Anda di halaman 1dari 4

Quero conhecer seu trabalho...

Conversas realizadas por e-mail entre os dias 08/05/10 21/05/10

Michele Schmitz michele@terraforum.com.br


Ol, Chiquinho. Sou Educadora, atuo na rea de educao pblica e TIC. Vi seu perfil no Orkut e achei muito bacana a iniciativa do seu blog, creio que podemos juntar foras e compartilhar experincias educacionais via redes a princpio. Trabalhamos com muitas escolas pblicas, lanamos novo portal esta semana e h um canal que chamamos de Deu Certo, criado para compartilhamento de prticas em educao para que sirvam de inspirao para outros educadores. Topas participar divulgando teu blog? O portal lanado agora www.tfedu.com.br Envie um telefone para que possamos conversar um pouco. Abrao, FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com Ol Professora Michele, fico muito feliz pelos comentrios sobre meu trabalho. Para mim ser uma honra poder divulgar e partilhar minhas prticas pedaggicas com outros professores, afinal de contas este um dos objetivos do Blog O Historiador, propor novas alternativas para que os alunos construam conhecimentos de forma agradvel e partilhar minhas prticas na sala de aula com todos aqueles que se interessem por uma educao inovadora e construtivista. Atualmente venho pesquisando bastante sobre TICs e construindo instrumentos e prticas pedaggicas para facilitar as atividades na sala de aula. Sou professor de Histria em turmas de ensino mdio da Rede Privada e Orientador de TCC em uma Faculdade privada. Tambm ministro oficinas sobre Prticas Inovadoras na Sala de Aula para professores da Rede Pblica aqui em minha cidade. Venho explorando bastante uso pedaggico das TICs na sala de aula, pois acredito que o professor no s deve aprender a operar os equipamentos e softwares, mas tambm construir conscincia e formas pedaggicas de utiliza-los.

Dentre as propostas quem venho trabalhando atualmente destaco: - A Metodologia de Pesquisa Webquest - O uso orientado da internet onde o professor constroi e o aluno produz conhecimento, evitando o velho sistema Ctrl C e Ctrl V. - Os Jogos Opertorios na sala de aula, o uso de atividades ldicas e o colaborativas na assimilao de conhecimentos. - O Quiz Histria onde os alunos de qualquer parte do mundo competem entre si jogando e aprendendo Histria e ganhando prmios. - Produo de Games educativos mediante a utilizao de softwares via web.

- Uso da msica na sala de aula a partir da confeco de pardias e vdeo pardias utilizando softwares livres. - Blog O Historiador, local onde disponibilizo gratuitamente professores, alunos e amantes da Histria meus materiais produzidos.

O interessante que mesmo sendo professor de histria, minhas propostas pedaggicas podem ser adaptadas qualquer disciplina.

Estarei a disposio para maiores detalhes, um forte abrao!!!

Atenciosamente Prof. CHIQUINHO

Michele Schmitz michele@terraforum.com.br


Professor Chiquinho, Que tanto trabalho maravilhoso voc faz e destaco fortemente tua concepo sobre: mas tambm construir conscincia e formas pedaggicas de utiliza-los. E tenha certeza que tuas propostas em Histria, so convergentes a muitas outras reas do conhecimento. Copio aqui, Daniela Marques, que entrar em contato com voc para sabermos mais detalhes e publicarmos uma de suas prticas de sucesso, dentre tantas! Obrigada pela disponibilidade de compartilhar sua prtica. No temos dvidas que elas iro inspirar muitos educadores.

Forte abrao! FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com ok professora , estarei no aguardo.

Daniela Marques daniela@terraforum.com.br

Bom dia professor, sou jornalista e trabalho com a Michele no portal TFedu. Vamos publicar sua histria! Por gentileza, preciso somente q o senhor me relate o q tem de mais rico no seu trabalho, suas prticas e resultados, especialmente no que diz respeito formao de educadores. Em nossa seo Deu Certo optamos por publicar depoimentos, relatos... Por isso, conte-me por e-mail de uma maneira natural e inspiradora, ok? Pelos e-mails q Michele e vc trocaram, entendo q isso ser bem tranquilo. Aguardo sua resposta para publicarmos o quanto antes, ok?

FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com


Ol Daniele, obrigado pelo contato. Procurei relatar o mais resumidamente possvel o meu trabalho, espero poder servir para uma boa matria. Estou enviando o texto em anexo, qualquer dvida s perguntar Forte abrao! Professor Chiquinho

Daniela Marques daniela@terraforum.com.br


Professor! Muito obrigada pelo retorno! Sua histria mto legal. Todos aqui ficamos muito entusiasmados com o seu trabalho. Devo public-la em 2 dias, quando mudo novamente a home do portal, ok? Quando fizer isso, entro em contato. O senhor usa twitter? Um abrao e obrigada novamente, FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com Ol Daniela, fico muito feliz por est podendo contribuir. No uso Twitter, mas brevemente estarei utilizando. forte abrao e sucesso!!! Prof. Chiquinho

Daniela Marques daniela@terraforum.com.br


Boa tarde! Sua histria inspiradora j est no ar! http://www.tfedu.com.br/

Obrigada e um abrao,

FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com Obrigado pela ateno, a matria ficou excelente. Sempre que precisar estarei a disposio. Forte abrao e sucesso! Professor CHIQUINHO

Michele Schmitz michele@terraforum.com.br


Chiquinho.. Li mais uma vez a descrio das suas prticas...

Sabe que voc realmente um exemplo para a educao deste pas?! Parabns!

FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO chiquinhophb@gmail.com Obrigado pelo elogio professora. Ao longo da minha prtica pedaggica sempre acreditei que a educao deste pas s ir desenvolver-se e atingir suas metas, quando os professores e demais profissionais da educao partilharem de suas prticas ao invs do individualismo. Pois no adianta eu ser o melhor professor do mundo e meus companheiros continuarem atrasados. Penso em uma educao inovadora e colaborativa, em que professores no do aula, mas cuidam para que os alunos aprendam. desta forma que venho trabalhando, e me orgulho muito quando algum utiliza de minhas prticas ou elogia minha proposta pedaggica. isso que me impulsiona a continuar trabalhando, pesquisando e produzindo. Mais uma vez obrigado pelos elogios, um forte abrao! Professor Chiquinho

Anda mungkin juga menyukai