Anda di halaman 1dari 5

GRFICOS DE ORGANIZAO 05 - PERT-CPM PERT Programme Eval a!"o# a#$ Rev"e% Te&'#"( e )T*&#"&a $e Aval"a+,o e Rev"-,o $e Programa-.

./ uma tcnica de planejamento e controle. Utiliza como dispositivo analtico fundamental, a rede, uma representao grfica do trabalho ue deve ser e!ecutado para alcanar determinado objetivo. "oi utilizado pela marinha dos U#$ para planejar e controlar o desenvolvimento do mssil %olaris, ue era a principal arma da frota de submarinos at&micos e um dos fatores de relevo do programa de defesa dos U#$. 'sta tcnica antecipou em cerca de dois anos a data de concluso do mssil, e ela foi adotada pelos departamentos de governo dos U#$ como um re uisito padro na maioria dos seus empreendimentos de larga escala. #ua utilizao estava ligada ao interesse na reduo do tempo de e!ecuo do empreendimento %olaris, independente do custo. 'stavam envolvidos no projeto ()* empreiteiros e +.*** subempreiteiros. CPM Cr"!"&al Par! Me!'o$ )M*!o$o $o Cam"#'o Cr0!"&o./ ,utro sistema pioneiro de anlise de redes desenvolvido pela companhia umica -orte.$mericana /u %out de -emours. , objetivo foi o controle do trabalho necessrio para a reforma geral de uma grande fbrica. ,s custos totais eram importantes, e os planos traados visavam minimiz. los. %ortanto sua aplicao bsica visou a diminuio dos custos. /evido 0 grande aplicao do %'12 nas ind3strias, importante ue os administradores tenham noo dessas aplica4es e saibam como o %'12 pode operar. Vantagens do PERT a. permite a elaborao de planos realistas, minuciosos, fceis de assimilar, ue aumentam a possibilidade de se alcanar os objetivos fi!ados por um projeto. b. predio do tempo ue ser e!igido para e!ecutar o projeto e predio das incertezas envolvidas. c. localizao dos aspectos de um projeto ue podero apresentar fatores de retardamento ou de blo ueio. d. reunio de informes acerca de recursos alocados ue no esto sendo completamente utilizados. e. simulao de planos e distribuio de horrios alternativos. f. apresentao fre 5ente de relat6rios completos acerca do andamento do projeto. A Rede PERT %ara a preparao de uma rede %'12, so necessrios dois elementos bsicos7 atividades e eventos. A!"v"$a$e-7 representada por flechas 8 9, cada uma comeando e terminando em um ponto identificvel do tempo. a e!ecuo efetiva de uma operao, consumindo tempo e:ou recursos. Eve#!o-7 um evento ocorre em um 3nico ponto do tempo. Usualmente vem associado a uma atividade para delinear um resultado definido com relao 0 concluso do empreendimento. , incio e o fim de uma atividade so eventos, e so representados por um crculo no diagrama.

-a montagem da rede teremos vrias atividades, sendo ue algumas no podero ser realizadas antes ue outras sejam concludas. %ortanto teremos as atividades precedentes e as subse 5entes. A!"v"$a$e $e1e#$e#!e2 ual uer atividade ue parte de um evento uma atividade dependente de todas as atividades ue chegam a esse evento. A!"v"$a$e "#$e1e#$e#!e7 ual uer atividade ue no depende integralmente das atividades ue chegam ao evento de onde ela partiu. A!"v"$a$e 3a#!a-ma7 representada por uma seta tracejada 8.........9, com a direo da ponta da seta baseada no mesmo princpio adotado para as atividades normais. $ atividade realizada para as necessidades de representao de uma se 5<ncia l6gica, sendo ue este tipo de atividade no tem durao, nem necessita de recursos. Cam"#'o &r0!"&o7 caminho de atividade entre o evento inicial e o evento final de um projeto, representando o caminho mais longo ou mais desfavorvel dentro da rede. %ode.se 2er mais de um a caminho crtico numa rede. Ce$o $e m eve#!o7 o tempo necessrio para ue o evento seja atingindo, considerando ue no houve atrasos imprevistos nas atividades antecedentes. Tar$e $e m eve#!o7 a data limite de realizao de um evento. =ual uer e!ecuo ue passar desta data atrasar o projeto planejado.

4"5l"ogra3"a *; > ,?@A'@1$, /jalma de %inho 1ebouas de. #istemas, ,rganizao e Btodos7 Uma $bordagem gerencial. ;+ ed. #o %aulo, $tlas, (*;*. CDCp. *( > E,$1', EenrF 1onald. $dministrao de projetos aplicando anlise de redes 8%'12 > G%B9 ;. 'd. #o %aulo7 BcHraI Eill do Jrasil. ;+KL. ;MLp. *M > E@1#GE"'?/, Eenri ue. %lanejamento com %'12.G,B e anlise do desempenho. +. 'd. #o %aulo7 $tlas. ;+DK. MM)p. 6/7 Co#&e"!o7 a representao, na superfcie plana, de um objetivo, de uma relao, ou de um raciocnio es uematizado, objetivando visualizar a idia e facilitar a transmisso precisa de uma mensagem. 6/8 O59e!"vo- permite registro de informa4es, cotidianas ou peri6dicas, de modo ue o analista possa encontrar refer<ncias para o estudo e a conclusoN - agir, psicologicamente, no esprito p3blico, transmitindo informa4es sugestivas e e!pondo fatos verdicos de interesse geralN - apresentar dados numricos em forma visualmente simples, legvel e interessanteN - tornar claros fatos ue poderiam passar despercebidos em tabelasN - dispor de dados de modo ue seja facilitada a comparaoN - permitir ue as compara4es se faam num relance, mediante o relevo dos fatos significativosN - retratar o passado, o presente e o futuro provvel. 6/: Im1or!;#&"a (

-a transmisso de conhecimentos comple!os a homens comuns ue trabalham como funcionrios especializados, ou uando se busca o aumento da produo, e se faz necessrio transmitir ao homem comum, o OnoI.hoI, isto se d atravs de treinamentos e grficos. , problema da aprendizagem est diretamente vinculado a percepo e fi!ao. $ percepo proporcional ao estmulo dos sentidos em decorr<ncia da utilizao de recursos pedag6gicos e audiovisuais. Bais de D*P da percepo humana se d atravs da viso. $ssim, atravs de um grfico, a melhor forma de visualizar um es uema de raciocnio ue e uaciona o problema e evid<ncia a soluo. 6/< T"1o- $e Gr=3"&o'!istem vrias classifica4es para os grficos, sendo objeto de nosso estudo os grficos de organizao, especificamente os seguintes7 *; . ,rganograma *( . Earmanograma *M . Hrfico de Hantt *C . "lu!ograma *) . %'12:G%B 08 >armo#ograma o grfico descritivo do processo de funcionamento, visto ue representa o flu!o de trabalho, indicando as opera4es feitas, em ue 6rgos, com uais e!ecutores e com ue instrumento. %ode ainda indicar as distQncias entre os 6rgos, os tempos de e!ecuo de cada operao e os seus volumes 8 uantidade9. 0: Gr=3"&o $e Ga#!! EenrF ?aIrence Hantt, ao estudar o problema do salrio produtividade, verificou a necessidade de controlar o resultado da jornada de trabalho dos operrios ou e uipe de trabalho para ue a remunerao fosse proporcional ao resultado efetivo do esforo aplicado. , grfico de Hantt permite atravs de um acompanhamento visual, ue se verifi ue a uilo ue deveria ser produzido e o ue foi produzido numa jornada de trabalho e o resultado acumulado com as outras jornadas, utilizando.se de barras horizontais ue refletem o desempenho e possibilita a percepo contnua das tr<s situa4es7 uantidade programada, uantidade realizada e somat6rio das realiza4es. , grfico pode ser planejado para dias, semanas, uinzenas, meses etc. $ coluna vertical do grfico destina.se a colocao dos nomes dos funcionrios, agentes e!ecutores, e uipe de trabalho ou programasN a coluna horizontal dividida entre os perodos ue se pretende alcanar. , grfico de Hantt pode ser utilizado tambm para controle de gastos oramentrios, tempo de e!ecuo, recebimentos, cobranas, receitas tarifrias, impostos etc., portanto sua utilizao possvel para ual uer tipo de programa estabelecido racionalmente. Eoje denominado cronograma. 0< Fl ?ograma a representao grfica ue apresenta a se 5<ncia de um trabalho de forma analtica, caracterizando as opera4es, os responsveis e:ou unidades organizacionais envolvidos no processo.

$travs do flu!ograma pretende.se evidenciar a se 5<ncia de um trabalho, permitindo a visualizao dos movimentos l6gicos e a correo dos il6gicos. $ observao humana feita com a maior acuidade incapaz de perceber os detalhes de rpidos e comple!os processos de comunicao, tornando.se assim imprescindvel a elaborao de grficos ue possibilitem a visualizao e a reteno das opera4es ue formam uma tarefa, atravs da representao das diversas etapas ou fases do flu!o. $ principal vantagem do flu!ograma realizar a eliminao, a hierar uizao, a combinao e sincronizao de fases, objetivando a simplificao do trabalho. Vantagens . apresentao real do funcionamento de todos os componentes de um mtodo administrativoN . possibilidade de apresentao de uma filosofia de administrao, atuando, principalmente, como fator psicol6gicoN . possibilidade de visualizao integrada de um mtodo administrativo, o ue facilita o e!ame dos vrios componente do sistema e de suas possveis repercuss4es tanto positivo uanto negativoN . propiciar os ade uados levantamento e anlise de ual uer mtodo administrativo, do mais simples ao mais comple!oN . propiciar o uso de conven4es de simbologias, o ue possibilita uma leitura mais simples e l6gica do processoN . possibilidade de identificao mais fcil e rpida dos pontos fortes e fracos do mtodo administrativo consideradoN e . propiciar a atualizao e manuteno do mtodo administrativo de maneira mais ade uada, pela melhor clareza das altera4es introduzidas, incluindo suas causas e efeitos.

Simbologia do fluxograma -o e!iste uma padronizao de conven4es nas ci<ncias da administrao e organizao aprovada em por congressos internacionais. #o empregados uase ue universalmente, certos smbolos, indicando suas fun4es e so aceitos pelas principais institui4es, como forma de comunicao tcnica possibilitando ue os grficos sejam facilmente entendidos. Tipos de fluxograma Fl ?ograma ver!"&al2 R destinado 0 representao de rotinas simples, com um limite apro!imado de M* passos e retrata o processamento analtico do flu!o de trabalho dentro de uma unidade administrativa ou de um centro de produo, constituindo em instrumento limitado para trabalho tcnico, tendo em vista a possibilidade de utilizar formulrio padronizado. %ossui duas vantagens7 - utilizando de formulrios padronizados, permite a manipulao por funcionrios de modesta formao tcnica.

permite o aumento da velocidade de preenchimento, pois os smbolos j se acham impressos, diminuindo a ta!a de omiss4es e erros. , flu!ograma vertical no ade uado 0s grandes rotinas com numerosos passos, pois seu tamanho limitado.

Fl ?ograma 'or"@o#!al2 neste tipo de flu!ograma a rotina desenvolve.se 0 semelhana de uma progresso da es uerda para direita. ,s smbolos so desenhados dentro das respectivas fai!as destinadas a cada agente de e!ecuo, 0 medida ue caracteriza as fases ou passos da rotina de trabalho ue esta sendo analisado, de modo ue fi ue clara a visualizao do flu!o do trabalho. dotado de grande fle!ibilidade permitindo representar a separao ou ligao de diversos flu!os, assim como usar outros smbolos ue facilitam a visualizao de passos tpicos do tipo do trabalho. ,ptamos por este tipo de flu!ograma uando so poucos os agentes de e!ecuo e cabe a cada um deles numerosas fases ou passos na rotina. $lm da vantagem de poder ser emendado, formando uma sanfona, pode reproduzir as rotinas mais e!tensas. Fl ?ograma $"ago#al2 a se 5<ncia do trabalho caminha da es uerda para a direita e de cima para bai!o, sendo ue os smbolos ue identificam as fases da rotina devem ser desenhados dentro dos respectivos uadros, possibilitando representar de forma simples o flu!o. $ssim com o flu!ograma vertical, bastante conhecido e utilizado, diferindo deste por no ter smbolos impressos e e!igindo uma maior ualificao tcnica para sua elaborao, utilizando de rguas especiais ue possuem o gabarito dos smbolos. Fl ?ograma 1"&!or"al2 neste tipo de flu!ograma os smbolos e as conven4es usuais nos flu!ogramas verticais e horizontais, do lugar a representa4es grficas sugestivas, alusivas 0 idia ue se uer e!por e obedecendo a se 5<ncia e!ata do flu!o. de grande valor esttico e promocional, no sendo utilizado em trabalhos essencialmente tcnicos, destinado a informar uma clientela ue no sabe interpretar smbolos e conven4es tcnicas, mas ue se sensibiliza e se motiva diante dos desenhos pict6ricos sugestivos. /estinam.se aos leigos em organizao, funcionrios, operrios, fornecedores e consumidores, ue passa a compreender os aspectos principais de determinada rotina. $s figuras representativas devem ser modernas, dinQmicas e ajustadas ao esprito da poca.

Anda mungkin juga menyukai