Anda di halaman 1dari 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 27 de Janeiro 2014 Ano IV N.189 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

CAVACO SILVA

EM ABRAO NOSSA GENTE

Mais de mil amigas juntas por uma boa causa

Portugal sempre teve as melhores relaes com o Canad. Por tudo isso, so vrias as entidades de vrios sectores que aqui se deslocam. Em breve, estar por c o Presidente da Repblica Portuguesa, Anbal Cavaco Silva. Nesse sentido, j se deslocaram a Toronto para ultimar dados e programas elementos de uma comisso de empresrios que se deslocaro tambm com o Chefe de Estado Portugus. assim dado o foco principal da visita: as relaes comerciais e de empreendedorismo esto, decerto, na agenda do Presidente. De resto, Cavaco Silva completou agora dois anos deste mandato e hbito visitar, em situaes destas, as comunidades. Escolheu o Canad, para esta visita.

Cura do cancro da mama como objectivo


Angela Machado leva a efeito a iniciativa h, pelo menos, treze anos. Eram umas 1 100 mulheres. Mulheres amigas. Que se juntam como que em Dia das Amigas que bem capaz de ser noutro dia... para uma boa causa.

No despedida

17

My Journey: Uma jornada de todos e para todos 7

Foi no Centro Cultural Portugus. Falou-se em festa de despedida da Direco. S que a Direco ou pelo menos a maior parte dos seus elementos vai ficar mais um ano. E ainda bem! JS j nos fez chegar tarde as fotos. Voltaremos ao assunto.

Encontro de Ranchos em ambiente de festa...


8





2 . Nossa gente

Uma questo de seriedade


Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com
O nosso primeiro-ministro do Canada foi a Israel. Foi recebido como um amigo e (quase) como um heri. Na verdade, as regras diplomticas e consulares ditam que um chefe de estado, ou o lder de governo, seja recebido com certo rigor e formalidade. Contudo, eu fiquei espantado com o que vi na televiso. Compreendo que as relaes comerciais e econmicas sejam essenciais para qualquer pas. Mas um pouco mais de humanidade no fica mal a ningum.

*Presidente da Repblica desloca-se aos Estados Unidos e ao Canad entre 25 de fevereiro e 01 de maro
O Presidente da Repblica desloca-se a So Francisco, nos Estados Unidos, e a Toronto, no Canad, entre 25 de fevereiro e 01 de maro. Participar numa conferncia e em encontros econmicos e empresariais.

Cavaco Silva vem a dar-nos... um abrao!

27 Janeiro 2014

Pedro Passos Coelho eleito para terceiro mandato frente do PSD


Pedro Passos Coelho foi sbado noite reeleito presidente do PSD com 88 por cento dos votos dos militantes sociaisdemocratas, quando faltavam apurar 32 seces, anunciou o presidente do Conselho de Jurisdio Nacional.

Stephen Harper foi rotulado de um bom amigo de Israel pelo primeiro-ministro de Israel. O facto de o nosso pas estar de bons termos com outros deve ser motivo de orgulho para todos. Mas o que aqui se passou diferente. O Canad est neste momento a ignorar completamente uma linha de princpios que foi comeada por Lester Pearson, e continuada por Pierre E. Trudeau at aos nossos dias. Estas polticas valeram a Lester Pearson o prmio Nobel da paz, e fizeram com que o Canada fosse e seja reconhecido como um pas de paz, de igualdade e onde os direitos humanos sejam respeitados. Mais ainda, a verdade que o Canada luta e defende estes Direitos no mundo. No ano que findou o Canada pela voz do nosso ministro dos negcios estrangeiros ops-se ao reconhecimento da Palestina como Estado membro das Naes Unidas. Parece que a Palestina no tem direito a existir. Uma pessoa pode chegar a perguntar se os oprimidos passaram a opressores. Tudo para uns, mas outros vivem na misria e na desgraa. O que se est a passar mais uma daquelas situaes, que nos leva a perguntar e a exclamar: o que isto e quem manda, quem que mexe os cordis? Seremos todos marionetas? Uns tm poder e influncia, e outros ou so desgraados ou passam a vida a tentar entrar num grupo exclusivo. AT PARA A SEMANA!

subscries de militantes e de uma moo de estratgia global intitulada Portugal acima de tudo!. Nas anteriores eleies diretas, que se realizaram a 3 de maro de 2012, Passos Coelho concorreu tambm sem adversrios, tendo obtido com 17.499 votos, correspondentes a 95,5% - resultados anunciados numa altura em que faltavam apurar votos em algumas seces, no tendo sido tornados pblicos os resultados finais.

Segundo uma fonte de Belm, em So Francisco, na Califrnia, o chefe de Estado, Anbal Cavaco Silva, vai participar numa conferncia internacional sobre a temtica do mar e manter contactos com personalidades e empresrios californianos, e ainda com jovens quadros e empreendedores portugueses. Na agenda da deslocao a Toronto, est previsto um encontro com a comunidade portuguesa no Canad, o encerramento de um seminrio econmico e contactos com empresrios luso-canadianos. As notcias esto a ser divulgadas pela LUSA.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Numa declarao aos jornalistas, na sede do PSD, Lisboa, cerca da meia-noite, Calvo da Silva anunciou que Pedro Passos Coelho foi eleito com 15.524 votos, quando faltavam apurar 32 seces, o que representaria cerca de 88 por cento dos votos. Segundo Calvo da Silva, num universo de 46.430 eleitores, votaram 17.662 sociais-democratas. O presidente do Conselho de Jurisdio Nacional do PSD disse ainda que se registaram 1492 votos em branco e 646 nulos. Os sociais-democratas elegeram tambm 690 delegados ao XXXV Congresso, que est marcado para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa. Pedro Passos Coelho foi eleito para um terceiro mandato de dois anos. O lder social-democrata e primeiro-ministro formalizou a sua recandidatura liderana do PSD a 17 de janeiro, data limite para o fazer, com a entrega de mais de 6000

27 Janeiro 2014 EDITORIAL

Material Editorial . 3
tro gnero de festas e de actividades, que se esqueceram dos valores que pais e avs trouxeram consigo. E neste ponto que s vezes nos interrogamos sobre o que que os mais velhos fizeram para inculcar no corao e no sentimento dos filhos e netos o apgo s tradies dos mais velhos e dos que vieram primeiro. Mais do que isso... se seria mesmo importante que esses mais jovens continuassem no trilho dos mais velhos. uma discusso quase acadmica que valeria a pena aprofundar e que talvez nem caiba em nota deste gnero. Surge por a, s vezes, a tentao que temos em dizer, alto e bom som, e para todos entenderem, que nem sempre os que vieram primeiro fizeram tudo o que haveria a fazer. Criaram o First, sim, mas deixaram que ele andasse por a, s vezes, mngua de recursos. Criaram a Associao Democrtica, onde, s vezes, as discusses em colectivo eram vlidos contributos para o avano... mas deixaram-na morrer. Criaram, por exemplo, um Vasco da Gama de Toronto... que tambm j l vai. Os exemplos nada dizem... mas do a entender que no apenas de hoje a dificuldade em arranjar direces. Elas, de facto, j nos bateram porta inmeras vezes. E sempre dissemos e sempre dizemos que os jovens se no interessam pela preservao destes baluartes de um certo Portuguesismo sadio. Talvez valesse a pena perguntar tanbm se ns, os mais velhos, fizemos tudo para inculcar nos mais novos esse amor tradio e ao preservar de usos e costtumes. Mais do que isso... se vale a pena lutar por isso. Uma discusso acadmica que talvez os acadmicos deveriam encetar. Os nossos acadmicos, entenda-se.

*Meditao (quase) triste...

A dois passos do ms primeiro de 2014 a temos ns toda uma srie de clubes e associaes em mar do acto eleitoral. E a temos ns, tambm, muitas e grandes associaes a debaterem-se com o aparecimento de novos valores para assumirem as rdeas das colectividades. Colectividades que so, ainda hoje, o esteio da comunidade luso-canadiana. Surgem, ento, por a, as ideias que j nem so novas de que os jovens no querem nada, que esto metidos nou-

Ontem dissemos...

Investidas centralistas
Um mar de crticas foi lanado sobre o Representante da Repblica para os Aores, por ter solicitado ao Tribunal Constitucional a fiscalizao preventiva da constitucionalidade do Oramento para 2014 da Regio devido alterao da remunerao complementar. Todos os polticos em unssono discordaram de tal atitude, desde o Presidente do Governo Regional, aos lderes da Oposio, bem como a vrios comentadores dos rgos comunicao social. De facto, esteve mal o Representante da Repblica ao sustentar que o artigo 43 do Oramento invadia a reserva legislativa soberana da Assembleia da Repblica. Desta forma, a autonomia poltica e administrativa poderia sair bastante beliscada, j que por norma o Tribunal Constitucional avesso s pretenses autonmicas dos aorianos e madeirenses, invocando que a reserva de competncia ao abrigo da qual a Assembleia da Repblica fixou, no Oramento de Estado para 2014, um conjunto de redues remuneratrias deveriam ser aplicveis sem distines a todo o universo dos trabalhadores em funes pblicas das administraes pblicas. Foi a primeira vez que um Oramento da Regio foi enviado para fiscalizao preventiva da constitucionalidade e, por isso mesmo, foi considerado um acto de uma gravidade poltica extrema que nem relativamente a um Oramento de Estado foi alguma vez pedida pelos vrios Presidentes da Repblica. O Representante da Repblica no esteve ao lado dos aorianos, mas teve uma atitude exorbitante, dado que relativamente ao Oramento de Estado e Lei de Finanas das Regies Autnomas no ano passado, no se pronunciou sobre a lei da convergncia fiscal, associado ao aumento das taxas do IVA na Regio impostas pela reviso da lei das Finanas das Regies Autnomas, resultando para ns num aumento redobrado de impostos, para alm daqueles que so j os aumentos dos impostos a nvel nacional, especificamente os impostos que incidem tambm sobre os aorianos. Antnio Pedro Costa Ponta Delgada Politicamente, o acto foi desnecessrio, como se viu e embora o Representante da Repblica tenha o direito de pedir a anlise de qualquer preceito da lei do oramento, a forma como o fez representou um acto de insensatez poltica desnecessrio. O Tribunal Constitucional, por uma maioria clara de dez votos a favor contra trs, decidiu considerar improcedente o recurso que lhe foi enviado, pedindo a inconstitucionalidade daquela norma. Por isso, fez-se doutrina sobre as competncias dos Aores, o que acabou por ser benfico para a Regio, que servir para ir contra as habituais investidas centralistas do Terreiro do Pao. No est em causa saber se esta soluo legislativa que concede aos trabalhadores da Administrao Pblica Regional e, eventualmente, aos da Administrao Local aoriana, um tratamento privilegiado no confronto com os demais trabalhadores em funes pblicas, est em causa sim, o facto de se tratar de uma competncia que aos rgos de governo prprio diz respeito. Preto no branco, o Tribunal conclui pela constitucionalidade da norma em questo, alegando que tal preceito, no interfere na competncia legislativa da Assembleia da Repblica, uma vez que a criao ou a modelao da disciplina jurdica da compensao salarial se enquadra dentro da competncia legislativa e autonomia financeira da Regio Autnoma dos Aores. Se assim no fosse a canga voltaria como noutros tempos no muito recuados. Foi um autntico julgamento da Autonomia que esteve em causa e o que ela representa para o Povo Aoriano.

Uma edio que traz a primeiro plano temas que se nos afiguram de interesse. Sempre no conceito geral do que deve ser um Jornal comunitrio, ABC comea por levar ao conhecimento geral um problema que est a comer mesa dos que, na terra distante, enfrentam o frio gelado dos temas econmicos. Um grito de alma, vindo de So Miguel, diz-nos que h lojas a fechar e cidades a definhar. So os clamores dos que suportam a crise, vivem com ela e teimam em no se deixar abater. Quem anda de vento em popa, como soe dizer-se, Cristiano Ronaldo, o nosso menino de ouro que vai a Belm receber a mais alta condecorao dada a um desportista. O Grande Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique vai assentar-lhe como uma luva a ele que tem espalhado por toda a parte o nome de Portugal. Uma notcia de domingo em primeira pgina do ABC de segunda. Ontem, quase fora de portas, cantou-se Portugal. O Clube Cultural Portugus de Vaughan uma cidade quase fora de portas da nossa tradicional sede da fora multicultural, que Toronto organizou um Festival de Folclore, a que estiveram presentes vrios ranchos Folclricos. Aquela colectividade, de recente fundao, est a dar passos acertados. Milhes de dlares divididos por 3... faz sentido. O encontro dos municpios da Grande rea de Toronto decidiu levar a factura das despesas com o limpar das cidades tambm aos Governos da Provncia e do Pas. que os muitos milhes de dlares das despesas... divididos por 3... factura mais consentnea com a realidade. Claro que tambm falamos na neve em Lisboa. No to vulgar como que por c... mas notcia precisamente por isso. Uma edio interessante que vale a pena ler.-CG

J no a primeira vez nem, decerto, ser a ltima... que deixamos escrito que se estivssemos nos sapatos de Pedro Passos Coelho... j tnhamos pedido a demisso. Abramos, assim, naturalmente, uma crise poltica de consequncias imprevisveis. Uma crise que at era capaz de agradar a determinados papagaios da Oposio salvo o devido respeito que temos pelas bonitas e interessantes aves que mais no fazem do que palrar, vezes sem conta, dizendo o que, afinal, todos sabem que no verdade. Sim, porque tambm j o dissemos, quem manda, realmente, em Portugal, no o Governo. Ou melhor, no apenas o Governo. Talvez nem seja, sobretudo, o Governo. Os senhores da famigerada Troika foram chamados (sabem por quem... no sabem?!) e dizem o que querem, como querem e quando querem. O dinheiro entra quando eles muito bem entendem... porque o facilitaram quando ns, no sabendo gizar planos com mais de meia dzia de semanas, batemos porta e fomos atendidos. Alis, quem anda nestas lides de informar, sabe que o mesmo Pedro Passos Coelho ento na oposio salvou o Governo Socialista numa coisa chamada PEC 1, seguido do PEC 2 e do PEC 3. Ao PEC 4... entendeu que tudo aquilo eram brincadeiras a mais e atirou um rotundo no. Que fez desabar todo o edifcio de tentativas mal feitas de um Governo onde pontificava um senhor chamado Scrates, que no deixa passar, agora, uma nica oportunidade de se atirar de cabea contra quem (des)governa o Pas... que ele atirou de pantanas. Ele e uns quantos camaradas de um Socialismo a quem Mrio Soares deu nome e falta de consistncia. Vamos repetir: se estivssemos nos sapatos de Pedro Pasdsos Coelho j tnhamos pedido a demisso.

O abismo ali to perto...


Fernando Cruz Gomes
Alis, algum nos diz, aqui ao lado, que o progenitor do Primeiro-Ministro j lhe disse o mesmo. Sai dessa coisa que at cheira mal. Se no lhe disse com estas palavras... a inteno era essa. Os reformados e o pai bem capaz de o ser esto a ser sacrificados ao mximo. Ajudaram a erguer o Pas... e agora so como que maltratados. Eles e os funcionrios pblicos. Eles e os desempregados. Eles e todo um conjunto de vtimas de uma governao feita mais distncia do que de frente e de olhos nos olhos. Sobretudo pertencentes ao povo annimo... que geme e chora como sempre ou quase sempre. No sabemos. Mas Pedro Passos Coelho a quem no se conhecem, por enquanto (que algum lhos vai arranjar...) rabos de palha. Que deixou a esposa no mesmo emprego subalterno que tinha. Que inventou maneira dos membros do seu Governo viajarem em classe turstica. Que tenta pr de p uma economia quase estril at aqui. Pedro Passos Coelho deve ser um homem amargurado. A deve levar o triste trofu do primeiro lugar. Um homem amargurado que sabe que est a fazer o que tem de ser feito... e que, no entanto, no agrada a (quase) ningum. Se ns ainda acreditssemos nos Partidos e a quem estas linhas traa foi ainda S Carneiro que assinou o livrete de militncia, que j deixou... diramos que os Partidos, na sua maioria, perderam a vergonha. E se a tiveram alguma vez... ela fugiu-lhes nestes ltimos tempos. E, fugindo-lhes... no possvel, por exemplo, fazer o que este mesmo Pedro Passos Coelho fez ao anterior Primeiro-Ministro quando dos sucessivos PECs que foram nascendo por obra e graa de um Governo que fazia que andava sem andar, empurrandonos, paulatinamente, para o abismo em que vamos, por agora, estrebuchando...

Cinco mortos em residncia de idosos no Quebeque

4 . Comunidades

27 Janeiro 2014

vida de duas pessoas e uma pessoa morreu em prdio de idosos de apartamentos em London, Ontrio, em outubro de 2013. Um incndio em junho de 2009, em uma residncia de aposentadoria em Orillia, Ontario, matou quatro pessoas e deixou seis moradores idosos gravemente feridos. Um inqurito de mdicos legistas que seguiu o fogo fez 39 recomendaes relacionadas com chuveiros automticos em lares de idosos. Isso levou a uma nova lei no Ontrio, que entrou em vigor em 1 de Janeiro, exigindo a todos os lares de idosos, na provncia de ter sistemas de asperso de gua automtico. Em outro lugar, um incndio em uma aposentadoria para casa em Langley, B.C., em abril de 2012, deixou um homem morto e enviou vrios outros moradores para o hospital. A Polcia Provincial do Quebeque confirma pelo menos cinco pessoas mortas e cerca de 30 esto desaparecidas num incndio que destruiu uma residncia de idosos em LIsleVerte. O grande incndio no complexo de 52 unidades, eclodiu pouco depois da meia noite em LIsle-Verte, cerca de 30 quilmetros a leste de Rivire-du-Loup. Os relatrios iniciais disseram que 20 moradores tinham sido transportados para um lugar seguro, mas no estava claro apenas como muitos moradores estavam a faltar naquele centro. O complexo tambm abrigava uma agncia social, uma farmcia e um salo de cabeleireiro. Vrios departamentos de fogo na regio foram chamados para ajudar a extinguir o incndio que destruiu completamente o prdio. Ann Mathieu , da polcia Provincial do Quebec, disse que as autoridades estavam a tentar determinar o nmero exato de vtimas e apurar a causa do incndio. Canad tem experimentado uma srie de incndios trgicos semelhantes nos ltimos anos. Um em Hawkesbury, Ontario, em maio de 2012, ceifou a

Mulher desaparecida h dias

A Polcia de Toronto est a pedir a assistncia do pblico para localizar uma mulher desaparecida no sbado, 18. A Polcia dizia, ento, que Anna Joan Mallari, de 37 anos, foi vista pela ltima vez naquele sbado, perto do meio-dia, na rea da Jane Street e Sheppard Avenue. descrita como tendo five-foot-seven, 115 pounds with a thin build. Police say she was last seen wearing a black three-quarter length winter coat with a hood, blue jeans and light-green winter boots. She may also be carrying a beige canvass suitcase with brown trim. A Polcia diz que ela pode ter ido para o Aeroporto Internacional Pearson e diz estar preocupada com a sua segurana. Quem tiver informaes pode ligar para a Polcia pelo 416808-3100 ou Crime Stoppers pelo 416-222-TIPS (8477).

27 Janeiro 2014 No h nada que no lhe acontea...


O Mayor Rob Ford admitiu ter tido em Ingls, que mais sintomtico... - um minor setback, na segunda-feira. Insistiu, no entanto, que se trata de assunto particular e que continua a trabalhar para melhorar a sua sade e o seu bem-estar. Ford fez estes comentrios aos reprteres numa quase conferncia de Imprensa, na quarta-feira noite, mais de 24 horas depois de um vdeo aparecer no YouTube mostrando-o a divagar e a dizer palavres, num restaurante da Rexdale. Na segunda-feira fui infeliz. Tive um pequeno contratempo. Todos ns experimentamos esses momentos difceis na vida, disse. De qualquer modo, isso completamente um assunto privado. Existem alguns conselheiros que afirmam que a minha vida pessoal de alguma forma est a interferir no seu trabalho. Isso , afinal, um disparate absoluto.

Canad em foco . 5

Ford volta a ser apanhado em contramo...

Paul Martin assessor especial para questes de reformados


Ajudar as pessoas a reformar-se com dignidade e em segurana parte do plano econmico do governo para investir em pessoas, construir infra-estruturas modernas e apoiar um clima de negcios dinmico e inovador. Paul Martin foi o 21. primeiro-ministro do Canad de 2003 a 2006. Menos de 35 por cento dos trabalhadores no Ontrio tm uma penso baseada no local de trabalho. A cobertura para os trabalhadores do sector privado ainda menor, com apenas 28 por cento a ter o benefcio de adeso do plano. Especialistas de poupana para a reforma sugerem que os indivduos necessitam de 50 a 70 por cento dos seus rendimentos de pr-reforma para manter o seu padro de vida na aposentadoria. Muitos cidados do Ontario, incluindo assalariados de renda mdia e superior, podem no estar a poupar o suficiente para cumprir essa meta. Na nota enviada s Redaces, Kathleen Wynne agradeceu a Paul Martin a aceitao para assumir este papel de assessor especial. Sei que ns vai ajudar a proteger trabalhadores de Ontrio em sua aposentadoria com uma soluo feita em Ontrio que vivel, responsvel e coloca as pessoas em primeiro lugar. disse. O mesmo disse Charles Sousa, ministro das Finanas, lembrando que depois do governo federal no acordar em reforar o CPP, nosso governo anunciou que vamos passar frente com uma soluo feita em Ontrio para aumentar a poupana-reforma na provncia. Paul Martin trar, a esse respeito, uma riqueza de conhecimento e experincia como trabalhamos no sentido de garantir que as futuras geraes tenham uma aposentadoria mais segura.

Aps o vdeo ter vindo na rede social, na tera-feira, Ford admitiu ter bebido um pouco, na noite de segunda-feira, mas no pediu desculpas por seu comportamento, dizendo que o que ele faz com seu tempo pessoal problema dele. Na quarta-feira a Ford reiterou a esses comentrios. Minha vida pessoal no interfere com o trabalho que fao dia-a-dia para os contribuintes desta grande cidade, disse, acrescentando que na Cmara estou concentrado no meu trabalho e eu encorajo os meus colegas vereadores a fazer o mesmo. A admisso de Ford de ter bebido na segunda-feira veio dois meses depois de ter jurado nunca beber novamente. No vdeo que surgiu na tarde de tera-feira, Ford ouvido a discutir, sendo seguido pela polcia a tomar medidas de vigilncia. No segundo vdeo que surgiu na tera noite, Ford visto sentado no mesmo restaurante com um homem que se acredita ser Alexander Lisi, que foi amigo do presidentes da cmara e acusado de extorso por seus alegados esforos para recuperar um vdeo que se acredita mostrar o mayor a tomar cocana. Ford ainda no respondeu ao segundo vdeo, mas na quartafeira o vice-mayor Norm Kelly sugeriu que inadequado para o Mayor ser visto ao lado de Lisi, dado o que aconteceu. O que fao na minha vida pessoal com os meus amigos pessoais cabe-me a mim, disse Ford aos reprteres, na tera-feira, depois de um novo vdeo aparecer no YouTube mostrando o prefeito a divagar e a dizer palavres no patois jamaicano. Era o meu prprio tempo e no tem nada a ver com vocs..., insistiu.

A Premier Kathleen Wynne anunciou, a meio da semana passada, que Paul Martin aceitou ser assessor especial do Ministro das finanas. Paul Martin ir trabalhar com o governo no estudo de uma soluo especfica para o Ontrio, no sentido de melhorar a segurana dos meios de rendimento de aposentadoria para o Ontrio. A indicao surgiu depois de uma reunio entre a primeira-ministra provincial e o ex-primeiro ministro federal, onde foi discutida a necessidade urgente de ajudar pessoas trabalhadoras a construir um sistema de aposentadoria mais seguro. Recorde-se que, como ministro federal das finanas, Paul Martin desempenhou um papel instrumental no acordo federal-provincial de 1997 para reformar o CPP. Estas reformas foram determinantes para garantir que o plano seja financeiramente sustentvel.

A Bombardiear vai despedir 1 700 funcionrios


A Bombardier est, de momento, a despedir 1.700 funcionrios na sua diviso aeroespacial, principalmente em Montreal, como etapas para cortar custos em meio a atrasos com duas novas aeronaves e a um mercado difcil. A empresa divulgou a deciso de reduzir a sua fora de trabalho, num memorando interno que diz que os funcionrios afectados sero notificados nas prximas semanas. A vice-presidente dos Recursos humanos, Sylive Bourdon, disse que, apesar de sinais encorajadores de alguns sectores econmicos, os desafios enfrentados pela indstria aeroespacial exigem prudncia pela administrao para assegurar o sucesso a longo prazo da Bombardier. Por conseguinte, na sua ptica, h que fazer um controle mais rigoroso sobre os gastos, para garantir que consistentemente encontremos o nosso futurp, ao longo de 2014. Dave Chartrand, do sindicato dos maquinistas, disse que as posies a cortar durante os prximos meses, incluem 300 empreiteiros, centenas de engenheiros, trabalhadores temporrios e outros contratados para trabalhar em projetos especiais. O anncio feito na tera-feira segue-se a vrios contratempos recentes para a Bombardier, que a terceira fabricante de aeronaves maior do mundo, depois da Boeing e Airbus. Na semana passada anunciou que seu novo jato comercial CSeries no estar pronto para o servio at ao segundo semestre de 2015, vrios meses depois que sua meta anterior j com atraso. O primeiro vo e entrega da Learjet 85 tambm foi adiada. Na segundafeira, a Bombardier disse que recebeu novas ordens para aeronaves comerciais e de negcios... com 19 por cento a menos do que no ano passado. De qualquer modo, as demisses representam menos de cinco por cento da fora de trabalho global - mais de 35.000 - na Bombardier Aerospace, uma das duas divises principais da companhia. Bombardier tambm o maior produtor de mundos de equipamento ferrovirio para sistemas de trnsito.

Multas maiores... para estacionamento ilegal nas horas de ponta


*Rob Ford no concorda
A est mais um constrangimento... que muitos teimam em considerar benficas normas destinadas a reduzir o congestionamento de estacionamento O maioral das Obras pblicas, de seu nome Denzil Minnan-Wong, diz que a cidade vai impr determinadas coimas face aos idiotas ele assim o disse - que deliberadamente estacionam ilegalmente nas chamadas horas de ponta. E vai da... todo um conjunto de de regras que entraram em vigor, pelos vistos, ao cair da meia-noite de quarta-feira. Segundo as novas regras, a multa por estacionamento ilegal durante a tal hora de ponta vai subir para uma multa fixa de 150 dlares. A tal hora rush ser das 06 s 10 e das 15 s 19 de segunda a sexta-feira. Os planos da cidade em mudar os sinais e coisas assim... no tocante s novas regras vo comear em Maro. Ns todos experimentamos o flagrante comportamento de alguns indivduos imprudentes a que refiro como idiotas, diz o tal senhor. Para ele, eles no parecem importar-se com a implicao do seu estacionamento ilegal e que resulta em atrasos desnecessrios para os outros condutores. O sr. Minnan-Wong disse, a propsito, que a inteno dessas iniciativas ou seja o tal aumento de 60 para 150 dlares - a garantia de que o nosso sistema de transporte funciona to eficientemente quanto possvel. Alm da maior multa por violaes de estacionamento, na hora de ponta, a cidade tambm est a dar aos agentes de trnsito a permisso para rebocar carros com um registo pelo menos de trs multas. A medida de reboque comea em 5 de fevereiro. Rob Ford no concorda Actualmente, cerca de 115.000 condutores tm trs ou mais multas nos seus registos. Acreditamos que a inconvenincia de ter o carro rebocado ir agir como um forte elemento dissuasor ao estacionamento ilegal e constitui um incentivo para limpar todas as taxas de estacionamento, disse Minnan-Wong. uma melhor abordagem prtica usada por outros municpios da Amrica do Norte e um mtodo comprovado de reduo do congestionamento de trfego e infraces de estacionamento. Para o Mayor Rob Ford, a crtica s novas regras de estacionamento, dizendo a jornalistas que a nova multa de 150 apenas um pegar dinheiro, mas na tera-feira Minnan-Wong disse que o aumento da multa apenas representa cerca de 0,33 por cento de todos os bilhetes emitidos e no ter um impacto significativo na receita. Doug Ford, por sua vez, disse que tambm a favor da multa maior.

Os 30 anos do Rancho Folclrico da Casa da Madeira


*Rancho-padrinho soprou as velas...

6 . Comunidades

27 Janeiro 2014

Na Dupont, onde moram algumas das colectividades de caractersticas portuguesas, no sbado era dia de festa. O Rancho Folclrico da Casa da Madeira celebrava os seus 30 anos de actividades. Mais do que isso, celebrava-se tambm o segundo aniversrio do outro rancho Floristas da Madeira. Tudo em harmonia e a respeitar, afinal, o Folclore o rico Folclore, melhor dizendo da Regio da Madeira. Muita gente ainda que no tanta, como poderia estar... a ajudar a soprar as velas do aniversrio. Velas que eram sopradas, tambm, pelo Rancho-padrinho, o Rancho Folclrico da Nazar, que estava presente na sua mxima fora e acabaria por deliciar tudo e todos com as suas danas... que j vo sendo conhecidas por todos, atendendo a que j levam 55 logo que, naquele ano em que o Rancho aniversariante nasceu... foi tudo bom. Sim, porque, para alm do mais, ele prprio chegara ao Canad. Foi, de facto, o ano em que eu cheguei ao Canad, e, por sorte, fui logo convidado para servir de padrinho. ptimo. O que que eu hei-de dizer? de louvar o trabalho de Jos Freitas, que, desde

louvar o trabalho e que ele continui por muito mais tempo, porque, de facto, tem feito uma boa actividade. Ali ao lado, estava o Joaquim Silva, um quase veterano destas andanas e que, danando no Rancho da Nazar, organizou j o Rancho Ribatejano... mas continuando a danar no seu Rancho da Nazar. Estou em todas e porque fao parte do Rancho da Nazar aqui estou. Ser que vale a pena? Para ele, evidente que vale a pena e a juventude est a aderir, muito bem, aos grupos folclricos... e penso que as pessoas continuam a gostar muito do Folclore. No deixou de nos dizer que o Rancho Ribatejano vai fazer a sua festa no dia 15 de Maro.

fazem com que no tenhamos por c todos os elementos. De tal forma que hoje at vamos usar um CD, em vez de msica ao vivo. Para elevale a continuar, porque pena esta

a nica forma de conseguirmos trazer a primeiro plano a nossa Cultura, designadamente da Madeira, do Continente e dos Aores. Depois... depois, os Ranchos

entraram em conjunto, saudaram os presentes e animaram a noite dos que por l estavam. Antes, timnha sido partido o bolo de aniversrio. Parabns.

O anfitrio da noite

anos de existncia, sendo dos mais antigos Ranchos a actuar fora de Portugal.

Fala o Padrinho
Jos Mafra, o tal padrinho, haveria de nos dizer desde

o primeiro dia em que ficamos a ser padrinhos, ele que tem estado frente de tudo (agora tambm com a filha)... tem feito um bom trabalho. Para Jos Mafra, de Jos Freitas foi como que o anfitrio da noite. Vai-nos dizendo que est no Rancho h 30 anos o nico que est desde o princpio e vou danar, daqui a pouco, como nos diz. No deixa de nos dizer que, em termos de jovens, h algumas dificuldades, j que temos mais rapazes do que raparigas... O mau tempo e outros contratempos...

27 Janeiro 2014 Emigrao (com i) na primeira pessoa

My Journey : Uma jornada de todos


*Candidata ao lugar cimeiro da City Hall?
No fundo, o livro de memrias que outra coisa no conta muitas histrias de Olivia como imigrante, como esposa de Jack Layton, como me e como lder na poltica. Actualmente a representar a Trinity Spadina no Parlamento Federal, Olivia Chow tem muito para contar.

Comunidade . 7

Chama-se My Journey. um livro interessante. L-se de um flego. E tem histrias que so de todos. Algumas at de encantar. Sobretudo aos emigrantes (com i) que ns somos. Lanado na tera-feira, pela HarperCollins Canada, foi objecto de uma autntico espectculo, na quartafeira, na Trinity-St. Pauls United Church, na Bloor. Em espectculo interessante de seguir, vimos a mestria de Zaib Shaikh a introduzir tudo e todos. Designadamente um quase espectculo de Shukri Dualeh e Jaydahmann, ali tambm a entenderem a mensagem de Olivia Chow e a deixarem cair a sua prpria mensagem.

Um Livro acerca dos imigrantes...


Antes mesmo de tudo comear no salo da Trinity-St. Pauls United Church, frente ao pblico, j ns tnhamos escolhido um cantinho para um dilogo que se impunha. Trata-se de um livro acerca dos imigrantes. Acerca das dificuldades que temos para viver em Toronto. Acerca das lutas que temos de travar. Diz-nos, desde logo, que no foi fcil. A sua jornada, contada, de resto, no livro, teve incio quando a sua famlia deixou Hong Kong e veio para Toronto. O pai era superintendente de uma escola e a sua me era professora mas nenhum dos dois conseguiu encontrar empregos nas suas reas. A me teve de trabalhar numa lavandaria de hotel e seu pai, apesar de falar ingls fluentemente, passou a entregar comida chinesa. E mesmo ela, Olivia, como acontecia e acontece com outros imigrantes - trabalhava em dois empregos com o objectivo de ajudar a sua famlia. No deve ter sido fcil, no. No fundo ela a continuar a dizer-nos uma questo igual de tantos outros. Luta para sobreviver, para trabalharmos juntos, para nos tornarmos mais fortes, para servirmos o pblico... e tambm uma histria de amor com Jack Layton. A, de novo, a nossa pergunta sobre como que Jack Layton, se pudesse ler o livro, reagiria. Se lesse o livro, diria que se tratava de um bom livro, de uma histria de amor, at acerca dos sentimentos da vida e da morte...

Para ela, como haveria de salientar, j no palco, a sua vida , de facto, como a de muitos imigrantes no Canad. Temos todos de aprender o valor do trabalho duro, economizar cada centavo para sobreviver e enfrentar as adversidades... at para retribuir ao pas que tanto nos deu. Palavras que cairam bem fundo na assistncia. Ali ao lado, j prontos para assistir a tudo, alguns vereadores. Joe Mihevic, do crculo de St. Pauls, diz-nos, desde logo, apoiar e suportar Olivia Chow, desde h vrios anos. Acho que se trata de uma grande mulher, tem uma grande histria, grande personalidade, uma trabalhadora incansvel e eu estou aqui para celebrar Olivia e o seu livro. E quase sem esperar que lhe fizessemos a pergunta: E... sim, quando ela tomar uma boa deciso, dentro de poucos meses, de fazer parte da direco desta grande cidade... estarei com ela.

Depois, foi a entrevista ao vivo, ali mesmo frente aos presentes umas 4 ou 5 centenas de pessoas de todas as origens conduzida por Sook-Yin Lee, mas que teve como ponto alto as palavras em jeito de respostas de Olivia Chow.

Candidata ao lugar cimeiro da City Hall?


Uma outra pergunta que anda na boca de muita gente. A brincar, a brincar, fomos-lhe dizendo que um pssaro qualquer nos tinha dito que ela iria concorrer ao lugar de Mayor de Toronto. Tambm ela brincou, dizendo que estava muito frio para os pssaros... mas quando eu fizer a minha deciso, eu fao-te saber. Ficamos, ento, espera. Ainda nos deixou uma mensagem para a comunidade portuguesa, com um obrigado sonante em Portugus. O Canad um lindo e grande Pas. duro, muitas vezes. Mas se estivermos juntos, se trabalharmos em conjunto... seremos muito mais fortes...

Mike Layton tambm


O vereador Mike Layton, da Trinity-Spadina, da famlia. Quando nos acercmos dele, foi para ouvir palavras elogiosas para a stepmother. como minha me. Aprendi muito com ela. At para a forma como lidar com a comunidade. um grande exemplo e eu estou muito orgulhoso dela esta noite... E fomos falando sobre se ela escrevia alguma coisa sobre ele sim... sim... e s boas coisas... Se ela for para a Cmara, decerto que vai fazer boas coisas, como nos disse, afirmando que a suportaria em tudo. Tnhamos ainda de deixar cair a pergunta sobre como que o pai, Jack Layton, reagiria se lesse o livro. Ele, bem como o resto da famlia, sentir-se-ia orgulhoso, pela forma como ela se tem comportado, pelo que escreve no livro e pelo que ela ainda vai fazer... Ali ao lado, era Nora, que quase insistia em falar para os nossos microfones. Quase sem esperar a pergunta. Apoio, sim, porque ela para o povo, acredita na comunidade, nos servios sociais... acredita em ns. Uma bos posio, a avaliar pelo que muitos nos dizem. E h que lembrar que, como uma popular directora de uma rede de escolas e vereadora em Toronto a primeira mulher asitica naquele cargo - Olivia idealizou programas que melhoraram a vida de muitos, especialmente das crianas e imigrantes. Conseguiu que o servio 911 passasse a ser oferecido em 140 lnguas uma melhor forma de atender os moradores que no falam ingls e precisam de servios de emergncia. Com fora de vontade, focada e apaixonada, Olivia teve sucesso reunindo pessoas de todas as partes do espectro poltico. My Journey j est disponvel em estabelecimentos da especialidade em todo o Canad.

Era uma quarta-feira fria. Um frio que, ali dentro, se transformara em calor humano. Quase sem haver lugar para mais ningum, havia gente de todas as idades e de todas as origens. Vimos poucas pessoas originrias do mundo chins e quase nenhuma originria de Portugal.

8. Comunidades
Sbado de... saudao aos usos e costumes

O Arsenal do Minho fez Encontro


*Jack Carvalho deu, h 25 anos, o pontap de sada e continua hoje a apoiar

27 Janeiro 2014

Adorar o Deus Menino! Vinde adorar o Deus Menino! Era o Festival o Encontro, se preferirem de Ranchos e de Clubes que tm vindo a cantar aos Reis. A cantar as Janeiras. Talvez, at, a Cantar s Estrelas... O Arsenal do Minho, em boa hora, juntou vrios Ranchos que no ms de Janeiro o ms primeiro, que est a chegar ao fim andaram por a, quase de porta em porta, a cumprir a tradio que j est a filhar raizes por c. A fazer caminho... para se tornar numa tradio de c. O que s nos honra, afinal. H 25 anos que tudo isto comeou. Foi a Casa dos Poveiros que iniciou tudo. E hoje... hoje j so muitos os Ranchos que levam a iniciativa avante.

Dar satisfao juventude?


Jack Carvalho deu, h 25 anos, o pontap de saida no apoio a este gnero de iniciativas. Volta hoje a estar em foco, j que ajuda a suportar, financeiramente, e no s, tudo quanto se relacionou com este encontro.

Diz-nos ainda que alm do mais a gente do Norte alegre, gosta de farra e ns, ao saber disso, e para darmos satisfao aos desejos da nossa juventude, achmos por bem congregar os grupos que cantam Os Reis, h uns anos atrs, e decidimos fazer como que um sumrio ou um corolrio desses cantares nossa maneira... Assim, ser como que um elo a dizer juventude que vale a pena... a abertura de uma estrada para eles no se esquecerem daquilo que a tradio... que nos viu nascer. Muito bem. Actuava, naquele momento, o Rancho da Associao Cultural do Minho, com Judite Lopes, vice-presidente da direco (e a cantar, claro) a dizer ao que vinha. S que ali mesmo estava j, entretanto, o Rancho Prolas do Atlntico, da Casa dos Aores. Chris Freitas, a alma-mor do Rancho, vai-nos afirmando que vamos cantar nossa moda, maneira dos Aores... com os nossos toquezinhos. um bocadinho diferente, no tendo as concertinas, mas temos as violas e os bandolins... e vamos alegrar a festa. Violas e bandolins que cumprem bem a misso, a avaliar pelo que nos vo dizendo alguns dos componentes do Rancho. Todo o instrumento valioso, seja l a qualidade que for, sempre um instrumento da nossa comunidade... At o Manuel da Ponte confirma. Viola e bandolim... valem bem a pena. Tm mesmo de valer...

Acho que, hoje em dia... diferente. E aqui no Arsenal cada vez temos mais jovens. Penso que a mentalidade est a mudar... Ora bem. No final e ns j l no estvamos era a entrega de trofus de presena. Que ficam a atestar, de resto, que estamos, afinal, no bom caminho.

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

Olhe... estou por c a fazer uma coisa de que gosto e que vale a pena ver. o Jack que nos diz, ali acompanhado pela esposa, pela filha e pelo genro. Este o Primeito Encontro de Grupos Folclricos que decidiram cantar as Janeiras e os Reis. Por isso que eu estou por aqui. Ser que 25 anos passados... no lhe fizeram vir uma lgrima ao canto do olho? Ora bem... essas coisas acontecem s vezes e, a esse propsito, eu queria dar aqui um abrao de solidariedade ao Laurentino Esteves, que foi com ele que eu comecei aqui a cantar Os Reis...

A surpresa... Ldia Sousa


O Prolas do Atlntico l entrou em cena. Antes, era algum a dizer-nos que havia uma surpresa. E a surpresa era mesmo Ldia de Sousa que se ofereceu para cantar, integrada, afinal, no conjunto geral de Ranchos por ali presentes. E no do Minho, no. dos Aores. A Maria Gil lembrou-se de me convidar. E eu vim. Gosto muito de cantar. Estou metida no meio dos Minhotos... uma Aoriana no meio dos Minhotos, mas costuma dar bem... E d bem, certamente. Eduardo Joel Basto do Arsenal do Minho. mais um jovem, interessado em tudo aquilo. Foi como que o mestre de cerimnias de toda a funo. Diz-nos, desde logo, gostar de tudo aquilo. um bocado da Cultura Portuguesa... Existe em Portugal, mais prpriamente no Minho. talvez transmitir um bocado ao Povo canadiano e, at, s crianas que so luso-canadianas um bocado da nossa Cultura e fazer com que eles se sintam... integrados na nossa sociedade e que, se regressarem a Portugal, ou forem at l... poderem entender tudo aquilo... Assim sendo, o Joel sente-se como peixe na gua. Sim... sim... algo que eu, desde pequeno, fui cultivando e algo que mostra um pouco de mim, do meu Pas, da minha sociedade e da minha Cultura... Diz-se, s vezes, que os jovens no aderem a este gnero de coisas. Os jovens no aderem? Isso capaz de ser os de uma mentalidade mais antiga.

Ontem, hoje e amanh


Dissemos-lhe, desde logo, que ele no cantava. Olhe que cantava. Tambm fazia parte do grupo. E por isso que ns estamos c, depois de 25 anos... e eu fico muito contente por ver vrios grupos e, cada vez mais, a aderir a esta tradio portuguesa... E os mais novos do cl Carvalho parece que nem gostam muito. A filha vai-nos dizendo que vai, exactamente por ser uma tradio portuguesa... mas que gosta mais de l. J o genro gosta... mas entende que a jovem esposa far o que quiser... mas olhe que ela at gosta, embora diga que no... No fundo, foram quatro os Grupos que estiveram no Arsenal do Minho. A Associao Migrante de Barcelos, Prolas do Atlntico (Casa dos Aores), a Associao Cultural do Minho e a Casa dos Poveiros. Para Tony Letra, o presidente da colectividade, o Arsenal gosta de fazer inovao e, ao mesmo tempo, a juventude gosta que lhe dem, passe o termo... que lhe dem corda... e ns, ao sabermos que a juventude estava muito entusiasmada... avanamos.

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

dos Ranchos que cantaram as Janeiras

27 Janeiro 2014

Comunidades . 9

Como nos conta Maria Gil, alm dos Grupos convidados, Associao Migrante de Barcelos, Associao Cultural do Minho, Casa dos Aores e Casa dos Poveiros, os jovens Marco e Paulo, acantora Lidia Sousa, osr. Branco (pai do Carlos Martins, Churrasqueira Martins), um senhor com os seus 80 anos no +parece, hem?!

- e um grande desafiador nas desgarradas e cantigas ao desafio, trouxeram como que uma lufada de ar fresco a um Encontro informal e muito animado.

Escusado ser dizer que nada disto seria possivel sem o grande empurro de Jacks Bakery. Cada um dos Grupos recebeu uma placa, e depois foi danar at cair ao som das concertinas dos grupos que marcaram presena.

Uma das palavras mais bonitas, que no se ouve todos os dias , sem dvida, a palavra perseverana. O dicionrio define a palavra perseverana como tambm querendo dizer o mesmo que determinao ou at persistncia. Que mantm sempre a mesma postura e caminho; Que segue sempre o seu caminho mesmo na cara da adversidade... Enfim, uma palavra bonita. Este fim de semana na sede do Rancho Folclrico Amigos do Minho (situado atualmente no andar de cima do prdio da Casa do Alentejo de Toronto) houve festa. Os convidados especiais foram a banda Folhas Negras, que actuou pela primeira vez em conjunto, no defraudando a aposta feita e animaram ainda mais a festa.

Amigos do Minho em perseverana e bom andamento

10. Comunidades

27 Janeiro 2014

cara, fez lembrar um piquenique algum tempo atrs levado a cabo por estes mesmos Amigos do Minho onde chovia at dizer chega - e nunca ouvimos dizer chega - bem pelo contrario, construiam ainda mais barracas, danavam e faziam mais comer como se nada acontecesse. Fez lembrar uma outra vez que recebiam em sua sede o Rancho dos Camponeses que vinham de Newark, Estados Unidos, para participar numa festa de convvio e ultima

hora atrasou-se o autocarro que transportava os convidados na fronteira e s chegaram eram quase meia noite... Mesmo assim, a festa continuou depois de chegarem e o salo esteve mais cheio do que nunca com membros dos dois ranchos e admiradores espalhados pela sala. Como dizamos, uma das palavras mais bonitas, que no se ouve todos os dias sem duvida a palavra perseverana. Uma outra definio tambm pode ser... Amigos do Minho.

O jantar da noite composto por uma sopa caseira, o tradicional Cozido Portuguesa (que nunca mais acabava por haver tanto comer) e por fim um arroz doce. Celebrou-se como que a despedida dos Cantares dos Reis ou de Janeiras deste ano. O salo esteve cheio e animado e se calhar quem l esteve nunca se apercebeu do esforo e do trabalho por trs daquilo tudo. O Presidente Octvio Barros dizia sentir-se orgulhoso em primeiro lugar por estar aqui hoje e ver esta sala cheia. uma alegria enorme para todos ns que trabalhamos em conjunto para crescer ainda mais. Sinto-me feliz por ver a nossa juventude que nos acompanha cheia de gente formidvel, forte, e aderirem a todas as nossas iniciativas como podemos ver nesta sala cheia, como que a prova daquilo que somos.

Religio e F

A tempestade

Contou-nos tambm sentir-se triste por no poder estar naquela mesma noite na sede do Arsenal do Minho como alguns esperavam mas era difcil cancelar aquele compromisso que entretanto foi agendado e queria que ficasse salientado o respeito que tenho para com o Arsenal. Tudo parecia correr da melhor forma na noite de Sbado mas foi Rosa Fernandes uma das responsveis da cozinha da noite que nos abriu o vu e nos contou que oCozido Portuguesa por no terem acesso a cozinha no Sbado, foi todo ele preparado a rigor, para quem no soube... la fora, ao frio... numa barraca montada especialmente para proteger o mximo possvel da neve que caa. Enquanto contava com um olhar fixo e um sorriso lindo na

Poucos dias antes do Natal, no Domingo dia 22 de Dezembro, 2013, tivemos uma tempestade de chuva de gelo que praticamente paralizou a cidade de Toronto e parte do sul da provncia de Ontario. Mais de 500 mil pessoas ficaram sem electricidade por vrios dias. Muitos tinham medo de viajar nas ruas e andar nos passeios por causa do gelo. Embora o governo tenha feito um bom trabalho em limpar as ruas principais e as auto estradas, muitas ruas em Toronto ficaram para trs devido no haver suficiente mquinas e pessoas para remover o gelo e a neve. Milhes de pessoas foram foradas a limpar os estacionamentos e os passeios das suas casas. Mas devido onda de muito frio que veio por vrios dias, depois da tempestade, no foi facil limpar a neve e o gelo. S pondo sal que o gelo podia derreter e ser limpo. O resultado que a procura do sal foi to grande que em pouco tempo as lojas ficaram esgotadas do sal, o que causou frustao para milhes de pessoas em Toronto. Segundo as estatsticas cerca de vinte por cento das rvores em Toronto e nos arredores foram afectadas pelo gelo, que se acumulou sobre seus troncos e galhos. Milhares de rvores ficaram quebradas. Muitas rvores tombaram inteiras no cho. Outras partiram ao meio e milhares de outras ficaram quebradas de galhos e ramos. O resultado foi que, devido muitas rvores estarem perto dos fios da electricidade, os troncos que cairam sobre os fios causaram com que mais de trezentas mil pessoas em Toronto ficassem sem electricidade. Uns ficaram sem electricidade por mais de um dia e outros por mais de uma semana. O transtorno no foi s a falta de electricidade mas foi a onda de frio que durou vrios dias. Sem electricidade, milhares de pessoas em Toronto passaram frio dentro de casa porque as mquinas do aquecimento no trabalhavam devido falta de electricidade.

Rev. Joo Duarte


As carnes e outros productos que estavam nas geleiras foram todas para o lixo. A tempestade de gelo causou cerca de 270 milhes de dllares em prejuzo. Duas pessoas morreram em Toronto relacionadas com a tempestade. E, levar mses para reparar o dano causado pela tempestade nas casas, nas rvores, nas ruas e na reparao dos fios de electricidade. Embora a tempestade de gelo causasse grande prejuzo para milhares de pessoas, a beleza do gelo, ao cobrir totalmente as rvores, arbustos e ervas foi realmente uma maravilha, especialmente quando o sol fazia com que o gelo brilhasse como cristal. Ao ver algumas rvores quebradas na minha rua notei que o peso do gelo podou as rvores doentes e os ramos que estavam podres por dentro. A tempestade tambm revela o caracter das pessoas. Jesus disse: Pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:16). As Sagradas Escrituras revelam que no meio das tempestades da vida que Deus transforma a vida espiritual dos Cristos. Em Romanos 5:3-4 lemos o seguinte: Mas tambm nos gloriamos nas tribulaes; sabendo que a tribulao produz a pacincia. E a pacincia a experincia, e a experincia a esperana. Quando tudo vai bem as pessoas muitas vezes tornam-se arrogantes e pensam que no precisam de Deus. Todavia, quando Deus permite que a tempestade da doena, da perda do trabalho, ou qualquer outra adversidade aparea porta, a arrogncia desaparece e as pessoas compreendem que precisam do auxlio de Deus. Portanto, as tempestades muitas vezes fazem com que as pessoas se aproximem mais de Deus. O Salmista reconheceu esta verdade ao escrever o seguinte: Antes de ser afligido, andava errado; mas agora, guardo a tua palavra...Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos (Salmo 119:67,71).

Rio Ave com Braga, Benfica e FC Porto nas meias da Taa da Liga
O Rio Ave foi a ltima equipa a apurar-se para as meiasfinais da Taa da Liga de futebol, nas quais defrontar o Sporting de Braga, aps a vitria de ontem, por 3-1, no terreno do Sporting da Covilh. O Rio Ave receber o detentor do trofu Sporting de Braga, vencedor do Grupo C, nas meias-finais, a 12 ou 13 de fevereiro, sendo que a outra meia-final ser disputada entre o FC Porto e o Benfica, no Estdio do Drago. No sbado, os portistas conseguiram o apuramento j em perodo de descontos, graas a um penlti apontado por Josu, que estabeleceu o 3-2 com que os drages bateram o Martimo, em partida do Grupo B. Com este golo, o Sporting, que venceu em Penafiel por 3-1, ficou pelo caminho, por ter, nos critrios de desempate, menos um golo marcado que o FC Porto (ambos terminaram com sete pontos), queixou-se publicamente, pela voz do seu presidente, por o jogo no Drago ter comeado trs minutos mais tarde que o devido. Na sequncia das palavras de Bruno Carvalho, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional descartou responsabilidades quanto ao alegado atraso e revelou a inteno de apurar se houve, ou no, intenes nesse sentido por parte dos intervenientes. Tambm ontem, a contar para o Grupo D, vencido pelo Benfica j desde a segunda jornada -, o Leixes foi derrotado em casa pelo Nacional, por 2-0.

27 Janeiro 2014

Desporto. 11

Na resoluo das contas do Grupo A, os vila-condenses no deixaram escapar a oportunidade de qualificao, aproveitando o desaire do Vitria de Setbal em Paos de Ferreira (0-2), j que as duas equipas entraram na terceira jornada empatadas com quatro pontos. O Paos de Ferreira terminou no segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos um do que o Rio Ave e mais dois em relao aos sadinos, enquanto a equipa serrana no conseguiu pontuar nesta terceira fase da competio.

Nuno Esprito Santo orgulhoso


O treinador do Rio Ave, Nuno Esprito Santo, afirmou estar orgulhoso por chegar s meias-finais da Taa da Liga em futebol e salienta que o percurso feito at agora legitima as aspiraes dos vila-condenses.

Estamos ansiosos pela meia-final, frisou o treinador, aps a vitria, por 3-1 no reduto do secundrio Covilh, que deu ao Rio Ave o primeiro lugar do Grupo A. Para o tcnico, o desempenho que a equipa teve at ao momento far com que esta encare da melhor forma o confronto caseiro com o detentor do trofu Sporting de Braga, a 12 ou 13 de fevereiro, rumo a uma indita presena na final. O nosso percurso d-nos a legitimidade de perseguirmos o nosso sonho, realou. Nuno Esprito Santo nota que o Rio Ave, semelhana do ano passado, est entre as quatro melhores equipas da competio, o que enche de orgulho o grupo de trabalho.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

Agora tambem em Bradford!

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Fundado em 1955

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

12 . Desporto

27 Janeiro 2014

FC Porto apura-se tangente, com mais um golo do que o Sporting


O apuramento tangente do FC Porto para as meias-finais da Taa da Liga de futebol, nas quais receber o Benfica, foi o maior destaque dos jogos de sbado da terceira jornada da terceira fase da competio. A vitria por 3-2 sobre o Martimo, com um penlti marcado por Josu, j em perodo de descontos (90+6 minutos), permitiu aos drages vencer o Grupo B, com mais um golo do que o Sporting (7-2 contra 6-1). A formao leonina bateu o Penafiel por 3-1 e terminou com os mesmos sete pontos e a mesma diferena de golos (cinco positivos) entre marcados e sofridos do FC Porto. Nas meias-finais, marcadas para 12 e 13 de fevereiro, o FC Porto receber o Benfica, vencedor do Grupo D desde a segunda ronda, tendo cumprido hoje calendrio com uma vitria sobre o Gil Vicente, por 1-0, com um golo do srvio Sulejmani. S com vitrias e uma goleada, sbado, sobre o Belenenses, por 5-0, o Sporting de Braga venceu o Grupo C.

Justia desportiva deve avaliar se FC Porto se atrasou de propsito


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) rejeitou qualquer responsabilidade pelo atraso do jogo de sbado entre FC Porto e Martimo e diz que cabe justia desportiva avaliar se os drages se atrasaram de propsito. Fonte oficial da LPFP disse agncia Lusa que no caso de ter havido inteno deliberada do FC Porto de atrasar o jogo (o Sporting jogava mesma hora e as duas equipas estavam a disputar o apuramento), os drages podem vir a ser punidos com a derrota no jogo e consequente perda de pontos. No caso de se determinar que no houve dolo, a punio a aplicar ao clube nortenho pode ser apenas uma multa. A mesma fonte acrescentou que no jogo do Drago, a contar para a ltima jornada da fase de grupos da Taa da Liga, a equipa insular chegou ao campo hora combinada, ao contrrio da equipa azul e branca, que se atrasou e teve de ser chamada pelos delegados. Os delegados foram buscar a equipa que estava atrasada e esse atraso pode configurar uma de duas situaes: ou se trata de um atraso sem dolo ou houve uma inteno deliberada, disse a mesma fonte, acrescentando que cabe justia desportiva averiguar qual das duas situaes ocorreu. Questionado sobre que instncia da justia desportiva pode averiguar a questo, a mesma fonte admitiu que a Comisso de Instruo e Inquritos (CII) da LPFP pode, por sua prpria iniciativa, abrir um processo. Criada em 2012, a CII funciona no seio da LPFP, de forma independente e autnoma, com competncias para instaurar processos disciplinares ou de inqurito, dirigir os mesmos, deduzir arquivamento ou acusaes e, neste ltimo caso, sustent-las perante o rgo decisrio disciplinar, isto , o Conselho de Disciplina da Federao Portuguesa de Futebol. Por outro lado, a fonte oficial da LPFP admite que no est fora de causa a direo da Liga poder participar o caso ao Ministrio Pblico, caso se comprove que houve, de facto, dolo por parte dos drages no atraso do comeo do jogo. O FC Porto apurou-se no sbado para as meias-finais da Taa da Liga ao derrotar o Martimo por 3-2, com o golo da vitria a ser apontado de grande penalidade nos descontos, aos 90+6, num jogo que comeou alguns minutos atrasado face partida Penafiel-Sporting (1-3). O golo da vitria dos drages eliminou assim da prova o clube de Alvalade (graas ao maior nmero de golos marcados), num momento em que a partida do Sporting j tinha terminado. Aps o jogo, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, criticou o atraso no comeo do FC Porto-Martimo, bem como a marcao da grande penalidade que deu a vitria aos azuis e brancos. A Lusa contactou o Sporting para saber se o clube de Alvalade iria apresentar um protesto formal quanto ao atraso no FC Porto-Marttimo, mas uma fonte oficial remeteu apenas para as declaraes de sbado do presidente leonino.

O brasileiro Alan, com dois golos (quatro minutos, de grande penalidade, e 70), Rafa (41), Luiz Carlos (42) e Rusescu (82) foram os autores dos golos dos minhotos, numa partida marcada por duas expulses, uma para cada equipa, sendo que a primeira deixou a turma de Belm reduzida a 10 jogadores logo aos trs minutos.

Bruno de Carvalho queixa-se do que no se joga s nas quatro linhas


O presidente do Sporting, Bruno Carvalho, mostrou-se sbado insatisfeito com o afastamento do Sporting da Taa da Liga e garantiu que existem muitas coincidncias que fazem acreditar que o futebol no se joga s dentro das quatro linhas. As coincidncias vo acontecendo e as pessoas fingem que no se v nada. O quarto golo no FC Porto-Penafiel foi em fora de jogo e isso, quando um dos critrios de desempate a diferena de golos, deixa muito que dizer, disse Bruno de Carvalho. O lder do Sporting partiu do encontro da segunda jornada do Grupo B para o da terceira: Agora, o Sporting estava apurado e, a seguir, acabou eliminado, com uma grande penalidade daqueles espertos que inventaram o intensmetro. H um atraso horrio no incio do jogo, mas, por coincidncia, no no nosso. Enfim, tenho que dar os parabns aos que dizem que no preciso fazer nada no futebol, explicou o dirigente, na conferncia de imprensa aps o jogo com o Penafiel. Bruno Carvalho apontou vrias crticas ao sistema, admitindo que o Sporting tudo vai fazer para que as coincidncias no aconteam com tanta frequncia. Coincidncia ou no, na reunio em que se falou na hora do jogo, o representante do Sporting garantiu desde logo que o nosso, em Penafiel, iria comear hora, e isso confirmou-se. Ele adivinhou? No nos podemos render s evidncias, as coisas tm que ser alteradas. Vamos esforar-nos para que situaes destas no aconteam muito mais vezes, disse. Mesmo assim, o presidente leonino mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa, garantindo que os jogadores fizerem tudo para seguir em frente.

ERVANRIA BEYOND EDEN CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN


Por CONSULTAS V e n e s sPRIVADAS a BarrE o CONFIDENCIAIS s

Ervas / Produtos Naturais Por V e n e s s a B a r r o s O Sporting no vai desistir. Estas lies, j sabemos de Velas / Incensos Ervas / Produtos Naturais CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Ajuda Espiritual cor. Vamo-nos esforar para que isto no acontea muitas Velas / Incensos Leitura de Cartas PorEspiritual Venessa Barros Ajuda vezes, finalizou o lder do clube de Alvalade. CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Consultas telefone Ervas /por Produtos Naturais Leitura de Cartas

ERVANRIA BEYOND EDEN

ERVANRIA BEYOND EDEN

Por V e n e s s a B a r r o s por telefone - Sbado Abertos de Segunda Velas / Consultas Incensos Ervas / Produtos Naturais Com a eliminao da Taa da Liga, que se segue da Taa da 9 am - 6pm Ajuda Espiritual Abertos de Segunda - Sbado Velas / Incensos Portugal, o Sporting, que no jogou na presente temporada 642 Rogers Road9em Ajuda Espiritual am -Toronto 6pm Leitura de Cartas Leitura de Cartas as taas europeias, passa a disputar apenas a I Liga, na qual 642 Rogers Road em Toronto Consultas por telefone (416) 901-4114 642 Rogers Road em Toronto 642 Rogers Road em Toronto t (416) 901-4114 es nd 901-4114 (416) he b sa t u m (647) 720-6667 Join (647) fro 720-6667 n r lea

(416) 901-4114 Abertos de Segunda - Sbado (647) 720-6667 9 am - 6pm (647) 720-6667

Consultas por telefone

Abertos de Segunda Sbado Benfica. 9 am - 6pm

segue em terceiro, aps 16 rondas, a dois pontos do lder

14 0 2 eak r B ch r a M
w ww .sp ing ort fc.c a

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

Sporting FC SOCCER AcADEmy


MARCH 2014

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

Penlti de Josu nos descontos garante apuramento ao FC Porto


Um golo, de penlti, j em perodo de descontos, garantiu sbado ao FC Porto uma vitria caseiro sobre o Martimo, por 3-2, e o apuramento tangente para as meias-finais da Taa da Liga em futebol. O mdio Josu teve a frieza necessria para apontar com xito uma grande penalidade, aps 90 minutos de incerteza, em que o FC Porto esteve a perder at cinco do final, graas eficcia do contra-ataque maritimista, do qual resultaram os seus dois tentos, ainda no primeiro tempo. O tento apontado aos 90+6 minutos permitiu aos drages vencer o Grupo B, com os mesmos pontos e a mesma diferena de golos, mas mais um golo marcado do que o Sporting (7-2 contra 6-1), e marcar encontra nas meias com o Benfica, no Drago. exceo de Fabiano, em vez de Helton na baliza, e de Lucho Gonzlez (em trnsito para uma equipa do Qatar, segundo a imprensa), o treinador Paulo Fonseca optou por um onze repleto de titulares habituais, com Defour a ocupar a posio que costumava ser entregue ao mdio argentino. Os drages assumiram o ataque desde o primeiro minuto e a resistncia maritimista durou 20 minutos, quebrada por

27 Janeiro 2014

Desporto . 13

Jackson Martinez, que recarregou com sucesso um primeiro remate de Defour. Mas, no minuto seguinte, tambm de recarga, aps remate de Fidelis para defesa de Fabiano, Joo Diogo empatou a partida, em lance onde se notou alguma desateno da defesa portista. Aproveitando o entorpecimento dos azuis e brancos, que praticamente no reagiram ao golo do empate, os funchalenses voltaram a ser letais no contra-golpe, aos 34 minutos, quando Danilo Dias ganhou a ala direita em velocidade e cruzou para o interior da rea, onde Maicon no conseguiu aliviar e Artur apareceu, sobre a esquerda, a rematar sem hiptese para Fabiano.

guia vence Gil em tarde de Portugueses


O Benfica j estava apurado para as meias-finais da Taa da Liga, mas consolidou o primeiro lugar, vencendo, por 1-0, o Gil Vicente, no Estdio do Restelo (relvado da Luz em recuperao), com um golo de Sulejmani. Sotaque srvio num triunfo marcado, sobretudo, pela aposta de Jorge Jesus nos portugueses e, particularmente, nos jovens portugueses da formao do clube, que tanto tem dado que falar. Hlder Costa e Joo Cancelo (o trinto Paulo Lopes tambm fez o primeiro jogo da poca na baliza) estrearam-se pelas guias e, a par de Andr Gomes, Ivan Cavaleiro e Bernardo

Pouco antes do intervalo, o mdio Fernando saiu lesionado, substitudo por Josu, e at ao descanso no houve jogadas dignas de registo, de parte a parte, exceo dos incontveis segundos que o guarda-redes Welligton demorava sempre que era chamado a repor a bola em jogo. Aos 59 minutos, Paulo Fonseca trocou um mdio, Defour, por um atacante, Ghilas, numa altura em que se acentuava a presso portista, enquanto os jogadores do Martimo aproveitavam todos os toques para fazer parar o relgio.

Silva, estrelas maiores entre as promessas encarnadas, deram alegria ao futebol do Benfica e animaram uma tarde que podia ter sido montona. Por conseguinte, a forma como o Gil, mesmo desfalcado de algumas figuras, se apresentou no Restelo foi desoladora. A equipa de Joo de Deus no fez um remate baliza do Benfica e bem pode agradecer ao guarda-redes Adriano e ao elevado desperdcio das guias o magro resultado. Funes Mori, por exemplo, at falhou uma grande penalidade, em dia de homenagens: Eusbio faria hoje 72 anos, Fehr desapareceu h uma dcada.

14 . Comunidades Talento no falta

Singing Contest em boa marcha rumo ao futuro


concurso onde os participantes cantam para o publico mas no fim so os votos da audiencia e dos juizes que contam. Na quarta feira, no palco da Casa do Alentejo onde muito talento passa no seu dia a dia as quartas finais deram inicio ao concurso. Alm de j terem andado com seus ensaios, os participantes actuaram pela primeira vez com eliminaes no final da noite. Participaram como juizes caras bem conhecidas pela comunidade portuguesa. Eram eles o bem conhecido Henrik Cipriano que j canta h mais de vinte e cinco anos, e tambem muito bem conhecido pelo sua bela personalidade para com o publico participa como juiz neste mesmo concurso h seis anos. Hugo Pil, cantor que ganhou grande atteno national no concurso em Portugal Chuva das Estrelas fez tambem parte das bandas Santa Claus e Blister onde ganhou grande fama internationalmente. Paulo Neta que tambem conhecido pelo seu trabalho como cantor, escritor e compositor na arte da musica tambem j trabalhou com grandes nomes como Motley Crue, Soundgarden, e Big Wreck onde o seu ultimo trabalho Albastross esteve como n.1 durante sete semanas na radio canadiana. Tama Werner, me de Zack Werner, vocalista que construiu sua carreira em Broadway. Por l estiveram particpatnes de todos os caminhos da vida e nacionalidades. Mas um jovem de doze anos captou-nos a ateno. Foi Patrick Lopes, que estava acompanhado pelos pais. J participa neste concurso h trs anos. E tudo comecou apenas com uma brincadeira na Galleria Mall e recebeu um bilhete de John Santos para participar no concurso. Mas alem de nos tres anos de

27 Janeiro 2014
Guida Micael

participaco nunca ter sido um dos finalistas, Patrick dissenos que no vai deixar de tentar. Curiosa, perguntamos-lhe porqu. Como adulta muitas vezes eu penso em desistir mas nada me preparou para aquilo que um jovem de doze anos me disse. Patrick disse que quer ser notado, sabe que a cano faz uma grande parte da sua vida.

De facto, talento na nossa comunidade no falta. Ao longo dos ultimos oito anos, John Santos, em conjunto com sua esposa Lisa Santos, e o bem conhecido - mais pela sua participao no concurso Canadian Idol - Jack Werner tm vindo a organizar o Singing Contest with John Santos. Um

Sabe que o que quer fazer no futuro e no desiste at um dia fazer parte dos finalistas. A cano vai fazer parte do seu futuro. Este jovem nos pode ensinar uma grande lio em persitencia e sim a persistencia acaba por pagar-nos o devido... um dia. porque Patrick foi um dos escolhidos este ano entre os onze participantes.

Obteno de vistos de trabalho para o Canad


Comeam a surgir rumores de que algo estar mal pelo menos menos bem... no tocante obteno de vistos de trabalho para o Canad. Tanto quanto sabemos, uma coligao de empregadores de estaria mesmo a desenvolver uma iniciativa para curar algumas desigualdades no processo de obteno de vistos de trabalho. Segundo algumas estatisticas citadas por este movimento, nmero de vistos de trabalho dado a paises nrdicos significamente superior aos dados a portugueses, criando assim uma situao de desigualdade. A coligao aponta para os vistos de Trabalho durante as Frias no Canad como um exemplo desta desigualdade de tratamento. Esta categoria de vistos no est aberta a portugueses. Est apenas disponvel para jovens cidados de pases nrdicos e de certas partes da commonwealth que podem obter um visto de trabalho de um ano enquanto viajam pelo Canad. No final do ano, existe ainda a possibilidade de se candidatarem novamente para um segundo ano, aps terem sado do Canad. A concesso destes vistos est ligada com a politica de relaes internacionais Canadianas. Sabe-se que estes vistos de trabalho durante as frias so diferentes dos vistos de trabalho a mdio e longo prazo, que, embora tenham muito mais requerimentos administrativos, so vistos de cariz mais permanente, abertos a todas as idades e naes e que permitem em certos casos que a pessoa se faa acompanhar por membros familiares. Tanto quanto se sabe, at por indicao do advogado Richard Boraks, vai haver j na quinta-feira, dia 6 de Fevereiro, s 4.30 da tarde, uma reunio de empregadores comunitrios para debaterem o tema. A reunio sera no 2700 da Dufferin Street, Unit 90, do Corriere Canadese. Quando os dois finalistas do grupo de juvenis foram escolhidos os juizes decideram salvar tambem o Patrick dando-lhe a ele aquela opurtunidade que a persitncia dele tanto desejava. Sabe tambem que precisa de uma boa educao no caso de acontecer o imprevisivel. Sua familia o suporta em suas decises e se diz feliz com tudo o que faz. Os organizadores, John e Lisa Santos, esto por este mtodo dando aos membros da nossa e de outras comunidades a oportunidade de serem notados e perseguirem o seu sonho. Ao longo dos ultimos oito anos este concurso tem ganho um grande prestigio. Ocorre ao longo de oito meses e durante todo este tempo todos os participantes recebem lies em tudo relacionado com o concurso. Finalizando em Abril, a final tem lugar em Bristlecone Lodge Resort em Muskoka onde o vencedor ser anunciado e por fim gravar o seu proprio CD.

Queremos informar que a partir de Maro vamos ter treinos de Captaes (Tryouts) Benfica@Toronto para Rapazes Para mais informaes e Raparigas do Ano 2000 ligue: Casa do Benfica telf: 416 651 1548
ou para : 416 990 0537

27 Janeiro 2014

Ainda a tempo . 15

O Meu Senhor Eusbio


Joo de Melo
(com a devida vnia ao Expresso)

Emigrante portugus distinguido por trabalho comunitrio


Segundo diz a LUSA, um luso-canadiano de London, no Ontrio, foi distinguido pela Associao de Construo de London (LHBA, sigla em ingls), com um prmio individual pelo trabalho efetuado em causas solidrias. Isolino Bettencourt de Sousa, de 58 anos, natural de Guadalupe (Graciosa), disse agncia Lusa que o prmio Mowbray Award, que recebeu no final do ano passado, representa a preocupao que tem tido no s com a comunidade portuguesa, mas no geral da populao. O prmiot foi atribudo depois de o emigrante portugus ter ajudado a construir uma habitao que foi vendida para fins solidrios em prol de um lar de sobreviventes de cancro, uma instituio que acolhe doentes terminais. Isolino Sousa veio para o Canad em 1967 com 11 anos de idade, inicialmente para Mount Brydges (Ontrio), mas mais tarde mudouse para London. Formado em arquitetura tecnolgica, ramo em que trabalha h mais de 35 anos, tem sido o supervisor de projetos da Sifton Properties, uma construtora que conta com mais de 1.200 funcionrios. Tenho tido a preocupao nas habitaes que vou fiscalizando, desde o incio do projeto at sua concluso, das questes ambientais e econmicas, pois temos que pensar no futuro, nos nossos filhos, nos nossos netos, afirmou. Isolino Sousa tambm lamentou o facto de as novas geraes quererem cada vez menos profisses ligadas construo civil. Por isso, tem estado a realizar palestras em escolas da cidade para incentivar os mais novos a seguirem aquele caminho.

Aconteceu o mesmo com o escritor Nuno Bragana: chovia continuamente no seu funeral. No houve povo na despedida do meu amigo. Nem acorreu aquela gente grada que de vez em quando salta do seu Olimpo para saudar os vivos, venerar o morto, dizer uma frase previamente estudada famlia e logo regressar ao alto imprio de onde descera. No dia do seu enterro, senhor Eusbio da Silva Ferreira, a chuva era fria e vinha batida pelo vento e pelas vozes desfiguradas do povo. As flores iam-se enlameando medida que tombavam na terra molhada e agora tambm eu o vejo daqui, de rosto franzido gua, aos gritos, ao pranto multitudinrio, terra que pouco a pouco toma posse daquilo que em ns desde sempre lhe pertenceu. Olho-o, senhor Eusbio, do cimo da minha janela, no Lumiar da nossa vizinhana. Ocorre-me reviver a sua presena em mim, isto , a histria da sua vida que s eu sonhei desde menino. No h quem no tenha querido ser igual a si. Perteno a um povo cuja infncia permanece eterna medida de cada pessoa. Tenho dez anos de idade quando pela primeira vez o vejo correr, saltar, bater bolas areas, rasteiras, trajetrias curvas, malabarismos de artista no circo da cidade. Minsculo, como que motorizado, num pequeno ecr de televiso. Fico a saber, no incio dos anos 60, que o futebol existe em Portugal: passou a existir como se tivesse nascido consigo. Na minha ilha, o futebol era bem outra coisa, sem a moldura da fantasia e da loucura, nos campos da rua com pedras por baliza e no recreio da escola primria rodeado de muros e canteiros de malmequeres. Atrevome a imaginar que o senhor Eusbio sabe, tanto quanto eu, como doem as pedras nos nossos ps descalos, como que as unhas saltam e o sangue espirra, como as plantas dos ps se transformam em chapas e tudo em ns modesto, pobre e curto, exceto nos sonhos que nos acordam para o jogo e para a glria do mundo. Vem portanto ao caso falar dos seus olhos tristes na alegria da vitria: o senhor tinha piedade dos vencidos, ajudava as suas vtimas a levantarem-se do cho. Sorrialhes, por vezes feliz com lgrimas. No sei o que lhe diziam os seus lbios grossos de africano, nem como os acarinhavam as palmas brancas das suas mos pretas. Ningum levava a mal os rituais humildes, carregados de nobreza e bondade do meu senhor Eusbio. O fadrio dos vencidos consiste em guardar para si os sentimentos de infortnio e os silncios incolores da derrota. Agora que perdeu a memria e voltou de vez ao bero e ao colo da sua Me, permita-me que lhe recorde o breve pormenor da sua existncia dentro de mim. J se cantaram e choraram todos os modos das suas proezas em campo. Dispenso-me, assim, da grande e merecida laudatria dessa epopeia. Prefiro seguir a sombra da sua intimidade. Entro-lhe nos olhos mortos para ver o mundo de l para c, tal como julgo v-lo a si, ainda agora, da minha janela. A chuva continua. Tristemente bela sobre as casas. Chove sobre os muros, sobre as rvores nuas, sobre a minha alma ainda presa sua. Chove nas belas e to amadas palavras. Chama-se remorso impossibilidade de lhe agradecermos o futebol, as alegrias e conquistas dominicais, o ser nico que voc era em ns: rosto e heri das nossas vitrias. De certo modo, o senhor inventava para ns um outro pas, no este que se repete na nossa angstia, nem o tal que estava em guerra contra os mrtires da sua terra. A Ditadura ficava do lado de fora dos estdios onde o senhor corria e fintava, alado nos ventos da paixo pelo jogo, levando consigo os olhos, o sorriso, o corao do povo. Sabamos que era dupla a sua ptria, uma de ida, outra de regresso, chamada Moambique-Portugal. Ambas se libertavam uma da outra sem que os cegos, os polticos, os colonos e os militares dessem por isso. O nosso partido poltico chamava-se Eusbio. Fomos os campees de tudo, porque o senhor nos ensinou a superar o impossvel, fazendo das fraquezas fora. Por isso, onde todos viam um futebolista, queria eu ver tambm o guerrilheiro de dois povos em guerra, um j vencido sem que o soubesse e o outro um vencedor histrico desde o glorioso primeiro dia das suas armas. Sentados no cho do mato a ouvir o relato dos jogos, e as vozes em fundo da multido a aclamar um nome, soldados e guerrilheiros faziam uma trgua. A guerra parava. Durante duas horas, aos domingos, no havia inimigos em frica. E tudo era por ordem e graa sua, senhor Eusbio da Silva Ferreira.
(in EXPRESSO, revista, 11.1.2014)

Ronaldo d a Bola de Ouro aos que trabalham no Real Madrid


O futebolista internacional portugus Cristiano Ronaldo dedicou, sbado, a Bola de Ouro, que exibiu no Estdio Santiago Bernabu antes do triunfo com o Granada (2-0), a todas as pessoas que trabalham no Real Madrid. Foi uma tarde diferente. Partilhar a Bola de Ouro com os adeptos e as pessoas da casa do Real Madrid foi uma sensao muito bonita. Senti-me muito contente e emocionado, disse o capito da seleo portuguesa, na zona mista. Ronaldo reconheceu a importncia do clube: Vou contente, porque os adeptos ajudaram-me muito nos ltimos anos. A Bola de Ouro para as pessoas que trabalham no clube, para toda a gente do Real Madrid. para todos. D-me motivao trabalhar cada vez melhor e tentar ganhar coisas para este clube. Estou muito contente e quero seguir assim, disse o 7 dos merengues. Quanto ao jogo, Cristiano Ronaldo mostrou-se feliz por ter inaugurado o marcador, j que o golo deu tranquilidade equipa, que acabou por vencer por 2-0 e ascender liderana da Liga espanhola, ainda que de forma provisria. Marquei um golo importante e tudo ficou mais fcil. Estamos num bom momento, confiantes. Temos ainda de melhorar, disse Ronaldo, lamentando apenas que o guardaredes do Granada lhe tenha roubado um golo em cima do intervalo.

Homem morre atropelado por viatura do Exrcito

J nos descontos, um pontap de bicicleta parecia destinado a dar em golo, mas Roberto defendeu: Teria sido um dos melhores golos da minha carreira. Cristiano Ronaldo afirmou ainda no estar preocupado com o FC Barcelona, mas apenas com a sua equipa, e deu muita fora ao colombiano Radamel Falcao, esperando que este recupere rapidamente.

Um homem de 60 anos morreu, quinta-feira, atropelado por um carro militar na Portela de Sacavm, em Loures. O acidente causou enorme consternao nos moradores do bairro Alfredo Bensade, que acabaram por apedrejar os elementos do Exrcito que circulavam na viatura acidentada. O atropelamento mortal de um homem de 60 anos causou grande consternao junto ao bairro Alfredo Bensade na Portela de Sacavm, em Loures. O acidente ocorreu cerca das 16h10, no cruzamento da avenida Ralis com a avenida da Repblica, junto ao quartel do Regimento de Artilharia de Lisboa. As causas do acidente

esto agora a ser investigadas. Fonte da PSP disse que, aps o atropelamento, se gerou uma grande confuso no local, com uma multido entre 120 a 150 pessoas a apedrejar os militares envolvidos no acidente. A vtima foi assistida no local e depois transferida para o hospital onde acabou por morrer. A brigada de acidentes da PSP que esteve no local precisou de chamar a equipa de interveno para acalmar os nimos e acompanhar os militares ao quartel em segurana. Apesar da confuso que se instalou no confuso no houve registo de feridos ou detidos, esclareceu a fonte policial.

16 . Comunidades

27 Janeiro 2014

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

9 Keith St. $98,900 Difcil de crer mas ainda existem abaixo de 100,000. Semi separada mas...

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

4114 Hwy 6 $97,900 Terreno de 154 ps por 136 ps. No ser ideal para fazer a casa dos seus sonhos?

289 440-1319

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

48 Berkindale Dr. $314,900 4 Level back split, enorme com 4 quartos de dormir e dois quartos de banho. Garagem dupla.

61 Francis Av. $ 121,900

A hipoteca ser de menos de 650.00 Dollars. 3 quartos de dormir, estacionamento por trs. Mais barato do que arrendar.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

Em Grimsby $ 129,000 Negcio estabelecido em excelente condio. Restaurante Grego com muita clientela.

Luso-Canadian Charitable Society Esfaqueamentos


No dia 9 de Janeiro, o Luso Canadian Charitable Society anunciou a oportunidade para todos os Fans do Eusebio, a fazerem uma oferta para ganhar uma Camisola autntica e autografada junto com uma Foto da Lenda do Futebol. A Luso Canadian Charitable Society gostaria de dar os parabns ao Sr Victor Macedo Ferreira que, com a sua oferta mais alta, acabou por ganhar este item inestimavel. Luso agradece a todos participantes as ofertas generosas e pelo seu apoio incansavel.Todos os fundos angariados vao ser usados para comprar os necessarios materiais e mantimentos para uso do nosso programa de dia para adultos.

em Brampton

Uma mulher morreu e um homem tem ferimentos fatais, na sequncia de um duplo esfaqueamento em Brampton, na tera noite. A mulher, acredita-se que com 40 anos, e o homem foram esfaqueados numa casa localizada na unidade Kingknoll, disse a Polcia de Peel. As circunstncias que cercam o incidente no foram imediatamente divulgadas. Ambas as vtimas foram transportadas para o hospital com vrios ferimentos de faca, disse um representante dos servios regionais de paramdicos.

Coliso de combio com camio


Centenas de passageiros tiveram de ser transportados de autocarro, para acabar a sua viagem da noite de tera-feira, depois de um combio da Goter colidido com um camio, na zona de Mississauga. Um combio que da Union Station se dirigia para Milton, colidiu com o camio, a leste da estao de Dixie, perto das 19:30, como disse Anne Marie Aikins, da Metrolinx. No momento, estavam no combio cerca de 800 passageiros. Os passageiros foram depois encaminhados para autocarros. No houve feridos graves e a Polcia continua a investigar.

27 Janeiro 2014 Mais de um milhar de mulheres juntas

Ainda a tempo . 17

Amigas em luta por uma boa causa que vai dar frutos...
*ngela Machado est de parabns

Eram umas 1 100 mulheres. Mulheres amigas. Que se juntam como que em Dia das Amigas que bem capaz de ser noutro dia... para uma boa causa. Uma boa causa que vai, decerto, dar os seus frutos. Assim o cremos. Ningum sabe, ao certo, quem inventou a iniciativa. To pouco o significado. Em certas regies dos Aores fala-se em que, nas quatro quintas-feiras anteriores ao Carnaval... h uma Festa dos Amigos, uma Festa de Amigas, uma Festa de Compadres e... uma Festa das Comadres. Todos s quintas-feiras, bem de ver. Contam-nos que, inicialmente, as festas eram mesmo s de grupos de amigas. As mulheres almoavam com as amigas no restaurante. Depois, a pouco e pouco, e com o passar dos anos, os almoos foram-se transformando em jantares, seguidos de grandes festas pela noite adiante. E nestas festas... haveria sempre algo de inslito... e naturalmente muita e muita farra. Entre ns, no Canad, a Festa das Amigas foi nascendo, talvez, a mando da saudade. Com todos os ingredientes e, por vezes, at, com a presena masculina para animar a festa.

causa que tem a ver com a angariao de dinheiro para a Fundao do Cancro da Mama do Princess Margareth Hospital. Uma causa... que altamente meritria.

que ramos homem. Eu acho que est muito bem... com mil mulheres sua volta, muito bonito... Pois... Aida Vieira vai-nos dizendo da sua satisfao em estar por ali. Eu j fao isto h muitos anos e sinto-me muito contente por estar aqui... e fao isto todos os anos. um prazer. muito bom, at para mostrar a todas as mulheres que temos de estar presentes nestas ocasies para aquilo que a gente precisa. No fundo, nunca sabemos se temos preciso disso... E vai-se andando por ali. Quase de mesa em mesa. Vernica da Ponte repete, no fundo, o que outras disseram. J vai a este gnero de festas h 5 anos. E um prazer... uma honra. Um monto de mulheres e todas ns somos amigas. De resto, juntamo-nos por uma boa causa. E porque no sabemos o dia de amanh... e temos que nos ajudar umas s outras...

Ajuda de muita gente


ngela ainda nos disse que so muitas as pessoas que nos ajudam. No poderamos ser sozinhas. De facto, mesmo as que estavam por ali... no estavam ss. Muita e muita gente foi dando donativos em dinheiro e em prmios a sortear. Deambulando pelas mesas, encontrmos gente conhecida viva, Clara Abreu! Viva... a interessante apresentadora do espectculo! que nos foram chamando e nos foram tuteando, satisfeitas por termos passado por l. At o Hentrik Cipriano l estava, uma vez que iria actuar. J no assistimos... mas o Henrik desculpou-nos...

Uma saudao a todas as mulheres


nossa passagem... vamos reparando que, em certas mesas, h quem levante um copo como que em saudao. Porqu? Algum nos diz estar a levantar o copo como que em saudao a todas as mulheres que esto a lutar contra o cancro. Uma boa causa. A causa da luta contra o cancro da mama. Uma boa causa no meio de tantas e to bonitas mulheres. O cancro da mama, de facto, ainda ceifa a vida a muita e muita gente. Talvez por isso as AMIGAS do Circle of Friends organizaram este gnero de recolha de fundos para o combate terrvel doena. Uma recolha de fundos que, decerto, deu bons resultados.

No salo no cabia mais gente


So muitas as Festas das AMIGAS, que se realizam entre ns. Na maior parte dos casos, para apoio a boas causas. Sbado noite, estivemos no salo da Local 183. No cabia mais gente. Eram, pelo menos, mil e cem mulheres... amigas. Daqui a uns tempos, somos bem capazes de ir ao Princess Margareth Hospital, para assistir entrega de mais um cheque parea a luta contra o cancro da mama. Temos l ido muitas vezes. De resto, Angela Machado leva a efeito a iniciativa h, pelo menos, treze anos. O que obra. E que lhe d, de resto, uma satisfao grande. Estamos aqui, fundamentalmente, por uma boa causa... tambm pelo bom convvio. Um convvio muito bom e de amizade... Ainda lhe perguntamos se este ano h mais gente do que no ano passado. No muito mais porque... no era possvel. Bem... tnhamos mais gente, mas a sala s leva mil e cem e no podemos ultrapassar esse nmero. Infelizmente... E a verdade que eram 1 100 amigas, juntas, a lutar por uma boa causa. Uma boa

Fernanda de S vai-nos dizendo tratar-se, afinal, de um grupo de mulheres para angariar dinheiro para ajudar na pesquiza da cura do cancro da mama. J o sabamos... mas ainda a ouvimos dizer que estava muito feliz e a fazer votos por que, de facto, a cura para o cancro da mama seja mesmo descoberta. E vai ser, decerto. E vai insistindo: um prazer estar aqui. E muito importante por que um dia a doena pode-nos bater porta. De resto, estamos em ambiente de mulheres que se juntam, de facto, para uma boa causa... Ainda perguntmos se estvamos ali bem, j

O Princess Margareth Hospital tem, assim, tambm, a colaborao da nossa gente. E vai decerto continuar a trabalhar para erradicar as doenas mais em foco. E bem possvel que valha a pena. E que o cancro da mama possa ser vencido. Havia no salo da Local 183 muita gente jovem. A quem deixmos cair a pergunta sobre se... no tempo do seu tempo... ainda haveria aquela festa. Que sim. Que vo continuar a ideia. Um Portugus mesclado de Ingls foi-nos dando a resposta. E a verdade que gente jovem... gente jovem tambm havia na Festa das Amigas.

e-mail: emaseca@netcabo.pt

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577

Dra. Ema Secca

18 . Ler e contar O Nosso Orgulho...

27 Janeiro 2014 O caso do beb da Madeira

...Na Nossa Msica Regional!


Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com
Hoje... trago aqui um tema, de que nunca me canso de falar, pois descreve a importncia que tem a Msica Regional Aoriana. E isto embora agora em menor escala, talvez fruto da influncia de certas msicas estrangeiras e dos tempos conturbados que vivemos. Por isso penso... que uma importante parcela da nossa cultura que no pode ser esquecida e que devemos divulgar! E eis que volto a falar sobre a nossa Msica Regional, tentando lembrar razes que nos orgulham e com a inteno de preservar o que resta da nossa Cultura de Raiz Popular. Os primeiros povoadores, que aportaram nas Ilhas dos Aores, trouxeram na escassa bagagem uma nostalgia, que mais vincada ficou com o tempo, pelo isolamento Insular. Toda essa saudade se reflectiu na msica popular, dandolhe um sentimento dorido, um tom comovente, que trouxe sons meldicos, com estilo de balada, ao nosso rico e, por vezes, sentimental folclore. Ao desbravavar e cultivar a terra, os nossos antepassados iam plantando razes, ao som dos pfaros, transportados em alforges. Esse sentimento passou a ser um estado da alma... que desde a acompanha o povo aoriano pelo mundo fora. Que, ao ouvir os primeiros acordes da Charamba, da Saudade ou da Chamarrita, sente um aperto no corao e esse (sempre pronto) n na garganta, indcios das constantes saudades da Terra. A nossa Msica Regional conhecida, na gria do povo, como Modas Antiga, e na festeira Ilha Terceira, de onde venho, a linda e dolente Charamba, a Rainha da Festa, que d abertura aos nossos Bailes Regionais. Em todas as nossas Ilhas, a Msica Regional conhecida pelos mesmos nomes, embora musicalmente distinta. Na Ilha do Pico, a Chamarrita j galgou fronteiras e famosa pela sua bonita vivacidade de baile mandado, que alegra as conhecidas Noites de Folga. O Baile da Povoao - mais conhecido pelo Baile Furado - com a viva coreografia e desafio de quadras, o mais lindo carto de visita da Ilha de S. Miguel. E poderia ir por a fora, de Ilha em Ilha... homenageando a riqueza de um folclore que tem vindo ao longo dos sculos a mostrar ao Mundo a saudade dos que partem. E a dos que ficam... Estas melodias de encanto, so sempre acompanhas pela Viola de Arame, conhecida entre a nossa gente pela Viola da Terra. Instrumento musical originado nos Aores e j um Patrimnio Tradicional Aoriano. A Viola da Terra, , sem dvida, o mais importante instrumento da Msica Regional Aoriana, chegando a ser o nico instrumento a acompanhar os grandes improvisadores das Cantigas ao Desafio. Com o decorrer do tempo... a Viola da Terra juntou-se ao violo, ao bandolim, aos ferrinhos e a outros instrumentos musicais. Mas, ainda hoje, continua a ser um instrumento essencial da nossa Msica Regional. Em homenagem s nossas Modas Antigas, nossa Cultura Popular e sobretudo s nossas Razes, deixo aqui uma quadra do nosso Cancioneiro Popular - que nos faz orgulhar da nossa Terra e deste Povo a que pertencemos!

O diretor regional das Florestas da Madeira, Rocha da Silva, disse agncia Lusa ser estranho o aparecimento hoje, numa zona batida pela Polcia Florestal nos ltimos dias, da criana que, desde domingo, estava desaparecida na Calheta.

estranho criana aparecer em zona vrias vezes batida

Segundo Rocha da Silva, elementos da Polcia Florestal bateram nos ltimos dias a zona onde a criana de 18 meses foi hoje encontrada e o menino no estava l. Aquela zona foi batida pela Polcia Florestal, por elementos conhecem bem o meio florestal, e a criana no estava l. Por alguma razo apareceu agora, disse agncia Lusa o diretor regional das Florestas da Madeira. Rocha da Silva salientou que o menino foi encontrado pelo levadeiro (profissional responsvel pela distribuio de gua de rega que transportada nos pequenos canais que serpenteiam a Madeira), quando este fez a habitual ronda para verificar se havia alguma coisa a obstruir a levada, logo pela manh. Como no havia indcios da sua presena nos dias anteriores, normal que ela tenha sido colocada algum tempo antes, admitiu o diretor regional das Florestas madeirense. O responsvel salientou que o tempo tem estado muito frio (...), tem chovido quase todos os dias e estamos a falar de uma zona

que fica situada acima da cota dos 500 metros de altitude. Segundo Rocha da Silva, com estas condies, estes dias todos era difcil a criana sobreviver sozinha e tinha de estar roda encharcada, pelo que considera que todo este caso muito estranho. Este responsvel adiantou que os elementos da Polcia Florestal que participam nas buscas fizeram-no por uma questo cvica e estiveram atentos nestes ltimos trs dias. A criana, de 18 meses, desapareceu domingo tarde durante um convvio familiar na casa dos padrinhos, no stio dos Reis Acima, Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, tendo sido encontrado tera-feira de manh com vida. A criana est em observao no Hospital do Funchal, onde o pediatra que a observou assegurou, em conferncia de imprensa, que est bem (...) lcida, consciente (...), no apresentando sinais de leses visveis de maus tratos. Tambm este pediatra, Jos Lus Nunes, considerou intrigante que o menino tenha sobrevivido sozinho durante trs dias e trs noites, ao relento, e chegado bem, como chegou, ao hospital.

O drama do Daniel
O Daniel! O Daniel, agora com 18 meses (imaginem!) vai ainda dar muito que falar. Sabem que ele esteve trs dias fora dos pais e da famlia. Sabem que num dia... apareceu numa levedeira j perto da casa onde vivia. E levaram-no para o hospital. Comearam a trat-lo, mesmo sem saber o que se passou. A conscincia colectiva comeou, de repente, a funcionar. E sem se olharem ao espelho, muitos comearam a criticar tudo. J falavam nos pais malandros que eles eram! que no preveniram tudo aquilo. J se indignavam pela forma como ele e os da famlia viviam, numa casa que mais parece um palheiro de aldeia (se palha tivesse...) Ningum foi capaz de se atirar s entidades que tm por obrigao de zelar por estas coisas. Sim... a Cmara e o Governo deveriam ser amarrados ao pelourinho da ignomnia. Deixar que uns quantos membros da mesma famlia vivam naquela degradao... deveria fazer corar de vergonha os que, por norma, se dizem defensores do povo. Isto se vergonha tivessem... No. Por a... no. Ns prprios somos bem capazes de estar a navegar em guas pouco correctas. Estaremos, at, a deixar para l... os estudos e mais estudos que psiclogos e pediatras vo fazendo. Dizendo que ele o menino lindo chamado Daniel no capaz de reagir... se vir o tal raptor. Sim, porque j se fala em raptor. Dizem que bem prximo da famlia. Dizem que j sabem at quem . E que s ainda o no prenderam por faltarem provas. Esta nota bem capaz de estar atrazada, j que quando ela for ao ar... j so capazes de ter algum por entre as grades de uma priso. E eu, estpido que vou sendo, neste gnero de coisas, acho que presos... presos... deveriam ser os que deixaram esto a deixar que a famlia viva naquela tragdia. Onde desemprego at rima com misria. E onde solido... solido... bem capaz de ser levantada como coisa que tem que ser... Ai Daniel, Daniel! J te vem e eu tambm a entender o rosto humilde mas bonito da tua me. J te vem a olhar o alm das coisas que esto tua volta. E at te vem... a crescer na harmonia possvel depois do drama que viveste. Ai Daniel... Daniel! Entendo cada vez mais que s haja uma pessoa que te faz chorar de emoo. Que te faa levantar os bracitos fracos de morrer para o agarrares, quando o vs. O av... que tu queres... capaz de ser o que entende o teu drama. Gostava que fosse a Cmara. Gostava que fosse o Governo. Mas... a emoo fica apenas para o av que vs na Televiso, quando o trazem a falar... a falar para ti...! Entendo-te. Porque entendo, tambm, uma coisinha pequena que tenho em casa e que, quando algo lhe corre mal... atira-me com o sorriso mais triste do mundo. E corre para mim... a abraar-me! Como que a pedir socorro. Socorro... que nem sempre sou capaz de lhe levar com a prontido que ele queria! Ai Daniel, Daniel! Mesmo com 18 meses... ds-me tambm algumas lies! Fernando Cruz Gomes

Nos Estados Unidos:

Beb gigante nasce com sete quilos

A palavra saudade / Quem seria que a inventou / Fosse quem fosse o poeta // Com certeza que chorou...

Andrew Cervantez nasceu a 16 de Janeiro mas j conhecido em todos os Estados Unidos devido aos sete quilos de peso com que nasceu, no Desert Valley Hospital, na California. Esta marca impressionante leva o recm-nascido para o top de bebs mais pesados de todo o pas. O parto, de cesariana, teve de ser feito de emergncia j que, para alm do peso, Andrew media quase 70 centmetros de comprimento. Esta medida corresponde a quase 40% da altura da sua me. Vanessa Cervantez revelou a um jornal local que nem sequer conseguia acreditar que tinha dado luz um beb gigante. No entanto, Andrew est longe de ser o beb mais pesado do mundo de que h registo. Em 1879, Anna Bates deu luz um beb que pesava 10 quilos, segundo o Guinness World Records. Infelizmente, aquele recm-nascido acabou por falecer 11 horas depois.

27 Janeiro 2014 Human Rights Watch acusa:

Ler e contar . 19

Aumento de restries liberdade de expresso em Angola


O documento faz notar casos do que consideram serem ataques liberdade de imprensa: Em 2013 os bloggers e jornalistas Jos Gama e Lucas Pedro foram acusados de difamao por abuso de de liberdade de imprensa, pelos artigos publicados no site Club-K.net; e Rafael Marques, jornalista e defensor dos direitos humanos, foi acusado de 11 crimes de difamao, devido a relatos no seu livro Diamantes de Sangue que envolvem generais angolanos. Tambm em 2013, diz o documento, Domingos da Cruz, do jornal privado Folha 8, foi acusado de atentar contra o Estado por instigao desobedincia colectiva, resultante de um artigo de opinio escrito pelo jornalista. Direito Manifestao As autoridades angolanas intensificaram as medidas de represso para limitar a liberdade de expresso, associao e reunio publicou, na tera-feira, a Human Rights Watch, no seu relatrio anual. Segundo o relatrio Mundial dos Direitos Humanos, referente a 2013, o Governo angolano tem levado a cabo vrias aces judiciais contra jornalistas e activistas, continuando a usar a fora policial de forma abusiva, a fazer detenes arbitrrias e a intimidar manifestaes pacficas contra o governo, greves e a impedir reunies. O relatrio aponta tambm como negativa, a fora usada para a expulso em massa dos comerciantes de rua e a remoo dos assentamentos informais, bem como a liberdade de imprensa limitada. A liberdade de expresso em Angola bastante restrita, escreve o relatrio, devido ao nmero reduzido de rgos de comunicao social independentes, autocensura e represso do governo. Neste ponto, a Human Rigths Watch ressalva que um nmero muito reduzido de pessoas tem acesso Internet e s redes sociais (3%), que so os principais canais para comentar as polticas do Governo. O direito reunio, embora previsto na Constituio, no tem sido uma realidade explica o mesmo relatrio. O ano de 2013 ficou marcado pela morte de Ganga, militante de um dos partidos da oposio, durante uma manifestao pacfica pelo desaparecimento dos activistas Isaas Cassule e Alves Camulingue. O jovem activista de 17 anos, Nito Alves, foi preso e acusado de injria contra o Presidente Jos Eduardo dos Santos, por produzir e exibir t-shirts com palavras contra o Presidente, diz o documento da Human Rights Watch. Cabinda Apesar dos acordos de Paz no enclave de Cabinda , aquela regio mantm-se sob tenso, diz a organizao. As autoridades continuam a fazer detenes arbitrrias e a torturar os apoiantes do movimento separatista Frente de Libertao do Enclave de Cabinda, a FLEC. Entre Agosto e Setembro de 2013, 20 homens foram detidos e torturados em Cabinda, entre eles estava o conselheiro do vicegovernador da provncia. O advogado Aro Tempo foi ameaado de morte por defender estes homens em Tribunal, disse a organizao.

O bruto do touro...
Fernando Cruz Gomes
As imagens esto frente a mim. Passo-as, uma e muitas vezes. Para me ficarem no corao e para chegar concluso de que... vale a pena ser solidrio. Talvez at ser... apenas camarada. Um termo que foi perdendo a validade quando uma certa esquerda lhe pegou e atirou de pantanas os conceitos que ela inseria em si. Se me deixarem... at atiro com esta crnica para a saudade do Antnio Perinu. Ele entende-a. Ele que andou tantos anos de capa e muleta na mo... conhece. Pois... camaradagem o que eu vejo nas imagens. Era, decerto, uma tarde de glria. Numa praa de touros, imaginem. Numa praa de touros, onde, por norma, no h actos de heroismo. Antes, haver um espicaar do dio da besta que h em todos ns contra a besta-fera que isso mesmo, se quiserem. Nas cadeiras e nos bancos, uma multido quase ululante, batia palmas. Queria ver mais. Talvez... mais sangue. Para depois, paulatinamente, ir igreja mais prxima pedir paz para o mundo... Um forcado dos nossos valente e destemido atirouse para os chifres do boi. Quando ia a apanhar os ditos cujos, algo lhe falha. O touro apanha-o de frente. Atira-o ao ar. Quando o homem chega ao cho... apanha ainda com todo aquele corpanzil. Que passa, uma e muitas vezes, qual furaco por sobre o corpo desprotegido do forcado. Eis seno quando os outros chegam. Vem o companheiro ferido. Melhor era fugir, talvez... mas eles seguem a fera e quando ela se atira, de novo, por sobre o forcado ferido, quando outra coisa no era de esperar do que ver o homem despedaado, eis que acontece o tal acto de camaradagem levado ao mais alto expoente. Os outros colegas uns quatro ou cinco nem vi... cobremlhe o corpo. Atiram-se por sobre ele. Engalfinham-se com ele. J no s um... so vrios. E o touro a investir. O touro a atirar-se ao grupo. S que, por essa altura, j no era s um, eram vrios. E o mais ferido estava bem protegido pelos outros. Vieram as capas. Vieram os bandarilheiros. E o touro continuava a preferir os forcados, Continuava a assestar contra eles as baterias do seu dio. As imagens terminam e nem sequer me deixam ver o desfecho da luta. Mas em mim, c dentro, a luta foi vencida pela camaradagem. Que eu vi. Uma camaradagem que fez outros serem feridos... talvez para que o forcado no morresse. Dir-me-o que isso se passa, todos os dias, nos redondis das praas de touros. possvel. Mas eu vi este... acompanhei os movimentos. E o meu velho corao... achou que a camaradagem ainda vale a pena. Ainda no tem preo. Ainda faz vir aos olhos umas certas lgrimas de saudade... de uma camaradagem que j no existe.

Foi despedido sem justa causa E agora?


Perder o emprego uma experincia devastadora e com consequncias no s a nvel profissional como tambm a nvel pessoal. Quanto mais idade a pessoa tem, maior a dificuldade em arranjar um novo emprego semelhante. Felizmente, a lei reconhece estes desafios e por isso os tribunais exigem aos empregadores que, ao despedirem um trabalhador, lhe paguem uma indemnizao razovel, tendo em conta as circunstncias pessoais e profissionais desse empregado. No mbito do direito, diz-se que uma pessoa despedida sem justa causa quando no lhe dada uma notificao razovel. A notificao razovel pode ser dada atravs de um aviso prvio, um pagamento antecipado por servios ainda no prestados, uma indemnizao, ou uma combinao destas. A determinao da razoabilidade de uma notificao por vezes uma questo complexa, porque embora o cdigo do trabalho, Employment Standards Act, estabelea certos requisitos mnimos, os tribunais podem decidir que estes requisitos no so suficientes tendo em conta as circunstncias do trabalhador. Os fatores que geralmente ajudam a determinar a se a notificao razovel so: a durao do emprego, o tipo de trabalho, a idade do trabalhador e a facilidade em encontrar trabalho semelhante no mercado. Geralmente, quanto mais longo for o perodo de emprego e quanto maior for a idade da pessoa, maior tem de ser o perodo de notificao. Esta divergncia legal entre os mnimos requeridos pelo cdigo do trabalho e os mnimos exigidos pelos tribunais, por vezes causa extrema confuso ao empregador. O empregador, em boa-f, se consultar o cdigo do trabalho pode ser levado a acreditar que est em cumprimento com

Jos Rodrigues -Advogado

os mnimos legais. Mas, mais tarde, pode vir a descobrir que o tribunal considera que estes mnimos so insuficientes no caso em questo. Nestas situaes os empregadores podem vir a ser sentenciados a pagar quantias muito acima daquelas requeridas pelo cdigo. No existe um nmero mgico que se aplique a todos os trabalhadores. Cada caso um caso e para se chegar quantia certa preciso investigar e jurisprudncia e aplic-la s circunstncias desse trabalhador para se saber o montante requerido por lei. Por outro lado, se de opinio que foi despedido sem justa causa, preciso que se mantenha alerta e no deixe passar os prazos para levar o seu caso a tribunal. Antes de iniciar o caso tem de decidir se prefere apresentar uma queixa ao Ministrio do Trabalho, ou se prefere iniciar uma ao em tribunal. Esta deciso estratgia e depende em grande parte dos factos do caso. Mas lembre-se que se decidir lanar uma queixa no Ministrio do Trabalho e mais tarde se arrepender, tem apenas duas semanas depois de apresentar a queixa para a transferir para o tribunal. Uma vez passadas as duas semanas considera-se que abdicou da oportunidade de iniciar uma ao em tribunal o que, em certas circunstncias, pode limitar o montante da sua indemnizao. Este artigo de ndole meramente informativa, no constituindo assim uma opinio jurdica. Para mais informaes contacte Jos Rodrigues, atravs do (647) 2022533.

McLaren confirma P15

20 . Automobilismo

Paulo Alves Carlos Moreira

27 Janeiro 2014

Ferrari apresentou F14 T


A Ferrari apresentou F14 T, monolugar cujo nome foi resultado da preferncia dos adeptos. com ele que Fernando Alonso e Kimi Raikkonen vo tentar recuperar para a Scuderia Ferrari os ttulos que lhe fogem h anos no Mundial de Frmula 1. A equipa italiana seguiu um design diferente no que ao nariz do monolugar diz respeito, ao desenvolver um conceito distinto, e mais liso, sendo esta a primeira obra do novo diretor Tcnico, James Allison

O supercarro ser encaixado entre o 12C e o P1. Ter uma verso Spider e outra para fazer frente ao Porsche 911 GT3. A McLaren anunciou um novo modelo superdesportivo, que est neste momento numa fase inicial de desenvolvimento. O novo responsvel executivo da marca de Woking disse Autocar que o modelo ao qual se referiu como P15 ainda est distante, adiantando contudo que ser propulsionado por um motor central dianteiro turbo provavelmente uma verso modificada do V8 3.8 biturbo que encontramos no 12C. Alm disso, Mike Flewitt confirmou que o modelo contar com o j conhecido chassis tubular em fibra de carbono. Sem se alongar em mais detalhes, o britnico assegura que ter um carater e propsito diferente de outra novidade, o P13, prevista para concorrer diretamente com o Porsche 911 Turbo. Apontando para 2000 e 2500 unidades/ano do P13, a marca britnica pretende pouco depois superar os 4000 carros anuais graas a dois turnos de produo. A McLaren conta criar uma verso Spider e outra ainda mais ousada ao estilo do Porsche 911 GT3. A marca desportiva tem uma capacidade de produo anual de 6000 carros, com trs turnos dirios, mas acredita que pode atingir as 7000 unidades/ano caso seja necessrio possivelmente com a chegada do P15 mais para o final da dcada. Recorde-se que o chairman da McLaren, Ron Dennis, disse que a empresa lanar algo de substancial todos os anos. J Flewitt deu a entender que um potencial sucessor do P1 j est a ser pensado, mas a longo prazo, quando as tecnologias das baterias e dos motores eltricos for alvo de evolues significativas.

Sergio Perez: A nova regulamentao uma boa oportunidade para reduzir distncias face aos nossos rivais
qual estou totalmente recuperado. Desde ento, tenho vindo a fazer um bom trabalho de recuperao com os meus treinadores. Eles vieram para o Mxico e fizemos no s reabilitao como tambm muito trabalho fsico de modo a estar totalmente apto para o primeiro dia de testes. Passar tempo em casa permitiu Sergio Perez testemunhar em primeira mo a incrvel paixo com que seus compatriotas acolheram a transferncia para a Force India: Todo o Mxico est comigo e tanto a imprensa como os adeptos esto entusiasmados com esta aventura na F1. Espero trazer muitas alegrias para eles. Esperamos conseguir bons resultados este ano e pagar a f que todos os nossos fs tm em ns disse Perez, poucos dias antes do primeiro teste: Estou confiante de que tudo estar pronto, e estou realmente ansioso para o grande desafio que temos pela frente em 2014. Vai ser uma poca muito complicada, pois em poucas semanas temos que ter tudo no lugar certo. Ser muito importante para ns como equipa adaptar-nos nova regulamentao o mais rpido possvel. uma boa oportunidade para reduzir distncias face aos nossos rivais, especialmente no incio da temporada. Faltam poucos dias para que os novos monolugares rumem a Jerez, onde ser dado o arranque da nova temporada de Frmula 1 e na Force India, o novo recruta, Sergio Perez, toma o pulso sobre a nova temporada e o novo monolugar: O inverno tem sido um perodo muito ocupado para mim, comea por dizer Perez Fiz uma operao ao joelho, da As primeiras corridas so uma boa oportunidade para Perez brilhar e como exemplo pode dar-se o Grande Prmio da Malsia de 2012, onde, ainda na Sauber, esteve muito perto de vencer: Estou ansioso para pilotar o carro. As expectativas so elevadas e todos esto trabalhando muito duro para isso.

Bryan Adams estreou a coleo The Adam by Bryan Adams

Foi na passada sexta-feira aberta ao pblico a exposio que inclui um Opel Adam criado pelo prprio cantor canadiano e um calendrio feito tambm destes modelos do construtor alemo fotografados pelo autor de Summer of 69 Antes do final de 2013 o site da Turbo deu a conhecer mais mais um Opel Adam personalizado por uma estrela mundial. Depois do carro apresentado por Valentino Rossi foi a vez do cantor canadiano Bryan Adams apresentar uma verso sua do carro de que homnimo. Alm de ter criado um modelo pessoal, Bryan Adams tambm criou um calendrio com vrios modelos deste citadino, conhecido como The Adam by Bryan Adams. O resultado final foi agora alvo de uma exposio pblica, que decorreu na Haus der Kunst (Casa da Arte) de Munique at domingo, dia 26 de Janeiro.

27 Janeiro 2014 No 80 aniversrio de Jean Chretien


O antigo primeiro-ministro Jean Chretien celebrou, na tera-feira, os seus 80 anos, e foi elogiado como um lder poltico de coragem, paixo e viso, como disseram, designadamente alguns dos seus adversrios polticos. Pode bem considerar-se como uma figura poltica de destaque nos anais polticos do Pas. O rapaz de Shawinigan, serviu em quase todos os postos governativos e levou os Liberais a trs vitrias consecutivas de maioria. A homenagem reuniu polticos actuais e anteriores de costa a costa e de todos os matizes partidrios para honrar um homem de amor e compromisso para com o seu pas, algo comumente celebrado nos Estados Unidos, mas pouco habitual, pelo menos at agora, no Canad. Os organizadores disseram esperar que o evento, com ingressos a 400 dlares esgotados, que atraiu mais de 700 polticos, ajudar a

Do tempo que passa . 21

Um lder poltico de coragem, paixo e viso


Tanto Jean como John A. dedicaram as suas vidas para servir o Canad, ambos amando a poltica e fazer campanha e, claro, ambos gostavam de ganhar e fizeram-no, disse Harper. Jean, voc tem servido fielmente o nosso pas e todos os canadianos com mais de 40 anos foram testemunhas disso. O lder Liberal, Justin Trudeau, que cresceu conhecendo Chretien como um dos ministros do gabinete de seu pai, disse que Chretien sempre entendeu que o servio para os canadianos era a vocao mais alta. A poltica era a rota, o servio pblico era a recompensa, disse Trudeau. Chretien, ao falar, disse que queria ser arquiteto, mas seu pai insistiu para ele ir para a faculdade de direito, em vez disso. Ento, para mim, foi difcil, sim, mas no me arrependo, disse Chretien falando nos seus quase 40 anos na poltica. Porque servir o Canad... a melhor coisa que se pode fazer na vida. O tributo foi endossado por dois dos rivais de liderana talvez mais dolorosa de Chretien John Turner e Paul Martin o que chega a

dar a ideia de que liberais finalmente esto a colocar de parte quase quatro dcadas de lutas entre faces que quase destruiu o partido outrora poderoso. Outras pessoas que emprestaram seus nomes para a Comisso que organizou e promoveu o tributo incluam o ex-primeiroministro conservador Joe Clark, ex-lder do NDP, Ed Broadbent e um conjunto de primeiros-ministros provinciais conservadores, liberais e do NDP: Mike Harris, Bill Davis, Gary Filmon, Roy Romanow, Brian Tobin e Bernard Lorde. Vrios outros antigos primeiros-ministros apareceram para o tributo, incluindo Frank McKenna, Daniel Johnson, Dalton McGuinty e Bob Rae, que cantou Parabns a Voc para Chretien ao final da noite. A Premier do Ontrio Kathleen Wynne foi um dos oradores. Recursos do tributo esto a ser doados a La Maison de la francophonie, de Toronto, uma organizao umbrela que oferece suporte a grupos sem fins lucrativos francfonos na maior cidade do pas.

convencer os canadianos que a poltica pode ser uma nobre causa, no apenas um desporto cruel e que um nico indivduo pode realizar grandes coisas.

Ao lado de Pierre Trudeau

Foram abordadas algumas das muitas realizaes de Chretien: o primeiro francfono ministro das finanas, liderando o esforo de Pierre Trudeau, para patriar a constituio com uma carta de direitos, eliminando o dficit federal, recusando juntar-se aos EUA na guerra de 2003 no Iraque, introduzindo o Clarity Act para explicitar as regras para a separao de Quebec, entre outras coisas. Roy Romanow, antigo premier NDP do Saskatchewan, disse ter sido ideia de Chretien levar os primeiros-ministros provinciais com ele em misses de comrcio anuais. Disse ainda que a histria h-de registar que ele foi um dos melhores primeiros-ministros que este pas j teve. O antigo premier do Quebec, Jean Charest, o mestre de cerimnias, falou sobre o vnculo especial que se desenvolveu entre ele e Chretien durante o referendo de 1995 sobre a independncia do Quebec, quando Charest era lder conservador federal. Ele e Chretien tinham inmeras diferenas, disse Charest, mas quando se trata de sua crena compartilhada no Canad, sempre estivemos ombro com ombro.

Stephen Harper e Justin Trudeau tambm

O tributo de gala abriu com uma mensagem de vdeo do primeiroministro Stephen Harper, ento no Mdio Oriente. Harper observou que Chretien, que fez 80 anos em 11 de Janeiro, compartilha o seu aniversrio com o conservador, primeiro primeiro-ministro, MacDonald. E ele disse que os dois compartilham um nmero de atributos tambm.

22 . Ainda a tempo Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 20 a 24 de janeiro

27 Janeiro 2014 Parceria ABC/MontePio


Em termos de indicadores econmicos, foram conhecidos mais dados de atividade sobre o 4T2013, que se revelaram favorveis em concreto os relativos ao investimento constantes na sntese econmica de conjuntura do INE e os dados de novembro da balana corrente e que nos levaram inclusive a rever em alta a estimativa de crescimento econmico para esse trimestre, de uma ligeira contrao em cadeia de 0.2% para um modesto acrscimo de 0.1%. Revimos, adicionalmente, as perspetivas para 2014, estimando-se agora um acrscimo de 0.8% em 2014, este ltimo passando a estar em linha com o admitido pelo Governo. Jos Maria Pimentel (JVPimentel@Montepio.pt)

Economia portuguesa

Semana extremamente positiva, marcada pela divulgao dos ltimos dados da execuo oramental da DGO de 2013, que revelaram o cumprimento da meta oramental; e tambm pela divulgao de dados de atividade sobre o 4T2013, que nos levaram inclusive a rever em alta a estimativa de crescimento do PIB, de uma queda de 0.2%, para um ligeiro acrscimo de 0.1%...
Em Portugal, a semana voltou a ser bastante preenchida, com novidades essencialmente positivas. Destaque sobretudo para a publicao da Sntese de Execuo Oramental de 2013, na quinta-feira, a qual confirmou e reforou a perceo que vinha sendo criada nas ltimas semanas de que o dfice oramental em 2013 ficou aqum do objetivo traado com a troika. Com efeito, o dfice fixou-se em 7.152 mil milhes de euros (mM), o que fica 1.749 mM abaixo do limite. Em % do PIB, o dfice ficou entre 4.6% e 4.7% ou entre 5.0% e 5.1%, contando com a capitalizao do Banif , em qualquer um dos casos abaixo da meta de 5.5% definida e que compara com os 5.9% admitidos pelo Governo em outubro aquando da apresentao do OE 2014. Trata-se, assim, de uma surpresa francamente positiva, que beneficiou: i) do impacto sobre a despesa e a receita do comportamento da economia melhor do que o esperado; ii) do perdo fiscal que permitiu recolher 1.253 mM; iii) dos ganhos de eficincia resultantes da nova estratgia de combate fraude, evaso fiscal e economia paralela (nas palavras da Ministra das Finanas). O cumprimento da meta de 2013 traa boas perspetivas para o cumprimento do dfice de 2014, num contexto em que o cenrio macroeconmico de base para o OE-2014 se afigura cada vez mais credvel, sobretudo atendendo ao desempenho da economia a partir do 2 trimestre de 2013. Entretanto, a Unidade Tcnica de Apoio Oramental (UTAO) veio afirmar que as medidas anunciadas pelo Governo destinadas a compensar o chumbo pelo Tribunal Constitucional (TC) do plano de convergncia de penses so suficientes para tapar esse buraco, ao contrrio do que chegara a ser noticiado (pelo Pblico) na semana anterior. Estes dados vieram juntar-se melhoria da conjuntura econmica nos ltimos meses e situao mais benigna no mercado secundrio de dvida, que tem permitido a Portugal voltar a emitir dvida em alguns prazos. Assim, comea a ganhar fora a possibilidade de Portugal sair do programa de ajuda externa sem recorrer linha de crdito cautelar europeia, tal como fez a Irlanda. A posio oficial da CE continua a ser de no se comprometer, com o comissrio europeu

dos Assuntos Econmicos, Olli Rehn, a considerar ser prematuro tomar uma deciso sobre a forma de Portugal sair do programa de ajustamento, que s dever ser tomada com base na evoluo da situao. Em Davos, juntamente com o Ministro francs Pierre Moscovici, admitiu mesmo que Portugal pode precisar de um plano de apoio cautelar. Pelo contrrio, Pier Carlo Padoan, secretrio-geral adjunto e economista-chefe da OCDE, afirmou estar positivamente surpreendido com Portugal, tendo admitido a possibilidade de o pas sair do programa da troika sem rede de segurana europeia. Saliente-se que a dvida pblica portuguesa diminuiu para 128.7% do PIB no 3T2013, face aos 131.3% verificados nos trs meses anteriores, num movimento que reflete em grande medida a amortizao de OTs durante o perodo.

Os tachos e as cunhas
Era ainda muito criana, j ouvia falar a umas pessoas mais antigas e um pouco j esclarecidas, sobre tachos.Tachos esses que no faziam parte dos utenslios da cozinha. Tal como cunhas, que no se relacionavam com as ferramenta de cabo, das alfaias agrcolas. Isto me fazia imensa confuso!

so rodzios da sociedade
Antnio dos Santos Vicente

Como curioso que era...- e sempre fui- levou-me um dia a perguntar a um desses ancios, que qualidade de tachos e panela eram essas... que eu no tinha na minha cozinha. Com tambm dessas cunhas grandes e fortes, de que tanta vez falavam... visto que l em casa apenas eram usadas cunhas de madeira nas ferramentas de cabo? O idneo, bastante viajado pelo mundo, disseme: -quando fores maior e entrares no mundo da competio, em busca duma vida melhor, irs entender o que agora no possvel explicar-te ! E como nada mais me disse, fiquei a saber o mesmo... E tal como o ancio me dissera, o meu tempo chegou, e comecei a conhecer o que eram os tachos e cunhas. Mas agora apenas irei falar desses tachos- que no faziam parte da culinria. E as cunhas ficam para o meu prximo artigo. - Tachos era o calo dado s ocupaes alm do emprego normal. Estes benefcios s eram dados elite, essa que no vive para produzir... mas antes usufruir o suor de quem trabalha. Esses tachos, eram e so, os lugares de directores, administradores, superintendentes das grandes corporaes, para onde essa elite era - e continua a sernomeada. Claro. estas posies nunca foram dadas raia mida, mas sim a figuras de destaque, tais como: ex-ministros, secretrios, doutores e engenheiros de nome e de confiana de quem os nomeia. Mas os mais privilegiados no tempo, eram os oficiais de alta patente do exrcito.. E porque estes? O ditador sabia que era nestes homens das armas em quem podia confiar! Razo porque tudo lhes dava. Raro eram, as corporaes, tais como a Polcia, Carris, C. de Ferro, guas, Gs, Electricidade telefones e outras, ligadas ao estado, que no tivesse como seu director, um oficial general.

A misso destes no era trabalhar... mas sim observarem se tudo estava sobre controlo! Estes contentes, por obterem mais milhares, garantiam ao ditador, a certeza que no haveria greves nem golpes de estado! O ditador sabia, que pagar bem a quem o guardasse, era uma arma mais forte, que a da fome, descontentamento e misria do povo. E, se usamos dizer, que o povo quem mais ordena..., no menos verdade que so as armas que mais alto soam... e mais sangue derramam! E o medo foi sempre a arma da cautela... e at da cobardia, em especial quando s h arma da razo..., que s por si no chega! Mas ser que com a democracia este joguete de dar mais a quem j tem muito acabou? De forma alguma! At parece que neste sector, a coisa piorou. No apenas em Portugal, como em outras partes, sem esquecer estas bandas. Tambm. No preciso ser-se inteligente nem esperto, mas apenas acompanhar as notcias do dia a dia, para nos apercebermos destes esbanjamentos que to caro sei a quem paga. E, como raramente se escolhem bons homens para lugares... mas antes, bons lugares para homens, isto nos custa mais... para sermos mais mal servidos. O apadrinhado e compadrio, junto a outras metas de influncias, no pararam de aumentar. Assim, a vida torna-se mais penosa e difcil, para quem tem que suportar estes erros sociais. A sociedade est dividida em dois mundos: um, o jardim das glrias e prazeres... o outro, do sofrimento sacrifcio e misria. Uma unificao de igualdade, como os mesmos direitos e deveres , ainda no se deslumbra no horizonte No meu prximo artigo falarei das tais cunhas que eu desconhecia!

27 Janeiro 2014 Benefcios da Cayena

Coisas e loisas . 23

Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132)


Tel. 416 533-8907
A pimenta de cayena, tambm chamada pimenta vermelha, pressuposto ser oriunda da Amrica Central ou do Mxico, tendo uma grande utilizao na civilizao Maia. Cristvo Colombo foi o primeiro europeu a encontr-las, em sua primeira jornada ao novo mundo. Acreditando ter alcanado as ndias, nomeou os pequenos frutos vermelhos de pimenta devido a sua semelhana em sabor e no aparncia em comparao com as pimentas propriamente ditas, tambm chamadas pimentas do reino. Seguidamente a cayena chamada pimenta vermelha, pimento ou pimenta do Novo Mxico, foram levadas para outras regies pelos portugueses e pelos espanhis tendo sido integradas na culinria de pases africanos, Filipinas, Coreia, Japo e China entre outros pases. Quanto a utilizaes usada na culinria, decorao e na medicina Natural, sendo usada sob a forma de cpsulas, ch ou linimentos, loes ou cremes. A capsana um dos factores activos mais importantes, sendo responsvel pela sua aco analgsica e de aquecimento. Alm da aco analgsica e anti-reumatismal, ajuda em tratamentos de emagrecimento (como o caso da sua associao com o Neera); tambm anti-sptica, vasodilatadora, melhoradora das dores e do reumatismo, assim como das gripes, nas quais os principais sintomas, sejam secura da pele e calor, ajuda nas digestes, protege o aparelho respiratrio contra o bronco-espasmo. Estando contraindicada nas lceras duodenais por excesso de produo de cido e nas pessoas alrgicas `cayena. Uma boa semana.

procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.


Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

OFERTAS DE EMPREGO...
-Carpinteiro de acabamentos para a rea de Mississauga. 905-792-1900. -Ajudante de cozinha. Contactar Alex. 905-277-9752. -Pessoa com experincia em instalao de armrios de cozinha. 416-762-5591. -Empregada domestica, para a rea de Brampton, um dia por semana. 416-900-8976. -Bate-chapas e um preparador, para a rea de Toronto. 416-315-9964. -Cabeleireira para a rea de Mississauga. Contactar Sergio. 416-802-7985. -Carpinteiro de acabamentos com alguma experincia, em rodaps e portas. 905-908-0035. -Secretria rececionista, para escritrio de marcenaria em Mississauga. Enviar resum via fax. 905-214-8053. -Pessoal com experincia em instalao e acabamentos de soalhos. 647 859 9347. -Empregados de limpeza, com conhecimentos de ingls, para lar de idosos. Contactar Elsa. 416 234 5125. com conhecimentos de Pastelaria Portuguesa. Trabalho em London. Falar com Felipe Gomes, 1-519-435-0616 Quarto aluga-se para menina ou senhora portuguesa, na rea de St. Clair & Caledonia, com cozinha a partilhar com senhora. Tem tv e lavandaria. Transportes e supermercados porta. Disponvel a partir de 1 de Janeiro. Contactar: 416-654-1736 ou 416-465-4885.

Clubes e Associaes
ACAPO - Tera-feira, 4 de Fevereiro, Reunio de Conselho de Presidentes, a realizar no First Portuguese, com incio s 19h30. AMIGOS DO TOXOFAL DE BAIXO - Sbado, 1 de Fevereiro, Jantar de Convvio e Angariao de Fundos para a Luso Canadian Charitable Society de Toronto, Bombeiros Voluntrios da Lourinh e ADAPECIL. Renaissance by the Creek, 3045 Southcreek Rd, Mississauga. Presena do presidente da Cmara da Lourinh, Joo Duarte de Carvalho. Msica com o conjunto Tabu. Informaes: 416-841-1918. AMOR DA PTRIA - Sbado, 1 de Fevereiro, 43. Aniversrio com jantar de Gala e Apresentao da Nova Direco. Incio s 18h30 e msica por The Ritz Musical Group. Informaes: 905274-9488 ou 416-789-9013. ARSENAL DO MINHO - Sbado, 22 de Fevereiro, XVII Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio, a realizar-se no salo de festas da Local 183. Jantar, seguido de espectculo com os artistas Z Cachadinha, Cludia Martins, Ruizinho e Vanessa Teixeira de Portugal, e Victor Barros. Informaes: 647-8884616, 416-937-2395 ou 416-841-6679. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 15 de Fevereiro, Festa de Aniversrio, com jantar e abrilhantada pelo conjunto Os Panteras. 416-889-5620 ou 647-771-4818. CASA DAS BEIRAS - Sbado, 1 de Fevereiro, Festa do 14. Aniversrio a realizar no salo de festas da Local 183. Abertura do salo s 18h00. Espectculo com Quina Barreiros, vinda de Portugal; e o conjunto Starlight. Informaes: 416-604-1125 ou 416-824-5675.

CASA DOS POVEIROS - Sbado, 8 de Fevereiro, Jantar de Angariao de Fundos para a pesquisa do cancro da mama, a realizar-se no salo de festas da Local 183 (1263 Wilson Ave.) e incio s 19h00. Animao por Tony Camara, Sonhos band, Steve Vieira e Juninho. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 15 de Fevereiro: Noite de So Valentim. Animao pela banda Sagres e Jos Alberto Reis, vindo de Portugal. FIRST PORTUGUESE - Sbado, 1 de Fevereiro, Noite da Amizade, com incio s 19h00. Jantar e baile com o DJ Slider. Sexta-feira, 14 de Fevereiro: Noite dos Namorados, com jantar e baile. Incio s 19h00. IRMANDADE DO ESPRITO SANTO Igreja de Santo Antnio: Sbado, 22 de Fevereiro, Festa da Irmandade, no salo da Igreja. Jantar s 19h00 e baile com Tony Silveira. SPORT CLUBE ANGRENSE - Sbado, 1 de Fevereiro, Jantar e baile com o DJ All Star. Incio s 19h00. Domingo, 2 de Fevereiro, Assembleia Geral Ordinria, pelas 13h30, para eleio dos corpos gerentes 2014.

PASTELEIRO

ALUGA-SE

ALUGA-SE ESCRITRIO BEM LOCALIZADO 1116 Dundas St. W. Toronto Falar para ISABEL CORREIA

416 588 3851

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Anda mungkin juga menyukai