Anda di halaman 1dari 4

OS ARGONAUTAS DO PACFICO OCIDENTAL MALINOWSKI, Bronislaw.

Argonautas do pacifico ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin melanesia. So Paulo: Abril Cultural, 1976. Na Etnografia, o autor , simultaneamente, o seu prprio cronista e historiador; e embora as suas fontes sejam, sem dvida, facilmente acessveis, elas so tambm altamente dbias e complexas; no esto materializadas em documentos fixos e concretos, mas sim no comportamento e na memria dos homens vivos. Na Etnografia, a distncia entre o material informativo bruto - tal como se apresenta ao investigador nas suas observaes, nas declaraes dos nativos, no caleidoscpio da vida tribal - e a apresentao final confirmada dos resultados , frequentemente, enorme. O Etngrafo tem que salvaguardar essa distncia de anos laboriosos, entre o momento em que desembarca numa ilha nativa e faz as suas primeiras tentativas para entrar em contacto com os nativos e o perodo em que escreve a sua verso final dos resultados. (Pg. 19). De fato, foi apenas quando me encontrei sozinho na regio que a minha primeira obra de pesquisa etnogrfica na costa Sul comeou a avanar; descobri ento, minha custa, onde residia o segredo do verdadeiro trabalho de campo. Qual , afinal, esta magia do Etngrafo pela qual ele capaz de evocar o verdadeiro esprito dos nativos, a verdadeira imagem da vida tribal? Como de costume, o sucesso s pode ser obtido atravs de uma aplicao sistemtica e paciente de um determinado nmero de regras de bom senso e de princpios cientficos bem definidos e no atravs de qualquer atalho miraculoso que leve aos resultados desejados sem esforo ou problemas. Os princpios do mtodo podem ser agrupados em trs itens principais: em primeiro lugar, como bvio, o investigador deve guiar-se por objetivos verdadeiramente cientficos, e conhecer as normas e critrios da etnografia moderna; em segundo lugar, deve providenciar boas condies para o seu trabalho, o que significa, em termos gerais, viver efetivamente entre os nativos, longe de outros homens brancos; finalmente, deve recorrer a um certo nmero de mtodos especiais de recolha, manipulando e registrando as suas provas.

Falemos um pouco destas trs pedras basilares do trabalho de campo, comeando pela mais elementar: a segunda. (Pg. 21). Mais tarde, durante o dia, qualquer coisa que acontecesse se tomava de fcil alcance e dificilmente escapava ao meu conhecimento. Alarmes sobre a aproximao do feiticeiro ao fim do dia, uma ou duas grandes brigas importantes e desentendimentos dentro da comunidade, casos de doena, tentativas de cura e mortes, ritos mgicos que tinham de ser executados, tudo isto se passava mesmo frente dos meus olhos, por assim dizer, minha porta e, por isso, no tinha de perseguir nenhum destes casos com receio de que me escapassem. E devo insistir que de cada vez que se passa algo dramtico ou importante essencial investig-lo no preciso momento em que ocorre, pois os nativos no conseguem ento deixar de falar do assunto e esto demasiado excitados para se mostrarem reticentes e demasiado interessados para se tornarem parcimoniosos nos detalhes. Tambm muitas e muitas vezes no cumpri a etiqueta, fato que os nativos, j familiarizados comigo, no hesitaram em apontar. Tive de aprender a comportar-me e, at certo ponto, adquiri a sensibilidade para o que entre os nativos se considerava boas ms maneiras. Foi graas a isto, e capacidade em apreciar a sua companhia e partilhar alguns dos seus jogos e diverses, que me comecei a sentir em verdadeiro contacto com os nativos. E esta , certamente, a condio prvia para poder levar a cabo com xito o trabalho de campo. (Pg. 22-23) O Etngrafo que se predisponha a estudar apenas a religio ou a tecnologia, ou a organizao social est a isolar artificialmente um campo de pesquisa, o que prejudicar seriamente o seu trabalho. ( Pg. 25) Para resumir o primeiro ponto fundamental do mtodo, digamos que cada fenmeno deve ser analisado tendo em conta toda a gama possvel das suas manifestaes concretas, estudando cada uma atravs de uma investigao exaustiva de exemplos detalhados. Se possvel, os resultados devem ser dispostos em tabela numa espcie de carta sinptica, visando a sua utilizao simultnea como instrumento de estudo e como documento etnolgico. Com a ajuda destes documentos e da anlise dos dados reais possvel perspectivar com clareza o contexto da cultura nativa, no sentido mais lato do termo, bem como a sua constituio social. Este mtodo pode ser designado como o mtodo da documentao estatstica atravs de provas concretas. (Pg. 30).

Por outras palavras: existem vrios fenmenos de grande importncia que no podem ser recolhidos atravs de questionrios ou da anlise de documentos, mas que tm de ser observados em pleno funcionamento. Chamemos -lhes os imponderabilia da vida real. Neles se incluem coisas como a rotina de um dia de trabalho, os pormenores relacionados com a higiene corporal, a maneira de comer e de cozinhar; a ambincia das conversas e da vida social em volta das fogueiras da aldeia, a existncia de fortes amizades ou hostilidades e os fluxos dessas simpatias e desagrados entre as pessoas, o modo sutil mas inequvoco como as vaidades e ambies pessoais tm reflexos sobre o comportamento do indivduo e as reaes emocionais de todos os que o rodeiam. Todos estes fatos podem e devem ser cientificamente formulados e registrados, mas necessrio que isso seja feito no atravs do registro superficial de pormenores, como acontece normalmente com observadores no treinados, mas com um esforo de penetrao na atitude mental que eles expressam. E esta a razo porque o trabalho dos observadores cientificamente qualificados, desde que seriamente aplicado no estudo destes aspectos, produzir, creio eu, resultados de valor acrescentado. At agora isso tem sido feito apenas por amadores, logo, de um modo geral, com um valor relativo. (Pg. 31). As consideraes feitas at aqui indicam ento que o objectivo do trabalho de campo etnogrfico deve ser alcanado atravs de trs vias: 1) A organizao da tribo e a anatomia da sua cultura deve ser registada num esquema firme e claro. O mtodo de documentao concreta e estatstica o meio a utilizar para a definio desse esquema. 2) Dentro desta trama, devem ser inseridos os imponderabilia da vida real e o tipo de comportamento. Os respectivos dados devem ser recolhidos atravs de observaes minuciosas e detalhadas, sob a forma de uma espcie de dirio etnogrfico, s possvel atravs de um contacto ntimo com a vida nativa. 3) Deve ser apresentada uma recolha de depoimentos etnogrficos, narrativas caractersticas, ocorrncias tpicas, temas de folclore e frmulas mgicas sob a forma de um corpus inscriptionum, como documentos da mentalidade nativa.

Estas trs linhas de abordagem levam ao objetivo final que um Etngrafo nunca deve perder de vista. Este objetivo , resumidamente, o de compreender o ponto de vista do nativo, a sua relao com a vida, perceber a sua viso do seu mundo. Temos de estudar o Homem e devemos estudar o que mais profundamente o preocupa, ou seja, aquilo que o liga vida. Em cada cultura, os valores so ligeiramente diferentes; as pessoas aspiram a fins diferentes, seguem impulsos diferentes, anseiam por diferentes formas de felicidade. Em cada cultura encontramos diferentes instituies atravs das quais o homem persegue os seus interesses, diferentes costumes pelos quais satisfaz as suas aspiraes, diferentes cdigos de leis e moralidade que recompensam as suas virtudes ou punem os seus erros. Estudar as instituies, costumes e cdigos ou estudar o comportamento e a mentalidade sem o empenho na compreenso subjectiva do sentimento que as move, sem perceber a essncia da sua felicidade , em minha opinio, desprezar a maior recompensa que podemos esperar algum dia obter a partir do estudo do Homem. (P. 36). Talvez a mentalidade do Homem chegue at ns, nos seja revelada atravs destes caminhos nunca antes percorridos. Pode ser que, percebendo a natureza humana sob uma forma muito distante e estranha para ns, se acenda alguma luz sobre a nossa. Se assim for, e s assim, poderemos pensar que o nosso esforo para entender estes nativos, as suas instituies e costumes valeu a pena, e acreditar que, tambm ns, tiramos algum proveito do Kula. (Pg. 37).

Anda mungkin juga menyukai