Anda di halaman 1dari 6

FIBRIA CELULOSE S.A. CNPJ/MF n. 60.643.228/0001-21 NIRE 35.300.022.

807 (companhia aberta)

ATA DA REUNIO CONJUNTA DO CONSELHO FISCAL E COMIT DE AUDITORIA ESTATUTRIO REALIZADA EM 27 DE JANEIRO DE 2014

Data, hora e local: Realizada no dia 27 de janeiro de 2014, s 14:00 horas, na sede social da Companhia, na Alameda Santos, n. 1.357, 6 andar, na cidade de So Paulo, Estado de So Paulo. Convocao: Dispensada a convocao em razo da presena da totalidade dos membros em exerccio do Conselho Fiscal e do Comit de Auditoria Estatutrio. Presenas: Presentes todos os membros em exerccio do Conselho Fiscal da Companhia: Maurcio Aquino Halewicz (Presidente do Conselho Fiscal); Gilsomar Maia Sebastio; e Srgio Mamede Rosa do Nascimento. Presentes todos os membros do Comit de Auditoria Estatutrio da Companhia: Maria Paula Soares Aranha (Coordenadora do Comit de Auditoria Estatutrio); Samuel de Paula Matos; e Jos cio Pereira da Costa Junior. Mesa Diretora: Sr. Maurcio Aquino Halewicz Presidente. Sr. Adjarbas Guerra Neto Secretrio. Ordem do dia: (i) Analisar o oramento de capital para o exerccio 2014; (ii) Analisar as demonstraes financeiras da Companhia e respectivas notas explicativas; (iii) Analisar a realizao de imposto de renda e contribuio social diferidos. Deliberaes: Aps discusso e anlise da matria constante da ordem do dia, por unanimidade de votos dos Conselheiros Fiscais e membros do Comit de Auditoria Estatutrio, sem reservas e/ou ressalvas, foram tomadas as seguintes deliberaes: (i) Aprovar a proposta de oramento de capital da Companhia para o exerccio 2014;

(ii) Opinar favoravelmente ao encaminhamento das demonstraes financeiras da Companhia, das respectivas notas explicativas e dos demais demonstrativos relativos ao exerccio findo em 31 de dezembro de 2013, aps considerar os esclarecimentos prestados pelos Auditores Independentes da PricewaterhouseCoopers; (iii) Aprovar a perspectiva de realizao do imposto de renda e contribuio social diferidos, ativo e passivo, com base nas premissas adotadas pela Administrao da Companhia, bem como com as projees de resultados. Encerramento: Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunio, lavrando-se a presente ata, a qual foi lida, achada conforme, aprovada e assinada por todos os presentes. Presena relativa ao Conselho Fiscal da Companhia: Maurcio Aquino Halewicz (Presidente do Conselho Fiscal); Gilsomar Maia Sebastio; e Srgio Mamede Rosa do Nascimento; e Adjarbas Guerra Neto Secretrio. Presena relativa ao Comit de Auditoria Estatutrio da Companhia: Maria Paula Soares Aranha (Coordenadora do Comit de Auditoria Estatutrio); Samuel de Paula Matos; e Jos cio Pereira da Costa Junior. So Paulo, 27 de janeiro de 2014. Certifico que a presente ata cpia fiel da original que se encontra arquivada na sede da Companhia.

Mesa:

Maurcio Aquino Halewicz Presidente

Adjarbas Guerra Neto Secretrio

FIBRIA CELULOSE S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n. 60.643.228/0001-21 NIRE 35.300.022.807

Parecer do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da FIBRIA CELULOSE S.A. (Fibria ou Companhia), em conformidade com as atribuies previstas no art. 163 da Lei 6.404/76, em reunio realizada em 27 de janeiro de 2014 na sede da Companhia, examinou as Demonstraes Financeiras: Individual (controladora) e Consolidada (Fibria e suas controladas) e as notas explicativas integrantes das mesmas, o Relatrio Anual da Administrao e os demais demonstrativos elaborados pela Companhia, relativos ao exerccio findo em 31 de dezembro de 2013, bem como as propostas neles contidas, inclusive a proposta de oramento de capital para o exerccio social de 2014. Com base nos exames efetuados e considerando-se ainda o parecer dos auditores independentes, PricewaterhouseCoopers, datado de 29 de janeiro de 2014, apresentado sem ressalvas, bem como as informaes e esclarecimentos prestados por representantes da Companhia no decorrer do exerccio, os membros do Conselho Fiscal abaixo assinados concluram por unanimidade, em consonncia com o disposto no art. 163 da Lei 6.404/76, opinar favoravelmente quanto ao encaminhamento dos referidos documentos e propostas para aprovao da Assemblia Geral Ordinria, referentes ao exerccio de 2013.

So Paulo, 29 de janeiro de 2014.

Maurcio Aquino Halewicz Presidente do Conselho Fiscal

Gilsomar Maia Sebastio Membro do Conselho Fiscal

Srgio Mamede Rosa do Nascimento Membro do Conselho Fiscal

FIBRIA CELULOSE S/A CNPJ n. 60.643.228/0001-21 NIRE 35.300.022.807 (companhia aberta)

RELATRIO ANUAL DO COMIT DE AUDITORIA ESTUTRIO 2013

Sobre o Comit O Comit de Auditoria Estatutrio (CAE) da Fibria Celulose S.A. (Fibria ou Companhia) um r !o estatutrio de "un#ionamento permanente$ %ue "oi institu&do em maio de '()*$ dentro das melhores prti#as de +o,ernan-a Corporati,a$ data em %ue te,e seu .e imento /nterno atuali0ado e apro,ado. O CAE #omposto$ ho1e$ por * (trs) membros eleitos em '2 de maio de '()*$ #om mandato de 3 anos$ n!o reele &,eis. 4odos s!o membros independentes e #onselheiros de administra-!o suplentes$ sendo o Sr. Samuel 5atos nomeado o espe#ialista "inan#eiro. 6e a#ordo #om .e imento /nterno do CAE #abe ao CAE 0elar pela %ualidade e inte ridade das demonstra-7es #ontbeis da Fibria$ pelo #umprimento das e8i n#ias le ais e re ulamentares$ pela atua-!o$ independn#ia e %ualidade dos trabalhos das empresas de auditoria e8terna e da auditoria interna e pela %ualidade e e"eti,idade dos sistemas de #ontroles internos e de administra-!o de ris#os. As a,alia-7es do CAE baseiam9se nas in"orma-7es re#ebidas da administra-!o da Fibria$ dos auditores e8ternos$ da auditoria interna$ dos respons,eis pelo eren#iamento de ris#os e de #ontroles internos$ dos estores dos #anais de den:n#ia e ou,idoria e nas suas prprias anlises de#orrentes de obser,a-!o direta. A ;ri#e<aterhouseCoopers Auditores /ndependentes a empresa respons,el pelo e8ame de auditoria das demonstra-7es #ontbeis$ pelo plane1amento e e8e#u-!o das auditorias$ #on"orme normas re#onhe#idas$ bem #omo$ respons,el pela re,is!o espe#ial dos in"ormes trimestrais (/4.s)$ en,iados para a Comiss!o de =alores 5obilirios 9 C=5. Seu pare#er de,e asse urar %ue as re"eridas demonstra-7es #ontbeis representem$ ade%uadamente$ a posi-!o patrimonial e "inan#eira da Companhia$ de a#ordo #om as prti#as #ontbeis adotadas no >rasil$ ?e isla-!o So#ietria >rasileira$ normas da Comiss!o de =alores 5obilirios @ C=5 e as normas interna#ionais de relatrios "inan#eiros (/F.S) emitidas pelo /nternational A##ountin Standard >oard (/AS>). Os trabalhos de auditoria interna s!o reali0ados pela 6eloitte 4ou#he 4ohmatsu Auditores /ndependentes (644). O CAE respons,el pela #ontrata-!o e apro,a-!o do plano de auditoria interna %ue na sua e8e#u-!o a#ompanhado e orientado pelo erente eral da rea de +.C @ +o,ernan-a$ .is#os e Compliance$ ,in#ulado diretamente ao Conselho de Administra-!o e desen,ol,e sua atua-!o de "orma ampla e independente obser,ando$ prin#ipalmente$ a #obertura das reas$ pro#essos e ati,idades %ue apresentam os ris#os mais sens&,eis A opera-!o e impa#tos mais si ni"i#ati,os na implementa-!o da estrat ia da Fibria.

Atividades do Comit de Auditoria Estatutrio da Fibria em 2013 O CAE reuniu9se no,e ,e0es no per&odo de maio de '()* a 1aneiro de '()B. 6entre as ati,idades reali0adas durante o e8er#&#io$ #abe desta#ar os se uintes aspe#tosC a) re,is!o do .e imento /nterno do Comit de Auditoria Estatutrio %uando da sua #onstitui-!oD b) apro,a-!o e a#ompanhamento do ;ro rama Anual de 4rabalho da Auditoria /nterna e de sua e8e#u-!o pela 644$ in#lusi,e %uanto a inte ra-!o #om as demais ati,idades rela#ionadas #om est!o de ris#os e complianceD #) tomar #onhe#imento dos pontos de aten-!o e das re#omenda-7es de#orrentes dos trabalhos da Auditoria /nterna$ bem #omo %uanto ao a#ompanhamento das pro,idn#ias adotadas pela Administra-!oD d) monitoramento do sistema de #ontroles internos %uanto a sua e"eti,idade e pro#essos de melhoria$ do monitoramento de ris#os de "raudes$ #om base nas mani"esta-7es e reuni7es #om os Auditores /nternos e #om os Auditores E8ternos $ #om a rea de Controles /nternos$ Compliance e Ou,idoria. e) anlise do pro#esso de #erti"i#a-!o dos Controles /nternos @ SOE 1unto aos Administradores e aos Auditores E8ternos. ") a#ompanhamento da metodolo ia adotada para est!o de ris#os e dos resultados obtidos$ de a#ordo #om o trabalho apresentado e desen,ol,ido pela rea espe#iali0ada e por todos os estores respons,eis pelos ris#os sob sua est!o #om o ob1eti,o de arantir a e,iden#ia-!o dos ris#os rele,antes para EmpresaD #omo e8emplo de estores respons,eis por ris#os "oram tratados os ris#os de primari0a-!o de 5!o de Obra$ lo &sti#a porturia$ #ontin n#ias em eral$ manuten-!o industrial (paradas pro ramadas)$ pro ramas so#iais #om as #omunidades$ et#. ) a#ompanhamento do pro#esso de elabora-!o e re,is!o das demonstra-7es "inan#eiras da Fibria$ do .elatrio da Administra-!o e dos Release de .esultados$ notadamente$ mediante reuni7es #om os administradores e #om os auditores e8ternos para dis#uss!o das in"orma-7es trimestrais (/4.s) e demonstra-7es "inan#eiras do e8er#&#io "indo em *) de de0embro de '()*D h) a#ompanhamento do #anal de den:n#ias$ aberto a a#ionistas$ #olaboradores$ estabele#imentos$ emissores$ "orne#edores e ao p:bli#o em eral$ #om responsabilidade da Ou,idoria no re#ebimento e apura-!o das den:n#ias ou suspeitas de ,iola-!o ao Cdi o de Conduta$ respeitando a #on"iden#ialidade e independn#ia do pro#esso e$ ao mesmo tempo$ arantido os n&,eis ade%uados de transparn#iaD i) reuniu9se #om os prin#ipais e8e#uti,os da Companhia$ a "im de tomar #onhe#imento das prin#ipais estrat ias de ne #io$ bem #omo a#ompanhar as melhorias opera#ionais e sistmi#as para "ortale#imento do pro#essamento e se uran-a das transa-7esD reuniu9se #om o Auditor /ndependente ;ri#e<aterhouseCoopers Auditores /ndependentes em di,ersos momentos$ para dis#uss!o dos in"ormes trimestrais (/4.s) submetidos a sua

1)

re,is!o e tomou #onhe#imento do pare#er sobre as demonstra-7es "inan#eiras do e8er#&#io "indo em *) de de0embro de '()*$ dando9se por satis"eito #om as in"orma-7es e es#lare#imentos prestadosD F) dedi#ou aten-!o As transa-7es #om partes rela#ionadas$ #om ob1eti,o de %ualidade e transparn#ia das in"orma-7esD l) arantir a

a#ompanhou o pro#esso de aliena-!o das terras$ di,ul ado em )2G))G'()*$ bem #omo o pro#esso de op-!o pelo .EF/S sobre os resultados de #ontroladas no e8terior.

Concluso

Os membros do Comit de Auditoria Estatutrio da Fibria Celulose S.A.$ no e8er#&#io de suas atribui-7es e responsabilidades le ais$ #on"orme pre,isto no .e imento /nterno do prprio CAE$ pro#ederam A anlise das demonstra-7es "inan#eiras$ a#ompanhadas do pare#er dos auditores independentes e do relatrio anual da administra-!o relati,o ao e8er#&#io so#ial en#errado em *) de de0embro de '()* (6emonstra-7es Finan#eiras Anuais de '()*) e$ #onsiderando as in"orma-7es prestadas pela administra-!o da Companhia e pela ;ri#e<aterhouseCoopers Auditores /ndependentes$ bem #omo a proposta de destina-!o do resultado do e8er#&#io de '()*$ #onsiderando %ue estes re"letem ade%uadamente$ em todos os aspe#tos rele,antes$ as posi-7es patrimonial e "inan#eira da Companhia e suas #ontroladas$ e re#omendam$ por unanimidade$ a apro,a-!o dos do#umentos pelo Conselho de Administra-!o da Companhia e o seu en#aminhamento A Assembleia +eral Ordinria de A#ionistas$ nos termos da ?ei das So#iedades por A-7es.

S!o ;aulo$ 'H de Ianeiro de '()B.

5aria ;aula Soares Aranha Coordenador do Comit de Auditoria

Samuel de ;aula 5atos 5embro e Espe#ialista Finan#eiro

Ios E#io ;ereira da Costa Ir. 5embro

Anda mungkin juga menyukai