Anda di halaman 1dari 24

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof.

Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTES PARA FIXAO DO CONTEDO 01. (Assessor Jurdico/FURNAS 2009/FUNRIO) Antonio Pereira resolve ajuizar ao de indenizao contra Furnas Centrais Eltricas S/A, alegando que a empresa, ao instalar uma estao de transmisso eltrica em terreno contguo ao seu, inviabilizou o regular uso e gozo de sua propriedade, motivo pelo qual Antnio reivindica o direito reparao pelos danos sofridos. Assinale a opo correta: A) a ao deve ser ajuizada perante a Justia Federal, pois Furnas sociedade de economia mista, havendo patente interesse da Unio Federal no deslinde da causa. B) a ao deve ser ajuizada perante a Justia Estadual, pois Furnas sociedade de economia mista e apenas as causas de interesse da Unio, entidades autrquicas e empresas pblicas federais so de competncia da Justia Federal. C) a ao deve ser ajuizada perante a Justia Federal, pois Furnas empresa pblica federal, havendo expressa previso constitucional da competncia da Justia Federal nesse caso. D) a ao deve ser ajuizada perante a Justia Estadual, pois Furnas sociedade annima e no integra a administrao pblica federal indireta. E) a ao deve ser ajuizada perante o Tribunal Regional Federal, pois Furnas concessionria de servio pblico federal e subsidiria da Eletrobrs. 02. (Assessor Jurdico/FURNAS 2009/FUNRIO) A Constituio Brasileira estabelece que a explorao da atividade econmica deve ser feita em regra por empresas privadas e excepcionalmente pelo estado. O regramento constitucional das empresas pblicas e das sociedades de economia mista que explorem atividade econmica em concorrncia com as empresas privadas prev que A) a contratao de funcionrios precedida de concurso pblico de provas e ttulos, estando os mesmos sujeitos ao regime jurdico nico, na forma da lei. B) a desnecessidade da realizao de concurso pblico para contratao de funcionrios, estando os mesmos sujeitos ao regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho.

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

C) o funcionamento pelo perodo mximo de dez anos, prorrogvel por igual prazo por deliberao do Congresso Nacional. D) o regime jurdico tributrio prprio, previsto em lei complementar, podendo ser instituda a iseno de tributos para fazer face s exigncias do mercado, vedada sua extenso s empresas privadas. E) a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. 03. (Assessor Jurdico/FURNAS 2009/FUNRIO) Quanto classificao e execuo da Administrao Pblica, assinale a alternativa correta. A) Quanto execuo pode a Administrao Pblica ser classificada em execuo direta ou de execuo indireta. A execuo direta a realizada pelas pessoas jurdicas do direito pblico, pr seus prprios meios jurdicos, sendo a adotada para as atividades que lhe so essenciais. Fazem parte da estrutura constitucional do Estado e possuem poderes polticos e administrativos, como a Unio, os Estados e os Municpios, todos com autonomia poltica, administrativa e financeira. B) A administrao indireta composta por rgos de cada ente federado, portanto, compem-se por rgos que movimentam, animam e exteriorizam a sua vontade, que possibilitam a consecuo de seus objetivos e funes, dotadas de personalidade jurdica prpria, criadas por lei e se extinguem por ato decreto, com patrimnio prprio, oramento e receitas prprias. So dotadas de direo prpria e destinam-se a exercer atividades tpicas do Estado. C) A lei concede autonomia administrativa e financeira s autarquias, empresas pblicas e sociedade de economia mista, que so consideradas vinculadas na organizao do Estado. Administrao direta , dessa maneira, o conjunto de pessoas administrativas que vinculadas respectiva administrao, tm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada. D) As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico criadas por iniciativa conjunta do Estado e de particulares, enquanto as autarquias so pessoas de capacidade administrativa

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

criadas por lei e sujeitas ao regime de direito pblico, exceto as autarquias especiais como as agncias reguladoras. E) As sociedades de economia mista so entidades sem fins lucrativos inteiramente sujeitas ao regime jurdico-administrativo. 04. (Administrao/FUNAI 2009/FUNRIO) As autarquias, como entidades da administrao pblica indireta, possuem, dentre outras, as seguintes caractersticas: A) Personalidade jurdica privada e criao por decreto. B) Capacidade de auto-administrao e dependncia financeira. C) Criao por decreto e sujeio a controle. D) Dependncia financeira e oramento prprio. E) Criao por lei e capacidade de auto-administrao. 05. (Promotor de Justia/MPE PB 2010/CESPE) Considerando a jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, analise as proposies imediatamente abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas: I - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) consiste em servio pblico independente, no se sujeitando o seu pessoal administrativo a regime funcional estatutrio e tampouco regra do concurso pblico. II - A OAB no integra a Administrao Pblica Indireta, no ostenta a natureza jurdica de autarquia especial e tampouco se sujeita a qualquer controle ou tutela administrativa. III - Os conselhos de fiscalizao profissional, salvo a OAB, tm personalidade jurdica de direito privado. a) Apenas I errada. b) Apenas III errada. c) Apenas II errada. d) Apenas II e III so erradas. e) I, II e III so corretas. 06. (Analista de Trnsito/DETRAN PE/2010) Acerca da Administrao Direta e Indireta, correto afirmar que:

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

a) as autarquias so entidades criadas por lei, com personalidade jurdica de direito privado, para o desempenho de servio pblico centralizado. b) as fundaes pblicas se incluem entre os rgos da Administrao Direta. c) as agncias executivas podem ser constitudas sob a forma de empresa pblica ou sociedade de economia mista. d) as sociedades de economia mista so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico, para executar atividades tpicas da Administrao. e) as empresas pblicas so entidades com personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio. 07. (Arquiteto/CAIXA 2010/CESPE) Acerca da organizao administrativa do Estado e dos princpios que orientam a administrao pblica, assinale a opo correta. a) rgo pblico pode ser corretamente definido como crculo de competncias ou atribuies criado por lei para desempenhar as funes estatais e caracterizado por possuir personalidade jurdica prpria. b) A CAIXA, na qualidade de empresa pblica com capital exclusivamente pblico, possui personalidade jurdica de direito pblico. c) De acordo com a Constituio Federal de 1988, somente lei especfica pode autorizar a instituio de empresa pblica, obrigatoriedade essa que no se estende para a criao de subsidirias de empresa pblica, em razo de sua autonomia administrativa. d) No Brasil, o sistema de controle dos atos administrativos vigente o do contencioso administrativo ou sistema francs da dualidade de jurisdio, que se caracteriza por possuir um rgo administrativo com competncia exclusiva para proferir a ltima deciso sobre legalidade e legitimidade. e) O princpio da presuno de legitimidade que incide entre os atos administrativos caracteriza-se por presumir que toda atividade administrativa est em conformidade com a lei; no entanto, tratase de presuno relativa, uma vez que o administrado pode contest-la e provar o contrrio.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

08. (Promotor de Justia/MPE ES 2010/CESPE - adaptada) Tendo em vista os conceitos acerca da administrao pblica direta e indireta, das agncias reguladoras, das fundaes de direito pblico e privado e das organizaes sociais, assinale a opo correta. a) Como compartimentos internos da pessoa pblica, os rgos pblicos, diferentemente das entidades, so criados e extintos somente pela vontade da administrao, sem a necessidade de lei em sentido formal. b) As autarquias destinam-se a executar servios pblicos de natureza social e administrativa e atividades de cunho econmico ou mercantil. c) As agncias reguladoras, como autarquias de regime especial, dispem de uma disciplina legal nica, expressa em lei federal aplicvel a todas as esferas de governo. d) As fundaes de direito pblico detm alguns privilgios que so prprios das autarquias, como o processo especial de execuo, a impenhorabilidade dos seus bens, o juzo privativo, prazos dilatados em juzo e duplo grau de jurisdio. 09. (ADVOGADO/CAIXA 2010/CESPE) A respeito das empresas pblicas e das sociedades de economia mista e considerando a atuao fiscalizadora do Tribunal de Contas da Unio (TCU), assinale a opo correta. a) Segundo o TCU, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica, ainda que pretendam celebrar contratos diretamente relacionados com o exerccio da atividade fim, esto obrigadas a se submeter ao procedimento da licitao. b) A vedao da acumulao de empregos, cargos ou funes pblicas no se aplica s sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, em razo do regime concorrencial a que se submetem. c) As empresas pblicas, no que se refere a direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios, possuem personalidade jurdica de direito privado, no lhes sendo estendidas prerrogativas pblicas, ainda que se trate de atuao em regime no concorrencial para prestao de servios pblicos. d) Segundo o STF, o TCU no competente para fiscalizar as sociedades de economia mista exploradoras de atividade
www.pontodosconcursos.com.br 5

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

econmica, por entender que os bens dessas entidades so privados. e) A empresa pblica pode adotar qualquer forma de organizao societria, inclusive a de sociedade annima, enquanto a sociedade de economia mista deve, obrigatoriamente, adotar a forma de sociedade annima. 10. (Advogado/IPAJM 2010/CESPE) Tendo como fundamento as normas e princpios que regem a administrao pblica indireta, bem como o entendimento do STF sobre a matria, assinale a opo correta. A) Segundo o princpio da legalidade, somente por lei especfica podem ser criadas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes, cabendo lei complementar definir suas reas de atuao. B) Sociedades de economia mista devem, necessariamente, ter a forma de sociedades annimas, sendo reguladas basicamente pela Lei das Sociedades por Aes. C) Os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista se submetem ao regime trabalhista comum, cujos princpios e normas se encontram na Consolidao das Leis do Trabalho, sendo de natureza contratual o vnculo que se forma entre os empregados e tais pessoas jurdicas. Por esse motivo, o seu ingresso nessas empresas e sociedades no depende de prvia aprovao em concurso pblico. D) Crditos de empresas pblicas e sociedades de economia mista so inscritos como dvida ativa e podem ser cobrados pelo processo especial de execuo fiscal, tal como ocorre com os crditos da Unio, estados e municpios. E) A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos no goza de qualquer imunidade tributria, uma vez que a CF veda que empresas pblicas gozem de privilgios no extensivos s do setor privado. 11. (Advogado/BRB 2010/CESPE) Julgue os prximos itens a respeito das regras referentes organizao da administrao federal, e das regras que distinguem as administraes pblicas direta, indireta e fundacional. I. O Ministrio da Sade faz parte da estrutura da administrao pblica indireta.
www.pontodosconcursos.com.br 6

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

II. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica prpria e compem a estrutura da administrao pblica indireta. 12. (Tcnico Judicirio/TRE BA 2010/CESPE) Acerca da organizao administrativa e dos conceitos relativos administrao direta e indireta, julgue os itens que se seguem. I. As agncias reguladoras so entidades que compem a administrao indireta e, por isso, so classificadas como entidades do terceiro setor. II. A criao de uma autarquia para executar determinado servio pblico representa uma descentralizao das atividades estatais. Essa criao somente se promove por meio da edio de lei especfica para esse fim. 13. (Analista Judicirio/TRE BA 2010/CESPE) A respeito dos agentes pblicos, julgue os itens seguintes. I. Entre as diversas espcies de agentes pblicos, os servidores vinculados s empresas pblicas e s sociedades de economia mista so classificados como particulares em colaborao com o Estado. II. Segundo a CF, a administrao pblica pode promover contratao de servidores pblicos por tempo determinado, sem realizao de concurso pblico, quando houver excepcional interesse pblico e para atender necessidade temporria. 14. (Analista Judicirio/TRE MT 2010/CESPE) Acerca da organizao da administrao pblica no Brasil, assinale a opo correta. a) A criao de um ministrio na estrutura do Poder Executivo federal para tratar especificamente de determinado assunto um exemplo de administrao descentralizada. b) As empresas pblicas tm natureza jurdica de pessoas jurdicas de direito pblico interno.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

c) A criao das autarquias feita por lei, ao passo que as empresas pblicas e sociedades de economia mista so criadas por meio do registro dos atos de constituio no respectivo cartrio. d) As secretarias de estado e as autarquias estaduais fazem parte da administrao direta. e) A descentralizao administrativa ocorre quando se distribuem competncias materiais entre unidades administrativas dotadas de personalidades jurdicas distintas. 15. (Analista Judicirio/TRE MT 2010/CESPE) Assinale a opo correta com relao s noes sobre Estado e administrao pblica. a) Administrao pblica em sentido subjetivo compreende as pessoas jurdicas, os rgos e os agentes que exercem a funo administrativa. b) A administrao pblica direta, na esfera federal, compreende os rgos e as entidades, ambos dotados de personalidade jurdica, que se inserem na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos ministrios. c) O Estado Federal brasileiro integrado pela Unio, pelos estados-membros e pelo Distrito Federal, mas no pelos municpios, que, luz da CF, desfrutam de autonomia administrativa, mas no de autonomia financeira e legislativa. d) A prerrogativa de criar empresas pblicas e sociedades de economia mista pertence apenas Unio, no dispondo os estados, o Distrito Federal e os municpios de competncia para tal. e) As autarquias e as fundaes pblicas, como entes de direito pblico que dispem de personalidade jurdica prpria, integram a administrao direta. 16. (Analista Judicirio/TRE MT 2010/CESPE) Acerca de noes de administrao pblica, assinale a opo correta. a) Os rgos pblicos, componentes da administrao pblica desconcentrada descentralizada indireta, categorizados como independentes, no que tange posio estatal, caracterizam-se por serem originrios da CF e representativos dos poderes do Estado e por no possurem qualquer subordinao hierrquica. Alm disso, seus agentes so denominados agentes pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

b) As autarquias so entidades, pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei para desempenhar funes que sejam prprias e tpicas do Estado, de carter econmico. c) As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da administrao pblica direta, que desempenham atividades de carter econmico ou de prestao de servios pblicos, cujos integrantes so denominados servidores pblicos. d) A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, apesar de ter sido constituda como uma empresa pblica federal, possui natureza tipicamente pblica, por prestar servio pblico sujeito responsabilidade exclusiva da administrao direta, e goza de imunidade tributria e impenhorabilidade de seus bens. e) A administrao pblica centralizada divide as suas atribuies e poderes necessrios para a efetiva prestao dos servios pblicos em uma estrutura interna composta por centros de competncia personificados e criados por lei, denominados autarquias. 17. (Seleo de Oficiais/PMDF 2010/CESPE) No que concerne aos princpios, aos poderes e organizao da administrao pblica, julgue o item seguinte. I. As secretarias de segurana pblica estaduais so consideradas pessoas jurdicas de natureza pblica, dotadas de personalidade jurdica prpria e com atribuies para atuar em prol do interesse pblico. 18. (Analista Judicirio/TRT 17 2009/CESPE) A respeito da administrao pblica brasileira, julgue o item subsequente. I. Como regra, a criao e a extino de rgos pblicos no pode acontecer por decreto do chefe do Poder Executivo, mas apenas por lei. 19. (Tcnico Judicirio/TRE GO 2009/CESPE) Assinale a opo que contm rgo da administrao direta. a) Advocacia Geral da Unio b) Caixa Econmica Federal c) IBAMA d) Banco Central
www.pontodosconcursos.com.br 9

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

20. (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE) Assinale a opo correta a respeito da organizao da administrao pblica direta e indireta. a) A Unio, os estados, os municpios e o Distrito Federal so entidades polticas que compem a administrao pblica indireta. b) Por meio do processo de descentralizao vertical da administrao pblica, so criadas entidades com personalidade jurdica, s quais so transferidas atribuies conferidas pela Constituio (CF) aos entes polticos. c) Na estrutura dos entes polticos, os rgos esto estruturados a partir de critrios de hierarquia. Contudo, h rgos independentes, que no se subordinam a qualquer outro, devendo, apenas, obedincia s leis. o caso da presidncia da Repblica, na estrutura do Poder Executivo federal, e dos gabinetes dos governadores, na estrutura do Poder Executivo estadual. d) De forma geral, as autarquias corporativas, como a OAB e os demais conselhos de profisses regulamentadas, devem prestar contas ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), fazer licitaes e realizar concursos pblicos para suas contrataes. 21. (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE) Assinale a opo correta no que concerne a descentralizao e desconcentrao. a) Caso o TRE distribua competncias no mbito de sua prpria estrutura, correto afirmar que ocorreu descentralizao. b) A desconcentrao pressupe a existncia de apenas uma pessoa jurdica. c) A outorga e a delegao so formas de efetivao da desconcentrao. d) A descentralizao simples tcnica administrativa, utilizada apenas no mbito da administrao direta. 22. (OAB II Exame/AOB PE 2006/CESPE) A norma jurdica necessria criao de uma autarquia ou autorizao da instituio de uma empresa pblica foi definida pela Constituio Federal como a) lei, no caso de criao de autarquia, e decreto, no caso de instituio de empresa pblica. b) lei especfica, tanto para a criao de autarquia, como para a instituio de empresa pblica.
www.pontodosconcursos.com.br 10

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

c) decreto, quando se tratar de criao de autarquia, e lei, para a instituio de empresa pblica. d) decreto especfico, tanto para a criao de autarquia, quanto para a instituio de empresa pblica. 23. (Analista Judicirio/TSE 2007/CESPE) Com relao descentralizao e desconcentrao, correto afirmar que, na descentralizao, a execuo das atividades ou a prestao de servios pelo Estado a) indireta e mediata, na desconcentrao, direta e imediata. b) direta e imediata, na desconcentrao, indireta e imediata. c) indireta e imediata, na desconcentrao, direta e mediata. d) direta e mediata, na desconcentrao, indireta e imediata. 24. (Analista Judicirio/TSE 2007/CESPE) As fundaes pblicas so entidades da administrao direta. Essa afirmao a) correta. b) errada, pois as fundaes so rgos da administrao direta. c) errada, porque as fundaes so entidades da administrao indireta. d) errada, pois as fundaes no integram a administrao pblica e sim a administrao privada do Estado. 25. (Tcnico Judicirio/TSE 2007/CESPE) O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre (TRE-AC) integra a administrao a) direta do estado do Acre. b) indireta do estado do Acre. c) direta federal. d) indireta federal. 26. (Procurador Federal/AGU 2007/CESPE) De acordo com os postulados extrados da teoria do rgo, aplicvel administrao pblica, julgue os itens seguintes. I. No direito brasileiro, os rgos so conceituados como unidades de atuao integrantes da estrutura da administrao direta e da estrutura da administrao indireta e possuem personalidade jurdica prpria.
www.pontodosconcursos.com.br 11

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

II. As aes dos entes polticos - como Unio, estados, municpios e DF - concretizam-se por intermdio de pessoas fsicas, e, segundo a teoria do rgo, os atos praticados por meio desses agentes pblicos devem ser imputados pessoa jurdica de direito pblico a que pertencem. III. Foi o jurista alemo Otto Gierke quem estabeleceu as linhas mestras da teoria do rgo e indicou como sua principal caracterstica o princpio da imputao volitiva. 27. (OAB II Exame/OAB Nacional 2007/CESPE) Acerca dos rgos pblicos, assinale a opo correta. a) correto, do ponto de vista da natureza jurdica do rgo, afirmar que "Joo props uma ao de rito ordinrio contra a receita federal". b) Alguns rgos pblicos tm capacidade processual, j que so titulares de direitos subjetivos prprios a serem defendidos. c) A teoria que melhor explica a relao existente entre o servidor pblico e a pessoa jurdica do Estado a teoria da representao, cuja caracterstica principal consiste no princpio da imputao volitiva. Assim, a vontade do rgo pblico imputada pessoa jurdica a cuja estrutura pertence, j que aquele estaria agindo em seu nome. d) A organizao da administrao pblica direta, no que se refere estruturao dos rgos e competncia, matria reservada lei. 28. (Tcnico de Controle Externo/TCU 2007/CESPE) Julgue os itens a seguir, acerca da organizao administrativa da Unio. I. Na organizao administrativa da Unio, o ente poltico a pessoa jurdica de direito pblico interno, ao passo que os entes administrativos recebem atribuio da prpria Constituio para legislar, tendo plena autonomia para exercer essa funo. II. A administrao direta o conjunto de rgos que integram a Unio e exercem seus poderes e competncias de modo centralizado, ao passo que a administrao indireta formada pelo conjunto de pessoas administrativas, como autarquias e empresas pblicas, que exercem suas atividades de forma descentralizada.
www.pontodosconcursos.com.br 12

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

III. Para a criao de uma autarquia, exigido o registro do seu estatuto em cartrio competente. 29. (Advogado Junior/PETROBRAS 2007/CESPE) A empresa Zeta Ltda. ajuizou ao declaratria de inexistncia de relao jurdica em face da PETROBRAS, objetivando a comercializao de suas cotas de lcool carburante sem a necessidade de apresentao de certides de regularidade fiscal. Cabe PETROBRAS fixar, unilateralmente, cotas e preos nos contratos de aquisio de lcool carburante. A respeito dessa situao hipottica e do estatuto da PETROBRAS, bem como dos dispositivos da legislao relativa s licitaes aplicveis a essa empresa, julgue os itens subseqentes. I. A PETROBRAS, sociedade de economia mista cuja maioria do capital votante pertence Unio, integra a administrao direta, mas no se sujeita s normas referentes contratao com o poder pblico ( ). II. A CF delega lei a veiculao do estatuto jurdico da sociedade de economia mista que explore atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou prestao de servios. Entre outros temas, a lei deve dispor sobre licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes ( ). III. legtima a adoo pela PETROBRAS de estatuto prprio, peculiar, especial e diverso das normas gerais sobre a atividade contratual e licitatria, o que lhe possibilita no opor resistncia ao ajuizada e deixar de exigir as certides que comprovem a regularidade fiscal da empresa Zeta Ltda., para a realizao do contrato ( ). 30. (Tcnico administrativo/ANVISA 2007/CESPE) Considerando que a ANVISA uma autarquia federal, julgue os itens a seguir. I. A ANVISA no imune ao pagamento de taxas institudas pelos estados e pelo Distrito Federal. II. Aplicam-se ANVISA os princpios moralidade, da eficincia e da autotutela.
www.pontodosconcursos.com.br

administrativos

da

13

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

III. A ANVISA uma entidade da administrao indireta federal, dotada de personalidade jurdica prpria. 31. (Tcnico Administrativo/TSE 2007/CESPE) A PETROBRAS S.A. uma sociedade annima em que particulares podem ter aes, mas cuja acionista majoritria a Unio. Nessa situao, a PETROBRAS S.A. a) no integra a administrao pblica. b) integra a administrao pblica na qualidade de parceria pblicoprivada. c) integra a administrao pblica na qualidade de sociedade de economia mista. d) integra a administrao pblica na qualidade de empresa pblica. 32. (Analista Judicirio/TSE 2007/CESPE) Julgue os itens a seguir, acerca das caractersticas comuns s entidades da administrao indireta. I. As autarquias possuem financeira e poltica. autonomia administrativa, ser dotadas de

II. As fundaes pblicas s podem personalidade jurdica de direito pblico.

III. Os atos da empresa pblica gozam de presuno de veracidade, auto-executoriedade e imperatividade. IV. A sociedade de economia mista possui patrimnio e personalidade prprios. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. 33. (Administrador/PGE PA 2007/CESPE) A respeito das entidades que compem a administrao indireta, assinale a opo incorreta. a) Sociedades de economia mista so entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, criadas por lei para a
www.pontodosconcursos.com.br 14

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua minoria Unio ou a entidade da administrao indireta. b) Autarquias compreendem o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizadas. c) Empresa pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criada por lei para a explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. d) Fundao pblica toda entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. 34. (Auditor Interno/AUGE-MG 2009/CESPE) Acerca da administrao pblica, julgue os itens a seguir. I. As autarquias possuem personalidade jurdica de direito pblico, e sua criao deve se dar por lei especfica. II. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista destinam-se prestao de servios pblicos ou explorao de atividade econmica. III. Os rgos da administrao pblica devem ser criados por lei, e a iniciativa desta est reservada tanto ao chefe do Executivo quanto aos parlamentares. IV. As entidades da administrao indireta, a exemplo do que ocorre na administrao direta, sujeitam-se ao controle externo exercido pelo Legislativo com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio ( TCU ).

www.pontodosconcursos.com.br

15

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

V. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista so constitudas por capital pblico e privado, com participao majoritria do poder pblico. Esto certos apenas os itens a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V 35. (Advogado/FUNAC 2008/CESPE) A respeito administrao pblica, julgue os itens a seguir. da

I. As autarquias fazem parte da administrao pblica direta. II. As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado. III. As sociedades de economia mista apenas podem ser constitudas pelo regime societrio das sociedades annimas. Assinale a opo correta. a) Apenas os itens I e II esto certos. b) Apenas os itens I e III esto certos. c) Apenas os itens II e III esto certos. d) Todos os itens esto certos. 36. (Tcnico Judicirio/TRE-GO 2009/CESPE) Pessoa jurdica de direito pblico, dotada de patrimnio prprio, criada por lei para o desempenho de servio pblico descentralizado. A definio acima refere-se a a) rgo pblico. b) autarquia. c) sociedade de economia mista. d) empresa pblica. 37. (Analista Judicirio TRE-GO 2009/CESPE) Para a criao de uma empresa pblica voltada para o processamento de dados durante as eleies, necessrio e suficiente a) lei especfica que diretamente preveja a sua criao.
www.pontodosconcursos.com.br 16

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

b) ato do Poder Executivo. c) ato do Poder Executivo, autorizado por lei especfica. d) lei complementar que estabelea a sua criao e rea de atuao. 38. (Oficial de Justia-Judiciria/TJCE 2008/CESPE) Em relao a aspectos da administrao direta e da administrao indireta, julgue os itens subseqentes. I. Ofende o princpio da separao dos poderes uma norma presente em constituio estadual que condicione a nomeao de pessoa para cargo em fundao pblica do Poder Executivo prvia aprovao da assemblia legislativa, mas permite a livre exonerao pelo governador. II. As sociedades de economia mista no precisam realizar licitao para aquisio de bens mveis. III. inconstitucional lei federal que estabelea o denominado gatilho para reajustar automaticamente os salrios de empregados de sociedades de economia mista a cada aumento dado aos servidores pblicos das carreiras de Estado do Poder Executivo. IV. A criao de subsidirias de sociedades de economia mista depende de autorizao legislativa, assim como a participao de empresa pblica em empresa privada. V. Os empregados da Caixa Econmica Federal, por trabalharem em uma empresa pblica, so regidos pelo mesmo regime dos servidores pblicos federais, e no se submetem ao que for decidido em dissdio coletivo da categoria dos bancrios . 39. (Assessor/Pref.Municipal de Natal 2008/CESPE) Assinale a opo correta acerca da administrao pblica. a) Os ministrios e autarquias fazem parte da administrao pblica direta. b) As empresas pblicas tm natureza jurdica de pessoas jurdicas de direito pblico interno. c) A descentralizao administrativa o fenmeno no qual o Estado atua por meio de entes que lhe so juridicamente distintos. d) A desconcentrao pressupe a existncia de, pelo menos, duas pessoas entre as quais se repartem competncias.
www.pontodosconcursos.com.br 17

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

40. (Procurador/ Pref.Municipal de Natal 2008/CESPE) Com relao s autarquias, assinale a opo correta. a) A relao entre uma autarquia e o ente que a criou de subordinao. b) A criao de uma autarquia federal feita por decreto do presidente da Repblica. c) O dirigente de autarquia no pode figurar como autoridade coatora em mandado de segurana. d) Uma autarquia municipal pode litigar em juzo contra o municpio que a criou. 41. (SEBRAE/Direito 2008/CESPE) Quanto administrao descentralizada, julgue o item que se segue. I. A personalidade jurdica da sociedade de economia mista nasce concomitantemente edio da lei que autoriza a sua criao. 42. (Analista TCE/AC 2007/CESPE) Com relao Administrao Pblica, julgue os itens seguintes.

I. A administrao pblica evoluiu por meio de trs modelos bsicos: assistencialista, burocrtico e gerencial. II. A administrao pblica gerencial, apesar de representar uma evoluo em relao ao modelo burocrtico, foi apenas uma transio de mtodos e tcnicas gerenciais, sem representar, de fato, uma nova viso do Estado e da administrao pblica. III. O regime jurdico de direito pblico encontra-se fundado nos princpios da prevalncia do interesse pblico sobre o privado e o da indisponibilidade desse interesse pblico. No entanto, de acordo com uma concepo moderna do direito administrativo, de cunho gerencial, no se pode afirmar que o interesse pblico se confunde com o do Estado. 43. (Analista Administrativo/ANA 2009/ESAF) "No setor de atividades exclusivas de Estado, devero ser introduzidas as Agncias como novo modelo institucional, na forma de Agncias Executivas e Agncias Reguladoras, que revitalizaro as autarquias e fundaes, resgatando a sua autonomia administrativa e assimilando novos instrumentos
www.pontodosconcursos.com.br 18

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

e mecanismos de gesto voltados para a assimilao em profundidade da administrao gerencial, por meio da introduo da avaliao de desempenho, do controle por resultados, da focalizao da satisfao do usurio e do controle de custos."
(In: BRASIL. Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. Os avanos da reforma na administrao pblica: 19951998. Braslia: MARE, 1998. 127 p. - Cadernos MARE da reforma do estado; Caderno 15, p. 18.19 ).

Quanto s caractersticas das agncias reguladoras federais no ordenamento jurdico brasileiro, assinale a opo correta. a) Como integrantes da administrao pblica federal direta, as agncias reguladoras surgiram no Brasil com a finalidade primeira de regular e controlar os servios pblicos que passaram a ser prestados pela iniciativa privada na dcada de 1990. b) Sem uma legislao que discipline as caractersticas gerais das agncias reguladoras brasileiras, as leis especiais que instituram cada uma delas acabaram por conferi-las as mais diversas naturezas: empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundaes. c) Entre as garantias asseguradas a fim de conceder s agncias reguladoras maior autonomia e independncia, esto, em regra, a formao de quadro prprio de servidores, receitas prprias e dirigentes escolhidos pelo chefe do Poder Executivo, aprovados pelo Senado Federal e com mandato fixo. d) A independncia decisria conferida s agncias reguladoras no Brasil trouxe o conceito de jurisdio administrativa ao ordenamento jurdico brasileiro, de maneira que, em seu mbito de atuao, essas instituies possuem competncia para dirimir conflitos de interesses que envolvam a administrao pblica, com fora de coisa julgada. e) Enquanto entidades da administrao pblica federal indireta, as relaes de trabalho das agncias reguladoras so regidas pela Consolidao das Leis de Trabalho - CLT, em regime de emprego pblico. 44. (BB Certificao 2010/CESPE) A administrao direta do Estado exercida, principalmente, pelo Poder Executivo da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, dentro de suas respectivas reas de atuao, enquanto a administrao
www.pontodosconcursos.com.br 19

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria. Acerca das administraes direta e indireta do Estado, assinale a opo correta. A) As fundaes so pessoas jurdicas de direito pblico, de natureza meramente administrativa, criadas por lei especfica e com patrimnio prprio. Elas realizam servios destacados da administrao indireta. B) Os rgos pblicos so centros de competncia, sem personalidade jurdica, institudos para o desempenho das funes estatais, sendo responsveis pela realizao das atividades da entidade a que pertencem. C) As organizaes sociais so entidades paraestatais dotadas de personalidade jurdica de direito pblico, regidas por estatuto social. O instrumento que permite administrao direta acompanhar essas entidades da administrao indireta o contrato de gesto. D) O BACEN um tipo de autarquia especial, que goza de independncia funcional em relao administrao direta, cujos privilgios especficos e a sua maior autonomia foram institudos em legislaes especficas. E) A principal diferena entre a sociedade de economia mista e a empresa pblica o tipo de capital. Enquanto a primeira pode ser estruturada sob quaisquer das formas admitidas em direito, a segunda sempre uma sociedade comercial, com a participao do poder pblico na gesto. 45. (Tcnico Judicirio/TRE PR 2009/CESPE) Julgue os itens seguintes, acerca do direito administrativo brasileiro. I. A Secretaria de Estado da Educao do Paran e o Ministrio da Sade so rgos pblicos sem personalidade jurdica prpria. II. Ocorre a descentralizao administrativa quando a administrao pblica distribui a competncia para o exerccio da atividade administrativa por diversos rgos que integram a mesma pessoa jurdica de direito pblico. 46. (Assessor Tcnico/TCE RN 2009/CESPE) Quanto administrao pblica direta e indireta, julgue os prximos itens.
www.pontodosconcursos.com.br 20

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. Denomina-se controle hierrquico aquele exercido pelo ente estatal sobre a autarquia. II. As agncias reguladoras so consideradas autarquias de regime especial e criadas por leis especificas, e se caracterizam pela independncia administrativa, decisria e tcnica e pela autonomia financeira. III. Enquanto as empresas pblicas podem ser constitudas mediante qualquer forma societria em direito admitidas, as sociedades de economia mista devem adotar, obrigatoriamente, a forma de sociedade annima. 47. (Procurador/Banco Central 2009/CESPE) A respeito da organizao da administrao pblica, assinale a opo correta. a) Por no possurem personalidade jurdica, os rgos no podem figurar no plo ativo da ao do mandado de segurana. b) Segundo a teoria da imputao, os atos lcitos praticados pelos seus agentes so imputados pessoa jurdica qual eles pertencem, mas os atos ilcitos so imputados aos agentes pblicos. c) Os rgos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional so criados por lei, no podendo ser extintos por meio de decreto do chefe do Poder Executivo. d) A delegao de competncia, no mbito federal, somente possvel se assim determinar expressamente a lei. e) Quando as atribuies de um rgo pblico so delegadas a outra pessoa jurdica, com vistas a otimizar a prestao do servio pblico, h desconcentrao. 48. (Procurador/Banco Central 2009/CESPE) Acerca da administrao pblica indireta, assinale a opo correta. a) No colide materialmente com a CF a determinao de que sejam previamente aprovadas, pelo Poder Legislativo, as indicaes dos presidentes das entidades da administrao pblica indireta. b) Devido natureza privada das empresas pblicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, no h espao para que essas entidades sejam fiscalizadas pelo TCU.

www.pontodosconcursos.com.br

21

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Prevalece o entendimento de que as fundaes pblicas com personalidade jurdica de direito pblico so verdadeiras autarquias, as quais devem ser criadas por lei e no por ato infralegal. d) As autarquias so caracterizadas pela sua subordinao hierrquica a determinada pasta da administrao pblica direta. Dessa forma, contra a deciso proferida por elas cabe recurso hierrquico prprio para o chefe da pasta. e) O consrcio pblico, mesmo com personalidade jurdica de direito pblico, no passa a integrar a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. 49. (Analista/FINEP 2009/CESPE) Quanto estrutura da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo incorreta. A) Pela teoria da representao, a vontade das pessoas fsicas, em virtude de lei, exprime a vontade da pessoa jurdica, suprindo-se a ausncia, momentnea ou perene, da vontade. O representante legal desenvolve uma srie de atos em nome da pessoa jurdica representada, como ocorre na tutela ou curatela. B) Segundo a teoria do mandato, os atos dos agentes so atos da pessoa jurdica estatal que delegou poderes gerais ou especiais para que o indivduo atue em seu nome ou administre seus interesses, o que assegura que o Estado responda pelos atos praticados em excesso dos poderes outorgados. C) De acordo com a teoria do rgo, h uma imputao direta dos atos dos agentes ao Estado, com a vontade havida como sendo prpria do Estado e no, de algum dele distinto, de forma que o que o agente queira ou faa, no exerccio do seu ofcio, o que o Estado quer ou faz. D) Na chamada desconcentrao administrativa, no ocorre a criao de outras pessoas jurdicas diversas do Estado, mas h atribuio de determinadas competncias a serem exercidas no mbito da mesma pessoa jurdica. E) No ordenamento jurdico brasileiro, h rgos que governam e administram, rgos que s administram, rgos que legislam e rgos que julgam. Segundo a doutrina, o sistema de rgos converge para a mesma funo geral, que o aparelho.

www.pontodosconcursos.com.br

22

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

50. (Analista/FINEP 2009/CESPE) Em relao aos rgos da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo correta. A) Autarquia pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com as mesmas sujeies e prerrogativas da administrao direta, possuindo capacidade poltica. B) No h impedimento para a criao de novos territrios federais, que se catalogavam como autarquias corporativas de base territorial, com personalidade jurdica e vinculadas Unio. C) A criao de uma autarquia ocorre exclusivamente por lei, no entanto a sua extino pode ocorrer por decreto, seguindo-se declarao de sua desnecessidade. D) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta, no esto sujeitas fiscalizao dos tribunais de contas, alm do que os seus servidores esto sujeitos ao regime celetista. E) O capital da empresa pblica deve ser majoritariamente pblico, mas deve haver tambm uma parcela de capital privado, sendo certo que a maioria das aes com direito a voto deve estar nas mos do Estado.

www.pontodosconcursos.com.br

23

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

GABARITO
01.B 09.E 17.F 25.C 33.A 41.F 49.B 02.E 10.B 18.V 26. F VV 34.B 42.F F C 50.B 03.A 11.F C 19.A 27. B 35.C 43.C 04.E 12.F C 20.C 28. F VF 36.B 44.B 05.B 13.F C 21.B 29.F V F 37.C 45.V F 06.E 14.E 22.B 30.V V V 38.F F VVF 46.F C C 07.E 15.A 23.A 31.C 39. C 47.C 08.D 16.D 24.C 32.D 40.D 48.C

www.pontodosconcursos.com.br

24

Anda mungkin juga menyukai