Anda di halaman 1dari 10

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos

Unidade: Regulao nos seres vivos


A interao com o meio externo induz alteraes na composio do meio interno. Como que os seres vivos mantm o equilbrio interno quando esto sujeitos a variaes do meio externo? O organismo efetua pequenos ajustes no seu metabolismo para manter as condies do meio interno dentro de limites compatveis com a vida, de forma a manter a homeostasia (equilbrio do meio interno). Quando a homeostasia se perde, o ser vivo entra num estado disfuncional, a que se chama de doena. Se no conseguir restaurar a homeostasia, entra em rutura e morre. Nos animais mais complexos so os sistemas nervoso e hormonal que coordenam a homeostasia. A coordenao nervosa faz-se por circulao de mensagens nervosas (impulsos ou influxos nervosos) atravs de uma rede de clulas nervosas (neurnios). Assegura comunicaes rpidas atravs de alteraes eletroqumicas, eltricas ao longo do neurnio e qumicas ao passar de neurnio para neurnio ou para clulas efetoras. As respostas nervosas so rpidas e de curta durao. A coordenao hormonal faz-se por libertao de mensageiros qumicos, protenas denominadas hormonas, que circulam no sangue e linfa at atingirem as clulas-alvo. As respostas hormonais so mais lentas e graduais, produzindo efeitos durante um perodo de tempo superior ao das respostas nervosas.

Constituio do sistema nervoso A unidade bsica estrutural e funcional o neurnio, clulas que constituem todo o sistema nervoso. Os neurnios agrupam-se formando tecidos ou rgos: o sistema nervoso central (rgos de interpretao de estmulos internos e externos e produo de respostas) e o sistema nervoso perifrico, constitudo pelos nervos, onde circulam as mensagens de e para todo o corpo. Sistema nervoso central: formado pela medula espinal e pelo encfalo (crebro, cerebelo e bolbo raquidiano). Coordena o funcionamento de todo o sistema nervoso e do sistema hormonal. Sistema nervoso perifrico: formado pelos nervos sensitivos ou aferentes e pelos nervos motores ou eferentes. Os nervos sensitivos recebem e transmitem os estmulos ao sistema nervoso central e os nervos motores transmitem as mensagens de resposta aos rgos Ano letivo 2012/2013 Biologia e Geologia 10 ano Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos efetores clulas, msculos, glndulas que produzem a resposta. Os nervos so formados por vasos sanguneos e feixes de fibras nervosas, as quais por sua vez so constitudas por vrios axnios envolvidos pelas bainhas de mielina. A mielina uma membrana proteica isolante, que evita que a mensagem eltrica se perca ao longo do axnio (tal como o material plstico isolante volta do fio de cobre nos cabos eltricos).

Os neurnios podem apresentar muitas formas diferentes, mas todos tm a mesma estrutura bsica: um corpo celular (com o ncleo e a maioria dos constituintes celulares), as dendrites, ramificaes no corpo celular, e o axnio com a ramificao terminal. O impulso nervoso recebido pela membrana plasmtica do corpo celular ou das dendrites, propaga-se pela membrana plasmtica do axnio e transmitido para outra clula na zona da arborizao terminal do axnio.

Conexo neuronal Neurnios sensitivos transmitem o estmulo captado pelos rgos sensoriais ao SNC Neurnios motores transmitem a resposta do SNC aos rgos efetores msculos, glndulas Interneurnios ou neurnios de associao localizados no SNC, interpretam os estmulos e produzem respostas

Transmisso do impulso nervoso ao longo de um neurnio Os neurnios apresentam diferente distribuio dos ies/molculas nos dois lados da membrana plasmtica: - O fluido extracelular tem mais cargas positivas, devido a maiores concentraes de Na+ - O fluido intracelular tem mais cargas negativas, devido a elevado nmero de protenas no citoplasma (carregadas negativamente) Esta diferena na carga eltrica de um e do outro lado da membrana designa-se potencial de membrana. Quando a face interna da membrana negativa relativamente face externa, positiva, estamos perante um potencial de repouso (-70 mV indica carga negativa no interior da clula) e uma polaridade normal.

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos

Como mantido o potencial de repouso? A diferente distribuio dos ies dos dois lados da membrana deve-se permeabilidade seletiva da membrana, que efetua transporte ativo dos ies para o interior ou exterior da clula, particularmente atravs da bomba de sdio e potssio. (Trs ies sdio so bombeados para o exterior enquanto dois ies potssio passam para o interior, saem mais cargas positivas da clula do que as que entram, o meio intracelular fica negativo).

O que acontece quando o neurnio estimulado? Na membrana celular, existem permeases que efetuam difuso facilitada de sdio e potssio: - Quando em repouso, os canais de difuso esto fechados (ocorre apenas transporte ativo no sentido inverso) - Se ocorre um estmulo, os canais de difuso de sdio abrem (o transporte ativo pra) Quando ocorre um estmulo, h uma rpida entrada de sdio para a clula e ocorre uma despolarizao local da membrana, ficando com cargas positivas na face interna e cargas negativas na face externa. A entrada de ies sdio na clula altera o potencial de membrana, o qual passa para +30 mV (carga global interna da clula positiva em relao externa), a polaridade inversa do potencial de repouso. Chama-se potencial de ao inverso localizada, acentuada e rpida da polaridade da membrana do neurnio. Aps o pico do potencial de ao (1,5 ms), os canais de difuso de sdio fecham, abrem os de difuso de potssio (passando este io para o exterior) e reinicia-se o transporte ativo de sdio para o exterior, a membrana sofre repolarizao, devido massiva sada de ies com carga positiva para o exterior.

E como se propaga o potencial de ao ao longo do neurnio? O aparecimento do potencial de ao num local induz a alterao da permeabilidade da membrana nas zonas adjacentes, o que vai sucessivamente propagando o impulso eltrico ao longo do neurnio. Na seco anterior, ocorre repolarizao, por sada de potssio atravs de difuso e reposio do transporte ativo.

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos Transmisso do impulso nervoso de neurnio para neurnio ou para clula efetora Exceto em alguns neurnios existentes no sistema nervoso central, no existe contacto fsico entre o neurnio e a clula seguinte (neurnio ou clula efetora). Por isso, na maioria dos casos, a transmisso do impulso nervoso faz-se por sinapses qumicas. A sinapse formada por: - neurnio pr-sinptico (clula que transmite o impulso) - fenda sinptica (espao entre as duas clulas envolvidas) - neurnio ps-sinptico ou clula efetora (que recebe o impulso)

Na poro terminal do neurnio pr-sinptico existem muitas vesculas sinpticas que contm mensageiros qumicos os neurotransmissores. O impulso eltrico chega membrana pr-sinptica, provocando a fuso das vesculas sinpticas com a mesma, o que leva libertao dos neurotransmissores por exocitose para a fenda sinptica. Os neurotransmissores ligam-se clula ps-sinptica em recetores especficos. Esta ligao gera um potencial de ao no novo neurnio (por abertura dos canais de difuso de sdio) ou desencadeia alteraes na clula efetora, que levam produo de resposta.

Coordenao hormonal No organismo existem clulas glandulares, com funo secretora. As glndulas podem ser endcrinas, se secretam o que produzem diretamente para o sangue ou linfa ou excrinas, se o fazem para o interior de rgos, como as que secretam enzimas digestivas. As hormonas so libertadas para a corrente sangunea e, por isso, so produzidas por glndulas endcrinas, ambas constituem o sistema endcrino. Exemplos de glndulas endcrinas so: - o hipotlamo e a hipfise, situados na base do encfalo (bolbo raquidiano). O hipotlamo, rgo de natureza nervosa e glandular, estabelece a ligao entre o encfalo e a hipfise. A hipfise coordena as restantes glndulas endcrinas; - as suprarrenais, situadas acima dos rins e que produzem adrenalina; - o pncreas, situado junto ao fgado, produz insulina; - a tiride, localizada no pescoo, tem funes importantes na regulao do metabolismo celular; - os testculos e os ovrios, que produzem as hormonas sexuais.

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos A produo de hormonas desencadeada por estmulos de origem nervosa ou hormonal, sendo rpida no primeiro caso (exemplo: produo de adrenalina em situaes de perigo) e mais lenta no segundo (exemplo: regulao do ciclo sexual na mulher).

Porque atuam as hormonas apenas em clulas especficas? As hormonas apenas atuam sobre as clulas que possuem na membrana recetores especficos para cada uma clulas-alvo. A sua ligao aos recetores desencadeia alteraes no metabolismo das clulas.

Mecanismo de atuao hormonal Geralmente so desencadeados mecanismos de feedback negativo, gera-se uma resposta que contraria o estmulo.

Integrao neuro-hormonal Os processos celulares do organismo so regulados pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. Grande parte do sistema endcrino controlado, direta ou indiretamente, pelo sistema nervoso. O centro coordenador da homeostasia nos animais vertebrados o complexo hipotlamohipfise. Estes rgos esto intimamente associados, tanto um como o outro tm uma constituio de natureza nervosa e glandular e comunicam entre si das duas formas, por impulsos nervosos ou hormonas. A hipfise, por via hormonal, controla, em seguida, as restantes glndulas do sistema endcrino. Modo de circulao das mensagens hormonal e nervosa

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos Sistema nervoso central e perifrico

Transmisso eletroqumica do impulso nervoso

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos

Neurnio em repouso polaridade normal

Neurnio sob ao de um estmulo potencial de ao (despolarizao e repolarizao)

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos

Sinapse qumica

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos Glndulas endcrinas Complexo hipotlamo-hipfise

Clulas-alvo

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos Escola Bsica e Secundria de Salvaterra de Magos Feedback negativo

Exemplo de atuao integrada dos sistemas nervoso e hormonal

Ano letivo 2012/2013

Biologia e Geologia 10 ano

Professora Gabriela Santos

Anda mungkin juga menyukai