Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ENGENHARIA FLORESTAL 1 Lista de Exerccios Aluno_____________________________________________Matrcula____________ 1. Uma amostra de madeira mida acusou massa de 55,9g.

Aps secagem em estufa a 103oC (at massa constante), acusou 47,1g. Qual a sua umidade? 2. Voc trabalha em uma madeireira que desdobra, seca e vende madeira de Pinus a uma umidade de equilbrio mdia de 17%. Neste caso, ao avaliar uma carga de madeira secando ao ar livre voc obteve, em um determinado momento, que a pilha de madeira apresentava 45% de teor de umidade mdio. Considerando que voc no possui medidores eltricos, como voc saberia, de forma indireta, o momento exato de interromper a secagem e comercializar a madeira? Informaes disponveis: peso mido inicial mdio = 120g 3. De uma tbua de madeira de cumaru secando ao ar retirou-se quatro amostras, cujas umidades foram determinadas pelo mtodo tradicional em estufa, acusando 55, 62, 77 e 48% cada. Sabendo-se que o peso inicial da tbua (no momento da determinao das umidades pelo mtodo tradicional) foi de 3256g, qual ser seu peso seco estimado? Nestas condies, qual ser a umidade da pea quando a sua pesagem acusar 2500g? Com a umidade alcanada, voc recomendaria esta madeira para a fabricao e comercializao de mveis na cidade de Braslia? Justifique? 4. Utilizando-se dos dados da questo anterior responda: Quando voc interromperia a secagem da pea para que seu teor de umidade seja de 12%? 5. Uma estufa de secagem de madeira est operando normalmente a 24C e a presso parcial de vapor medida dentro dela est em 1,36 cm Hg. Qual a umidade relativa dentro da estufa? 6. As temperaturas de bulbo seco e de bulbo mido localizado dentro de uma estufa de secagem indicam, respectivamente, 36C e 30C. Qual a umidade relativa do ar dentro da estufa e a temperatura aproximada do ponto de orvalho? 7. Sendo a temperatura ambiente 24C e o ponto de orvalho 18C, qual a umidade relativa? 8. Para um secador operando a 80C e 60% de umidade relativa, pergunta-se: qual a temperatura na parede do secador em que ocorrer condensao da umidade do ar? 9. Para responder as questes abaixo utilize a Figura 1. a) as condies de uma cmara para a secagem de um lote de madeira foram definidas como 70C e 45% de umidade relativa. Que umidade de equilbrio a madeira atingir nestas condies? b) qual a umidade de equilbrio a madeira armazenada ao ar livre ir atingir, nas condies climticas locais da poca de 20C e 80% de umidade relativa?

c) qual dever ser a umidade relativa a ser utilizada, para secarmos uma madeira, em cmara de secagem regulada em uma temperatura de 70C, at que a mesma atinja 6% UE? d) qual dever ser a umidade de equilbrio da madeira localizada em uma estufa de secagem que indica temperatura de bulbo seco em 30C e temperatura de bulbo mido em 33C?

Figura 1 10. Um armrio ser utilizado em um lugar com clima definido em 20C e aproximadamente 55% de umidade relativa. De acordo com as curvas de umidade de equilbrio apresentadas na Figura 1, estas condies iro permitir que a madeira se equilibre a um teor de umidade de aproximadamente 15%? 11. Uma pea de madeira tem um volume de 200 cm no estado verde, e um volume absolutamente seco de 160 cm. Qual o coeficiente de contrao volumtrica mxima? 12. Para responder esta questo, utilize os dados abaixo. Em uma construo residencial na cidade de xxxx, foi utilizado assoalho em tbuas corridas de Cabreva-vermelha, com 20 cm de largura. A dependncia principal da residncia tem rea aproximada de 45 m (5 x 9 m). Sabendo-se que o comprimento das tbuas do assoalho est no sentido da largura da sala, e que essa madeira foi usada com um teor mdio de umidade igual a 18%, pergunta-se: a) qual ser a reao (movimentao dimensional) desse assoalho com o tempo? b) se surgirem frestas entre tbuas, qual ser a largura mxima dessas frestas? c) qual a variao previsvel na largura das tbuas aps o assoalho entrar em equilbrio higroscpico com o clima local?

CABREVA VERMELHA - Myroxylon balsamum (L) Harms, Fabaceae.


Massa especfica Aparente (15% de umidade) Bsica Retrao Total (%) ndice tangencial/radial Coef. de Retrat. Volumtrica g/cm3 0,95 0,78 Volumtrica 11,0 (baixa) 1,68 0,52

Radial 4,0 (mdia)

Tangencial 6,7 (baixa)

LF

(U max U min) xL (mm) RV ; PSF PSF CRV ( PSF ) U max CT

13. Como normalmente difcil adaptar as condies ambientais exigidas para a utilizao correta da madeira macia, a indstria de produtos de madeira desenvolveu tecnologia e processos, com a principal finalidade de contornar os problemas gerados pela contrao e inchamento da madeira. Quais so estas tecnologias e processos?

Anda mungkin juga menyukai