Anda di halaman 1dari 4

Freq marketing janeiro 2009 DoorGuard: tenta fazer uma amostra no mercado Steven Harris acaba de comprar o carro

o dos seus sonhos, um Mustang convergivel vermelho descapotvel, e quer garantir que as portas permanecem livres de mossa. Ele est particularmente preocupado com as mossas laterais provocadas pelas portas dos outros automveis nas zonas de estacionamento da Universidade onde estuda. Steven d por si a tentar imaginar uma forma de evitar as mossas nas laterais do seu carro. Sempre tinha tido uma veia d inventor e instintos de mec nica desenvolvidos. !embrou se que um dos seus professores falara do sucesso dos "utoshades, pain#is de papel$o para colocar no interior do veiculo, por trs do vidro pra%brisas, que a&udavam a manter o carro mais fresco mesmo quando estacionado ao sol. 's inventores dos autoShades tiveram ()ito porque o produto realmente funcionava e tamb#m porque rapidamente foi aproveitado como ferramenta de comunica*$o pois permitia a impress$o de logos ou mensagens nas faces do cart$o. Steven achou que se criasse um dispositivo que protegesse as portas dos carros e que tamb#m pudesse ser utilizado para publicidade teria o mesmo sucesso.

O produto Steven pensou desenvolver um painel, possivelmente de borracha, para ser fi)ado no lado e)terior das portas do carro. +evia ser leve e , prova de choque, impermevel e capaz de ser enrolado para mais fcil arruma*$o na bagageira. +evia adicionalmente permitir a impress$o em sil-screen para poder servir como espa*o publicitrio. "ps alguma pesquisa steven descobriu o material adequado para o seu painel, uma espuma chamada Mini.ell /00 1M/002, fabricada por uma empresa local. +ecidiu tamb#m qual o material mais indicado para cobrir a espuma e come*ou a e)perimentar m#todos para prender o painel ao carro. Sabendo que o produto tinha de ser fcil para usar, como os autoshades , acabou por se decidir por im$s. Steven dedicou tamb#m algum tempo a pensar no nome do seu produto, teve algumas ideias mas acabou por baptizar os pain#is com o nome de +oor3uard. Steven & tinha um nome mas apercebeu%se que o seu produto ainda n$o estava completo. Se usasse apenas im$s para fi)ar o painel ao carro estes poderiam ser roubados sem dificuldade. 4ensou em vrios dispositivos anti%roubo e optou por colocar um cabo do painel que o utilizador dei)aria do lado de dentro do veiculo depois de colocar o painel e que com a porta fechada n$o permitiria roubar o painel sem o inutilizar. Steven achou que & tinha um produto perfeito. .apaz de absorver o impacto das portas dos outros carros, , prova de furto e , prova de agua, fcil de arrumas e capaz de aceitar publicidade impressa em sil-screen. 5eito isto steven come*ou a preocupar%se com a produ*$o. .ontactou algumas empresas, como a 6obs for handicapped e 3ood7ill 8ndustries que poderiam montar o produto a bai)o custo, encontrou tamb#m uma organiza*$o capaz de imprimir o logtipo da sua marca nos con&untos dos dois pain#is.

Seguidamente teve de decidir o pre*o. 9aseando%se no custo total de :;,;<euros por con&unto de dois pain#is, Steven adicionou :00= de margem sobre o custo, chegando a um pre*o final recomendado de />,>?euros. +epois de conceber, baptizar e dar pre*o ao produto steven considerou que estava no momento de considerar o mercado.

O mercado Steven sabia que devia fazer uma consulta ao mercado potencial mas achava que n$o tinha capacidade para fazer uma pesquisa alargada o suficiente para obter uma estimativa razovel do potencial de vendas do 3ood3uard. Usando fontes secundarias descobriu que e)istem ://,@ milhAes de automveis a circular nos EU", que quase @0= deles tinham entre B anos ou mais, e que ?0= tinham mais de C anos. .omo n$o e)istem no mercado produtos semelhantes ao seu Steven n$o sabia ao certo quantos proprietrios estariam interessados nos +oor3uard custaria quase B0 euros. Muitas empresas distribuDam cartAes para proteger o sol nas suas campanhas de comunica*$o mas poucas o fariam com o +oor3uard.

.usto por painel %%%%%%%%%%% euros 4ainel M/00 de @0);0%%%%%/,>0 Material de cobertura%%%%%:,/0 B im$s %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%0,>0 .abo %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 0,;? 8mpress$o embalagemE0,?0 M$o%de%obra %%%%%%%%%%%%%%% :,?0 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% <,B< .usto dos / pain#is %%%%% :;,<;

Preo 29!9" Mesmo assim Steven acreditava que o seu produto atingiria um mercado amplo. Sabia que as vendas de automveis num ano anterior nos EU" tinham atingido as >.@?B.000 unidades. 4oucos compradores de automveis novos encomendavam acessrios de protec*$o de vidros de fbrica e quem pagasse :?.000 euros ou mais por um automvel estaria concerteza disposto a pagar um pre*o razovel para o proteger. 8sso e)plicava o sucesso dos "utoShades cu&as vendas tinham atingido mais de /0 milhAes de euros num ano. Se steven conquistasse apenas ?= do mercado de carros novos estaria a vender apro)imadamente ?00 mil con&untos de pain#is por ano. Se

conseguisse tamb#m conquistar ?= dos veDculos proprietrios dos ://.@00.000 veDculos a circular isso corresponderia a C.:00.000 con&untos de +oor3uards. .om esses valores em mente steven come*ou a pensar nos detalhes para lan*ar o +oor3uard no mercado.

# a$ordagem de marketing Steven considerou B diferentes abordagens para a distribui*$o dos 3ood3uard. 4rimeiro queria atrair uma cadeia retalhista nacional, como a Sears ou o Fmart, ambas com grande sec*Aes de acessrios auto. +epois considerou as vendas por catalogo e pensou em duas empresas como potenciais distribuidoresG a Shaper8mage e a 9roo-estone. 's seus catlogos chegavam a pessoas com puder de compra para comprar 3ood3uard. 5inalmente pensou em vender directamente para grandes empresas como 6.F.HeInolds ou a "nheuser%9usch, que poderiam oferecer o seu produto como brinde ou artigo promocional. Steven perguntava%se qual das tr(s formas de distribui*$o seria a mais adequada ou se devia ainda considerar outras. "pesar de todo o seu esfor*o de desenvolvimento o 3ood3uard era apenas ainda uma ideia. 4ercebeu que n$o tinha a no*$o concreta dos pr)imos passos a tomar. Ele sabia que o +oor3uard podia ser um ptimo produto mas seria difDcil tornar a sua ideia uma realidade.

%uest&es: :% Jendo em considera*$o os nDveis de produto, que necessidade ou dese&o do consumidor procura a +oor3uard satisfazerK Sugere algumas possibilidades de produto aumentado ou ampliado para a 3ood3uard.

/% .omo classificas o +oor3uard segundo os tr(s principais crit#rios de classifica*$o de produtos em mar-eting 1durabilidade, tipo de cliente e tipo de consumo2K Lue implica*Aes ao nDvel do mar-eting mi) tem o tipo de consumo identificadoK

B% Lual o mar-eting mi) do produto criado por StevenK

;% +efine o conceito de marca e e)plica que decisAes relativas , marca devem ser tomas em mar-eting.

?% Sugere, tendo em considera*$o as temticas abordadas em aula, algumas medidas que o Steven poderia tomar para aumenta as possibilidades de sucesso do seu produto.

Anda mungkin juga menyukai