Anda di halaman 1dari 15

POLTICAS PBLICAS E REGIO: NOTAS SOBRE O CONTEXTO REGIONAL NO PLANO NACIONAL DE CULTURA

Ronaldo Bernardino Colvero1 Tiago Costa Martins2

Resumo: Cultura e regio, devidamente articuladas em termos tericos, carregam elementos constitutivos de ordem simblica e material (funcional). Nesse sentido, o presente estudo procura, a partir das polticas pblicas, compreender como o contexto regional est articulado com a cultura no Plano Nacional de Cultura - PNC. A partir da anlise das diretrizes, estratgias e aes do Plano caracteriza-se o contexto regional pela noo funcional e/ou simblica. Para tanto, faz-se uma breve descrio de cultura e poltica cultural, bem como de territrio e regio. Os dados coligidos no Plano Nacional evidenciam uma caracterizao do contexto regional voltado para os aspectos funcionais de recorte, delimitao e articulao do espao geogrfico em contraposio aos aspectos simblicos de representao, prticas, identidades, etc. Palavras-chave: Territrio; Produo cultural; Desenvolvimento regional.

Introduo
Dentre as inmeras possibilidades de relacionar cultura e regio, uma delas est na compreenso da construo social que permeia ambos os conceitos. Mas a apropriao adequada de determinadas concepes tericas pode delimitar melhor essa relao. A cultura em si simblica, sentido, ato espiritual (CANCLINI, 1983). No entanto, cultura tambm pode ser funcional. Os usos e apropriaes da produo cultural na contemporaneidade adentra numa ordem recursiva cultura. George Ydice (2004), ao sugerir que a cultura j no pode ser pensada somente como uma condio antropolgica, ou como alta cultura, ou cultura de massa, mas como uma ao recursiva, prope uma viso transversal: recurso econmico; recurso social (principalmente de incluso); recurso poltico. Por seu turno, regio, devidamente associada com territrio, carrega consigo uma constituio social orientada para uma funcionalidade. Haesbaert (2010) entende que a

Professor Doutor do Curso de Cincia Poltica, Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, Campus So Borja. Professor efetivo no Programa de Ps-graduao em Memria Social e Patrimnio na Universidade Federal de Pelotas UFPel. Contato: rbcolvero@gmail.com 2 Professor do Curso de Relaes Pblicas nfase em produo cultural Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Mestre e doutorando em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Bolsista no Programa de Doutorado Sanduche no Exterior, PDSE/CAPES, processo n 18017-12-6, Universidade da Beira Interior UBI, LabCom, Covilh, Portugal. Contato: tiagomartins@unipampa.edu.br

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

regio responde a uma anlise da organizao e diferenciao do espao geogrfico, mas tambm remete s questes simblicas quando, por exemplo, trata dos regionalismos ou das identidades regionais. Assim, pode-se dizer que tanto a cultura quanto a regio carregam consigo elementos materiais e simblicas. nessa perspectiva que se insere o presente estudo. Busca-se, a partir das polticas pblicas, nomeadamente o Plano Nacional de Cultura, compreender como o contexto regional est articulado com a cultura. A partir da anlise das diretrizes, estratgias e aes do Plano procura-se responder como est caracterizado o contexto regional: funcional, simblico ou ambos? O texto a seguir apresenta brevemente as noes de cultura e poltica cultural, passando, posteriormente, a analisar a conceituao de territrio e regio. Por fim, analisa o Plano Nacional de Cultura a partir dos conceitos estruturados anteriormente, na tentativa de responder ao questionamento base deste estudo.

Cultura e polticas culturais


Em diferentes instncias, a definio de cultura sofre variaes na dinmica social. Desde uma definio mais primitiva voltada ao cultivo da terra, do gado, do campo, em um sentido agrcola (THOMPSON, 1995), passando, em meados do sculo XIX, pelas manifestaes intrnsecas a determinado local, como referncia estritamente geogrfica, at a definio a partir de um valor cognitivo, daquilo que apreendido pelo indivduo. O surgimento e a expanso dos meios de comunicao de massa alterou a dimenso da cultura para outra dinmica. A ascenso do capitalismo e da industrializao absorveu a cultura na ordem econmica. Cultura como uma mercadoria de lazer e entretenimento, diverso e distrao (HORKHEIMER; ADORNO, 2000), dentro de um processo material vinculado as formas materiais de reproduo da vida social. Nesse entendimento a cultura pode ser vista como o que caracteriza uma sociedade, compreendendo a linguagem, os costumes, os mitos, etc. numa perspectiva simblica e, tambm, numa construo material representada por produtos, bens materiais e processos construdos pela relao material e simblica. Reconhecida pela sua caracterstica transversal, a cultura encontra na dinmica social diferentes formas de criaes, usos, manifestaes e apropriaes. Nesse contexto fala-se em cultura como recurso (YDICE, 2004). Recurso social de incluso, pertencimento, cidadania; recurso econmico, como

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

gerador de emprego e renda; e recurso poltico, desde apropriaes eleitorais at lutas complexas de poder. As polticas culturais se inserem na transversalidade da cultura e, de maneira geral, procuram intervir na realidade social a partir dessa ao recursiva. No entanto, as polticas no campo da cultura possuem algumas peculiaridades que merecem destaque. O socilogo portugus Antnio Firmino da Costa (1997) expe as possveis configuraes que as polticas culturais podem tomar. Ele considera o foco de realizao, especialmente os espaos sociais de afirmao cultural (erudita; indstria cultural; espaos coletivos; e espaos domsticos), cruzado com os diversos modos de relao com os bens culturais (criao cultural; expresso cultural; participao; e recepo). Assim, possvel visualizar polticas nos vetores estruturantes, como a preservao, difuso, educao, democratizao, etc., ou com nfase nos agentes culturais que constituem determinada produo cultural. De modo geral as polticas culturais podem ser pensadas como um conjunto de intervenes realizadas pelo Estado, as instituies civis e os grupos comunitrios organizados, com o intuito culturais e consensuar uma ordem ou Na mesma linha de pensamento Brunner (1987, p. 178) entende que as polticas culturais possuem como terreno e objetivo la combinacin tpica de agentes y de instancias institucionales de organizacin que formaro a matriz bsica dos circuitos culturais. Ou seja, as polticas culturais atuam nos circuitos culturais, sendo que tais circuitos combinam uma srie de agentes e instncias institucionais que abarcam e esto contidos nas diferentes fases de produo, circulao e consumo dos bens culturais. Alm disso, as polticas culturais tambm fazem uma interface com o territrio. Afinal, como prope Martinell (1999, p. 202),
(...) una poltica cultural no puede ponerse en marcha, o no existe realmente, si no es a travs de unos agentes o actores concretos, los cuales entran en relacin con su realidad territorial y asumen algunas responsabilidades en el conjunto de los objetivos que la propia poltica les propone.

Essa relao est dentro da perspectiva de anlise do presente estudo. Cabe um breve levantamento da noo de territrio e regio para entender a articulao no contexto do Plano Nacional de Cultura.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Territrio e regio
O primeiro ponto a ser estabelecido a compreenso de espao e de territrio. Para isso, vrios autores vm se debruando sobre o tema desde muito tempo. Cada qual, a seu turno, aplica abordagens distintas para classificar essa categoria que, no presente trabalho, fundamenta a base da anlise sobre as prticas culturais a serem desenvolvidas no Brasil a partir do PNC. Raffestin (1993), um dos pioneiros no estudo deste tema, aponta que o espao uma categoria que antecede o territrio, uma matria encontrada ou acessvel a partir da terra. O espao est voltado para a natureza-superfcie, para os recursos naturais. J o territrio seria a categoria principal do estudo da geografia. No bojo de sua compreenso est o conjunto de relaes do sistema tridimensional composto pela sociedade-espaotempo (SAQUET, 2009). Milton Santos, um dos mais laureados gegrafos contemporneos, ps o conceito de espao com papel central em toda sua obra. Seguindo a linha crtica dialtica desenvolvida pelo materialismo, este autor ressalta a economia e a poltica como peas basilares para a compreenso da construo e da alteridade do espao. Neste sentido, aponta que o mesmo abarca a totalidade da vida social, apresentando-se como produto e condio da dinmica scio-espacial. (SANTOS, 1979) Da mesma forma, territrio tambm era um conceito bastante comentado e presente em todas as obras daquele autor. Para ele, o territrio nada mais seria que um recorte do espao, no qual estariam interligados trabalho e consumo. Seria uma poro do espao apropriada pelo Estado-nao que, articulada ao espao mundial, era o palco para a realizao das atividades criadas pela herana cultural de cada povo. Neste sentido, apontava Santos (1996, p. 51) que:
A configurao territorial dada pelo conjunto formado pelos sistemas naturais existentes em um dado pas ou numa dada rea e pelos acrscimos que os homens superimpuseram a esses sistemas naturais. A configurao territorial no o espao, j que sua realidade vem de sua materialidade, enquanto o espao rene a materialidade e a vida que a anima (SANTOS, 1996, p.51).

Portanto, o territrio apresenta uma materialidade histrica que o define e o ressignifica com o tempo, negando, cada vez mais, a natureza natural. Ele usado, reorganizado, configurado, normatizado, racionalizado.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Marcelo de Souza (2001), por sua vez, aplica uma lente de aumento sobre o conceito de territrio e afirma que o mesmo possui uma raiz poltica e tambm cultural, visto que identifica nas grandes metrpoles grupos sociais que estabelecem relaes de poder, formando territrios no conflito pelas diferenas culturais. Aquele autor aponta que o territrio um espao definido e delimitado por e a partir de relaes de poder, e que o poder no se restringe ao Estado e no se confunde com violncia e dominao. Assim, o conceito de territrio deve abarcar mais que o territrio do Estado-Nao. Nessa tica, podemos vincular tal acepo com territrios regionais, os quais servem de palco para a disputa do poder entre os grupos sociais. Alm disso, h certa viso de que, na origem do termo Territrio, est presente uma representao material e simblica. Para Haesbaert (2007) o termo se aproxima de:
[...] terra-territorium quanto de terreo-territor (terror, aterrorizar), ou seja, tem a ver com dominao (jurdico-poltica) da terra e com a inspirao do terror, do medo - especialmente para aqueles que, com esta dominao, ficam alijados da terra, ou no "territorium" so impedidos de entrar. Ao mesmo tempo, por outro lado, podemos dizer que, para aqueles que tm o privilgio de plenamente usufrui-lo, o territrio pode inspirar a identificao (positiva) e a efetiva "apropriao". O territrio diz respeito tanto ao poder no sentido concreto, de dominao, quanto ao poder no sentido mais simblico de apropriao (HAESBAERT, 2007, p. 20).

A associao com o poder que prevalece nesse pensamento notria. Raffestin (1993) posiciona o territrio como o espao socialmente produzido, dando forte nfase dimenso poltica. O poder para Haesbaert (2007), no est somente numa base tradicional do poder poltico, est na apropriao e dominao. Apropriao no sentido mais implcito ou simblico, carregado das marcas do vivido, do valor de uso, o segundo mais co ncreto, funcional e vinculado ao valor de troca (HAESBAERT, 2007, p. 21) e dominao no sentido poltico-econmico, mais concreta e funcional. A noo estabelecida pelo continuum em sentido relacional, entre o material e o simblico. Ou seja, h uma articulao entre territrios com uma carga funcional, tambm material, at aqueles com uma maior carga simblica. Pode-se dizer que o espao existe como base para a realizao humana, mas que sofre a interferncia da produo e das relaes sociais, constituindo, desse meio, um espao socializado (mesmo que em regies rurais), onde as interaes humanas moldam, consciente ou inconscientemente sua prpria viso dessa categoria subjetiva, em que pesem todas as aspiraes de dada sociedade. Ele no deve ser relativizado apenas no que

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

tange ao territrio, mas tambm ao tempo e aos fenmenos sociais, ambientais, culturais, polticos e econmicos que ocorrem dentro e fora dele. A isso, porm, pode ser feito um recorte, a fim de que sejam ressaltadas particularidades de um dado espao, a que chamamos de regio. fundamental comentarse aqui, que tal recorte no deve ser encarado como uma poro separada, pois mantm constante sua relao com o todo (macro), interferindo e sofrendo interferncias deste. A despeito dessas compreenses faz-se a partir deste momento uma correlao com a noo de regio. Evidentemente que a discusso terica e prtica que envolve o uso de tais conceitos densa, no sendo possvel dar conta de tal discusso neste breve estudo.
O que define cada conceito, em primeiro lugar, a problemtica qual ele est ligado: a regio responde tambm a uma questo de ordem tericometodolgica, a anlise da organizao e diferenciao do espao geogrfico (e seu recortamento), mas que inclui, obviamente, a prpria natureza prtica dessa articulao/diferenciao, esteja ela ligada a fenmenos como a diviso espacial (inter-regional) do trabalho, os regionalismos ou as identidades regionais; o territrio, por sua vez, dirigido questo das relaes entre espao e poder (se quisermos, um dos elementos centrais para aquela diferenciao e articulao regional), em suas diversas manifestaes (desde o poder em seus efeitos mais concretos at suas manifestaes mais simblicas) (HAESBAERT, 2010, p. 178).

A essa correlao o autor ir chamar de focal, buscando superar esse dualismo. Isto , o territrio tem o foco nas prticas sociais (principalmente nas de poder) e a regio tem o foco nos processos gerais e mais amplos no articular, diferenciar e recortar o espao. O que implica [para a regio] trabalhar no entrecruzamento ou no limiar entre diferenciao como construo social efetiva e como recorte espacial classificatrio/analtico (HAESBAERT, 2010, p. 178). Vrias so as discusses que visam chocar os enfoques regionais com os nacionais ou internacionais, afirmando que o primeiro no se presta a uma anlise mais aprofundada, pois no apresentaria as condies necessrias construo de uma relao com o todo. Entretanto, o que se entende por regio serve justamente para demonstrar que a regio e o local acabam por dizer mais a respeito do Brasil [mas no s dele] do que se pode esperar quando se detm ao nvel macro da ideologia nacional. As regies ou o local so zonas de densificao da problemtica de incorporao e apropriao do nacional. (NORONHA, 1999, p. 34)

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Conforme Cludia Viscardi, que enfoca a questo regional na historiografia, um dos principais problemas que podem ser percebidos nos trabalhos que optam pela histria regional, que a regio estudada tende a vir isolada do contexto em que se insere. Poucas ou nenhumas relaes so feitas com outras regies ou com a totalidade. (VISCARDI, 1997, p. 95) Este problema advm, muitas vezes, da tentativa em se delimitar um espao por formas rgidas, sendo que a regio, apresentada como um constructo de seus agentes, deve ter suas fronteiras delimitativas [...] fluidas e que variam em funo das circunstncias em que so delineadas. (VISCARDI, 1997, p. 96) pelas prticas e construes sociais que possvel compreender, no foco deste trabalho, que territrio e regio esto na (i) ordem do espao socialmente produzido por um ator social (conjunto) imbricado de relaes apropriao e dominao e (ii) implicam diferentes dimenses (material e simblica). A regio responde prpria natureza prtica da articulao/diferenciao e o territrio um dos elementos centrais para essa diferenciao e articulao regional em suas inmeras prticas e representaes sociais (HAESBAERT, 2010). Aliado aos dois conceitos aqui elencados, devemos ressaltar a importncia de outro, o qual afetado pelas polticas culturais do Estado: a identidade. Como uma base comum, na qual podemos destacar a interao como processo mediador da formao/construo de tal elemento, a identidade cultural faz-se presente e aumenta a complexidade das possveis consequncias da aplicao de um plano em nvel nacional. Inclusive, como veremos mais adiante, ela faz parte da primeira dimenso a ser afetada pela nova poltica cultural. Inmeros pesquisadores debruaram-se ao longo do tempo na tentativa de desvendar os meios pelos quais as identidades so formadas e a contribuio do meio, bem como da psique nesse processo. Dentre aqueles podemos destacar Lacan, Wallon, Weber, Kardiner, e at mesmo brasileiros, como Florestan Fernandes e Jos de Souza Martins. Diante de to difusas propostas, no nos possvel analis-las detalhadamente neste trabalho, contudo, apontamos os estudos de Stuart Hall como importantes no atual contexto, haja vista que o mesmo desenvolve suas anlises sobre a ps-modernidade. As assertivas deste autor indicam que, atualmente: A identidade torna-se uma celebrao mvel: formada e transformada continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. (Hall, 1987, p. 1213)

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Nesse sentido, o autor desenvolve sua teoria das comunidades imaginadas, traando um paralelo entre nao e identidade cultural, afirmando que uma sociedade que se pretende nacional s o a partir do momento que a representao cultural indica como os indivduos devem agir enquanto partcipes de uma comunidade simblica. Assim, conclui que:
As culturas nacionais so uma forma distintivamente moderna. A lealdade e a identificao que, numa era pr-moderna ou em sociedades mais tradicionais, eram dadas tribo, ao povo, religio e regio, foram transferidas, gradualmente, nas sociedades ocidentais, cultura nacional. As diferenas regionais e tnicas foram gradualmente sendo colocadas, de forma subordinada, sob aquilo que Gellner chama de "teto poltico" do estado-nao, que se tornou, assim, uma fonte poderosa de significados para as identidades culturais modernas. (HALL, 2006, p. 49).

Contudo, essa cultura nacional, como o autor mesmo aponta no transcorrer da sua obra, construda pelos fragmentos regionais que so coadunados num amlgama dialtico, de interao entre elementos mais circunscritos e outros mais gerais. Mesma discusso que aplica aos efeitos da globalizao sobre as identidades, sobre as quais afirma poder existir identidades partilhadas, mediadas pelos meios de comunicao e fazendo com que as identidades nacionais passem a ser vnculos com o local e o regional.

O Plano Nacional de Cultura


O Plano Nacional de Cultura foi institudo pela Lei n. 12.343, em dezembro de 2012, pelo presidente Lus Incio Lula da Silva. Dividida em cinco captulos, a lei procura apresentar sistematicamente a proposta nacional para cultura at o ano de 2020. A lei apresenta uma srie de princpios norteadores, assim como 16 objetivos pontuais do Plano Nacional. O primeiro objetivo reconhecer e valorizar a diversidade cultural, tnica e regional brasileira. Operacionalmente o Ministrio da Cultura (2013) relacionou a poltica pblica e a cultura em trs dimenses dentro do Plano. A dimenso simblica sugere que tais polticas devem buscar o reconhecimento e a valorizao do capital simblico do brasileiro. Para tanto preciso uma ao de fomento a este capital que gere qualidade de vida, pertencimento, identidade. A cidad a segunda dimenso. Busca-se um acesso universal cultura, estimulando a criao, a democratizao e levando em conta os (novos) meios de

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

difuso e fruio para isso. Por fim, a dimenso econmica, vista e aproveitada como fonte de oportunidades para a gerao de emprego e renda. Dentro da perspectiva adotada nesse estudo, que busca relacionar cultura e regio pela conexo simblico/material (funcional), o Plano Nacional apresenta um conjunto de diretrizes e aes que articulam cultura e regio. Para tanto, vale destacar a categorizao do que ser representado como simblico e funcional. A tabela abaixo procura elucidar essa separao. Tabela 01 Categorizao do contexto regional.
Contexto regional Simblico Funcional Associao Aspectos que destacam as representaes sociais, identidades, alteridades, costumes, prticas. Aspectos que procuram recortar, delimitar, articular um espao geogrfico. Elementos que posicionam ou que induzem aes racionalmente elaboradas.

Fonte: prprios autores baseado em Haesbaert (2007; 2010).

Assim, para sistematizar a anlise proposta far-se- uma apresentao das diretrizes e um enquadramento das estratgias e aes que envolvem o contexto regional. o que se busca abaixo.

Do Estado - Fortalecer a funo do Estado na institucionalizao das polticas culturais; Intensificar o planejamento de programas e aes voltadas ao campo cultural; Consolidar a execuo de polticas pblicas para a cultura Nessas diretrizes vale destacar a manifesta preocupao com as questes regionais. Dentre as 9 funes do Estado uma sugere a territorializao e a regionalizao das polticas culturais. Abaixo as estratgias e aes que relacionam o contexto regional. Quadro 01 Estratgias, aes e contexto regio I PNC.
Estratgia Estimular a diversificao dos mecanismos de financiamento para a cultura e a coordenao entre os diversos agentes econmicos (). Ao Incentivar a formao de consrcios intermunicipais, de modo a elevar a eficincia e a eficcia das aes de planejamento e execuo de polticas regionais de cultura. Promover o investimento para a pesquisa de inovao e a produo cultural independente e regional. Ampliar e regulamentar as contrapartidas socioculturais, de desconcentrao regional, de acesso, de apoio produo independente e de pesquisa para o incentivo a projetos com recursos Contexto regio Funcional

Simblico

Ampliar e desconcentrar os investimentos em produo, difuso e fruio cultural, visando ao equilbrio entre as diversas fontes e reduo

Funcional

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

das disparidades regionais e desigualdades sociais, com prioridade para os perfis populacionais e identitrios historicamente desconsiderados em termos de apoio, investimento e interesse comercial. Aprimorar o mecanismo de incentivo fiscal, de forma a aproveitar seus recursos no sentido da desconcentrao regional, sustentabilidade e alinhamento s polticas pblicas. Dinamizar as polticas de intercmbio e difuso da cultura brasileira no exterior, em parceria com as embaixadas brasileiras e as representaes diplomticas do Pas no exterior, a fim de afirmar a presena da arte e da cultura brasileiras e seus valores distintivos no cenrio global ().

oriundos da renncia fiscal.

Funcional

Desenvolver polticas pblicas para estimular o trnsito da arte e das manifestaes culturais nas regies fronteirias brasileiras, ampliando o relacionamento com outros pases do continente.

Funcional

Fonte: BRASIL (2010), com adaptaes.

Da diversidade Reconhecer e valorizar a diversidade; proteger e promover as artes e expresses culturais


O elemento da diversidade um dos eixos principais do Plano Nacional de Cultura. A relao entre identidade e alteridade traz consigo elementos simblicos fundamentais cultura brasileira. Quadro 02 Estratgias, aes e contexto regio II PNC.
Estratgia Realizar programas de reconhecimento, preservao, fomento e difuso do patrimnio e da expresso cultural dos e para os grupos que compem a sociedade brasileira, especialmente aqueles sujeitos discriminao e marginalizao (). Ao Realizar campanhas nacionais, regionais e locais de valorizao das culturas dos povos e comunidades tradicionais, por meio de contedos para rdio, internet, televiso, revistas, exposies museolgicas, materiais didticos e livros, entre outros. Fomentar a difuso nacional e internacional das variaes regionais da culinria brasileira, valorizando o modo de fazer tradicional, os hbitos de alimentao saudvel e a produo sustentvel de alimentos Contexto regio Funcional

Simblico

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Fortalecer e preservar a autonomia do campo de reflexo sobre a cultura, assegurando sua articulao indispensvel com as dinmicas de produo e fruio simblica das expresses culturais e linguagens artsticas.

Ampliar os programas voltados realizao de seminrios, publicao de livros, revistas, jornais e outros impressos culturais, ao uso da mdia eletrnica e da internet, para a produo e a difuso da crtica artstica e cultural, privilegiando as iniciativas que contribuam para a regionalizao e a promoo da diversidade.

Funcional

Fonte: BRASIL (2010), com adaptaes.

Do acesso Universalizar o acesso dos brasileiros arte e cultura; Qualificar ambientes e equipamentos culturais para a formao e fruio do pblico; Permitir aos criadores o acesso s condies e meios de produo cultural
Uma das dimenses da cultura contempla os aspectos da cidadania. Essa diretriz trata especificamente desse ponto ao apresentar alternativas para ultrapassar o estado de carncia e falta de contato com os bens simblicos e contedos culturais.

Quadro 03 Estratgias, aes e contexto regio III PNC.


Estratgia Ampliar e diversificar as aes de formao e fidelizao de pblico, a fim de qualificar o contato com e a fruio das artes e das culturas, brasileiras e internacionais e aproximar as esferas de recepo pblica e social das criaes artsticas e expresses culturais. Ampliar a circulao da produo artstica e cultural, valorizando as expresses locais e intensificando o intercmbio no territrio nacional, inclusive com as de outros pases, com constante troca de referncias e conceitos, promovendo calendrios de eventos regulares e de apreciao crtica e debate pblico. Ao Fomentar unidades mveis com infraestrutura adequada criao e apresentao artstica, oferta de bens e produtos culturais, atendendo s comunidades de todas as regies brasileiras. Contexto regio Funcional

Estimular o equilbrio entre a produo artstica e as expresses culturais locais em eventos e equipamentos pblicos, valorizando as manifestaes e a economia da cultura regional, estimulando sua interao com referncias nacionais e internacionais. Integrar as polticas nacionais, estaduais e municipais dedicadas a elevar a insero de contedos regionais, populares e independentes nas redes de televiso, rdio, internet, cinema e outras mdias.

Simblico

Simblico

Fonte: BRASIL (2010), com adaptaes.

Do desenvolvimento sustentvel Ampliar a participao da cultura no desenvolvimento socioeconmico; Promover as condies necessrias para a consolidao da economia da cultura; Induzir estratgias de sustentabilidade Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

nos processos culturais


Neste tpico a cultura est direcionada dimenso econmica. Associa-se ao circuito de produo, circulao e consumo dos bens e servios culturais em diferentes segmentos e escalas. Quadro 04 Estratgias, aes e contexto regio IV PNC.
Estratgia Incentivar modelos de desenvolvimento sustentvel que reduzam a desigualdade regional sem prejuzo da diversidade, por meio da explorao comercial de bens, servios e contedos culturais. Ampliar o alcance das indstrias e atividades culturais, por meio da expanso e diversificao de sua capacidade produtiva e ampla ocupao, estimulando a gerao de trabalho, emprego, renda e o fortalecimento da economia. Avanar na qualificao do trabalhador da cultura, assegurando condies de trabalho, emprego e renda, promovendo a profissionalizao do setor, dando ateno a reas de vulnerabilidade social e de precarizao urbana e a segmentos populacionais marginalizados. Ao Inserir as atividades culturais itinerantes nos programas pblicos de desenvolvimento regional sustentvel. Contexto regio Funcional

Fomentar a associao entre produtores independentes e emissoras e a implantao de polos regionais de produo e de difuso de documentrios e de obras de fico para rdio, televiso, cinema, internet e outras mdias.

Funcional

Fomentar atividades de intercmbio interregional, internacional e residncias artsticas de estudantes e profissionais da cultura em instituies nacionais e estrangeiras do campo da cultura.

Funcional

Fonte: BRASIL (2010), com adaptaes.

Da participao social Estimular a organizao de instancias consultivas; Construir mecanismos de participao da sociedade civil; Ampliar o dilogo com os agentes culturais e criadores
Esta diretriz estabelece as estratgias e aes pertinentes ao estabelecimento de uma eficiente e eficaz relao entre Estado e sociedade. Retoma-se a dimenso cidad do Plano Nacional dando nfase a participao social.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Quadro 05 Estratgias, aes e contexto regio V PNC.


Estratgia Aprimorar mecanismos de participao social no processo de elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao das polticas pblicas de cultura. Ampliar a transparncia e fortalecer o controle social sobre os modelos de gesto das polticas culturais e setoriais, ampliando o dilogo com os segmentos artsticos e culturais. Ao Aperfeioar os mecanismos de gesto participativa e democrtica, governo eletrnico e a transparncia pblica, a construo regionalizada das polticas pblicas, integrando todo o territrio nacional com o objetivo de reforar seu alcance e eficcia. Promover o monitoramento da eficcia dos modelos de gesto das polticas culturais e setoriais por meio do Sistema Nacional de Informaes e Indicadores Culturais - SNIIC, com base em indicadores nacionais, regionais e locais de acesso e consumo, mensurando resultados das polticas pblicas de cultura no desenvolvimento econmico, na gerao de sustentabilidade, assim como na garantia da preservao e promoo do patrimnio e da diversidade. Contexto regio Funcional

Funcional

Fonte: BRASIL (2010), com adaptaes.

Consideraes finais

A apresentao dos dados requer uma compreenso aprofundada em termos de contedo. No entanto, algumas leituras so inicialmente possveis. Primeiro importante verificar que o contexto regional est inserido em trs estratgias e em 15 aes. No universo de 274 aes do Plano as que mencionam o contexto regional nfimo. Estaria o contexto regional no associado ao Plano Nacional de Cultura? Dentro da proposta do estudo a ideia de associao pode ser entendida no contexto simblico, neste caso uma representao do contexto regional, e na perspectiva funcional. Cabe lembrar que no primeiro est contido um forte vis identitrio, na qual se considera as relaes sociais, a apropriao e, at mesmo, a dominao dos agentes sociais sobre o espao. J no funcional prevalece uma ao racional com relao a fins, para usar um conceito weberiano. Ao traduzir essa noo pode-se dizer que usar o contexto regional pode ser o meio recursivo mais adequado para se atingir os fins estabelecidos no Plano.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Assim, ao traduzir o contedo do plano nas duas categorias nota-se que o contexto regional predominantemente funcional nas estratgias e aes. Ao todo a referncia regio est associado em doze citaes funcionais e 04 simblicas. Prticas, uso de indicadores, formas de atuao apresentam aspectos funcionais de recorte, delimitao e articulao do espao geogrfico em contraposio aos aspectos simblicos de representao, prticas, identidades, etc. O andamento do estudo procurar elucidar melhor esse contexto. Referncias
ALBAGLI, Sarita. Territrio e territorialidade. IN: BRAGA, Christiano et al. (org.). Territrios em movimento: cultura e identidade como estratgia de insero competitiva. Rio de Janeiro: Dumar / Braslia: SEBRAE, 2004. p. 25-69. BRUNNER, Jos Joaqun. La cultura como objeto de polticas. Santiago, Chile: FLACSO, 1985. _________________. Polticas culturales y democracia: hacia una teora de las oportunidades. IN: CANCLINI, Nstor Garca (ed.). Polticas culturales en Amrica Latina. Mxico: Editorial Grijalbo, 1987. 175-203p. CANCLINI, Nstor Garca. As culturas populares no capitalismo. So Paulo: Editora Brasiliense, 1983. __________________. Polticas culturales en Amrica Latina. Mxico: Editorial Grijalbo, 1987. COSTA, Antnio Firmino da. Polticas Culturais: conceitos e perspectivas. OBS revista do Observatrio das Actividades Culturais. Lisboa, n. 02, p. 01-06, out., 1997. HAESBAERT, Rogrio. Territrio e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia. Rio de Janeiro, ano IX, n. 17, p. 19-45, 2007. ___________________. Regional-global: Dilemas da regio e da regionalizao na geografia contempornea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. HALL, Stuart. "Minimal Selves", in: Identity: The Real Me. ICA Document 6. Londres: Institute for Contemporary Arts, 1987. _______________. A centralidade da cultura: notas sobre as revolues do nosso tempo. Educao & Realidade. Porto Alegre: ufrgs/faced, v.22, n.2, jul/dez, 1997, p. 15-46. __________. A identidade cultural na ps-modernidade. 11.ed. Trad.: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. So Paulo: DP&A, 2006.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indstria cultural: o iluminismo como mistificao de massas. IN: ADORNO, Theodor et ali. Teoria da cultura de massa. So Paulo: Paz e Terra, 2000. 169-214p. MARTINELL, Alfons. Los agentes culturales ante los nuevos retos de la gestin cultural. Revista Ibero-americana de Educacin. n. 20, May/ago., 1999. p. 201-215. NORONHA, Marcio Pizarro. Regio, identificaes culturais In: HISTRIA: debates e tendncias, Passo Fundo, v. 1, n 1, 1999. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do Poder. So Paulo: tica, 1993. SANTOS, M. A natureza do espao Tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1996. SAQUET, Marcos Aurelio. Por uma abordagem territorial. IN: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savrio. Territrios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular, 2009. p. 73-94. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. 6 Ed. So Paulo: Editora Vozes, 1995. VISCARDI, Cludia Maria Ribeiro. Histria, Regio e Poder: a busca de interfaces metodolgicas In: LOCUS: revista de histria, Juiz de Fora, v.3, n. 1, jan.-jun. 1997. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. YDICE, George A convenincia da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013

Anda mungkin juga menyukai