Anda di halaman 1dari 34

TPICOS ESPECIAIS DE ENGENHARIA 2

GRUPO 4: FELIPE ZANON GILBERTO RODRIGUES MARCELO CRISTOVO PEDRO IVO 203790 207583 207301 207149

Prof.: LUIS FERNANDO ROSSI LO

A construo de barragens no uma atividade recente, desde a antiguidade que os povos utilizam barreiras para a criao de reservatrios de gua, com fins de irrigao, abastecimento e navegao.

A Barragem Theodore Roosevelt concluda em 1911

Apesar dos seus enormes benefcios, as barragens apresentam tambm algumas desvantagens, das quais se destacam a destruio atravs de submerso de numerosos ecossistemas naturais e terrenos agrcolas ou at mesmo o profundo impacto na paisagem.

Lake Vyrnwy Nature Reserve Barragem concluda em 1888.

Uma barragem pode ser construda para atender a uma finalidade especifica ou a finalidades mltiplas como:

Aproveitamento Hidreltrico Abastecimento de gua; Controle de enchentes; Navegao; Saneamento; Irrigao; Conteno de rejeitos;

Barragem da Usina Hidreltrica de Jirau

A primeira barragem de enrocamento foi construda na Califrnia, na Sierra Nevada em 1850,para atender demanda de gua nos garimpos e mineraes.

Construo da primeira barragem de enrocamento.

Usina Hidreltrica de Foz do Areia.

J a primeira barragem de enrocamento com face de concreto construda no Brasil foi a Foz do Areia, sua construo teve incio em 1975 e foi concluda em 1979, localizada no Rio Iguau no Paran.

Esta construo foi um marco na engenharia nacional e internacional sendo a maior estrutura do gnero na poca.

Informaes da barragem de Foz do Areia


Enrocamento compactado com face de concreto; Altura mxima 160 m; Comprimento da crista 828 m; Largura da crista 12 m; Volume total do enrocamento 13.340.000 m; e Volume total de concreto 81.150 m.

A escolha do tipo de barragem dever ser feita considerando as caractersticas relacionadas com os aspectos fsicos, econmicos e de segurana.
Nos ltimos anos as consideraes do meio ambiente tem assumido grande importncia no projeto de barragens.

Topografia; Condies geolgicas e geotcnicas das fundaes; Materiais de construo; Dimenses e locao do vertedouro;

Condies do meio ambiente;


Condies climticas; e

Experincia de construo.

A topografia determina as primeiras alternativas para o tipo de barragem. Os estudos topogrficos cumprem previamente, um levantamento topogrfico da regio onde dever ser construda a barragem, delineando-se assim a sua bacia de acumulao.

Levantamento topogrfico de onde ser instalado uma barragem.

A escolha do local destinado construo de uma barragem dever, sempre que possvel, recair sobre uma garganta estreita situada prxima do local a ser beneficiado pela construo, a fim de baratear o seu custo e tambm o da utilizao da gua armazenada.

Local vivel para instalao de uma barragem.

Estas, so relacionadas s caractersticas do seu macio at uma profundidade susceptvel de sofrer a influncia do peso da barragem e da percolao da gua do reservatrio. Algumas das diferentes fundaes encontradas em barragens de enrocamento so: em rocha, em cascalho e em argila

Fase de construo das fundaes.

Os materiais de construo a serem utilizados na construo devem estar disponveis prximos ao local da construo, com a finalidade de diminuir a distncia de transporte do armazenamento at o empreendimento. Esta reduo no transporte de materiais representa uma considervel reduo no custo total da obra.

Seu objetivo funcionar como um dispositivo de segurana, quando a vazo do curso d'gua assumir valores que tornem a estabilidade da barragem perigosa, ou impedir que o nvel mximo estabelecido para a barragem cause prejuzos s propriedades agrcolas ou industrias a jusante da barragem.

Comportas do vertedouro abertas.

Vista do canteiro de obras da Hidreltrica Teles Pires: estudos sobre aspectos fsicos, o meio social e os impactos na fauna e na flora antecederam obras.

H casos de construes de barragens em que os gastos com providencias para proteo do meio ambiente podem aumentar substancialmente o valor final gasto com o empreendimento.

So um fator de primordial importncia, especialmente durante a fase da construo onde os aterros de materiais permeveis no so prejudicados pela chuva podendo ser necessrio condicionar a calendarizao da obra de modo a que os aterros permeveis sejam construdos no Inverno e os impermeveis sejam construdos no Vero.

No Brasil, onde a experincia de construo entre as empreiteiras nacionais muito grande em obras de terra e de enrocamento, a seleo de uma barragem em arco, ficaria prejudicada, se os custos das alternativas fossem da mesma ordem de grandeza. A deciso da escolha do tipo de barragem dever ser tomada, principalmente quando as estimativas de custos, na fase de projeto preliminar, no apresentarem diferenas significativas entre uma e outra alternativa.

Esse tipo de barragem aquele em que so utilizados blocos de rocha de tamanho varivel e uma membrana impermevel na face de montante. Na atualidade, desde o incio do sculo, construram-se milhares de barragens, a maioria destinada ao aproveitamento hidroeltrico. As maiores do mundo, em volume de acumulao, so:
Owen Falls, Uganda 204,8 109 m3; Bratsk, URSS 169,3 109 m3; Kariba, Zimbabwe 160,4 109 m3; Sadd-el-ali, Egipto 157,0 109 m3; Akosombo, Guiana 148,0 109 m3.

O custo para a produo de grandes quantidades de rocha, para a construo desse tipo de barragem, somente econmico em reas onde o custo do concreto fosse elevado ou onde ocorresse escassez de materiais terrosos e houvesse, ainda, excesso de rocha dura e resistente.

Barragens de enrocamento so robustas com grau de segurana elevado e confivel. O elemento de vedao pode ser feito de diferentes modos. As rochas para essas barragens, devendo ter resistncia ao intemperismo fsico e qumico, gnaisse, diabsio, etc. Uso importante dentro do cenrio nacional e mundial o fato de ser a primeira barragem de enrocamento com face de concreto a ser construda no Brasil e de ter sido a maior no mundo, em sua categoria, quando da sua construo.

Na seqncia foram projetadas e construdas as barragens de:

Foz do Areia, no rio Iguau concluda em 1980 Segredo, no rio Iguau concluda em 1993; Xing, no rio So Francisco concluda em 1994; It, no rio Uruguai concluda em 1999; Machadinho, no rio Pelotas concluda em 2001 Itapebi, no rio Jequitinhonha concluda em 2003; Quebra Queixo, no rio Chapec concluda em 2003; Barra Grande, no rio Pelotas concluda em 2005; Campos Novos, no rio Canoas concluda em 2006.

Uma barragem de enrocamento um macio formado por fragmentos de rocha compactados em camadas. O peso dos gros e o imbricamento dos blocos fazem com que esta estrutura seja estvel ao cisalhamento. A impermeabilizao conseguida atravs de duas maneiras: a) - Ncleo argiloso compactado que pode ser vertical ou inclinado; b) - Ncleo de concreto asfltico; c) - Face impermevel (estanque) sobre o talude de montante. Face de concreto; Face de concreto betuminoso asfalto; Face de metal Face de Madeira, etc..

Seo transversal Barragem de enrocamento com face de concreto.

At a dcada de 60, a maioria das grandes barragens de enrocamento era construda com blocos de rocha s.
A partir da dcada de 70, com a evoluo das barragens de enrocamento com face de concreto, houve a necessidade de minimizar os recalques do espaldar de montante, para no prejudicar a estanqueidade da laje apoiada sobre este paramento.

Com este objetivo, os enrocamentos passaram a ser compactados com rolos vibratrios. Est pratica permitiu o aproveitamento de ampla faixa de materiais rochosos, tais como, rochas moles, com certa quantidade de finos, que no eram tolerados nos enrocamentos simplesmente lanados

Enrocamento fino

Enrocamento de proteo

Um enrocamento bem graduado (com alguns finos) tem resistncia e compressibilidade maiores do que um enrocamento mal graduado (uniforme).

Deslizamentos; Fissuras;

Galgamento (overtopping); Eroso Interna (piping).

O deslizamento pode se manifestar de vrias formas:


Durante a construo do talude de jusante causado por infiltrao; Defeitos na fundao e abalos ssmicos; Quando as tenses de cisalhamento ultrapassam a resistncia do material ou quando ocorrem planos de fraqueza na fundao.

Na construo de uma barragem h tambm preocupao com o meio ambiente. Pode dizer-se que hoje so iguais os cuidados com a segurana e com o meio ambiente.
Embora, inicialmente, se verifique certa agresso ao ambiente, com a construo duma barragem, h tendncia para um reequilbrio de fatores.

Ao fim de uns anos estabelece-se uma nova harmonia ambiental, especialmente no meio aqutico que surgiu.

At a dcada de 70, na construo de barragens, no havia a preocupao de se considerar o impacto sobre o ambiente.
Atualmente, j na fase preliminar, se avaliam as implicaes que adviro com a barragem.

Foi apresentado de forma sucinta, como feita a construo de uma barragem de enrocamento desde seus estudos preliminares at aos impactos ao meio ambiente que ela causar. Ao longo do trabalho salientou-se os estudos preliminares, tais como topografia, condies geolgicas e geotcnicas das fundaes, materiais de construo, locao do vertedouro, condies climticas e do meio ambiente e sobre a experincia de construo. De forma objetiva, apresentou-se os tipos de barragens e o elementos que so utilizados no desenvolver da construo, assim tambm como delineou mecanismos indispensveis no trabalhar da obra. E por fim, foram relacionadas as medidas de segurana e os impactos causados ao meio-ambiente e populao.

GAIOTO, Nlio. Introduo ao Projeto de Barragens de Terra e de Enrocamento. - So Carlos: EESC-USP, 2003.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecnica dos Solos e Suas Aplicaes: Mecnica das Rochas Fundaes Obras de Terra. Rio de Janeiro. 1987.
TERZAGHI, Karl; PECK, Ralph B. Mecnica dos solos: na Prtica da Engenharia. Rio de Janeiro 1962. SILVEIRA, J. F. Alves. Instrumentao e Segurana de Barragens de terra e enrocamento. 2006.

<pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Foz_do_Areia>. Acesso em: 22 ago. 2013. <uceff.com.br/noticia_mostra.php?idmateria=661>. Acesso em: 22 ago. 2013. <pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_enrocamento> Acesso em: 22 ago. 2013. <ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_unid05.pdf > Acesso em: 22 ago. 2013.

Usina Hidreltrica Foz do Chapec

Anda mungkin juga menyukai