Anda di halaman 1dari 4

Garantias e privilgios do crdito tributrio Disposies gerais e concurso de preferncias As garantias e privilgios do crdito tributrio so mais extensos do que

do crdito privado em virtude da supremacia do interesse pblico. importante diferenciar as garantias! dos privilgios" do crdito tributrio# visto que o art. !$% do &'( dispe que a enumerao das garantias no exclui outras que se)am expressamente previstas em lei. *u se)a# lei ordinria +federal# estadual ou municipal, poder outorgar aos respectivos tributos maiores garantias# ou se)a# mais instrumentos )ur-dicos para assegurar o recebimento do crdito. . quanto aos privilgios# alm do que dispe o &'(# s/ poder dispor a lei federal# em face da competncia privativa da 0nio para legislar sobre direito comercial +inclu-da matria falimentar, e processual. Os nus reais e as clusulas de impenhorabilidade ou inalienabilidade no so oponveis ao crdito tributrio # mesmo que constitu-dos antes da ocorrncia do fato impon-vel ou do lanamento. 1/ se excetuam os bens e rendas que a lei declare absolutamente impen2orveis +art. 345 do &6&,%. 7 uma aparente contradio entre o art. !$4 do &'( 8 que di9 ser inopon-vel ao crdito tributrio# dentre outras coisas# clusula de inalienabilidade ou impen2orabilidade# ressalvando os bens que a lei declarar absolutamente impen2orveis 8 e o art. 345# :# do &6& 8 que di9 ser absolutamente impen2orvel o bem declarado# por ato voluntrio# no su)eito ; execuo# que exatamente a aposio de clusula de inalienabilidade ou impen2orabilidade. 6or uma interpretao sistemtica# deve<se concluir que a impen2orabilidade opon-vel ao crdito tributrio somente a legal# e no a convencional. *=1.> A disposio do art. !$4 do &'(# ao tratar da inoponibilidade de ?nus reais# cede no caso das falncias posteriores ; @ei nA !!.!B!C"BBD# visto que o art. $%# ::# desta lei especial estabelece preferncia dos crditos com garantia real# at o limite do bem gravado# sobre os crditos tributrios. De acordo com o art. !$D do &'(# 2 fraude ; execuo quando o su)eito passivo de crdito tributrio j regularmente inscrito como dvida ativa aliena ou onera bem ou renda# salvo se o su)eito passivo 2ouver reservado bens ou rendas o suficiente para quitar o dbito tributrio +pargrafo nico,.
!

Eeios )ur-dicos que cercam o direito do Fstado receber os crditos tributrios. 6or exemplo# a inoponibilidade ao Fstado dos ?nus reais# a exigncia de fiana em casos determinados etc. " 6osio de superioridade do crdito tributrio em relao aos demais. 6or exemplo# sua posio privilegiada na falncia. % Ainda# a lei nA $.BB5C5B tornou impen2orvel o im/vel residencial pr/prio do casal# ou entidade familiar# tambm por d-vidas tributrias# exceto impostos predial e territorial, taxas e contribuies devidas em uno do pr!prio im!vel"

A fraude ; execuo no necessita de ao especial para ser recon2ecida# podendo ser declarada incidentalmente na execuo fiscalG tampouco se exige comprovao do consilium fraudis. At agora# tratou<se das garantias do crdito tributrio. Huanto aos privilgios# o que tem mais destaque o relativo ; posio do crdito tributrio na falncia# o que mudou substancialmente a partir da lei nA !!.!B!CBD. A primeira noo de que os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falncia so extraconcursais +art. !$$ do &'(,# ou se)a# so encargos da massa# devendo ser pagos administrativamente por c2eque assinado pelo administrador )udicial e visado pelo )ui9. (o entram no concurso. A ordem de preferncia de credores na falncia depende do diploma aplicvel. (as falncias a)ui9adas ao tempo do Decreto<@ei nA I.33!C4D# a ordem a que segue> !A. Fncargos da massa +dentre eles# crditos tributrios vincendos, "A. Jestituies4 +por exemplo# contribuies previdencirias descontadas dos empregados e no recol2idas, %A. &rditos trabal2istas# por salrios e indeni9aes 4A. &rditos tributrios por fatos impon-veis antes da quebra DA. D-vidas da massa 3A. &rditos com garantia real IA &rditos com privilgio especial $A. &rditos com privilgio geral 5A. &rditos quirografrios . nas falncias a)ui9adas ap/s a vigncia da lei nA !!.!B!CBD# a ordem a seguinte> !A. &ompensaes +por exemplo# o Kisco poder compensar eventuais restituies que deva fa9er ao falido# com tributos por este devidos, "A. Despesas indispensveis ; administrao da falncia %A. &rditos trabal2istas de nature9a salarial vencidos nos % meses anteriores ; decretao da falncia# at o limite de D 1E por trabal2ador 4A. &rditos extraconcursais +dentre eles# crditos tributrios por fatos geradores ocorridos ap/s a decretao da falncia, DA. Jestituies 3A. &rditos derivados da legislao trabal2ista# at o limite de !DB 1E por credor# e os decorrentes de acidente do trabal2o# sem limites.
4

LJestituies. Devem efetivar<se antes do pagamento de qualquer crdito# ainda que trabal2ista# pois os bens a que se referem no integram o patrim?nio do falido. As contribuies previdencirias descontadas dos salrios e retidas pelo empregador su)eitam<se a esse regime# devendo ser entregues ; 6revidnciaM +JFsp %".5D5C16,.

IA. &rditos com garantia real# at o limite do valor do bem gravado $A. &rditos tributrios# exceto multas tributriasD 5A. &rditos com privilgio especial !BA. &rditos com privilgio geral !!A &rditos quirografrios !"A. Eultas contratuais e tributrias e as penas pecunirias por infrao de leis penais ou administrativas !%A. &rditos subordinados * art. %! da @FK dispe que nen2uma alienao em processo de falncia ser autori9ada sem a prova da quitao da d-vida ativa ou a concordNncia da Ka9enda 6blica# o que ense)ou cr-ticas doutrinrias e )urisprudenciais. Agora# o art. !43 da @ei de Kalncias dispe que em qualquer modalidade de reali9ao do ativo adotada# fica a massa falida dispensada de apresentar certides negativas. * crdito tributrio no se su)eita a concurso de credores ou 2abilitao em falncia. =asta a cincia ao s-ndico +administrador )udicial, da existncia de execuo fiscal# para que este inclua o crdito no quadro geral de credores. Alis# se o crdito tributrio no for satisfeito por ato imputvel ao s-ndico# este ser solidariamente responsvel pela d-vida. A falncia no suspende a execuo fiscal# nem sobre ela exerce vis atrativa. *s autos do processo sequer sero remetidos ao )u-9o falimentar. A 1mula 44 do antigo 'KJ di9ia que L ajuizada a execuo fiscal anteriormente falncia, com penhora realizada antes desta, no ficam os bens penhorados sujeitos arrecadao no juzo falimentar M. 7o)e# contudo# 2 )ulgados no 1'. mitigando a aplicao dessa smula# di9endo que o produto da alienao dos bens pen2orados na execuo fiscal deve ser revertido ao )u-9o falimentar para observar a ordem de preferncia dos credores +o JFsp !$$.!4$<J1# )ulgado pela &orte Fspecial do 1'.# pacificou esse entendimento,. A concesso de recuperao )udicial e a extino das obrigaes do falido exigem prova de quitao de todos os tributos. Ainda# Lsalvo quando expressamente autori9ado por lei# nen2um departamento da administrao pblica da 0nio# dos Fstados# do Distrito Kederal# ou dos Eunic-pios# ou sua autarquia# celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica sem que o contratante ou proponente faa prova da quitao de todos os tributos devidos ; Ka9enda 6blica interessada# relativos ; atividade em cu)o exerc-cio contrata ou concorreM +art. !5% do &'(,.

6elo regime anterior +Decreto<@ei I.33!C4D,# as multas tributrias no eram exig-veis na falncia. A partir da lei nA !!.!B!CBD# so crditos a serem satisfeitos ap/s os quirografrios.

&ontudo# no se admitem as c2amadas Lsanes pol-ticasM# consistentes na restrio de direitos em virtude da irregularidade fiscal. (esse sentido> 1mula D4I do 1'K 8 no l-cito ; autoridade proibir que o contribuinte em dbito adquira estampil2as# despac2e mercadorias nas alfNndegas e exera suas atividades profissionais. 1mula %"% do 1'K 8 inadmiss-vel a apreenso de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos. 1mula IB do 1'K 8 inadmiss-vel a interdio de estabelecimento como meio coercitivo para cobrana de tributo.

Anda mungkin juga menyukai