Anda di halaman 1dari 6

ENTREVISTA

A entrevista representa uma tcnica de coleta de dados na qual o pesquisador tem um contato mais direto com a pessoa, no sentido de se inteirar de suas opinies acerca de um determinado assunto. Esse mtodo no escapa ao planejamento antes mencionado, uma vez que requerem do pesquisador um cuidado especial na sua elaborao, desenvolvimento e aplicao, sem contar que os objetivos propostos devem ser efetivamente delineados, a fim de que se obtenha o resultado pretendido. Segundo Dencker (2000), as entrevistas podem ser estruturadas, constitudas de perguntas definidas; ou semiestruturadas, permitindo uma maior liberdade ao pesquisador. Dessa forma, optando por uma ou outra, alguns procedimentos se apresentam como indispensveis. Observe alguns: Para que todas as informaes, no momento da entrevista, sejam devidamente colhidas, faz-se necessrio um plano estratgico, que envolver aspectos como: - A pessoa que ser entrevistada tem de ser algum que possui o conhecimento necessrio, de modo a satisfazer as exigncias (vistas no bom sentido) do pesquisador; - As perguntas precisam ser previamente elaboradas, levando em considerao a ordem em que elas devem ocorrer durante a entrevista; - Uma espcie de pr-teste funciona como um procedimento bastante eficaz. Para tanto, sugere-se que a entrevista seja feita primeiramente com outra pessoa, no intento de detectar o posicionamento crtico desse (a) entrevistado (a) acerca dos pontos abordados, haja vista que sugestes de melhoria so sempre bem-vindas; - A data da entrevista dever ser marcada com antecedncia, e a situao na qual ela se realizar deve ser discreta; - No bom deixar que o entrevistado fique esperando pela prxima pergunta, por isso recomendvel que as anotaes sejam registradas na medida em que ele responde; - Se decidir usar um gravador, lembre-se de pedir uma prvia autorizao, haja vista que tal procedimento pode causar uma certa inibio; - A boa relao entre entrevistado e entrevistador fator indispensvel. Para tanto, procure no demonstrar insegurana ou admirao diante do entrevistado.

- Outro aspecto, tambm de total relevncia, a objetividade por parte do entrevistador. Assim sendo, procure ser o mais objetivo possvel, com vistas a no tornar o procedimento cansativo, ou muito longo; - Para no deixar que o entrevistado se sinta falando sozinho, procure encoraj-lo durante as respostas; - Mesmo tendo utilizado o gravador, sempre bom fazer o relatrio o quanto antes, de modo a no deixar que nada passe em branco. - Deixar o entrevistado vontade (procurando mais ouvir do que falar) e obter sua confiana so atitudes que s traro benefcios. - Manter-se o mais imparcial possvel, procurando no emitir opinies, com certeza passar mais segurana e confiabilidade ao entrevistado. Por Vnia Maria do Nascimento Duarte

.4. Histria de vida A histria de vida uma tcnica de coleta de dados utilizada na histria oral quando o/a depoente o informante fidedigno de um determinado momento histrico, de um grupo social, de uma instituio ou quando sua vida, de alguma forma, merece ser recontada para fazer parte da memria coletiva. importante que o/a pesquisador/a tenha clareza de que a memria muda pelo esquecimento de detalhes, pela diferente leitura de um mesmo acontecimento de acordo com as influncias do contexto, pela presena do/a pesquisador/a e a percepo do lugar social e da ideologia que representa. Portanto, a histria de vida no indicada para investigar fenmenos porque reflete a viso muito particular de uma pessoa, no cabendo ao/ pesquisador/a interferir ou corrigir o relato. Fundamenta-se na fala de um/a s informante.

Tipos e Tcnicas de pesquisa


SEVERINO, Antnio Joaquim.Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. rev. e atual. So Paulo: Cortez, 2007. Este o livro que indico, no momento, para quem deseja se aprofundar em Metodologia do Trabalho Cientfico. Sempre que estivermos diante da leitura de uma obra interessante que, saibamos um pouco da vida do autor do livro. Pesquise e fique sabendo quem o autor.H livros que j apresentam uma pequena biografia. O autor do livro indicado Antnio Joaquim Severino.Atualmente professor titular de Filosofia da Educao na Faculdade de Educao da USP, lotado no Departamento de Filosofia da Educao e Cincias da Educao.Nasceu em 1941, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais.Licenciou-se em Filosofia na Universidade Catlica de Louvain, Blgica, em 1964.Em 1972, apresentou seu doutorado em Filosofia, na Universidade Catlica de So Paulo.Em 2000, prestou concurso de Livre-Docncia em Filosofia da Educao, na Faculdade de Educao da USP.Em 2003, mediante concurso,tornou-se professor titular da mesma instituio.Escreveu outros livros.Eis a um pequeno resumo biogrfico desse autor. A biografia do autor nos mostra um pouco do ser humano que est intrnseco na obra e, isso, na minha viso bastante importante. A leitura fica muito mais fundamentada.

TIPOS DE PESQUISA

Segundo Severino (2007, p.123) a pesquisa exploratria busca apenas levantar informaes sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condies de manifestao desse objeto. na verdade ela uma preparao para a pesquisa explicativa. A pesquisa explicativa aquela que, alm de registrar e analisar os fenmenos estudados, busca identificar suas causas[...].

Segundo Severino (2007, p.123) a pesquisa experimental toma o prprio objeto em sua concretude como fonte e o coloca em condies tcnicas de observao e manipulao experimental nas bancadas e pranchetas de um laboratrio, onde so criadas condies adequadas para seu tratamento. Para tanto, o pesquisador seleciona determinadas variveis e testa suas relaes funcionais, utilizando formas de controle. Modalidade plenamente adequada para as Cincias Naturais, mais complicada no mbito das Cincias Humanas, j que no se pode fazer manipulao das pessoas. Com base nos estudos anteriores, podemos dizer que vocs j possuem um conhecimento bsico sobre os tipos de pesquisa. Agora, partiremos para o estudo das tcnicas de pesquisa.

Tcnicas de pesquisas As tcnicas so os procedimentos operacionais que servem de mediao prtica para a realizao das pesquisas. Como tais, podem ser utilizadas em pesquisas conduzidas mediante diferentes metodologias e fundadas em diferentes epistemologias. Mas, obviamente, precisam ser compatveis com os mtodos adotados e com os paradigmas epistemolgicos adotados. Segundo Severino (2007, p.124-125) as tcnicas de pesquisa so as seguintes: documentao, entrevista, entrevistas no-diretivas, entrevistas estruturadas, histria de vida, observao e questionrio. Documentao toda forma de registro e sistematizao de dados, informaes, colocando-os em condies de anlise por parte do pesquisador. Pode ser tomada em trs sentidos fundamentais: como tcnica de coleta, de organizao e conservao de documentos; como cincia que elabora critrios para a coleta, organizao, sistematizao, conservao, difuso dos documentos; no contexto da realizao de uma pesquisa, a tcnica de identificao, levantamento, explorao de documentos fontes do objeto pesquisado e registro das informaes retiradas nessas fontes e que sero utilizadas no desenvolvimento do trabalho.

Documento: em cincia, documento todo objeto(livro, jornal, esttua, escultura, edifcio, ferramenta, tmulo, monumneto, foto, filme, vdeo, disco, CD etc.) que se torna suporte material(pedra, madeira, metal, papel, etc.) de umainformao ( oral, escrita, gestual, visual, sonora etc) que nele fixada mediante tcnicas especiais(escritura, impresso, incrustrao, pintura, escultura, construo atc.). Nessa condio, transforma-se em fonte durvel de informao sobre os fenmenos pesquisados. Entrevista Tcnica de coleta de informaes sobre um determinado assunto, diretamente solicitadas aos sujeitos pesquisados. Trata-se, portanto, de uma interao entre pesquisaor e pesquisador e pesquisado. Muito utilizada nas pesquisas da rea das Cincias Humanas. O pesquisador visa aprender o que os sujeitos pensam, sabe, representam, fazem e argumentam. Entrevistas no-diretivas Por meio delas, colhem-se informaes dos sujeitos a partir do seu discurso livre. O entrevistador mantm-se em escuta atenta, registrando todas as informaes e s intervindo discretamente para, eventualmente, estimular o depoente. De preferncia, deve praticar um dilogo descontrado, deixando o informante vontade para expressar sem constrangimentos suas representaes. Entrevistas estruturadas So aquelas em que as questes so direcionadas e previamente estabelecidas, com determinada articulao interna. aproxima-se mais do questionrio, embora sem a impessoalidade deste. Com questes bem diretivas, obtm, do universo de sujeitos, respostas tambm mais facilmente categorizveis, sendo assim muito til para o desenvolvimento de levantamentos sociais. Histria de vida Coleta as informaes da vida pessoal de um ou vrios informantes. Pode assumir formas variadas: autobiografia, memorial, crnicas, em que se possa expressar as trajetrias pessoais do sujeito. Observao todo procedimento que permite acesso aos fenmenos estudados. etapa imprescindvel em qualquer tipo ou modalidade de pesquisa. Questionrio Conjunto de questes, sistematicamente articuladas, que se destinam a levantar informaes escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinio dos mesmos sobre os assuntos em estudo. As questes

devem ser objetivas, de modo a suscitar respostas igualmente objetivas, evitando provocar dvidas, ambiguidades e respostas lacnicas.Podem ser questes fechadas ou questes abertas. No primeiro caso, as respostas sero colhidas dentre as opes predefinidas pelo pesquisador; no segundo, o sujeito pode elaborar as respostas, com suas prprias palavras, a partir de sua elaborao pessoal. De modo geral, o questionrio deve ser previamente testado (pr-teste), mediante sua aplicao a um grupo pequeno, antes de sua aplicao ao conjunto dos sujeitos a que se destina, o que permite ao pesquisador avaliar e, se for o caso, revis-lo e ajust-lo.

Anda mungkin juga menyukai