Anda di halaman 1dari 11

IDENTIFICAO DO TRABALHO

TTULO: AUTORES:

A Viso Positiva do Lucro Negativo


JOS ANTONIO DE FRANA CONTADOR CRC-DF 2.864 JORGE KATSUMI NIYAMA CONTADOR CRC-SP 089007/T-DF

ENDEREO P/CORRESPONDNCIA: Universidade de Braslia Departamento de Cincias Contbeis e Atuariais

SNTESE DO CURRICULO DOS AUTORES JOS ANTONIO DE FRANA 1 - Auditor Independente; 2 Especializado em auditoria interna e externa; em Anlise Econmico-Financeira e em Anlise de Sistemas; 3 - Mestre em Contabilidade; 4 Mestre em Administrao Contbil e Financeira; 5 Professor Concursado do Departamento de Cincias Contbeis e Atuariais da Universidade de Braslia UnB; 6 Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal. JORGE KATSUMI NIYAMA 1 - Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria; 2 Ex-Auditor do Banco Central do Brasil; 3 - Professor Titular Concursado do Departamento de Cincias Contbeis e Atuariais da Universidade de Braslia; 4 Membro da Comisso de Especialistas de Ensino Superior do MEC/SESU. Assumimos inteira responsabilidade pelas informaes aqui prestadas, bem como por todo o teor do trabalho apresentado.

A Viso Positiva do Lucro Negativo

R E S U M O
O trabalho apresenta uma pesquisa que objetiva demonstrar a influncia do lucro negativo ou prejuzo, no valor econmico das empresas. Considera o prejuzo uma conseqncia acidental das operaes ordinrias de uma empresa em continuidade, bem como enfatiza que a influncia do lucro negativo pode ser mensurada pelo aumento do valor econmico do ativo, pela variao que provoca nos indicadores de retorno sobre ativo, sobre o capital prprio e alavancagem financeira. Enfatiza ainda que essa influncia conseqncia do reconhecimento do crdito tributrio relativo ao imposto de renda da pessoa jurdica e da contribuio social sobre o lucro lquido, cuja contabilizao est disciplinada pela NIC 12 reformulada e em vigor desde 01/01/1998. A pesquisa foi desenvolvida nas demonstraes contbeis publicadas de doze empresas brasileiras de diversos ramos de atividade e no teve acesso aos dados primrios. Porm, todas as empresas esto auditadas por auditores independentes. Para determinar do grau de alavancagem financeira as despesas financeiras foram tomadas pelo seu valor lquido e para determinar os tributos incidentes sobre o resultado econmico antes das despesas financeiras foram efetuados ajustes, eliminando o resultado de participao societria. A pesquisa conclui que a empresa que reconhece os efeitos tributrios oriundos do lucro negativo tem valor diferenciado da que no o faz.

A viso positiva do lucro negativo


1. Contextualizao
A literatura econmica utiliza a terminologia lucro para expressar o resultado positivo de uma gesto empresarial ou de um perodo menor da administrao de um negcio1. Em sentido oposto, pode ser utilizada a terminologia prejuzo para indicar o resultado negativo. Ambas as terminologias podem ser chamadas de lucro, sendo a segunda, lucro negativo. Podemos ainda, utilizando um contexto mais abrangente, substituir as duas pela terminologia rdito (Lopes de S , 1994, p. 393). Os lucros negativos podem ser esperados e considerados normais em empreendimentos novos ou em descontinuidade, porm acidentais em empreendimentos maduros e em continuidade de suas operaes. Depreende-se disto que as empresas no so constitudas para gerar prejuzos e sim riquezas, agregar valor e remunerar os detentores do capital. Em princpio, nas empresas em continuidade de operaes, a gerao de prejuzo pode parecer fator de degradao do patrimnio e gesto desastrosa dos recursos produtivos. Contudo, esse entendimento no deve ser generalizado, pois algumas empresas podem apresentar prejuzo em fase de expanso de negcios lucrativos. Outras, lucro, em fase de descontinuidade de suas operaes2. Um aspecto relevante do prejuzo submetido a este estudo o aumento do valor do ativo da empresa. Uma empresa que apresente prejuzo gera crdito tributrio contra o Estado e esse crdito, em obedincia aos princpios fundamentais de contabilidade deve ser registrado e demonstrado como ativo realizvel. Ao contrrio, uma empresa que apresente lucro, no sentido positivo, naturalmente, aumenta o valor do passivo com os detentores do capital, com o Estado e com terceiros. O presente trabalho objetiva demonstrar a influncia do lucro negativo ou prejuzo, no valor do ativo da empresa, considerando o prejuzo uma conseqncia acidental das operaes ordinrias de uma empresa em continuidade. Essa influncia pode ser mensurada tanto pelo aumento do valor econmico do ativo, quanto pela variao que provoca nos indicadores de retorno sobre ativo, sobre o capital prprio, endividamento, solvncia e alavancagem, na proporo do valor do crdito tributrio capitalizado. Por retorno deve-se entender a relao entre o lucro negativo lquido e o total do ativo e o total do capital prprio, antes e depois do IRPJ e CSLL. A influncia sobre o endividamento e solvncia no so tratadas neste trabalho.
1

Samuelson & Nordhaus (1993, p. 325) dizem que o lucro definido pelos contabilistas como a diferena entre receitas totais e custos totais. 2 As empresas administradoras de consrcio, normalmente, em fase de crescimento apresentam prejuzo, tendo em vista que o custo das vendas incorre todo na venda de cotas que o incio do negcio. Nos meses subsequentes ao da instalao do grupo ou na descontinuidade da empresa no h mais custos a serem absorvidos e a os lucros gerados so volumosos. 3

A influncia exercida sobre o retorno do ativo e do capital prprio est relacionada com o aumento do Ativo, do Patrimnio Lquido e com a reduo do lucro negativo; sobre a estrutura de capital, com o desequilbrio que provoca, aumentando a participao do capital prprio no total do ativo, em contraposio reduo relativa do capital de terceiros. O estudo compara demonstraes contbeis divulgadas de empresas brasileiras, com e sem o reconhecimento do ativo constitudo pelo crdito tributrio e mostra as diferenas de leitura que o usurio da informao contbil ter ao se defrontar com essas duas situaes, motivado pela expectativa positiva de realizao do referido ativo.

2. A expectativa positiva de realizao do ativo oriundo do lucro negativo


Para que o lucro negativo possa gerar o respectivo ativo de crdito tributrio necessrio que a empresa satisfaa as exigncias da normatizao contbil e da legislao tributria. A norma internacional de contabilidade n 12 apresenta requisitos para que o ativo seja constitudo. Um dos requisitos apresentados que haja razovel expectativa de realizao do crdito. Essa expectativa est relacionada com a futura gerao de lucro contbil e fiscal positivos, que gerar obrigao tributria e, obviamente, que a empresa no esteja em processo imediato de descontinuidade de suas operaes. Desta forma, a empresa que esteja em descontinuidade de suas operaes e apresente lucro negativo no deve reconhecer o ativo de crdito tributrio, por no haver expectativa de realizao, salvo se houver autorizao fiscal para alienao do respectivo crdito. A legislao brasileira disciplina os fatos que devem ser considerados na apurao do lucro para efeitos de tributao ou lucro real, como regulado. Dentre esses fatos destacam-se a adio das despesas no dedutveis e a excluso das receitas no tributveis ao lucro apurado pela contabilidade financeira. Esses ajustes feitos ao lucro negativo apurado pela contabilidade financeira determinam a base de clculo ajustada sobre a qual o ativo tributrio deve ser constitudo. O no reconhecimento desse ativo, nas condies de continuidade das operaes da empresa, impacta na divulgao do balano com erro, o que certamente prejudicar as avaliaes de desempenho e da capacidade de gerao de caixa futuro. A omisso dessa informao, do ponto de vista gerencial, eqivale ocultar reservas que podem influenciar no quantum do indicador de solvncia e no valor da empresa. A legislao tributria brasileira tem permitido a reduo de passivo financeiro tributrio de uma empresa com o ativo de crdito tributrio gerado por lucros negativos de outra empresa. Recentemente, com a instituio do programa de recuperao fiscal, REFIS, foi permitido que as empresas endividadas com o Governo Federal comprassem lucros fiscais negativos de outras empresas para reduzirem os encargos de seu passivo tributrio relativo a multa. Na edio de 03.04.2001 da Gazeta Mercantil, a Centrais Eltricas do Par S.A CELPA, divulga em sua demonstrao do resultado que efetuou essa transao produzindo uma economia tributria de R$ 9.110 mil. Em outras oportunidades tem sido permitida a compra de lucro negativo para reduzir o prprio imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido das empresas tributadas pelo lucro real. Essa flexibilidade fiscal tem permitido que empresas endividadas, que tenham lucros fiscais negativos acumulados, realizem financeiramente ativos dessa natureza e solvam seus passivos.
4

A realizao desse tipo de ativo, naturalmente, tem ocorrido com a negociao de desgio e autorizao do fisco. Essa prtica modifica a estrutura de capital das empresas, medida que possibilita empresa compradora, a aquisio de um ativo financeiro por valor inferior ao seu valor de troca e vendedora, realizar um ativo que dependia da sua capacidade de recuperao. A alterao de estrutura de capital na empresa compradora de crdito tributrio no objeto deste estudo. Esse mercado, por no ter divulgao regular, beneficia principalmente administradores com conhecimento de administrao contbil e financeira e, em especial, os detentores de lucro fiscal negativo, cuja viso de prticas contbeis-tributrias permite reduzir o custo de ociosidade desse ativo que pode ter prazo longo de realizao. Do outro lado, os detentores de passivo tributrio, com viso de reduo de custo de inadimplncia ou da ousadia de apostar na inoperncia do fisco, podem alavancar negcio, extinguindo relevantes parcelas de obrigaes com o Estado usufruindo de desconto significativo. Essas vantagens, embora materialmente relevantes, dependem de oportunidade fiscal e se aplicam tanto a tributos federais quanto a estaduais e sua adequada evidenciao depende das prticas contbeis utilizadas.

3. Empresas com lucro fiscal negativo e prticas contbeis distintas


Dentre as empresas que apuram lucro fiscal negativo encontram-se as que praticam a ativao do crdito tributrio e as que no o fazem. Foi realizada pesquisa em edies do jornal Gazeta Mercantil entre os dias 09 de maro e 03 de abril do corrente ano de 2001, com foco nas empresas que apresentam lucro fiscal negativo. Das demonstraes contbeis divulgadas foram selecionadas doze empresas de segmentos de atividades distintos, como energia eltrica, metalurgia, transporte areo e laminados de madeira, dos exerccios de 1999 e 2000, conforme demonstrado na Tabela 1. Tabela 1 Empresas que apresentam lucro fiscal negativo Empresas Ativo Patrimni Passivo o lquido ALUNORTE 1.329.292 312.671 1.016.621 ALBRS 1.919.635 236.517 1.683.118 RGE 1.844.770 953.363 891.407 TAM L.REAS 979.922 190.796 789.126 ONS 57.669 19.102 38.567 GUARAN 2.347.666 1.906.554 894.689 CIA TIET 1.737.017 389.549 1.347.468 EUCATEX 697.984 382.923 315.061 VALE PARANAPANEMA 569.807 242.574 327.233 CAIU 1.515.488 505.514 1.009.974 CEMAT 1.278.309 316.232 962.077 QMRA 514.348 191.430 322.918 TOTAL 14.791.907 5.647.225 9.598.259
Crdito Data de Ano Lucro tributrio Publicao fiscal negativo 322.770 65.735 09.03.01 1999 203.283 101.077 09.03.01 1999 78.758 20.362 23.03.01 2000 125.913 42.145 26.03.01 1999 2.090 0 27.03.01 2000 420.356 0 27.03.01 1999 134.358 57.317 27.03.01 1999 6.204 766 30.03.01 2000 93.034 4.191 03.04.01 2000 114.668 19.278 03.04.01 2000 137.778 21.963 03.04.01 2000 54.795 14.772 03.04.01 2000 1.694.007 347.606

Das doze empresas selecionadas duas no divulgam na demonstrao do resultado a constituio do crdito tributrio sobre o lucro negativo, embora seus balanos demonstrem a
5

existncia de crdito dessa natureza. Pela limitao do acesso aos dados primrios no foi possvel afirmar se o crdito tributrio demonstrado no balano se refere ao lucro fiscal negativo ou a outras transaes. Se referido ativo demonstrado no balano das duas empresas se referir ao lucro negativo dos exerccios sociais divulgados, a demonstrao do resultado no apresenta adequadamente as informaes. A relao entre o crdito tributrio e o lucro contbil negativo no constante para todas as empresa, embora a alquota do imposto de renda das pessoas jurdicas seja a mesma. As diferenas, conforme demonstradas na Tabela 2, esto relacionadas com os ajustes internos que so feitos pelas empresas no lucro contbil negativo para determinao do lucro fiscal negativo no livro de apurao do lucro real. Tabela 2 Participao do crdito tributrio no total do Ativo, no Patrimnio Lquido e no lucro contbil negativo EMPRESAS ALUNORTE ALBRS RGE TAM L.REAS CIA TIET EUCATEX VALE PARANAPANEMA CAIU CEMAT QMRA TOTAL
% CRDITO TRIBUTRIO SOBRE ATIVO % CRDITO TRIBUTRIO SOBRE PATRIMNIO LQUIDO % CRDITO TRIBUTRIO SOBRE LUCRO NEGATIVO

4,95 5,27 1,10 4,30 3,30 0,11 0,74 1,27 1,72 2,87 2,81

21,02 42,74 2,14 22,09 14,71 0,20 1,73 3,81 6,95 7,72 9,34

20,37 49,72 25,85 33,47 42,66 12,35 4,50 16,81 15,94 26,96 27,34

Conforme mostra a Tabela 2, o crdito tributrio varia de 4,50% a 49,72% sobre o lucro contbil negativo; de 0,20% a 42,74% sobre o patrimnio lquido e de 0,11% a 5,27 sobre o ativo. As dez empresas, das doze que demonstraram a prtica contbil de reconhecimento do ativo tributrio, apresentam um lucro contbil negativo total de R$ 1.271.561 mil (1.694.007 2.090 420.356) e um ativo de crdito tributrio total de R$ 347.606 mil. No conjunto das dez empresas, o tributo diferido para perodos futuros, produz uma economia financeira correspondente a 27,34% do total do lucro contbil negativo; 9,34% do total do patrimnio lquido e 2,81 do total do ativo. A evidenciao das informaes relativas a essa prtica contbil est prevista pelos princpios fundamentais de contabilidade brasileiros que disciplinam o reconhecimento desse ativo por meio do princpio da oportunidade. Referido princpio recomenda que o fato deve ser registrado simultaneamente a sua ocorrncia. Esse princpio foi observado por dez das doze empresas selecionadas no estudo, conforme a leitura que pode ser feita da Tabela 1, coluna crdito tributrio, cujo impacto est refletido nos indicadores de avaliao da gesto.

4 Impacto do lucro negativo nos indicadores de avaliao da gesto


O reconhecimento do ativo tributrio oriundo do lucro fiscal negativo impacta de forma positiva no retorno do ativo, no retorno do capital prprio e na estrutura de capital. A Tabela 3 demonstra o ativo, o patrimnio lquido e o lucro negativo antes e depois dos efeitos do crdito tributrio das dez empresas que utilizam procedimentos contbeis comuns de reconhecimento do referido crdito tributrio. Tabela 3 Efeitos do crdito tributrio sobre o ativo, patrimnio lquido e lucro negativo EMPRESAS A T I V O PATRIMNIO LUCRO NEGATIVO
LQUIDO Depois do Antes do Depois do Antes do Depois do Crdito Crdito Crdito Crdito Crdito Tributrio Tributrio Tributrio Tributrio Tributrio Antes do Crdito Tributrio

ALUNORTE ALBRS RGE TAM L.REAS CIA TIET EUCATEX VALE PARANAPANEMA CAIU CEMAT QMRA SOMA

312.671 -10.099 236.517 33.234 953.363 874.605 190.796 64.883 389.549 255.191 382.923 376.719 242.574 149.540 505.514 390.846 316.232 178.454 191.430 136.635 12.386.572 11.115.011 3.721.569 2.450.008

1.329.292 1.919.635 1.844.770 979.922 1.737.017 697.984 569.807 1.515.488 1.278.309 514.348

1.006.522 1.716.352 1.766.012 854.009 1.602.659 691.780 476.773 1.400.820 1.140.531 459.553

(257.035) (322.770) (102.206) (203.283) (58.396) (78.758) (83.768) (125.913) (77.041) (134.358) (5.438) (6.204) (88.843) (93.034) (95.390) (114.668) (115.815) (137.778) (40.023) (54.795) (923.955) (1.271.561)

As estruturas de ativo e de capital prprio, nas colunas depois do crdito tributrio, apresentam o efeito do crdito tributrio em funo do prejuzo negativo ajustado pelas despesas no dedutveis e receitas no tributveis calculadas internamente pelas empresas. As taxas de retorno sobre o ativo, sobre o patrimnio lquido e a relao capital de terceiros/capital prprio esto calculadas utilizando as informaes antes e depois do crdito tributrio, com base nos dados das Tabelas 1 e 3, e se encontram demonstrados na Tabela 4, depois das despesas financeiras.

Tabela 4 Indicadores de avaliao da gesto aps a deduo das despesas financeiras


RETORNO LQUIDO RETORNO LQUIDO CAPITAL 3 / CAPITAL DO ATIVO % DO CAPITAL PROPRIO EMPRESAS PRPRIO % Depois do Antes do Depois do Antes do Depois do Antes do Crdito Crdito Crdito Crdito Crdito Crdito Tributrio Tributrio Tributrio Tributrio Tributrio Tributrio ALUNORTE (19,336) (32,068) (82,206) (3.196,059) 3,2514 (100,6655) ALBRS (5,324) (11,844) (43,213) (611,672) 7,1163 50,6445 RGE (3,165) (4,460) (6,125) (9,005) 0,9350 1,0192 TAM L.REAS (8,548) (14,744) (43,904) (194,062) 4,1360 12,1623 CIA TIET (4,435) (8,383) (19,777) (52,650) 3,4590 5,2802 EUCATEX (0,779) (0,897) (1,420) (1,647) 0,8228 0,8363 VALE PARANAPANEMA (15,592) (19,513) (36,625) (62,213) 1,3490 2,1883 CAIU (6,294) (8,186) (18,870) (29,338) 1,9979 2,5841 CEMAT (9,060) (12,080) (36,623) (77,206) 3,0423 5,3912 QMRA (7,781) (11,924) (20,907) (40,103) 1,6869 2,3634 SOMA (7,459) (11,440) (24,827) (51,900) 2,3283 3,5367

O retorno sobre o ativo variou de -0,897% a -32,068% como se demonstra na coluna antes do crdito tributria para 0,779% a -19,336% na coluna depois do crdito tributrio, evidenciando no conjunto das dez empresas, uma reduo da perda de 34,80% [100-(-7,459/11,440*100)]. Tendncia semelhante ocorreu com o retorno sobre o capital prprio que variou de 1,647% a -3.196,059%, coluna antes do crdito tributrio para 1.420% a 82,206% na coluna depois do crdito tributrio, apresentando um crescimento de 52,16% [100-(-24,827/51,900x100)]. O mesmo ocorreu com relao dependncia de capital de terceiros que variou de 100,6655% a 50,6445% para 0,8228% a 7,1163%, apresentando no conjunto das dez empresas uma reduo 34,17% [100- (2,3283/3,5367x100)]. Desta forma, os efeitos tributrios do lucro negativo impactam substancialmente a informao contida nas demonstraes contbeis e possibilitam adequada interpretao na leitura dos indicadores de gesto. A no evidenciao desses efeitos pode provocar leitura e interpretao equivocadas da informao contida nas demonstraes contbeis. Aduza-se ainda ao equvoco citado, o fato de que as demonstraes contbeis das doze empresas foram auditadas por auditores independentes e duas empresas desse conjunto adotaram procedimento diferente. Os indicadores do estudo esto resumidos no grau de alavancagem financeira, por apresentarem efetiva influncia dos efeitos do lucro negativo na eficincia do uso do capital de terceiros.

5 Impacto dos efeitos do lucro negativo na alavancagem financeira


Espera-se que os efeitos provocados pelo lucro negativo no retorno sobre o ativo e sobre o capital prprio, bem como na dependncia do capital de terceiros, produzam tambm desequilbrio na alavancagem financeira. Com as limitaes que a pesquisa ofereceu, em funo do no acesso aos dados primrios, a Tabela 5 demonstra o lucro antes da despesa financeira e dos tributos, bem como referido lucro depois da deduo dos tributos sobre ele incidentes (IRPJ+CSLL).
8

Tabela 5 Lucro antes e depois da despesa financeira e dos tributos (IRPJ e CSLL)
EMPRESAS ALUNORTE ALBRS RGE TAM L.REAS CIA TIET EUCATEX VALE PARANAPANEMA CAIU CEMAT QMRA SOMA
LAIRCSLL

(322.770) (203.283) (78.758) (125.913) (134.358) (6.204) (93.034) (114.668) (137.778) (54.795) (1.271.561)

DESP FINANC 408.529 423.082 64.691 95.921 210.604 47.564 30.093 73.330 133.046 43.720 1.530.580

LADFIT AJUSTES IRPJ+CSLL 85.759 219.799 (14.067) (29.992) 76.246 41.360 (62.941) (41.338) (4.732) (11.075) 259.019 26.717 1.527 76.143 58.069 13.058 175.514 19.725 50.554 2.910 (6.898) 17.537 9.864 3.036 3.848 1.915 (2.547) 99.943

LDDFIT 66.034 169.245 (16.977) (23.094) 58.709 31.496 (65.977) (45.186) (6.647) (8.528) 159.076

Na Tabela 5 partiu-se do lucro antes da imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro lquido LAIRCSLL, adicionando-se a ele as despesas financeiras para se obter o lucro antes das despesas financeiras e dos tributos LADFIT. Do LADFIT foram deduzidos os valores da coluna IRPJ+CSLL calculados sobre o prprio LADFIT razo de 23% (IRPJ 15% e CSLL 8%) para se obter o lucro antes das despesas financeiras e depois dos tributos - LDDFIT. Partindo do LDDFIT calculou-se a taxa de retorno sobre o ativo, a taxa de retorno sobre o capital prprio, a taxa de dependncia de capital do capital prprio em relao ao capital de terceiros e o Grau de Alavancagem Financeira GAF, antes e depois dos efeitos do lucro negativo, demonstrados na Tabela 6. As despesas no dedutveis utilizadas na coluna de ajuste se referem apenas s perdas de participao societria divulgadas na demonstrao do resultado pelo mtodo da equivalncia patrimonial. Os demais ajustes possveis computveis base de clculo do IRPJ e CSLL no puderam ser efetuados em funo da limitao de acesso s informaes primrias. Assim, os ajustes referidos no tm por finalidade demonstrar a exatido da base de clculo dos referidos tributos, mas sim de evidenciar o valor sobre o qual se calculou os tributos citados antes da deduo da despesa financeira. Para o clculo das taxas de retorno sobre o Ativo, sobre o Capital Prprio e do GAF foram utilizados os dados das Tabelas 4 relativos ao Ativo e do Patrimnio Lquido e da Tabela 5 relativos ao LADFIT e LDDFIT.

Tabela 6 Grau de Alavancagem Financeira GAF com e sem os efeitos do lucro negativo RETORNO RETORNO SOBRE O GRAU DE SOBRE O ATIVO CAPITAL PRPRIO ALVANCAGEM EMPRESAS FINANCERIRA
Depois do Antes do Crdito Crdito Tributrio Tributrio Depois do Crdito Tributrio Antes do Crdito Tributrio Depois do Crdito Tributrio Antes do Crdito Tributrio

ALUNORTE ALBRS RGE TAM L.REAS CIA TIET EUCATEX VALE PARANAPANEMA CAIU CEMAT QMRA

0,04968 0,08817 (0,00920) (0,02357) 0,03380 0,04512 (0,11579) (0,02982) (0,00520) (0,01658)

0,08520 0,12806 (0,00797) (0,03512) 0,04757 0,05979 (0,13201) (0,02951) (0,00415) (0,02410)

(0,82206) (0,43213) (0,06125) (0,43904) (0,19777) (0,01420) (0,36625) (0,18870) (0,36623) (0,20907)

31,96059 (16,54845) (375,10975) (6,11672) (4,90136) (47,76382) (0,09005) 6,65589 11,30511 (1,94062) 18,62950 55,25819 (0,52650) (5,85139) (11,06680) (0,01647) (0,31472) (0,27545) (0,62213) 3,16311 4,71262 (0,29338) 6,32875 9,94190 (0,77206) 70,43186 186,08696 (0,40103) 12,60984 16,64067

Como era esperado, os efeitos do lucro negativo produziram significativa influncia no grau de alavancagem financeira das empresas. Nas empresas onde o LADFIT foi positivo, os efeitos do lucro negativo produziram aumento do grau de alavancagem financeira, na coluna Depois do Crdito Tributrio em relao coluna Antes do Crdito Tributrio, exceto a EUCATEX, que em funo da limitao da pesquisa no foi possvel obter a respectiva explicao. Nas empresas onde o LADFIT foi negativo, houve reduo do grau de alavancagem financeira, na coluna Depois do Crdito Tributrio em relao coluna Antes do Crdito Tributrio. Conforme exposto, pode-se concluir que a empresa que no reconhecer o ativo de crditos tributrios do lucro negativo divulga demonstraes contbeis que no representam adequadamente sua situao patrimonial e financeira. Se a empresa tiver suas demonstraes contbeis auditadas por auditores independentes, o razovel que os auditores ressalvem referidas demonstraes.

6 Concluso
A pesquisa realizada apresentou os crditos tributrios do imposto de renda da pessoa jurdica e da contribuio social sobre o lucro lquido, como os efeitos positivos do lucro negativo. Esses efeitos exercem significativa influncia nas demonstraes contbeis, aumentando o valor do ativo e do patrimnio lquido, impactando nos indicadores de desempenho da gesto. Os indicadores selecionados para o estudo foram resumidos no Grau de Alavancagem Financeira como o que mede os benefcios do capital de terceiros na produo de ativos em comparao com o capital prprio. Dessa comparao resultou que quando os lucros so positivos antes das despesas financeiras, os efeitos do lucro negativo reduzem os benefcios do capital de terceiros. Quando os lucros antes das despesas financeiras so negativos, os efeitos aumentam os referidos benefcios. O estudo tambm abordou que o reconhecimento do ativo referente aos efeitos do lucro negativo deve observar a continuidade das operaes da empresa, em obedincia aos princpios fundamentais de contabilidade brasileiros e que a inobservncia ao princpio da oportunidade produz demonstraes contbeis inadequadas.
10

O crdito tributrio deve ser constitudo nas condies em que haja razovel expectativa de sua realizao. A realizao poder ocorrer por meio de compensao com obrigaes tributrias futuras da mesma empresa ou por negociao com outra empresa, sendo neste caso, necessria autorizao do fisco. Assim, os efeitos do lucro negativo so efetivamente positivos e o administrador financeiro de empresa com esse tipo de ativo obter os respectivos benefcios medida do conhecimento que tiver das formas de usar o crdito tributrio oriundo do referido lucro negativo.

7 Bibliografia
Gazeta mercantil (edies 09/03/01; 23/03/01; 26/03/01; 27/03/01; 30/03/01; 03/04/01) International Accounting Standards Committee. Normas Internacionais de Contabilidade. LOPES DE S, A. Dicionrio de contabilidade. 8 ed. So Paulo; Atlas, 1994. SAMUELSON, Paul A. & NORDHAUS, William D. Economia. 14. ed. So Paulo; McGraw-Hill, 1993.

11

Anda mungkin juga menyukai