Anda di halaman 1dari 10

FUNDAO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS Pr-reitoria de Graduao Diretoria de Educao a Distncia e Tecnologia Educacional Servio Social UNITINS

PLANO DE ESTGIO II

Nome: Francilene Pereira da Silva Curso: Servio Social Perodo: 8 / Matrcula: 37478

Palmas/2012

1 APRESENTAO

O Estgio Supervisionado uma atividade curricular obrigatria do Curso de Servio Social, que se configura a partir da insero do acadmico no espao scio-institucional. O Estgio Supervisionado visa capacitar o acadmico a compreender, analisar e intervir na realidade social, a partir do contexto histrico e conjuntural, no qual se processa a prtica do Servio Social. Tem o objetivo de habilitar para o exerccio do trabalho profissional, acompanhado de superviso acadmica por um professor do curso e superviso de campo, realizada obrigatoriamente por um assistente social. E tem como Objetivos Especficos: Incentivar o acadmico a conhecer a realidade do campo de estgio (recursos, estrutura, funcionamento, etc) relacionando-o s polticas sociais; Iniciar a capacitao tcnico-operativa atravs da ao; Analisar o comportamento tico-profissional nos processos de

interveno; Viabilizar a integrao de conhecimento e experincia pessoal e profissional atravs do processo contnuo de anlise das prticas sociais; Proporcionar e estimular o aprendizado do trabalho em equipe e a socializao de conhecimentos; Utilizar ferramentas conceituais para estudo dos processos sociais, de modo a analisar e, em sincronia, intervir na realidade social; Compreender o processo de planejamento social como instrumento de ao profissional; Desenvolver a capacidade de formular e avaliar uma proposta de ao; Articular os conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas do curso.

Este trabalho se prope a estudar os aspectos gerais da Poltica Nacional de proteo dos direitos da Criana e do Adolescente, o conceito, o objetivo, os princpios, os instrumentos e o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA.

2 DADOS DO ESTAGIRIO

Nome: Francilene Pereira da Silva Curso: Servio Social Perodo: 8 Matrcula: 37478 Email: fran.pereira.21@hotmail.com Endereo: 210 Sul, Alameda 05, Lote 10 a 13

3 DADOS DO SUPERVISOR DE CAMPO

Nome: Raimunda Mendes da Silva Instituio: CRESS/PA 4823 Formao Profissional: Servio Social Titulao: Assistente Social

3.1 DADOS DO SUPERVISOR ACADMICO

Nome: Odala da Silva Barros

Instituio: CRESS/TO 0384 Formao Profissional: Servio Social Titulao: Assistente Social

4 TEMTICA PARA ESTUDO

A unidade na qual ir se realizar o estgio tem como objetivo a execuo de polticas publicas voltadas para crianas e adolescentes, propiciando o seu aproveitamento de forma a assegurar sua disponibilizao para a atual e futura gerao. Atravs deste estgio, tem-se como intuito principal observar como realizado o trabalho com crianas e adolescentes dentro da instituio.

5 PROBLEMA

A casa de Acolhida emerge como questo central, possibilitar a criana e adolescente em situao de risco pessoal e social, o atendimento personalizado e seguro, visando garantir condies de desenvolvimento com dignidade e liberdade. Este atendimento destina-se a garantir que crianas e adolescentes mantenham o vinculo social e emocional com suas famlias. A preservao dos vnculos familiares e a ateno especial famlia do abrigado, atravs do fortalecimento das relaes afetivas, devem ser buscadas intensamente para que a possibilidade do desabrigo no acontea. Nas situaes em que o vinculo familiar no venha a acontecer, a criana e/ou adolescente deve ser integrado em famlia substituta.

A casa de Acolhida tem dificuldades para encontrar famlias acolhedoras pelo desconhecimento do projeto e por no expor os adolescentes.

6 SUPORTE TERICO

6.1 O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, institudo por meio da LEI n 8.069, de 13 de julho de 1990, representa um grande avano para a proteo das crianas e adolescentes em nosso pas. necessrio, no entanto, que se avance na aplicao da norma, por meio da implantao das polticas publicas necessrias para que esse vulnervel grupo possa efetivamente exercer seus direitos. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) uma lei que resultou do processo histrico de empenho internacional na conquista e efetivao dos direitos da criana e do adolescente. Est fundamentado na doutrina de proteo integral da criana e do adolescente, enfocando-os como sujeitos de direito e pessoa em desenvolvimento, reconhecidos como absoluta prioridade.

7 METODOLOGIA DO TRABALHO

O estgio concebido como um campo de treinamento, um espao de aprendizagem do fazer concreto do Servio Social, onde um leque de situaes e de atividades de aprendizagem profissional se manifesta para o estagirio, tendo em vista a sua formao com base no projeto tico-poltico da profisso. O estgio supervisionado ocorrer em duas fases: a primeira consistir em observar a rotina e realizar leituras de documentos da entidade, acompanhar e observar a atuao do profissional do Servio Social frente demanda existente.

8 RESULTADOS ESPERADOS

O estgio supervisionado deve oportunizar ao aluno de Servio Social o conhecimento atravs da observao da realidade organizacional em que estiver inserido de maneira a identificar as demandas dos usurios bem como as possibilidades de interveno profissional.

9 HISTRICO DA ORGANIZAO

A casa de Acolhida de Palmas foi inaugurada em 01 de Julho de 2005. Antes disso, era somente um abrigo que acolhia crianas e adolescentes. Devido a vrios problemas, o abrigo fechou e reabriu em 2005 com novo nome e modelo. Atualmente, atende somente o publico de sexo masculino, incluindo crianas e adolescentes de trs a dezoito anos incompletos. A casa de Acolhida o local onde feita a triagem das crianas e adolescentes em situao de risco social. Durante o perodo que esto em acolhimento, so feitas tentativas para a criana e o adolescente retornar ao convvio familiar. Caso a famlia no contribua, cumprindo as orientaes do Conselho Tutelar, a criana segue para a Casa de Abrigo. Dentre a sua atuao, a casa de acolhida tambm tem a preocupao de promover aes voltadas para o bem estar social, por meio de projetos voltados para o manejo sustentvel dos recursos naturais geradores de renda familiar.

10 MISSO/OBJETIVOS DA ORGANIZAO

MISSO O programa Casa de Acolhida tem por finalidade garantir proteo integral a crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social, com vnculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de servios que garantam o acolhimento em ambiente adequado.

OBJETIVOS Geral: Acolher, acompanhar e encaminhar crianas e adolescentes em situao de risco social e pessoal de acordo com as necessidades apresentadas e em conformidade com os princpios constitucionais, buscando melhorar as condies de vida e oportunizar um desenvolvimento sadio. Especficos: Contribuir para o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios; Proporcionar a crianas e ao adolescente oportunidade de desenvolver atividades sociais, pedaggicas e culturais; Auxiliar e orientar a famlia na busca de instrumentos indispensveis ao exerccio da cidadania; Promover a capacitao e reunio junto aos educadores sociais, enquanto agentes multiplicadores; Garantir o acesso ao servio bsico de educao e sade; Realizar aes interventivas de acordo com as necessidades das crianas, adolescentes e suas famlias; Contribuir para a promoo social das crianas, adolescentes e suas famlias atravs de uma rede de atendimentos; Fazer encaminhamento para atendimento mdico, psicolgico, judicial e incluso em programas sociais; Efetuar retirada de documentao da criana e do adolescente quando necessrio.

11 ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAO

A Casa de Acolhida funciona em uma rea residencial no Plano Diretor de Palmas, localizada na 108 Norte, Alameda 12, Lote 24. Conta com uma equipe composta por profissionais da rea de: Servio Social, Pedagogia, Tcnico de Enfermagem, Servios Gerais, Cozinheira, Lavanderia, Educao Social, Assistente Administrativo.

CRONOGRAMA DE EXECUO DE ATIVIDADES

Aes Acolhimento inicial

Curto x

Mdio

Longo

Sistemtico

Responsvel Educador social

Atendimento personalizado

Coordenao/ Equipe Tcnica/ Educador Social

Encaminhamento

Coordenao/ Equipe Tcnica

Visitas domiciliares

Assistente Social/ Psiclogo

Ao pedaggica x didtica

Educador Social/ Pedagogo

Banco de dados Contatos institucionais

x x x x

x x

Equipe Tcnica Coordenao e Equipe Tcnica

Integrao

com

Coordenao e Equipe Tcnica

redes de proteo Capacitao terico-didtica dos profissionais Reunies x x x x x x

Equipe Tcnica

Coordenao e Equipe Tcnica

Avaliao

Coordenao/ Equipe Tcnica/ Diretoria Proteo Especial de

Curto prazo: at oito dias Mdio prazo: trinta dias Longo prazo: sessenta dias

12 ATIVIDADES A DESENVOLVER

Apropriar-se de conhecimento relacionado rea de atuao atravs de pesquisa em literatura pertinente; Acompanhar e auxiliar o tcnico na realizao de todas as atividades da rea de Servio Social; Visitas domiciliares sob superviso tcnica; Acompanhamento nas visitas institucionais; Participao nos atendimentos realizados pela equipe tcnica, bem como no acompanhamento das famlias;

13 CRONOGRAMA: Distribuio das etapas pelo tempo de estgio

Atividades Anlise Institucional Plano de Estgio Projeto de Interveno Relatrio Final

2012

Anda mungkin juga menyukai