Anda di halaman 1dari 4

Roteiro de Fsica Experimental II

Experincia 2 - Empuxo
1. OBJETIVO
O objetivo desta aula discutir e realizar um experimento para medir o empuxo exercido por um lquido sobre um corpo slido parcialmente submerso e, atravs dessa medida, determinar a densidade do lquido.

2. INTRODUO
Por que icebergs e navios podem flutuar nos oceanos? Por que voc parece ficar mais leve dentro da gua? Por que bales podem subir pelos ares e tambm descer? As respostas a essas perguntas dependem todas de um mesmo princpio fsico o princpio de Arquimedes. Esse princpio estabelece que quando um corpo est completamente ou parcialmente imerso em um fluido, ele experimenta uma fora vertical, dirigida para cima, de mdulo igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Essa fora, exercida pelo fluido sobre o corpo, chamada empuxo e aplicada no seu centro de gravidade. Segundo esse princpio, o que determina se um corpo flutuar ou afundar em um dado fluido a densidade relativa do corpo em relao densidade do fluido. Se o corpo for menos denso que o fluido, ele flutuar, ou, como no caso de um balo, ele subir. Se o corpo for mais denso que o fluido, ele afundar. tambm a densidade relativa que determina a proporo de volume submerso de um corpo flutuando em um dado fluido. Se a densidade do corpo for, por exemplo, um tero da densidade do fluido, ento um tero do volume do corpo ficar submerso. O princpio de Arquimedes tem vrias aplicaes importantes. Entre elas est a medida da densidade de corpos slidos de formato irregular e de lquidos. Nesta aula usaremos o princpio de Arquimedes para medir a densidade da gua e da glicerina.

FIG. 1 Proveta contendo um certo volume de lquido em repouso sobre uma balana. O sistema mostrado antes e depois da barra ser parcialmente imersa no lquido. Considere o arranjo mostrado na FIG.1, onde uma proveta, contendo um certo volume de um dado lquido, est em repouso sobre uma balana. Se uma barra de um material qualquer for imersa parcialmente no lquido, o que dever acontecer? Como o lquido incompressvel, uma poro do

Roteiro de Fsica Experimental II

10

mesmo, de volume igual ao volume submerso da barra, ser deslocada e o nvel do lquido na proveta subir. Se a proveta for graduada, poderemos determinar atravs da nova posio do nvel do lquido qual foi o volume deslocado pela barra. Alm disso, segundo o princpio de Arquimedes, quando a barra parcialmente imersa no lquido, este exerce sobre a barra uma fora vertical, dirigida para cima, de mdulo igual ao peso da poro de lquido deslocada pela barra. Essa fora, como acabamos de ver, chamada empuxo. Agora, segundo a Terceira Lei de Newton, a barra exercer sobre o lquido uma fora de mdulo igual ao empuxo e de sentido contrrio a esse. Essa fora ser transmitida balana, que acusar um aumento no peso da proveta. Esse aumento no peso aparente da proveta nos permitir medir o empuxo exercido pelo lquido sobre a barra. Suponha que antes da barra ser imersa no lquido, a balana estivesse medindo uma fora de mdulo F0 = M 0 g , correspondente ao peso da massa conjunta M 0 da proveta e do lquido. A FIG.2 mostra um diagrama das foras que atuam sobre a barra e sobre o lquido aps a imerso parcial da barra. Vemos que todas as foras atuam na mesma direo, por esta razo podemos trat-las como se fossem escalares.

FIG. 2 Diagrama das foras que atuam sobre a barra e sobre o lquido, aps imerso parcial. Analisando as foras que atuam na barra, verificamos que antes da imerso da barra, a balana media apenas o peso do lquido+proveta M 0 g , mas aps a imerso da barra o valor da leitura aumenta, por conta da fora de empuxo: (1) F = Mg = M 0 g + E , onde chamamos de Mg a fora devida ao peso do lquido + proveta mais a fora de empuxo. Na Eq.(1), E o empuxo exercido pelo lquido. Com isso, podemos ver que o empuxo pode ser determinado atravs da leitura da balana, antes e depois da imerso parcial da barra, atravs da expresso:

E = (M M 0 )g

E = (M M 0 ). g

(2)

O diagrama das foras que atuam sobre a barra, ainda na FIG.2, serve para nos mostrar que a fora de empuxo contribui para a manuteno da barra em sua posio de equilbrio, sustentando seu peso mg junto com a tenso T no suporte da barra. Neste experimento, desejamos ainda associar a fora de empuxo com a densidade do lquido. Isto nos fornecer um mtodo de medida de densidade de lquidos. Vamos lembrar ento que, inicialmente, a proveta continha um volume V0 do lquido cuja densidade volumtrica e que, aps a imerso parcial da barra, a leitura da graduao da proveta indica um volume maior V. Ento, segundo

Roteiro de Fsica Experimental II

11

a nossa discusso anterior, o volume da poro de lquido deslocada pela barra ser V = V V0 e o peso dessa poro de lquido igual ao empuxo exercido sobre a barra:
E = (V V0 )g .

(3)

Podemos escrever a expresso acima como:


E = (V V0 ). g

(4)

Agora devemos nos lembrar que o valor da grandeza

E , aparece tambm na Eq.(2), e fornecido g pela diferena M = M M 0 , entre as leituras da balana antes e depois da imerso da barra,

enquanto o valor de V = V V0 fornecido pela diferena entre as leituras da graduao da proveta, antes e depois da imerso da barra. Portanto, as medies feitas com a balana e a proveta, antes e depois da imerso da barra, possibilitam tambm a determinao do valor da densidade volumtrica do lquido, como o coeficiente angular das equaes:

(M M 0 ) = (V V0 ) (V V0 ) = 1 (M M 0 ).

(5)

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 Coloque 150ml de gua na proveta graduada. 2 Mea a massa da proveta com o lquido dentro. Deixe a proveta sobre a balana. 3 Faa medidas da massa M , em funo do volume deslocado V . Para isto voc deve mergulhar uma das peas metlicas na gua, pouco a pouco, de forma a variar a leitura de volume na escala da proveta entre os 150mL iniciais at o mximo. Utilize variaes de volume que permitam a obteno de 10 pontos. Note que a massa ser dada pela leitura da balana. A balana na verdade mede o peso, mas a sua escala j est calibrada para fornecer uma leitura da massa. 4 Na primeira tomada de dados, utilizando gua, no faa todas as medidas com uma nica pea. Faa os cinco primeiros pontos com uma pea e os ltimos cinco com outra pea. Com isto voc mostrar que a fora de empuxo no depende das propriedades da pea. No se esquea de anotar o tipo de pea para cada conjunto de medidas que voc realizar. 5 Repita as medidas, substituindo a gua por glicerina. Agora as dez medidas devero ser feitas com apenas uma das barras.

4 TRATAMENTO DOS DADOS Que curva melhor descreve graficamente meus dados experimentais?
Aps realizar suas medidas, voc dever analisar seus resultados. Frequentemente voc desejar descobrir, ou comprovar, o comportamento de uma grandeza medida em funo de outra. Como um exemplo, tomemos a Eq.(4), que relaciona as grandezas E / g e V V0 . Ela nos diz que essas grandezas se relacionam de maneira linear, ou seja, elas obedecem uma relao do tipo

Roteiro de Fsica Experimental II

12

y = ax + b , onde, no nosso caso, b=0. Com os dados que obtivemos, poderamos fazer um grfico de E / g por V V0 . Se nosso modelo estiver correto, esse grfico deveria representar uma reta e o coeficiente angular dessa reta nos forneceria a densidade volumtrica do lquido usado. O problema que cada uma de nossas medidas est sujeita a erros aleatrios e os pontos obtidos nem sempre formaro uma linha perfeita. Eles mostraro uma certa componente aleatria em sua distribuio. Alm disso, os pontos podem apresentar incertezas diferentes, que tambm devem ser levadas em conta. Por esse motivo, existem vrias retas com coeficientes a e b diferentes, que passam perto dos pontos experimentais. A questo ento, saber qual a reta que melhor descreve os pontos experimentais. No curso de Fisexp I voc aprendeu a fazer isso visualmente. No entanto, existem mtodos mais rigorosos que permitem determinar matematicamente a curva ou funo que melhor descreve o comportamento de um dado conjunto de dados experimentais. Um desses mtodos o mtodo dos mnimos quadrados. No curso de Fisexp II ns usaremos esse mtodo para determinar que curva melhor se ajusta a um dado conjunto de medidas. No Apndice A voc encontrar um texto introdutrio sobre o assunto, bem como referncias a textos que apresentam um tratamento detalhado do mesmo. muito importante que, antes de responder ao questionrio abaixo, voc tenha lido o texto do Apndice A e tenha tirado possveis dvidas com seu professor. Durante todo o curso ns faremos uso do mtodo de mnimos quadrados. Por isso, essencial que voc, pelo menos, tenha compreendido o porque da utilizao do mesmo. Aprenda tambm a usar os programas de ajuste de curvas, que estaro sua disposio no laboratrio.

Anda mungkin juga menyukai