Anda di halaman 1dari 17

O acesso desigual ao conhecimento cientfico*

Charles Tilly
Traduo de Alexandre Massella

O Secretrio Geral da ONU, Kofi Annan, fez h alguns anos um vigoroso apelo aos cientistas para que agissem contra a desigualdade tcnico-cientfica. Ele apontou que
[...] cerca de 95% da nova cincia criada nos pases que abrigam somente um quinto da populao mundial. Grande parte dessa cincia no mbito da sade, por exemplo negligencia os problemas que afligem a maioria da populao mundial. A distribuio desigual da atividade cientfica gera srios problemas no s para a comunidade cientfica dos pases em desenvolvimento, mas para o prprio desenvolvimento. Ela acelera a disparidade entre pases avanados e em desenvolvimento, criando dificuldades sociais e econmicas no plano nacional e internacional. A idia de dois mundos cientficos um antema ao esprito cientfico. A mudana desse cenrio e a extenso dos benefcios da cincia a todos exigiro o empenho dos cientistas e das instituies cientficas em todo o mundo (Annan, 2003, p. 1485).

* Uma verso preliminar deste artigo foi apresentada na conferncia Visual Function Insights from the Revolution in Biology at the Molecular Level (Tel-aviv, Israel, 15-17 jun. 2005).

Inspirado pelo apelo de Annan, gostaria de formular algumas questes relativas ao acesso desigual ao conhecimento cientfico, todas em torno das conseqncias que esse conhecimento acarreta para o bemestar humano: controle sobre a produo, a distribuio e o acesso das pessoas cujo bem-estar pode ser afetado por tal conhecimento. Certamente no fornecerei respostas convincentes e abrangentes s questes, mas tentarei mostrar por que e como elas so importantes.

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

Como esclarecerei em seguida, o problema do acesso ao conhecimento cientfico envolve os temas da ao, da identidade e da liberdade em trs aspectos distintos. Em primeiro lugar, a produo e a distribuio de conhecimento cientfico dependem de agentes informados que, de forma quase inevitvel, reservam o conhecimento para vantagem prpria e de seus financiadores. Em segundo lugar, o controle sobre o conhecimento cientfico se organiza em torno de fronteiras definidoras de identidade, que dividem, de um lado, os que tm direitos a esse conhecimento e, de outro, os que carecem de tais direitos. Em terceiro lugar, a superao das barreiras entre os beneficirios e as vtimas do acesso desigual exige, normalmente, a ao herica de advogados e autoridades polticas. Como afirmou Amartya Sem, a pobreza significa a privao de capacidades, uma forma de noliberdade (cf. Sem, 1995). Se considerarmos o acesso ao conhecimento cientfico benfico uma forma de liberdade, ento a reserva desse conhecimento limita a liberdade no mundo. Consideremos a desigualdade categrica, isto , aquelas formas de benefcio desigual em que conjuntos inteiros de pessoas, de um lado e de outro da fronteira, no recebem o mesmo tratamento. Desigualdades categricas so, por exemplo, as que dividem homens e mulheres, pessoas que falam hebraico das que falam rabe, membros de diferentes religies ou cidados de naes distintas. Embora os mesmos princpios se apliquem a diferenas individuais, em nosso mundo as diferenas categricas em bem-estar e sofrimento suplantam a variao individual no interior das categorias. Assim, a maioria dos cidados de Israel vive de forma muito mais confortvel do que os cidados de Serra Leoa, Myanmar ou Guatemala, exceto os mais privilegiados. As categorias so cruciais, pois moldam desigualdades e identidades, e sempre estabelecem fronteiras entre os que esto dentro e os que esto fora. Todos os dias nos deparamos com fronteiras sociais. Observamos ou participamos de fronteiras que separam vendedores de compradores, alunos de professores, patres de empregados, pacientes de mdicos ou enfermeiros. Cada uma dessas fronteiras identifica uma relao social que no temos muito trabalho em reconhecer e, se necessrio, em negociar. Em todos esses casos, a combinao de uma fronteira com as relaes no seu interior e atravs dela gera, nos dois lados que divide, um sentido de compartilhamento a respeito de seu significado. Trabalhadores e patres podem no considerar sob o mesmo prisma o significado da fronteira entre eles, mas negociam algum reconhecimento comum acerca de sua existncia e importncia.
48

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

Quando ativada, a combinao de fronteira, relaes e significados constitui uma identidade social. Considerada da perspectiva de um ou outro lado da fronteira, essa combinao proporciona respostas variadas a questes como quem sou eu?, quem somos ns?, quem voc? e quem so eles?. As identidades que nos interessam aqui envolvem sempre uma pluralidade, especialmente o ns e o eles. Na linguagem ordinria, o termo identidade apresenta nuanas que vo do mais interior ao mais exterior. No extremo interior h o senso de si mesmo como algum nico, complexo e secreto, que nenhuma outra pessoa poderia conhecer inteiramente. No extremo exterior, encontramos a identidade fornecida por bancos de dados e o furto de identidade, em que um estranho no precisa mais do que um nome ou um nmero para nos classificar. Na vida pblica, a maioria das identidades sociais importantes se situa entre esses extremos. Elas dependem e conferem significado s relaes com outras pessoas. A identidade pblica inclui fronteiras, relaes atravs de fronteiras, relaes no interior do ns e no interior do eles, alm dos significados acumulados atribudos a fronteiras e relaes. Dos dois lados da fronteira as pessoas mantm relaes entre si: relaes no interior de X e Y. H tambm relaes atravs das fronteiras, que ligam X a Y. Por fim, as identidades criam interpretaes coletivas a respeito da fronteira, das relaes no interior de X e de Y e entre X e Y. Essas interpretaes no costumam ser nicas de um lado e outro da fronteira, e freqentemente se influenciam. Juntas, fronteira, relaes atravs e no interior da fronteira e interpretaes compartilhadas constituem identidades coletivas. Mudanas em um desses elementos, quaisquer que sejam as causas, afetam todos os outros. Alm disso, as identidades coletivas moldam a experincia individual, ao enfatizar, por exemplo, a distino entre ns, cientistas, e os no-cientistas. Podemos chamar essa abordagem da identidade de relacional (cf. Brubaker, 2005). Segunda ela, a identidade tem quatro elementos: 1) uma fronteira que me separa de voc ou que nos separa deles; 2) um conjunto de relaes no interior da fronteira; 3) um conjunto de relaes atravs das fronteiras; 4) a interpretao compartilhada da fronteira e das relaes. O quadro 1 resume a abordagem relacional da identidade, enfatizando como as fronteiras categricas se apresentam no seu interior. Assim, as categorias sempre geram diferenas, mas no necessariamente desigualdade. Comunidades adjacentes de camponeses, por exemplo, sempre erguem fronteiras envolvendo nomes, prticas e interpretaes. Essas
novembro 2006
49

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

fronteiras estabelecem limites ao cultivo, pastoreio, explorao, cooperao e, s vezes, s relaes sexuais, mas essas comunidades freqentemente mantm entre si certa igualdade. No entanto, as categorias produzem desigualdades persistentes quando as reiteradas transaes atravs da fronteira geram, regularmente, vantagens aos que esto em um dos lados dela e a reproduzem.
1 Relaes, categorias e identidades
QUADRO

As identidades esto inseridas nas relaes com os outros: voc-eu e ns-eles. Estritamente falando, todo indivduo, grupo ou posio social tm tantas identidades quanto relaes com outros indivduos, grupos ou posies sociais. Os mesmos indivduos, grupos e posies sociais mudam de uma identidade para outra conforme mudam suas relaes. Todo processo poltico envolve a afirmao de identidade, incluindo a definio das fronteiras relevantes entre ns e os outros. Tais afirmaes envolvem, quase sempre, alegaes relativas desigualdade: nossa superioridade, nossa subordinao, as vantagens injustas dos outros, e assim por diante. Processos sociais profundos influenciam quais identidades se tornam proeminentes, quais subordinadas, e a freqncia com que diferentes identidades entram em cena. As instituies incorporam certas identidades (por exemplo, cientistas, cidado, mulher) e reforam as relaes em que tais identidades se baseiam. As lutas relativas s instituies e no interior destas envolvem, regularmente, alegaes conflitantes sobre quais identidades tm relevncia pblica, quem tem o direito ou a obrigao de afirmar tais identidades e que direitos e obrigaes se vinculam a determinadas identidades. Esses processos apresentam componentes e efeitos fenomenolgicos, mas as disputas entre indivduos, grupos e posies sociais incluindo a disputa poltica criam as regularidades de expresso da identidade que prevalecem em determinada populao.
Fonte: Adaptado de Tilly (2005a, pp. 8-9).

A desigualdade uma relao entre pessoas ou conjuntos de pessoas na qual a interao gera mais vantagens para um dos lados. Podemos identificar as relaes desiguais que ocorrem em pequena escala, por exemplo as que caracterizam uma firma, um lar ou uma vizinhana. Em uma escala maior, as mltiplas relaes desse tipo formam vastas redes conectadas de desigualdade. Nas duas escalas, as redes interpessoais envolvidas s se aproximam de uma hierarquia simples em circunstncias extraordinrias: por exemplo, quando uma instituio poderosa como o exrcito, a corporao ou a igreja agrupam as pessoas em nveis distintos. O mais freqente que as pessoas sejam reunidas em categorias, mas sem formar hierarquias explcitas. Os membros dessas categorias diferem, em mdia, nas vantagens que obtm, mas as fronteiras categricas so importantes porque as pessoas as
50

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

utilizam para organizar a vida social e reproduzir a desigualdade entre os membros das diferentes categorias. A desigualdade categrica duradoura refere-se a diferenas nas vantagens organizadas por gnero, raa, nacionalidade, etnia, religio, comunidade e outros sistemas classificatrios similares (cf. Tilly, 1998). Ela ocorre quando as transaes atravs de uma fronteira categrica (por exemplo, masculinofeminino) (a) gera regularmente vantagens lquidas a pessoas em um dos lados da fronteira e (b) reproduzem a fronteira. Embora a forma e o grau da desigualdade categrica variem dramaticamente conforme o tempo e o lugar, toda populao humana de grandes dimenses manteve sistemas substanciais de desigualdade categrica.

Causas da desigualdade categrica


Apresento a seguir um esboo de como tais sistemas emergem e operam. A desigualdade material resulta do controle desigual dos recursos que produzem valores (por exemplo, alguns poos de prospeco encontram petrleo, outros no). Pares de categorias desiguais, como masculino-feminino, branco-negro, consistem em relaes assimtricas atravs de uma fronteira socialmente reconhecida (e em geral incompleta) e envolvendo redes interpessoais; tais pares categricos ressurgem em vrias situaes, gerando a excluso desigual de cada rede dos recursos controlados pela outra (por exemplo, nos guetos urbanos norte-americanos, os comerciantes imigrantes muitas vezes ganham a vida vendendo principalmente aos negros, mas nunca se integram comunidade negra). Um mecanismo gerador de desigualdade, que podemos chamar de explorao, ocorre quando as pessoas que controlam um recurso (a) arregimentam o esforo de outras para produzir um valor por meio desse recurso, mas (b) excluem as outras do valor total acrescentado por seus esforos (por exemplo, antes de 1848, cidados de vrios cantes suos obtinham rendimentos substanciais em rendas e taxas, extradas dos residentes nocidados dos territrios adjacentes tributados, que produziam bens agrcolas e artesanais sob o controle dos comerciantes e proprietrios de terra dos cantes). Outro mecanismo gerador de desigualdade, que podemos chamar de reserva de oportunidade, consiste em limitar a disposio de um recurso produtor de valor aos membros de um grupo (por exemplo, os comerciantes de especiarias do sudeste asitico formam uma categoria tnico-religiosa particular, que domina a distribuio e a venda dos pronovembro 2006
51

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

dutos). Esses dois mecanismos envolvem pares de categorias desiguais, dispostas na fronteira que separa os beneficirios maiores e menores do valor acrescentado graas ao esforo arregimentado pelos que controlam os recursos (por exemplo, a distino entre profissionais e no-profissionais enfermeiras registradas e ajudantes, cientistas e assistentes de laboratrio, optometristas e funcionrios em tica, arquitetos e desenhistas etc. marca, muitas vezes, tais fronteiras). Em uma gama de circunstncias, a mobilidade atravs das fronteiras no altera a produo da desigualdade, mas sim os que se beneficiam dela (por exemplo, na medida em que o diploma universitrio permanece essencial para o desempenho de ocupaes relacionadas engenharia, a aquisio desse diploma por parte dos imigrantes refora a excluso dos que no dispem do diploma, mesmo entre os imigrantes). As desigualdades assim produzidas tornam-se mais duradouras e eficazes quando os beneficirios do excedente gerado pela explorao e/ou reserva de oportunidade empregam parte desse excedente para reproduzir (a) as fronteiras que os separam das categorias excludas da populao e (b) relaes desiguais atravs das fronteiras (por exemplo, os proprietrios de terra empregam parte do trabalho assalariado de que dispem para construir cercas e expulsar os invasores). esse o esboo da teoria (para mais detalhes, ver Tilly, 2005b). Assim formulada, ela no proporciona explicaes diretas para a variao individual no xito e no fracasso, ou para a mudana e a variao na distribuio total da riqueza e da renda de um pas. Mas explica a criao da desigualdade categrica.

Recursos geradores de desigualdade


A explorao e a reserva de oportunidade sempre estabelecem barreiras cruciais. Uma primeira aproximao desigualdade deve comear com a especificao dos recursos geradores de valor sobre os quais operam a explorao e a reserva de oportunidade. O Quadro 2 arrola as principais classes de recursos cujo controle propiciou a desigualdade em um perodo ou outro da longa histria humana. O quadro no esgota as possibilidades. O controle de metais ou minerais preciosos, por exemplo, foi em certos momentos crucial para a explorao e a reserva de oportunidade; aqui, inclu essas situaes na noo de controle sobre a terra que contm os minerais. A lista, porm, identifica as principais classes de recursos que deram sustentao a sistemas de desigualdade de larga escala nos ltimos 5 mil anos.
52

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

Quadro 2 Os principais recursos geradores de desigualdade ao longo da histria


Meios de coero, como armas, encarceramento e especialistas no exerccio da violncia. Trabalho, particularmente o especializado e/ou coordenado de forma eficaz. Animais, especialmente os domesticados para alimentao e/ou para o trabalho. Terra, incluindo os recursos naturais nela localizados. Instituies que mantm o comprometimento, como seitas religiosas, sistemas de parentesco, redes patronos-clientes e disporas comerciais. Mquinas, especialmente as que elaboram a matria bruta, produzem bens ou servios e transportam pessoas, servios ou informao. Capital financeiro meios transferveis e fungveis de adquirir direitos de propriedade. Informao, especialmente a que permite a ao lucrativa, segura ou coordenada. Meios que disseminam essa informao. Conhecimento tcnico-cientfico, especialmente o conhecimento que permite intervir, para o bem ou para o mal, no bem-estar humano.

Todos esses recursos permitem a produo de benefcios para alguns por meio do esforo coordenado. Quando o suprimento deles restrito e relativamente fcil de circunscrever, permitem a explorao e a reserva de oportunidade e, portanto, a gerao de desigualdade. Meios coercitivos, por exemplo, sustentaram sistemas de desigualdade por milhares de anos e ainda desempenham, pelo menos em parte, um papel na manuteno da desigualdade em todo o mundo, apesar da crescente importncia dos ltimos itens da lista. A propriedade da terra ainda a base fundamental da desigualdade nas regies agrcolas mais pobres do mundo. No amplo levantamento realizado pelo Banco Mundial a respeito das regies mais pobres, o caso de Bangladesh constitui um bom exemplo. Segundo um observador local, no povoado de Kalkerchar as pessoas ricas tm sua prpria terra, outras propriedades, animais de criao, dinheiro para investimentos, alimentao suficiente, boas roupas, emprego, mobilidade, enviam seus filhos escola e esto livres da incapacidade (Narayan e Petesch, 2002, p. 120). As camadas mdias possuem ou participam da colheita de um ou dois acres de terra, ao passo que os socialmente pobres combinam a colheita compartilhada com o trabalho assalariado para os ricos. Os pobres desamparados, em contraste,
[...] no possuem terra nem lote cedido pelo governo para domiclio ou cultivo. O trabalho assalariado e a colheita compartilhada so seus principais meios de vida. Os participantes do levantamento apontam que os pobres desamparados so identificveis pelas roupas gastas e o semblante aflito. Eles no podem proporcionar

novembro 2006

53

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

servio de sade ou educao para seus filhos, no possuem meios para hospedar convidados e muitos no dispem de um dote para casar as filhas (Idem, p. 121).

Nos ltimos cinco milnios, a maioria dos seres humanos viveu nas camadas mais baixas de tais sistemas de desigualdade baseados na terra. Mquinas, capital financeiro, informao e meios de comunicao so recursos recentes na histria. H apenas pouco tempo o controle sobre o conhecimento tcnico-cientfico se tornou uma das principais bases da desigualdade em todo o mundo. O predomnio de uma combinao ou outra de recursos nos quais a desigualdade se baseia afeta fortemente os padres de mobilidade individual e coletiva. Quando os meios coercitivos prevalecem, os indivduos e os grupos que dispem de armas e guerreiros adquirem vantagens de mobilidade cruciais. Nos sistemas agrrios, a aquisio ou a perda de terra (que muitas vezes ocorre, claro, mediante o uso da fora coercitiva por parte de algum) faz grande diferena. Somente nos perodos recentes de trabalho assalariado e de amplo comrcio se tornou possvel aos trabalhadores poupar o dinheiro proveniente do salrio e investi-lo em pequenas empresas de produo artesanal ou comrcio varejista. Os recursos predominantes distinguem os sistemas de desigualdade. No mundo contemporneo, por exemplo, a grande importncia da terra e dos meios coercitivos na desigualdade de pases como Uganda e Camboja contrasta com os tipos de desigualdade baseados no capital financeiro e no conhecimento tcnico-cientfico, prevalecentes em pases como Frana e Japo. O Brasil est passando de um sistema de desigualdade baseado principalmente no controle sobre a terra para um no menos desigual baseado no controle sobre o capital financeiro e o conhecimento tcnico-cientfico. Conflitos rurais ocorrem em toda a China, conforme o pas passa de um sistema de desigualdade baseado na terra e na coero para um em que prevalece o controle sobre as mquinas, o capital financeiro e o conhecimento tcnico-cientfico. Os recursos geradores de desigualdade predominantes e o controle de que so objeto afetam a viabilidade do regime autoritrio. Regimes fundados no controle sobre a terra, no trabalho e em meios coercitivos a variedade mais comum nos ltimos 5 mil anos se prestam facilmente tirania. Mas, em tais regimes, os governantes enfrentam limites inevitveis para a consolidao de seu poder pessoal, que decorrem do fato de que esses regimes precisam contar com intermedirios poderosos e parcialmente autnomos, como
54

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

senhores da guerra, proprietrios de terras e chefes de linhagem. Muito mais raramente, regimes fundados em instituies que mantm o comprometimento, como uma religio compartilhada, impem o domnio autoritrio sobre os sditos em nome de deuses, sacerdotes e profetas. Os ltimos recursos mencionados na lista mquinas, capital financeiro, informao, meios de comunicao e conhecimento tcnico-cientfico s se destacam em um Estado autoritrio quando os governantes monopolizam sua produo e/ou distribuio. Na maior parte do tempo, os governantes incorporam no regime os produtores e os distribuidores desses recursos e, assim, aceitam limitar o prprio autoritarismo. At poucos sculos atrs, os primeiros itens da lista meios coercitivos, trabalho, animais, terra e instituies que mantm o comprometimento predominaram na produo mundial de desigualdade categrica. Ainda hoje eles provavelmente explicam grande parte da desigualdade mundial em escala local e regional. Entre o sculo XVIII e o passado recente, entretanto, o controle sobre as mquinas ganhou uma importncia cada vez maior como base da desigualdade. Quatro novos focos de recursos geradores de valor mostram sinais de estar deslocando o predomnio mundial que o controle sobre as mquinas exerceu nos ltimos sculos. O primeiro o capital financeiro, que no um elemento novo na economia mundial, mas cujo volume e volatilidade conferem hoje enorme poder aos que o controlam. Redes de financistas, reduzidas e bem conectadas, podem prejudicar uma economia nacional deslocando seus investimentos de um local a outro. O segundo a informao, que ganhou destaque com a espetacular expanso da comunicao eletrnica. Apesar da promiscuidade da internet, a informao mais fcil de ser reservada do que o dinheiro, as mquinas ou a terra; tudo o que exige para isso so circuitos e memrias seguras. Registros administrativos e comerciais, arquivos pessoais, resultados de pesquisa e muito mais so armazenados em bancos de dados cuja escala ultrapassa qualquer coisa concebvel h algumas dcadas. O terceiro tipo de recurso gerador de valor, meios para armazenamento e transmisso de capital, informao e conhecimento tcnico-cientfico, exerce uma influncia parcialmente independente na desigualdade. A enorme quantidade de capital investido recentemente em publicidade, meios de comunicao de massa e comunicao eletrnica sugere isso. O quarto tipo, o conhecimento tcnico-cientfico, assume hoje uma importncia primordial. Graas ao desenvolvimento da indstria farmanovembro 2006
55

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

cutica, da engenharia gentica, da computao biomecnica, da microeletrnica, dos mtodos de diagnstico mdico, das telecomunicaes, do mapeamento geofsico e da explorao astrofsica, a inovao cientfica gera possibilidades de controle e, portanto, de desigualdade sem precedentes. O capital financeiro, a informao, os meios de comunicao e o conhecimento tcnico-cientfico continuam sob o controle de redes que, se comparadas populao mundial, so bem pequenas. A expanso desses recursos foi acompanhada pelo desenvolvimento de sistemas de reserva, que proporcionam vantagens crescentes aos que pertencem a essas redes. Durante a segunda metade do sculo passado, as diferenas ligadas ao capital financeiro, informao, aos meios de comunicao e ao conhecimento tcnico-cientfico participaram cada vez mais na produo de desigualdade, especialmente no plano internacional. Neste sculo, esses recursos se tornaro ainda mais importantes como base da desigualdade categrica, tanto local como internacional. indita a fora da atual combinao de capital financeiro e conhecimento tcnico-cientfico na produo de desigualdade entre os que controlam e os que no controlam tal combinao. Se a noo de que o conhecimento tcnico-cientfico pode rivalizar com a riqueza como base da desigualdade categrica parece exagerada, considere-se como o Qatar est investindo os lucros obtidos com sua vasta, mas esgotvel, reserva de gs natural. O emir, Sheikh Hammad bin Khalifa Al-Thani, investe bilhes em educao e pesquisa cientficas, com a idia de tornar o pas o plo da pesquisa no Oriente Mdio. A esposa do emir, Sheikha Mozah bint Nasser Al-Misnad, dirige a Fundao Qatar para Educao, Cincia e Desenvolvimento da Comunidade, que mobiliza bilhes. O rendimento obtido com um poo de petrleo, talvez 80 milhes de dlares por ano, destinado a um fundo de pesquisa cientfica. Em um principado de cerca de 800 mil pessoas, os quinhentos estudantes da nova universidade tm boas chances de constituir uma elite nacional (cf. Science, 2006). Se o programa do emir for bem-sucedido, o controle sobre a terra (que nesse caso inclui o combustvel fssil) pode ceder ao controle sobre o conhecimento tcnicocientfico o papel de principal base da desigualdade no Qatar.

A desigualdade baseada no conhecimento


O acesso desigual ao conhecimento cientfico e o controle desigual sobre sua produo ou distribuio so temas importantes no s em razo do valor intrnseco do conhecimento, mas tambm porque sua distribuio de56

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

sigual gera outros tipos de desigualdade. O conhecimento confere vantagens polticas, financeiras e existenciais aos que o detm. As recompensas propiciadas pelo conhecimento permitem que seus detentores reproduzam as relaes e as instituies que do sustentao s vantagens de que desfrutam. Em reas como sade pblica, alimentao, meio ambiente e combate letal, a aplicao do conhecimento decide quem sobrevive e quem pode viver confortavelmente. A desigualdade baseada no conhecimento prevalece no mundo contemporneo. Considere o caso bvio da sade (cf. Deaton, 2003), que emprega a cincia natural e outras formas de conhecimento, j que envolve o treinamento e a alocao dos profissionais da rea, sistemas de distribuio de medicamentos e outros materiais, alm do conhecimento por parte dos beneficirios e de suas famlias e amigos. No passado recente, os pesquisadores dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Japo produziram mais da metade das publicaes cientficas relacionadas sade, e o abismo nesse aspecto entre pases ricos e pobres est aumentando. A disponibilidade da sade tambm muito desigual. Considere uma estatstica elementar. Em 2003, Israel tinha 375 mdicos para cada 100 mil habitantes, proporo no to alta quanto a italiana (607) ou a grega (438), mas ainda assim uma das mais altas do mundo. A proporo cai para menos de um sexto da israelense, isto , para cinco ou menos mdicos por 100 mil pessoas, em Angola, Buto, Burkina Fasso, Repblica Centro-Africana, Chade, Eritria, Etipia, Gmbia, Mali, Moambique, Nger, Ruanda, Tanznia e Uganda (cf. UNDP, 2004, pp. 156-159). Embora muitos cidados dos pases ricos ocidentais possam sofrer com o tratamento mdico precrio, no mundo como um todo a ausncia de mdicos apresenta forte correlao com a alta taxa de mortalidade infantil, o pouco acesso a medicamentos essenciais, a reduzida taxa de imunizao das crianas, a elevada freqncia de m nutrio e o nmero de mortes causadas pela Aids. A falta de mdicos tambm est correlacionada a outros dficits vinculados ao conhecimento, como analfabetismo, baixa taxa de matrcula escolar e pouco investimento nacional em pesquisa cientfica. claro que o nvel de pobreza nacional ajuda a explicar a ausncia de tratamento mdico adequado. Mas a questo justamente essa: no mundo contemporneo, o acesso ao conhecimento e ao tratamento proporcionado pela medicina cientfica depende da renda e da riqueza, e no da necessidade. Considere os meios de comunicao de massa. Em 1995, cerca de 20 milhes de pessoas em todo o mundo tinha acesso internet, nmero que
novembro 2006
57

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

hoje aumentou para 900 milhes (cf. UNDP, 2001, p. 32; Internet World Stats, 2005, p. 1). Mas algo por volta de 86% da populao mundial no tem acesso internet. Pelo menos por enquanto, as pessoas que no tm conhecimento algum sobre computadores no podem se conectar poderosa rede de comunicao. Como o preo do computador mais barato, o Pentium III, de 500 dlares americanos ou mais, 5/6 da populao mundial que vive em pases com renda de 4 mil dlares ou menos por ano esperar muito tempo para ter acesso internet. Apesar do formidvel sucesso do telefone celular, a situao no difere muito em relao a outros meios de comunicao; na atual frica subsaariana, para tomar o exemplo mais extremo, para cada mil pessoas h quinze telefones, 39 aparelhos celulares e menos de dez usurios da internet, ao passo em que em Israel os dados so, respectivamente, 453, 955 e 301 (cf. UNDP, 2004, pp. 180-183). Poderamos identificar outras aplicaes cientficas e tecnolgicas que afetam o bem-estar humano: algumas aprimoram a vida e outras a destroem, mas os custos e os benefcios so distribudos de forma dramaticamente desigual. A qualidade do meio ambiente e dos transportes, os produtos de alta tecnologia e at mesmo a educao que aumenta a expectativa de vida esto concentrados nas partes ricas de um mundo pobre. A degradao ambiental, a explorao predatria dos recursos naturais, o domnio militar, o homicdio e a poluio das guas incidem, de forma desproporcional, nas regies mais pobres do mundo. Nem todas essas conseqncias resultam, claro, direta e exclusivamente da presena ou ausncia do conhecimento cientfico como tal. Mas todas decorrem, pelo menos em parte, da desigual disponibilidade do conhecimento tcnico-cientfico que aprimora a qualidade de vida, incluindo o conhecimento relativo administrao pblica e aos processos sociais. Os produtores e distribuidores de conhecimento cientfico tm, assim, interesse em reservar esse conhecimento e explorar seu uso. A prpria identidade dos produtores e distribuidores traa fronteiras categricas entre os conhecedores e os desinformados, os privilegiados e os destitudos, os que esto dentro e os que esto fora. Essa circunstncia fornece um preocupante exemplo ao nosso tema central: como a liberdade de uma parte produz a falta de liberdade da outra. Apesar da retrica acadmica em contrrio, os produtores e distribuidores tm poucos incentivos para disseminar seus conhecimentos onde quer que eles possam gerar boas conseqncias, e muitos incentivos para impedir que isso ocorra. H assim um grave problema para a interveno das pessoas que, no interior da academia, querem disseminar o
58

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

conhecimento e das que, fora da academia, desejam assegurar a distribuio do conhecimento onde quer que ele possa gerar o efeito mais benfico. Dramatizei a diviso entre os que esto dentro e os que esto fora para elucidar os temas, mas agora apresentarei um sumrio mais nuanado da situao. Os membros das instituies de ensino superior ocupam atualmente uma posio ambivalente em relao ao controle e ao acesso desiguais. Nossas instituies so especializadas na produo, transformao e difuso do conhecimento, inclusive do conhecimento social, exemplificado pelos censos e pesquisas de opinio, ambos produtos do trabalho das cincias sociais. Pesquisadores, professores, estudantes e at administradores tm certamente um interesse na busca e disseminao do conhecimento, ainda que seja apenas para justificar suas atividades e ganhar a ateno do pblico. Por outro lado, prevalecem em todas as instituies acadmicas os incentivos reserva do conhecimento (cf. Kennedy, 2005). Em primeiro lugar, os especialistas preferem comunicar-se com os outros especialistas de sua comunidade, o que compreensvel; fsicos, lingistas e economistas extraem parte considervel de sua satisfao e auto-estima da comunicao com os pares. Em segundo lugar, quando uma disciplina gera resultados para os quais h uma demanda monetria, os produtores ganham, pelo menos no curto prazo, ao restringir a disseminao desses resultados por meio de estratagemas como patentes, marcas registradas, licenas e associaes profissionais fechadas; o debate contemporneo sobre a propriedade intelectual discute a quantidade de proteo que os resultados comercialmente valiosos devem receber (ver, por exemplo, Posner, 2005). Os habitantes dos pases de alta renda da OCDE obtm cerca de 360 patentes por milho de pessoas por ano, ao passo que os pases em desenvolvimento obtm menos de uma por milho (cf. UNDP, 2004, p. 183). As pessoas que participam da educao superior tambm enfrentam o problema de manter as suas instituies e, de forma mais geral, as condies que do apoio a sua rea de trabalho. Toda grande instituio de ensino superior investe parte do que ganha com a reserva de conhecimento em novas pesquisas. Caso no dispusessem desse tipo de rendimento externo, universidades de prestgio teriam menos recursos para financiar a nova pesquisa realizada por faculdades, equipes e estudantes. Entretanto, o rendimento em questo significa que algumas pessoas e organizaes que poderiam ser beneficiadas pelo conhecimento gerado nas universidades no podem adquiri-lo. A escolha se torna ainda mais complexa quando os recursos externos provem de organizaes governos e firmas com ou sem fins lucranovembro 2006
59

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

tivos interessadas em se apropriar do conhecimento produzido e que, portanto, estabelecero restries disseminao desse conhecimento e oferecero maiores recompensas s instituies ou indivduos dispostos a promover seus interesses de proprietrio (ver, por exemplo, Freudenberg, 2005).

O que fazer?
Cada passo que as universidades do no sentido de recompensar e reproduzir a capacidade de pesquisa envolve, no curto prazo, alguma reserva de conhecimento e, portanto, uma excluso das pessoas que esto fora dessas universidades do controle e dos benefcios proporcionados pela acumulao de conhecimento. Um princpio moralmente defensvel poderia ser assim formulado: a pesquisa que afeta o bem-estar humano deveria beneficiar, pelo menos no mdio prazo, as populaes das quais a evidncia foi extrada, e uma proporo significativa dos ganhos obtidos por pesquisadores e financiadores deveria ser destinada aplicao e difuso do conhecimento adquirido para beneficiar outras populaes que carecem dos meios de adquirir, por si mesmas, o conhecimento. Mas at mesmo um princpio modesto como esse exigiria grandes mudanas nos modos pelos quais pesquisadores, universidades, governos, organizaes sem fins lucrativos e empresas redistribuem o conhecimento e os meios de produzi-lo. Em nome da liberdade, seria preciso uma enorme interveno por parte de governos, advogados e instituies que geram conhecimento. Softwares abertos, desenvolvimento de mtodos mais baratos para o tratamento da malria e da Aids, mobilizao contra a excessiva proteo da propriedade intelectual e a produo de genricos de baixo custo equivalentes aos caros medicamentos ocidentais so alguns exemplos de que uma interveno adequada pode garantir a redistribuio dos benefcios do conhecimento. Contra qualquer proposta promissora como essa, os cnicos e conservadores apresentaro as objees que Albert Hirschman celebrizou com os termos perversidade, futilidade e risco. Segundo a tese da perversidade, escreve Hirschman,
[...] qualquer ao destinada a aprimorar algum aspecto da ordem poltica, social ou econmica s serve para exacerbar a situao que se busca remediar. A tese da futilidade sustenta que as tentativas de transformao social so inteis, no conseguiro reduzir os problemas. Finalmente, a tese do risco argumenta que o custo

60

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

da mudana ou reforma proposta alto demais, uma vez que compromete alguma preciosa conquista anterior (Hirschman, 1991, p. 7).

A tese da perversidade afirma que qualquer tentativa de generalizar o controle ou o acesso do conhecimento tcnico-cientfico acabar com os incentivos para a criao de novo conhecimento; as empresas farmacuticas muitas vezes apresentam esse argumento para defender os preos altos e as licenas restritivas. Outro argumento do mesmo tipo adverte que, em mos incompetentes ou malvolas, o conhecimento acarretar mais danos do que benefcios; em nome desse contraprincpio de exclusividade, os mdicos norte-americanos conseguiram, desde o final do sculo XIX, organizar a distribuio do tratamento mdico. A futilidade, por sua vez, sustenta que a maior parte do mundo no tem capacidade para absorver o conhecimento ou os potenciais benefcios da cincia de alta tecnologia, e que, portanto, antes de intervir devemos simplesmente esperar que a educao, a democratizao e a civilizao faam seu longo trabalho; as objees ampla preveno Aids assumiram, por vezes, essa forma. Para as pessoas ligadas universidade, a tese do risco a mais sedutora, j que chama a ateno para o alto custo da disseminao em todo o mundo de conhecimentos cruciais e para a utilidade de manter atuantes as pessoas e as instituies que contribuem para a acumulao de conhecimento. Receio que prevalecero as teses da perversidade, da futilidade e do risco. As pessoas que as propem incorporaram os interesses de suas instituies e pases e tm um apelo para as tendncias nacionalistas de nossa poca. Elas apontam, corretamente, que os beneficirios do conhecimento desigual tm, no curto prazo, muito a perder se ocorrer uma ampla reorganizao do controle sobre a produo, a difuso e a aplicao do conhecimento tcnico-cientfico. Atualmente, os produtores e beneficirios do conhecimento desigual no sacrificaro facilmente suas vantagens. O custo, porm, ser a persistncia da desigualdade que prejudica, desnecessariamente, o bem-estar humano.

Referncias Bibliogrficas
ANNAN, Kofi. (2003), A Challenge to the Worlds Scientists. Science 299, 7 mar. p. 1485. B RUBAKER , Rogers. (2005), Ethnicity without Groups. In: A DAMS , Julia; CLEMENS, Elisabeth S. & ORLOFF , Ann Shola (eds.), Remaking Modernisty.

novembro 2006

61

O acesso desigual ao conhecimento cientfico, pp. 47-63

Politics, History, and Sociology. Durham, North Carolina, Duke University Press, pp. 470-492. DEATON, Angus. (2003), Health, Inequality, and Economic Development. Journal of Economic Literature, 41: 113-158. FREUDENBERG , William R. (2005), Seeding Science, Courting Conclusions: Reexamining the Intersection of Science, Corporate Cash, and the Law. Sociological Forum, 20: 3-33. HIRSCHMAN, Albert O. (1991), The Rhetoric of Reaction. Perversity, Futility, Jeopardy. Cambridge, Harvard University Press. INTERNET WORLD STATS. (2005), Internet World Stats. Usage and Population Statistics. www.internetworldstats.com/top20.htm, consultado em 07/06/2005. KENNEDY, Donald. (2005), Bayh-Dole: Almost 25. Science, 307: 1375. LANG, James. (2001), Notes of a Potato Watcher. College Station, Texas A&M University Press. NARAYAN, Deepa & PETESCH, Patti (eds.). (2002), Voices of the Poor. From Many Lands. Nova York/Washington, DC, Oxford University Press/World Bank. PARAJE, Guillermo; SADANA, Ritu & KARAM, Ghassan. (2005), Increasing International Gaps in Health-Related Publications. Science, 308: 959-960. POSNER, Richard A. (2005), Intellectual Property: The Law and Economics Approach. Journal of Economic Perspectives, 19: 57-74. SCIENCE. (2006), Qatar Taps Wells of Knowledge. Science, 312: 46-47, abr. SEN, Amartya. (1995), The Political Economy of Targeting. In: VAN Evidence. Baltimore, John Hopkins University Press, pp. 11-24. TILLY, Charles. (1998), Durable Inequality. Berkeley, Univesity of California Press. _____. (2005a), Identities, Boundaries, and Social Ties. Boulder, Colorado, Paradigm Press. _____. (2005b), Historical Perspectives on Inequality. In: ROMERO, Mary & MARGOLIS, Eric (eds.). The Blackwell Companion to Social Inequalities. Oxford, Blackwell, pp. 15-30. UNDP (United Nations Development Program). (2001), Human Development Report 2001. Nova York, Oxford University Press. _____. (2004), Human Development Report 2004. Nova York, UNDP.
DE

WALLE,

Dominique & NEAD, Kimberly (eds.). Public Spending and the Poor: Theory and

62

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Charles Tilly

Resumo O acesso desigual ao conhecimento cientfico

Aqui so tratadas algumas questes relativas ao acesso desigual ao conhecimento cientfico que afeta o bem-estar humano: controle sobre sua produo e distribuio e acesso a esse conhecimento por pessoas cujo bem-estar ser ou poder ser afetado por ele. Certamente no fornecerei respostas convincentes e abrangentes s questes, mas pretendo mostrar por que e como elas so importantes. O acesso ao conhecimento cientfico envolve os temas da ao, da identidade e da liberdade em trs aspectos distintos. Em primeiro lugar, a produo e a distribuio de conhecimento cientfico dependem de agentes informados que, de forma quase inevitvel, reservam o conhecimento para vantagem prpria e de seus financiadores. Em segundo lugar, o controle sobre o conhecimento cientfico se organiza em torno de fronteiras definidoras de identidade, que dividem, de um lado, os que tm direitos a esse conhecimento e, de outro, os que carecem de tais direitos. Em terceiro lugar, a superao das barreiras entre os beneficirios e as vtimas do acesso desigual exige, normalmente, a ao herica de advogados e autoridades polticas.
Palavras-chave:

Conhecimento cientfico; Desigualdades; Desigualdade categrica;

Identidades.
Abstract Unequal access to scientific knowledge

The author raises questions about unequal access to scientific knowledge whose consequences affect human well being: control over production of that knowledge, control over its distribution, and access to that knowledge by people whose well being it will or could affect. I will try to show how and why they matter. the problem of access to scientific knowledge involves agency, identity, and freedom. It involves those themes in three different ways. First, the production and distribution of scientific knowledge depends on knowledgeable agents who almost inevitably hoard their knowledge to the differential advantage of themselves and their sponsors. Second, control over scientific knowledge organizes around identity-defining boundaries between those who have rights to that knowledge and those who lack such rights. Third, overcoming the barriers between beneficiaries and victims of unequal access ordinarily requires heroic agency on the part of advocates and political authorities.
Keywords: Scientific knowledge; Inequalities; Categorical inequality; Social identities.

Charles Tilly professor de cincias sociais na ctedra Joseph L. Buttenwieser da Universidade de Columbia. E-mail: ct135@co lumbia.edu.

novembro 2006

63

Anda mungkin juga menyukai