Anda di halaman 1dari 90

Drummond essas coisas

Isabel Cristina Vega Martinez

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Letras Vernculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como quesito para a obteno do ttulo de Mestre em Letras Vernculas (Literatura Brasileira). Orientador: Prof. Doutor Eucana Ferraz

Rio de Janeiro Setembro de 2008

RESUMO

DRUMMOND ESSAS COISAS

Autor: ISABEL CRISTINA VEGA MARTINEZ

Orientador: Prof. Dr. Eucana Ferraz

Resumo da Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-Graduao em Letras Vernculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como quesito para a obteno do ttulo de Mestre em Letras Vernculas (Literatura Brasileira).

Esta dissertao pretende ser uma contribuio para o estudo das imagens criadas pelo poeta Carlos Drummond de Andrade em sua obra. Partindo do sentido que alguns objetos podem assumir no cotidiano, pode-se sensibilizar o leitor para que este perceba os muitos significados que a palavra-objeto pode assumir no universo simblico da poesia. Os objetos escolhidos foram a pedra, a flor e a porta. A pedra smbolo do obstculo: seja quanto aos conflitos do poeta consigo mesmo e com a sociedade e seus padres; seja quanto ao desafio imposto aos leitores na decodificao do que o poeta pretende comunicar. A flor representa a possibilidade de superao desse obstculo; o resultado da tomada de conscincia, semente que germina do trabalho com as palavras e interfere no mundo: o poema. Entre o impedimento e sua suplantao, h a interao entre o mundo real, emprico, e o mundo das palavras, simblico. O objeto porta, ento, representa a passagem de um mundo a outro, o processo de construo e de conquista potica. A anlise de poemas, partindo da perspectiva apresentada, no pretende limitar as possibilidades de decodificao do texto potico a um nvel superficial; procura, antes, constituir um meio inicial de aproximao entre o leitor comum e a poesia, a fim de que ele possa aprofundar seus conhecimentos e fruir plenamente de sua leitura, vivenciando, como co-autor, a experincia potica.

Palavras-chave: Poesia. Drummond. Imagens. Smbolos. Leitura de poemas. Pedra. Flor. Porta.

Rio de Janeiro Setembro de 2008

ABSTRACT

DRUMMOND THIS THINGS

Autor: ISABEL CRISTINA VEGA MARTINEZ

Orientador: Prof. Dr. Eucana Ferraz

Abstract da Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-Graduao em Letras Vernculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como quesito para a obteno do ttulo de Mestre em Letras Vernculas (Literatura Brasileira).

This dissertation intends to be a contribution for the study of the images created for the poet Carlos Drummond de Andrade in his opus. Starting at the ideas that some objects can mean in the quotidian, the reader can be sensitized to see the many different meanings that the wordobject can assume in the symbolic universe of the poetry. The objects that had been chosen are the stone, the flower and the door. The stone is the symbol of the obstacle: being the conflicts the poet had with himself or with the society and its standards; representing the challenge showed to the readers in the decoding about what the poet intends to communicate. The flower represents the possibility of winning this obstacle; it is the result of the taking of conscience, it is a seed that germinates from the work with the words and intervenes at the world: the poem. Between the impediment and its overcoming, there is the interaction between the real, empirical world, and the world of the words, symbolic. The object door represents a ticket to travel from a world to another one, the process of construction and poetical conquest. The poem analysis, starting at the presented perspective, does not intend to limit the possibilities of decoding the poetical text to a superficial level; before, it has the objective of constituting a initial way to approach the ordinary reader and the poetry, so that the reader will be able to raise his knowledge and enjoy fully the reading, living deeply, as co-author, the poetical experience.

Key-words: Poetry. Drummond. Images. Symbols. Poem reading. Stone. Flower. Door.

Rio de Janeiro Setembro de 2008

Sumrio
1 Consideraes iniciais 2 Os objetos e o poeta 3 O objeto paradigmtico smbolo do impedimento: a pedra 4 A flor-poesia, objeto-smbolo da superao dos obstculos 5 A porta como objeto-smbolo da passagem 6 Consideraes finais 7 Notas 8 Bibliografia

LEMBRETE Se procurar bem, voc acaba encontrando no a explicao (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicvel) da vida. (Drummond. Corpo)

1 Consideraes iniciais

Em uma das cartas que Mrio de Andrade escreve a Carlos Drummond (ANDRADE, 2002), o poeta descreve como foi tomado pela poesia que o invadiu durante dias: Desde anteontem, umas trs horas antes de escrever o Rei dos Reis que voc deve estar recebendo, me voltou um estado potico, essa coisa enfim de quando a gente fica em poesia por dentro, de dentro pra fora e faz, vira poesia objetivada no papel, pouco importa se ruim ou boa. Foi o mesmo que se deu na semana em que fiz os 16 poemas primeiros da Lira paulistana e de tantas outras vezes, Paulicia, Macunama, o Noturno de Belo Horizonte, Danas etc. Mas desta vez sinto, sei que tem um aspecto to doloroso, to eriado de angstias e obsesses que tem momentos em que fico totalmente alucinado. Ontem de noite quando ia deitar, depois de andar sozinho pelas ruas perto de trs horas, cheguei a ficar com lgrimas nos olhos, de desespero. Os poemas da Lira, os mais revoltados, me voltam com seus ritmos, e mesmo sem querer vou dizendo mentalmente eles, desesperado, querendo no dizer, mas no consigo. Nem leitura, nem cinema, nem nada consegue. Dos amigos tenho horror, a presena deles, a insuficincia fatal do Outro, me d uma desiluso to fsica que preciso fugir, pra ficar s dentro comigo. Mas ento os poemas voltam, voltam, voltam sempre os mesmos... Sabe? Quando fiz o Rei dos Reis, principiei lendo ele e no podia parar, acabava de ler e sem o menor espao mais que o respiro reprincipiava fatalizado. Sem a menor espcie de exagero, dando o nmero por baixo, por certo que li o poema umas trinta vezes sem parada. Absolutamente fascinado. Est claro que no era nenhuma beleza esttica ou ideolgica que me fascinava, era, eu sinto, fcil de perceber isso, principalmente uma questo de ritmo, de dinmica fisiolgica, o refro implacvel, com os seus erres roendo, corroendo, afirmando. Cheguei a ficar to alucinado que o imperativo negativo da ltima estrofe no mais espereis!, que de fato soa mal, eu no sabia no conseguia saber se estava com a sintaxe certa! E num acrscimo: Depois que lhe escrevi esta carta, me ocorreu um pensamento. Talvez que o que se passou comigo, estes dois dias, e quem sabe mesmo se em toda esta Lira paulistana, no seja exatamente a ebulio, o esplendor de um verdadeiro estado de poesia. Seja mais

uma obsesso, uma crise de obsesso rtmica. Pelo menos estes dois dias j estou certo que foi. Porque doloroso, insuportvel. Ao passo que o estado de criao traz angstia sim, ansiedade, mas no desagradvel. extasiante. Como nos casos que citei na carta. Bota a gente pra fora do mundo, mas num mundo estupendo. Carlos Drummond de Andrade, em sua carta-resposta, colocando-se na perspectiva de leitor, compartilha a mesma sensao angustiante contada pelo amigo: O certo que li sua carta com um interesse danado, que a vivi intensamente, que tornei a l-la muitas vezes, e que, apesar da distncia em tempo e espao, me senti acompanhando voc na terrvel e dolorosa descoberta do poema do Rei dos Reis. No sei se voc meditou bem no que escreveu sobre isto, mas considero sua carta muito mais importante do que qualquer potica ou tentativa de explicao e interpretao de poesia, dessas que os eruditos escrevem, escrevem... friamente. Impressionou-me ver voc tateando no escuro, apalpando, procurando, monologando, sofrendo e ao mesmo se observando to lcido, desdobrado e ao mesmo tempo uno, que poder! Me perdoe se achei sua confisso admirvel, certamente voc no quis se dar para mim como espetculo, nem eu senti isso, mas no posso deixar de manifestar a espcie de susto iluminado, de terror feroz, no sei bem, todas estas palavras parecem bestas, diante do itinerrio do poema que voc me traou. E voc me pede opinio! Como posso dar opinio sobre aquilo que resultou de uma experincia to pessoal e to direta de voc, cada palavra tendo surgido de uma necessidade ou uma circunstncia especfica de voc, o poema todo sendo to propriedade sua que... A verdade que acabo no podendo escolher entre as variantes, aceito todas as variantes, e voc me ensina que possvel fazer um poema com diversas redaes, todas rigorosamente legtimas, coisa em que eu no acreditava.

A experincia potica, segundo os autores citados anteriormente, avassaladora porque a poesia inunda a vida do poeta, transborda para as pginas do papel e preenche toda a vida do leitor que, num movimento circular, compartilha com o poeta o drama da escritura, as angstias, questionando tambm a si mesmo. Assim como os poetas convivem com os poemas que esperam ser escritos, bem como com os que j escreveram, os leitores tambm tm aqueles textos poticos fundadores que constituram as pessoas que so, afinal, de tudo fica um pouco:

s vezes um verso; em outras vezes, um poema inteiro; em outras, um personagem ou apenas uma sensao. Como o autor, o leitor pea essencial de toda obra literria, pois que esta s se realiza plenamente com a leitura. O escritor Leonardo Boff (BOFF, 1997) afirma que cada leitor sempre co-autor e a interpretao-compreenso da obra literria est condicionada ao conhecimento de mundo deste: Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um l com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os ps pisam. Todo ponto de vista a vista de um ponto. Para entender como algum l, necessrio saber como so seus olhos e qual sua viso de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabea pensa a partir de onde os ps pisam. Para compreender, essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer, como algum vive, com quem convive, que experincias tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanas o animam. Isso faz da compreenso sempre uma interpretao. J nas palavras de Sartre (SARTRE, 1989), a substncia do texto literrio a subjetividade do leitor, participante ativo do processo de construo do sentido da obra, assim como parceiro das emoes dos personagens: De fato, por um lado o objeto literrio no tem outra substncia a no ser a subjetividade do leitor: a espera de Raskolnikoff a minha espera, que eu empresto a ele; sem essa impacincia do leitor no restariam seno signos esmaecidos; seu dio contra o juiz que o est interrogando o meu dio, solicitado, captado pelos signos, e o prprio juiz no existiria sem o dio que sinto por ele atravs de Raskolnikoff; esse dio que o anima, a sua prpria carne. Mas, por outro lado, as palavras esto ali como armadilhas, para suscitar nossos sentimentos e faz-los reverter sobre ns; cada palavra um caminho de transcendncia, d forma e nome s nossas afeies; ela as atribui a uma personagem imaginria que se incumbe de viv-las por ns e que tem como nica substncia essas paixes emprestadas; a palavra lhe confere objetos, perspectivas, um horizonte. Assim, para o leitor tudo est por fazer e tudo j est feito; a obra s existe na exata medida das suas capacidades; enquanto l e cria, sabe que poderia ir sempre

mais adiante em sua leitura, criar mais profundamente; com isso a obra lhe parece inesgotvel e opaca, como as coisas. 4 Eagleton (EAGLETON, 2003) compartilha o pensamento de que o texto construdo na interao autor-leitor a partir das experincias deste: Embora raramente percebamos, estamos sempre formulando hipteses construtivas sobre o significado do texto. O leitor estabelece conexes implcitas, preenche lacunas, faz dedues e comprova suposies e tudo isso significa o uso de um conhecimento tcito do mundo em geral e das convenes literrias em particular. O texto, em si, realmente no passa de uma srie de dicas para o leitor, convites para que ele d sentido a um trecho da linguagem. [...] O leitor concretiza a obra literria, que em si mesma no passa de uma cadeia de marcas negras numa pgina. 5 Conhecer os recursos usados pelos autores na construo do texto no a nica forma de compreender-lhe o significado, de captar-lhe a expressividade. Sabe-se que qualquer texto pode causar no leitor sensaes que ele mesmo no entende por qu. A escolha e a disposio das palavras, a articulao das rimas e dos sons, ou se o texto for declamado a entonao e a performance, podem emocionar o leitor leigo que apreende a mensagem mesmo que de forma no-consciente. claro, contudo, que quanto maior for o estudo e o entendimento deste em relao linguagem e concepo do autor sobre a literatura, maior ser a possibilidade de, ao perceber os alicerces do texto, ter aumentado o prazer da leitura, numa fruio plena a partir do contato profundo com as palavras. Esse contato provocador, que podemos encontrar facilmente na obra drummondiana, pode levar o leitor a refletir sobre seu estar-no-mundo, sobre o amor que sente, sobre os problemas em famlia, enfim, sobre as experincias que o poeta, de forma simblica, transpe para o texto. No ensaio intitulado Como ler (POUND, 1988), o poeta e professor Ezra Pound afirma a funo da Literatura como provocadora de reflexo que leva o leitor a tomar atitudes em relao sociedade da qual faz parte, impulsionando-o a viver:

10

III Parece-me bastante possvel sustentar que a funo da literatura como fora geratriz digna de prmio consiste precisamente em incitar a humanidade a continuar a viver; em aliviar as tenses da mente, em nutri-la, e nutri-la, digo-o claramente, com a nutrio de impulsos. Esta concepo talvez inquiete os amantes da ordem. Assim como muitas vezes os inquieta a boa literatura. Consideram-na perigosa, catica, subversiva. Recorrem a todas as piadas degradantes e imbecis para dom-la. Procuram criar um atoleiro, um marasmo, uma enorme podrido, em vez de uma ebulio sadia e ativa. E o fazem por estupidez puramente simiesca e suna, por incapacidade de compreender a funo das letras. IV Ter a literatura alguma funo no Estado, na aglomerao dos humanos, na repblica, na res publica, que deveria significar a convenincia pblica (a despeito do lodo da burocracia e do gosto execrvel do populacho ao escolher seus dirigentes)? Tem, sim. E essa funo no a de coagir, ou persuadir emocionalmente, ou forar as pessoas a aceitarem ou a deixarem de aceitar um grupo ou meia dzia de grupos de opinies, que se contrapem a outro grupo ou a outra meia dzia de grupos de opinies. A literatura tem a ver com a clareza e vigor de todo e qualquer pensamento e opinio. Tem a ver como a manuteno da prpria limpeza dos instrumentos, com a higidez da prpria matria do pensamento em si mesmo. 6

Seguindo essa mesma linha de pensamento, no ensaio A misso do professor (POUND,1988), Pound ressalta a importncia do profissional de educao como aquele que, ao selecionar os textos e encaminhar a leitura, ensinando os alunos a ler, responsabiliza-se pela formao de cidados crticos e atuantes. Ele diz que a vida mental de uma nao no propriedade privada de ningum. A funo profissional do ensino preservar a SADE DA INTELIGNCIA NACIONAL.(grifo do autor). 7 Por acreditar que a Literatura e a experimentao potica podem efetivamente levar as pessoas a pensar o mundo com mais sensibilidade e a partir do incorformismo ou da paixo

11

gerados por elas a interferir de modo significativo, pelo menos na sua sociedade mais prxima, que escolhi ser professora de Portugus e de Literatura, em nvel fundamental e mdio, em escola pblica. Sinto-me, portanto, participante na e co-responsvel pela formao de vrios futuros leitores e cidados. Escolhi aprofundar os estudos sobre Drummond porque compartilho do sentimento pelo qual ele foi tomado ao ler a carta j citada de Mrio de Andrade. Como leitora de sua poesia, sinto-me trocando com ele dvidas e angstias, bem como, paixes e humor. Como professora, posso promover situaes em que os alunos leiam de modo a interagirem e a conviverem com os poemas de Carlos Drummond, que um dos poetas mais conhecidos por eles, e tem uma habilidade incontestvel no manejo das palavras, fazendo de cada leitura um desafio. Este trabalho visa, portanto, a ser mais uma contribuio para que os leitores possam reconhecer e fruir o intenso trabalho deste poeta em busca da plena e da plurissignificao das palavras e, com isso, possam depreender em sua totalidade a mensagem dos poemas, o que pode influir nas escolhas pessoais que cada um dever fazer na vida em sociedade. Os professores de Informtica, por exemplo, quando ensinam os alunos a manipular um computador, no os ensinam somente a lig-lo. Eles demonstram o funcionamento da mquina e dos programas, explicam os significado dos cones, mostram atalhos... De posse desses conhecimentos iniciais, o aluno pode entender outros programas e produzir, com autonomia, coisas inimaginveis utilizando sua criatividade. O processo de compreenso e de interpretao do texto deve partir do mesmo princpio. A palavra texto vem de uma das formas do verbo latino texo, que quer dizer tecer. O texto, portanto, um tecido, e cabe ao professor de Lngua e de Literatura dar instrumentos, mostrar atalhos, para que seu aluno-leitor reconhea os muitos fios que se articulam para dar sentido a esse texto. Os fios sozinhos no significam a totalidade, mas a compreenso da totalidade comea

12

na decodificao daquilo que os fios podem ou querem significar, seja em um nico poema, seja dentro da coerncia que a obra potica como um todo apresenta. Dentre os vrios aspectos da obra drummondiana, selecionei para esta pesquisa o modo como o poeta escolhe e faz uso dos objetos. Um dos grandes entraves para os alunos-leitores apreenderem plenamente a significao dos poemas o carter abstrato que as palavras assumem no universo simblico da poesia, o que torna o texto potico, para eles, difcil e distante. Os objetos esto em todo lugar e compem a nossa vida de maneira concreta: mesa, cadeira, rvore, pedra, flor, porta. preciso sensibilidade, entretanto, para perceber que, num texto literrio, os objetos representam, alm de si mesmos, vrios outros significados. A pedra do poema caminha, fala, tem sentimentos, assim como os demais objetos podem ter a mesma importncia, estar no mesmo patamar, que o sujeito potico. Pensamos que propor a interpretao dos poemas, a partir da compreenso do que os objetos podem vir a representar, constitua uma forma de aproximar o leitor do texto potico. Dessa forma, partindo da imagem de elementos concretos que a maioria dos leitores (seno todos) pode facilmente identificar, possvel chegar representao simblica que esses objetos assumem no poema; compreender a forma como o poeta se vale desses objetos-smbolos um dos passos para aguar a percepo dos leitores na identificao dos demais smbolos componentes do tecido potico. Para esta pesquisa foram selecionados, dentre aqueles mais recorrentes na obra de Drummond, trs objetos que acreditamos pertencerem ao ambiente concreto e cotidiano da maioria dos leitores e que, ao mesmo tempo, tenham um sentido simblico mais prximo do uso comum. Alm dos outros significados que a pedra pode assumir no texto potico, por exemplo, simples o leitor perceber que esse elemento simboliza alguma dificuldade, pois essa uma associao que muitas pessoas fazem. Pode-se, assim, partir do nvel mais simples da

13

compreenso para o mais aprofundado, no qual a pedra simboliza as tenses vividas pelo poeta dentro da sociedade e consigo mesmo, bem como as agruras da composio potica. Desde o primeiro livro, Alguma Poesia (1930), a pedra constituiu-se um objeto paradigmtico da obra drummondiana. No meio do caminho ou o poema da pedra, como muitos da poca o chamavam, ps em evidncia o tmido e jovem poeta no cenrio da literatura brasileira, dividindo gostos e opinies. A pedra smbolo do obstculo: seja quanto aos conflitos do poeta consigo mesmo e com a sociedade e seus padres; seja quanto ao desafio imposto aos leitores na decodificao do que o poeta pretende comunicar. Se, ento, a pedra provoca a parada para a reflexo, o objeto flor representa a possibilidade de superao do obstculo; o resultado da tomada de conscincia, semente que germina do trabalho com as palavras e interfere no mundo: o poema. Entre o impedimento e sua suplantao, h a interao entre o mundo real, emprico, e o mundo das palavras, simblico. O objeto porta, por sua vez, representa a passagem de um mundo a outro, o processo de construo e de conquista potica. A fim de analisar um corpus bastante significativo, que representasse o uso desses objetos na obra drummondiana, serviram como base para a pesquisa os dez livros de Reunio (edio de 1973) e, da Obra Completa (edio de 2002), A Falta que Ama (1968), As Impurezas do Branco (1973), A Paixo Medida (1980) e Corpo (1984). O primeiro passo da pesquisa foi fazer um levantamento de todos os poemas em que foram utilizados cada um dos trs objetos. Depois, partiu-se para a classificao das ocorrncias, diferenciando quando apenas eram usados como elementos de descrio, ou quando possuam um significado mais amplo. Por ltimo, foram selecionados, para interpretao, aqueles poemas em que os objetos pedra, flor e porta representassem, respectivamente, como j citado antes, os smbolos do obstculo, da superao e da passagem.

14

O estudo especfico de cada um desses objetos constitui um captulo desta dissertao, num total de trs captulos. Alm deles, no captulo inicial Os objetos e o poeta, procuramos definir o uso dos termos sujeito e objeto, usados nesta pesquisa, e estudamos a relao do poeta com vrios objetos no desenvolvimento dos eixos temticos que compem sua obra potica, partindo sempre da interpretao de poemas selecionados. Acreditamos que a leitura proposta dos vrios poemas de Carlos Drummond de Andrade, bem como o estudo sobre a significao dos smbolos por ele usados, pode contribuir para aproximar os leitores e a poesia, fazendo que aqueles vivam intensamente a experincia potica de que nos falam Mrio de Andrade e Drummond, em cartas j citadas. Enfim, acreditamos que partir da apreenso do sentido de elementos concretos, para levar os leitores imerso no universo simblico da poesia, um meio de ensinar a ler. A convivncia com os textos literrios, a interao entre os leitores e os textos lidos, deve, portanto, sensibilizar e possibilitar a transformao do indivduo, uma vez que age em sua conscincia e/ou em seu emocional, fazendo-o refletir e motivando-o a ser uma pessoa que, de forma crtica, interfira positivamente no mundo em que vivemos. Foram usadas, para designar os livros de onde foram extrados os poemas, as seguintes siglas: Alguma Poesia AP Brejo das Almas BA Sentimento do Mundo SM Jos J A Rosa do Povo RP Novos Poemas NP Claro Enigma CE Fazendeiro do Ar FA A Vida Passada a Limpo VPL

15

Lio de Coisas LC A Falta que Ama FqA As Impurezas do Branco IB A Paixo Medida PM Corpo C

2 Os objetos e o poeta Ao falar sobre Carlos Drummond de Andrade, o ensasta Antonio Candido (CANDIDO, 2004) afirma que sua maestria menos a de um versificador que a de um criador de imagens8. Talvez a mais conhecida delas seja a da pedra no meio do caminho que, segundo Marlene de Castro Correia (CORREIA, 2002), representa metaforicamente no apenas os obstculos enfrentados pelo poeta na vida cotidiana incluindo a a luta diria com as palavras como tambm os percalos do leitor na tentativa de decifrar os cdigos escondidos sob a pele das palavras. Esta pesquisa procura contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a imagstica na obra de Carlos Drummond de Andrade, atravs da reflexo acerca do ineditismo e da fora de algumas imagens recorrentes em sua produo potica, sobretudo de objetos/coisas que demonstram obstculo, como a pedra no paradigmtico e j citado No meio do caminho, do que simboliza a superao dos obstculos como a flor que rompe o asfalto , e ainda daquele que indica a passagem a um outro estgio, como a porta. Antes, porm, importante fazermos uma considerao a respeito dos vocbulos sujeito e objeto, usados nesta pesquisa. Identificaremos o sujeito com o emissor da mensagem, como define Vtor Manuel Aguiar e Silva, a voz que assume imediata e especificamente a responsabilidade de enunciao de um dado texto literrio e que se manifesta sob forma e funo de um eu oculta ou implicitamente presente e actuante no enunciado, isto , no prprio texto

16

literrio.

O sujeito potico o eu-lrico, voz que expressa a subjetividade do poeta e/ou a

maneira pela qual o mundo exterior se converte em vivncia interior10. O crtico Affonso Romano desenvolve a questo do limite, muitas vezes tnue, entre a poesia e a biografia, entre o sujeito potico e o autor, problemtica invocada pela poesia de Drummond. Pode-se, portanto, dizer que a poesia a melhor biografia que um poeta consegue de si mesmo. A ele se transcendentaliza, revertendose numa imaginao de si prprio Isto no torna a poesia menos verdadeira que a vida. Acontece uma integrao tal que a vida que passa a ser imaginao em torno de uma obra concretamente realizada. A poesia a biografia do poeta. Ele prprio trata de elucidar essa questo. Numa entrevista afirmou: Minha poesia autobiogrfica (...). Assim sendo, quem se interessar pelo midos acontecimentos da vida do autor basta passar os olhos por esses nove volumes que, sob pequenos disfarces do a sua ficha civil, intelectual, sentimental, moral e at comercial.... (...) A poesia de Drummond invoca a problemtica poesia e biografia. Mas porque sabe que a poesia sua autntica vida, ele sempre coloca sua obra como centro das atenes. Por isto declara numa entrevista: Minha vida no tem interesse algum e o que nela pode haver de importante j contei. Entenda-se sua poesia, portanto, como resduo vital, como a vida sobrante da vida, a vida desentranhada da vida, a vida transcrita em linguagem. Ele constri um tipo literrio o gauche que, partindo de componentes especficos de sua personalidade, atinge, no entanto, o plano universal. E como tal, ele se converte num personagem em que se identifica o leitor. (...) Um dos segredos da poesia drummoniana parece ser o carter altamente pessoal de sua impessoalidade. O poeta est falando dele mesmo o tempo todo, mas ningum nota. 11

Quanto palavra objeto, tudo que apreendido pelo conhecimento, que no o sujeito do conhecimento12. Nessa perspectiva, coisa e objeto so sinnimos, j que coisa aquilo que existe ou pode existir13, ou seja, tudo o que existe ou pode existir passvel de ser apreendido pelo conhecimento, est exterior ao sujeito do conhecimento. Se considerarmos, porm, a sociologia, o uso social que se faz desses vocbulos, teremos uma diferenciao bastante significativa: objeto o produzido pelo homem, o que tem uma funo no dia-a-dia social e

17

coisa o j existente na natureza. Assim, uma pedra, uma flor sero coisas, enquanto uma porta ser um objeto. O objeto, em nossa civilizao, quase nada natural. No se falar de uma pedra, de uma r ou de uma rvore como objetos, antes porm como de coisas. A pedra s se tornar objeto quando promovida ao posto de peso para papis. (...) Enfim um objeto tem uma caracterstica, seno passiva, pelo menos submetida vontade do homem. O objeto pode ser manipulado nossa vontade e, se um gato no um objeto, um gato ciberntico pode s-lo.14 Em se tratando de Literatura, e de poesia em especial, no entanto, as palavras sero sempre objetos, uma vez que so o material primeiro a partir do qual o poeta tecer seus poemas; objeto, ento, ser considerado como tudo que for exterior ao sujeito potico. Vale ressaltar que os objetos, segundo Baudrillard (MOLES, 1972), tm uma funo identitria mas no dizem apenas quem se ; dizem, sobretudo, o que se quer ser, ou o que no se pde ser: Assim os objetos, sua sintaxe e sua retrica, remetem a objetivos sociais e a uma lgica social. Aquilo de que eles nos falam no de tal forma do usurio e de prticas tcnicas, mas sim de pretenso social e de resignao, de mobilidade social e de inrcia, de aculturao e de enculturao, de estratificao e de classificao social. Atravs dos objetos, cada indivduo, cada grupo procura seu lugar em uma ordem, tentando empurrar esta ordem conforme sua trajetria pessoal.15

Baudrillard associa a lgica social sintaxe e retrica, ou seja, o modo de organizao dos objetos pelo usurio tem significado, refletem o seu modo de ser e estar na sociedade e o modo de pens-la. Assim como o autor disps de termos gramaticais para referir-se aos objetos, pode-se tambm fazer um paralelo entre a escolha que o poeta faz dentre todos os objetos que comporiam um eixo paradigmtico e sua combinao com outros elementos no texto eixo sintagmtico, para alcanar o mximo de significao. Drummond exemplifica esse pensamento no metapoema Aliana (NP):

18

Segue-me, cego. Os dois vamos rumo de Lugar Algum, onde, afinal: encontrar! A dileta circunstncia de um achado no perdido, viso de graa fortuita e cincia no ensinada, achei, achamos. J volto e de uma bolsa invisvel vou tirando uma cidade, uma flor, uma experincia, um colquio de guerreiros, uma relao humana, uma negao da morte, vou arrumando esses bens em preto na face branca. No momento da tessitura do poema, o sujeito potico procura angustiado os elementos de sua composio, cincia no ensinada, e de sua bolsa-cabea-invisvel, do eixo paradigmtico do reino das palavras, o poeta tira seus bens, os objetos-palavras que ele arruma sintaticamente na face branca, na busca de significao, de realizar o duro / ofcio de se exprimir. Os elementos selecionados uma cidade, uma flor e at a negao da morte constituem os principais temas do poeta, os eixos de reflexo que vo caracterizar a obra drummondiana. Estudar, portanto, os objetos que o poeta seleciona dentre os demais uma forma de conhecer mais a fundo o sujeito potico e seus questionamentos. A busca pelo autoconhecimento, por exemplo, leva o poeta constantemente a repensar seu papel e de seus familiares na sua formao, uma vez que foi essa vivncia-convivncia primeira que o constituiu gauche. No poema Confidncia do Itabirano (SM), os objetos escolhidos do mundo emprico citados por Drummond remetem ao universo de sua memria, dizem de sua origem e de seu passado, inserem-no em um grupo social e causam dor e sofrimento. Os objetos so oferecidos ao leitor presentificado no pronome te.

19

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereo: este So Benedito do velho santeiro Alfredo Duval este couro de anta, estendido no sof da sala de visitas; este orgulho, esta cabea baixa... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionrio pblico. Itabira apenas uma fotografia na parede. Mas como di! As prendas que o poeta oferece ao leitor so como pistas para que aquele penetre em seu mundo e o compreenda. A palavra confidncia no ttulo sugere essa relao de intimidade que o poeta almeja com seu leitor, tambm apontada no poema Mundo grande (SM). No, meu corao no maior que o mundo. muito menor. Nele no cabem nem as minhas dores. Por isso gosto tanto de me contar. Por isso me dispo, por isso me grito, por isso freqento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias: preciso de todos. Nesse movimento em busca de mostrar-se, importante perceber que o poeta expe-se ao levar o leitor ao interior de sua casa, lugar de recolhimento, e aponta objetos concretos, valendose ainda do pronome este, usado para demonstrar a posio do objeto em relao ao falante. Os objetos So Benedito e o couro de anta remetem respectivamente escolha religiosa de sua famlia e ao seu passado na fazenda, que no mais existe. Pessoas, atitudes e coisas, para o poeta, so todos objetos e se equivalem. O orgulho e a cabea baixa do poeta dividem o mesmo termo sinttico com o So Benedito e o couro de anta , ou seja, todos esses elementos caracterizam o poeta, compem-no. Podemos perceber esse nivelamento tambm na ltima estrofe com a personificao da fotografia que di, uma vez que

20

a fotografia representa a lembrana de tudo por que o poeta passou, sua vivncia, seus sentimentos. Em Nosso Tempo (RP) tambm encontramos essa equivalncia entre objetos e pessoas. No poema que inicia com os versos Este tempo de partido, / tempo de homens partidos, o poeta assume posio contrria marcha do mundo capitalista que, com suas novas mquinas e novos valores, fragmenta o homem, tirando o sentido s coisas, transformando a antiga organizao de pessoas e objetos em caos. Essa falta de sentido concretiza-se na enumerao catica que podemos ler, por exemplo, nos seguintes versos: Escuta a hora espandongada da volta. Homem depois de homem, mulher, criana, homem, roupa, cigarro, chapu, roupa, roupa, roupa, homem, homem, mulher, homem, mulher, roupa, homem imaginam esperar qualquer coisa,

O emprego do adjetivo espandongada refora o carter dessarrumado, desequilibrado do tempo, aqui na forma do substantivo hora. O crtico Jos Guilherme Merquior analisa esse trecho do poema ressaltando a reificao das pessoas: No desfile do rush, os tomos da vaga humana ocupam o mesmo nvel que os objetos: o homem, a mulher, a criana valem o chapu, o cigarro, as roupas. Isto no se deve apenas ao cinetismo da imagem: tambm uma conseqncia da reificao, pois a existncia alienada dos escravos modernos se materializa antes de tudo atravs do uso dos objetos corporais.16

A fim de buscar a ordem e o sentido que havia antes do capitalismo, o poeta prope o resgate das histrias de pessoas, objetos do passado, dando-lhes a mesma importncia. Importa ao poeta conhecer as histrias de vida das pessoas, as histrias dos objetos em si, e o

entrelaamento dessas duas, forjando a histria dos objetos na vida das pessoas. E continuamos. tempo de muletas.

21

Tempo de mortos faladores e velhas paralticas, nostlgicas de bailado, mas ainda tempo de viver e contar. Certas histrias no se perderam. ......................................................... pessoas e coisas enigmticas, contai, capa de poeira dos pianos desmantelados, contai; velhos selos do imperador, aparelhos de porcelana partidos, contai; ossos na rua, fragmentos de jornal, colchetes no cho da costureira, [luto no brao, pombas, ces errantes, animais caados, contai. Tudo to difcil depois que vos calastes... E muitos de vs nunca se abriram.

Por meio dos objetos citados, como os velhos selos do imperador, os aparelhos de porcelana partidos e os animais caados podemos resgatar o passado rico e aristocrtico da famlia do poeta (tema aprofundado em Os bens e o sangue, de Claro Enigma), tambm reafirmado pela presena dos pianos desmantelados, quando esses objetos estavam em uso, fazendo parte do cotidiano familiar, e dos fragmentos de jornal, veculo responsvel por registrar os acontecimentos da poca. O poeta, no entanto, quer ouvir a voz de todos, as pombas, os ces e mesmo os aparentemente menores ou insignificantes, como a capa de poeira e os colchetes no cho da costureira. Os adjetivos desmantelados, partidos, errantes, caados tambm falam desse mundo aniquilado, calado pela modernidade das mquinas, que precisa ser reconstrudo pela narrativa. Na tentativa de resgatar a histria da humanidade, comeando pela sua prpria, o poeta aponta as histrias dos objetos intactos e das pessoas que nunca se abriram, como os escravos, as crianas e as mulheres que nunca tiveram voz na sociedade. Em Canto ao homem do povo Charlie Chaplin (RP), v-se o mesmo movimento de resgatar a histria do personagem atravs da histria dos objetos de convvio. O sujeito potico Carlos identifica-se com o personagem do cinema-mudo, Carlito, interpretado por Chaplin,

22

tambm deslocado da ordem social, tambm gauche. O poeta assume a voz inaudita dos discriminados pela sociedade, como faz Chaplin atravs de Carlito, e transfere a fala deste, porque mudo, aos objetos que compem o cenrio de sua atuao: Falam por mim os abandonados de justia, os simples de corao, os prias, os falidos, os mutilados, os deficientes, os recalcados, os oprimidos, os solitrios, os indecisos, os lricos, os cismarentos, os irresponsveis, os pueris, os cariciosos, os loucos e os patticos. E falam as flores que tanto amas quando pisadas, falam os tocos de vela, que comes na extrema penria, falam a [mesa, os botes, os instrumentos do ofcio e as mil coisas aparentemente fechadas, cada troo, cada objeto do sto, quanto mais obscuros mais falam. Tanto nesse poema quanto em Nosso Tempo (RP), os objetos apresentam a propriedade de se abrirem e de se fecharem propriedade de falarem e de calarem sobre as experincias vividas, gravadas na memria dos objetos e do sujeito. O poeta fala no poema por aqueles que no tm voz, uma vez que no representam o modelo ideal imposto pela sociedade capitalista os homens de sucesso, firmes, fortes e racionais. J as flores compartilham da situao de opresso vivida pelo personagem, quando pisadas e falam, como falam os tocos de vela sobre a fome, a penria. Em outro momento de sua obra, Drummond retoma essa relao entre o eu e o mundo exterior atravs dos objetos. No poema Paisagem: como se faz? (IB), dada aos objetos uma importncia superior destinada aos homens, que se resumem a personagens de uma paisagemmundo em que so apenas um componente, so sujeitos, na acepo de submissos. Paisagens, pas feito de pensamentos da paisagem, na criativa distncia espacitempo, margem de gravuras, documentos, quando as coisas existem com violncia mais do que existimos: nos povoam e nos olham, nos fixam. Contemplados,

23

submissos, delas somos pasto, somos a paisagem da paisagem. Os objetos representam a fora da memria na descrio da paisagem, j que o poema a resposta pergunta-ttulo. O poeta busca dentro de si, no eixo paradigmtico de objetos e palavras, na bolsa-cabea-invisvel, a imagem de paisagens por onde passou, em que viveu, e os elementos dessas paisagens que povoam suas lembranas; so vivos, fortes e alimentam-se das palavras, dos pensamentos do poeta, que se resigna a ser apenas paisagem da paisagem. Essa resignao, no entanto, apenas aparente pois a necessidade e a angstia de comunicar-se uma constante na obra drummondiana. Conhecer os conflitos do poeta imprescindvel no processo de aprofundar a interpretao que se faz dos objetos selecionados por ele. Em algumas de suas entrevistas, Drummond diz escrever para compreender a si mesmo e para dar vazo s emoes e aos questionamentos frente ao mundo. Em uma delas, especialmente, o poeta afirma que sua motivao foi sempre tentar resolver, atravs de versos, problemas existenciais internos. So problemas de angstia, incompreenso e inadaptao ao mundo.17. O ensasta Davi Arrigucci Jr. (ARRIGUCCI, 2002) chama essa poesia permanentemente reflexiva de lrica meditativa18. Dessa forma, a obra potica de Drummond apresenta alguns eixos temticos ou, como afirma Antonio Candido (CANDIDO, 2004), ncleos emocionais a cuja[s] volta[s] se organiza a experincia potica19 que se repetem ao longo dos vrios livros lanados, apesar da pluralidade de sua obra quanto aos modos de construo potica, ao tipo de abordagem do temas, s escolhas lingsticas, aos pontos de vista. Desde o primeiro livro, Alguma Poesia, o poeta comunicou a sua incomunicao20, deixando claros no s a dificuldade de expressar o pensamento e o sentimento usando as

24

palavras, como o constante questionamento sobre o lugar e a validade da poesia no mundo contemporneo. Articular as contradies e plasmar a matria mltipla na unidade21, atravs do humor e da lrica, tambm so movimentos constantes da obra de Drummond. Outra inquietude, termo usado por Candido22, a insatisfao do poeta consigo mesmo, para onde converge o questionamento sobre a validade de uma poesia pessoal. Se, por um lado, Drummond pretende o equilbrio e a lucidez diante dos acontecimentos e da poesia, por outro, possvel observar, em seus poemas, uma srie de elementos que contradizem esse posicionamento, como, por exemplo, o uso de seu prprio nome, verbos na primeira pessoa e a utilizao de dados autobiogrficos. Da a angstia do poeta, que se desenvolve em torno de como fazer os leitores identificarem-se com sua viso de mundo, a partir de uma poesia que abrange problemas to particulares. O Poema de sete faces(AP) traa o destino tortuoso do poeta, atravs de um anjo das sombras portanto diferente dos demais anjos que compartilham a luz que o predestina insatisfao, inadequao, a ser gauche: Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos

25

o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus, se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo. O crtico Davi Arrigucci Jr., no ensaio Humor e sentimento, analisa esse poema sob o ponto de vista do chiste, como um tipo de piada agressiva que capaz de unir o inconsciente ao consciente, levando o sentimento lucidez da conscincia pelo vis da ironia e as voltas da reflexo. 23 Arrigucci tambm levanta vrios aspectos que vinculam o poema ao Modernismo, como a aparente ilogicidade (a descontinuidade do assunto), a irreverncia, a irregularidade mtrica, a mistura de gneros e de estilo (evocao de uma narrativa tradicional / descrio de cena em movimento / momento de angstia / confisso) e as mudanas de atitude do Eu. A linguagem tambm observada: o poeta mescla o uso da modalidade informal da lngua (botam a gente comovido como o diabo) e a escolha de vocbulos rebuscados, como a palavra francesa gauche; alm da recorrncia elipse, que configura um uso mais refinado da sintaxe; e do uso de figuras de linguagem como a prosopopia, a metfora e a metonmia. O poema nos apresenta de forma irnica um sujeito potico fraco e desajeitado, condenado por um anjo torto inadaptao, ao conflito consigo mesmo e com o mundo moderno. Seu corao mais vasto que o mundo, esconde muitos desejos e, por isso, no pode

26

conformar-se. A desarmonia aumenta medida que o poeta tenta dar forma potica ao que no tem forma: o pensamento, turbilho de idias. Isso fica claro na brincadeira que Drummond faz com a palavra Raimundo que seria uma rima, no seria uma soluo. O poeta pretende o distanciamento colocando-se atrs dos culos e do bigode. Apesar de constituir o rosto do sujeito potico, o bigode tem tratamento de objeto e juntamente com os culos so seus disfarces diante do mundo, numa tentativa de preservar a lucidez e a seriedade. A ltima estrofe, no entanto, desconstri essa imagem distante, com a escolha dos objetos lua e conhaque que remetem a uma situao de romantismo e de emoo, apontando para a cumplicidade entre o poeta e o leitor mais uma vez presentificado com o pronome te, que o acompanhar em sua trajetria potica e partilhar com ele de todos os obstculos impostos pela dificuldade de compreenso do seu estar-no-mundo. A insatisfao do poeta consigo mesmo, fixada na imagem do eu gauche, torto, gera um outro conflito: o com o mundo igualmente torto24. Um mundo cheio de desentendimentos e obstculos, que impedem o homem de ser pleno e de ter sentimentos verdadeiros, s pode gerar relaes desencontradas e avessas, como o Papai Noel que rouba o presente das crianas em noite de Natal Papai Noel s Avessas (AP) , amores no correspondidos, ou encontros sociais cheios de hipocrisia. Esse mundo desajustado, caduco, faz os homens se fecharem em si mesmos e se tornarem cada vez mais solitrios. Surge, ento, o medo que, no plano social, corresponde sufocao do ser, no plano individual. Tanto um quanto outro mantm a barreira entre os homens e impedem o crescimento pessoal e os verdadeiros encontros. A temtica familiar constitui um ncleo importantssimo na obra drummondiana, que se desenvolve de forma paralela da poesia social. A busca no presente do conhecimento acerca de si mesmo leva-o ao passado familiar que o gerou. A falta de comunicao e de interao com o pai seria, por exemplo, causa de sua permanente dificuldade em se comunicar. O longo poema

27

Os bens e o sangue (CE) tambm cumpre essa trajetria. Apresenta j na 1 parte um documento de compra e venda de terras que marca o incio da decadncia da famlia rural, aristocrtica e patriarcal, de que o poeta faz parte. Verifica-se, ento, a instaurao do conflito entre os antepassados e o poeta, deserdado e rejeitado pelo seu cl. Os ancestrais o condenam condio gauche ao fazerem sua profecia: Em tudo / ser pelo contrrio / seu fado extraordinrio / Vergonha da famlia / que de nobre se humilha / na sua malincnica / tristura meio cmica, / dulciamara nux-cmica. (parte III). O desejo do poeta de transformar o mundo tambm o desejo de modificar a si prprio e, usando o poema como ferramenta, ele reafirma sua esperana e luta por um mundo novo, expressando sua busca por meio de uma imagem marcante como a das mos dadas smbolo da solidariedade, da fora construtiva do homem. Em Mos Dadas (SM), a mo o objeto-agente da unio, o que impulsiona a caminhada. O poeta no se coloca margem do processo, antes, oferece a mo a seus companheiros, mostra a necessidade de compartilhar a si mesmo, em uma trajetria que rejeita os antigos valores, a evaso e a fuga, e o lana rumo auto-descoberta, ao encontro de respostas a seus questionamentos, junto s pessoas do seu tempo presente, que tambm compartilham das mesmas angstias. No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, no direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

28

O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

Indo muito alm do carter panfletrio, a poesia drummondiana busca levar o leitor a uma reflexo; conclama-o a interferir no mundo em que vive, em prol de uma transformao social que leve o homem a condies mais justas e dignas. A poesia que compe esse eixo temtico transcende o sentido poltico, e d espao, por exemplo, anlise da condio humana, atravs dos dramas pessoais cotidianos que constituem a sociedade. Sabe-se que o poeta busca em seu passado, nas lembranas de famlia, a justificativa da sociedade corrompida que o (de)formou, no entanto, a premncia de entender o presente leva-o a no se prender e a no se perder nesse passado, nesse mundo caduco. Conhecer as razes, compreend-las, torna-se, ento, um dos caminhos para o poeta situar-se melhor no tempo presente, que sua matria. O uso polissmico da palavra matria mostra-nos a maestria do poeta: o tempo seu assunto, seu objeto de trabalho; tambm a causa, o motivo de sua busca incessante relacionar passado e presente; e aquilo que constitui sua corporalidade o tempo deixa em seu organismo as suas marcas fsicas e psicolgicas. Outro eixo temtico de grande relevncia na poesia de Carlos Drummond de Andrade o amor e as dificuldades relativas sua concretizao: seja pela no-correspondncia, seja pelos obstculos que a sociedade impe, seja pelas relaes rotineiras ou hipcritas que impedem a plenitude do sentimento amoroso. Drummond busca as respostas de seu sofrimento na terra natal, como vemos nos versos seguintes de Confidncia do Itabirano (SM): Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas caladas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida porosidade e comunicao.

29

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem [horizontes. E o hbito de sofrer, que tanto me diverte, doce herana itabirana.

O elemento ferro que constitui Itabira foi o principal recurso de explorao da regio no comeo do sculo, o que atraiu estrangeiros e os levou a comprar as terras, inclusive da famlia Andrade, que acabou por migrar empobrecida para a capital mineira. O poeta, por sua vez, assume tambm ser constitudo desse objeto e por isso duro e triste, como as demais pessoas. Esse tom melanclico que h no comeo do poema, contudo, quebrado pelos dois ltimos versos das estrofes citadas, quando o poeta afirma que o hbito de sofrer o diverte e doce herana itabirana. A vontade de amar e o hbito de sofrer parecem caminhar juntos, pois tm as origens em comum, so heranas que o integram, o fazem ser quem . No poema Minerao do outro (LC), Drummond retoma essa sua constituio mineral, uma vez que compara o relacionamento amoroso com a atividade mineradora que consiste em extrair da pedra o minrio valioso, o ferro. Amar , ento, o processo de descobrir o que h de valioso dentro do ser amado. Essa minerao do outro, entretanto, representa um conflito, enigma que paralisa o trabalho, criando imagens paradoxais e obscuras, como o prprio sentimento.

Os cabelos ocultam a verdade. Como saber, como gerir um corpo alheio? Os dias consumidos em sua lavra significam o mesmo que estar morto. No o decifras, no, ao peito oferto, monstrurio de fomes enredadas, vidas de agresso, dormindo em concha. Um toque, e eis que a blandcia erra em tormento, e cada abrao tece alm do brao

30

a teia de problemas que existir na pele do existente vai gravando. Viver-no, viver-sem, como viver sem conviver, na praa de convites? Onde avano, me dou, e o que sugado ao mim de mim, em ecos se desmembra; nem resta mais que indcio, pelos ares lavados, do que era amor e, dor agora, vcio. O corpo em si, mistrio: o nu, cortina de outro corpo, jamais apreendido, assim como a palavra esconde outra voz, prima e vera, ausente de sentido. Amor compromisso com algo mais terrvel do que amor? pergunta o amante curvo noite cega, e nada lhe responde, ante a magia: arder a salamandra em chama fria.

De princpio, j se verifica o conflito gerador do poema: o conhecimento do amor e do ser amado. Conflito que se estabelece desde o primeiro verso, pois o leitor j se depara com um obstculo: os cabelos ocultam a verdade. A descoberta do outro se apresenta metaforicamente atravs da escolha de termos que remetem escavao, como lavra e mesmo minerao, trabalho desgastante e difcil. Ainda na primeira estrofe, o poeta associa a ao de lavrar o ser amado ao de estar morto. O ensasta Davi Arrigucci25, ento, relaciona esses versos trajetria de heris clssicos que, na busca do saber, descem ao mundo dos mortos. A morte tambm pode representar a passagem do tempo, que vai aos poucos corroendo, destruindo (assim como a ao de lavrar) o amor e deixando marcas na pele do existente. Com o objetivo de contextualizar o poema dentro da obra de Drummond, Arrigucci lembra que ele pertence seo Lavra, de Lio de coisas e est entre dois outros poemas

31

Destruio e Amar, amaro que abordam a amargura e a destruio causadas pelo sentimento amoroso. Outro destaque feito pelo ensasta para o neologismo monstrurio, que convive no texto com estruturas arcaicas como gerir um corpo, peito oferto e fomes enredadas, e o jogo entre as palavras abrao-brao , existir-existente, da segunda estrofe. A convivncia entre o clssico e o novo percebida tambm na estruturao dos versos, pois o poema composto por decasslabos hericos no primeiro e no ltimo versos, enquanto nos demais no h rigor quanto mtrica. importante, tambm, ressaltar o dilogo existente entre esses dois versos. No primeiro, o poeta se d conta do obstculo que oculta a verdade, causando toda a sua angstia. No ltimo, porm, o que temos um enigma que vale como resposta da verdade buscada pelo poeta, que transforma o questionamento potico sobre o amor numa imagem to misteriosa quanto surpreendente. O final do poema no aponta uma soluo exata, racional; antes, ele instiga o leitor a interpretar o paradoxo de arder em chama fria e escolhe a figura da salamandra para dar o tom de mistrio e de magia que afinal envolve o amor, sentimento to sem-razo. O amante, alis, coloca-se totalmente submisso diante do sofrimento causado pelo amor. Ele se curva diante da noite cega que tudo esconde e que no deixa perceber as coisas como elas so e pede uma resposta para conhecer esse sentimento to contraditrio. A resposta, como j vimos, a magia e outro paradoxo, ou seja, a continuao do mistrio. Assim como em outros poemas, neste a busca do poeta para desvendar o amor tambm uma reflexo sobre o fazer potico. um enigma a ser decifrado saber lidar com as palavras, conhec-las em todas as suas possibilidades de significao. A sada para todos os problemas se d atravs da poesia, da imaginao do poeta, capaz de articular elementos heterogneos que, no entanto, se encaixam to perfeitamente dentro do universo do poema. Essa fuso entre conceito e

32

imagem, nas palavras de Arrigucci, tece a trama enigmtica que faz de meras palavras um poema26.

O constante questionamento sobre o fazer potico, a luta v com as palavras, alis, outro conjunto temtico drummondiano. No livro A Rosa do Povo, Drummond estabelece o que o crtico Jos Guilherme Merquior chamou de duas artes poticas27, compondo os dois primeiros poemas do livro Considerao do Poema e Procura da Poesia, respectivamente , cada qual propondo uma perspectiva diferente no processo de construo do texto potico. Em Considerao do poema, o sujeito potico mostra-se explosivo, sem fronteiras, valoriza a subjetividade, o envolvimento emocional do Poeta do finito e da matria com os temas sociais, bem como com os acontecimentos do cotidiano e filia-se a uma tradio lrica da literatura universal: Estes poetas so meus. De todo o orgulho, de toda a preciso se incorporaram ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vinicius sua mais lmpida elegia. Bebo em Murilo. Que Neruda me d sua gravata chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski. So todos meus irmos, no so jornais nem deslizar de lancha entre camlias: toda a minha vida que joguei. J em Procura da Poesia, o poeta prescreve o distanciamento entre os versos e os acontecimentos sociais e busca ressaltar a poesia que emana das palavras por si s, suprimindo a figura do sujeito e do objeto, que imprimiriam a elas seus significados prprios, para deixaremnas livres em estado de dicionrio, com todas as suas possibilidades de significao. A poesia seria, ento, suficiente em si mesma e estariam valorizados os elementos da composio potica.

33

No faas versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico, no aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversrios, os incidentes pessoais no contam. No faas poesia com o corpo, esse excelente, completo e confortvel corpo, to infenso efuso [lrica. Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro so indiferentes. Nem me reveles teus sentimentos, que se prevalecem do equvoco e tentam a longa viagem. O que pensas e sentes, isso ainda no poesia. No cantes tua cidade, deixa-a em paz. O canto no o movimento das mquinas nem o segredo das casas. No msica ouvida de passagem, rumor do mar nas ruas junto linha de espuma. O canto no a natureza nem os homens em sociedade. Para ele, chuva e noite, fadiga e esperana nada significam. A poesia (no tires poesia das coisas) elide sujeito e objeto.

Segundo a professora Marlene de Castro Correia, essa dissonncia orienta a leitura de todo o livro e, por extenso, de toda a obra drummondiana, um constante voltar-se sobre si mesma, numa atitude de reflexo e crtica: Porque tece uma dissonncia entre eles, e porque se trama com fios convergentes-divergentes, a articulao entre os dois textos de natureza irnica: corrige dogmatismos, relativiza verdades absolutas e insinua que apenas uma atitude ambivalente pode apreender a contraditria totalidade da poesia em geral e de A rosa do povo em particular. Esse livro, clmax do engajamento de Drummond, que contm vrios poemas sobre acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (Carta a Stalingrado, Telegrama de Moscou, Viso 1944, Com o russo em Berlim), sobre sentimentos do indivduo e de sua classe (O medo), e que se encerra com Canto ao homem do povo Charlie Chaplin, tem assim a sua fruio orientada por aqueles dois textos de abertura, que previnem o risco de leituras unilaterais que, ao invs de integrarem informao semntica e informao esttica, maximizam/minimizam uma ou outra.28

34

Vale ressaltar, entretanto, que, em ambas as artes poticas, o trabalho com a linguagem bastante valorizado e a poesia elide sujeito e objeto para que as palavras sejam protagonistas do processo de construo do texto potico. Em Considerao do poema, o tema da luta entre o poeta e as palavras desenvolvido em O lutador (J) reaparece, preservando a independncia e a liberdade destas: As palavras no nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no cu livre por vezes um desenho, so puras, largas, autnticas, indevassveis.

Em Procura da poesia, as palavras so to importantes e majestosas, que, alm de habitarem um reino particular, so tratadas de modo respeitoso, cuidadoso e at mesmo contemplativo, alando as palavras a uma condio superior, enigmtica. As ltimas estrofes do poema ganham um tom normativo que orientam um tu ambguo, que engloba um eu desdobrado e distanciado e um destinatrio segundo, simulao de algum jovem poeta a quem o texto aconselharia.29. O leitor tambm desafiado, uma vez que exigida dele participao ativa na decodificao dos mltiplos significados das palavras no poema. A chave, objeto que representa o meio pelo qual o poeta entra no reino das palavras e convive com os poemas, tambm o elemento que garantir ao leitor, atravs de sua sensibilidade, a abertura e a descoberta do conhecimento que a reflexo potica possibilitar. Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escrev-los. Tem pacincia se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silncio. No forces o poema a desprender-se do limbo.

35

No colhas no cho o poema que se perdeu. No adules o poema. Aceita-o como ele aceitar sua forma definitiva e concentrada no espao. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave?

Apesar de uma aparente oposio, os poemas so, na verdade, complementares e dialogam, referendando o poder articulador das palavras: Procura da poesia no probe de modo algum a vasta escala de assuntos que o lirismo universal de Considerao do poema acabava de autorizar, comprometendo nisso mesmo a autenticidade da poesia; proibida apenas a abordagem dos assuntos atravs de uma atitude ingnua, no que diz respeito ao discurso. Drummond no pretende negar como essa estril vanguarda contempornea que o discurso potico discurso sobre alguma coisa. Para ele, a experincia da linguagem, por mais importante, por mais necessria que seja, o meio, no o fim, do discurso literrio.(grifo do autor)30

Enfim, na obra drummondiana, os poemas no falam sobre os objetos ou sobre os pessoas. As prprias pessoas e objetos, dividindo o mesmo plano de importncia, que falam por meio das palavras, que constituem sua representao simblica. As palavras-objetos poticos vivem, sofrem, falam e calam-se diante das dificuldades do mundo capitalista como as coisas enigmticas de Nosso Tempo (RP) , bem como diante dos questionamentos existenciais e filosficos como as pedras que paralisam para sempre sua caminhada por no conseguirem decifrar O enigma(NP). Assim como os do mundo emprico, os objetos-palavras tm sua sintaxe e sua retrica no poema e tentar penetrar nesse reino de significao, em que os eixos paradigmticos e sintagmticos de escolha e de encadeamento dos objetos articulam-se, tarefa desenvolvida nos captulos a seguir.

4 O objeto paradigmtico smbolo do impedimento: a pedra no meio do caminho

36

Uma vez delineados os conflitos sobre os quais se constitui a obra potica de Drummond, esta pesquisa volta-se para os objetos que vo, ao longo dos vrios livros, simboliz-los. Sem dvida alguma, o objeto e a imagem que eternizaro Drummond so a da pedra no meio do caminho, no poema No meio do caminho, smbolo que marcar sua trajetria potica desde sua publicao no primeiro livro, Alguma Poesia, em 1930. A grande repercusso do poema surpreendeu o poeta que, tmido e srio, no esperava ser alvo de tantas crticas e galhofas, assim como de tantos elogios. No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. O prprio poeta reconhece a importncia do poema e do smbolo no poema Legado, de Claro Enigma, quando afirma na ltima estrofe do soneto que De tudo quanto foi meu passo caprichoso na vida, restar, pois o resto se esfuma, uma pedra que havia em meio do caminho. Com apuro formal e valendo-se da norma padro da lngua portuguesa, o poeta contraria a esttica modernista que marcou a construo do poema No meio do caminho. Pode-se perceber uma certa melancolia (mesmo que irnica) na afirmao de que de toda a obra potica produzida com esmero e com luta, o que ser lembrado um poema que pretendia ser uma brincadeira,

37

segundo o que afirma o prprio Drummond em entrevista concedida um pouco antes de sua morte, publicada no Jornal do Brasil31. Minha inteno era fazer apenas um poema montono sobretudo montono e com poucas palavras. Um poema repetitivo. Um poema chato mesmo. Uma brincadeira. No tinha inteno nem de fazer uma coisa que agredisse o gosto literrio nem tambm uma coisa que permitisse uma revoluo estilstica. Muito menos tinha uma inteno filosfica aludindo a dificuldade que a vida pode oferecer pessoa. Nada disso! Apenas o seguinte: fazer um poema com poucas palavras repetidas e bastante chato, bastante rido, bastante pedregoso. Uma brincadeira! Eu tinha vinte e poucos anos e nenhuma pretenso de fazer nada que pudesse irritar os outros. Era uma brincadeira, como a gente costuma fazer quando moo.

Por menor que fosse a pretenso do poeta, entretanto, o alcance do poema foi imenso. A polmica iniciada com a publicao, em 1930, foi bastante incrementada nos anos 40 e 50, envolvendo crticos e comentaristas diversos que defendiam ou atacavam o poema e o poeta. A polmica foi tanta que o prprio Drummond compilou tudo o que havia sido publicado at ento (1967), e montou o livro Uma pedra no meio do caminho - biografia de um poema. O professor Arnaldo Saraiva, que assina o prlogo desse livro, resume o seu contedo traando uma linha temporal que associa as incessantes crticas endereadas ao poema na dcada de 40, a questes polticas advindas do cargo que o poeta ocupava no Ministrio da Educao, nessa poca. s a partir de 40 que os ataques ou remoques por escrito ao poema da pedra como passou a ser comumente designado se intensificaram ou multiplicaram: como os elogios ou referncias encomisticas, alis. A que se ter devido o fato, aparentemente estranho? Creio que se ter devido, antes de mais, ao fato de o poeta ocupar um importante lugar pblico no Ministrio da Educao, como Chefe de Gabinete do Ministro Capanema, e maior projeo do nome de Carlos Drummond de Andrade, que entretanto publicara mais dois livros: Brejo das Almas (1934) e Sentimento do Mundo (1940). Mas tambm se ter devido ao fato de, com a ascenso da que viria a chamar-se gerao de 45, haverem recrudescido os ataques, mas agora por razes diversas, ao

38

modernismo. Ldo Ivo chegaria mesmo a escrever que era necessrio jogar uma pedra na vidraa da janela de Drummond e voltar a Bilac. E ter-se- devido ainda ao fato de, em 1938, Gondin da Fonseca, num jornal de grande circulao (Correio da Manh) e num curto intervalo de tempo, haver ridicularizado, por trs vzes, No meio do caminho (hoje sabemos que foi a le mesmo que se ridicularizou). O poema No meio do caminho um exemplo de como a obra de arte, nesse caso especfico, a obra literria transcende o espao e o tempo de sua criao, liberta-se do seu criador e torna-se propriedade coletiva. Apesar de ser, para o poeta, insignificante em si32, o poema passou a ser smbolo do movimento modernista, esttica que pretendia romper com o academicismo, produzindo textos que chocassem o pblico e, mais ainda, provocassem os intelectuais que defendiam a tradio literria. Mrio de Andrade, em uma carta a Drummond sem data (entre 1924 e 1925), afirma que o poema formidvel e que o exemplo mais bem frisado, mais psicolgico de cansao intelectual. Em outra carta, de 1926, Mrio j reconhece o poema como smbolo. O crtico Arnaldo Saraiva, em prlogo j citado anteriormente, faz um resumo das inmeras adjetivaes que o poema havia recebido, sobretudo nos anos 50 mais de vinte anos depois de sua publicao confirmando a importncia do poema no cenrio literrio brasileiro.

De 1950 para c, aumentaram os elogios ao poema, mas ainda no desapareceram, de todo, os ataques ou ironias. Agora tudo parece estar dito sbre le: desde a glosa pardia, desde a anedota meditao, desde a simples aluso ao comentrio, desde o ttulo da notcia ou de livro ao livro, desde o pretexto de ameaa fsica ao de chantagem poltica, o pequeno poema de 10 versos tem sido pano para tda manga; e tem conhecido tambm todos os degraus da escala de valres: pilhria (Henri), bobagem (Cavaradossi), poema gozado (Augusto Linhares), poemeto futurista, marca indelvel de uma fase de loucura da literatura brasileira (V. Paula Reis), sopa de pedra, Divina Comdia da estultcie (Gondin da Fonseca), bblia do gnero potico (por ironia: O. O.), pitorescos versinhos (James Priesti), no que (...) apresente qualquer coisa de excepcional(Paulo Mendes Campos),

39

um instante da poesia brasileira (Osrio Nunes), poema mais caracterstico da nossa poca to prosaica e to agitada (Joo Alphonsus), mensagem to simples e impressionante (Soares de Faria), pequeno (e bom) poema (Rubem Braga), formidvel, admirvel (Mrio de Andrade), estupendo (Alcntara Machado), poema formidvel de desalento (Manuel Bandeira), o poema mais srio, o poema que ns todos desejaramos ter escrito (Cyro dos Anjos), completamente agradvel, impressionante e desorientador (Paulo Mendes de Almeida), sem beleza, porm extremamente exuberante de poesia (Octvio de Freitas Jnior), coisa mais desesperadamente humana e angustiada que se possa imaginar (Pedra Vergara), a melhor cousa do mundo (Prudente de Morais, neto).

Vale ressaltar a importncia no s do poema da pedra como tambm do objeto pedra de que se vale Drummond em vrios momentos de sua obra potica. O Dicionrio de Smbolos, de Jean Chevalier, aponta uma relao estreita entre a alma humana e a pedra. A pedra bruta simboliza a divindade criadora do homem, enquanto a pedra talhada dessacraliza a obra divina uma vez que produto humano. No por acaso que a primeira smbolo da liberdade, enquanto a outra simboliza a servido e as trevas. Ainda citando o dicionrio, segundo a lenda de Prometeu, procriador do gnero humano, as pedras conservaram um odor humano, porque a argila foi do homem o elemento fundador. Tambm em outras tradies so comuns histrias mticas em que o homem nasce de pedras. A pedra filosofal alqumica, instrumento de regenerao, sinnimo de conhecimento, de evoluo espiritual: a pedra bruta passa pedra talhada por Deus, o que simboliza a passagem da alma obscura alma iluminada pelo conhecimento divino. Drummond revela a origem mtica de suas pedras no ltimo poema do livro Novos Poemas O enigma que no por coincidncia antecede Claro Enigma que dialoga com o poema No meio do caminho. Naquele, as pedras so vivas, inteligentes e dinmicas; conhecem o perigo de cada objeto em circulao na terra, mas ao contrrio de constiturem um obstculo

40

no meio do caminho, uma Coisa interceptante que lhes barra a caminhada, paralisando-as totalmente. o enigma que se apresenta com toda sua obscuridade e impossibilidade de compreenso e foge s inmeras imagens trituradas pela experincia guardadas pelo instinto imemorial das pedras esse com certeza um acontecimento que nunca ser esquecido na vida das retinas to fatigadas. O campo semntico da viso e da memria nos dois poemas se entrelaam diante do enigma que desafia e paralisa tanto o homem quanto as pedras. Ambos vivem o mesmo conflito e se identificam: esto diante de suas almas e a reflexo sobre si mesmos apenas intensifica o estado de inrcia. O objeto pedra que, no meio do caminho, barra o homem, j antes havia sido interceptado por uma coisa que tambm no se resolve e medita, obscura, criando um crculo vicioso diante dos mistrios da vida.

Anoitece, e o luar, modulado de dolentes canes que preexistem aos instrumentos de msica, espalha no cncavo, j pleno de serras abruptas e de ignoradas jazidas, melanclica moleza. Mas a Coisa interceptante no se resolve. Barra o caminho e medita, obscura.

Outro poema que marca a continuidade da busca por respostas usando o objeto pedra e uma coisa indefinida A Mquina do mundo, de Claro Enigma. Est o poeta caminhando por uma estrada, pedregosa, de Minas, j sem perspectivas, desenganado, com a escurido da estrada fundindo-se escurido emanada de seu prprio ser, quando a mquina do mundo se abre para ele majestosa e circunspecta, oferecendo-lhe todas as respostas. possvel relacionarmos as pupilas gastas s retinas fatigadas e s imagens trituradas citadas anteriormente e a memria seja no uso do verbo esquecerei (de No meio do caminho), no emprego do sintagma instinto imemorial das pedras (de O enigma) ou apenas na escolha do

41

lugar onde se passa a narrativa de A mquina do mundo, Minas, que remete volta das origens na longa trajetria do poeta de mentar seu estar-no-mundo.

Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um claro maior que o tolervel pelas pupilas gastas na inspeo contnua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a prpria imagem sua debuxada no rosto do mistrio, nos abismos.

A mquina do mundo coloca o poeta ante a possibilidade de decifrar a natureza mtica das coisas e, no por acaso, esto eles sobre a montanha, lugar mtico de revelao divina, onde a pedra bruta se transforma em pedra talhada por Deus, segundo o mito bblico de Moiss que recebeu Dele as tbuas de pedra com os dez mandamentos. As mesmas montanhas colossais que algumas das pedras formaram ao se imobilizarem por completo em O enigma testemunham, nesse momento, a deciso do poeta sobre a finalizao da incessante busca por dominar essa cincia / sublime e formidvel, mas hermtica / essa total explicao da vida. O desfecho da narrativa, no entanto, mostra-nos a lucidez e a coerncia do poeta que reluta em aceitar a interveno da divina mquina para solucionar problemas de ordem to ntima. Ctico, o poeta rejeita uma explicao exterior a si mesmo, pois nenhuma revelao estaria em condies de substituir a autonomia do pensamento humano.33 Aceitar a explicao pronta dos mistrios da vida seria negar a prpria razo da existncia, o impulso vital em direo ao conhecimento pleno do universo, seria aceitar o fim da busca, aceitar a morte.

42

Vale ressaltar tambm que o poeta, ao renegar a sabedoria proveniente da mquina do mundo, assume a sua duplicidade, a sua volubilidade, quando afirma que outro ser, no mais aquele / habitante de mim h tantos anos que passa a comandar seus passos. Quem toma a deciso no sua parte insegura, angustiada, ansiosa por respostas, e por isso, frgil, mas aquela que insiste na conquista permanente e diria de seu lugar no universo. Este sentimento de domnio sobre as coisas do mundo e sobre si mesmo d autonomia ao poeta para desdenhar a mquina que, repelida, vai-se miudamente, recompondo e possibilita a reflexo crtica sobre o ocorrido: o poeta continua seu caminho avaliando o que perdera, vagaroso, de mos pensas. Fecha-se, ento, numa estrada de Minas, pedregosa, o crculo iniciado na primeira estrofe do poema. Este crculo lembra outro que impulsionar toda a produo potica de Drummond: o enigma que paralisa a pedra, que imobiliza o homem, que pode mas rejeita decifrar o enigma que paralisa a pedra. A poesia no constitui a decifrao dos enigmas, mas um caminho para enfrentar as dificuldades por eles impostas. A pedra um obstculo que, ao mesmo tempo, indica o caminho que se deve seguir. fundamental, pois, ultrapass-lo. Encontramos o objeto pedra em outros poemas, s vezes transfigurado em formas mais citadinas, s vezes compondo as dificuldades da caminhada real e/ou metafrica, como em Romaria, de Alguma Poesia: Os romeiros sobem a ladeira cheia de espinhos, cheia de pedras, sobem a ladeira que leva a Deus e vo deixando culpas no caminho.

Nos livros posteriores a Alguma Poesia (Brejo das Almas, Sentimento do Mundo e Jos) no se encontra referncia ao objeto pedra como obstculo a ser superado atravs da poesia, do trabalho rduo com as palavras, o que j acontece nas primeiras estrofes do metapoema inaugural Considerao do Poema(RP):

43

As palavras no nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no cu livre por vezes um desenho, so puras, largas, autnticas, indevassveis. Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, no importa. Nesse poema, o poeta inicia sua reflexo sobre o fazer potico partindo das palavras, a matria-prima, para depois referir-se aos artesos, quando cita Vincius, Murilo, Neruda, Apollinaire e Maiakvski, situando-se, filiando-se, ento, tradio lrica da literatura. Dentre os predicativos caracterizadores da poesia, est a pedra no meio do caminho, objeto cone que identifica sua potica. Ainda em Considerao do Poema aparecem referncias pedra, no em situao de obstculo, mas em oposio ao que h de relevante em sua memria familiar (Dar tudo pela presena dos longnquos / sentir que h ecos, poucos, mas cristal / no rocha apenas). Vemos tambm esse objeto participando do cotidiano dos outros objetos, transformados em palavras e interagindo com o canto do poeta, seja em sua forma natural (pedra), seja em forma j trabalhada pelo homem (parede): Ele to baixo que sequer o escuta ouvido rente ao cho. Mas to alto que as pedras o absorvem. Est na mesa aberta em livros, cartas e remdios. Na parede infiltrou-se. O bonde, a rua, o uniforme de colgio se transformam, so ondas de carinho te envolvendo. Ainda em A Rosa do Povo, encontramos o elemento pedra em outras circunstncias, mas sempre simbolizando um impedimento. Em A flor e a nusea, por exemplo, a pedra compe os muros(...)surdos que afastam o poeta dos demais homens. parte tambm do asfalto, matria do mundo em modernizao, base do rio de ao do trfego, que oprime a

44

natureza humana e a sensibilidade potica. Como veremos adiante, a pedra em suas vrias formas constitui um obstculo a ser superado pela fora da palavra, instrumento de luta e de interveno do poeta nesse mundo. A flor que nasceu na rua, que furou o asfalto um dos objetos que simboliza a poesia nesse momento de superao e sublimao. A mesma conscincia de que a poesia uma forma de mobilizao e de engajamento encontramos em outro poema do livro, Nosso tempo. Na ltima parte (VII), o poeta rompe com o carter narrativo e descritivo do poema para posicionar-se criticamente diante do mundo opressor capitalista; uma vez mais a pedra (pedreira) um dos smbolos da obstruo que deve ser destruda pelas palavras. O poeta declina de toda responsabilidade na marcha do mundo capitalista e com suas palavras, intuies, smbolos e outras armas promete ajudar a destru-lo como uma pedreira, uma floresta, um verme. No livro Novos Poemas, o poema Notcias de Espanha faz referncia violenta guerra civil espanhola. Num contexto de tanta opresso e barbrie, o poeta mostra-se inconsolado pela falta de notcias. A pedra (muro) representa o isolamento de Espanha, o impedimento da comunicao, e o poema precisa ser mais que flor; dentro do contexto blico que se apresenta, o poema precisa ser bomba para romper o obstculo, silncio feito de matria entre as substncias mais duras. peo notcias de Espanha. Ningum as d. O silncio sobe mil braas e fecha-se entre as substncias mais duras. Hirto silncio de muro, de pano abafando boca, de pedra esmagando ramos,

45

seco e sujo silncio em que se escuta vazar como no fundo da mina um caldo grosso e vermelho. No h notcias de Espanha. O poema Opaco (CE) traz a imagem da pedra transmutada em edifcio que tambm se torna obstculo. Noite. Certo muitos so os astros. Mas o edifcio barra-me a vista. Quis interpret-lo. Valeu? Hoje barra-me (h luar) a vista. Nada escrito no cu, sei. Mas queria v-lo. O edifcio barra-me a vista. Zumbido de besouro. Motor arfando. O edifcio barra-me a vista. Assim ao luar mais humilde. Por ele que sei do luar. No, no me barra a vista. A vista se barra a si mesma.

A estrutura repetitiva do poema remete a No meio do caminho. Mais uma vez a pedra, na forma do prdio moderno, impede o caminho, o conhecimento. Apesar de no haver nada a ser decifrado, pois no h nada escrito no cu, o poeta busca, quer ver, quer saber. interessante perceber que da mesma forma que a pedra, do poema de Alguma Poesia, ao mesmo tempo paralisa o poeta e, simultaneamente, indica-lhe o restante do caminho a seguir, o edifcio

46

barra a vista do cu, mas atravs dele que o sujeito potico sabe do luar. A estrutura repetitiva releva o aspecto da constncia do impedimento, e a referncia ao sentido da viso nos dois poemas remete busca pelo auto-conhecimento, na interao entre o mundo exterior e o interior. A percepo diante do obstculo a mesma: ele est dentro e fora do poeta. Em No meio do caminho, o acontecimento paralisante est guardado dentro do poeta nas retinas to fatigadas. No poema Opaco, o poeta, a partir de sua reflexo, descobre-se e conclui que o obstculo no est fora dele no o edifcio e sim em si mesmo, em sua vista. A prpria viso de mundo constitui o impedimento de v-lo; no , pois, um obstculo acidental, mas sim parte integrante de sua condio essencial34. O edifcio , portanto, uma projeo de si mesmo. Outro aspecto importante que o luar torna o edifcio mais humilde, da mesma forma que no Poema de Sete Faces (AP) a lua deixa o poeta comovido como o diabo. Esse contexto emotivo, suscitado pela presena lunar, motiva o encontro consigo mesmo e a estrutura ambgua dos versos No, no me barra / a vista nem o edifcio barra a vista, nem a vista barra o poeta demonstra a conscincia deste em relao aos obstculos da vida, que podem paralislo por instantes, mas no o barram inteiramente, no so o fim do caminho, por mais que sejam constantes e repetitivos, o que fica claro no emprego do pleonasmo nos versos A vista se barra a si mesma. Nos demais livros que compem Reunio (Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo e Lio de Coisas), no h outras referncias ao objeto pedra como smbolo de impedimento, o que s volta a acontecer no livro A Falta que Ama, e mesmo assim, de modo breve, como o beco, no poema Tu? Eu?, que sugere o emparedamento, a falta de sadas. A vida te venceu em luta desigual. Era todo o passado presente presidente na polpa do futuro

47

acuando-te no beco. Se morres derrotado, no morres conformado. O poema aponta o fracasso do ser humano diante da vida, no entanto, o incorformismo e o questionamento permanecem, o que contraria a sensao de desfecho, deixando antever um estado de derrota apenas provisrio. A luta consigo mesmo e com as palavras, ento, continua. O prximo captulo abordar o objeto flor, smbolo dessa luta do poeta para ultrapassar os impedimentos da vida, por meio da conquista das palavras.

5 A flor-poesia, objeto-smbolo da superao dos obstculos.

O objeto flor um dos fios de que mais se utiliza Drummond para tecer a sua obra potica. Em todos os livros que serviram de base nossa pesquisa, o poeta recorre a esse smbolo: ou de maneira geral, ou especificando qual a espcie da flor. Cabe ressaltar tambm que, em A Rosa do Povo, o nmero de poemas com essa referncia o maior, se comparado aos outros livros, o que ser aprofundado em momento posterior. Em alguns poemas, o uso dessa imagem tem a finalidade apenas de compor um cenrio e o objeto passa quase despercebido, como nesses versos de Morte do Leiteiro (RP): certo que algum rumor sempre se faz: passo errado, vaso de flor no caminho co latindo por princpio, ou um gato quizilento.

Na imensa maioria dos poemas, no entanto, mesmo na aparente imparcialidade da descrio, possvel perceber que a escolha do poeta no aleatria. Na tradio oriental, bem como na ocidental, a imagem da flor constantemente associada aos aspectos positivos da relao entre o homem e os demais homens, entre ele e a

48

natureza, ou entre ele e o lado espiritual da vida35. O uso desse objeto no texto literrio leva o leitor, na maioria das vezes, a pensar em sentimentos bons, como a amizade, o amor, a f, a boavontade, a esperana. Na obra potica drummondiana, no raro o objeto flor faz parte de um conjunto ou de uma enumerao, reforando o campo semntico dado pelos demais objetos, plasmando os sentimentos e as emoes evocadas. Nos versos abaixo, as flores compem o conjunto das oferendas religiosas, simbolizando a devoo dos romeiros. Os sinos tocam, chamam os romeiros: Vinde lavar os vossos pecados. J estamos puros, sino, obrigados, mas trazemos flores, prendas, e rezas. (Romaria, AP) Em dois momentos de descrio, em A Rosa do Povo, a flor usada como componente dos objetos citados, tambm a contaginado-se do valor semntico do contexto. No poema O elefante, quando o poeta fabrica um objeto-poesia no qual se disfara na busca de parceiros esperanosos que possam unir-se a ele para transformar o estado de coisas vigente na sociedade, as flores no podiam deixar de fazer parte de sua composio, pois que elemento constituinte da poesia drummondiana, como j apontado. Ei-lo, massa imponente e frgil, que se abana e move lentamente a pele costurada onde h flores de pano e nuvens, aluses a um mundo mais potico onde o amor reagrupa as formas naturais. No outro poema, Resduo, a flor branca um desenho no pires de porcelana, parte do conjunto da loua e, por extenso, da famlia que fica como resduo. Se coisas, sentimentos, caractersticas compem cada ser humano e nele permanecem como vnculos de seu

49

passado, o poeta ele mesmo e sua obra tambm continuar no futuro compondo e interferindo na humanidade. Ficou um pouco de tudo no pires de porcelana, drago partido, flor branca, ficou um pouco de ruga na vossa testa, retrato.

J nestes versos, as flores reforam o campo semntico do sentimento amoroso, seja ele de qualquer natureza. O cu cintila sobre flores midas. Vozes na mata, e o maior amor. (Nova Cano do Exlio, RP)

Fulana vida, ama as flores, as artrias e as debntures. (O Mito, RP) desejar am-lo sem qualquer disfarce, cobri-lo de beijos, flores, passarinhos, corrigir o tempo, passar-lhe o calor de um lento carinho maduro e recluso, confisses exaustas e uma paz de l. (Rua da madrugada, RP)

Ao falar da antiga Unio Sovitica, smbolo do socialismo utpico e da possibilidade de uma sociedade mais justa e mais humana, o poeta usa o objeto flor para compor o ambiente de felicidade e de esperana que a concretizao dessa filosofia poderia trazer. Stalingrado, quantas esperanas! Que flores, que cristais e msicas o teu nome nos derrama!

50

Que felicidade brota de tuas casas. (Carta a Stalingrado, RP)

E ganhar enfim todos os portos, avio sem bombas entre Natal e China, petrleo, flores, crianas estudando, beijo de moa, trigo e sol nascendo. Ele caminhar nas avenidas, entrar nas casas, abolir os mortos. Ele viaja sempre, esse navio, essa rosa, esse canto, essa palavra. (Mas viveremos, RP)

Vale ressaltar que, da segunda vez em que aparece na enumerao, ltimo verso citado, a flor plasma o sentido do canto e da palavra. A flor nesse momento no tem mais um sentido geral, no qualquer flor, uma rosa, definida, smbolo da poesia drummondiana. Apesar do destaque, no somente a rosa, mas outras espcies de flor sero retomadas como smbolo da produo potica engajada na construo de um mundo melhor, de uma vida sempre renovada. e de uma bolsa invisvel vou tirando uma cidade, uma flor, uma experincia, um colquio de guerreiros, uma relao humana, uma negao da morte, vou arrumando esses bens em preto na face branca. (Aliana, NP) Como a vida vale mais que a prpria vida sempre renascida em flor e formiga em seixo rolado peito desolado corao amante. (Parolagem da vida, IB)

51

O smbolo flor assim como assume significados positivos tambm, s vezes, torna-se obscuro, triste, enigmtico. O longo poema Nosso Tempo (RP) mais um exemplo da habilidade e da lucidez do poeta no trato com as palavras, uma vez que, por exemplo, relaciona o mesmo smbolo a significados vrios. Nos versos da parte I, As leis no bastam. Os lrios no nascem / da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se / na pedra, os lrios so a anttese do campo semntico formado pelo uso do advrbio de negao e das palavras lei, tumulto e pedra. Nesse contexto, os lrios representam a paz e o amor dos quais a sociedade tanto necessitava, e que no adviriam da fora e da violncia que caracterizavam o governo militar da poca. A obscuridade do tempo e a falta de informaes com credibilidade criam o ambiente semntico da dvida e do pessimismo que depreendemos do objeto flor nos seguintes versos da parte II do poema. Smbolos obscuros se multiplicam. Guerra, verdade, flores? Dos laboratrios platnicos mobilizados vem um sopro que cresta as faces e dissipa, na praia, as palavras.

Em outro momento de descrio de coisas, na parte VI, as orqudeas simbolizam, mesmo que de forma irnica, a continuidade familiar, visto que, na simbologia, essa flor est associada fecundao e garantia da paternidade 35. Nos pores da famlia, orqudeas e opes de compra e desquite. A gravidez eltrica j no traz delquios. Crianas alrgicas trocam-se; reformam-se.

Para finalizar, portanto, os momentos em que o objeto flor aparece como parte de uma enumerao, citamos dois momentos tambm de A Rosa do Povo: os versos de Os ltimos dias,

52

em que a flor assim como o diamante, a luz e a mgica das manhs a parte boa e secreta que habita todos os homens, apesar dos tempos melanclicos e destrutivos, contexto da 2 Guerra Mundial; e os de Canto ao Homem do Povo Charles Chaplin, que compem uma longa lista de objetos integrantes do cenrio, das histrias e da vida do personagem Carlitos, que representa o povo esquecido pelos governantes que, entretanto, no desiste de lutar e resiste atravs da arte, denunciando a hipocrisia das convenes, a adorao de mitos falsos as flores agora no tm cores vivas, so pardas , ao mesmo tempo em que provoca o riso, pelo inusitado das situaes, como cozinhar os cordes dos sapatos, como se fossem macarro, para enganar a fome. E todo o mel dos domingos se tire; o diamante dos sbados, a rosa de tera, a luz de quinta, a mgica de horas matinais, que ns mesmos elegemos para nossa pessoal despesa, essa parte secreta de cada um de ns, no tempo. (Os ltimos dias)

E falam as flores que tanto amas quando pisadas, falam os tocos de vela, que comes na extrema penria, [falam a mesa, os botes, os instrumentos do ofcio e as mil coisas aparentemente [fechadas, cada troo, cada objeto do sto, quanto mais escuros [mais falam. (...) Mas, mitos que cultuamos, falsos: flores pardas, anjos desleais, cofres redondos, arquejos poticos acadmicos; convenes do branco, azul e roxo; maquinismos, telegramas em srie, e fbricas e fbricas e fbricas de lmpadas, proibies, auroras. (Canto ao Homem do Povo Charles Chaplin)

53

Se considerarmos os poemas em que unicamente temos a flor, sem associ-la a outros objetos, como nos versos citados anteriormente, veremos que a imagem construda com maior fora a da flor-poesia. Segundo Chevalier & Gheerbrant, embora cada flor possua, pelo menos

secundariamente, um smbolo prprio, nem por isso a flor deixa de ser, de maneira geral, smbolo do princpio passivo.36 A flor o resultado da ao da terra, da gua, do sol, e mesmo, da mo do jardineiro. Ela sintetiza e concretiza o esforo conjunto de vrios agentes, assim como o poema conseqncia da ao direta do poeta que escolhe as melhores sementes-palavras, insere-as no ambiente adequado, cultivando-as, prevendo-lhe as vrias possibilidades de cores e perfumes, se enxertadas ou no, at o momento da florao-formatao completa, quando a florpoesia dada ao conhecimento de todos. A flor, ento, simboliza o trabalho rduo do poeta na articulao entre os pensamentos e as palavras e na transposio destes para o espao em branco do papel, criando uma realidade que provoca a reflexo do leitor, para que, quem sabe, este intervenha de forma positiva e transformadora na sociedade. Dessa forma, esse objeto simblico representa a possibilidade de superao dos obstculos impostos pelo mundo sejam eles de natureza familiar, social ou de relacionamento com os outros que atravancam o caminho, tornando-o pedregoso e difcil. A flor-poesia constitui, portanto, um importante instrumento de libertao do poeta (e conseqentemente dos seus leitores) dos problemas que o oprimem e o paralisam. No por acaso que encontramos em A Rosa do Povo, os poemas que, acreditamos, melhor exemplificam essa questo. O livro considerado por muitos crticos como o mais expressivo em matria de demonstrar o compromisso do poeta com seu tempo, por meio do engajamento potico-poltico para transformar a sociedade. O professor Affonso Romano de SantAnna, porm, faz uma ressalva bastante significativa a nosso ver quando afirma que a

54

poesia de Rosa do Povo no a poesia de participao na obra drummondiana. Tais poemas so uma das faces de uma participao mltipla, que no se esgota no social, mas se estende dentro da histria do prprio indivduo naquilo que tem de mais pessoal e intransfervel, justapondo o universal e o particular. O poeta que aceita alegremente a idia de que poesia participao adepto de uma integrao mais ampla que abrange vrios nveis, mas sempre com seu modo peculiar de ver as coisas37. Dentro dessa perspectiva, os dois primeiros poemas de A Rosa do Povo Considerao do Poema e Procura da Poesia, respectivamente iniciam o debate do poeta consigo mesmo e com o mundo sobre qual deve ser o objeto da poesia. A professora Marlene de Castro Correia defende a tese de que Drummond vale-se da ironia romntica para estabelecer o paradoxo que articula os dois poemas38. Essa ironia consiste em o prprio poeta, distanciado de sua criao, lanar-lhe um olhar crtico e questionador. Para melhor explicar isso, Marlene cita Friedrich Schlegel, terico alemo, segundo o qual o poeta mal tenha expressado uma opinio, deve estar pronto para contest-la, mal tenha escrito uma frase, deve ser capaz de voltar-se contra ela e dizer o seu oposto39. Essa atitude tornaria o poeta livre de concepes fechadas e, dessa forma, poderia criar uma obra de fato aberta e dinmica, sintonizada com a modernidade. O sculo XX com todas as suas transformaes uma poca de crise, de fragmentao do indivduo, de dificuldade deste de definir seu lugar no mundo e de interagir com o outro e, por isso, produz obras que se pautam pela relativizao do pensamento e pelo paradoxo, base da ironia. Drummond, em toda a sua obra, questiona o fazer potico e o papel da poesia no mundo contemporneo e, desde o seu primeiro livro, concretiza a ironia romntica, defendida pelos autores alemes.

55

Em Considerao do Poema, o poeta engajado vincula a poesia representao do real: os temas sociais e os acontecimentos cotidianos seriam o centro de sua obra (estratgia ilusionista40). O poeta, portanto, defende a integrao entre poema e povo de dois modos: afirmando-se poeta do finito e da matria; e, nos ltimos versos, fazendo que ambos constituam o mesmo objeto semntico Tal uma lmina, / o povo, meu poema, te atravessa , apesar de exercerem diferentes funes sintticas na frase e diferentes funes na sociedade. J em Procura da Poesia, Drummond contesta a opo feita no poema anterior,

defendendo a poesia suficiente em si mesma como tema primordial e valoriza os elementos de sua composio (estratgia antiilusionista41). A preocupao do poeta, agora, garantir o universo simblico da poesia, da arte das palavras. O terceiro poema do livro, que d seqncia a esses questionamentos, A Flor e a Nusea. Essa a primeira vez na obra drummondiana que o objeto flor aparece efetivamente como smbolo do poema e da superao dos obstculos resultado do trabalho esttico com as palavras e, ao mesmo tempo, meio de resistncia do poeta diante do mundo opressor.

Preso minha classe e a algumas roupas, Vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir at o enjo? Posso, sem armas, revoltar-me'? Olhos sujos no relgio da torre: No, o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espera. O tempo pobre, o poeta pobre fundem-se no mesmo impasse. Em vo me tento explicar, os muros so surdos. Sob a pele das palavras h cifras e cdigos. O sol consola os doentes e no os renova. As coisas. Que tristes so as coisas, consideradas sem nfase. Vomitar esse tdio sobre a cidade.

56

Quarenta anos e nenhum problema resolvido, sequer colocado. Nenhuma carta escrita nem recebida. Todos os homens voltam para casa. Esto menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. Crimes da terra, como perdo-los? Tomei parte em muitos, outros escondi. Alguns achei belos, foram publicados. Crimes suaves, que ajudam a viver. Rao diria de erro, distribuda em casa. Os ferozes padeiros do mal. Os ferozes leiteiros do mal. Pr fogo em tudo, inclusive em mim. Ao menino de 1918 chamavam anarquista. Porm meu dio o melhor de mim. Com ele me salvo e dou a poucos uma esperana mnima. Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor no se percebe. Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros. feia. Mas realmente uma flor. Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas da tarde e lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico. feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

Parece-nos que A Flor e a Nusea a sntese de uma anlise dialtica do poeta sobre o lugar e o papel da poesia no mundo, em que a tese seria o Considerao do Poema e a anttese, o Procura da Poesia. A flor a palavra re-significada, simblica, que, no entanto, pode

57

interferir nos leitores, furando-lhes o asfalto, o tdio, o nojo e o dio. O poema , ento, um veculo de comunicao entre o poeta e o mundo; constitui uma forma de interpretao, de ver o mundo, bem como de interagir com os outros, seus leitores. O poema apresenta, desde a primeira estrofe, a reflexo e a conscincia do poeta acerca de si mesmo, de suas limitaes e convices. Ele est preso sua classe e a algumas roupas sabe-se parte de uma elite cultural e econmica, sabe o papel social a cumprir mas destaca-se da rua cinzenta, indo de branco. As coisas consideradas sem nfase de que o poeta quer se livrar, como fezes, alucinaes, maus poemas, tdio compem o tempo pobre, do poeta igualmente pobre. Ele sabe que se fazer entender por meio da poesia no tarefa fcil; antes um desafio, pois sob a pele das palavras h cifras e cdigos. Desafio j apresentado em Procura da Poesia quando o poeta pergunta a seu interlocutor se trouxe a chave para compreender as mil faces secretas sob a face neutra das palavras. No balano que faz de seus quarenta anos, o poeta parece demonstrar seu fracasso, apontando os problemas no resolvidos, os poemas que considera crimes e rao diria de erro, alm de fatos de sua juventude a que faz referncia, como pr fogo a uma casa. No entanto, a conscincia do alcance de sua obra, da interveno junto aos leitores tambm se faz presente quando afirma e dou a poucos uma esperana mnima. Num tempo pobre, de ruas cinzentas, a flor-poesia possvel feia, desbotada, de ptalas ainda fechadas, desconhecida, mas uma flor. um poema que fura o asfalto, capaz de superar os obstculos as pedras no caminho , estejam eles dentro dos homens, como a insegurana, o medo, o tdio ou fora deles, nos acontecimentos sociais. Enfim, a sntese da composio potica concretizada no smbolo flor aponta-nos a certeza de que o poeta no pode fugir ao seu tempo, sua histria familiar, aos seus amores, sociedade em que vive; entretanto, sua arte se faz com palavras que, ao serem escritas, transcendem a

58

significao inicial, dicionarizada, para re-significar sentimentos e objetos segundo a sensibilidade do poeta e, posteriormente, a dos leitores. Atravs da sensibilidade potica, os signos vo muito alm da simples identificao dos objetos. No texto potico, a palavra galinha no apenas a representao escrita do animal galinha; a acepo denotativa leva necessariamente outra, rompendo com o asfalto-realidade como no penltimo verso de A Flor e a Nusea: Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico. Somente dentro do universo da poesia, no reino das palavras, ondas e galinhas podem ser o mesmo objeto semntico, privilgio da metfora. Outro exemplo da genialidade de Drummond na arte de manipular as palavras encontra-se no poema poro, tambm de A Rosa do Povo, em que o objeto flor aparece, mais uma vez, como smbolo do processo de composio potica.

Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape. Que fazer, exausto, em pas bloqueado, enlace de noite raiz e minrio? Eis que o labirinto (oh razo, mistrio) presto se desata: em verde, sozinha, antieuclidiana, uma orqudea forma-se.

A flor, metamorfose do inseto do primeiro verso, representa a vitria sobre os obstculos da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, o poema, resultado do processo de criao, da luta do poeta para transformar sentimentos e reflexes em palavras, e estas em smbolos.

59

O poema um soneto pequeno como o inseto de que trata formado por versos pentasslabos (metade das slabas do soneto tradicional), com tonicidade marcada nas terceira e quinta slabas, o que concretiza, alm das rimas e do ritmo, todo o trabalho, todo o esforo da criao potica. Drummond, como parte do processo criativo, vai buscar palavras em estado de dicionrio e escolhe para compor o poema trs acepes da palavra poro que no tm nenhuma aparente relao entre si: problema sem sada (aporia); gnero de plantas da famlia das orqudeas; e inseto da famlia dos cavadores que, por sua natureza, sofre um processo de metamorfose. O estudo desse poema feito pelo crtico Dcio Pignatari, e aprofundado por Davi Arrigucci Jr.(ARRIGUCCI, 2002), possibilita a intensa fruio do poema, pois atravs de seus apontamentos podemos percorrer a trajetria da composio, alcanando a plurissignificao das palavras. O poeta com toda a sua sensibilidade e imaginao vislumbra a metamorfose do inseto na flor j que ambos tm a mesma origem quanto ao significante diante de um obstculo que no apresenta sada. Essa transformao s possvel dentro do universo potico, da metfora, que reinventa significaes, pondo lado a lado elementos heterogneos articulados na criao de uma narrativa mtica, que tenta explicar a origem da prpria poesia. Assim como o poro, o poeta tambm luta (cava) arduamente para construir o poema e, apesar da aporia problema para o qual aparentemente no h sada , ele faz brotar a florpoema, transformando as dificuldades em arte. Arrigucci (ARRIGUCCI, 2002) fala ainda sobre o ato potico como um ato polticohistrico. Drummond, homem comprometido com seu tempo, assume em sua obra a dimenso histrica do trabalho potico. O poema uma forma de resistncia e de luta que faz sonhar mesmo em meio ao bloqueio mais terrvel. A ltima estrofe de poro aponta para a esperana

60

de um mundo melhor, simbolizado tanto na cor verde (em verde), quanto no nascimento de uma orqudea, flor rara e bela, que vence todos os obstculos. importante ressaltar que essa vitria da esperana, a superao do obstculo, no entanto, s se deu no espao da metfora potica, espao antieuclidiano, o que reitera a nossa crena da poesia como um dos mais vitais agentes da transformao do mundo, na medida em que sensibiliza os leitores, levando-os reflexo e a uma possvel prtica da solidariedade e da justia. Ainda em A Rosa do Povo encontramos o objeto flor representando o fruto do imenso trabalho com as palavras no poema Anncio da Rosa, em que o poeta faz as vezes de vendedor do seu produto. Imenso trabalho nos custa a flor. Por menos de oito contos vend-la? Nunca. Primavera no h mais doce, rosa to meiga onde abrir? No, cavalheiros, sede permeveis. Uma s ptala resume auroras e pontilhismos, sugere estncias, diz que te amam, beijai a rosa, ela sete flores, qual mais fragrante, todas exticas, todas histricas, todas catrticas, todas patticas. Vde o caule, trao indeciso. Autor da rosa, no me revelo, sou eu, quem sou? Deus me ajudara, mas ele neutro, e mesmo duvido que em outro mundo algum se curve, filtre a paisagem, pense uma rosa na pura ausncia, no amplo vazio. Vinde, vinde, olhai o clice. Por preo to vil mas pea, como direi, aurilavrada, no, cruel existir em tempo assim filaucioso. Injusto padecer exlio, pequenas clicas cotidianas, oferecer-vos alta mercancia estelar e sofrer vossa irriso.

61

Rosa na roda, rosa na mquina, apenas rsea. Selarei, venda murcha, meu comrcio incompreendido, pois jamais viro pedir-me, eu sei, o que de melhor se comps na [noite, e no h oito contos. J no vejo amadores de rosa. fim do parnasiano, comeo da era difcil, a burguesia apodrece. Aproveitem. A ltima rosa desfolha-se.

A reflexo do poeta sobre o lugar e a validade da poesia no mundo tem nesse poema um valioso desdobramento: quanto vale a poesia? No incio do poema, de forma bastante irnica e valendo-se da funo apelativa da linguagem, o poeta apresenta-se como um personagem importante do mundo capitalista o comerciante, que precisa anunciar seu produto, ressaltando-lhe caractersticas que o tornem objeto de desejo, como a doura, a meiguice, a fragrncia e at mesmo o simbolismo associado ao amor. Apesar de todo seu empenho, o poeta no consegue convencer os interlocutores que vivem em tempo filaucioso, individualista, da importncia da poesia. Ele capaz at de desconsiderar todo o esforo humano, e no divino, de filtrar a paisagem e forjar-pensar a flor para vend-la por preo to vil, mas o que recebe em troca da sua dedicao para gerar uma alta mercancia estelar o escrnio, a irriso dos homens que no so amadores de rosa. O poeta ironicamente critica os parnasianos, mestres da arte pela arte, quando s a beleza, a poesia refinada e distante, descomprometida com o tempo presente e com a realidade circundante43 , eram objetivos da composio potica. O tom melanclico do final do poema contrape-se ironia inicial. A flor-poesia ainda smbolo da superao, ainda a soluo para uma sociedade mais sensvel e humana, a

62

burguesia, entretanto, no a quer e enquanto a ltima rosa desfolha-se, rejeitada, a sociedade apodrece. O poema termina, mas a discusso sobre a validade da poesia no mundo capitalista permanece. Abre-se, ento, um dilogo com outro poema do mesmo livro, homenagem a quem tambm sempre discutiu a poesia, o poeta-chave do modernismo brasileiro Mrio de Andrade. Na parte IV de Mrio de Andrade desce aos Infernos, o poeta retoma a ltima imagem de Anncio da Rosa: A rosa do povo despetala-se, ou ainda conserva o pudor da alva? um anncio, um chamado, uma esperana embora frgil, [pranto infantil no bero? Talvez apenas um ai de seresta, quem sabe. Mas h um ouvido mais fino que escuta, um peito de artista [que incha, e uma rosa se abre, um segredo comunica-se, o poeta anunciou, o poeta, nas trevas, anunciou.

Respondendo ao questionamento dos dois primeiros versos da estrofe, reflexo j iniciada na parte I desse poema (Daqui a vinte anos: poderei / tanto esperar o preo da poesia?), o poeta conclui que a poesia ainda tem espao no mundo atual, enquanto houver algum ouvido mais fino que a escute, ou um peito de artista que inche. O propsito do poeta o comunicar-se, o anunciar a flor-poema, o propiciar que ela se abra e compartilhe seus segredos, apesar das trevas e dos obstculos. Em vrios livros posteriores a A Rosa do Povo possvel encontrarmos o objeto flor simbolizando o poema, a concretude do fazer potico, assim como os constantes questionamentos sobre a poesia como meio de superao dos problemas. No poema Notcias de Espanha, de Novos Poemas, por exemplo, o poeta, tomado de indignao, afirma que no basta apenas o poema para vencer os obstculos da incomunicao

63

que cercam a Espanha, em tempos de guerra civil, e cobra de si mesmo uma atitude menos passiva, uma ao incisiva a flor que rompeu o asfalto no derrubar muros; o poeta precisa de uma bomba-poesia. Ah, se eu tivesse um navio! Ah, se eu soubesse voar! Mas tenho apenas meu canto, e que vale um canto? O poeta, imvel dentro do verso, cansado de v pergunta, farto de contemplao, quisera fazer do poema no uma flor: uma bomba e com essa bomba romper o muro que envolve Espanha.

Em Claro Enigma, j no primeiro poema, Dissoluo, vemos nas duas ltimas estrofes uma referncia flor-poema que, mesmo pobre (como em A Flor e a Nusea), definitiva e vencer o tempo que calar o poeta, mas no sua poesia.

Vai durar mil anos, ou extinguir-se na cor do galo? Esta rosa definitiva ainda que pobre. Imaginao, falsa demente, j te desprezo. E tu, palavra. No mundo, perene trnsito, calamo-nos. E sem alma, corpo, s suave.

Ainda em Claro Enigma, no poema Contemplao no banco o poeta, em um dos momentos de reflexo sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre seu estar-no-mundo, faz um pensamento sobre a matria e a criao da poesia que flor-poesia pode brotar do cho pisado e

64

malaxado, talvez humanizado? , a sua permanncia e o seu significado no mundo, usando sempre a flor como smbolo daquilo que vai ultrapassar as dificuldades ao redor.

Tantos pisam este cho que ele talvez um dia se humanize. E malaxado, embebido da fluida substncia de nossos segredos, quem sabe a flor que a se elabora, calcria, sangunea? Ah, no viver para contempl-la! Contudo, no longo o mentar uma flor, e permitido correr por cima do estreito rio presente, construir de bruma nosso arco-ris. Nossos donos temporais ainda no devassaram o claro estoque de manhs que cada um traz no sangue, no vento. Passarei a vida entoando uma flor, pois no sei cantar nem a guerra, nem o amor cruel, nem os dios organizados, e olho para os ps dos homens, e cismo.

Nos livros posteriores, Drummond refere-se ainda vrias vezes ao objeto flor que simboliza a produo potica, no entanto, nesse estudo em especial, buscamos analisar aqueles em que claramente h a expresso da flor significando a vitria sobre as adversidades. Permanecendo nessa linha de pesquisa, ento, o prximo objeto foco de nosso estudo a porta, que est inserida num estgio da produo potica em que os obstculos j foram superados uma vez que simboliza a passagem, ora para um aposento conhecido, ora para um mundo desconhecido, ora para o reino das palavras.

65

6 A porta como objeto-smbolo da passagem

Uma das caractersticas mais interessantes da poesia drummondiana a vitalidade com que o poeta manipula as palavras de forma a conseguir o mximo de significao, o que, sem dvida, constitui um dos aspectos de sua obra que mais desafia o leitor. A conscincia da habilidade com as palavras e da vocao potica que as reinventa assumida pelo poeta, em dois poemas em seqncia, apesar de estarem em livros diferentes: o ltimo de A Rosa do Povo e o primeiro de Novos Poemas. Esse constante encadeamento entre os muitos livros de Drummond, alis, por si mesmo j demonstra a conscincia e a coerncia na construo de sua obra. No poema Canto ao homem do povo Charlie Chaplin (RP), o poeta ressalta o valor combativo das palavras salvas, quando ditas de novo, e, num tom altissonante, verbaliza toda a raiva e a indignao diante do mundo cruel que o personagem Carlitos no pde expressar e, na sua mudez, apenas juntava palavras duras, pedras, cimento, bombas invectivas e anotava com lpis secreto a morte de mil, a boca sangrenta / de mil, os braos cruzados de mil. palavras desmoralizadas, entretanto salvas, ditas de novo. Poder da voz humana inventando novos vocbulos e dando sopro [aos exaustos. Dignidade da boca, aberta em ira justa e amor profundo, crispao do ser humano, rvore irritada, contra a misria e a fria [dos ditadores, , Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode caminham [numa estrada de p e esperana.

Na penltima estrofe de Cano Amiga, de Novos Poemas, porm, o tom mais ameno, uma vez que o poeta busca uma cano para acordar os homens, para faz-los refletir, como o poema anterior, mas paradoxalmente que tambm seja sutil e doce para adormecer as crianas. Minha vida, nossas vidas formam um s diamante.

66

Aprendi novas palavras e tornei outra mais belas.

Esse trabalho de reelaborao dos significados das palavras, conferindo-lhes um sentido simblico, assunto de nossa pesquisa. Analisamos nos captulos anteriores o modo como o poeta se valeu dos objetos pedra e flor para significar os obstculos e a sua possibilidade de superao. Vimos tambm que, alm das representaes citadas, essas palavras podem abranger vrios outros sentidos, dependendo da inteno potica. Da mesma forma que os dois anteriormente citados, o uso do objeto porta bastante significativo na obra de Drummond: dentre os quatorze livros pesquisados, apenas em dois Novos Poemas e Fazendeiro do Ar no encontramos nenhuma referncia a este elemento. H em inmeros poemas a referncia ao objeto porta em seu sentido denotativo, quase sempre nos poemas narrativos e nas descries, como nos versos exemplificados abaixo.

Papai Noel entrou pela porta dos fundos (no Brasil as chamins no so praticveis), entrou cauteloso que nem marido depois da farra. (Papai Noel s avessas, AP)

Era lenta, calma, branca, tinha vastos corredores e nas suas trinta portas trinta crioulas sorrindo, talvez nuas, no me lembro. (Edifcio Resplendor, J)

E como a porta dos fundos tambm escondesse gente que aspira ao pouco leite disponvel em nosso tempo (Morte do leiteiro, RP)

67

Vai-se a rtula crivando como a renda consumida de um vestido funerrio. E ruindo se vai a porta. S a chuva monorrtmica sobre a noite, sobre a histria goteja. Morrem as casas. (Morte das casas de Ouro Preto, CE)

Levvamos alimentos esmolas deixvamos tudo na porta mirvamos petrificados. ( Memria A Santa, de LC)

Nele se refletia cada figura em trnsito e o mais que se no lia nem mesmo pela frincha da porta: o que um esconde, polpa do eu, e guincha sem se fazer ouvir. (A um hotel em demolio, VPL)

Ainda como um desdobramento da descrio, o objeto porta aparece entre as enumeraes que marcam os poemas Nosso Tempo e Indicaes. Nessas estrofes, no entanto, assim como os demais objetos, a porta no apresenta apenas o sentido objetivo da palavra, mas constitui uma extenso e uma projeo das pessoas que compem a famlia.

surdo-mudo, depositrio de meus desfalecimentos, abre-te e [conta, moa presa na memria, velho aleijado, barata dos arquivos, portas [rangentes solido e asco, pessoas enigmticas, contai, capa de poeira dos pianos desmantelados, contai; (Nosso Tempo, RP) A famlia pois uma arrumao de mveis, soma

68

de linhas, volumes, superfcies. E so portas, chaves, pratos, camas, embrulhos esquecidos, tambm um corredor, e o espao entre o armrio e a parede (Indicaes, RP)

Alm de reinventar significados para as palavras, outra caracterstica da poesia de Drummond a incorporao-revitalizao de smbolos tradicionais da cultura ocidental, de provrbios e ditos populares, construindo o novo a ser legado, garantindo dessa forma a continuidade da literatura.43 A imagem da porta funciona, na tradio oral, como um smbolo de encerramento de uma narrativa, numa frase que sugere a continuidade da contao de histrias: Entrou por uma porta, saiu pela outra, quem quiser que conte outra (ou verses equivalentes). o que podemos verificar nas seguintes estrofes:

Esta sombra que se confunde com as mulheres gordas e magras entra numa porta, sai por outra como nos filmes americanos, e reaparece olhando as vitrinas. (O procurador do amor, BA)

(...) a moa nem desconfiou... Entrou pela porta da igreja, saiu pela porta dos sonhos. O girassol, estpido, continuou a funcionar. (Girassol, BA)

Para comear: uma dzia de bolos! Quem disse? Entraste pela porta, saste pela janela conheceu, seu mestre? quem quiser que conte outra (Como um presente, RP)

O uso conotativo do objeto porta como smbolo de passagem j pode ser percebido, na segunda estrofe destacada acima, no poema Girassol. A porta d passagem ao sonho do poeta

69

que, por instantes, se imagina noivo e se transporta para a histria da noiva que ele v entrando na igreja. Nos versos que sero citados a seguir de O amor bate na aorta (BA), a porta associada em jogo fnico aorta, que por sua vez est ligada ao corao, como uma das principais artrias do corpo e que faz, portanto, a ligao entre o poeta e o amor que o atrai, envolvendo-o, tomando-o por inteiro, oxigenando-lhe e ao mesmo tempo constipando-lhe a vida. O amor bate na porta o amor bate na aorta, fui abrir e me constipei. No sentido oposto da porta que se abre e propicia a passagem do homem ao amor, em Os ombros suportam o mundo (SM), o poeta utiliza-se do smbolo da porta fechada para significar a recusa quanto aos relacionamentos amorosos. Em vo mulheres batem porta, no abrirs. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.

O ato de fechar as portas no significar sempre uma derrota, pode significar uma desistncia temporria, um recuo estratgico, para fortalecimento pessoal e para o descanso. Em O lutador (J), o poeta cansado de lutar com as palavras no fazer potico do dia retira-se do campo de batalha e procura dormir. A poesia, entretanto, atravessa-lhe o sono, ratificando a permanncia do embate. Tamanha paixo e nenhum peclio. Cerradas as portas, a luta prossegue nas ruas do sono.

70

O fechamento da porta pode tambm ser definitivo e simbolizar a desistncia do sujeito lrico, num ato de desespero, diante dos obstculos e das adversidades que a vida lhe apresenta, como nessa estrofe de Poema pattico(BA). Que barulho esse na escada? o amor que est acabando, o homem que fechou a porta e se enforcou na cortina.

Metonimicamente, as portas fechadas ainda podem significar a repreenso e a reprovao de todo um lugar. o que acontece no poema O padre e a moa (LC). Depois de fugirem de sua cidade para viverem um grande amor, ainda que proibido, o padre e a moa aps muitas perseguies chegam a uma cidade longnqua onde ouvem os cantos que emanam de uma igreja e l buscam aconchego. As pessoas do lugar, no entanto, rejeitam a escolha feita pelos amantes e fecham as portas do templo e de seus coraes. 9. Ao fim da rota poeirenta ouve-se a igreja a cantar Mas cerraram-se-lhe as portas e o sino entristece no ar. At mesmo a ausncia de portas significativa, como nos ltimos versos da utpica Cidade prevista (RP), em que no sero necessrias barreiras que separem, distanciem ou diferenciem os homens, pois todos estaro irmanados na construo de um mundo melhor, comeando por dividir o espao comum. Uma cidade sem portas, de casas sem armadilha, um pas de riso e glria como nunca houve nenhum. Este pas no meu nem vosso ainda, poetas. Mas ele ser um dia o pas de todo homem.

71

Ao contrrio do sentimento de fraternidade percebido nos versos acima, a ausncia da porta presta-se tambm para ratificar o desespero diante da desconstruo dos sonhos, a impotncia e a perplexidade frente absoluta falta de perspectivas para o futuro, como nesta estrofe do poema Jos (J): Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora? Considerando todos os livros que serviram de base a esta pesquisa, de todas as referncias ao objeto porta, apenas em uma a palavra est escrita com inicial maiscula, caracterizando o substantivo prprio: na ltima estrofe do poema Aniversrio, de Claro Enigma, dedicado memria do amigo Mario de Andrade. Essa grandeza proporcional importncia da passagem que a porta simboliza a Morte. Ela o elo entre dois mundos; aquele em que vive o poeta e aquele para onde a vida se encaminha, deixando a todos em estado de expectativa quanto ao momento de sua abertura: Se de nosso nada possumos salvo o apaixonado transporte vida paixo , contigo rimos, expectantes, em frente Porta!

Ainda em Claro Enigma, no poema Mquina do Mundo, um objeto enigmtico entreabre-se oferecendo ao poeta as respostas para todos os seus questionamentos, o que poria fim a todas as angstias e sofrimentos no longo percurso da descoberta de si mesmo e de seu lugar no mundo. A palavra porta aqui no usada, mas o objeto retomado por pressuposio no

72

emprego dos verbos entreabrir e abrir. A abertura da mquina daria passagem ao poeta que, assim, teria acesso origem de todo o conhecimento, natureza mtica das coisas.

a mquina do mundo se entreabriu para quem de a romper j se esquivava e s de o ter pensado se carpia. Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um claro maior que o tolervel pelas pupilas gastas na inspeo contnua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a prpria imagem sua debuxada no rosto do mistrio, nos abismos.

A mquina do mundo abre as portas de seu reino augusto, / afinal submetido vista humana, dando passagem ao poeta para que se aposse da soluo de todos os enigmas, convidando-o a entender a total explicao da vida, o nexo primeiro e singular: v, contempla, / abre teu peito para agasalh-lo. Ele, no entanto, rejeita a oferta, fechando a porta de seu peito s respostas, calando-se e continuando seu caminho pedregoso.

e como se outro ser, no mais aquele habitante de mim h tantos anos, passasse a comandar minha vontade que, j de si volvel, se cerrava semelhante a essas flores reticentes em si mesmas abertas e fechadas; como se um dom tardio j no fora apetecvel, antes despiciendo,

73

baixei os olhos, incurioso, lasso, desdenhando colher a coisa oferta que se abria gratuita a meu engenho.

A temtica desenvolvida nos dois poemas anteriores o homem ansioso por desvendar os mistrios da vida e sabendo-se caminhar numa estrada que leva ao mistrio maior que a morte retomada mais uma vez no poema Viver (IB):

Mas era apenas isso, era isso, mais nada? Era s a batida numa porta fechada? E ningum respondendo, nenhum gesto de abrir: era, sem fechadura, uma chave perdida? Isso, ou menos que isso, uma noo de porta, o projeto de abri-la sem haver outro lado? O projeto de escuta procura do som? O responder que oferta o dom da recusa? Como viver o mundo em termos de esperana? E que palavra essa que a vida no alcana?

A perspectiva que dirige a reflexo do poeta sobre o mesmo tema diferente nos trs poemas. Em Aniversrio (CE), percebe-se a expectativa positiva diante do mistrio, que se afigurou no pensamento do poeta sobre seu prprio fim, aps o aniversrio de morte do amigo. Assim como o poeta Mrio de Andrade, na concepo drummondiana, ri o cristalino riso de

74

quem conhece a morte, o poeta tambm no a teme e ri com ele, esperando tranqilamente o momento do reencontro fraternal. Em A mquina do mundo (CE), o estado de esprito do poeta diametralmente oposto. Ele despreza o conhecimento do mistrio, sabe a necessidade da constante busca e baixa os olhos para no ver, est incurioso, lasso e segue seu caminho em direo morte vagaroso, de mos pensas. No poema Viver (IB), o poeta parece ter concludo a reflexo sobre o mistrio da vida e da morte e se revolta diante da simplicidade e do absurdo do no-significado. No h explicaes. Ao contrrio da mquina do mundo que ofertou as respostas para o desdenhar do poeta, o responder oferta a ele o dom da recusa, desdenhando-o. A porta que separa os dois mundos o da vida-questionamentos e o da morte-respostas e que no vai se abrir, porque no h nada depois dela, representa o ceticismo do poeta, que se mostra inconformado em procurar explicaes num mundo espiritual que, segundo sua crena, no existe. Dentre as diversas formas de passagem ou de impedimento que a imagem da porta pde assumir na obra drummondiana, a construo mais significativa a da passagem que leva o poeta e seu leitor ao reino das palavras, anunciado no poema Procura da Poesia (RP). Apesar de no estar escrita em nenhum momento, a palavra porta fica subentendida a partir de dois outros vocbulos utilizados: penetrar (que, alm do ato de entrar, acumula aqui os valores de continuidade e de cuidado) e chave. Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escrev-los. Tem pacincia, se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra

75

e seu poder de silncio. No forces o poema a desprender-se do limbo. No colhas o poema que se perdeu. No adules o poema. Aceita-o como ele aceitar sua forma definitiva e concentrada no espao. Nessa estrofe j ao final do poema, Drummond cria a imagem de um mundo paralelo da poesia, feito de palavras ainda intocadas, em estado de dicionrio. Como afirma Antonio Candido, a poesia est agarrada nas palavras; o trabalho potico permitir arranj-las de tal maneira que elas a libertem, pois a poesia no a arte do objeto (...) mas do nome do objeto, para constituir uma realidade nova.44 Uma vez nesse reino, no reino das palavras, tudo simblico e as palavras tm vida. So entidades plenas de significado prprio que desafiam o poeta a desvend-las, a domin-las, a conhec-las; para isso fundamental conviver com os potenciais poemas ainda sem a forma definitiva que o poeta lhes dar. preciso esperar e avaliar todas as possibilidades de significao, qual melhor se encaixa no contexto fnico e semntico, qual ser capaz de melhor traduzir os sentimentos do poeta ou a percepo deste acerca do mundo emprico. necessrio, portanto, possuir a chave da sensibilidade e do conhecimento que conduzir plenitude da poesia, e que s estar acessvel ao poeta se ele, meticulosamente, elaborar novos significados para as palavras em repouso ou se revitaliz-las; e, ao leitor, se este for capaz de decifrar, tambm com suas sensibilidade e ateno, esse cdigo potico. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel que lhe deres: Trouxeste a chave?

A representao da imagem do reino das palavras criado pelo poeta, contudo, no sempre a mesma. No espacitempo da poesia, as palavras, sempre personificadas uma vez que

76

seu espao primordial, agem e reagem de modos diferenciados. Em oposio aparente passividade dos poemas que se encontram calmos, paralisados, mudos em Procura da Poesia, temos em Considerao do Poema(RP), a advertncia de que as palavras no nascem amarradas, / elas saltam, se beijam, se dissolvem, como seres independentes da vontade do poeta que, por sua vez, mais anteriormente, no poema O lutador(J), reconhece que lutar com palavras / a luta mais v, remetendo a atitudes de enfrentamento e de recusa dominao do poeta. Outra percepo acerca da essncia, da personalidade das palavras em seu mundo lida em Noite na Repartio (RP). Nesse poema-conto-de-fadas-esquete, exausto, aps horas de trabalho rduo, do efetivo exerccio da escrita no papel, um oficial administrativo se descontrola e, num grande delrio, v tudo que compe o cenrio do escritrio se humanizar e compartilhar com ele o tdio e o desgosto, bem como revoltar-se contra ele mesmo, como o papel que se sente escravizado, sem liberdade para permanecer em branco. Depois de muitas discusses, lamentaes e acusaes, a personagem pomba, por si s j simblica, com seu poder de palavra / e seu poder de silncio, vem restaurar a paz, trazendo todos conscincia da funo de cada um no mundo do escritrio, importncia de cada um, em especial a do homem e a do papel, que tem um vnculo estreito com as palavras. Papel, homem, bichos, coisas, calai-vos. Trago uma palavra quase de amor, palavra de perdo. Quero que vos junteis e compreendais a vida. por que sofrers sempre, homem, pelo papel que adoras? (...) E por que desprezas o homem, papel, se ele te fecunda com dedos [sujos mas dolorosos? Pensa na doura das palavras. Pensa na dureza das palavras. Pensa no mundo das palavras. Que febre te comunicam. Que [riqueza. Mancha de tinta ou gordura, em todo caso mancha de vida. Passar os dedos no rosto branco... no, na superfcie branca. Certos papis so sensveis, certos livros nos possuem.

77

Mas s o homem te compreende. Acostuma-te, beija-o. Vale ressaltar que nesse poema um dos objetos em revolta a porta e tambm ela recebe palavras da pomba que reafirmam sua funo de dar passagem, de ser arco. Porta decada, ergue-te, serve aos que passam. Teu destino o arco, so as bnos e consolaes para todos.

Encontramos referncia imagem do mundo das palavras ainda em Cantiga de Enganar (CE). No poema, o poeta reflete sobre a validade do mundo e chega concluso de que o mundo no o que pensamos e afirma a algum, com todo ceticismo e ironia, que o mundo nada vale, que, alis, o mundo nem existe, como apontam algumas teorias filosficas. Segundo o poeta, esse mundo em que vivemos no tem sentido e s existe porque os homens assim o querem crer, no pensando nas demais possibilidades; no poderamos ser personagens de um sonho que algum estivesse sonhando em outro mundo paralelo? Se, ento, estamos nos enganando, imaginando-nos vivos; se o mundo fechado / se no for antes vazio; se acreditamos na mais pura mentira / do mundo que se desmente, o poeta prope usar as palavras e fazer mundos de palavras, que, pelo menos seriam idias concretas, que se diferenciariam do outro mundo, aquele emprico, mas sem sentido que, na verdade da desconstruo, no existe. Faamos, meu bem, de conta mas a conta no existe que tudo como se fosse, ou que, se fora, no era. Meu bem, usemos palavras. Faamos mundos: idias. Deixemos o mundo aos outros, j que o querem gastar. Meu bem, sejamos fortssimos mas a fora no existe e na mais pura mentira do mundo que se desmente, recortemos nossa imagem, mais ilusria que tudo, pois haver maior falso

78

que imaginar-se algum vivo, como se um sonho pudesse dar-nos o gosto do sonho? Mas o sonho no existe.

Bem menos filosfico e dialtico, o poema A Palavra e a Terra (parte III e V), de Lio de Coisas, volta a consagrar o poeta, o valor das palavras e sua vida independente diante do mundo dos objetos: as coisas pertencem ao poeta, porque ele o enunciador, o criador delas. O poema pode tornar presentes figuras histricas ou mesmo resgatar a memria individual. a palavra, o nome, que mantm a essncia das coisas no espao do poema. III Bem te conheo, voz dispersa nas quebradas, mantns vivas as coisas nomeadas. Que seria delas sem o apelo existncia? e quantas feneceram em sigilo se a essncia o nome, segredo egpcio que recolho para gerir o mundo no meu verso? para viver eu mesmo de palavra? para vos ressuscitar a todos, mortos esvados no espao, nos compndios?

V Tudo teu, que enuncias. Toda forma nasce uma segunda vez e torna infinitamente a nascer. O p das coisas ainda um nascer em que bailam msons. E a palavra, um ser esquecido de quem o criou; flutua, reparte-se em signos Pedro, Minas Gerais, beneditino para incluir-se no semblante do mundo. O nome bem mais do que nome: o alm-da-coisa, coisa livre de coisa, circulando. E a terra, palavra espacial, tatuada de sonhos, clculos.

79

O poeta o articulador entre dois mundos e faz interagirem o mundo concreto dos objetos e o mundo simblico das palavras, criando um crculo que se renova, infinitamente a cada poema. O mundo emprico percebido atravs da sensibilidade do poeta, que o transporta para o papel por meio das palavras, tornando-o poema, fazendo renasc-lo, em verso simblica, com outros significados, e depois, retorna ao mundo novamente, atravs da decodificao dos leitores. Essa noo de integrao entre os mundos, misturando-lhes os sentidos denotativos e conotativos, criando um sentido nico e peculiar j que tudo pertence ao poeta e ao universo potico faz-se presente num poema de Jos, Palavras ao Mar. Escrita nas ondas a palavra Encanto balana os nufragos, embala os suicidas. L dentro, os navios so algas e pedras em total olvido. H tambm tesouros que se derramaram e cartas de amor circulando frias por entre medusas. Verdes solides, merencrios prantos, queixumes de outrora, tudo passa rpido e os peixes devoram e a memria apaga e somente um palor de lua embruxada fica pervagando no mar condenado. O ltimo hipocampo deixa-se prender num receptculo de coral e lgrimas do Oceano Atlntico ou de tua boca, triste por acaso, por demais amarga.

80

A palavra Encanto recolhe-se ao livro, entre mil palavras inertes espera.

A palavra Encanto, personificada com a letra maiscula, ao ser requisitada pelo poeta, sai de seu mundo-livro para ser escrita nas ondas. Cria-se, ento, um ambiente mgico, imaginrio, a partir do que era, em princpio, real: o mar. H dois campos semnticos que se superpem: o do mar e o do encantamento. Podemos associar ao mar as palavras usadas na descrio desse espao, como ondas, algas, pedras, medusas, peixes, hipocampo, coral. No outro campo, o das narrativas, encontramos palavras e expresses como nufragos, suicidas, tesouros, cartas de amor, queixumes de outrora, lua embruxada, mar condenado. No processo de elaborao, no entanto, o poeta articula os dois campos semnticos, imprimindo um ar ainda mais fantstico, ao poema, desafiando o leitor, como sempre, a decifrar mais esse enigma, enquanto a palavra recolhe-se calmamente ao seu mundo. Assim como a palavra Encanto tem vida prpria, outras palavras tambm se constituem personagens, sobretudo nos poemas narrativos. No poema Confronto (PM), o Amor, de tanto amar, desumaniza-se e procura abrigo na casa da Loucura. A imagem do amor batendo porta lembra outro poema de Drummond, O amor bate na aorta (BA). Bateu Amor porta da Loucura. Deixa-me entrar pediu sou teu irmo. S tu me limpars da lama escura a que me conduziu minha paixo. A Loucura desdenha receb-lo, sabendo quanto Amor vive de engano, mas estarrece de surpresa ao v-lo, de humano que era, assim to inumano. E exclama: Entra correndo, o pouso teu. Mais que ningum mereces habitar

81

minha casa infernal, feita de breu, enquanto me retiro, sem destino, pois no sei de mais triste desatino que este mal sem perdo, o mal de amar.

No mundo simblico das palavras, estas so personificadas e protagonizam histrias, mas o objeto porta permanece simbolizando a mudana de uma condio outra: a passagem do sentimento amoroso loucura. Para contar, ento, a saga do personagem Amor, o poeta constri um soneto em tom camoniano, com versos decasslabos e rimas alternadas e interpoladas, em que Amor levado Loucura por sua paixo. Paradoxalmente, o Amor, fora de si porque cheio de si mesmo, procura abrigo na casa infernal, feita de breu para curar-se do mal de amar, que to humano, e a Loucura, dona da casa, ironicamente plena de conscincia, por v-lo inumano, vai-se sem destino, com pena do amante sofredor. O poema Verdade (C) apresenta a imagem da porta simbolizando a passagem entre o conhecido e o no-conhecido e aborda um tema mais atual: a relatividade dos valores num mundo em que todas as coisas esto submetidas a uma convenincia particular.

A porta da verdade estava aberta, mas s deixava passar meia pessoa de cada vez. Assim no era possvel atingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava s trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade voltava igualmente com meio perfil. E os meios perfis no coincidiam. Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta. Chegaram ao lugar luminoso onde a verdade esplendia seus fogos.

82

Era dividida em metades diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme seu capricho, sua iluso, sua miopia.

Dando continuidade a um tema que Drummond desenvolve desde o primeiro livro a busca pelo conhecimento, a reflexo sobre as verdades do mundo , o poema cria um lugar, onde todos os vocbulos concentram-se em torno da verdade, enfim, revelando-a e pondo fim busca. Apesar da porta aberta, da possibilidade de passagem, a resposta definitiva no vir, como tambm aconteceu nos poemas anteriores. Dessa vez, entretanto, o impedimento no est no absurdo do mundo, nem na falta de uma chave, nem na porta que no abre: o obstculo para o conhecimento est dentro do prprio homem que, incompleto, meia pessoa, s consegue ver aquilo que lhe interessa. Ao arrombarem a porta, em busca do que seria a verdade essencial, no entanto, as pessoas descobrem que ela, assim como tudo no mundo, tambm no absoluta e cada um pode adequar seu significado realidade que lhe for conveniente. O ser humano, sem ser poeta, descobriu a plurissignificao que a palavra verdade pode assumir no cotidiano para justificar cada um a sua miopia, o que faz a barreira entre o mundo imaginado e o mundo real ficar cada dia mais tnue e mais permevel. Por fim, no poema, Intimao (LC), o objeto porta representa a entrada do reino das palavras e dialoga com Procura da Poesia (RP). Num primeiro momento, o poeta insiste em penetrar nesse reino, tanto que, parodiando a linguagem policial, intima que a porta se abra. Percebe-se, contudo, a mudana de posicionamento do poeta diante da poesia. Se antes ele tinha uma atitude contemplativa e respeitosa diante das palavras, agora se mostra firme e determinado.

83

Posteriormente, ele desdenha a abertura da porta, assim como tambm no precisa mais de seu arrombamento no precisa mais lutar com as palavras. Abre em nome da lei. Em nome de que lei? Acaso lei sem nome? Em nome de que nome cujo agora me some se em sonho o soletrei? Abre em nome do rei. Em nome de que rei a porta arrombada para entrar o aguazil que na destra um papel sinistramente branco traz, e ao ombro um fuzil? Abre em nome de til. Abre em nome de abrir, em nome de poderes cujo vago pseudnimo no de conferir: cifra oblqua na bula ou dobra na cogula de inexistente frei. Abre em nome da lei. Abre sem nome e lei. Abre mesmo sem rei. Abre, sozinho ou grei. No, no abras; fora de intimar-te, repara: eu j te desventrei.

Aps tantas pedras no caminho, tantas flores-poesias construdas e tantas portas ultrapassadas, serenamente, o poeta demonstra, enfim, seu total domnio sobre o fazer potico e sobre as palavras escolhendo um vocbulo que sintetiza seu trajeto em direo ao conhecimento pleno da poesia: desventrar, que pode ser relacionado s palavras desvendar, entrar e ventre. Eis a lio do poeta: desvendar o significado e a importncia da poesia em sua vida e no mundo; entrar no reino das palavras; e gerar em seu ventre os novos poemas.

84

7 Consideraes finais

A obra potica de Carlos Drummond de Andrade riqussima e variada. O poeta busca compor no s poemas, mas tambm a sua arte potica. Independentemente de o tema ser amoroso, filosfico, familiar ou social, os poemas trazem uma profunda reflexo sobre o fazer potico, sobre a plurissignificao das palavras, sobre o trabalho da criao literria. Esta pesquisa procurou enriquecer o estudo da imagstica na obra de Carlos Drummond, que, continuamente, desafia e encanta seus leitores. Ela mais um instrumento na busca por descobrir e partilhar a poesia que se esconde sob a pele das palavras, por meio da anlise de smbolos no s paradigmticos, como recorrentes na obra drummondiana. Dentre os vrios objetos de que se vale o poeta, foram eleitos trs para este estudo: a pedra, que no meio do caminho simboliza os vrios obstculos e cobra do leitor a ateno imprescindvel para a compreenso das diversas quebras e enigmas existentes nos poemas; a flor, que rompe o asfalto, smbolo da prpria poesia, que se constitui um meio de interferir na sociedade atravs dos leitores; e a porta, smbolo que permite a passagem para o mundo das palavras, atravs das pistas deixadas pelo prprio poeta em sua obra e, mais do que decifrar a poesia, permite desventr-la e desvend-la. A poesia de Carlos Drummond de Andrade no um deslizar de lancha entre camlias, imagem simples e direta. Ela uma poesia que problematiza, que leva reflexo, que impe ao leitor uma percepo particularmente dinmica, uma ateno alerta e gil, que fazem de sua leitura uma experincia de expectativa e tenso.45 A constante inquietao, todos os conflitos pelos quais passou o poeta (consigo mesmo, com os outros e com o mundo), traduzidos em seus poemas plenos de significao, trouxeram para ns, leitores, a possibilidade de continuarmos a reflexo j iniciada pelo poeta e, sobretudo,

85

concluirmos sobre o papel da pessoa consciente, intelectualizada, nesse mundo ainda caduco e sua responsabilidade tanto na manuteno do estado de coisas quanto na sua transformao. Segundo essa perspectiva, as aulas de Literatura so uma excelente oportunidade de o professor compartilhar sua experincia potica, de estudioso e de leitor, com seus alunos e promover a interao entre estes e o universo simblico da poesia. Enfim, ensinar a ler indicar o caminho das pedras, a fim de que os leitores sensibilizemse com suas flores e adentrem pela porta da frente o reino das palavras. tarefa rdua, porm gratificante, e esta dissertao espera ser um dos passos nessa trajetria.

86

8 Notas Consideraes iniciais 1 Andrade, Carlos Drummond de, Carta de 23 de julho de 1944, in Carlos e Mrio: correspondncia entre Carlos Drummond de Andrade e Mrio de Andrade, p.513. 2 Idem, Carta de 17 de agosto de 1944, p.523. 3 Boff, Leonardo. A guia e a galinha - uma metfora da condio humana, p.9-10. 4 Sartre, Jean Paul. O que a literatura?, p.38-39. 5 Eagleton, Terry. Teoria da literatura: uma introduo, p.102. 6 Pound, Ezra. A arte da poesia, p.32-33. 7 idem, p.78.

Os objetos e o poeta

8 Candido, A. As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos, p.96. 9 Aguiar e Silva, V. M. Teoria da Literatura. p.223. 10 Houaiss, Antnio e Villar, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. p.1273. 11 SantAnna, Affonso Romano de. Drummond: o gauche no tempo. p.27-28. 12 Ferreira, A.B. de H., in Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, p.986. 13 Idem, p.343. 14 Moles, A.A. Objeto e Comunicao, in Semiologia dos objetos, p.15-16. 15 Baudrillard, J. A moral dos objetos. Funo-signo e lgica de classe, in Semiologia dos objetos, p.54. 16 Merquior, J. G. Verso universo em Drummond. p. 82

87

17 G. Moraes Neto, O Dossi Drummond, p.37. 18 D. Arrigucci Jr., O xis do problema, in Corao Partido, p.17. 19 A. Candido, As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos, p.70. 20 D. Arrigucci Jr., O xis do problema, in Corao Partido, p.20. 21 Idem, p.21. 22 A. Candido, As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos, p.67-97. 23 D. Arrigucci Jr., Humor e sentimento, in Corao Partido, p.27-59. 24 A. Candido, As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos, p.75. 25 D. Arrigucci Jr., Amor: teia de problemas, in Corao Partido, p.111-147. 26 D. Arrigucci Jr., Amor: teia de problemas, in Corao Partido, p.125. 27 Merquior, J. G., Verso universo em Drummond. p.76. 28 Correia, M. C. A potica da pedra, in A Magia Lcida, p.43. 29 idem, p.43. 30 - Merquior, J. G., Verso universo em Drummond. p.77-78.

O objeto paradigmtico smbolo do impedimento: a pedra 31 G. Moraes Neto, O dossi Drummond. p. 55 32 M. C. Correia, A potica da pedra, in A Magia Lcida, p.52. 33 J. G. Merquior, Verso universo em Drummond, p.190. 34 - M. C. Correia, A inteligncia trgica do universo, in A Magia Lcida, p.82.

A flor-poesia, objeto smbolo da superao dos obstculos. 35 J. Chevalier, Dicionrio de smbolos, p. 437. 36 J. Chevalier, Dicionrio de smbolos, p. 664.

88

37 A. R. SantAnna, Drummond: o gauche no tempo, p. 89. 38 M.C.Correia, A magia lcida, in Drummond, a magia lcida, p. 113-173. 39 Idem, p. 124. 40 Ibidem, p.119. 41 Ibidem, p.121. 42 - M.C.Correia, A conquista da palavra potica, in Drummond, a magia lcida, p.14.

A porta como objeto-smbolo da passagem 43 Marlene de Castro Correia, A conquista da palavra potica, in Drummond, a magia lcida, p.27. 44 A. Candido, As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos, p.91

Consideraes finais 45 Marlene de Castro Correia, A potica da pedra, in Drummond, a magia lcida, p.52.

9 Bibliografia 1 Andrade, Carlos Drummond de. Reunio. 3ed. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1973. 2 Andrade, Carlos Drummond de. org. Frota, Llia Coelho. Carlos e Mrio: correspondncia entre Carlos Drummond de Andrade e Mrio de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-te-vi, 2002. 3 Andrade, Carlos Drummond de. Uma pedra no meio do caminho biografia de um poema. Apresentao de Arnaldo Saraiva. Rio de Janeiro: Ed do Autor, 1967. 4 Arrigucci Jr., Davi. Corao partido. So Paulo: CosacNaify, 2002. 5 Berardinelli, Alfonso. Da poesia prosa. Trad. Maurcio Santana Dias. So Paulo, Cosacnaify, 2007.

89

6 Boff, Leonardo. A guia e a galinha - uma metfora da condio humana. So Paulo: Editora Vozes, 1997. 7 Candido, Antonio. Literatura e sociedade. 7 ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1985. 8 ______. As inquietudes na poesia de Drummond, in Vrios escritos. 4ed. So Paulo: Duas cidades, 2004. p.67-97. 9 Chevalier, Jean. Dicionrio de smbolos. 3ed. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1982. 10 Cicero, Antonio. Finalidades sem fim. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. 11 Coelho, Nely Novaes. Literatura e linguagem. So Paulo: Quron, 1986. 12 Correia, Marlene de Castro. Drummond, a magia lcida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. 13 ______. Homenagem a Carlos Drummond de Andrade, in Metamorfoses, n7. Revista da Ctedra Jorge de Sena para Estudos Literrios Luso-Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. 14 Eco, Umberto. Obra aberta. So Paulo: Perspectiva, 1969. Coleo Debates. 15 Eagleton, Terry. Teoria da literatura: uma introduo. Trad. Waltensir Dutra. So Paulo: Moderna, 2003. 16 Eliot, T. S. A essncia da poesia. Trad. Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro, Artenova, 1972. 17 Ferreira, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. 18 Fischer, Ernst. A necessidade da arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar,1966. 19 Houaiss, Antnio e Villar, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 20 Houaiss, Antnio. Mais seis poetas e um problema. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. 21 Malard, Letcia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: UFMG, 2005. 22 Merquior, Jos Guilherme. Verso universo em Drummond. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1975. 23 Moles, Abraham A.(org.) Semiologia dos objetos. Petrpolis: Editora Vozes, 1972.

90

24 Moraes Neto, Geneton. O dossi Drummond. 2ed. So Paulo: Editora Globo, 1994. 25 Paz, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 26 Pedrosa, Clia. Poesia, cnone, valor: figuraes da pedra em Carlos Drummond de Andrade e Armando Freitas Filho, in Gragoat Sobre Poesia. n12. Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras. Niteri: UFF. 1 semestre 2002. 27 Pound, Ezra. A arte da poesia ensaios escolhidos. Trad. Helosa de Lima Dantas e Jos Paulo Paes. 2ed. So Paulo: Cultrix, 1988. 28 SantAnna, Affonso Romano de. Drummond: o gauche no tempo. 4ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. 29 Sartre, Jean-Paul. Que a literatura? Trad. Carlos Felipe Moiss. So Paulo: tica, 1989. 30 Silva, Vtor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 5 ed. Coimbra: Almedina, 1983. 31 Simon, Iumna Maria. Drummond:Uma potica do risco. So Paulo: tica, 1978. 32 Staiger, Emil. Conceitos fundamentais da potica. Trad. Celeste Ada Galeo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975. 33 Teles, Gilberto Mendona. Drummond a estilstica da repetio. 2ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1976.

Anda mungkin juga menyukai