaico: perodo em que se formaram as cidades-estados e ocorreu a expanso dos gregos por outras regies. Perodo Clssico: perodo em que as cidades-estados gregas Atenas e Esparta se destacaram. Perodo Helenstico: perodo em que a Grcia foi conquistada pelos macednios. As trocas culturais entre os gregos e os orientais deram origem cultura helenstica. 112

M.M.Albuquerque et alii. Atlas Histrico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991.

A FORMAO DA CIVILIZAO GREGA


Foi na Ilha de Creta que se desenvolveu o primeiro povoado da Grcia Antiga. Denominados de civilizao cretense ou minica, os povos dessa regio sobreviviam da agricultura da vinha e da oliveira e principalmente do comrcio martimo com cidades da sia Menor, do Egito e das ilhas no Mar Mediterrneo e Egeu. Todas essas atividades econmicas eram controladas pelos funcionrios do rei que, de seu palcio, governava toda a populao. O rei era chamado de Minos, por isso, a civilizao cretense recebeu o nome de minica. Um dos palcios mais grandiosos se localizava na cidade de Cnossos e foi l que surgiu a lenda do Minotauro, um animal com cabea de touro e corpo humano. Por volta de 1750 a.C. a ilha foi ocupada pelos aqueus, um povo indo-europeu da Grcia Continental, que ao entrar em contato com os cretenses, tambm construram palcios, s que fortificados e em regies montanhosas. O palcio aqueu mais grandioso ficava na cidade de Micenas, que tambm era o local onde o rei residia e governava. Assim, a civilizao fundada pelos aqueus recebeu o nome de micnica. Entre 1400 a.C. e 1200 a.C., ocorreram invases dos elios, jnios e posteriormente dos drios. Os povos elios e jnios ocuparam a Pennsula dos Blcs e se adaptaram ao modo de vida dos aqueus. J, a invaso dos drios que se fixaram na Pennsula do Peloponeso, foi violenta: palcios e cidades foram destrudos, parte da populao foi escravizada e o restante fugiu para a sia Menor e para pequenas ilhas do Mar Egeu. Aps a dominao dos drios surgiu uma nova forma de organizao social: os genos, comunidades formadas por membros de uma famlia e seus dependentes que viviam sob a autoridade de um patriarca, o membro mais velho. Todos os genos eram governados por um rei com o auxlio de uma assembleia de guerreiros. As terras, colheitas e os animais pertenciam a toda comunidade. Por volta de 800 a.C. alguns chefes dos genos passaram a acumular riquezas e terras, levando a uma diviso da sociedade entre ricos proprietrios, pequenos proprietrios e camponeses. Com o passar do tempo, os proprietrios de terras se uniram organizando comunidades cada vez maiores dando origem s cidades-estados, qual os gregos deram o nome de polis. As polis eram cidades independentes umas das outras, pois tinham o seu prprio governo, moeda e leis. Eram governadas por uma assembleia composta de grandes proprietrios de terras, que juntamente com a suas famlias, formavam a aristocracia. Somente eles eram considerados cidados, ou seja, aqueles que possuam o direito de participar da vida poltica da cidade, do exrcito e de possuir terras. 113

De modo geral, as polis eram divididas entre uma rea rural onde a populao se dedicava agricultura e criao de animais e uma rea urbana formada por praas, edifcios pblicos, centros comerciais e oficinas de artesos. Na parte mais alta, chamada de acrpole, ficavam os templos dos deuses e os palcios da aristocracia. Entre os sculos VII e VI a.C., parte da populao que ficou sem terra e sem trabalho partiu para diversas regies do Mar Mediterrneo e Negro. Nesses locais fundaram novas cidades, as colnias, chamadas pelos gregos de apokias, que significa abrir uma nova casa. Com essa colonizao, os gregos diversificaram a produo agrcola e artesanal, ampliaram as atividades comerciais, o intercmbio cultural com outros povos, mas tambm ampliaram os conflitos entre as cidades-estados. Como resultado dessas mudanas, formou-se uma nova classe social a dos hoplitas guerreiros que lutavam a p, armados com lana, escudo e espada - e aumentou a quantidade de escravos. Nesse perodo, as cidades-estados mais importantes eram Messnica, Tebas, Mgare, Ertria, Atenas e Esparta e, apesar dos conflitos entre elas, possuam elementos culturais comuns como a lngua e a crena nos mesmos deuses. Em funo disso, os habitantes desses locais se reconheciam como gregos e chamavam de brbaros os povos estrangeiros, ou seja, aqueles que no tinham os seus costumes e no pertenciam ao mundo grego.

Aristocracia: palavra que em grego significa governo dos melhores. Podemos chamar de aristocracia um grupo formado por pessoas ou famlias que, por herana ou concesso, possuem o poder ou uma srie de privilgios sobre as demais pessoas.

1. Construa um mapa conceitual com as seguintes expresses: acumulo de terras pelos chefes dos genos polis autoridade de um patriarca governada pela aristocracia - sociedade dividida: ricos proprietrios, pequenos proprietrios e camponeses - genos a) Explique o mapa conceitual. b) Pinte as partes do mapa conceitual que indicam mudana na organizao social e poltica. c) Atribua um ttulo para o mapa conceitual. 114

2. Observe a imagem seguinte e responda as questes:

Representao da cidade-estado de Atenas na Grcia Antiga.

a) Faa uma descrio da imagem. b) Identifique na imagem as seguintes partes de uma polis: parte rural, parte urbana, acrpole, moradia da aristocracia e dos pequenos proprietrios, camponeses, artesos e comerciantes. c) Explique como era a organizao poltica de uma polis. d) Compare a cidade de Atenas na Antiga Grcia com a cidade de Atenas Atual, que est no incio dessa unidade, e registre as mudanas e permanncias com relao as construes e diviso dos espaos.

ATENAS: O BERO DA DEMOCRACIA GREGA


Atenas foi uma das cidades-estados mais importante da Grcia Antiga. Localizada na tica, pennsula do mar Egeu, foi fundada pelos jnios que ali se estabeleceram de forma pacfica, ao lado dos elios e aqueus. At meados do sculo VIII a.C., Atenas era governada por um rei que acumulava funes de juiz, sacerdote e chefe militar. Com o tempo, o rei foi substitudo por um grupo de aristocratas, os euptridas donos de grandes propriedades agrcolas. O restante da sociedade ateniense era formada pelos demiurgos (artesos e comerciantes), metecos (estrangeiros) e escravos. medida que os aristocratas tornavam-se donos da maior parte das terras cultivveis, os pequenos proprietrios empobreciam e suas dvidas aumentavam. Diante de tantos abusos, grande parte dos atenienses passaram a exigir reformas polticas e sociais. 115

Entre os sculos VII e VI a.C., o governo realizou algumas reformas nas leis, entre elas: o fim da escravido por dvida, distribuio de terras aos camponeses e a diviso da sociedade ateniense em classes, com base na renda dos cidados. Foi determinado tambm que homens livres, com mais de 30 anos e nascidos em Atenas, eram considerados cidados e podiam participar do governo. Com isso, foi criado uma nova forma de governar denominada democracia. Em grego, demos significa povo e kratos poder, ou seja, poder do povo. Assim foi criado a Bul, conselho formado por quinhentos cidados, tanto ricos como pobres, que elaboravam as leis para serem votadas na Assembleia do povo; a Eclsia na qual todo cidado poderia participar e o Tribunal popular, a Helia, para julgar qualquer tipo de causas. No entanto, o princpio de igualdade poltica na democracia ateniense no era para todos, pois em Atenas, mulheres, jovens, escravos e estrangeiros no eram considerados cidados. A vida das mulheres, pobres ou ricas, estava voltada para cuidar da casa e dos filhos, a nica diferena que as ricas deixavam essa tarefa para os escravos ou escravas. Em geral, as meninas aprendiam os servios domsticos com as mes e viviam dentro de casa sob a autoridade do pai e, aps o casamento, que acontecia por volta dos 15 anos, essa autoridade era passada para o marido. J, os meninos das famlias ricas pagavam professores para ensinar a leitura, a escrita, a msica, a prtica de atividades fsicas e a arte de falar em pblico na qual discutiam questes relacionadas poltica e a filosofia. Os escravos eram utilizados nos servios domsticos, nas oficinas de artesanato, nos mercados, portos, escolas, plantaes, minas e nas construes. Os estrangeiros no possuam direitos polticos, eram proibidos de comprar terras, pagavam impostos e muitos trabalhavam no artesanato ou no comrcio. A vida na cidade de Atenas era organizada em torno da gora, uma grande praa pblica onde os atenienses compravam e vendiam alimentos, cobre, madeira, roupas, artigos de cermica, joias e da acrpole, onde estava o Paternon, templo da deusa Atena, protetora da cidade.

Euptridas: os que tm boa ascendncia, os bem-nascidos. Filosofia: do grego philein, amar e sophia, sabedoria; amor sabedoria. 116

Esparta: uma polis de guerreiros


Esparta localizava-se na Pennsula do Peloponeso, regio da Lacnia cercada por montanhas, e foi fundada pelos drios, um povo guerreiro. Dessa forma, a cidade parecia um grande acampamento militar. A partir do sculo VIII a.C., a sociedade espartana estava dividida da seguinte forma: os esparciatas (espartanos), descendentes dos drios que ocupavam os cargos polticos e militares; os periecos, homens livres, que se dedicavam ao comrcio e ao artesanato urbano e os hilotas, descendentes de povos conquistados, que eram obrigados a servir o Estado. Enquanto em Atenas se desenvolveu uma forma democrtica de se governar, em Esparta a organizao poltica foi chamada de oligrquica, pois poucas pessoas participavam da poltica. Dessa forma, o governo era exercido por dois reis escolhidos pelos membros das famlias mais importantes no qual comandavam o exrcito e tinham funes religiosas. O poder poltico era exercido pela Gersia, um conselho de ancios dos esparciatas que juntamente com os reis administravam, elaboravam e julgavam as leis. Os membros da Gersia eram escolhidos pela pela, assembleia formada pelos mais importantes cidados espartanos maiores de 30 anos. As decises da Gersia era executada pelo Conselho dos foros que tambm administrava e fiscalizava a cidade, a populao e as aes do rei. Os espartanos valorizavam a guerra, assim, a educao dos meninos das famlias ricas estava voltada para essa prtica. Desde pequenos aprendiam a utilizar as armas e praticavam exerccios que desenvolviam a agilidade e a resistncia fome, sede, ao calor e ao frio. Ler e escrever era considerado um aprendizado de menor importncia. As meninas dessas famlias tambm praticavam ginsticas e jogos com o objetivo de fortalecer o corpo e gerar filhos saudveis. A administrao da casa e dos negcios tambm era funo das mulheres.

Runas da cidade-estado Esparta, localizada atualmente na Lacnia, municpio da Grcia.

117

Thomas Thle

Oligrquica: em grego oligos significa poucos e arkhe poder, comando, assim uma forma de governo em que um grupo reduzido de pessoas poderosas governam voltados para os seus interesses.

1. Faa um fichamento sobre as cidades-estados de Atenas e Esparta destacando os seguintes assuntos: localizao, sociedade, forma de governo e educao. 2. Leia os textos seguintes e responda as questes:

TEXTO I: A educao em Atenas


At os sete anos de idade, as crianas atenienses ficavam em casa, onde brincavam e recebiam os cuidados da me. A partir de ento, os meninos iam para a escola e as meninas continuavam em casa. A educao feminina era tarefa das mulheres mais velhas da casa me, av ou a escrava que ensinavam um pouco de leitura, matemtica, msica, e principalmente afazeres domsticos e manuais como tecer, fiar e cozinhar. Por volta dos 15 anos se casavam, com um marido escolhido pelo pai. A educao dos meninos era bem diferente e se dividia em duas fases: na primeira, dos 7 aos 14 anos, frequentavam a escola para aprender leitura, matemtica, poesia, histria, cincias e a oratria; na segunda fase, dos 14 aos 18 anos, os jovens atenienses recebiam ensinamentos militares.

TEXTO II: A educao em Esparta


At os sete anos os meninos eram criados pelas mes. A partir de ento, passavam a viver com os outros garotos em acampamentos do governo onde aprendiam a ler, escrever, contar, praticavam esporte, recebiam treinamento militar e treinavam sobrevivncia no mato. A partir dos 16 anos, passavam por uma srie de provas de resistncia, fora e coragem. Aos 20 anos ingressavam no exrcito, aos 30 anos casavam-se e recebiam um lote de terras do governo, acompanhado de um certo nmero de hilotas. A partir dessa idade eram considerados cidados, ou seja, podiam votar e ocupar cargos pblicos. Eles serviam o exrcito at os 60 anos. As mulheres tambm faziam exerccios fsicos, participavam de lutas e demais atividades esportivas. Com isso, estavam sendo preparadas para ser mes de filhos fortes e saudveis, pois essa era a sua principal funo. Alfredo Boulo Junior. Histria sociedade & cidadania. So Paulo: FTD, 2006. p. 160. 118

a) Compare a educao dos homens atenienses e espartanos apontando as semelhanas e diferenas. b) As mulheres, tanto de Atenas como de Esparta, possuam um papel fundamental na vida de seus filhos. Que papel era esse? c) A educao dos atenienses e a dos espartanos tinha a mesma finalidade? Justifique. d) Atualmente, a nossa educao possui alguma semelhana com as dos atenienses e espartanos? Justifique.

O LEGADO CULTURAL GREGO


Do sculo V ao sculo IV a.C., perodo clssico da histria grega, muitas cidades gregas, principalmente Atenas, atingiram um grande desenvolvimento econmico e intelectual, pelo fato de reunirem artistas e intelectuais que se destacaram na rea da arquitetura, da escultura, do teatro, da filosofia e da histria. Grande parte da literatura, escultura e da pintura grega era inspirada em temas religiosos e da mitologia, na qual representavam deuses, heris, personagens mticos cenas de batalhas e da vida cotidiana. Os deuses eram homenageados tambm em festas e a mais famosa eram os jogos olmpicos. Realizados de 4 em 4 anos, esses jogos apresentavam vrias modalidades esportivas como a corrida a p ou com carros puxados por cavalos, lutas corporais e o arremesso de disco e dardo. Essa grande festa grega aconteceu pela primeira vez no ano de 776 a.C. na cidade de Olmpia. As peas de teatro eram na sua maioria apresentadas ao ar livre e encenavam histrias trgicas e cmicas que provocavam pavor, pena e risos nos espectadores.

Esculturas e pinturas do Perodo Clssico: a primeira um vaso com cenas de corridas, a segunda representa o principal deus grego Zeus e a terceira Hefesto, o deus do fogo e da metalurgia.

119

Filsofos gregos como Scrates (469-399 a.C.), Plato (427-347 a.C.) e Aristteles (384-322 a.C.), desenvolveram pensamentos na inteno de ajudarem as pessoas a entenderem o mundo em que viviam e melhor se relacionarem com outras pessoas e a natureza. Assim propunham perguntas como: Como surgiu o homem e o mundo? Como devemos viver? Os gregos foram os primeiros povos do Ocidente a registrarem por escrito a sua prpria Histria, iniciada pelo pensador e pesquisador Herdoto (484-425 a.C.) que considerado o pai da histria. Atravs de suas viagens pelo Egito, Prsia, Itlia e vrias regies da Grcia, Herdoto produziu textos sobre batalhas, costumes populares e a vida cotidiana, que foram reunidos no seu livro chamado Histria. O crescimento e a expanso econmica e cultural das cidades gregas provocaram disputas por rotas comerciais e mercados com outros povos da Antiguidade, entre eles os persas. Conhecidos como medos, persas e gregos, entre 499 a 475 a.C., se enfrentaram no conflito que ficou conhecido como Guerras Mdicas ou Guerras Greco-Prsicas. Esse conflito terminou com a vitria dos gregos no entanto, gerou uma disputa entre as cidades gregas de Esparta contra o domnio de Atenas. Durante 27 anos (431- 404 a.C.) ocorreram batalhas de gregos contra gregos na chamada Guerra do Peloponeso. Vitoriosos desse conflito, os espartanos procuraram impor o seu domnio sobre as outras cidades gregas que sob o comando da cidade de Tebas, reagiram e derrotaram o poderoso exrcito de Esparta. As cidades gregas, depois de tantos anos de guerras internas, estavam enfraquecidas e no puderam resistir ao domnio do exrcito macednio comandado por Alexandre Magno, o Grande, no ano de 334 a.C. Da Grcia, os macednios conquistaram a Prsia, a Fencia, a Mesopotmia, o Egito e parte do Oriente, construindo um dos maiores imprios de toda Antiguidade: o Imprio Macednico. A expanso macednica foi responsvel pela difuso da cultura grega desde o Egito ao extremo Oriente, com isso, costumes, lnguas e crenas se misturaram dando origem a uma nova cultura, o helenismo. Com a morte de Alexandre em 323 a.C., o Imprio Macednico foi dividido entre os seus principais comandantes e mais tarde, no sculo II a.C., os macednios foram dominados pelos romanos.

Mitologia: conjunto de narrativas baseadas em tradies que procuram explicar o universo, a origem dos seres humanos e os fenmenos naturais. 120

UNIDADE VI: O Mundo Romano


Assim como os gregos, os romanos constituram uma civilizao na Antiguidade que influenciou profundamente nossa forma de vida e nossos costumes. Muitas das nossas palavras so de origem do latim, a lngua falada pelos romanos, assim como muitos valores e princpios legais. Dessa forma, a cultura romana considerada clssica, pois se tornou um modelo para a muitas sociedades.

Vista panormica da cidade de Roma, atual capital da Itlia, a partir da Praa de So Pedro no Vaticano.

Vista panormica da parte antiga da cidade de Roma.

Roma est situada na pennsula Itlica, uma longa faixa de terra em forma de bota, prxima ao mar Mediterrneo, Adritico e Tirreno. Sua posio geogrfica favoreceu o desenvolvimento do comrcio martimo e o contato com diversos povos. Assim, ao longo de mil e trezentos anos, entre os sculos VIII a.C. e V d.C., Roma passou de uma simples aldeia de pastores para o centro de um grande Imprio da Antiguidade, com domnios no norte da frica, por quase toda Europa e parte da sia. 121

Slefan Bauer

Rolf Siissbrich

Para estudar a histria da Roma Antiga, costuma-se divid-la em perodos de acordo com as mudanas nas formas de organizao poltica, como mostra a linha do tempo a seguir:

monarquia

repblica

imprio

753 a.C.

509 a.C.

27 a.C.

476

Nascimento de Cristo

Monarquia: Incio da formao de Roma em que os governantes eram reis. Repblica: Durante esse perodo, Roma se tornou uma Repblica, palavra que deriva do latim res pblica, coisa pblica, sistema poltico que visa servir o interesse da coletividade. Imprio: Com as conquistas territoriais iniciadas na Repblica, Roma se tornou o centro de um Imprio. Esse perodo tambm ficou marcado por uma grande crise social, poltica e econmica, e principalmente pelas invases de povos brbaros no final do sculo V d.C..

Brbaros: tanto os romanos como os gregos da Antiguidade, consideravam brbaros todo povo que no falava a sua lngua, no praticava a sua cultura e estava localizado fora de suas fronteiras.

A MONARQUIA ROMANA
Atravs dos vestgios encontrados em Roma, estudiosos revelam que a pennsula Itlica foi povoada por diversos povos em diferentes regies e tempos. Por volta do sculo X a.C. a regio central da pennsula foi ocupada pelos italiotas, povos da Europa oriental, que dividiram-se em diversos grupos como os latinos e sabinos. Esses povos fundaram vrias aldeias de pastores e agricultores, dentre elas Roma. Dois sculos depois, os etruscos, povos provenientes da sia, ocuparam a parte noroeste da pennsula e conquistaram a regio central, transformando a aldeia romana em cidade. 122

Depois dos etruscos, os gregos, no perodo de expanso territorial, fundaram vrias colnias na parte sul da pennsula. Aps a transformao de Roma em cidade, foi adotada a monarquia como forma de governo. Assim, os romanos passaram a ser governados por reis com auxlio de um Senado e da Assembleia Curial. O rei era o chefe militar e religioso assim, podia declarar guerras, administrar a justia e comandar os principais rituais religiosos. No entanto, seus poderes eram limitados, pois suas aes eram fiscalizadas pelo Senado - formado por cidados idosos que faziam parte das principais famlias romanas e pela Assembleia Curial composta por soldados. O Senado tambm possua a funo de elaborar as leis e a Assembleia Curial de julg-las e de eleger altos funcionrios. Nesse perodo, a sociedade romana estava dividida da seguinte forma: Patrcios: formavam a aristocracia romana, pois descendiam das primeiras famlias que fundaram Roma. Eram considerados os cidados e podiam ocupar os altos cargos na poltica, na administrao pblica, na religio e no exrcito. Alm disso, eram os ricos proprietrios de terras, rebanhos e escravos. Plebeus: formavam a maioria da populao e eram homens e mulheres livres que se dedicavam ao artesanato, ao comrcio e aos trabalhos na agricultura e criao de animais. No geral, trabalhavam para os patrcios e no tinham participao na poltica. Clientes: grupo formado por pessoas pobres, estrangeiros e escravos libertos que prestavam os mais diversos servios aos patrcios em troca de proteo e sobrevivncia. Escravos: pessoas endividadas ou prisioneiros de guerra que trabalhavam tanto no comrcio como no campo. Na Monarquia a quantidade de escravos era pequena. Durante o perodo monrquico, muitas obras pblicas foram realizadas em Roma: como a construo de casas e muralhas e ampliao de ruas e praas. No entanto, essa modernizao beneficiou somente os patrcios, causando um descontentamento muito grande entre os plebeus que passaram a exigir melhores condies de vida, participao na poltica e no exrcito. A cidade de Roma acabou se tornando palco de muitas revoltas. Diante dessa situao, o rei passou a permitir que somente plebeus enriquecidos assumissem funes militares. Essa atitude desagradou os patrcios que, em 509 a.C., afastaram o rei etrusco Tarqunio, o Soberbo, do poder e criaram uma nova forma de governo: a Repblica.

Senado: em latim, a palavra senado deriva de senex que significa homem velho.

123

ROMA: DA REPBLICA AO IMPRIO


A palavra repblica, em latim, significa coisa pblica, isto , que pertence a todos. Entretanto, essa nova forma de governo no atendeu a maioria da populao romana, pois os novos donos do poder de Roma, os patrcios, organizaram o governo republicano de forma a ocuparem os mais altos cargos polticos. Assim, o governo republicano era formado por dois cnsules que governavam auxiliados pelo Senado, magistrados e assembleias. Os dois cnsules eram escolhidos pelo Senado e tinham a funo de executar as decises tomadas por esse rgo. Os senadores eram nomeados pelos magistrados que estavam divididos em: pretores, que aplicavam a justia; censores, que realizavam o censo, ou seja, contavam o nmero de cidados e quanto possuam de bens; edis, responsveis pelo segurana, abastecimento e conservao das cidades e questores, que cuidavam da arrecadao dos impostos. Todos os cnsules, senadores e magistrados eram patrcios. Havia, ainda, as Assembleias que contavam com a participao de plebeus, mas controladas pelos patrcios. Descontentes com a pouca participao poltica, os plebeus promoveram revoltas e obtiveram inmeras conquistas como mostra o quadro seguinte:

Tribuno da Plebe (493 a.C.): formada somente por plebeus, tinha o poder de impedir qualquer deciso desfavorvel sua camada social. Leis das Doze Tbuas (450 a.C.): primeiro conjunto de leis escritas que valia para patrcios e plebeus.

Lei da Canuleia (445 a.C.): permitia o casamento entre plebeus e patrcios. Lei Lucnia (367 a.C.): proibia a escravido por dvidas e permitia que plebeus ricos ocupassem qualquer cargo poltico. Durante os conflitos entre patrcios e plebeus, os romanos j dominavam toda a pennsula Itlica e partir do sculo III a.C. passaram a disputar o mar Mediterrneo com os outros povos. Entre 264 a 146 a.C. os romanos travaram trs guerras contra os cartagineses, povo da cidade de Cartago, localizada ao norte da frica fundada por fencios. Esses conflitos ficaram conhecidos como as Guerras Pnicas (pois os cartagineses eram chamados de punis pelos romanos). Vitoriosos nas trs guerras, os romanos passaram a controlar quase todas as regies em torno do mar Mediterrneo, ampliando seus domnios Macednia, Grcia, Sria, Glia (atual Frana), Portugal, Egito, sia Menor, Britnia (atual Inglaterra) e outras regies. 124

A partir do sculo I a.C., os romanos tinham dominado o comrcio, a agricultura, a minerao, o artesanato, enfim, todas as atividades econmicas desenvolvidas pelos povos no Mar Mediterrneo que passou a ser denominado de mare nostrum, ou seja, nosso mar. Os territrios conquistados eram transformados em provncias de Roma, suas riquezas eram exploradas ao mximo e os prisioneiros de guerra eram transformados em escravos. As conquistas possibilitaram a formao da classe social dos cavaleiros, que enriqueceram com o comrcio e os impostos cobrados das reas sob o seu domnio. Ocorreu tambm um aumento da populao de escravos em Roma causando um desemprego em massa dos plebeus. A grande quantidade de escravos ocasionaram vrias revoltas, principalmente pelas pssimas condies de vida e maus tratos em que eram submetidos. A maior delas ocorreu em Roma sob a liderana do escravo Esprtaco. Alm do problema com os escravos, a Repblica Romana, enfrentou um superpovoamento de suas cidades, principalmente de plebeus que retornavam das guerras empobrecidos, fazendo com que formassem um grande nmero de pessoas sem trabalho. A fim de conter os problemas internos, os irmos Tibrio e Caio Graco, pertencentes ao Tribuno da Plebe, tentaram promover reformas sociais entre os anos de 133 a 122 a.C. Dentre essas medidas estavam a reforma agrria, que limitava o tamanho das propriedades rurais e propunha a distribuio de terras para camponeses pobres atravs da desapropriao das grandes propriedades dos patrcios. Essas propostas sofreram forte oposio dos patrcios no Senado e os irmos Gracos acabaram sendo assassinados. Nesse perodo, o governo romano novamente entra em uma crise social: os conflitos entre patrcios e plebeus se intensificam e explodem revoltas de escravos e dos povos conquistados por vrias regies de domnio romano. Na tentativa de solucionar essa crise, em meados do sculo I a.C., o Senado aumenta para trs o nmero de cnsules, todos chefes militares. A Repblica Romana implantava o Triunvirato (palavra que em latim significa junta de trs homens) e o primeiro foi organizado em 60 a.C. pelos generais Pompeu, Crasso e Jlio Csar. Pompeu ganhou prestgio por suas vitrias na Scilia, Pennsula Ibrica (onde atualmente se localizam os territrios de Portugal e Espanha) e na frica. Crasso morreu em uma guerra de conquista na sia, e Jlio Csar, juntamente com sua legio, conquistou a Glia (atual Frana). Com a morte de Crasso, Jlio Csar (100-44 a.C) tornou-se o nico governante de Roma, assumindo os poderes de cnsul, tribuno, sumo sacerdote e supremo comandante do exrcito. A fim de ganhar apoio popular, promoveu diversas reformas como a criao de novas colnias para a ocupao da plebe, concesso de cidadania romana aos povos conquistados e determinou que os grandes proprietrios de terras empregassem uma certa quantidade de trabalhadores livres. Descontentes com essas medidas, os patrcios conspiraram contra Csar que foi assassinado em 44 a.C., a punhaladas em pleno Senado. 125

Aps a morte de Csar, seus defensores organizaram um Segundo Triunvirato formado por Otvio, que governava o Ocidente, Marco Antnio, o Oriente e Lpido a frica. Assim como aconteceu com Csar, Otvio acumulou poderes e ttulos como o de princeps senatus (chefe do Senado e Primeiro Cidado), Augusto (sagrado), procnsul (principal comandante militar), pontfice mximo (chefe religiosos) e principalmente o de Imperador de Roma. Dessa forma, Otvio Augusto, como passou a ser chamado, tornou-se o primeiro Imperador de Roma. Era o fim da Repblica e o incio de outro perodo da histria romana: o Imprio. Durante o seu governo (de 27 a 14 a.C.), Otaviano Augusto realizou novas conquistas, dentre elas a regio da Palestina, e procurou manter a paz nos territrios conquistados estabelecendo a chamada pax romana que se prolongou por mais duzentos anos. A fim de diminuir o descontentamento de plebeus, escravos e povos conquistados, criou teatros (com apresentaes de peas de comdia), circos (onde aconteciam corridas de cavalos atrelados a carros de combates), anfiteatros (destinados s lutas de gladiadores), termas ou banhos pblicos, rede de esgoto, aquedutos e estradas. Essas medidas faziam parte da chamada poltica do po e circo. Utilizada desde o perodo republicano, essa poltica consistia na realizao de grandes espetculos a cu aberto gratuitos e na distribuio de trigo, ingrediente bsico para a produo do po. Assim, grande parte da populao que vivia na misria esquecia dos problemas cotidianos. Durante esse perodo, Roma viveu uma grande fase na economia tornando-se a capital do mundo antigo e o centro comercial entre as diferentes partes do Imprio.

SACANNEAR IMAGEM Maquete de Roma Antiga Livro:Projeto Ararib 5 srie Pgina 189
Maquete da antiga cidade de Roma no Perodo Imperial

Foi durante o Imprio que nasceu Jesus Cristo, na Palestina, uma das provncias romanas. Sua histria pode ser encontrada na Bblia, no Novo Testamento. Contam as Sagradas Escrituras que aos 30 anos, dizendo ser o messias esperado, Jesus Cristo comeou a percorrer as cidades, pregando o amor, a paz, a igualdade entre os homens, a ressurreio e a vida eterna aos bons e a crena em um nico Deus. Essas ideias no foram vistas com bons olhos pela autoridade romana, e durante o reinado do Imperador Tibrio (14-37 d.C.), Jesus foi acusado de traidor, agitador e blasfemo e acabou sendo condenado pena mxima romana: a crucificao. 126

Nem mesmo a sua morte fez com que os seus ensinamentos ficassem esquecidos, pois, atravs de seus apstolos e seguidores, eram transmitidos para diversos povos do Imprio. A proposta dos seguidores de Jesus Cristo, que ficaram conhecidos como cristos, era de uma religio universal. Os cristos, durante muito tempo, foram perseguidos pelos romanos, pois no participavam das cerimnias oficiais do Imprio, no cultuavam o Imperador, no aceitavam o politesmo e no prestavam servio militar. Essa perseguio s teve fim quando o Imperador Constantino concedeu liberdade de culto a todos os povos cristos atravs do Edito de Milo assinado em 313 e no sculo IV, com o Imperador Teodsio (346-395), o cristianismo se tornou a religio oficial do Imprio.

O Fim do Imprio Romano


A partir do sculo III, o Imprio Romano comeou a enfrentar uma sria crise poltica, econmica e social, decorrente das disputas pelo poder entre generais e senadores, m utilizao do dinheiro pblico, falta de mo-de-obra escrava (decorrente da diminuio das conquistas) e uma diminuio na produo agrcola. Outro fator que contribuiu para aumentar ainda mais essa crise foram as invases das fronteiras do Imprio por povos brbaros que eram na sua maioria, de origem germnica, como os alamanos, burgndios, francos, godos, ostrogodos, saxes, suevos, vndalos e visigodos. Esses povos se deslocaram em direo ao sul da Europa penetrando na fronteira procura de terras frteis. De cultura tribal e seminmade, dedicavam-se na maior parte do tempo agricultura, ao pastoreio e guerra. Muitos j agiam como aliados dos romanos incorporados aos seus exrcitos. Durante o sculo V, essas invases se tornaram incontrolveis, principalmente quando os hunos (povos guerreiros da Monglia, leste da sia), promoveram saques e matanas por onde passavam, o pressionando os germnicos a adentrarem cada vez mais na fronteira do Imprio. Ao mesmo tempo em que ocorriam essas invases, as cidades do Imprio eram abandonadas e grande parte da populao se estabelecia no campo nas grandes propriedades rurais. Assim, parte de tudo que era produzido, destinava-se aos donos das terras que, em troca, davam proteo e moradia aos trabalhadores. Esse sistema de trabalho cou conhecido como colonato. A m de conter as invases, em 395, o Imperador Teodsio dividiu o Imprio Romano em duas partes: Imprio Romano do Ocidente, com capital em Roma e Imprio Romano do Oriente, com a capital em Constantinopla (cidade construda onde antes era Bizncio, antiga colnia grega). O Imprio Romano do Oriente conseguiu sobreviver por aproximadamente mais mil anos, at 1453. J, o Imprio Romano do Ocidente, no resistiu: em 476, os hrulos, um dos povos brbaros, invadiram e conquistaram Roma. Seu chefe, Odoacro, assumiu o poder com o ttulo de rei de Roma. 127

Esse acontecimento provoca a queda do Imprio Romano do Ocidente e, segundo muitos historiadores, marca tambm o fim da Antiguidade e o incio da Idade Mdia.

A Diviso do Imprio Romano no ano de 395 d.C.

Apstolos: nome dado aos seguidores de Jesus Cristo para divulgar a sua mensagem; discpulos. Blasfemo: que ofende a divindade ou religio. Desapropriar: privar da posse de propriedade ou de sua terra. Provncia: territrios conquistados fora da pennsula Itlica e eram governados por magistrados romanos que deviam pagar impostos. Em geral, a cultura e a organizao administrativa do local conquistado era preservada. Reforma Agrria: conjunto de medidas que tornam a propriedade, a posse e o uso da terra acessvel a um nmero maior de pessoas ou famlias.

1. Faa um fichamento em seu caderno sobre os perodos monrquico, republicano e imperial romano destacando os seguintes assuntos: a) Organizao do governo. b) Diviso da sociedade. c) Transformaes em Roma. d) Guerras e conflitos. e) Conquistas dos plebeus. f) Mudanas territoriais. 128

M.M.Albuquerque et alii. Atlas Histrico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991.

2. Faa em seu caderno o quadro a seguir e complete as informaes:

FORMAS DE GOVERNO Da Monarquia para a Repblica Da Repblica para o Imprio

O QUE MUDOU

O QUE PERMANECEU

3. Leia o texto seguinte e responda as questes: Roma, no apogeu do Imprio, era uma cidade superpovoada e muito rica. Entretanto, a beleza de seus templos, baslicas, termas e teatros contrastava violentamente com a misria visvel em sua ruas. A cidade cresceu desordenadamente e sem nenhum planejamento (...). Por essa razo, os habitantes da maior metrpole do mundo antigo estavam sujeitos a condies muito pouco satisfatrias em termos de saneamento, higiene e conforto. (...) Nos fins da Repblica, as ruas da Roma Antiga no eram pavimentadas e sim muito sujas. Havia leis que proibiam a populao de suj-las com qualquer tipo de detritos; mesmo assim, o povo jogava nas ruas as mais variadas espcies de imundcies. Como resultado, o mau cheiro era uma constante em toda a cidade. O movimento nas ruas de Roma era intenso. Carroas, liteiras, cavaleiros montados, vendedores ambulantes, mendigos, amestradores de serpentes, engolidores de espadas, professores dando aulas, alm de ces e porcos correndo e uma multido indo e vindo. (...) O barulho era terrvel durante o dia, no diminua muito nas ruas romanas quando a noite chegava. Percorrer as ruas romanas noite no era programa muito recomendvel. Os ataques de ladres, que agiam sem dificuldades, pois elas no eram iluminadas (cada transeunte levava uma espcie de lanterna, para clarear seu caminho), e tambm o perigo de atropelamento pelos veculos eram dois bons motivos para que a populao evitasse deixar suas casas depois do pr-do-sol.
O.L. Ferreira. Visita a Roma Antiga. So Paulo: Moderna, 1993.

a) Atribua um ttulo ao texto. b) Quais eram os maiores problemas enfrentados pelos moradores da Roma antiga? Explique com trechos do texto. c) Esses problemas continuam nas grandes cidades brasileiras da atualidade? Explique. d) Produza um texto com ilustraes de como seria viver na cidade de Roma durante o perodo Imperial. 129

4. Compare o mapa a seguir com o do Imprio Romano e responda: O que aconteceu com o territrio que pertencia aos romanos depois das invases brbaras?
M.M.Albuquerque et alii. Atlas Histrico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991. Mapa representando as invases bbaras durante o sculo V.

Assim como os gregos, os romanos influenciaram diretamente a nossa cultura. Essa presena pode ser percebida, no Direito, na lngua, no teatro, na literatura, na escultura e nas construes como mostra a imagem seguinte de um aqueduto romano localizado na cidade de Lisboa, em Portugal.

Juntamente com os seus colegas, na Sala de Informtica, pesquise na Internet imagens e textos da cultura romana que esto presentes na nossa forma de viver. Depois apresente para a classe e organize um mural da seguinte forma: herana DOS ANTIGOS ROMANOS OS ROMANOS ANTIGOS A INFLUNCIA NA NOSSA CULTURA

130

Anda mungkin juga menyukai