Anda di halaman 1dari 7

A UTILIZAO DE FITOTERAPIA NO COTIDIANO DE UMA POPULAO RURAL

THE PHYTOTERAPY UTILIZATION IN THE RURAL POPULATION ROUTINE

LA UTILIZACIN DE LA FITOTERAPIA EN EL COTIDIANO DE UNA POPULACIN RURAL

Helena Aparecida de Rezende* Maria Ins MonteiroCocco**

Rezende HA, Cocco MIM. A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural. Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3): 282-8.

RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivos estudar o uso da fitoterapia, em uma populao da zona rural no interior de MG; identificar as plantas utilizadas com maior freqncia e formas de uso e comparar os seus efeitos com aqueles descritos na literatura. Foram entrevistadas 33 pessoas em 1997. Em relao s plantas fitoterpicas conhecidas pelos entrevistados foram citadas 106, sendo 60 efetivamente utilizadas. A transmisso do conhecimento referente ao seu uso ocorreu basicamente dos avs para os filhos e netos. A fitoterapia foi utilizada com fins semelhantes aos descritos na literatura, visando preveno e tratamento das doenas.

PALAVRAS-CHAVE: Fitoterapia. Enfermagem em sade pblica. Plantas medicinais.

ABSTRACT
The aims of this study are to analyze the use of phytoterapy and the context of its utilization in a rural areapopulation MG; to identify the herbs used with more frequency and their forms of use; to compare the results of medicinal herbs with that described in literature. Thirty three people were interviewed in 1997. About the phytoterapy herbs known by them 106 different species were quoted, and 60 of them were effectively used in their routine. The transmission of knowledge related to the use of the herbs occurred basically from grandparents to the children. The phytoterapy was used by the population studied with similar purposes described in the literature aiming the prevention and treatment of diseases.

KEYWORDS: Phytoterapy. Public health nursing. Plants, medicinal.

RESUMEN
El objetivo de esta pesquisa es estudiar lo empleo de la fitoterapia en una poblacin de la rea rural en lo interior de Minas Gerais, identificar las plantas utilizadas con mayor frecuencia e comparar los resultados con lo descrito en la literatura. Fueran entrevistadas 33 personas en 1997. Fueran citadas 106 plantas conocidas por los entrevistados y 60 que son efectivamente utilizadas. La transmisin de los conocimientos referente a lo uso paso de los abuelos para los hijos y nietos. La fitoterapia fue usada para finalidad semejante a de la literatura, con la finalidad de prevencin y tratamiento de las enfermedades.

PALABRAS-CLAVE: Fitoterapia. Enfermera de salud publica. Plantas medicinales.

* Enfermeira - Portugal. Projeto de Iniciao Cientfica financiado pelo SAE-UNICAMP, 1997/98. ** Enfermeira - Professora Assistente Doutora - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. FCM. Departament o e Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisa Sade e Trabalho e do PRAESA - Laboratrio de Estudos e Pesquisas em rticas de Educao e Sade da Faculdade de Educao / UNICAMP. inesmon@obelix.unicamp.br

28

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende H, Cocco MIM

INTRODUO
A utilizao da fitoterapia, que significa o tratamento pelas plantas, vem desde pocas remotas. A referncia mais antiga que se tem conhecimento do uso das plantas data de mais de sessenta mil anos. As primeiras descobertas foram feitas por estudos arqueolgicos em runas do Ir. Tambm na China, em 3.000 a.C., j existiam farmacopias que compilavam as ervas e as suas indicaes teraputicas. A utilizao das plantas medicinais faz parte da histria da humanidade, tendo grande importncia tanto no que se refere aos aspectos medicinais, como culturais(1). No Brasil, o surgimento de uma medicina popular com uso das plantas, deve-se aos ndios, com contribuies dos negros e europeus; na poca em que era colnia de Portugal, os mdicos restringiam-se s metrpoles e na zona rural e/ou suburbana cuidava a populao recorria ao uso das ervas medicinais. A construo desta terapia alternativa de cura surgiu da articulao dos conhecimentos dos indgenas, jesutas e fazendeiros. Este processo de miscigenao gerou uma diversificada bagagem de usos para as plantas e seus aspectos medicinais, que sobreviveram de modo marginal at a atualidade(2). O conflito entre as formas de cura alternativa e o saber cientfico ocorre a partir do momento em que os leigos exerciam formas alternativas de cura, e este conhecimento era, em geral, desvinculado do saber acadmico, sendo ento considerado ilegtimo. O uso das prticas alternativas em sade tem persistido, entre outros motivos, pela dificuldade no acesso assistncia de sade para parte da populao, que no tem suas demandas e necessidades atendidas, que so parci almente supridas pelo uso das terapi as alternativas e tambm por opo pessoal. A medicina oficial aprendida nas faculdades apresentou, em geral, at recentemente, uma perspectiva tecnicista, que v o cliente de modo frag me n tado ; de mo do di ve rso das te rapias alternativas, que tm uma viso mais abrangente do homem. A Organizao Mundial da Sade (OMS) j reconhece, na atualidade, a importncia da fitoterapia, sugerindo ser uma alternativa vivel e importante tambm s populaes dos pases em desenvolvimento, j que seu custo diminudo. Pesquisas realizadas nas universidades brasileiras j identificaram mais de 350 mil espcies vegetais, o que permite uma ampla variedade aos possveis usos medicinais. Entre tantas espcies, apenas dez mil tm algum uso medicinal conhecido. No Brasil h cem mil espcies catalogadas, sendo apenas dois mil com uso cientfico comprovado(1).

A fitoterapia utiliza-se das diversas partes das plantas, como razes, cascas, folhas, frutos e sementes, de acordo com a erva em questo. H tambm diferentes formas de preparao destas plantas, sendo o ch a mais utilizada, preparado por meio da decoco ou infuso. No primeiro processo a planta a ser utilizada fervida junto a gua, j no segundo a gua fervida sozinha e depois colocada sobre a planta, quando so liberados os seus princpios teraputicos(3). Desta maneira, importante a participao dos profissionais de sade nesta rea, visando uma integrao do conhecimento utilizado pelo sistema de sade oficial ao popular, pois as terapias alternativas tm muito a oferecer, podendo contribuir com as cincias da sade, alm de possibilitar ao indivduo relativa autonomia em relao ao cuidado com a sua sade. O Brasil deve assumir uma posio clara de defesa de seu patrimnio biolgico perante a comunidade internacional para evitar sua destruio. H vrios casos de pases que exploram espcies vegetais de grupos indgenas do Amazonas para a produo de medicamentos(4). H uma srie de re m di os que esto sendo pesqu i sados po r universidades e centros de pesquisas brasileiros. O qumico Walter Mors, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisa h dez anos o uso da erva boto (Eclipta prostrata) como antiofdico. Outro pesquisador, o qumico Benjamim Gilbert, da diviso farmacutica da Fundao Osvaldo Cruz, testa uma erva que largamente usada pelos caboclos da Amaznia, o ch de pico (Bidens pilosa) para o tratamento de malria e hepatite B. O qumico Angelo da Cunha Pinto, da UFRJ, orienta uma pesquisa sobre o poder da sucuuba (Himathantus sucuba) no tratamento de tumores; em laboratrio, o extrato da planta conseguiu reparar o DNA de levedura(5). Face ao exposto, de fundamental importncia a realizao de estudos detalhados das plantas existentes no Brasil, com o objetivo de identificar sua forma de uso visando a obteno de patente, o que beneficiaria o pas e a populao. Em estudo realizado sobre o uso da fitoterapia pela populao do municpio de Campina Grande Paraba, em que foi realizada visita domiciliria com 782 famlias, para entrevista e coleta de plantas, em 82,9% havia uma pessoa que era considerada "especialista", usando as plantas para sua famlia e para ela; 87,2% haviam aprendido com a famlia sobre o uso das plantas. As plantas foram utilizadas para problemas "... gastrointestinais (21,1%), garganta, nariz e pulmes (18,2% ), febres e gripes (13,3%), psiconeurolgicos (8,3%), cardacos e circulatrios (6,5%)". 0 ch foi citado como a forma mais freqente de uso das plantas (63,4%)(6).

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

283

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende H, Cocco MIM

Na rea de enfermagem e fitoterapia Nogueira uma referncia fundamental desde o incio da dcada de oitenta, quando defendeu sua tese de livre docncia sobre "Fitoterapia popular e enfermagem comunitria" na Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo, em 1983. Em pesquisa realizada com mulheres que utilizavam os Centros de Sade da regio de So Paulo, no perodo de 1979 a 1981, a autora relata que 84,6% das entrevistadas utilizavam plantas medicinais, com informaes obtidas na maior parte das vezes na famlia. "O conhecimento sobre fitoterapia foi influenciado pela idade e escolaridade (as mais velhas e com menos escolaridade sabiam mais) [...] e as mais velhas e moradoras na regio, por conhecerem mais as plantas locais usavam-na mais". Na maioria das vezes as plantas foram utilizadas na forma de ch (62,9%), sendo seu uso mais freqente para problemas digestivos (17,5%), respiratrios e cavidade oral (15,1% ), problemas ginecolgicos/obsttricos (10,3%)(7). No Brasil o uso da fitoterapia tem sido paulatinamente incorporado aos servios pblicos de sade. Na regio de Campinas(SP), vem sendo utilizada e analisada desde 1990, em Centros de Sade pertencentes a regio leste, onde mdicos, enfermeiros, dentistas e farmacuticos so orientados sobre os procedimentos da teraputica e as formas de apresentla aos pacientes, como uma opo para tratamento(8). Atualmente, alguns fitoterpicos padronizados so utilizados em todos os Centros de Sade de Campinas; em Hortolndia(SP), municpio prximo a Campinas, a fitoterapia largamente utilizada no Programa de Sade da Famlia(9) Os pro fission ais de enfe rmagem podem incentivar a utilizao deste conhecimento em diferentes locais, inclusive nas reas mais carentes de recursos de sade, associado ao saber da populao local, na tentativa de enriquecer o estudo da fitoterapia e ainda oferecer populao subsdios para uma vida melhor, orientando quanto forma mais adequada de utilizao das plantas.

METODOLOGIA
Esta pesquisa descritiva exploratria foi realizada nos meses de julho, agosto, setembro e dezembro de 1997, no municpio de Santa Rita de Caldas, no sul de Minas Gerais, localizado a aproximadamente 200 Km de Campinas, que possui uma populao de 9.258 habitantes (censo de 1991) sendo que 55% (5.081 habitantes) se concentram na zona rural e 45% (4.167 habitantes), na zona urbana. O municpio possui uma rea total de 503 Km2 e as principais fontes de renda so a agricultura e a pecuria. O interesse pela pesquisa em Santa Rita de Caldas deveu-se ao fato de uma das pesquisadoras ser moradora da zona rural desta cidade, tendo conhecimento da situao de carncia do municpio em relao assistncia de sade. A populao escolhida para a realizao deste estudo reside na zona rural do municpio e a amostra foi de trinta e trs entrevistados, tendo como critrio de incluso fazer uso da fitoterapia. A partir do conhecimento da populao residente na rea rural de uma das pesquisadoras, foram contatadas pessoas que utilizavam os fitoterpicos, que informaram sobre outras pessoas que tambm conheciam e/ou faziam uso de plantas. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Antes de iniciar as entrevistas foi realizado um pr-teste do instrumento com trs pessoas. Foi feito tambm um dirio de campo aps cada entrevista, com o objetivo de facilitar a anlise dos dados. As entrevistas tiveram a durao mdia de 30 minutos, variando de 20 a 90 minutos, tendo sido realizada na casa dos entrevistados. A pesquisa foi avaliada pela Comisso de tica em Enfermagem do HC - Uni camp , os e nt re vist ado s de ram o consentimento verbal para a realizao da mesma.

RESULTADOS E DISCUSSO
Foram entrevistadas 33 pessoas sendo dezoito do sexo masculino e quinze do sexo feminino, conforme tabela 1.

OBJETIVOS

Tabela 1 - Distribuio da populao segundo faixa Descrever o uso da fitoterapia em populao etria. Santa Rita de Caldas (MG), 1997. rural do interior de Minas Gerais; Identificar as plantas utilizadas com maior FAIXA ETRIA Sexo % (anos) freqncia, motivo e sua forma de utilizao; M F Total Comparar o uso efetivo da fitoterapia com o uso descrito -na literatura.
25 35 45 55 65 34 44 54 64 74 01 03 07 07 1.8 01 02 06 03 03 15 01 03 09 10 10 33 3.0 9.1 27.3 30.3 30.3 100,0

TO TAL

284

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende H, Cocco MIM

Por meio da tabela 1 pode-se observar que o maior nmero de entrevistados (60.6%) est na faixa etria entre 55 e 74 anos. No horrio em que foi realizada a entrevista , havia poucos jovens em casa, que geralmente estavam no trabalho rural. Em relao naturalidade, vinte e oito entrevistados so naturais de Santa Rita de Caldas; um entrevistado de Governador Valadares (MG), dois so de Ipuuna (MG), dois so de Caldas (MG), sendo as duas ltimas cidades vizinhas de Santa Rita de Caldas. Observou-se na pesquisa realizada que a maior parte dos homens entrevistados tem o curso primrio completo (33,3%); 27,8% o primrio incompleto; 22,2% o ensino fundamental incompleto (antigo 1 grau) e apenas um tem curso superior (cursou agronomia na UFMT). interessante notar que apesar de ser uma regio rural nenhum dos entrevistados analfabeto. Entre as mulheres entrevistadas 33,3% tm o curso primrio incompleto; 26,7% o primrio completo; 20% o ensino fundamental incompleto e 20% so analfabetas. Todas as mulheres eram casadas, tinham filhos e se dedicavam exclusivamente ao servio domstico. Vinte e dois entrevistados referiram usar plantas medicinais (chs e outros preparados) para problemas de sade como gripe, dor de cabea, ou seja, em casos de pouca urgncia e de fcil controle e, em casos mais graves, procuram a farmcia e/ou Centro de Sade. Destes, cinco referiram procurar a benzedeira. Quatro entrevistados referiram usar mais a farmcia e/ou Centro de Sade, sendo difcil utilizaremse de re mdio s preparados a parti r de ervas medicinais. Destes, um entrevistado referiu procurar tambm a benzedeira. Dois entrevistados referiram usar mais a farmcia e/ou Centro de Sade e usam algumas plantas como complemento do tratamento mdico e cinco entrevistados utilizam-se exclusivamente dos remdios caseiros. Como se pode observar, a maioria dos entrevistados utiliza os dois recursos de sade abordados neste estudo: a fitoterapia em casos de problemas de sade mais simples e que podem ser resolvidos no prprio domiclio e buscam auxlio em casos mais graves ( interessante notar que este auxlio pode ser tanto em farmcia como o Centro de Sade). Um dado que merece ser destacado o aparecimento da benzedeira que foi citada por seis entrevistados, como um outro recurso complementar aos j citados. Com esses dados pode-se concluir que na populao estudada h uma ligao estreita com a fitoterapia. Quatorze entrevistados procuram atendimento mdico para o cnjuge, filho (a) ou para eles mesmos para o tratamento de doenas crnicas como reumatismo, diabetes, problemas de coluna, problemas cardacos.

Treze procuram atendimento mdico s em casos de urgncia e/ou mais graves como pneumonia, dores ag u das ; u m e n tre vi stado al m de pro cu rar atendimento mdico nos casos mais graves tambm faz tratamento para problemas cardacos. Cinco procuram atendimento mdico de rotina. Este dado mostra mais uma vez que a procura por atendimento mdico se d em casos mais srios de sade como tratamento de doenas crnicas (diabetes, doenas cardacas, entre outros), ou nos caso de urgncia e agudos (pneumonia, por exemplo), que no so resolvidos em casa. Para facilitar o estudo, as plantas fitoterpicas foram divididas em dois blocos: o primeiro o das plantas conhecidas pelos entrevistados, mas que no so utilizadas; e o segundo o das plantas utilizadas pelos mesmos. Muitas plantas foram mencionadas nos dois blocos, pois alguns entrevistados citaram as mesmas como sendo apenas conhecidas e outros como sendo utilizadas. Das plantas fitoterpicas conhecidas pelos entrevistados foram citados 106 nomes diferentes e destas, algumas se repetiram e muitas foram citadas apenas uma vez. As plantas conhecidas pelos entrevistados que foram citadas com maior freqncia foram: elevante (citada 9 vezes), macela (8), pico (8), poejo (8), alecrim (7), assapeixe (7), erva cidreira (7), losna (7), arruda (6), cibalena (6), dente-de-leo (6), folha de goiaba (6), hortel (6), malva (6), quebra pedra (6), unha de vaca (6), velame (6), carapi (5), carobinha (5), chapu de couro (5), serralha (5), sete sangrias (5), boldo (4), casca de anta(4), cavalinha (4), erva doce (4), folha de caf (4), gervo (4), jurubeba (4),solda(4), tansagem (4). Das plantas fitoterpicas relatadas como sendo efetivamente utilizadas pelos entrevistados foram citados sessenta nomes, sendo que, destes, alguns foram relatados mais de uma vez; sendo as mais freqentes: hortel (citada por 11 pessoas), poejo (10), carqueja (08), erva doce (08), erva cidreira (07), boldo (06), folha de laranjeira (06), limo (06), camomila (5), folha de caf (05), folha de cana (05), cabelo de milho (04), eucalipto (04), alecrim (03), arnica (03), assapeixe (03), capim santo (03), folha de abacate (03), folha de lima (03), gravat (03) e chapu de couro (03). A seguir esto relacionadas as indicaes de uso das plantas utilizadas pelos entrevistados e o seu efeito curativo segundo referncias bibliogrficas: HORTEL: foi citada em onze entrevistas. utilizada como calmante. Combate a clica em crianas e vermfugo. Nestes casos feito o ch, podendo tambm ser usado na preparao de xarope no combate a gripe, junto com o limo ou a laranja e o eucalipto. Na literatura a hortel apresenta propriedades antiespasmdicas, sendo empregada nos casos de

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

285

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende H, Cocco MIM

flatulncia, ictercia, vmitos, clicas uterinas. usado como vermfugo. Combate as secrees nasais e favorece a expectorao(10) POEJO: foi citado em dez entrevistas. Combate a tosse (na forma de ch), podendo ser utilizado como componente de xaropes no combate a tosse, gripe e bronquite, semelhante ao encontrado na literatura(3,10) CARQUEJA: foi citada em oito entrevistas. Combate a dor de estmago e ajuda a controlar o diabetes. Nestes casos deixar as folhas em gua durante algumas horas e beber. Ajuda a combater o co le ste ro l , previ ne a "re ssaca" e aux il i a no emagrecimento. Na literatura a carqueja empregada na forma de ch para anemia, clculos biliares, diarrias, enfermidades da bexiga, do fgado, dos rins, m digesto, ictercia, inflamao das vias urinrias, diabetes; no caso de inflamaes da garganta o gargarejo eficaz(10). ERVA DOCE: foi citada em oito entrevistas. Combate a clica, a priso de ventre e a dor de cabea; utilizada na forma de ch. Na literatura tem aplicaes semelhantes(10) ERVA CIDREIRA: foi citada em sete entrevistas. Combate a insnia e a dor de estmago, alm de ter um efeito calmante; utilizada na forma de ch. Na literatura tem aplicaes semelhantes(10). BOLDO: foi citado em seis entrevistas. utilizado contra a dor de estmago, azia e m digesto. Pode ser utilizado como ch ou apenas macerar a planta em gua e beber. Na literatura, tem aplicaes semelhantes(3,10) FOLHA DE LARANJEIRA: foi citada em seis entrevistas. utilizada contra resfriado e tosse, na forma de ch. Na literatura as folhas, flores e cascas de laranjeira so estimulantes, tnicas e sudorficas (provocam o suor), so indicadas nas contraes dos msculos, indigestes e clicas(11). LIMO: foi citado em seis entrevistas. Seu uso prolongado serve como depurativo do sangue, podendo ser utilizado na preparao de xaropes para combater a tosse. Na literatura foram encontradas diversas aplicaes, como no combate acne, afta, apendicite, asma, alcoolismo, amenorria, amigdalite, anemia, angina do peito, bcio, broncopneumonia, faringite, conjuntivite, gripe(10) CAMOMILA: foi citada em cinco entrevistas. utilizada como calmante. Na literatura indicada em perturbaes estomacais, diarria, naseas, infeces urinrias (como ch). usada tambm em compressas quentes no combate a reumatismo(10) F O L HA D E C AF : fo i ci ta d a e m ci nco entrevistas. Em todas utilizada no combate a dores reumticas e das articulaes ( feito um banho com o ch, no local da dor), sendo semelhante seu uso descrito na literatura(11).

F O LHA D E CAN A: fo i ci tad a e m ci nco entrevistas. Combate afeces renais e dor de estmago, podendo ser associada a outras plantas como folha de abacate e folha de lima e feito um ch. Na literatura empregada nas afeces renais e da bexiga, tnico, mantm a fora muscular(10,11) CABELO DE MILHO: foi citado em quatro entrevistas. Combate afeces renais e infeco urinria, sendo utilizado na forma de ch, juntamente com outras plantas, como a folha de cana. Na literatura seu fruto usado como diurtico, o cabelo de milho empregado contra afeces da bexiga e rins, cistite, disria e albuminria, usa-se na forma de ch(11). EUCALIPTO: foi citado em quatro entrevistas. utilizado no preparo de xarope para combater a gripe. As suas folhas, se fervidas em gua, juntamente com as folhas de batata doce e caf, combatem as dores nas articulaes. Na literatura o eucalipto utilizado na forma de ch nos casos de asma, bronquite, diarria, sinusite(10,11) ALECRIM: foi citado em trs entrevistas. usado como calmante e tnico para o corao, semelhante ao uso proposto na literatura(10,11) ARNICA: citada em trs entrevistas. Utilizada como analgsico, na forma de ch ou banho para dor muscular (deixar a gua ferver com as folhas e depois de esfriar fazer o banho). Na literatura os rizomas e as flores so empregados externamente nos casos de traumatismo e internamente para estimular os batimentos cardacos e circulao(3). ASSAPEIXE: citado em trs entrevistas. Utilizado no controle de diabetes (como ch). Na literatura o assapeixe tem as mesmas indicaes citadas pelos entrevistados(11). CAPIM SANTO: foi citado em trs entrevistas. utilizado no combate a hipertenso e como analgsico (como ch). O capim-santo no foi encontrado na literatura. CHAPU DE COURO: citado em trs entrevistas. Utilizado como depurativo do sangue (como ch), de forma semelhante a encontrado na literatura(3). FOLHA DE LIMA: foi citada em trs entrevistas. Combate, associada folha de cana e ao cabelo de milho, afeces renais e dor de estmago. usada na forma de ch. De acordo com a literatura a lima indicada contra febres, tendo tambm um efeito diurtico. O ch da casca e das folhas aumenta a presso e combate as perturbaes do estmago". FOLHA DE ABACATE: foi citada em trs entrevistas. Combate a infeco urinria quando associada folha de cana e ao cabelo do milho; quando associada ao inhame do brejo, combate as dores do reumatismo. Na literatura referida como diurtico, contra o artritismo e alm de eliminar clculos renais e do fgado. Devem ser utilizadas as folhas secas, pois

286

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende HA, Cocco MIM

as verdes podem causar taquicardia(11) . GRAVAT: foi citado em trs entrevistas. utilizado nos casos de gripe e tosse, na forma de xarope. Na literatura a fruta assada citada como xarope contra a tosse(11). A populao estudada conhece e utiliza uma quantidade grande de ervas medicinais. Pode-se observar que o uso (3,6,7,10-12) e forma de preparao(6,7) da maioria das plantas citadas neste trabalho tm muita semelhana com o descrito por outros autores. Muitas vezes houve dificuldade na identificao da planta correta, pois a mesma espcie recebe nomes diferentes. Cinco entrevistados utilizam e tm em seus domiclios livros de plantas medicinais (10,11) . Isto mostra a procura pelas plantas e a busca de informaes mais precisas e com base mais apurada pelos entrevistados, sugerindo, mais uma vez, a necessidade de estudos mais aprofundados nesta rea. Em relao ao aprendizado, 22 entrevistados referiram que o conhecimento e o uso destas plantas foi passado de gerao a gerao, ou seja, aprenderam com os pais e avs (transmisso intergeracional), de modo semelhante ao encontrado por outros autores(6,7) Muitos disseram que quando eram crianas no existia farmcia na localidade onde residiam e o nico recurso de sade existente eram as plantas medicinais. Os avs geralmente eram ervateiros, as avs eram parteiras e benzedeiras, e na horta havia vrias espcies de plantas. Destes entrevistados, um deles referiu ter aprendido o uso de plantas tambm na faculdade quando cursou agronomia no Mato Grosso; destes, dois tambm referiram ter conhecido mais ervas com os livros sobre as plantas.

em gua); xarope (pode ser feito com a mistura de outras plantas, fervido com acar, at ficar um caldo); banho (geralmente a planta fervida em gua para lavar o local. utilizada no combate a dores e feridas), emplastro ( feita uma pasta que aplicada no local dolorido), leo (feito com a planta fervida para extrair o leo. Utilizado nas dores musculares e feridas); pomada ou ungento (socar a planta em pilo, misturar vaselina e aplicar no local da afeco); macerao da planta em gua para ser ingerida (geralmente para plantas muito amargas). Na literatura as formas de preparao citadas so: Decoco ou cozimento: o cozimento resultante da decoco, que constitui a ao de ferver uma substncia. Aps a decoco, o lquido coado e filtrado(12) Infuso: visa obter uma bebida mais leve que a decoco, utilizando as partes das plantas que podem ser prejudicadas pelo cozimento (folhas, flores, razes). O vegetal cortado, sendo vertido sobre ele gua fervente e tampado em seguida. O ch pode ser feito tanto a partir da infuso quanto da decoco, dependendo do tipo de planta(12) Macerao: visa obter princpios ativos solveis, em toda a sua integridade; as plantas so colocadas em um recipiente com gua fria, lcool, vinagre (para evitar decomposio) ou outro lquido e a deixadas a macerar na temperatura ambiente por horas, dias ou semanas, sendo depois coadas(12). Ungento: resultante da mistura das ervas com uma substncia gordurosa (vaselina, lanolina, ou ainda, com gordura animal(12).

Dois entrevistados alm de terem aprendido com Dos trinta e trs entrevistados, vinte referiram os pais tambm tiveram contato com as plantas atravs usar estas plantas somente quando se sentem mal ou dos vizinhos. Um referiu ter aprendido o uso de ervas doentes; treze usam sempre, tanto para prevenir medicinais com os ndios, quando morou no Paran. problemas de sade, como para curar algum distrbio Dez entrevistados referiram ter aprendido com ou doena. amigos e vizinhos, destes dois tambm aprenderam Por meio dos dados obtidos pode-se observar que com a benzedeira. as plantas so utilizadas, pela maior parte dos De modo semelhante ao encontrado em outros entrevistados, tanto em casos agudos (para curar autores que estudaram o uso da fitoterapia pela problemas de sade mais "leves" como gripe) quanto populao, as plantas medicinais so encontradas no em casos crnicos. quintal ou prximo a sua residncia(6,7) . Nesta pesquisa E importante destacar que h uma troca de 27 entrevistados referiram ter estas plantas no conhecimentos entre as pessoas em relao ao uso de quintal, na horta; destes treze referiram procurar fitoterpicos, de modo semelhante ao encontrado em tambm com amigos, conhecidos e vizinhos, as mais outro estudo(6) , pois a maioria dos entrevistados (28) difceis de serem encontradas. Quatro entrevistados referiu indicar o uso destas plantas para vizinhos, buscam as plantas somente com os vizinhos, pois no amigos e familiares. Um destes entrevistados possuem nenhuma espcie em casa e outros dois, nas benzedor e indica as plantas que conhece a qualquer matas, pastagens e campos da redondeza. Todos os pessoa que procurar. entrevistados procuram as plantas na regio, com Cinco entrevistados que fazem uso da fitoterapia conhecidos, amigos, vizinhos; desta forma plantas de referiram que no indicam o uso das plantas a ningum. outras regies foram pouco citadas neste trabalho. Em relao procura de informaes, vinte e Quanto s formas de preparao citadas pelos quatro entrevistados pedem informaes sobre outras entrevistados, encontramos: ch (a planta fervida plantas e o seu uso para amigos, vizinhos, os pais, de

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

287

A utilizao de fitoterapia no cotidiano de uma populao rural

Rezende HA, Cocco MIM

modo semelhante ao relatado por outros autores(6,7) e at com benzedeiras, sendo que um consulta bilogos e botnicos. Um, referiu s consultar o livro que u tili za e oi to , re fe ri ram n o pedi r aju da o u informaes sobre outras plantas a ningum, s usam o que j conhecem. A maioria dos entrevistados utiliza as duas formas de tratamento, a fitoterapia e os medicamentos industrializados (uso referido em casos mais graves por grande parte dos entrevistados). Por meio destes dados e do dirio de campo feito em cada entrevista (baseado em observao, perguntas e depoimentos dos entrevistados), verificou-se que a populao entrevistada tem muitas dvidas no que se refere ao preparo, s dosagens e o desconhecimento de muitas plantas que poderiam utilizar para determinadas patologias. Neste contexto que surge a necessidade de um profissional especializado nesta rea, que tenha competncia para transmitir a informao e orientar sobre o uso adequado destas plantas. Concordamos com outros autores(7) que importante a atuao da enfermeira neste campo, estudando as plantas fitoterpicas em cursos, pesquisas, detectando as necessidades desta e de outras populaes no que se refira ao uso das plantas e ensinando comunidade, carente de recursos de sade, os conhecimentos adequados para uma melhor aplicao das mesmas.

As plantas utilizadas so as existentes na regio, sendo a fitoterapia utilizada com fins semelhantes aos descritos na literatura, visando a preveno e o tratamento de doenas. A transmisso de conhecimentos intergeracional. Consideramos que a participao dos profissionais de sade e, especificamente, da enfermeira na orientao da populao em relao ao uso da fitoterapia de grande importncia, tendo em vista a peculiaridade de cada planta e sua utilizao adequada.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
(1) Sade Vital. Curas alternativas. So Paulo: Ed. Azul, ed. especial; 1991. (2) Arajo AA. Medicina rstica. 3 ed. So Paulo: Brasiliense; 1979. (3) Lainetti R, Brito ERS. A sade pelas plantas e ervas do mundo inteiro. Rio de Janeiro: Ediouro; 1980. (4) Braga PH. A patente que veio do ndio. Folha de So Paulo 1997 jul 10; 15. (5) Assuno JC. Floresta vira farmcia. Folha de So Paulo 1997 jul 10; 14. (6) Amorim JA. Fitoterapia popular e a sade da comunidade: diagnstico para proposta de integrao nos servios de sade em Campina Grande, Paraba, Brasil. [tese] So Paulo (SP): Faculdade de Sade Pblica USP; 1999. Disponvel em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online > (19 abr. 2002) (7) Nogueira MJC. Recursos naturais nas prticas caseiras de cuidados sade - utilizao pela enfermeira. Rev Esc Enferm USP 1984; 18(2):177-86. (8) Roveri A. Fitoterapia cresce na cidade. A Tribuna 1997 mar 30: 16. (9) Cocco MIM. Reestruturao produtiva e o setor sade: trabalhadores de enfermagem em sade coletiva. [tese] Ribeiro Preto(SP): Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto/USP; 1997. (10) Balbach A. As plantas curam. So Paulo: EDEL; s/d. (11)Bruning J. A sade brota da natureza. 9.ed. Curitiba: Educa; 1990. (12)Geraldes ZAS, Lim TA, Leite MMJ, Lemmi RCA, Fernandes MA. Medicamentos vegetais de origem popular e suas implicaes na assistncia e ensino de enfermagem. Rev Esc Enferm USP 1981; 15(3):247-55.

CONCLUSO
Tendo como referncia os dados obtidos na pesquisa realizada com a populao da zona rural de Santa Rita de Caldas (MG) foi possvel constatar o uso de diferentes plantas no cuidado sade dos entrevistados. Foram entrevistadas trinta e trs pessoas sendo dezoito do sexo masculino e quinze do sexo feminino. Das plantas conhecidas pelos entrevistados foram citadas 106 nomes diferentes, destas, algumas se repetiram e inmeras foram citadas apenas uma vez. As plantas mais citadas foram: macela, elevante, losna, assapeixe, erva cidreira, poejo, sete sangrias, alecrim, chapu-de-couro, solda, quebra-pedra, folha de goiaba, pico, folha de caf, hortel, erva doce, casca de anta, serralha, boldo, cibalena, arruda, carapi, tansagem, unha de vaca, velame, carobinha, urtiga, dente-de-leo, cavalinha, malva. Das plantas utilizadas pelos entrevistados foram referidos sessenta nomes. As plantas mais citadas foram: hortel, poejo, carqueja, erva doce, erva cidreira, boldo, folha de laranjeira, limo, camomila, folha de caf, folha de cana, cabelo de milho, eucalipto, alecrim, arnica, assapeixe, capim santo, chapu-de couro, folha de lima, folha de abacate, gravat.

Artigo recebido em 05/01/00 Artigo aprovado em 01/07/02

288

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(3):282-8.

Anda mungkin juga menyukai