Anda di halaman 1dari 3

Dalton (1.

808)
(mtodos experimentais)

O qumico ingls John Dalton, que viveu entre 1.766 a 1.825, afirmava que o tomo era a partcula elementar, a menor partcula que constitua a matria. Em 1.808, Dalton apresentou seu modelo atmico: o tomo como uma minscula esfera macia, indivisvel, impenetrvel e indestrutvel. Para ele, todos os tomos de um mesmo elemento qumico so iguais, at mesmo as suas massas. Hoje, nota-se um equvoco pelo fato da existncia dos istopos, os quais so tomos de um mesmo elemento qumico que possuem entre si massas diferentes. Seu modelo atmico tambm conhecido como "modelo da bola de bilhar".

Modelo Atmico de Dalton: "bola de bilhar". O tomo seria uma esfera (partcula) macia e indivisvel. Thomson (1.897)
(mtodos experimentais)

Pesquisando os raios catdicos, o fsico ingls J. J. Thomson demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partculas carregadas de energia eltrica negativa, as quais foram chamadas de eltrons. Utilizando campos magnticos e eltricos, Thomson conseguiu determinar a relao entre a carga e a massa do eltron. Ele conclui que os eltrons (raios catdicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matria pois observou que a relao carga/massa do eltron era a mesma para qualquer gs que fosse colocado na Ampola de Crookes (tubo de vidro rarefeito no qual se faz descargas eltricas em campos eltricos e magnticos). Com base em suas concluses, Thomson colocou por terra o modelo do tomo indivisvel e apresentou seu modelo, conhecido tambm como o "modelo de pudim com passas":

Modelo de Thomsom: "pudim com passas". O pudim toda a esfera positiva (em azul) e as passas so os eltrons (em amarelo), de carga negativa.

Rutherford (1911)
(mtodos experimentais)

O modelo atmico de Rutherford baseado nos resultados da experincia que Rutherford e seus colaboradores realizaram: bombardeamento de uma lmina muito fina (delgada) de ouro (Au) com partculas alfa (que eram positivas). Rutherford e seus colaboradores verificaram que, para aproximadamente cada 10.000 partculas alfa que incidiam na lmina de ouro, apenas uma (1) era desviada ou refletida. Com isso, concluram que o raio do tomo era 10.000 vezes maior que o raio do ncleo. Comparando, se o ncleo de um tomo tivesse o tamanho de uma azeitona, o tomo teria o tamanho do estdio do Morumbi. Surgiu ento em 1.911, o modelo do tomo nucleado, conhecido como o modelo planetrio do tomo: o tomo constitudo por um ncleo central positivo, muito pequeno em relao ao tamanho total do tomo, porm com grande massa e ao seu redor, localizam-se os eltrons com carga negativa (compondo a "enorme" eletrosfera) e com pequena massa, que neutraliza o tomo.

Modelo atmico de Rutherford: modelo planetrio do tomo. O tomo formado por um ncleo muito pequeno em relao ao tomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do tomo. Ao redor do ncleo localizam-se os eltrons neutralizando a carga positiva. Bohr (1.913)
(mtodos experimentais)

Nota-se no modelo de Rutherford dois equvocos:

Uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionria, adquire movimento espiralado em direo carga positiva acabando por colidir com ela; Uma carga negativa em movimento irradia (perde) energia constantemente, emitindo radiao. Porm, sabe-se que o tomo em seu estado normal no emite radiao.

O fsico dinamarqus Niels Bohr conseguiu "solucionar" os equvocos cometidos por Rutherford baseando-se na seguinte idia:

um eltron num tomo adquire apenas certas energias, e cada energia representada por uma rbita definida, particular. Se o eltron recebe energia ele pula para outra rbita mais afastada do ncleo. Pode ocorrer no eltron a perda de energia por irradiao, e sendo assim, o eltron cai para uma rbita mais prxima do ncleo. Todavia o eltron no pode ficar entre duas rbitas definidas, especficas, pois essa no seria uma rbita estvel (rbita no especfica). Conclui-se ento que: quanto maior a energia do eltron, mais afastado ele est do ncleo. Em outras palavras: um eltron s pode estar em movimento ao redor do ncleo se estiver em rbitas especficas, definidas, e no se encontra em movimento ao redor do ncleo em quaisquer rbitas. As rbitas permitidas constituem os nveis de energia do tomo (camadas K L M N...). Sommerfeld (1.916)
(postulou)

Aps o modelo de Bohr postular a existncia de rbitas circulares especficas, definidas, em 1.916 Sommerfeld postulou a existncia de rbitas no s circulares, mas elpticas tambm. Para Sommerfeld, num nvel de energia n, havia uma rbita circular e (n-1) rbitas elpticas de diferentes excentricidades. Por exemplo, no nivel de energia n = 4 (camada N), havia uma rbita circular e trs rbitas elpticas. Cada uma das rbitas elpticas constitui um subnvel, cada um com sua energia.

Anda mungkin juga menyukai