Anda di halaman 1dari 3

(Alguns pontos de um possvel estatuto do Cenculo Sacerdotal) ...

o Senhor me fazia sentir insistentemente de viver no sculo, na parquia e na prpria casa paroquial o esprito apostlico, com um empenho formal de tender santidade sacerdotal buscando viver um intenso esprito de caridade iluminada para com o prximo e especialmente para com os coirmos no sacerdcio, colocando em prtica o: da mihi animas, coetera tolle; dando nossa jornada e nossa vida sacerdotal uma organizao que nos ajude a permanecer mos no santo fervor, promovendo a glria de Deus e a edificao do prximo com a santidade...(carta.sac. de Padre Giovanni Ciresola). 1. O Cenculo Sacerdotal formado por sacerdotes diocesanos que desejam viver intensamente a sua vida interior e fraterna. Tal fraternidade ser de grande ajuda para viver e perseverar santamente na prpria vocao sacerdotal, mantendo a prpria identidade diocesana, porm sentindo-se tambm parte de uma fraternidade e de uma famlia religiosa como o Cenculo feminino. O sacerdote diocesano encontrar no Cenculo Sacerdotal a possibilidade de realizar o que deseja para o seu caminho espiritual; porque o objetivo , este de: sustentar, encorajar, estimular e testemunhar(Carta Sac. do Fundador) o empenho pastoral e ministerial. 2. Os sacerdotes que aderem ao Cenculo Sacerdotal no diminuem a sua identidade diocesana, mas encontraro na fraternidade um incentivo maior par viv-la; esse o pensamento do Fundador, Padre Giovanni Ciresola. 3. Os membros do Cenculo Sacerdotal empenham-se em encontrar tempo para viver a fraternidade nos seus prprios encontros, ao menos uma vez no ms. Nos encontros vivero com diviso equilibrada e sbia o tempo de orao, de escuta, de reflexo, de partilha, de relaxamento, de diverso e repouso; sero prprio esses momentos que ajudaro a retomar o impulso, e o encontrar-se juntos, se torna uma coisa boa e alegre.

4. O mximo possvel, necessrio que o sacerdote cenaculino cultive para si, mas em particular para as pessoas confiadas ao seu cuidado pastoral, grande capacidade de escuta e de acolhida, como fazia Jesus ao longo das estradas da Palestina, sobretudo para com os pobres. O Cenculo Sacerdotal, no pensamento do Fundador dever ser o centro, o Cenculo por antonomsia, onde cada Sacerdote pode recorrer em qualquer necessidade, seguro de poder encontrar seus coirmos cenaculinos. ...um centro de irradiao de vida apostlica no qual se refaz como a uma fonte de luz,de fora, de amor(cf. caderno n 4 pag.66).

5. Os membros da Obra Sacerdotal estaro em plena sintonia com as diretrizes do Santo Padre e do seu Bispo Diocesano. Escreve o Fundador:...Tudo para a Igreja! Sempre com o Papa, com uma dedicao incondicional a cada desejo seu...(das Constituies das Cenaculinas)

Viver por Cristo, com Cristo ...Praticando uma obedincia perfeita ao prprio diretor, e aos superiores eclesisticos, em um total desapego afetivo e efetivo das riquezas e das comodidades da vida... viver pobres, morrer pauprrimos, em um abandono filial Divina Providncia...(da carta.sac.)

6. O celibato, a obedincia, a bem aventurana da pobreza evanglica, sejam vividos como dons preciosos, conscientes que so guardados na fragilidade da nossa humanidade. Por isso, o Sacerdote ter particular ateno constante orao e a espiritualidade, para que seu estilo de vida testemunhe seqela de Cristo obediente, pobre, casto, e a total pertena a Ele.

No caminho espiritual bom e sbio ter um diretor espiritual. O sacerdote Cenaculino no dever transcurar este aspecto de si mesmo e, se requerido, seja disponvel e magnnimo com ou outros. Escreve o Fundador: Para os sacerdotes , faltam mais do que para os fieis, confessores adequados s suas necessidades, diretores espirituais; falta uma palavra boa de corao de pai que os sustente, que os anime, que os levante na inevitvel queda.(da carta SAC.)

7. Os lugares de encontro podem ser estabelecidos junto a toda fraternidade; ser bom que se tenha um ponto de referncia central, estvel, que poder ser em uma casa da Obra do Cenculo feminino; mas os encontros mensais podem ser tambm numa casa paroquial disponvel a tal objetivo. Tal escolha ser feita ao incio do ano, que podendo, permanecer por todo o ano em curso.

Relao com o Cenculo feminino 8.Os membros do Cenculo Sacerdotal podero sempre contar com os membros do Cenculo Feminino, tambm para as suas necessidades concretas, assim as Cenaculinas podero contar com os Sacerdotes cenaculinos para retiros, encontros, ou outras necessidades espirituais.

A Cenaculina, se solicitada, poder estar presente a qualquer encontro; ser bom que ao menos duas vezes ao ano, nos encontros dos Sacerdotes Cenaculinos, se tenha a presena da Cenaculina.

As cenaculinas estaro atentas aos pedidos de eventuais necessidades pastorais dos Sacerdotes Cenaculinos, e podendo, ento, tero cuidado de sustentar a obra pastoral dos Sacerdotes, na medida do possvel. prprio a vocao sacerdotal que une o Cenculo feminino ao Cenculo Sacerdotal e que se torna carisma partilhado: oferta existencial, sacrifical, celebrativa para uns e participativa para outras. Escreve o Fundador nas primeiras Regrinhas: A vocao das Cenaculinas, depois das luzes que a bondade de Deus se dignou dar-nos em 1938 e anos sucessivos, se revelou como vocao decisivamente sacerdotal, participao, portanto, direta vocao do Sacerdote. A devoo ao Preciosismo Sangue, ao Esprito Santo, sero cultivadas com cuidado e celebradas com solenidade; Joo, o Apstolo predileto, fiel aos ps da cruz e pleno de alegria no Lago de Tiberades, pela presena do ressuscitado e que afirma: o Senhor! acompanhe o caminho de cada um, os nossos venerados fundadores nos obtenham a graa de penetrar o grande dom da vocao ao Cenculo. A Virgem Maria seja sentida sempre como Me ternssima, guardi da sua vocao sacerdotal

Anda mungkin juga menyukai