Anda di halaman 1dari 32

em revista

30Abril.01Maio.02Maio.2010

editorial
As Memrias da Histria de 2010 cam denitivamente marcadas pelo xito total de Revisitar D. Manuel I 500 anos do Foral Novo, tendo contado com a presena de cerca de 60 mil visitantes. E porque no assumir a surpresa com que testemunhmos tamanha adeso por parte dos prprios torrejanos? Uma festa que logo na primeira edio assumida pela populao como sua, por certo tocou no mais ntimo do seu imaginrio e do seu sentimento de pertena: a Praa 5 de Outubro e o castelo. E no deixa de ser assinalvel a surpresa com que muitos torrejanos se referiram s obras recentemente levadas a cabo nesses dois espaos da cidade, porque as desconheciam. Uma praa e um castelo renovados foram, pois, o cenrio propcio ao sucesso de uma iniciativa que partiu da inteno de apoiar e reforar a dinmica do Centro Histrico e sua actividade empresarial, criando o necessrio suporte imaterial ao esforo de regenerao dessa rea da cidade. Um modelo de evento a repetir para o ano, com outra temtica, certo, mas com o mesmo empenho na divulgao da histria e do patrimnio de Torres Novas, para o qual espero poder contar com uma participao ainda mais abrangente dos torrejanos, orgulhosos da sua memria e da sua identidade.
Antnio Manuel Oliveira Rodrigues
Presidente da Cmara Municipal de Torres Novas

con tex tua li za o his t ri ca


4

H 820 anos, Torres Novas tornava-se formalmente um concelho atravs da carta de foral concedida por D. Sancho I, a 1 de Outubro de 1190. Ficavam assim regulamentados os direitos e os deveres da povoao e dos habitantes de Torres Novas, era atestada a sua autonomia municipal. J no sculo xii muitos concelhos tinham o seu foral, o que signicava diferentes normas (incluindo pesos e medidas) para cada uma dessas povoaes do reino. no reinado de D. Manuel I (1495-1521) que se inicia o processo de reformas do sistema jurdico-administrativo geral. O foral novo de Torres Novas, datado de 1 de Maio de 1510, insere-se neste plano manuelino de criao de novos instrumentos governativos uniformizadores. O foral novo de Torres Novas um documento decorado com iluminuras, com encadernao em couro e ferragens, caractersticas que o colocam na categoria principal dos forais emanados entre 1500 e 1520, referentes s vrias provncias portuguesas. Os forais eram feitos em trs cpias autnticas sendo uma para a Cmara, outra para o senhorio da vila e uma outra para os arquivos da Torre do Tombo. A antiguidade deste diploma e a sua importncia na regulamentao da vida quotidiana da vila durante sculos conferem-lhe o estatuto de documento-monumento, smbolo da histria de Torres Novas. Pelo seu valor patrimonial, o foral manuelino de Torres Novas faz parte do esplio do Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas). A edio fac-smile foi publicada pelo Municpio no dia 1 de Maio, disponibilizando-se assim o contedo integral do documento, uma memria viva de Torres Novas quinhentista.

objectivos
Fomentar a memria colectiva de acontecimentos de relevo na histria de Torres Novas um dos grandes propsitos de um conjunto de eventos que se pretendem realizar no mbito das Memrias da Histria, e cujo primeiro marco foi a iniciativa Revisitar D. Manuel I 500 anos do Foral Novo. Durante os dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, recriaram-se alguns aspectos da vida quotidiana do sculo xvi, tendo como principal pretexto a entrega do foral novo vila, concedido por D. Manuel I a 1 de Maio de 1510. O castelo e a sua rea envolvente transformaram-se num quadro vivo, conseguido pelo rigor do enquadramento histrico, pela participao da comunidade e pelas estruturas artsticas locais. Surgido no mbito da Regenerao Urbana, este projecto procurou tambm dinamizar o concelho e, muito em particular, o centro histrico, tirando partido da localizao central do castelo. A iniciativa, promovida pela Cmara Municipal de Torres Novas e organizada pelo Teatro Virgnia, contou com o envolvimento dos parceiros da candidatura conjunta Regenerao Urbana as parquias da cidade, o CRIT, a ACIS, o IPT, a ARPE, o Choral Phydellius, o Cine-Clube e a Santa Casa da Misericrdia. A comunidade escolar do concelho, bem como diversas associaes, participaram e contribuiram para o sucesso do evento. Revisitar D. Manuel I promoveu o sentimento de pertena e o orgulho cvico da comunidade local, o esprito de cidadania, a imaginao criativa, a partir da compreenso e do conhecimento da importncia histrica do territrio e do envolvimento na preparao e implementao do evento. Atravs da valorizao do seu patrimnio, material e imaterial, refora-se o potencial do concelho enquanto destino turstico e cultural.

castelo

Fortaleza rabe do sculo xii, o castelo de Torres Novas foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, por volta de 1148. Contudo, passado algum tempo, voltou a ser tomado pelos muulmanos e denitivamente reconquistado por D. Sancho I, em 1190, constituindo-se smbolo da importncia poltica de Torres Novas na poca medieval. Circundado por uma muralha de onze torres e pela casa do alcaide (sculo xiv), o castelo possui, no interior do recinto amuralhado, um aprazvel e bem cuidado jardim. Os inmeros ataques inimigos provocaram a destruio desta antiga fortaleza e da sua cerca. O terramoto de 1755 causou graves danos no castelo. Sofreu diversas obras de reconstruo, das quais sobressaem as de D. Sancho I, as de D. Fernando (em 1374) e as obras dgemn, por ocasio das comemoraes dos centenrios da Independncia e da Restaurao, em 1940. O cemitrio municipal foi instalado no castelo em 1835, onde permaneceu at 1935, mas em Abril de 1839 o recinto foi cedido Cmara Municipal por carta de lei. Contudo, as muralhas da cerca passaram para a posse da Cmara apenas em 1923, por despacho do Ministro da Guerra. Na alcaidaria funcionou, at 1961, a cadeia comarc de Torres Novas. O castelo de Torres Novas foi classicado Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910. O castelo, a sua envolvente e a alcaidaria foram alvo de profundas obras de recuperao em 2009, durante as quais foram colocados a descoberto vestgios da muralha fernandina, localizados no exacto local indicado por Artur Gonalves (investigador de histria local), nos anos 30, a partir das suas pesquisas histricas. Foi tambm efectuado um percurso pedonal volta do castelo, com reas de lazer como o jardim rabe. Estas obras, que contaram com apoios comunitrios, permitiram devolver o castelo aos torrejanos, deixando de ser o local solitrio que se tinha tornado nos ltimos anos.

Palcos
7

praa 5 de Outubro

A Praa 5 de Outubro situa-se no corao da cidade onde, ao longo dos tempos, decorreram os acontecimentos mais marcantes: desles e procisses, cortejos cvicos e de benecncia, espectculos e concertos de bandas, recepes e manifestaes, feiras e mercados, tendo tambm sido palco privilegiado das Festas da Cidade. A sua actual designao foi atribuda por deliberaes camarrias de 13 de Outubro de 1910 e 6 de Fevereiro de 1974, em memria da Revoluo de 5 de Outubro de 1910, que ps m monarquia e implementou o regime republicano em Portugal. Contudo, h o registo de vrios topnimos anteriores, como Praa D. Manuel II; Praa do Comrcio; Praa dos Paos do Concelho ou Praa Nova (por oposio com a Praa Velha, hoje Largo Coronel Antnio Maria Baptista, mais conhecido por Largo da Botica). Em 2009, no ano do seu centenrio, a Praa 5 de Outubro foi alvo de profundas obras de remodelao, no mbito do programa de Regenerao Urbana. As infra-estruturas de guas, esgotos e telecomunicaes foram reconstrudas e a calada do tabuleiro central e das vias adjacentes foi totalmente substituda, respeitando o desenho e o pavimento originais. Foram tambm instalados novos sanitrios pblicos e as esplanadas e respectivo mobilirio foram uniformizados. Esta obra de requalicao urbanstica da Praa 5 de Outubro permitiu devolver este espao nobre do concelho aos cidados, dando-lhe vida e dinmica, nomeadamente atravs da realizao dos mais diversos eventos, desde espectculos, feiras ou exposies.

Palcos
9

artistas

thorsen, o tosta mista


Portugal/Alemanha
Thorsten Grutjen, mais conhecido como Tosta Mista o Malabarista, semeou gargalhadas durante os trs dias. Com diversas actuaes no espao da feira, deliciou pblicos de todas as idades, concentrando pequenas multides para ver os seus truques e malabarismos. Seguindo a sua receita 1 dose de comdia, 1 litro de sangue frio, meia dzia de objectos quotidianos, 1 colher de excentricidade Thorsten conferiu uma vertente cmica inigualvel a esta iniciativa em Torres Novas.

aux couleurs du moyen age


Frana

al-ibi
Frana
Composto por quatro elementos trajados a rigor, este grupo uma adaptao viva do canto e da tradio oral secular. Inspirados nos manuscritos dos trovadores occitanos (a lngua occitana uma lngua romnicafalada no sul da Frana), trouxeram uma musicalidade diferente e encantadora que cativou todo o pblico da feira.

Unidos pela paixo comum por um longo perodo da histria a Idade Mdia um pequeno grupo de irredutveis decidiu ressuscitar esta poca atravs da msica. Nascidos num castelo, numa colina francesa, imersos na sua atmosfera mgica, interpretam msica sagrada e profana de vrios sculos, acompanhados por instrumentos da poca.

ten_art e grupo de teatro meia via


Portugal
Larpios, assassinos, mendigos, bruxas, meretrizes, moribundos e ral... Estas so algumas das personagens que pudemos encontrar no Postigo da Traio, interpretadas em parceria pelo Ten_art e pelo Grupo de Teatro Meia Via. Ten_art um grupo informal de teatro e animao, que rene artistas na rea do teatro, dana, msica e pedagogia. Tm uma programao variada de actividades scioculturais, com uma interveno directa junto da comunidade. O Teatro Meia Via Associao Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, mas a actividade teatral na aldeia da Meia Via j contava cem anos, com maior regularidade desde os anos 80. A sua actividade centra-se sobretudo na produo prpria de espectculos e leituras encenadas, na formao de actores e na divulgao e apresentao de espectculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas associaes.

sbandieratori
Itlia

strella do dia
Portugal
O som das gaitas de foles e dos tambores ecoou com ritmo e fora, protagonizado pelos Strella do Dia, com actuaes na Praa 5 de Outubro, no castelo e zona envolvente e nos cortejos. Nascidos na alvorada do presente milnio, o seu nome tem origem numa das medievais Cantigas de Santa Maria, tornando-se num grupo especializado na interpretao inovadora da msica alta.

s. a. marionetas
Portugal
De Alcobaa veio este grupo de marionetistas, que montou a sua tenda em pleno jardim do castelo. Criado em 1993 e prossional desde 1997, o S. A. Marionetas trouxe a Torres Novas o espectculo Theatrum Puparum, que conta a histria de D. Pedro e D. Ins, com recurso a cerca de 20 marionetas de vara.

Com os movimentos sincronizados das bandeiras e ao som de trompetes e tambores, este grupo italiano foi uma constante durante toda a feira quinhentista. As suas actuaes comearam mesmo alguns dias antes, como forma de promoo da iniciativa nos concelhos vizinhos, cativando potenciais visitantes. O vermelho e o azul das bandeiras, atiradas ao ar com rigor e arte, tendo o castelo ou a Praa 5 de Outubro como pano fundo, criaram uma das imagens mais emblemticas deste evento.

10

aguillas de valporquero
Espanha
A exposio de aves de rapina e a demonstrao de voos deslumbrou o pblico da feira, com a oportunidade rara de ver de perto animais como o bufo real ou a guia pesqueira. Com este tipo de espectculo apresentado em Torres Novas, os Aguillas de Valporquero deram a conhecer a morfologia e o comportamento natural de cada espcie. Os voos rasantes de guias ou abutres, em pleno castelo ou no centro da Praa 5 de Outubro, juntaram multides de curiosos.

espada lusitana
Portugal

minearte
Portugal
um museu itinerante que se instalou no terreiro de Santa Maria, dando a conhecer culturas distintas, com enfoque nos cristos, judeus e muulmanos. A arte da iluminura foi outra das reas abordadas neste espao.

Este grupo de praticantes de esgrima histrica e artstica marcou presena no interior do castelo, com a sua Praa de Armas, mas tambm nos diversos cortejos que zeram parte do programa da feira quinhentista. Dedicado a reconstituies histricas, desde a antiguidade clssica at aos nossos dias, os Espada Lusitana recriam o ambiente civil e militar inerente a cada poca. Tambm em Torres Novas mostraram ao pblico o quotidiano dos homens de armas e dos civis (nobres, cavaleiros, lanceiros, besteiros) com todo o rigor histrico, tanto no equipamento como no comportamento.

alcaide fernandes
Portugal
Os dromedrios foram alvo de grande interesse por parte dos visitantes. Participando em todos os cortejos e com a sua tenda montada junto ao castelo, a comitiva de Alcaide Fernandes, com os seus trajes rabes e as bailarinas exticas cativaram a ateno de midos e grados.

teatro e marionetas de mandrgora


Portugal
Esta companhia ocupou um dos grandes palcos da feira a Praa 5 de Outubro na noite de domingo, 2 de Maio, com a apresentao do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Sediada em Gondomar, a Teatro e Marionetas de Mandrgora iniciou a sua actividade em 2002, procurando sempre a unio de uma linguagem simblica que conjuga o tradicional e o contemporneo. Com recurso marioneta, esta companhia explora a cultura, a crena, a lenda, aliando-se urbe, velocidade da aldeia global.

legend especialistas
Espanha
Com cerca de 20 anos de existncia, este grupo assentou arraiais nas traseiras da Cmara Municipal de Torres Novas, com um acampamento instalado para garantir a segurana chegada de D. Manuel I. Com uma boa disposio e simpatia merecedoras de destaque, os Legend Especialistas zeram demonstraes, participaram nos cortejos e viveram o verdadeiro quotidiano militar.

concentus allavarium
Portugal
Este grupo de msica antiga do Coral S. Pedro de Aradas interpreta autores ibricos, com rplicas de instrumentos e indumentria da poca. Marcaram presena no evento Revisitar D. Manuel I, encantando os visitantes e transportando-os, atravs da sua msica e da imagem, para o sculo xvi.

curinga
Portugal
Personagens espalhafatosas, com chapus bizarros, picardias musicais, jogos rtmicos, malabarismos e magia foram a imagem de marca deste grupo, numa verdadeira mistura msico-cmica. Os Curinga contriburam para trs dias de entretenimento, com os mais variados estilos musicais, animando todos os tipos de pblico.

11

lugares

lugar do petiz passeio dos espritos

curral

bodegas

mouraria

12

praa darmas terreiro de santa maria postigo da traio praa dos mercadores

13

momentos

Revisitar D. Manuel I

3 momentos na sala de aula


Maro | Museu, Teatro, Biblioteca Uma parceria indita entre o museu, o teatro e a biblioteca municipais resultou num projecto que constitui uma referncia cultural de como levar a Histria s

escolas do concelho. Esta iniciativa realizou-se ao longo do ms de Maro, junto de alunos do 1. ciclo de Lapas, Assentis e Lamarosa. O Museu Municipal Carlos Reis abordou a temtica da vida econmica e social, atravs da ocina Mercado de Iluminuras, na qual as crianas foram convidadas a escrever e desenhar, inspiradas pelas iluminuras da poca. O Teatro Virgnia visitou as escolas sob o tema da histria da cultura e mentalidades, realizando uma ocina de gestos

e retratos. Num percurso pelo mundo de prncipes e princesas do incio do sc. xvi, o quotidiano, os comportamentos ou as regras foram abordados numa ocina para experimentar e confrontar a expresso do corpo de hoje e de outrora. A msica quinhentista, numa ocina de escritos e cantos, foi abordada pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. Esta iniciativa levou a msica de Quinhentos aos alunos de hoje, com o apoio do msico Carlos Guerreiro, revivendo um tempo em que a msica estava sempre presente.

Conferncia Vida no tempo de D. Manuel I


A Histria serve para nos ensinar a viver
21h30 | auditrio da BMGPL

Os trs dias da feira quinhentista caram marcados por vrios momentos de teatralizao nos quais, com o rigor histrico possvel, se procurou conferir ao centro histrico um ambiente prximo ao vivido durante o sculo xvi. Todas estas recriaes trouxeram uma extraordinria alegria, dinmica e vivacidade a toda a iniciativa, com a encenao do que poderia ter sido a entrega do foral, um baile da poca, a visita do rei ou um jantar real.

O programa da Feira Quinhentista comeou no dia 29 de Abril, com a Conferncia Vida no tempo de D. Manuel I.
Dois autores, Pedro Canais (A lenda de Martim Regos) e Joo Paulo Oliveira e Costa (O imprio dos pardais), permitiram uma viagem no tempo, revelando-nos os costumes e as aspiraes de Quinhentos. Nos seus livros, estes dois escritores referem jogos de intriga, secretismo, paixes, numa escrita sempre alicerada na Histria de culturas e meandros polticos que zeram um imprio. Joo Paulo Oliveira e Costa descreve a escrita ccional como o fascnio da liberdade absoluta, mas a escrita cientca, nomeadamente no que se refere a biograas de guras histricas, desperta outras sensaes. Acho que conheci, de facto, D. Manuel I porque o estudei durante dois anos e meio. No me apaixono pelas personagens dos meus livros mas gera-se uma empatia muito forte. Parece que os conhecemos na realidade. E o nal da biograa traumtico, armou. Sobre a vida em Torres Novas no tempo de D. Manuel I, Joo Paulo Oliveira e Costa armou que em Lisboa ver-se-ia o mundo, em resultado das viagens de Vasco da Gama e de Nuno lvares Cabral. H impactos que chegam. Muitas pessoas j tinham visto elefantes, escravos negros, provado especiarias, armou. Contudo, em Torres Novas, essa realidade seria ainda muito tnue. Apesar de tudo, pode considerar-se que a vila torrejana estava perto da corte, uma vez que D. Manuel I teve muitas passagens pelo actual distrito de Santarm, com permanncias em Abrantes, Tomar e Almeirim. Por seu lado, Pedro Canais vai um pouco mais alm sobre o que seria o dia-a-dia em Torres Novas: Por essa altura, Lisboa j devia ter tido uma grande transformao aps a primeira viagem ndia, tornando-se muito cosmopolita. E aqui em Torres Novas algum j teria ouvido falar dessas viagens. O nmero de capelas e de igrejas era innitamente maior do que hoje, e o tempo regia-se pelo sol. O nico dia livre era Domingo, no qual se ia missa e se tirava algum partido da vida indo, por exemplo, a um baile, descreveu Pedro Canais, lamentando a falta de fontes locais sobre esta temtica, sendo Artur Gonalves a melhor referncia existente. A vida de Torres Novas dividir-se-ia entre duas praas: a velha (actual Largo da Botica) e a nova (Praa do Pelourinho), onde os homens iam de manh tomar patro, concluiu o escritor. No nal, Pedro Canais deixou uma ideia das vantagens que podemos retirar dos tempos anteriores ao nosso: A Histria, tal como a literatura, serve para nos ensinar a viver. E ensinar a viver olhar para o passado, para cada coisa como um fenmeno isolado, e tirarmos as nossas prprias ilaes, contribuindo para que a nossa existncia seja mais rica e mais dinmica.

29 de abril quinta-feira
14

Ronda do prego
Cortejo de mercadores
21h00 | Praa 5 de Outubro

30 de abril sexta-feira

Desde o sculo xiii que Torres Novas tinha uma grande feira, institucionalizada pelo rei D. Afonso III, reconhecida em toda a regio. A Ronda do Prego constitui-se como a abertura ocial das festividades, procurando recriar a chegada simblica dos mercadores que, neste dia como outrora, vieram um pouco de todo o lado. Legumes, artesanato, doaria, animais, entre outros, zeram parte da oferta, numa feira aberta pelo alcaide, perante a populao da vila. Os mercadores chegaram vila lanando os seus preges, trazendo sacos e cestos com alguns dos seus produtos, mostrando-os ao pblico e convidando os visitantes a comprar. Tambm os mercadores rabes zeram parte do cortejo, instalando-se depois na mouraria. Danarinas, msicos, malabaristas ou soldados, todos chegaram para a festa do m-de-semana.

Apresentao do livro Torres Novas no tempo de D. Manuel I


10h20 | Escola EB 2,3 Manuel de Figueiredo 11h15 | Escola EB 2,3/Sec. Artur Gonalves 14h30 | Escola EB 2,3 Antnio Chora Barroso

Concerto de rgo de tubos


21h30 | Igreja de Santiago Sendo as Parquias de Torres Novas e o Choral Phydellius parceiros da candidatura concelhia Regenerao Urbana, a sua participao no Revisitar D. Manuel I foi visvel em diversos momentos. Um deles foi o concerto de rgo de tubos, realizado na Igreja de Santiago. A organista foi Rute Martins, professora do conservatrio de msica do Choral Phydellius, que deu a todos os presentes a oportunidade rara de ouvir o imponente instrumento musical, datado de 1798, recentemente alvo de uma profunda recuperao. O rgo, nico na cidade, composto por 750 tubos.

Torres Novas no tempo de D. Manuel I um livro juvenil que faz parte de um conjunto de publicaes comemorativas dos 500 anos do foral manuelino de Torres Novas. Com textos de Margarida Moleiro e ilustraes de Hlder Dias, a publicao faz um passeio pela vila torrejana desde a sua fundao, em 1190, at aos incios do sculo xvi. O quotidiano da vila de Torres Novas, da Idade Mdia ao tempo de D. Manuel I, contado aos mais novos atravs de apontamentos sobre a sociedade medieval, as cartas de foral, as cortes, as feiras, a agricultura, os artesos, a geograa e a paisagem torrejana (a importncia do rio Almonda e a congurao da vila quinhentista). Neste livro, h tempo ainda para conhecer D. Manuel I e o seu reinado os descobrimentos, as reformas e o estilo manuelino e para descobrir a carta de foral concedida por este rei vila de Torres Novas, a 1 de Maio de 1510. Esta edio municipal foi lanada no dia 30 de Abril, nas escolas E.B. 2/3 Artur Gonalves, Antnio Chora Barroso e Manuel de Figueiredo, e entregue a todos os alunos dos 5. e 6. anos. A apresentao do livro esteve a cargo do Presidente da Cmara Municipal de Torres Novas, Antnio Rodrigues, que destacou a importncia de os mais novos conhecerem a histria local, para assim desenvolverem o seu sentimento de pertena e a sua memria colectiva.

15

Cortejo de pormenores quinhentistas


15h30 | Praa 5 de Outubro A participao voluntria da comunidade torrejana na feira quinhentista teve o seu expoente mximo ao incio da tarde de sbado, dia 1 de Maio. Vestidos poca, dezenas de crianas e de idosos integraram este cortejo, naquele que foi o culminar de semanas e semanas de trabalho para que todos pudessem ser verdadeiras guras do sculo xvi. Bobos, malabaristas, msicos, militares e nobres juntaram-se aos avs e netos de instituies como a ARPE, o Centro de Bem-Estar Social da Zona Alta ou a Santa Casa da Misericrdia.

Lanamento do fac-smile do foral manuelino de Torres Novas


19h00 | Alcaidaria do castelo

1 de maio sbado
16

Aps destacar a importncia do evento Revisitar D. Manuel I, o Presidente da Cmara Municipal de Torres Novas, Antnio Rodrigues, iniciou a cerimnia de lanamento da edio fac-smile do foral manuelino local, no dia 1 de Maio, na alcaidaria do castelo. A apresentao esteve a cargo do Professor Doutor Antnio Manuel Hespanha, que destacou a importncia dos forais enquanto lei da terra, num contexto poltico, social e jurdico muito diferente do que conhecemos hoje. Defendendo que toda a histria dos forais novos se traduz no reforo e fortalecimento do poder local, criando uma repblica de concelhos, segundo designao de Alexandre Herculano, Antnio Hespanha armou que estes documentos abordavam as questes mais importantes de cada terra. Quando se fazem estas celebraes muito importante para percebermos como a histria trouxe diferenas: amava-se, odiava-se e ordenava-se de outra maneira. Esta a prova de que o modo como hoje vemos as coisas provisrio, o que nos d uma certa humildade e nos educa para a tolerncia, armou o historiador. Para concluir, Antnio Hespanha referiu: Este Foral mostra-nos como esta terra era diferente, e como vai ser dife-

rente. Tudo foi possvel no passado, e tudo poder ser possvel no futuro. Esta edio fac-smile do foral manuelino de Torres Novas contm tambm a transcrio paleogrca do diploma. O foral novo de Torres Novas, datado de 1 de Maio de 1510, insere-se no processo de reformas do sistema jurdico-administrativo de D. Manuel I (1495-1521) que visava a criao de novos instrumentos governativos uniformizadores. Os forais eram feitos em trs cpias autnticas sendo uma para a Cmara, outra para o senhorio da vila e uma outra para os arquivos da Torre do Tombo. O foral novo de Torres Novas editado pelo Municpio a cpia autntica do exemplar da Cmara Municipal. um documento decorado com iluminuras, com encadernao em couro e ferragens, caractersticas que o colocam na categoria principal dos forais emanados entre 1500 e 1520, referentes s vrias provncias portuguesas. A antiguidade deste diploma e a sua importncia na regulamentao da vida quotidiana da vila durante sculos conferem-lhe o estatuto de documento-monu mento, smbolo da histria de Torres Novas. Pelo seu valor patrimonial, o foral manuelino de Torres Novas faz parte do esplio do Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas).

Pavana galharda
Baile renascentista
23h00 | Praa 5 de Outubro A Praa 5 de Outubro encheu-se na noite de sbado para ver danar. O baile renascentista procurou recriar mais um momento comum do sculo xvi, atravs de uma manifestao cultural da nobreza. Cerca de 40 voluntrios ensaiaram durante quatro semanas, encenados por Maurizio Padovan. Este msico, professor e investigador italiano, tem dedicado a sua carreira ao estudo da dana. Entre os demais desempenhos, foi docente de Histria da dana e da msica para dana, na Universidade de Musicologia de Pavia, participou em numerosos convnios, deu cursos de dana renascentista, ministrou seminrios de msica e dana em escolas e instituies didcticas. O nome do baile Pavana Galharda deve-se a duas populares danas do sculo xvi. A pavana uma dana de corte, provavelmente de origem italiana, em compasso binrio ou quaternrio, andamento lento e majestoso, comedido e solene, geralmente seguida pela galharda. A galharda, por sua vez, uma dana de movimento animado e carcter alegre, cheia de vivacidade.

Arautos del Rei


Entrega do foral novo
18h00 | Praa 5 de Outubro As manifestaes reais desta poca eram imponentes, com o objectivo de surpreender e pasmar o pblico, nomeadamente atravs de animais exticos, trazidos de outros continentes. Nesta recriao, o cortejo foi liderado pela guarda de honra, seguida do cavaleiro que transportava o pendo real. Ferno de Pina, emissrio do rei, trouxe consigo o foral manuelino, e foi ladeado pelo alcaide D. Joo de Almeida. Acompanharam-nos pessoas de Torres Novas pertencentes corte. Chegados Praa 5 de Outubro, subiram ao castelo e, junto ao terreiro de Santa Maria, deu-se a entrega formal do documento, por entre vivas ao rei.

17

2 de maio domingo

Missa campal
12h00 | Interior do castelo O interior do castelo encheu-se para a realizao de uma missa campal, celebrada pelo padre Carlos Ramos. Tendo as muralhas como pano de fundo, a cerimnia religiosa contou com a participao do Choral Phydellius.

Alvssaras del Rei


18h30 | Praa 5 de Outubro E se o rei D. Manuel I viesse a Torres Novas? A verdade que, historicamente, no h registo que tal tenha acontecido. Contudo, uma vez que a famlia real teve diversas estadias em localidades prximas, como Tomar e Almeirim, porque no teatralizar uma paragem do rei para pernoitar nesta vila? D. Manuel I chegou, na tarde de domingo, com a pompa e a imponncia prprias de um acontecimento como este, acompanhado de elementos da nobreza e do clero. Juntamente com D. Jorge de Lencastre, seu primo e recm-donatrio de Torres Novas, o rei e o restante cortejo entraram na praa, sendo recebidos e ovacionados pela populao com o Viva o rei!. Mulheres atiraram ptalas de ores para o caminho que o rei iria percorrer e outras, com o copo e jarro alusivos feira, ofereceram-lhe de beber. Na extremidade da Praa, o cortejo parou para ouvir as boas-vindas do alcaide D. Joo de Almeida, seguindo depois pela Rua de Gil Paes, onde desmontaram e seguiram para a alcaidaria do castelo.

18

actividades permanentes

Visitas ao foral e exposio Turres


Museu Municipal Carlos Reis Tirando partido da sua localizao central, o Museu Municipal Carlos Reis abriu as portas em horrio alargado para dar a conhecer um dos trs exemplares do foral manuelino, originalmente existentes. Adicionalmente, os visitantes puderam descobrir a exposio Turres, dedicada histria de Torres Novas e seu concelho. Atravs de peas tipologicamente variadas, este ncleo expositivo ilustra o percurso histrico vivido pelas sucessivas geraes que ocuparam este espao territorial, desde a Alta Idade Mdia at aos incios do sculo xx.

Encerramento
23h00 | Entrada do castelo A esttua de D. Sancho I e as muralhas do castelo foram o grande palco do momento que encerrou os trs dias da feira quinhentista. A msica da poca ecoava por entre a multido, aliando-se aos malabarismos dos artistas, iluminados pelos cuspidores de fogo, antecedendo o ponto alto da noite. Bruxas e mendigos cercaram-se de chamas. E, na escurido envolvente, o lanamento de fogo chins surgiu com luz e imponncia, deslumbrando todos os presentes e fechando com chave de ouro a iniciativa que assinalou os 500 anos do foral manuelino de Torres Novas.

Visitas guiadas igreja da Misericrdia


Este m-de-semana permitiu a muitos visitantes uma oportunidade soberana de conhecer a igreja da Misericrdia de Torres Novas, geralmente encerrada, excepto para momentos de culto. Considerado um dos monumentos mais ricos da cidade torrejana, a igreja remonta ao sculo xvi, com trabalhos de embelezamento e de decorao que se estenderam pelos dois sculos seguintes. Esta igreja foi classicada como Imvel de Interesse Pblico a 3 de Janeiro de 1986.

Manjar real
20h30 | Alcaidaria do castelo Torres Novas d um repasto em honra do rei. Os nobres convidados trajaram-se a rigor para a faustosa refeio, durante a qual no faltaram momentos de animao com os bobos, bailarinas, malabaristas. Nem faltou o provador ocial, uma tentativa de envenenamento do rei e at uma invaso indesejada das meretrizes do Postigo da Traio.

19

mercadores domingo
A recriao A recriao histrica foi das melhores que temos visto por esse pas fora, s comparvel com outras feiras de referncia (poucas) que se realizam. Enquanto exercamos a nossa actividade, histrica foi das tivemos ensejo de irmos falando com as pessoas que procuravam os nossos produtos, sobre o momento que estavam a viver e ouvimos os maiores encmios melhores que questionando-as realizao desta iniciativa, enquanto expressavam o seu orgulho pelo facto de a sua cidade se ter numa comemorao digna e grandiosa de to importante feito da sua histria. temos visto por abalanado O mesmo sentimento ouvimos da boca dos inmeros visitantes que se deslocaram a Torres Novas. esse pas fora A Sabores Medievais tambm sente a honra de ter sido convidada para participar. O nosso
currculo saiu mais enriquecido e tenham a certeza que teremos todo o prazer de, por esse pas fora e na Galiza, aonde feiramos, apontar Torres Novas como exemplo de dignicao da sua rica e linda histria. com gente desta gesta e deste jaez que se engrandece uma cidade, uma regio e um pas. Parabns a todos e bem-hajam
Sabores Medievais
Jos Andrade, Jlio Jorge e Miguel Onsimo, Crepes, beijos damor, jesutas, sangria, licores Santo Tirso

2 de maio

de responder ao convite, gostei da ideia de poder contribuir para um evento histrico. Os ambientes Alm A poca a retratar foi fcil de acompanhar uma vez que trabalho com ao e cobre. recriados caram Os ambientes recriados caram fantsticos, tendo estado reunidas as condies para um completo e atractivo. fantsticos espectculo Cristina Alcntara
Adornos femininos com base histrica Loures

opinio

Superou sem dvida alguma as nossas expectativas

Superou sem dvida alguma as nossas expectativas. Dou os parabns a todos os envolvidos pois para uma primeira edio zeram melhor que muitas com 3 ou 4 anos de experincia. Devem continuar a primar por ter artesos e produtos da poca, valorizando assim o vosso trabalho.
Natutrab
Maria Joo e Srgio Silva, Biojias e armas de madeira Porto

Pontos mais positivos: o local escolhido e toda a sua envolvncia

Fao um balano muito positivo do evento, em todos os aspectos, e pelo facto de no haver interferncias e interesses exteriores na organizao deste evento. Pontos mais positivos: o local escolhido e toda a sua envolvncia, a boa receptividade, o sentido de entreajuda entre os participantes.
Maria de Lurdes Matos
Tearas, trabalhos com ores secas, instrumentos musicais Santa Maria da Feira

20

Apesar de ser o primeiro ano que se realiza, tem caractersticas muito boas

Quis experimentar e conhecer uma feira diferente e realizada pela primeira vez, visto que trabalho neste tipo de eventos. Apesar de ser o primeiro ano que se realiza, tem caractersticas muito boas, como a decorao e os espectculos.
Francisco Vives Munoz
Tmara e turron de Alicante Villena

longo do ano participamos em eventos temticos em Portugal e Espanha e tivemos Parabns Ao conhecimento do mesmo atravs de colegas. Como a primeira edio, os primeiros passos e contem sempre so um pouco difceis, mas pela forma como comearam, no tenho dvidas algumas que dentro de muito pouco tempo este evento estar entre as trs melhores produes nacionais. connosco Pontos mais positivos: a envolvncia da terra, a simpatia, a competncia da organizao, toda a produo. Enm... parabns e contem sempre connosco.
Lusibrica
Juvenal Domingos Martins Bijuteria banhada a prata

Para o primeiro ano Pela experincia que tenho em participaes devo dizer que para o primeiro ano est altura das grandes feiras de Portugal. Se tiver continuao, de certeza que ca no top 10. est altura das grandes Cludio Pascoal Batista Animais em madeira feiras de Portugal Parceiros de So Joo Torres Novas Superou O meu historial de participao em outras feiras, bem como a minha curiosidade nesta primeira edio da feira numa cidade bonita como Torres Novas, levaram-me a estar presente. todas as minhas Fao um balano muito positivo do evento, que superou todas as minhas expectativas. Pontos positivos: o rigor da recriao histrica, a animao e o pessoal responsvel pelo evento. expectativas mais Tenda extico
Maria Lusa Gomes da Silva Mercador de vesturio e bijutaria Santa Maria da Feira

A atraco e o Participei pelo convite do Gabinete de Turismo da Cmara Municipal e pelo gosto em participar nas actividades de promoo da cidade e do concelho. O balano muito positivo e motivacontentamento dor. Caso haja continuidade, uma forma de atrair pessoas e de dinamizar o centro da cidade. mais positivos: o tipo de evento, o espao ocupado, a atraco e o contentamento que que trouxe Pontos trouxe aos torrejanos da Tradio aos torrejanos Segredos Natlia Neves Filipe
Licores regionais Torres Novas

Espero que se repita e O balano que fao o melhor. Espero que se repita e que me seja permitida a participao. Os pontos mais positivos foram a localizao e a animao, no esquecendo a excelente, simptica e que me seja permitida a prestvel organizao. Parabns e obrigado pela oportunidade que me deram. Gomes de Faria participao Fernando Instrumentos musicais, espanta-espritos, estatuetas
21

visitantes domingo

2 de maio

Ficamos c Philippe, Gui e Giselle so trs franceses, da provncia de Gard, que visitaram a Feira Quinhetista. Viajam em duas auto-caravanas e, no regresso de Marrocos, resolveram percorrer parte do pas, at amanh, comeando no Algarve. Chegados a Ourm, depararam-se com os folhetos-programa do evento. planos, que previam passagens por Tomar e Abrantes, em direco a Marvo, foram rapidapara assistirmos Os mente alterados. Ao invs, viajaram at Torres Novas no sbado de manh, dia 1 de Maio. ao baile e aos O balano no podia ser mais positivo. Elogiaram o espao, sobretudo a beleza do castelo, e a riqueza da feira, considerando-a uma das mais completas que j viram, pela abundncia de cortejos gurantes, de artesos e de ofcios. A melhor prova do agrado destes visitantes internacionais
o facto de, aps a visita feira, terem aguardado pelo cortejo e cado para o baile quinhentista, no hesitando em armar que cariam para o dia seguinte.
Philippe, Gui e Giselle
Gard (Frana)

Nunca assisti em Torres Novas a nada igual

Sentada nos degraus, junto esttua de D. Sancho I, apresenta-se com imponncia e autoridade: Maria Perptua Fonseca Vieira, nascida e criada em Torres Novas. Elogia o espao, a festa, a animao, sem poupar qualidades: Estou a achar lindssimo, nunca assisti em Torres Novas a nada igual. Por isso mesmo, deixa uma sugesto: Acho que se devia fazer mais vezes, com maior regularidade, e no deixar passar 400 ou 500 anos para se fazer uma coisa destas novamente.
Maria Perptua Fonseca Vieira
Torres Novas

Cruz Silva torrejana, emigrada em Paris. Visitou a Feira na companhia do marido, com um orgulho Isabel de nacionalidade francesa. Adorei esta festa. Acho isto lindssimo. O meu marido francs imenso que vejo a e ele tambm est a adorar. com um orgulho imenso que vejo a cidade como est, toda engalanada, armou Isabel Cruz. Do que mais gostou foi da Praa 5 de Outubro, cidade como est que ainda no tinha visitado depois da recuperao.
Isabel Cruz Silva
torrejana emigrada em Paris

Esto de parabns porque Torres Novas antigamente era uma parvalheira

opinio

Antnio Ramos, torrejano e morador no centro da cidade, no tinha adjectivos para qualicar o evento. Gostei muito. Est realmente impecvel. a primeira vez que assisto a um evento desta natureza no fui a bidos nem a outras regies que organizam este tipo de iniciativas mas este est magnco, armou. Quanto rea da sua preferncia, no conseguiu destacar uma: Gostei de tudo. Est tudo muito bom. E o dia est maravilhoso, muito agradvel, o que ajuda imenso. Para Antnio Ramos, eventos como este, para alm de revitalizarem o centro histrico, so muito importantes para a divulgao da cidade. Esto ali at vendedores espanhis. Curiosamente, ouvi-os a falar e um mencionava que na sexta-feira noite tinha tido tanto movimento que no conseguiu dar vazo s pessoas. Mas os elogios no se caram por aqui: O Sr. Presidente est de parabns pela dinmica que deu a esta cidade. uma pena e uma injustia que este tenha de ser o seu ltimo mandato. A Cmara Municipal tem feito um ptimo trabalho. Antigamente no se passava aqui nada. Era uma parvalheira, concluiu Antnio Ramos.
Antnio Ramos
Torres Novas

Brites do concelho de Torres Novas, mais especicamente de Alcorochel. Est mais Joaquim Considera o evento maravilhoso e espectacular, defende a sua continuidade e periodicidade. engraada, mais Em comparao com outros eventos semelhantes noutras localidades, Joaquim Brites no tem dvidas: Esta feira est melhor, e tambm a opinio geral que tenho ouvido. Est mais tradicional engraada, mais tradicional e mais apurada. Quanto projeco e divulgao da cidade advm deste projecto, arma: Est a trazer muita gente cidade, nota-se muito. e mais apurada que E ontem noite [sbado] foi algo excepcional. muito importante para que as pessoas conheam Torres Novas.
Joaquim Brites,
Alcorochel

22

Sheila e Alexis falam um portugus aucarado. So do Brasil e moram em Casal Bonito, agradvel, Luciana, Sentista, concelho de Torres Novas. No sbado visitaram a feira pela segunda vez, aps uma interessante e muito primeira ronda no dia 30 de Abril. Bonito, agradvel, interessante e muito bem organizado so os adjectivos que utilizam para denir o que viram. Com um balano bem organizado extremamente positivo, a feira ainda aproveitada para algumas compras de artesanato: Uns brincos, umas pulseiras... coisas de mulher!, armou Sheila.
Luciana, Sheila e Alexis
Casal Sentista (imigrantes do Brasil a residir em Torres Novas)

Antnia Neves mora em Torres Novas h mais de 30 anos e viu os seus familiares Est muito Maria participarem em diversas actividades da feira. Um dos netos foi requisitado no espectculo original e muito do Bobo Thorsten e o lho foi um dos participantes do baile quinhentista, espectculo que deslumbrou Maria Antnia. Foi lindo, maravilhoso, armou, no poupando elogios feira: completa Est muito original e muito completa. No nal, concluiu: Est tudo muito bem feito, no h palavras para descrever o trabalho que o Sr. Presidente, e meu amigo, Antnio Rodrigues, tem feito. Honra lhe seja feita.
Maria Antnia Neves
Torres Novas

foi uma iniciativa para as pessoas, para o pblico, para a cidade e para a sua populao. Est 5 estrelas! Esta Mas foi tambm uma festa especialmente dirigida s famlias. Muito bonito Joel, Ceclia e Tatiana Ruivo vieram de Sintra e souberam do evento atravs da RFM. Visitam Torres Novas ocasionalmente mas este evento surpreendeu-os amplamente pela positiva. mesmo Est um espectculo, sublinham quase em coro. E, quando questionados sobre o que gostaram mais, a pequena Tatiana responde com prontido: Das lutas! A Praa 5 de Outubro e o castelo no podiam constituir um melhor cenrio. Est 5 estrelas! Muito bonito mesmo, concluiu Joel Ruivo.
Joel, Ceclia e Tatiana Ruivo
Sintra

Galego de Torres Novas e visitou a feira com a famlia. No poupa elogios a um evento No estava Nuno que superou as suas expectativas: Est espectacular. No estava espera de algo desta espera de algo dimenso mas est muito bom; muito melhor do que podia imaginar. Considera que est excelente, at por toda a sua envolvncia, e que dever ser uma experincia a repetir. desta dimenso Mas deixa uma sugesto: O principal problema o tempo. A feira devia ser mais longa, durar mais dias.
Nuno Galego
Torres Novas

Freitas acompanhou todo o evento de muito perto, sobretudo em virtude do envolvimento do Superou a nvel Rita Cine-Clube de Torres Novas, a quem coube a cobertura videogrca desta iniciativa. Considera de pblico; no que o evento ultrapassou as suas expectativas: Tnhamos todas as condies para fazer isto ao nvel de exposio. Mas superou a nvel de pblico; no pensei que as pessoas aderissem tanto. pensei que as Contudo, at pelas visitas que j fez a iniciativas semelhantes, tinha a noo que este tipo de atrai muita gente, mas a qualidade desta feira foi um factor determinante. Est ao pessoas evento nvel das outras, at mesmo das que se fazem h muitos anos, armou Rita Freitas. Quanto rea da sua preferncia, peremptria: O interior do castelo. Essa zona est muito bem aderissem tanto organizada e o castelo muito bonito. O facto de muitas das aces no se passarem l no prejudica porque o espao mesmo lindssimo. Rita Freitas destacou ainda a importncia das parcerias, internas e externas. Envolver as pessoas da terra s d visibilidade c dentro. Para fora preciso angariar outro tipo de parceiros. Mas a cooperao com o Cine-Clube, o Teatro Meia Via, e at mesmo com os grupos de saltimbancos que andam por a, por si s j faz com que mais pessoas venham e se envolvam.
Rita Freitas
Torres Novas

23

comerciantes 2 de maio centro domingo histrico


Estes eventos Estes eventos so muito importantes para dinamizar esta zona e uma mais-valia para dar a conhecer a cidade e os espaos comerciais. Pena no se fazer mais eventos durante o ano. so muito A cidade s ganhava, fazendo com que Torres Novas desse que falar! importantes Hugo Antunes, Blue Moon Club

evento foi uma mais-valia para o centro histrico e muito bom para a projeco da cidade, Cheguei a Este que precisa de ser mais conhecida e visitada. E neste evento foi isso mesmo que aconteceu. atender pessoas de Cheguei a atender pessoas de Trs-os-Montes! O meu balano muito positivo e aconselho a repetio destas iniciativas. Trs-os-Montes! Maria Graziela Abreu, Ls & Arte

O investimento Este evento foi muito importante para o comrcio do centro histrico pelo acrscimo de vendas e pela divulgao dos servios que cada um presta, para o presente e para o futuro. O balano feito muito positivo e o investimento feito, a meu ver, recupervel. Esto de parabns! recupervel Artur Fernandes, Hotel dos Cavaleiros

opinio

dos meus conhecimentos, o evento foi magnco e a realizao da feira na zona histrica Para fazer valer Dentro foi, sem dvida, a melhor opo. preciso caminhar em frente porque todos somos poucos para a nossa terra fazer valer a nossa terra e a nossa cultura. Luclia Nunes, Ourivesaria Incio e a nossa cultura

evento foi excelente e superou todas as minhas expectativas. de repetir. Superou tambm Nunca assisti O em termos de vendas, sobretudo devido aos artigos para crianas. Espero que se faa mais vezes e em Torres Novas penso que iniciativas como a Feira dos Frutos Secos e as Festas da Cidade deviam ser feitas nesta mesma zona, para a dinamizar. Todo o circuito da feira lindssimo e no ouvi ningum a dizer a nada igual mal. Todos os comentrios que ouvi foram muito positivos.
Helena Torres, Papelaria Central

24

olhares

25

olhares
26

27

28

29

16 617
peas de loia para o evento

copos vendidos

7000

1000
tbuas fardos de palha

500

notcias na imprensa local

31 4

metros de pano utilizados para a decorao

3000

referncias ao evento na internet

80

referncias na televiso

exemplares do livro Foral de D. Manuel I | 1510 | Torres Novas

2000

exemplares do livro Torres Novas no tempo de D. Manuel I

2000

participantes no baile renascentista

40

30

nmeros

participantes no cortejo de pormenores quinhentistas

250

pessoas na organizao

25

dias de preparao

150

pessoas na concretizao

80

100
artesos

companhias

18

fatos da poca disponibilizados para o evento

230

referncias ao evento na imprensa regional

14 6

130
artistas

destaques na rdio

notcias na imprensa nacional

60 000
(nmero estimado)

visitantes

31

cha tcnica | evento

Organizao
Direco Joo Aidos Programao Jos Pina Contedos Carlos Carreira Contratos/pagamentos/facturao Margarida Alcobia Marketing, comunicao e imprensa/coordenao vdeo/fotograa Sandra Alexandre Design/coordenao vdeo/fotograa Ctia Canho

Produo
Animao e recriaes histricas Hugo Santos e Tiago Faustino Acolhimento Telma Martinho

Ficha tcnica
Em revista Revisitar D. Manuel I Ano 2010 Propriedade Cmara Municipal de Torres Novas Direco
Antnio Manuel Oliveira Rodrigues Presidente da Cmara Municipal de Torres Novas

Coordenao voluntariado Hugo Santos Coordenao logstica Carlos Ferreira Mercadores Maria Valente Figurinos/aluguer de fatos Assuno Gomes | Ana Cunha Actividades ldicas/ocinas Rita Castro | Rita Cunha Jogos tradicionais/piscinas municipais Andr Sousa Turismo/postos de informao Antnio Ferreira Coordenao tcnica do espao Carlos Roseiro Coordenao tcnica dos espectculos Joo Vidal e Rui Sousa | tcnica Sonoplasta Miguel Clara Luminotcnico Joo Raimundo Electricidade Jos Carlos Lopes Cunha Montagem de estruturas e equipamentos de apoio Agostinho das Neves Anastcio Proteco civil/segurana do recinto Francisco Paiva Coordenao do trnsito Antnio Jos Mendes Faria Coordenao da limpeza e higiene do espao Jos Manuel Blser Rodrigues Manuteno dos jardins e regulao dos sistemas de rega Elsa Marques Som ambiente Miguel Espadeiro Encenao da entrega do foral Antnio Morais Coregrafo do baile renascentista Maurizio Padovan

Edio Municpio de Torres Novas Textos


Liliana Oliveira Gabinete de Comunicao e Imagem | CMTN

Texto contextualizao histrica Margarida Moleiro Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial | CMTN Reviso de textos
Ana Marques, Margarida Moleiro Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial | CMTN

Fotograa lvaro Mendes, Liliana Oliveira, Soa Ferreira Gabinete de Comunicao e Imagem | CMTN Grasmo Soa Ferreira Gabinete de Comunicao e Imagem | CMTN Tiragem 5000 exemplares Impresso A Persistente Municpio de Torres Novas, 2010

Anda mungkin juga menyukai