Anda di halaman 1dari 70

Sala Ambiente Projeto Poltico Pedaggico e a Organizao do Ensino

Apresentao
Prezado(a) Cursista Seja bem-vindo(a)! Iniciamos nossas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE, no que se refere Sala Ambiente Projeto Poltico Pedaggico e a Organizao do Ensino. Manifestamos, assim, nosso contentamento com o incio das atividades nessa sala, enfatizando nosso compromisso com a democratizao da gesto escolar e com a qualidade da educao bsica. Em perspectiva interdisciplinar, esta sala busca estabelecer dilogos com as temticas abordadas nas salas ambientes: Realidade Escolar e Trabalho Pedaggico; Currculos, Cultura e Conhecimento Escolar; Avaliao Escolar; Polticas Educacionais e Tpicos Especiais (Conselhos Escolares). O nosso intento disponibilizar subsdios para a reflexo e interveno em torno do planejamento escolar no contexto de democratizao da gesto das escolas pblicas tendo com instrumento norteador o Projeto Poltico-Pedaggico (PPP) construdo de forma coletiva e dialgica, a fim de instigar o exerccio e a construo da identidade institucional. Refletiremos tambm sobre o papel do coordenador pedaggico no planejamento escolar e na construo do PPP. Organizao do Contedo Programtico da Sala Ambiente Nesta sala, o contedo programtico est disposto em duas Unidades, com duas Sees em cada uma:

Verso para impresso 1

Unidade I Bases conceituais, polticas e filosficas do Planejamento Escolar (15 horas) Unidade II O Projeto Poltico-Pedaggico e o Planejamento Escolar (30 horas)

Seo 1: Elementos e contributos do Planejamento Escolar Seo 2: O Coordenador Pedaggico e o Planejamento Escolar Seo 1: A elaborao, implementao e avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico Seo 2: O PPP como instrumento de interao na comunidade e interveno na realidade escolar

Em cada Unidade propomos a realizao de atividades, a serem postadas no ambiente virtual do curso, visando reflexo crtica e ao aprofundamento dos estudos. Na Unidade I pretendemos refletir sobre as bases nas quais se assentam as concepes do planejamento escolar e da gesto democrtica. Visamos tambm destacar o papel do Coordenador Pedaggico (CP) no Planejamento Escolar. Na Unidade II o objetivo o de estudar o Projeto Poltico Pedaggico PPP como norteador do Planejamento Escolar focalizando seu processo de elaborao, implementao e avaliao. A partir de referncias de estudiosos desta temtica buscamos destacar a relevncia do PPP como instrumento de democratizao da gesto escolar, pontuar sua articulao com o PDE-Escola, e, por fim, situar o PPP como instrumento de interao da comunidade e de interveno na realidade escolar. As atividades propostas focalizam o processo de elaborao e implementao do projeto poltico-pedaggico e suas articulaes no mbito da gesto colegiada, buscando abrir espaos para a reflexo e dilogos que propiciem identificar e mapear os principais impasses e dificuldades encontradas na construo do PPP. Dessa forma, as atividades desta sala demandam anlise da realidade escolar, com a identificao dos aspectos que necessitam projetos de interveno e melhoria a fim de que possamos contribuir com a gesto dos processos educativos das nossas escolas.

Verso para impresso 2

Marta Leandro da Silva- UFU

Elementos e contributos do Planejamento Escolar2


Planejar faz parte de nosso cotidiano, por exemplo, quando decidimos seguir por determinado caminho e no por outro, ou quando projetamos organizar uma festa de aniversrio para nossos filhos. No entanto, h diferentes tipos de planejamento, vinculados aos diferentes contextos, objetivos e fins, desde os mais simples aos mais complexos referentes organizao de diferentes instituies sociais, como por exemplo, o planejamento da escola. Podemos dizer que o planejamento educacional, segundo Calazans (1990), ocorre em trs nveis interdependentes :o planejamento no mbito dos sistemas e redes de ensino; o planejamento no mbito da unidade escolar; e o planejamento no mbito do ensino. Neste estudo focalizaremos o planejamento da escola. O ato de planejar a escola e o ensino requer dos educadores a reflexo e mobilizao em torno da definio de valores, princpios, significados e concepo de educao e das prticas inerentes ao espao escolar. Em dimenso mais ampla o planejamento escolar requer integralizao e articulao das aes educativas norteadas pelo projeto poltico-pedaggico. Enquanto que, o planejamento de ensino constitui-se em espao e momento coletivo para reflexo e anlise da prxis pedaggica e dos instrumentos terico-metodolgicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posies e avaliar suas prticas, ressignificando-as. Nesta perspectiva, o planejamento escolar deve ser concebido, assumido e vivenciado cotidianamente, tambm como um ato poltico, no sentido de resgate dos princpios que balizam a prtica pedaggica em processo de ao-reflexo-ao. Por isso o planejamento escolar requer a reflexo e ao coletivas. A escola uma instituio imprescindvel sociedade contempornea, especialmente, pelo seu contributo para o desenvolvimento da cidadania. O que diferencia basicamente o planejamento empresarial do planejamento escolar que a escola, enquanto instituio social tem natureza e objetivos diferentes das organizaes empresariais que visam aferio de lucro.

Verso para impresso 3

Os objetivos da escola, alm de serem diferentes, so antagnicos aos objetivos das empresas capitalistas (PARO, 2001, p. 14), porque se destinam a formar pessoas. Segundo Paro (2001), so os fins buscados que do especificidade a cada administrao em particular (p. 13). O planejamento contempla contributos essenciais para a melhoria da escola e do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que propicia: balizar o processo de tomada de decises fundamentadas com base na anlise da realidade escolar; refletir e definir coletivamente objetivos das atividades de ensino e de gesto da escola; projetar as potencialidades da escola frente s demandas sociais; fazer a previso e a proviso dos recursos diversos; organizar e articulao das aes educativas; otimizar o tempo e o espao pedaggico; organizar o trabalho coletivo; explicitar princpios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulao das atividades escolares; assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente; expressar os vnculos entre o posicionamento poltico-filosfico, pedaggico e profissional na gesto escolar; enfim, projetar os caminhos da escola, entre tantos outros. Nesta Sala Ambiente destacaremos a concepo de planejamento participativo concebido, segundo Cornely (1977), como sendo um processo poltico, um contnuo propsito coletivo de reflexo e amplo debate a fim de deliberar sobre a construo do futuro da comunidade contando com a participao do maior nmero possvel de membros das categorias que a constituem. O planejamento participativo no mbito da escola implica reavivar continuamente o processo de reflexo e ao da coletividade (da comunidade escolar). Implica ainda a busca da identidade institucional, ou seja, da identidade construda e reconstruda pela coletividade. Ele se baliza pela elaborao de seu projeto poltico-pedaggico. Esclarecendo melhor, isto ocorre porque, na elaborao e implementao do projeto poltico-pedaggico, materializam-se os diferentes momentos do planejamento passando pela: definio de um marco referencial, elaborao de um diagnstico, definio da programao com base nos princpios de necessidade e exeqibilidade visando interveno na realidade escolar e a prpria avaliao. A idia de situar o projeto poltico-pedaggico como norteador do planejamento escolar adquire grande destaque no processo de redemocratizao scio-poltica,

Verso para impresso 4

frente crtica ao modelo de planejamento tecnoburocrtico com nfase nos seus aspectos tcnicos. O processo de elaborao e implementao do projeto poltico-pedaggico fundamental porque envolve as pessoas que atuam na escola, d a elas a sensao de pertencimento, de envolvimento com a instituio escolar. Isto pois, no h relao agradvel entre submisso e satisfao. Ningum fica satisfeito sendo apenas submisso (DIAS, 1998, p. 268). A satisfao em trabalhar numa escola, atuar para sua melhora e maior aprendizado dos alunos vem com a condio de partcipe, de sentir-se valorizado e respeitado. Assim, o planejamento escolar norteado pelo poltico pedaggico no condiz com relaes autoritrias ainda presentes em muitas gestes escolares. Masetto (2003) destaca que apesar da implantao de recentes teorias administrativas da rea educacional, das tentativas de que os gestores educacionais revejam suas posies e aes, impressionante ver a influncia da cultura educacional prpria do gestor no modo como ele exerce a administrao (p. 70). Sua forma de ver o mundo e a sociedade interfere sobre a forma como um diretor de escola toma as decises ou constri seu modelo de gesto. Essa cultura educacional do gestor est permeada, segundo Masetto (2003), das mesmas relaes verticais, de cima para baixo, ou seja, de quem sabe e tem o poder, para quem no sabe e deve obedecer. Mudar esta cultura no coisa fcil e o coordenador pedaggico (CP) pode contribuir para relaes mais respeitosas e democrticas na escola. Desenvolver a cultura da gesto democrtica e participativa significa ter a escola como espao de deliberao coletiva dos sujeitos escolares, ou seja, os gestores, os professores, os estudantes, seus pais ou responsveis, os funcionrios. Isto no tarefa s para a direo da escola, mas sim de todas as instncias e usando muitos mecanismos de participao coletiva, deliberao colegiada. A gesto democrtica e participativa instrumento de superao do autoritarismo e dos individualismos ainda to presentes nas escolas. Para vivenci-la preciso criar momentos coletivos e especficos de discusso sobre o significado de democracia, autonomia, descentralizao, participao, cidadania, representatividade responsvel.

Verso para impresso 5

importante que a comunidade escolar tenha conhecimento das diferentes possibilidades de se gerir uma escola e tenha clareza, compreenso, dos conceitos citados, pois eles so fundamentais para se empreender uma gesto participativa. Isto fundamental se desejamos uma escola democrtica. Uma escola respeitosa com as pessoas formar tambm pessoas respeitosas e isso pode parecer pouco, mas no ! O respeito contagiante e, certamente, na vida social com pessoas mais respeitosas teremos uma sociedade mais justa e democrtica. Desta forma, ter uma gesto democrtica e participativa na escola significa contribuir para a construo de uma sociedade melhor.
1

Colaborao de Prof Mirza Seabra Toschi UEG; Eliane Anderi UEG e Renato Ribeiro Leite UEG. 2 Contribuio de Mirza Seabra Toschie, Eliane Anderi e Renato Ribeiro Leite da UEG

LEITURA OBRIGATRIA Caro cursista, para leitura complementar sobre os elementos do planejamento escolar basta acessar o hiper link do texto Planejamento Escolar e de Ensino na perspectiva democrtica, de autoria de Marta Leandro da Silva. Texto (1) Planejamento Escolar na perspectiva democrtica

Verso para impresso 6

ATIVIDADE 1 - OBRIGATRIA Assista ao vdeo Princpios e bases da gesto democrtica, disponvel no Acervo de Vdeos e no CD 2 do curso Escola de Gestores, anote as ideias que o vdeo traz e o que os professores convidados dizem, depois discuta no frum sobre o que cada um anotou.

Utilize o Frum Atividade 1, tpico Princpios e bases da gesto democrtica para postar sua contribuio

Participe!

Verso para impresso 7

LEITURA COMPLEMENTAR Estado, Descentralizao e Planejamento Educacional na Amrica Latina- de autoria de Joo Augusto Gentilinihttp://www.polemica.uerj.br/pol25/artigos/contemp_4.pdf O planejamento em educao. Marcelo Soares Pereira da Silva UFU O planejamento em educao_MarceloSoares.pdf Planejamento e trabalho coletivo ngelo Souza Ricardo de Souza [et al.] (Reflita sobre os entrelaamentos entre estes diferentes tipos de planejamento e sobre o significado do trabalho coletivo e a gesto democrtica na escola). Angelo Ricardo Souza.pdf Planejamento Escolar: um estudo a partir de produes acadmicas (1961 2005) MAU JNIOR, Reynaldo. http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/junior_rm_dr_mar.pdf

REFERNCIAS: CALAZANS, M. J.; GARCIA, W.; KUENZER, A. Planejamento e educao no Brasil. So Paulo: Cortez, 1990. DIAS, Jos Augusto. Gesto da escola. In: Vrios autores. Estrutura e funcionamento da Educao Bsica leituras. So Paulo: Pioneira, 1998. p. 268282. GANDIN, Danilo. A prtica do planejamento participativo. 10 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. MASETTO, Marcos T. Cultura educacional e gesto em mudana. In: VIEIRA, A.T., ALMEIDA, M.E. B. e ALONSO, M. Gesto educacional e tecnologia. So Paulo: Avercamp, 2003. p.69-84. PARO, Vitor. Escritos sobre educao. So Paulo: Xam, 2001. XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreio e SOBRINHO, Jos Amaral.Manual de implantao do PDE. Braslia: Banco Mundial, 1998

Verso para impresso 8

O Coordenador Pedaggico e o Planejamento Escolar


Nosso objetivo neste tpico destacar a relevncia do papel do coordenador pedaggico no planejamento escolar. Como agente articulador do dilogo deve estar atento transformao da comunidade escolar, promover a reflexo em torno das relaes escolares e da transformao da prtica pedaggica. Assim, ele estabelece diversos vnculos e relaes interpessoais na escola ao desenvolver as mltiplas atividades que caracterizam a sua funo. necessrio que a ao educativa seja planejada, articulada com os sujeitos escolares e o coordenador pedaggico figure como mediador de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposies, reflexes e aes. Contudo, o processo de elaborao, implementao e avaliao do projeto polticopedaggico configura-se, em um dos momentos de trabalho do coordenador em que estes vnculos e relaes so, claramente, manifestados. Isto porque todo planejamento participativo tem como pilar de sustentao o trabalho coletivo que busca conferir legitimidade ao trabalho pedaggico. Por vezes, so as formas de estabelecimentos dos vnculos e a qualidade das relaes interpessoais que contribuem para o xito das atividades. Estas aes tambm remetem dimenso formadora do coordenador pedaggico, enquanto articulador de aprendizagens na escola considerada espao de construo de cultura e de interao social. Por isso importante que sua prtica profissional envolva valores e atitudes concernentes prtica da justia, da tolerncia e da democracia. importante destacar a interface do coordenador pedaggico no planejamento da escola e do ensino, em especial, na construo de planos de ensino (plano de trabalho docente) articulado ao projeto poltico-pedaggico. O plano de ensino essencial para nortear o trabalho cotidiano do professor, sendo por ele elaborado, numa periodicidade geralmente anual ou semestral, conforme a durao do perodo letivo. A respeito da sugerimos a leitura da Sala Currculo, Cultura e Conhecimento Escolar. necessrio que o coordenador pedaggico dialogue com os docentes a fim de refletir sobre os objetivos gerais elencados no projeto poltico-pedaggico e sua forma de articulao com os respectivos planos. A elaborao dos planos de ensino (Trabalho
Verso para impresso 9

Docente) deve ser compartilhada com o coordenador pedaggico, pois os planos de ensino (planos de trabalho docente e planos de aula) so instrumentos essenciais na organizao do fazer pedaggico cotidiano do professor e do coordenador. A prpria organizao do fazer pedaggico pressupe que o coordenador pedaggico elabore tambm o seu plano de trabalho em consonncia com o projeto poltico-pedaggico e com as diretrizes gerais concernentes ao seu exerccio profissional. Nesse sentido, as temticas abordadas nesta sala tambm se articulam aos temas estudados na Sala Ambiente Realidade Escolar e Trabalho Pedaggico na qual podemos identificar os aspectos relevantes da realidade escolar, do papel e perfil do coordenador pedaggico. Nos mbitos dos diversos sistemas de ensino (federal, estaduais e municipais) constituise um grande desafio a busca por uma identidade e a definio do perfil ocupacional do coordenador pedaggico. Contudo, dentre todas as atividades desenvolvidas destacamos que o coordenador pedaggico interage diretamente com os professores, cabendo-lhe atitudes relacionais que orientem o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula e suas devidas articulaes com o planejamento da escola. necessrio que o coordenador pedaggico estabelea as conexes entre o espao micro-escolar da sala de aula, o meso espao da escola e o nvel macrossocial, focalizando os dispositivos do planejamento participativo com vistas ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem e sistematizao das demandas docentes e especficas do processo educativo. Para melhor desempenhar esta articulao necessrio conhecer e valorizar os processos e espaos comunicacionais e de gesto da informao. A esse respeito ver Sala Ambiente de Processos Comunicacionais. Alm disso, a construo de relaes interpessoais democrticas demanda o respeito ao princpio tico de valorizao tanto da pessoa quanto do profissional da educao, levando-se em conta a diversidade cultural e de concepes pedaggicas e a compreenso do processo de construo da identidade institucional da escola. Ao promover a articulao da equipe escolar em torno do projeto poltico-pedaggico coordenando as discusses e anlise sobre seus desdobramentos nos planos de ensino, nos planos de curso, nos planos de aulas o coordenador pedaggico assume o papel

Verso para impresso 10

central no planejamento escolar. De forma, tambm a instigar e viabilizar a participao docente em todas as etapas do planejamento, especialmente na elaborao, implementao e avaliao do PPP. A articulao em torno do PPP permitir que diferentes sujeitos escolares se movimentem na direo dos objetivos e fins estabelecidos pelo coletivo da escola. Neste processo o coordenador pedaggico tambm aprende, a partir das consideraes reflexivas e do feedback dos demais protagonistas da escola, e a escola configura-se como organizao aprendente. Deste modo, o coordenador pedaggico deve estar aberto ao dilogo, ser estudioso, leitor e ouvinte, estar aberto s inovaes e atento aos aspectos das relaes interpessoais inerentes ao universo escolar, e exercer a liderana junto aos seus pares de modo a garantir, ao mesmo tempo, espao para a criatividade e o cumprimento das diretrizes gerais da educao bsica e das normas estabelecidas pela escola. necessrio sustentar suas prticas sob uma fundamentao terico-metodolgica capaz de orient-lo nos principais conceitos de ordem poltico-pedaggica, bem como no que se refere ao planejamento escolar (e de ensino) com foco no PPP. Muito embora, a elaborao do PPP deva resultar da participao coletiva. O coordenador pedaggico, com o apoio da direo da escola, deve envidar esforos no sentido de instigar essa participao, pois as aes que ele realiza perpassam vrias instncias e segmentos interagindo, inclusive, junto aos pais dos alunos. No entanto mesmo que facilitada pelo desenho da funo, esta interao no ocorre espontaneamente, necessrio que haja a inteno e opo da gesto escolar em promov-la e criar os espaos de interlocuo entre os diferentes segmentos da escola. Em um cenrio marcado pela presena de grupos plurais e diversos, como professores, alunos, comunidade e demais profissionais da educao, o reconhecimento da escola como instituio multicultural por excelncia (ASSIS & CANEN, 2004) de fundamental importncia. Para Paulo Freire (1982), voc, Coordenador/a, um educador e, como tal, deve estar atento ao carter pedaggico das relaes de aprendizagem no interior da escola. No exerccio de sua funo voc necessita criar, entre os professores, um espao para a ressignificao de suas prticas, de modo a resgatar a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.

Verso para impresso 11

PARA PENSAR: O MAESTRO O educador ou o coordenador de um grupo como um maestro que rege uma orquestra. Da coordenao sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a msica de todos. O maestro sabe e conhece o contedo das partituras de cada instrumento e o que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um entre si, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia de todos o que possibilita a execuo da pea pedaggica. Essa a arte de reger as diferenas, socializando os saberes individuais na construo do conhecimento generalizvel e na formao do processo democrtico. (FREIRE apud MEDEL 2008, p.37)

ATIVIDADE 2 - OBRIGATRIA Com base na leitura do texto O coordenador pedaggico na educao bsica - desafios e perspectivas, disponibilizado na Biblioteca, faa uma reflexo sobre a importncia do papel do coordenador pedaggico no planejamento escolar e pontue as dificuldade sencontradas neste papel.

Redija um pequeno texto e envie essa produo para a Tarefa Atividade 2.

Verso para impresso 12

ATIVIDADE 3 - OBRIGATRIA Aps estabelecer uma reflexo terica sobre o seu trabalho e pontuar as dificuldades encontradas neste papel, participe do Frum, leia o que seus colegas postaram e identifique os fatores ou aspectos de consenso no exerccio profissional.

Utilize o Frum, tpico A importncia do papel do coordenador pedaggico no planejamento escolarpara postar sua contribuio.

Participe! Medel (2008, p. 38 a 39) destaca que necessrio identificar os desafios cotidianos, o que pode ser feito mediante a investigao da prpria ao desenvolvida pela escola. Isto porque, esta investigao tambm configura-se como um exerccio de reflexo e de auto-avaliao permitindo identificar definir os desafios, dilemas vividos no cotidiano da escola. Por outro lado a reflexo em torno do exerccio profissional permite diferenciar a tipologia e natureza das dificuldades encontradas e analisar o tipo de interao que estabelecidas entre os sujeitos escolares. A esse respeito sugerimos a leitura da Sala Ambiente Realidade Escolar a fim de correlacionar as problemticas abordadas quanto ao desafio do coordenador pedaggico no exerccio da sua funo. Assim, consideramos interessante a sugesto feita por Medel (2008) para a identificao dos desafios encontrados pelo coordenador de rea mediante o registro sistemtico da prpria ao. Uma vez que essa ao possibilita ao indivduo desenvolver a conscincia individual da sua experincia, identificando os desafios de sua ao no que se refere ao que pensa e diz sobre sua prtica. (MEDEL, 2008. p. 38) Por sua vez, este tipo de registro possibilita tambm focalizar a percepo dos coordenadores pedaggicos quanto ao exerccio da sua funo, seus dilemas, suas

Verso para impresso 13

expectativas, suas aes. E isto em dimenso ampla permite tambm identificar os desafios de natureza coletiva (MEDEL, 2008) Dessa forma, propomos a voc Coordenador a reflexo em torno da sua prtica profissional, seguindo as sugestes apresentadas por Medel (2008, p.39): a) identificando os desafios cotidianos; b)agrupando os desafios de acordo com sua natureza: pedaggicos, administrativos financeiros etc; c) diferenciando desafios coletivos dos individuais; d) analisando os seguintes aspectos: por que permanece, como se relacionam, quais suas conseqncias e outros. REFERNCIAS: ASSIS, M.D.P. & CANEN, A., Identidade Negra e Espao Educacional:vozes, histrias e contribuies do multiculturalismo, Cadernos de Pesquisa, Vol. 34, N. 123, Set/dez. 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 2000. GADOTTI, Moacir . Educao e poder: uma introduo pedagogia do conflito. So Paulo: Cortez, 1988. SILVA JR. C.A. & RANGEL M. (orgs). Nove olhares sobre a superviso. Campinas, SP: Papirus, 2004. MEDEL, Cssia Ravena Mulin Assis de. Projeto Poltico-Pedaggico:construo e elaborao na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleo Educao Contempornea).

Verso para impresso 14

O Projeto Poltico-Pedaggico na perspectiva do planejamento participativo


A elaborao, implementao e avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico
Nesta Seo focalizaremos o processo de elaborao e implementao do Projeto Poltico-Pedaggico, tambm criaremos espaos para a reflexo e para o dilogo entre vocs, cursistas, visando identificar e mapear os principais impasses encontrados no processo de elaborao e implantao do projeto poltico-pedaggico na escola. Primeiramente, destacamos que a elaborao do projeto poltico-pedaggico (PPP) demanda a inflexo sobre a realidade escolar, peculiar a cada instituio. Esta inflexo significa conhecer seus problemas debruar-se sobre eles, buscando encontrar meios coletivos para solucion-los. necessrio conhecer e apreender a realidade de cada instituio escolar que comporta demandas especficas, dinmica organizacional prpria, e tambm, considerar as comunidades, escolar e extra-escolar, com suas expectativas e necessidades, pois a elaborao de um projeto poltico-pedaggico, na perspectiva de gesto democrtica colegiada, visa o alcance das metas e objetivos propostos pelo seu coletivo. por essa perspectiva, que o desenvolvimento do PPP vislumbrar legitimidade institucional e adeso de forma colaborativa, configurando-se como o resultado da reflexo e ao conjunta. O projeto poltico-pedaggico, concebido na perspectiva dialgica e democrtica caracteriza-se, assim, como voz plural dos diferentes protagonistas que interagem na dinmica pedaggica e organizacional da escola. Isto porque ele adquire legitimidade medida que expressa concepes e proposies da comunidade escolar. Portanto, o PPP no pode ser resultado somente das reflexes do diretor e da equipe de gesto, mas sim do amplo debate junto aos diferentes segmentos constituintes da comunidade escolar. A reflexo em torno do PPP exige a identificao da filosofia poltico-pedaggica da comunidade que nortear todo o planejamento e organizao escolar. preciso pensar sobre o papel da escola no seu entorno (comunidade local) e na sociedade. Podemos

Verso para impresso 15

articular esta reflexo por intermdio do levantamento de questes a serem problematizadas coletivamente por toda a comunidade escolar, tais como:

a) Qual a concepo de escola e de educao que queremos veicular na sociedade contempornea? b) Qual o papel de nossa escola e como esta se relaciona com a sociedade? c) Que tipo de formao homem-mundo queremos implementar?

So variadas as discusses sobre o Projeto Poltico Pedaggico e a gesto escolar apresentadas por meio de recursos audiovisuais como por exemplo, os vdeos que trazemos nesta seo. Vamos assisti-los?

Vdeo 1: Conselho escolar e educao com qualidade social.(Gesto democrtica da educao; parte 1) Vdeo 2: Conselho escolar e educao com qualidade social.(Gesto democrtica da educao; parte 2) Vdeo 3: A gesto democrtica do projeto poltico-pedaggico.(Gesto da escola)

Verso para impresso 16

ATIVIDADE 4- OBRIGATRIA Assista aos 03 vdeos intitulados A gesto democrtica do projeto poltico-pedaggico, indicados na lista delinks disponveis em Acervo de Vdeos refletindo sobre as seguintes questes:

1. O que os vdeos apresentam sobre PPP e a gesto democrtica da escola? 2. O que apresentam sobre trabalho coletivo e gesto democrtica? 3. A que outras questes os vdeos nos remetem? 4. Como os vdeos contribuem para a reflexo em torno do PPP de nossa escola?
Em grupo, redija um texto e envie essa produo para a Base de Dados Atividade 4.

Verso para impresso 17

ATIVIDADE 5 - OBRIGATRIA Aps a anlise dos 03 vdeos intitulados A gesto democrtica do projeto polticopedaggico, indicados na lista de links disponveis em Acervo de Vdeos, procure informaes sobre:

a) O material (data, publicao, rede de TV, durao etc.) b) O pblico a que se destinam os vdeos (endereamento)
Com base nas respostas, elabore um texto que expresse sua compreenso sobre o PPP e envie essa produo para a Base de Dados Atividade 5.

Verso para impresso 18

A elaborao, implementao e avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico


Dificuldades e limites na construo do Projeto Poltico Pedaggico
Quando estudamos, discutimos ou participamos de eventos nos quais o tema a escola e a construo do seu projeto, comum sentirmos uma mistura ambgua de entusiasmo e desalento. usual ouvirmos e, muitas vezes, ns mesmos at comentamos que na prtica tudo diferente, que muito difcil realizarmos o proposto, que os pais no sabem participar etc. Muitos desses argumentos parecem reafirmar o velho jargo que em educao tudo difcil, nada muda etc. Gadotti (2000), ao discutir os obstculos e limites que surgem quando se procura implementar processos de gesto colegiada, argumenta que para a real efetivao dos mesmos preciso que escola desenvolva um ambiente informativo promovendo acirculao de informaes em todas as etapas do planejamento escolar e do fazer pedaggico-organizacional, ou seja, no estabelecimento do calendrio escolar, na distribuio das aulas, no processo de elaborao ou de criao e novos cursos, ou de novas disciplinas, na formao de grupos de trabalho etc. Quais obstculos ou limites encontramos com freqncia nestes processos? De acordo com o autor, a maioria dos problemas deve-se:

pouca experincia democrtica; mentalidade que atribui aos tcnicos (e apenas a estes) a capacidade governar e que o povo incapaz de exercer poder; prpria estrutura verticalizada de nossos sistemas educacionais; ao autoritarismo que, historicamente, tem impregnado nosso ethos educacional; ao tipo de liderana que tradicionalmente domina a atividade poltica no campo educacional.

Para enfrentar essas dificuldades, qual seria o caminho? Ainda de acordo com Gadotti (2000):

o desenvolvimento de uma conscincia crtica; o envolvimento das pessoas comunidades interna e externa escola; a participao e cooperao das vrias esferas do governo;

Verso para impresso 19

a autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto.

Enfim, preciso ousadia dos professores, dirigentes, pais alunos e ousadia da escola para construir sua identidade como instituio social, assumir compromissos, e para criar um futuro melhor do que o presente. Assim, antes de elaborar o PPP preciso planejar como ele ser feito, ou seja, planejar o planejamento. Uma dificuldade que temos de vencer a questo do tempo, e preciso definir quais tempos teremos para ele. Sabemos que o tempo na escola escasso, uma vez que nela temos diversas demandas e que os estudantes necessitam de nossa ateno. Sim, isto verdade, mas sabe-se que tempo depende tambm de nosso interesse. Se o coletivo de professores e gestores da escola desejar ter este tempo para o planejamento, o definiro como prioridade para viabiliz-lo. Vale destacar tambm que elaborar o planejamento da escola no perda de tempo, mas pelo contrrio, ganhar tempo, pois sero antecipadas decises com o propsito de que o trabalho pedaggico seja exitoso e, posteriormente, no se perca tempo com aes que poderiam ser previstas e, assim, muitos equvocos de ordem pedaggica e organizacional poderiam ser evitados.

Verso para impresso 20

Elaborao do PPP
Em linhas gerais, podemos fazer uso de diferentes termos/expresses para identificarmos as distintas fases do processo de elaborao, implementao e avaliao de um projeto poltico-pedaggico. J vimos que Veiga (1996) prope os Atos Conceitual, Situacional e Operacional. Danilo Gandin (1991) e Celso Vasconcellos (2000), por sua vez, destacam trs etapas constituintes do projeto poltico pedaggico: o estabelecimento do Marco Referencial, composto pelo Marco Situacional, o Marco Poltico-Filosfico e o Marco Operativo; a constituio de umDiagnstico, e o estabelecimento da Programao. Nesta Sala Ambiente vamos seguir as orientaes de Gandin e Vasconcellos, mas destacamos que elas apresentam relaes com a proposta de Veiga. A seguir, utilizamos um quadro elaborado por Vasconcellos (2000, p.170), para detalhar as partes constituintes do processo de elaborao e implementao de um projeto poltico-pedaggico. Quadro 1 Marcos do PPP, segundo Gandin e Vasconcellos PROCESSO DE CONSTRUO E IMPLEMENTAO DO PPP MARCO REFERENCIAL DIAGNSTICO PROGRAMAO O que faremos concretamente para suprir tal falta? a proposta de ao. O que necessrio e possvel para diminuir a distncia entre o que vem sendo e o que deveria ser.

O que queremos alcanar?

O que nos falta para ser o que desejamos?

a busca de um posicionamento: Poltico: viso do ideal de sociedade e de homem; Pedaggico: definio sobre a ao educativa e sobre as caractersticas que deve ter a instituio que planeja.

a busca das necessidades da escola feita a partir da anlise da realidade e/ou o juzo sobre a realidade da instituio em comparao com aquilo que desejamos que a escola seja.

O que vamos fazer para atingir o sonho possvel?

Verso para impresso 21

Estabelecimento do sonho ideal.

Nossa prtica atual, definio do sonho possvel.

Antes de tratar especificamente de cada uma dessas etapas do processo de elaborao do PPP, vamos discutir dois momentos importantes que antecedem essa construo, que so a metodologia de trabalho e a mobilizao da comunidade escolar.

Verso para impresso 22

1.1. Metodologia de Trabalho para a Construo do PPP

A adoo da metodologia condizente aos fins que se deseja alcanar critrio essencial para o xito do PPP. A legitimidade e racionalidade do PPP vinculam-se metodologia usada na sua construo. So variados os caminhos da elaborao e implementao do PPP da escola. Muitos autores que trabalham no mbito do planejamento dialgico/participativo utilizam como princpio metodolgico a formulao de perguntas e questionamentos para problematizar a realidade, como proposta de trabalho na elaborao do PPP. Nessa perspectiva, a metodologia de trabalho para a elaborao do PPP segue o princpio do questionamento, conforme ensina Vasconcellos: Para a expresso daquilo que o grupo pensa e quer, usamos o recurso metodolgico do questionamento, da problematizao, sintetizada nas perguntas. Por que pergunta? Para provocar um desequilbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexo e produo. (VASCONCELLOS, 2000, p.177). Sendo diversificados os caminhos para a elaborao e implementao do PPP, vale destacar que importante aprendermos a indagar acerca da realidade, ou seja, problematizar via questionamento.

Muitas indagaes surgem do exerccio de participao e da sensibilizao. Sabemos que formular questionamentos exige tambm reflexo. As indagaes bem elaboradas, focalizadas, claras e objetivas contribuem no processo de participao e na anlise da realidade. As indagaes a serem elaboradas devem ser especficas e condizentes com as respectivas etapas/partes constitutivas do PPP. Dessa forma, formulamos perguntas prprias para o Marco Referencial (Situacional, Filosfico, Operativo), para o Diagnstico, e para a Programao. Posteriormente, na etapa de avaliao do PPP, podemos elaborar questes condizentes a esta etapa.

Verso para impresso 23

A elaborao e a prpria seleo de quais indagaes sero feitas em cada etapa ou fase j constituem propriamente o fruto de uma reflexo, sensibilizao e de tomada de conscincia. As respostas sero valiosas para identificar as representaes/percepes dos sujeitos e para sistematizar o pensamento coletivo. Assim, indagamos quanto ao processo de elaborao e implementao do PPP:

Quem participa? Como participa? Quando participa da construo e implementao do PPP?

Essas indagaes referem-se aos princpios a participao, legitimidade e democracia. Isto porque o PPP s adquire legitimidade poltico-institucional e pedaggica quando resultante da participao de toda a comunidade escolar, diretamente ou por representatividade tambm legtima e democrtica. Indispensvel , como j anunciamos antes, a mediao do coordenador pedaggico na conduo do dilogo, no debate e na comunicao dos princpios, fins e objetivos do PPP, mobilizando e estimulando a todos para a participao, compartilhando e orientando. H vrias estratgias para a construo do PPP sugeridas pelos autores mencionados. Uma dessas estratgias a organizao de grupos multidisciplinares que contemplam os diversos segmentos da comunidade escolar (corpo docente, corpo tcnicoadministrativo, equipe de gesto, rgos colegiados (conselho de escola, grmio estudantil, unidades executoras/APMs) e que respondem coletivamente s questes levantadas para cada tpico. As respostas podem ser recolhidas por uma equipe escolhida para esta finalidade visando sistematizar os tpicos a partir das respostas dos grupos. Em seguida, podero ser organizadas uma srie de discusses coletivas visando aprimorar a sistematizao inicial dos tpicos. A produo do texto sntese deve traduzir a concepo da coletividade e a identidade institucional almejada pela comunidade escolar.

Seguem abaixo, sugestes de indagaes possveis a serem feitas pela coletividade:

Verso para impresso 24

Qual metodologia ser adotada na construo, implementao e avaliao do PPP? Que questes-problemas sero contempladas no PPP? Como organizar a estruturao dos tpicos e dos itens que constituiro o registro documental do PPP? Como enfrentar as contradies e conflitos que surgirem? Quais as condies reais e o tempo disponvel para a construo coletiva do PPP? Como viabilizar a construo de um projeto bem feito garantido-se a identidade da escola? O que pode dificultar a construo do PPP e como enfrentar as dificuldades encontradas?

As possibilidades de mudanas nas escolas demandam tambm persistncia e, de fato, muita reflexo e trabalho coletivo na perspectiva de superao dos limites e dificuldades. Assim, na medida em que planeja, decide e executa, a equipe/comunidade escolar se responsabiliza por seus atos e passa a tomar mais conscincia das suas necessidades e a dialogar e a problematizar sobre a sua realidade.

Verso para impresso 25

1.2. Mobilizao

Conforme j discutimos, a construo do Projeto Poltico Pedaggico pode constituir-se num dos mais importantes instrumentos da gesto democrtica na/da escola. nesse sentido que Gadotti (2000) afirma que o PPP estabelece uma ruptura com aquilo que j est institudo, tornando-se, assim, instituinte de uma nova direo para as aes poltico-educativas da escola. Ele apresenta algumas condies facilitadoras para que o PPP seja bem sucedido:

Comunicao eficiente: um projeto deve ser factvel e seu enunciado claramente compreendido; Adeso voluntria e consciente ao projeto: importncia da participao e coresponsabilizao de todos; Suporte institucional e financeiro: vontade poltica, pleno conhecimento de todos - em especial dos dirigentes - e recursos financeiros definidos; Controle, acompanhamento e avaliao do projeto: todos precisam estar envolvidos e a co-responsabilizao um fator decisivo; Atmosfera e ambiente agradveis: se expressa na circulao de informaes, na diviso de tarefas, na adeso da comunidade escolar ao projeto; Credibilidade; Um bom referencial terico: necessrio definio dos conceitos, da orientao poltica do projeto.

Acrescentaramos aos itens propostos por Gadotti (2000), a necessidade de uma boa mobilizao da comunidade escolar como condio tambm necessria compreenso da importncia do PPP para a escola. A palavra mobilizar, segundo o Dicionrio Houaiss, derivada do verbo francs mobiliser, e significa causar a mobilizao; por em ao um conjunto de pessoas para uma tarefa, para uma campanha ou conclamar pessoas a participarem de uma atividade social, poltica ou de outra natureza insuflando-lhes entusiasmo, vontade etc. Da definio proposta, podemos derivar duas concluses:

mobilizao tem carter processual e;

Verso para impresso 26

significa articular, por em ao pessoas para em torno de um objetivo comum. Isso significa, pois, que a idia de mobilizao est associada tambm s idias de participao e de partilhamento de objetivos.

Quando nos referimos mobilizao de imediato, a associamos a movimentos sociais, reivindicatrios ou eventos de carter poltico. De fato, nosso imaginrio repleto das imagens de mobilizao popular que, desde as ltimas dcadas, reivindicam e consolidam a democracia em nosso pas. Contudo, para que os objetivos pretendidos possam ser atingidos, preciso que a mobilizao tenha continuidade. Por isso, dizemos que a mobilizao um processo de carter educativo, na medida em que promove a participao de todos e a discusso dos problemas ou das situaes que esto em sua origem, possibilitando tambm o que Paulo Freire denominou de conscientizao. Da perspectiva da gesto democrtica da escola, mobilizar a comunidade escolar implica desenvolver um processo de amplo envolvimento e engajamento da comunidade com o PPP. Isso nos leva a considerar a multiplicidade de singularidades, as diferentes perspectivas, interesses, valores, expectativas reunidas em torno de um propsito comum. Nesse sentido, o carter pedaggico da mobilizao tambm se expressa, pois, para ser efetiva, a mobilizao implica a existncia de um vnculo significativo entre os sujeitos e os objetivos em torno do qual se mobilizam. Ou seja, preciso que aquilo que move os sujeitos tenha sentido. Tem que estar vinculado s suas necessidades, ainda que muitas vezes essas necessidades no sejam totalmente conhecidas. A mobilizao das pessoas no ocorre, entretanto, de forma espontnea. preciso que algum tome a iniciativa de chamar, de convidar para o debate, de propor aes com vistas ao objetivo pretendido. Duas condies parecem ser necessrias mobilizao:

a) aes coordenadas por um coletivo ou um dirigente; b) definio de estratgias ou dos caminhos a serem utilizados para mobilizar o grupo socialmente envolvido.
Como poderamos satisfazer essas duas condies, em se tratando da construo do PPP?

Verso para impresso 27

Se a mobilizao implica fazer movimentos em direo a um objetivo, tambm implica direo e intencionalidade. Isso no significa, entretanto, que apenas uma pessoa seja responsvel por tal processo; sabemos que exige definio de estratgias, de recursos/meios, de atividades dirigidas etc. Vejamos como poderamos fazer:

1. Organizao de uma coordenao/grupo que pode ser composta por representantes do grmio estudantil, do conselho escolar, dos professores e funcionrios, responsvel por discutir e elaborar um plano de mobilizao da comunidade escolar para a construo do PPP. Definio de tarefas e responsabilidades no grupo; 2. Definio de estratgias para mobilizar as famlias, os estudantes, os professores e os funcionrios para a discusso do tema: o que PPP, sua importncia para a escola e a necessidade da participao de todos; 3. Implementao das estratgias consensuadas no grupo; 4. Definio de estratgias para manter a comunidade escolar mobilizada para a gesto democrtica da escola, o que implica no apenas a elaborao do PPP, mas tambm o acompanhamento de sua implementao.

Verso para impresso 28

1.2.1. Estratgias de Mobilizao da Comunidade Escolar para a Construo do PPP

Para mobilizarmos a comunidade escolar no sentido da construo coletiva do PPP necessrio utilizao de um conjunto de aes articuladas entre si, o que significa a necessidade de uma vinculao estreita entre objetivos da mobilizao e meios usados para tal fim. comum encontrarmos farto material que oferece regras, tcnicas para trabalho com grupos, instrumentos para diagnsticos, tcnicas de mobilizao e de motivao etc., numa pretensa afirmao de que apenas o domnio do como fazer pode garantir a eficincia de um processo. Em sentido contrrio, ao pressupor a indissociabilidade entre os meios e os seus fins, e, no caso especfico que aqui tratamos, entre as formas de mobilizao e as finalidades da mesma, s possvel bem determinarmos nossos meios se tivermos claros seus fins. Assim, se a finalidade mobilizar a comunidade escolar para um processo de participao democrtica, cujo objetivo a construo do seu projeto de escola, o como fazer essa primeira mobilizao deve estar estreitamente vinculado a particularidade de cada segmento da comunidade escolar. Podemos combinar estratgias de cunho mais individual - como carta-convite para participao, com estratgias coletivas, como seminrios, palestras etc. O coletivo de organizao da mobilizao para a construo do PPP na escola deve procurar planejar sua ao com base em algumas referncias:

Qual a melhor maneira de mobilizarmos as famlias? Os estudantes? E os pequenos estudantes? Os funcionrios? E os professores? Qual a melhor forma de comunicao a ser utilizada? Qual contedo dessa comunicao? Poderemos usar a mesma estratgia para todos os segmentos da comunidade escolar? Que recursos iremos utilizar? A escola dispe desses recursos? A campanha de mobilizao durar quanto tempo? Envolver outros segmentos organizados da comunidade do entorno da escola?

Verso para impresso 29

Mobilizar, como anteriormente j apresentamos, implica conjugar multiplicidades em torno de um objetivo comum. Implica tambm a difcil tarefa de negociar, buscar concordncias. Isso no significa, porm, anular diferenas. Pode-se facilitar o trabalho de mobilizao se este for coordenado por um coletivo representantes dos professores, de estudantes (grmio ou colegas indicados), representantes das famlias (Associao de Pais e Mestres). O Conselho Escolar importante para responsabilizar ou colaborar na coordenao dessa tarefa. A presena dos diferentes segmentos da comunidade escolar certamente corrobora as escolhas das melhores estratgias para se chegar a cada um deles. Algumas estratgias para a Mobilizao da comunidade escolar:

elaborao de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o PPP, sua importncia para a escola e a necessidade da participao de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaborao do mesmo);

elaborao de carta-convite, com explicaes sobre o PPP; panfletagem na escola, mobilizando para um dia de discusses sobre o PPP; estabelecimento de Dia de Mobilizao para a construo do PPP da escola; promoo de palestras, seminrios de troca de experincias com outras unidades escolares que estejam ou j tenham elaborado seu PPP; utilizao de meios virtuais para divulgao da mobilizao, especialmente entre os estudantes; criao de canais virtuais - espaos de discusso, jornal,voltados para os estudantes; divulgao por meio de jornais comunitrios, associao de moradores ou outros espaos comunitrios; debates em salas de aula, organizao de atividades culturais centradas na discusso sobre a importncia da participao, da democracia na escola, da construo do projeto de escola.

Cada escola, de acordo com sua cultura local deve definir os caminhos que utilizar para convocar a comunidade escolar para participar da elaborao do seu projeto poltico-pedaggico.

Verso para impresso 30

importante ainda lembrar que toda mobilizao tem uma culminncia - nesse caso, a construo do PPP. Assim, a mobilizao pode, ento, desembocar na elaborao conjunta de um planejamento das aes seguintes, destinadas ao processo propriamente dito de elaborao do PPP, definindo-se tambm as estratgias necessrias a consecuo destas, cronogramas, co -responsabilidades etc. Significa, ento, pensar propostas concretas para atingir o objetivo principal da mobilizao: a construo, de modo partilhado, de um projeto de escola.

ATIVIDADE 6 - OBRIGATRIA Sobre a metodologia para construo do PPP, reflita sobre essas questes:

Qual sua experincia sobre isto? J experimentou algum trabalho utilizando a metodologia da problematizao?

Visite o Frum Experincias de PPP, tpicoMetodologia de Trabalho para a Construo do PPP e discuta com seus colegas.

Participe!

Verso para impresso 31

ATIVIDADE 7 - OBRIGATRIA Como mobilizar a comunidade escolar em torno da construo de seu Projeto Poltico-Pedaggico? Que estratgias so facilitadoras desse processo? Escreva um pequeno texto sobre isto e compartilhe com seus colegas no Frum Experincias de PPP, tpicoComunidade escolar X PPP.

Verso para impresso 32

1.2.2. A participao dos profissionais da educao e o papel do Conselho de Escola na construo e implementao do PPP

A participao dos profissionais da escola e dos rgos colegiados de fundamental importncia na construo e implementao do Projeto Poltico-Pedaggico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Srie, Ciclos ou Classes so instncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexo, mobilizao, na implementao e avaliao do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instncia mxima no processo de tomada de deciso, de participao e de representao dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP. Mas o que mesmo o Conselho de Escola? O Conselho de Escola constitui-se em um imprescindvel canal e instrumento de participao dos sujeitos escolares e de garantia do princpio da gesto democrtica do ensino pblico. A LDB 9394/96 atribuiu s unidades federadas a competncia para definir as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, condicionando apenas essa definio ao princpio de participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (colegiados). Portanto, a referida lei no institui especificamente o Conselho Escolar, mas estabelece conforme seu artigo 14 os princpios da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica mediante a participao em conselhos ou equivalentes reportando-se configurao de uma gesto colegiada caracterizada pela existncia dos colegiados escolares. Dessa forma, a atual LDB confere aos sistemas de ensino autonomia para que possam adotar alternativas e espaos diversificados (colegiados) de participao da comunidade escolar e local na perspectiva da democratizao da gesto escolar. Nessas circunstncias h diversidade nas formas de constituio e atuao dos conselhos escolares, conforme as normas que os instituem nos respectivos sistemas de ensino. H, portanto, conselhos escolares que integram a estrutura da escola e so disciplinados no regimento escolar, obedecendo s normas gerais do sistema de ensino.

Verso para impresso 33

Existem tambm conselhos constitudos como entidades independentes que se organizam por meio de estatuto prprio. Em linhas gerais, o conselho de escola figura como instncia colegiada cujo objetivo o exerccio do poder e a tomada de deciso por um coletivo. Desta forma os conselhos escolares constituem-se em uma estratgia de gesto democrtica da educao pblica, pois almejam o exerccio do poder por meio de deliberao plural, onde todos seus membros possuem o mesmo grau de poder. Nesta Sala Ambiente nos referimos a dois importantes rgos ou instncias colegiadas: O conselho escolar e o conselho de classe, sries e Ciclos. Vale destacar, conforme Veiga (2007), que o conselho escolar e o conselho de classe, sries e ciclos configuram-se como instrumentos de organizao do trabalho escolar e sustentculos do projeto poltico-pedaggico, bem ainda, como espaos privilegiados de participao da comunidade no planejamento de ensino e na gesto escolar. Nesse mbito preciso distinguir as diferenas entre conselhos de educao na gesto dos sistemas de ensino e a natureza prpria dos conselhos escolares ou equivalentes no interior das instituies de ensino; bem como distinguir natureza dos conselhos escolares e a dos rgos auxiliares da escola, como as denominadas associaes de pais e mestres, caixa escolar e outros mecanismos de apoio gesto da escola. Para o estudo mais aprofundado acerca do papel e atuao dos conselhos escolares indicamos o acesso Sala Ambiente Tpicos Especiais (Conselhos Escolares) e ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Podemos afirmar que cada conselho escolar assume as atribuies conforme a lei ou instrumento normativo que o institui. Desta forma temos no Brasil diferentes conselhos escolares criados por diferentes atos normativos/legais no mbito da legislao peculiar a cada sistema de ensino. Entretanto, cabe tambm afirmar que em linhas gerais os conselhos devem comportar as funes deliberativas, consultiva, fiscal e mobilizadora. Concebe-se como funo deliberativa a competncia/atribuio especfica e atribuda pela lei para deliberar e decidir em instncia final, sobre determinadas questes,

Verso para impresso 34

especialmente as de natureza pedaggico-organizacional, isto porque a definio de normas funo essencialmente deliberativa. A funo consultiva adquire o carter de assessoramento e exercida por meio de pareceres, aprovados pelo colegiado, objetiva responder e prestar esclarecimentos respondendo a consultas da comunidade escolar e extra-escolar, interpretando a legislao ou propondo aes para as problemticas identificadas. Outra importante funo a fiscal que ocorre quando o conselho revestido de competncia legal para fiscalizar o cumprimento de normas e a legalidade ou legitimidade de aes, aprov-las ou determinar providncias para sua alterao. Para o alcance da funo fiscal necessrio que o conselho assuma poder deliberativo. Isto ganha destaque quando de trata de analisar e acompanhar o uso e aplicao de recursos pblicos financeiros e da aprovao da prestao de contas nas instituies escolares. Por fim, h a funo mobilizadora a qual situa o conselho numa ao efetiva de mediao entre o governo e a sociedade, estimulando estratgias de participao e de efetivao do compromisso de todos com a promoo dos direitos educacionais da cidadania. No mbito da escola esta funo muito importante embora seja quase sempre desconsiderada. A funo de conselheiro muito relevante e para exerc-la de forma crtica e responsvel necessria a capacitao dos seus membros a fim de que compreendam:

o significado do conselho (seu papel, normas e formas de constituio); o significado da representao e o seu papel; a escola como organizao e seu projeto poltico-pedaggico; o significado da participao, da pertena da escola e de sua implicao para o exerccio da cidadania.

A esse respeito ver Sala Ambiente: Tpico Especial: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e as publicaes do MEC http://portal.mec.gov.br/index. Nessa perspectiva, o conselho escolar figura como instncia colegiada que visa garantir a participao dos diversos segmentos da comunidade escolar, por meio da

Verso para impresso 35

representatividade, forma legtima e democrtica, buscando garantir a reflexo e a tomada de deciso coletivas a respeito dos assuntos escolares. Conforme destaca Veiga (2007) o PPP exige uma ao colegiada para verificar se as atividades pedaggicas esto coerentes com os objetivos propostos. Exige tambm que cada professor desenvolva uma proposta, um plano de ensino articulado ao projeto da escola. (2007, p.4). Vale destacar, no mbito das funes/atribuies do conselho escolar, o conceito de empoderamento usado pela primeira vez por Shor e Freire (1986). Por sua vez, Veiga (2007) em artigo intitulado Projeto Poltico-Pedaggico, Conselho Escolar e Conselhos de Classe: instrumentos da organizao do trabalho esclarece que empoderamento o conceito atribudo ao processo de desconcentrao de poder das mos de alguns, de poucos sobre quase todos (p. 5). Assim, o conselho escolar que a instncia representativa do coletivo escolar e rgo mximo de deciso, deve garantir que o empoderamento se efetive. Para isso, necessrio garantir acesso s informaes fidedignas, fomentar as prticas comunicacionais da escola a fim de partilhar do processo de tomada de deciso concernente diversidade de demandas, percepes, expectativas e interesses dos diversos segmentos da escola. O conselho escolar sendo atuante em todas as etapas do planejamento participativo, especialmente, no que se refere ao processo de mobilizao e conscientizao da comunidade escolar, gera o empoderamento do coletivo, promovendo a descentralizao de um poder anteriormente concentrado; possibilita o envolvimento dos diferentes segmentos e a delegao de responsabilidades coletivas; fomenta as prticas comunicacionais e a circulao de informaes provendo a interao entre os diferentes segmentos da escola e o dilogo com a comunidade externa. A esse respeito, destacamos o a importncia do estudo da Sala Ambiente Prticas e Espaos de Comunicao na Escola que oferece elementos terico-prticos a respeito de prticas comunicacionais que dinamizam os ambientes educativos e promovem a produo e circulao de informaes e conhecimentos, favorecendo a participao

Verso para impresso 36

ativa da comunidade escolar, bem como, a constituio do princpio democrtico como estruturante do trabalho pedaggico e da gesto escolar. Nesta perspectiva de reflexo e ao colegiadas tambm situamos os conselhos de classe, ciclos e sries como espaos de mediao entre o projeto poltico-pedaggico e a sala de aula. Esses conselhos so compostos por docentes, pela equipe de suporte pedaggico e de gesto escolar, e em alguns sistemas de ensino, contam tambm com a participao de representantes do corpo discente. So rgos colegiados interdisciplinares de acompanhamento e avaliao coletiva do processo de ensino-aprendizagem. O foco de ao dos conselhos de classe/ciclos est no acompanhamento, avaliao e interveno no processo pedaggico, visando garantir a melhoria da qualidade de ensino e a adequao de metodologias e de proposio de prticas avaliativas. Mais uma vez, o coordenador pedaggico exerce papel relevante na conduo da filosofia poltico-pedaggica da escola, articulando o processo de reflexo, debate e anlise das condies pedaggicas da comunidade escolar. O dilogo contnuo com corpo docente e discente visa obter subsdios e informaes relevantes para a construo de um projeto poltico-pedaggico capaz de contemplar a anlise da realidade escolar, identificando-se suas potencialidades e fragilidades, em especial, no que se refere s dimenses pedaggicas e as condies de trabalho docente. Como j vimos, a construo do projeto poltico-pedaggico requer a anlise da realidade escolar, a identificao e a interpretao dos diferentes indicadores de ensino e de aprendizagem concernentes ao espao escolar. na fase do diagnstico que identificamos melhor as demandas e as necessidades prioritrias incidentes sobre o processo educativo e o fazer pedaggico. Nesta fase, imprescindvel que os membros do conselho de srie, ciclos e classes reflitam sobre a sua forma de participao e identifiquem suas dificuldades a fim de propor medidas de interveno que visem melhorar a atuao do prprio conselho. Uma das questes a serem observadas no mbito deste conselho refere-se s taxas de evaso, reteno e aprovao, bem como os indicadores das avaliaes de rendimento escolar buscando identificar os fatores condicionantes com vistas s propostas de ao

Verso para impresso 37

e de interveno a serem definidas pelo coletivo da escola, passando pelo debate junto s instncias colegiadas. A pesquisadora ngela I. Loureiro de Freitas Dalben sugere a elaborao de fichas descritivas de acompanhamento e de avaliao do desempenho do aluno para a estruturao de parmetros referenciais do trabalho docente. Essas fichas podem ser elaboradas coletivamente pelo prprio conselho de classe, srie e ciclos contemplando as alternativas de escolha metodolgicas do professor; indicadores gerais capazes de orientar o trabalho pedaggico; indicadores de observao do desempenho discente articulados aos objetivos e metas do projeto poltico-pedaggico definidos pela comunidade escolar. Dessa forma, no PPP podemos contemplar objetivos ou metas que versam, inclusive, sobre a forma de atuao das instncias colegiadas. Tambm no mbito da programao do PPP importante que objetivos e metas estejam contemplados em um plano de ao exeqvel abarcando a anlise da realidade escolar com os diversos aspectos, dimenses e fatores que a constituem. no espao privilegiado dos conselhos de sries, ciclos ou classes que o coordenador pedaggico desenvolve muitos aspectos relevantes da sua funo, especialmente, no que se refere ao acompanhamento, orientao e avaliao coletiva do processo de educativo. Como j afirmamos, os conselhos de classe, srie e ciclos centram sua atuao na avaliao do processo de ensino e de aprendizagem, fato este que o diferencia dos demais rgos colegiados. Na condio de instncia colegiada de carter interdisciplinar estes conselhos viabilizam a reflexo e anlise do processo pedaggico de forma a repensar tambm o projeto educativo da escola. No entanto, isto requer a participao direta dos profissionais da educao e do estabelecimento de um permanente dilogo sobre as concepes e prticas avaliativas empreendidas pelo coletivo da escola. importante destacar no mbito do planejamento dialgico-participativo necessrio explicitar as articulaes entre os diversos tipos de planos (plano de trabalho docente, plano de curso, plano de disciplina, plano de desenvolvimento da escola) tendo como

Verso para impresso 38

eixo norteador o projeto poltico-pedaggico. Nessa mesma perspectiva as instncias colegiadas (conselho de escola, conselhos de sries, ciclos ou classes, grmio estudantil e unidades executoras (APMs) tambm comportam seus respectivos planos de trabalho cujas metas e objetivos so oriundos da anlise da realidade escolar e do campo de atuao especfico de cada rgo colegiado. Destacamos que o projeto poltico-pedaggico deve ser a referncia para a reflexo e ao de todas essas instncias colegiadas. Diante desse panorama, podemos observar o quanto relevante o papel do coordenador pedaggico como articulador da reflexo coletiva sobre o processo de ensino-aprendizagem e trabalho docente ; e, sobre as condies infra-estruturais e pedaggico-organizacionais. PARA REFLETIR: Sugerimos um exerccio de reflexo e de dilogo sobre a prtica pedaggica da escola a fim de identificar as principais demandas, que vm sendo detectadas, especialmente, as necessidades identificadas pelos coordenadores pedaggicos no que se refere ao planejamento participativo e elaborao do PPP:

como tem sido estabelecidas as conexes/articulaes entre a forma de atuao do conselho de escola (e demais rgos colegiados) e os objetivos propostos no projeto poltico-pedaggico;

como tem sido estabelecidas as conexes entre os processos de avaliao coletiva desenvolvidos no conselho de srie, ciclos e classes e sua articulao com os planos de trabalho docentes e o PPP.

Portanto, na construo do projeto poltico-pedaggico necessrio refletir sobre o papel das instncias colegiadas, prioritariamente do conselho de escola e do conselho de classes, sries ou ciclos, no enfoque de planejamento participativo-dialgico.

Verso para impresso 39

LEITURA COMPLEMENTAR VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico-Pedaggico, Conselho Escolar e Conselho de Classe: instrumentos da organizao do trabalho.UnB/UniCEUB. Disponvel em:http://www.isecure.com.br/anpae/176.pdf. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovaes e Projeto Poltico-pedaggico: uma relao regulatria ou emancipatria? Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf SOUSA Sandra M. Zkia Lian Conselho de Classe: Um Ritual Burocrtico ou Um Espao de Avaliao Coletiva? Disponvel em:http://www.mariocovas.sp.gov.br. Conselho de Classe: um ritual burocrtico ou um espao de avaliao coletiva? DALBEN, A.I.L. Trabalho escolar e Conselho de Classe. Campinas: Papirus, 1992. CURY, C.R.J. Os Conselhos de educao e a gesto dos sistemas. In: FERREIRA, N.S.C; AGUIAR, M.A.(Orgs). Gesto da Educao:impasses, perspectivas e compromissos. 5 Ed. So Paulo: Cortez, 2006

Para ilustrar a relevncia do Conselho de Escola e sua atuao na construo do PPP disponibilizamos as entrevistas registradas no Vdeo Conselho escolar e educao com qualidade social. (Gesto democrtica da educao; parte 1); Vdeo Conselho escolar e educao com qualidade social. (Gesto democrtica da educao; parte 2); Vdeo A gesto democrtica do projeto poltico-pedaggico. (Gesto da escola).

Verso para impresso 40

ATIVIDADE 8 - COMPLEMENTAR Dialogue com os representantes do Conselho de Escola, do Grmio e da Unidade Executora (APM) a fim de identificar:

Quais a principais dificuldades enfrentadas em sua escola para viabilizar a participao de professores, equipe de apoio, pais, alunos e outros segmentos na construo do PPP? Como enfrent-las?

Quais as sugestes dos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar para viabilizar a participao na construo, avaliao e ou reviso do PPP de sua escola?

Escreva suas reflexes sobre essa vivncia e as envie para a Tarefa Atividade 8.

Verso para impresso 41

ATIVIDADE 9 - COMPLEMENTAR Identifique a percepo dos membros do Conselho de Escola quanto forma de atuao deste rgo colegiado no processo de elaborao e implementao do PPP. Qual o papel do Conselho de Escola e dos Conselhos de Srie, Ciclo e Classes na elaborao, implementao e avaliao do PPP? Envie essa produo para a Base de Dados Atividade 9.

Verso para impresso 42

1.2.3. Marco Referencial

O marco referencial refere-se ao posicionamento poltico da escola ao planejar sua interveno e ou transformao da realidade. Conforme Vasconcellos (2000), o marco referencial a tomada de posio da instituio que planeja em relao sua identidade, viso de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos (p. 182). sonho da escola, o qu ela deseja ser. Nele buscamos expressar o sentido da ao educativa, do fazer pedaggico e as expectativas em relao a uma realidade desejada e ao caminho necessrio para alcan-la. Marco referencial nasce como busca de resposta a um forte questionamento que nos colocamos [...] Tem como funo maior tensionar a realidade no sentido da sua superao/transformao e, em termos metodolgicos, fornecer parmetros, critrios para a realizao de diagnstico (VASCONCELLOS, 2000, p.182). Na definio do marco referencial discutimos a escola que temos e como vemos a realidade. Assim, nesse momento, buscamos identificar o olhar coletivo sobre a realidade escolar pontuando os seus traos marcantes. Gandin (1995), Padilha (2001) e Medel (2008) sugerem algumas questes para a construo do marco referencial, tais como:

Dentre as tendncias da sociedade, quais tm maior impacto na escola? Qual o modelo de sociedade que deve servir como rumo para os passos dos envolvidos, elaboradores e executores do projeto? Como se relaciona a escola com o processo transformador da sociedade? Que alianas sero feitas? Como se aumenta ou se diminui a fora dos objetivos e da misso do projeto? Em que consiste o educar e, em conseqncia, qual o ideal para a prtica educativa da escola? O que qualidade de ensino? O que quer dizer educao inclusiva? O que significa ensinar para a diversidade cultural?
Verso para impresso 43

Em que consiste o atendimento s caractersticas individuais dos alunos e da escola? Que princpios sero destacados para a avaliao da escola? O que se entende por currculo? Qual o currculo desejado? Qual o papel das tecnologias educativas na escola? Como concebida a pesquisa na formao dos alunos? Que tipo de relaes interpessoais so buscadas no cotidiano escolar? Como est a escola em relao aos resultados e processos desenvolvidos nas polticas pblicas federais (e estaduais ou municipais) e nos programas em andamento pelo SEB/MEC e pela Secretaria Estadual de Educao (e ou Secretaria Municipal de Educao)?

essencial que as perguntas levem a debates e s reflexes acerca de teorias e de opes. Nessa direo, Medel (2008) prope perguntas interessantes:

O que o ideal e o que temos deste ideal? Que tipo de avaliao desejamos? Qual praticamos? Que tipo de currculo almejamos? Qual praticamos? Qual possumos e como temos trabalhado com ele?

Tais questes podem, alis, se referir a aspectos ligados gesto.

Como desejamos a organizao administrativa de nossa escola? Como ela na realidade? Como desejamos a comunicao na nossa escola? Como ela realizada no cotidiano?

A prtica pedaggica questo primordial na reflexo do PPP e isso nos remete anlise das concepes e prticas curriculares. Medel (2008, p. 90) sugere a contraposio das questes no que tange anlise do currculo, conforme o quadro:

Qual o currculo determinado?

Qual o currculo seguido pela escola?

Verso para impresso 44

O que deve ser ensinado?

O que realmente ensinado?

O que deve ser registrado?

O que realmente registrado?

O que deve ser socializado?

O que realmente socializado?

O que deve ser privilegiado?

O que realmente privilegiado?

O que deve ser avaliado?

O que realmente avaliado?

Por meio desses questionamentos so obtidos subsdios para discusses e debates com vistas definio dos grandes temas/temticas e eixos centrais constituintes do PPP. Tais temas geradores e ou questes devem ser debatidas em grupo. Medel (2008) sugere a elaborao de oficinas para se identificar as percepes iniciais dos integrantes do grupo /comunidade escolar. Outra questo importante na construo do marco referencial, composto pelas partes situacional, filosfico, operativo, a definio dos princpios norteadores do projeto poltico-pedaggico. Nesse sentido, a articulao entre teoria e prtica fundamental. O PPP ser mais vivel quanto mais bem fomentada estiver a articulao teoria-prtica e a coerncia entre as falas e as prticas. Por sua vez, os princpios norteadores a serem contemplados no PPP so tambm os princpios consagrados na legislao federal (na Constituio Federal de 1988 e na LDB 9394/96) que versam sobre a gesto democrtica e a pluralidade cultural e pedaggica, quais sejam:

democratizao do acesso e da permanncia com sucesso, do aluno na escola; autonomia escolar; relao entre a escola e a comunidade; qualidade de ensino para todas as escolas; valorizao dos profissionais da educao; gesto democrtica.

Verso para impresso 45

Vale lembrar que tais princpios devem ser percebidos e analisados de maneira interligada, por serem interdependentes. Devem ser relacionados realidade de cada escola, fazendo uma identificao de como eles tm sido discutidos, compreendidos e desenvolvidos pelos diversos segmentos. Lembramos que o marco referencial composto pelos marcos: situacional, poltico/filosfico e operativo. , ento, importante explicitar os seus desdobramentos. Primeiramente, o marco situacional, que caracterizado por indagaes que levam a identificao de uma viso geral da realidade na qual est inserida a instituio escolar: que escola a nossa? Onde estamos? Como percebemos a realidade? Assim, o marco situacional expressa a compreenso do grupo que planeja, o seu olhar sobre uma realidade mais ampla, seus traos marcantes, suas foras e fragilidades. O marco poltico ou filosfico refere-se ao ideal geral da instituio. Perguntas como: que escola desejamos? Que valores sociais e polticos nos orientaro? No marco filosfico so expressos, pois, os valores ticos, os ideais, as concepes e opes da comunidade, enfim, as suas utopias, os seus sonhos. Propriamente, o marco poltico ou filosfico requer, assim, a definio da filosofia poltico-pedaggica que ir nortear o caminhar da escola e de seus sujeitos, os protagonistas. Nele, devem ser explicitadas as concepes de sociedade, homem, mundo, educao, trabalho, conhecimento/cultura, pois expressar as concepes tericas que o grupo assume.

Marco Operativo expressa a utopia instrumental do grupo. Expe as opes (em termos ideais) em relao ao campo de ao e instituio e fundamenta essas opes em teoria.[...] Assim, o marco operativo refere-se realidade desejada do campo de ao e (sobretudo) da instituio em processo de Planejamento (p. 28) .

O marco operativo refere-se forma de ao e ou operacionalizao dos ideais identificados no marco poltico/filosfico. Como alcanar o que desejamos? De que maneira pensamos o horizonte de nossas aes? Podemos dizer que o marco operativo define-se com a proposta de ao para os diversos aspectos relevantes da instituio em relao s suas finalidades e ao que se deseja para a mesma. Esse marco expressa, assim, o ideal especfico da instituio. Nas palavras de Gandin (1991):

Verso para impresso 46

Nesse sentido, torna-se imprescindvel, na elaborao do marco operativo, estabelecer compatibilidade com o marcos situacional e o Filosfico. Nesse sentido, preciso seguir oprincpio da exequibilidade, ou seja, a capacidade de se tornar realidade, de no ficar apenas no sonho. estabelecer um sonho possvel de ser realizado, a partir das condies concretas de cada escola. Isso importante para que no se desarticule o PPP da realidade geral (e as representaes que temos dela) em busca da realidade que desejamos e acreditamos ser possvel vivenciar. Vasconcellos (2000) tambm alerta que o marco operativo no mera programao de aes concretas a serem executadas, pois um plano de ao nas trs dimenses do trabalho escolar: pedaggica, comunitria e administrativa. Nessa tica, temos uma relao estabelecida entre marco situacional e o marco filosfico e, como mediador, o marco operativo que pode ser concebido com uma espcie de sntese. O marco operativo, luz dos elementos estruturais da realidade, remete s finalidades e concepes filosficas, encaminhando para a elaborao de um diagnstico da situao particular da escola.

Verso para impresso 47

ATIVIDADE 10 - OBRIGATRIA Voc estudou relevantes aspectos do Projeto PolticoPedaggico, especificamente, na perspectiva do planejamento participativo e da gesto colegiada e j sabe, portanto, que no momento inicial de reflexo em torno do PPP preciso identificar as representaes que os diferentes sujeitos escolares apresentam sobre este e qual a sua funo para a melhoria da educao. Para realizar essa atividade siga o seguinte roteiro:

1. Faa um levantamento em sua escola sobre as concepes de Projeto Poltico-Pedaggico e a sua relao com o Planejamento Escolar que se fazem presentes em sua instituio 2. Para fazer esse levantamento organize um roteiro de questes, visando colher dados por meio de entrevistas ou da aplicao de questionrio junto ao membros do Conselho de Escola e diferentes segmentos da comunidade escolar. Voc pode se inspirar pelas questes apresentadas neste texto 3. Responda: O que representa na sua escola o Projeto Poltico-Pedaggico? Qual a importncia que os diferentes protagonistas do ato de educar atribuem a ele? 4. Qual sonho que a sua escola deseja realizar?
Envie o resultado desse levantamento para Tarefa Atividade 10.

Verso para impresso 48

1.2.4. O Diagnstico da Realidade Escolar

No diagnstico estabelecemos, ento, uma anlise mais especfica sobre a realidade escolar que temos. Contudo, vai alm dos limites estreitos de um levantamento de dados e informaes referentes realidade escolar, pois requer tambm a leitura e interpretao dos fatos luz da filosofia poltico-pedaggica definida no marco filosfico. Podemos dizer que o Diagnstico situa a distncia do ponto de nosso ponto de partida (a realidade que temos) ao nosso ponto de chegada (a realidade que queremos).

Vasconcellos (2000) tambm esclarece que o diagnstico no um simples retrato da realidade ou um mero levantamento de dificuldades. Para ele o diagnstico , antes de tudo, um olhar atento realidade para identificar as necessidades radicais, e/ou o confronto entre a situao que desejamos viver para chegar a essas necessidades (p. 190). Se entendermos, ento, que o diagnstico ultrapassa o mero levantamento de dados e, tambm que no se trata apenas de fazermos crticas focadas em aspectos negativos ou nas fragilidades da instituio escolar. Na verdade, o diagnstico viabiliza tambm a identificao das potencialidades, dos pontos fortes; aspectos positivos da realidade escolar. Nessa relao dialetizada temos a identificao, via diagnstico, tanto das fragilidades, como das potencialidades. Destacamos, ento, que o diagnstico tem por finalidade identificar os problemas mais relevantes da comunidade escolar que necessitam de interveno, mas, ao mesmo tempo, tambm propicia a identificao dos pontos fortes, fatores/elementos/componentes positivos da realidade que podem ser otimizados e realocados para diversos fins e inclusive redirecion-las como suporte resoluo e ou ao equacionamento da problemtica identificada. Vasconcellos (2000) ainda afirma que

Verso para impresso 49

Diagnosticar significa ir alm da percepo imediata, da mera opinio (do grego, doxa) ou descrio, e problematizar a realidade, procurar apreender suas contradies, seu movimento interno, de tal forma que se possa super-la por uma nova prtica, fertilizada pela reflexo terico-crtica (p. 190). No momento da anlise da realidade escolar e da construo do PPP preciso identificar fragilidades e potencialidades da escola. A definio de objetivos e metas deve resultar da identificao das necessidades e expectativas da comunidade escolar em correlao com a observao dos diferentes aspectos da realidade escolar. O PPP canal para exerccio da autonomia pedaggica visando conferir identidade institucional como fruto da reflexo e ao coletiva. por isso que na elaborao do PPP imprescindvel a anlise das prticas pedaggicoorganizacionais da escola, as necessidades da comunidade escolar; bem como faz-se necessrio o conhecimento e a devida interpretao da legislao federal e da legislao especfica do respectivo sistema de ensino e de suas redes que estabelecem as normas e diretrizes nacionais para a organizao escolar . Assim, podemos dizer que o PPP , ento, canal de participao da comunidade escolar no planejamento e gesto da escola. Na sua construo expressamos o conhecimento da dinmica institucional, definimos de forma coletiva os objetivos, metas e diretrizes gerais de organizao e funcionamento da escola, ou seja, definimos uma filosofia poltico-pedaggica que nortear toda a organizao do trabalho pedaggico. Nesse sentido importante que sejam estabelecidos objetivos e metas exequveis e condizentes com a realidade socioeconmica e poltico-cultural da comunidade onde se encontra a escola. No mbito do diagnstico da realidade escolar temos a anlise dos indicadores de escola identificando-se os aspectos pedaggicos, administrativos, financeiros, jurdicos e scio-culturais. No que tange aos aspectos pedaggico-organizacionais podemos analisar as fragilidades e ou potencialidades da escola a partir da identificao:

Verso para impresso 50

do perfil discente e as condies socioeconmicas; faixas etrias, posio social, necessidades e valores dos alunos; condies do processo de ensino-aprendizagem, tais como as metodologias de ensino: a) relao nmero de alunos por srie/ciclos e de idade/srie; b) taxas de evaso e de taxas de evaso/abandono e taxas de reteno; c) os processos avaliativos e as estratgias para recuperao dos alunos com menor ou baixo rendimento escolar; d) os resultados da avaliao de rendimento e da avaliao institucional: anlise e interpretao de avaliaes externas- SAEB, ENEM e anlise de estudos sobre a situao da educao bsica (indicadores da educao bsica- IDEB);

identificao das condies infra-estruturais: recursos materiais; humanos; recursos didtico-pedaggicos; condies de trabalho e a poltica de valorizao dos profissionais da educao; as relaes inter-pessoais e organizao do trabalho coletivo: composio das equipes; nvel de organizao da escola; qualificao e atualizao dos professores;

formas de constituio e atuao dos rgos colegiados em especial: conselho de escola; conselho de srie/ciclo; unidades executoras (APMs e ou caixa escolar); grmio estudantil.

No aspecto econmico-financeiro necessrio conhecer a sistemtica de funcionamento da gesto financeira da escola tendo por finalidade viabilizar e/ou dar suporte as atividades pedaggico-organizacionais da instituio tendo-se como prioridade o processo ensino-aprendizagem. Nesse tpico vale identificar: recursos disponveis; necessidades e carncias; formas de aplicao das verbas. Dessa forma, a dimenso financeira relaciona-se s questes gerais de captao e aplicao de recursos financeiros, tendo em vista sempre a sua repercusso em relao ao desempenho pedaggico do aluno (MEDEL, 2008, p.50). No aspecto jurdico-normativo, podemos analisar a relao que a escola mantm com a sociedade e com as vrias instncias do seu sistema de ensino; as diferentes dimenses da autonomia escolar: pedaggica, jurdico-normativo, financeira e organizacional, dentro dos princpios da legalidade e responsabilidade da gesto pblica.
Verso para impresso 51

E, no que tange aos aspectos scio-culturais e comunicacionais identificamos os traos marcantes da relao escola-comunidade e as questes sociais emergentes do entorno da escola que interferem diretamente no fazer - pedaggico. Nesse sentido, importante analisar a relao escola-comunidade, uma vez que a democratizao da gesto ser tambm viabilizada pela participao da comunidade local nos rgos colegiados, em especial, no conselho de escola e na definio das prioridades pedaggico-organizacionais, essenciais na elaborao do PPP. importante que a escola construa o diagnstico considerando duas dimenses. Uma est relacionada s normas, regulamentaes e exigncias legais para com o currculo, metodologias, procedimentos de avaliao. A segunda dimenso relativa s prticas e necessidades dos protagonistas da escola (professores, alunos, gestores, demais funcionrios, pais, associaes comunitrias) que criam novas dinmicas de trabalho e interferem nos rumos da escola.

Verso para impresso 52

ATIVIDADE 11 - OBRIGATRIA Apresentamos para voc os aspectos relevantes do diagnstico e os elementos que o compem. Observamos que para a reflexo, elaborao e implementao do PPP preciso conhecer a realidade escolar. Siga o roteiro abaixo para realizar a Atividade 11 Faa um levantamento dos elementos que contribuem para visualizar a realidade escolar e dialogue junto aos representantes do conselho de escola a fim de identificar quais seriam as fragilidades e potencialidades da escola, a partir da identificao das:

a) condies do processo de ensino-aprendizagem: taxas de evaso/abandono escolar, de reteno; nmero de alunos por srie/ciclos etc b) dos resultados da avaliao de rendimento e da avaliao institucional c) condies infra-estruturais e didticopedaggica da escola d) condies de trabalho docente e dos tcnicoadministrativos e) do trabalho coletivo e da relao escolacomunidade f) das questes sociais emergentes que interferem diretamente no fazer-pedaggico
Envie para Tarefa Atividade 11 o material resultante de seu trabalho.

Verso para impresso 53

ATIVIDADE 12 - OBRIGATRIA A partir do diagnstico realizado sobre a realidade escolar, construa em grupo um texto descritivo acerca das prioridades pedaggico-organizacionais, essenciais na elaborao do PPP. Envie esta produo para a Base de dados, Atividade 12

ATIVIDADE 13 - COMPLEMENTAR Faa um levantamento, na base de dados do INEP, dos indicadores da avaliao (IDEB, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM) de seu municpio e da sua escola. Analise esses indicadores e discuta com seus colegas a relao destes dados com os desafios para a construo do PPP. Visite o Frum Diagnstico, tpico Indicadores da Avaliao e poste sua opinio.

Verso para impresso 54

1.2.5. Programao: aspectos importantes

Mas o que Programao? Podemos definir programao como sendo uma proposta de ao, ou seja, um conjunto de aes assumidas pela instituio escolar em determinados espaos e tempos com vistas resoluo de problemas e da superao das dificuldades encontradas. A programao, nas palavras de Gandin (1991), uma proposta de ao para dirimir a distncia entre a realidade da instituio que planeja e o que estabelece o marco operativo. Dito de outra forma, a proposta de ao para sanar (satisfazer) as necessidades apresentadas pelo diagnstico (p.45). o que os agentes escolares vo fazer para realizar o sonho possvel.

Na programao se impe novamente a questo da exequibilidade dos objetivos e metas estabelecidos. Neste momento, devemos indagar a respeito da viabilidade de executar o que se prope. Vasconcellos (2000) esclarece que a programao fruto da tenso realidade-desejo; surge como forma de superao da realidade (ainda que parcial, dados os limites) em direo ao desejado (dada a utopia, a fora da vontade poltica). Esta tenso vai nos dar o horizonte do histrico-vivel (p. 195). Vale lembrar que o conceito de viabilidade comporta diferentes questes como as de ordem tcnicas/materiais, polticas, legais-jurdicas. Uma boa programao marcada pelo alto grau de exequibilidade das aes e pela interao entre marco referencial, diagnstico e o plano de aes. Nesse sentido, h que se observar a qualidade das aes e a natureza da participao dos diferentes sujeitos sociais que interagem na dinmica organizacional. Na fase de programao define-se o que vai ser feito e quais os meios selecionados para a superao dos problemas detectados. a proposta de ao. Define-se o que necessrio e possvel fazer para diminuir a distncia entre o que a escola e o que almeja ser.

A programao refere-se s aes concretas e se traduz pela definio das prioridades, visto que podemos identificar muitos problemas que demandam e comportam espaos, tempos e aes diferenciados para serem equacionados. Assim, preciso estabelecer de forma coletiva quais so as prioridades, ou seja, quais os problemas identificados
Verso para impresso 55

que devem ser equacionados primeiramente e definir uma seqncia para o equacionamento das prioridades. Vale destacar que os critrios para a definio de prioridades s se tornam legtimos enquanto expresso da coletividade. Na verdade, estes so retirados do marco referencial e do diagnstico. Vasconcellos (2000) esclarece que a programao refere-se proposta de aes, que podem se desdobrar em quatro formas de organizao da prtica:

aes concretas, definidas como sendo aes que tm carter de terminalidade. Ao elaborarmos uma proposta de ao concreta devemos explicitar o que e para que, ou seja, que tipo de ao se prope e com qual finalidade. Exemplo O que: comprar mais livros para a biblioteca. Para que: melhorar as condies de estudo dos alunos e professores.

linhas de ao que se referem s orientaes gerais, princpios e polticas adotadas e indica um comportamento, um modo de ser ou agir. Esta pode vir acompanhada de um conjunto de estratgias.

atividades permanentes que se configuram nas aes que se repetem, tais como as rotinas, atividades peridicas. normas, que so as aes que assumem um carter obrigatrio, atingindo todos.

A necessidade e a possibilidade so critrios essenciais de qualquer programao. As necessidades so identificadas pelo diagnstico e na fase da programao discutimos qual a possibilidade de realizao das aes, ou melhor, qual a viabilidade de executar o que se prope para sanar as necessidades e ou problemas identificados na fase do diagnstico. Conforme Souza, Gouveia, Silva e Schwendler (2005), a programao demanda o detalhamento das aes de modo a esclarecer:

o que as justificam (por que as aes so necessrias); as metodologias que sero utilizadas na sua implementao (como se realizar a ao); as pessoas responsveis para que a ao saia do papel; os recursos necessrios (quantidade e natureza materiais, financeiros, humanos);

Verso para impresso 56

as formas de acompanhamento utilizadas, tendo em vista a avaliao processual e sistemtica do que est programado.

Vasconcellos (2000, p.198), por sua vez, sugere questes para a elaborao da programao:

Que aes concretas e com que finalidades devem ser realizadas no prximo (ou no presente) ano, para atender as necessidades expressas no diagnstico? Que linhas de ao devem orientar nossos trabalhos no prximo ano, para atender as necessidades expressas no diagnstico? Que atividades permanentes devem existir na instituio, para atender as necessidades expressas no diagnstico? Que determinaes/normas precisam ser adotadas para propiciar o avano da transformao da nossa prtica, de acordo com as necessidades captadas no diagnstico?

Antes de iniciar uma programao necessrio esclarecer que todas as propostas devem satisfazer as necessidades identificadas no diagnstico, correlacionando-as ao marco operativo e ao filosfico. importante tambm lembrar que nem todas as necessidades sero satisfeitas por meio de aes concretas. Nesse sentido, tambm esclarecemos que necessrio trabalhar com o critrio da definio de uma poltica de prioridades. Saber estabelecer prioridades o que nos ajuda a caminhar rumo ao sonho possvel. O mesmo ocorre com a escola, o sonho possvel de todos e todos juntos que vo definir as prioridades para alcance do sonho. Todos juntos se ajudam a realizar o sonho da escola desejada. Novamente reafirmamos que, na perspectiva do planejamento participativo, todos os segmentos da escola devem compartilhar e participar da elaborao e da implementao do plano de ao. imprescindvel que todos sejam informados em relao ao planejamento e acompanhamento de todas as aes que esto sendo desenvolvidas pelo grupo. fundamental dar publicidade a todas as aes e etapas do PPP. Medel (2008) destaca que para o acompanhamento e avaliao do plano de ao necessrio formar um processo contnuo de levantamento e anlise das informaes

Verso para impresso 57

referentes execuo das aes planejadas, de maneira que sejam realizados os ajustes necessrios durante o processo e no apenas no seu trmino. Este processo de acompanhamento objetiva a sistematizao e a socializao de informaes para que os membros envolvidos no PPP possam rever suas posies, avaliando e tomando novas decises e apresentando novas intervenes (MEDEL, 2008, p.85).

Outra questo relevante no mbito do diagnstico e da programao refletir sobre a relao do PPP com o regimento escolar. Nesse sentido, seria interessante que fossem observadas e includas diretrizes da coordenao e estruturao do funcionamento da escola e das suas normas disciplinares contidas no regimento escolar. Medel (2008) destaca que na medida em que o PPP se determina por uma concepo disciplinar que seja mais preventiva, teremos um regimento escolar mais direcionado para os direitos e deveres enumerados em um contrato tico-disciplinar, ao invs de um regimento preso s penalidades (p.89). A prtica pedaggica questo primordial na reflexo do PPP, assim com base no levantamento dos dados/informaes obtidas por meio do diagnstico imprescindvel repens-la.

Verso para impresso 58

ATIVIDADE 14 - OBRIGATRIA A partir dos dados levantados no Diagnstico dialogue com os representantes da comunidade escolar (vinculados ao Conselho de Escola; Grmio Estudantil; Conselho de Classe; Unidades Executoras) a fim de pontuar as necessidades prioritrias da escola, na viso desses sujeitos escolares, e suas propostas de aes sugeridas. Envie sua produo para Tarefa Atividade 14.

Verso para impresso 59

1.2.6. Avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico

Cabe salientar que a avaliao educacional em suas diferentes modalidades e fins adquire centralidade nas polticas educacionais ps LDB 9394/96, ora situada como instrumento importante de gesto escolar vinculada questo da qualidade da educao. A LDB 9394/96 determina a competncia da Unio para assegurar o processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino; bem ainda, assegurar o processo nacional de avaliao das instituies de educao superior. Por outro prisma fundamental que o sistema de avaliao institucional se fundamente tambm na anlise do projeto poltico-pedaggico e na atuao dos rgos colegiados, especialmente, do conselho escolar avaliao e projeto poltico-pedaggico? Villas Boas (1998) ressalta que falar de projeto poltico-pedaggico implica em falar de avaliao, por ser esta a categoria do trabalho escolar que o inicia, o mantm no andamento desejvel, por meio de contnuas revises de percurso, e por oferecer elementos para a anlise do produto final (p.180). Esta mesma autora (2002) apresenta-nos um plano de avaliao do PPP, compreendendo os seguintes aspectos: e sobre qual a relao entre

1. justificativa da avaliao; 2. abrangncia: que atividades, dimenses, temas e aspectos sero avaliados? Que sujeitos sero contemplados na avaliao?; 3. finalidades: quais os usos que sero destinados ao resultado da avaliao?; 4. procedimentos e estratgias a serem adotadas na avaliao do PPP: instrumentos, indicadores, cronograma para a coleta de dados; 5. registros dos resultados: como sero anotados e registrados os dados?; 6. avaliao da avaliao: a avaliao utilizada cumpriu os objetivos iniciais? Quais os entraves e ou dificuldades que surgiram e super-los?

Verso para impresso 60

ATIVIDADE 15 - OBRIGATRIA Com base nas leituras realizadas sobre Avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico, responda a seguinte questo: Quais as articulaes da avaliao de rendimento e avaliao institucional no processo de elaborao e construo do PPP? Disponibilize sua sntese na Base de dados, Atividade 15 por meio de um arquivo de texto.

Verso para impresso 61

1.2.7. Relaes entre o PPP e o PDE-Escola

Neste tpico focalizamos a relao do projeto poltico-pedaggico com o PDE-Escola. Primeiramente, vale lembrar que a elaborao do projeto poltico-pedaggico precede implementao do PDE-Escola. Mas afinal que o PDE-Escola? O que quer dizer esta sigla? O denominado Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) criado pelo governo federal no mbito do Ministrio da Educao e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) por meio da Portaria Normativa do Ministro da Educao n 27, de 21 de junho de 2007, visa ao atendimento prioritrio dos Estados e municpios com os mais baixos ndices de desenvolvimento da educao (IDEB). Para uma anlise do IDEB articulado aos programas de avaliao sugerimos a leitura da Sala Ambiente Avaliao Educacional. E para um estudo mais aprofundado dos programas, no mbito federal, indicamos a leitura da Sala Ambiente Polticas da Educao Bsica.

De acordo com a referida Portaria, este programa (PDE-Escola) tem como foco a descentralizao e o repasse de recursos financeiros e busca diagnosticar problemas, metas e planos de ao para as escolas das redes pblicas de educao bsica. (BRASIL.PDE-escola. Ministrio da Educao. In: http://mec.gov.br). Assim, deseja-se que o PDE-Escola focalize no ambiente escolar as informaes necessrias tomada de deciso; resulte do trabalho da comunidade escolar, respeite as propostas da escola, inclusive, articule-se com o PPP a fim de que se configure tambm como um possvel instrumento para a melhoria da gesto pedaggicofinanceira das escolas. Neste momento, indicamos o estudo paralelo da Sala Ambiente Realidade Escolar visando identificar as conexes entre o planejamento escolar e a anlise da realidade peculiar a cada escola, bem como situar o relevante papel do coordenador pedaggico para a melhoria do processo educativo. Reafirmamos que processo de reflexo, elaborao e implementao do PPP demanda a anlise da realidade peculiar a cada escola. nesta perspectiva da necessria inflexo e de conhecimento da realidade escolar que o PPP se aproxima do PDE, devendo tambm este ser elaborado pela equipe escolar, com a indicao das metas a serem atingidas, prazo para seu cumprimento, aes e os recursos necessrios.

Verso para impresso 62

Dessa forma, tambm na implementao do PDE a escola deve partir da anlise da sua realidade a fim de identificar prioridades. Para um melhor detalhamento quanto implementao do PDE-Escola indicamos a leitura da Portaria n 27/2007 O que o PDE, do Quadro 1 QUADRO DE RELAO PDE E PPP- MIRZA e do Artigo intitulado A relao entre o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Projeto Poltico Pedaggico da Escola (PPP): concepo e avaliao. Revista do Programa de PsGraduao em Educao da UFJF. Vol. 8, n 1 e n 2, mar/ago 2003 e set/fev 2004.

Para realizar sua auto-avaliao a escola, inicialmente, deve designar um coordenador de plano e criar um grupo de sistematizao. Nesta etapa necessrio que a escola analise suas taxas de evaso, abandono escolar, desempenho, dentre outras, conforme instrues do Ministrio da Educao ou do FNDE; identifique seus principais problemas, suas possveis causas e suas potencialidades; bem ainda a escola deve se situar em relao aos fatores que ela controla e que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Indicamos a leitura da Sala Ambiente Avaliao Educacional que muito contribui para estudos sobre avaliao educacional, e inclusive, sobre a autoavaliao. Como tambm pelo estudo das temticas abordadas na Sala Realidade Escolar podemos situar a relevncia das aes do Coordenador Pedaggico no processo de reflexo, estudo e interpretao dos indicadores de desempenho pedaggico (das taxas de evaso, abandono escolar) e da identificao das prioridades e potencialidades da escola, de forma coletiva. Sugere-se que o coordenador envide esforos para uma reflexo coletiva em torno destas questes a fim de, inclusive, identificar crticas e sugestes em relao forma de elaborao e implementao dos programas e projetos governamentais. Dessa forma, possvel tambm identificar e analisar junto comunidade escolar as perspectivas (pontos positivos) e impasses (pontos conflitantes ou negativos) da operacionalizao de programas no interior da escola frente s diferentes demandas da escola pblica contribuindo para o levantamento de informaes importantes para a avaliao de tais programas.

Verso para impresso 63

LEITURA COMPLEMENTAR TOSCHI, Mirza, FONSECA, Marlia, OLIVEIRA, Joo Ferreira. A relao entre o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Poltico-Pedaggico concepo e avaliao. Revista do Programa de Ps-Graduao em Educao da UFJF Vol. 8, n 1 e n 2, mar/ago 2003 e set/fev 2004. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) numa perspectiva de governo democrtico popular: uma anlise da experincia na rede de ensino do Recife Pe. Plano de Desenvolvimento da Educao.Livro do PDE. Plano de Aes Financiveis do PDE - Escola.

ATIVIDADE 16 - OBRIGATRIA A partir da anlise realizada por cada componente do grupo em sua escola acerca da articulao entre o Projeto Poltico Pedaggico e o PDE. Identifique quais os impasses e dificuldades comuns encontradas na implementao do PDE. Envie uma sistematizao do grupo para Tarefa Atividade 16. Seo 2 - O PPP como instrumento de interao da comunidade e de interveno na realidade escolar.

Verso para impresso 64

O PPP como instrumento de interao da comunidade e de interveno na realidade escolar


Nosso esforo neste breve espao destacar que o projeto poltico-pedaggico adquire legitimidade no seio da comunidade escolar ao ser elaborado e implementado no bojo de um planejamento participativo. Dessa forma, o PPP caracteriza-se por sua contnua necessidade de atualizaes, mudanas e reflexes que podem gerar novas reorganizaes mediante acompanhamento e avaliaes permanentes a fim de propiciar a interveno na realidade escolar. O PPP constitui-se em um imprescindvel instrumento de interveno na realidade escolar e de comunicao entre os sujeitos que interagem no cotidiano escolar, bem como configura-se como canal de dilogo e de participao dos diversos protagonistas da comunidade externa. Concebido nesta perspectiva o PPP ganha fora como instrumento para o aprendizado dos princpios da autonomia intelectual e da construo da identidade institucional no exerccio de uma gesto colegiada caracterizada pela tomada de deciso coletiva e pela contnua reflexo em torno das demandas, necessidades, fragilidades e potencialidades apresentadas na realidade escolar. A esse respeito, sugerimos a leitura da Sala Ambiente Prticas e Espaos de Comunicao na Escola que bem esclarece a importncia do direito informao que deve ser um princpio a ser perseguido e intensificado nas prticas de gesto escolar. Tambm indicamos a leitura do Artigo intitulado Comunicao, Cultura e Gesto Educacional para reflexo em torno da importncia da comunicao na democratizao da gesto escolar. Destacamos as palavras de Jos Mrio Aleluia (2009) ao afirmar que

Verso para impresso 65

A comunidade escolar como um todo possui o direito e o dever de tornar pblicas as informaes relevantes de interesse coletivo. Neste sentido, para tornar comum, informaes, problemas, solues, projetos, necessitamos intensificar processos de comunicao no ambiente escolar. Por exemplo, o Projeto Poltico-Pedaggico PPP, como instrumento de participao e de gesto democrtica, precisa ser entendido como um documento pblico, comum a todos que compem a comunidade escolar, e, para tanto, a sua comunicao imprescindvel nesse processo. Tornar comum tanto a construo do documento quanto a sua operacionalizao e avaliao.

Nessa circunstncia, destacamos que o PPP tambm de responsabilidade compartilhada entre todos os membros da comunidade escolar (professores, coordenadores pedaggicos, diretores, equipe de gesto e de suporte pedaggico, alunos, pais de alunos, servidores tcnico-administrativos). A esse respeito destacamos anteriormente o relevante papel do coordenador pedaggico enquanto mobilizador da reflexo, do dilogo e da comunicao no mbito do planejamento dialgico participativo.

Gadotti (2000) destaca que o projeto pedaggico da escola est hoje inserido num cenrio marcado pela diversidade. Cada escola resultado de um processo de desenvolvimento de suas prprias contradies. No existem duas escolas iguais. Nisto reside a pluralidade de projetos pedaggicos desenvolvidos luz do marco referencial e a partir de uma efetiva anlise da realidade escolar peculiar a cada instituio de ensino. A democratizao da gesto escolar tendo por sustentculo a participao dos sujeitos escolares na elaborao/implementao do PPP e na atuao dos rgos colegiados requer, portanto, mudana de mentalidade. Implica a mudana no uso de tempos e espaos escolares, na organizao do trabalho pedaggico e nas formas de comunicao e interao. Por isso, vale destacar as palavras de Gadotti (2000) ao afirmar que a gesto democrtica , portanto, atitude e mtodo. A atitude democrtica necessria, mas no suficiente, precisamos de mtodos democrticos de efetivo exerccio da democracia. Ela tambm um aprendizado, demanda tempo, ateno e trabalho.

Verso para impresso 66

Num cenrio marcado por incertezas, dvidas e muitas indagaes a elaborao do PPP e sua implementao supe rupturas com o presente e projees intencionais visando interferncia em uma realidade escolar objeto de estudo e de reflexes por seus protagonistas. A dimenso mobilizadora do PPP revela-se no leque de possibilidades de reflexes e mltiplas indagaes no macro contexto das polticas educacionais e de seus desdobramentos, mas prioritariamente, no questionamento e na problematizao do que possvel fazer, no micro contexto da escola, ainda que diante de um cenrio complexo e multifacetado. Cenrio este que tambm contempla diversas perspectivas de anlises e de aes coletivas e institucionais. neste reconhecido desafio de lidar com o institudo, com as tenses e contradies do cotidiano escolar que reside o espao e a relevncia do planejamento, enquanto o pensar e agir edificantes de novas prticas pedaggicas. Nesta perspectiva, partindo-se de uma concepo de planejamento participativo que o PPP constitui-se em instrumento de interveno na realidade escolar visando proporcionar a organizao do trabalho pedaggico; a utilizao dos tempos e espaos escolares; identificar e valorizar aspiraes, ideais e anseios; e sobretudo, mesmo no bojo das diretrizes gerais da poltica educacional e de uma autonomia relativa permite dentre tantas limitaes que a comunidade escolar possa refletir, definir, construir coletivamente os pilares de sua trajetria histrico-social. O PPP remete ao estudo da realidade e do cotidiano escolar instigando conquistas coletivas; no apenas se reporta ao cenrio das grandes revolues; como tambm remete-se ao mago das pequenas e contnuas mudanas, das legtimas conquistas resultantes da autoria intelectual coletiva dos seus diversos protagonistas capazes de pensar, projetar e desenhar um caminho e de identidade institucional peculiar a cada escola. Nessa tica, Veiga (2003) esclarece que tanto a inovao regulatria como a emancipatria provocam mudanas na escola, entretanto, deve-se considerar as diferenas substanciais existente entre elas. As inovaes emancipatrias tm sua origem e destino nas necessidades do coletivo escolar, ao contrrio as inovaes regulatrias decorrem de prescries, de recomendaes externas escola; por isso tendem a ser burocratizadas, no sendo resultado de processos participativos e

Verso para impresso 67

partilhados pela comunidade escolar. justamente a perspectiva emancipatria do PPP que buscamos destacar no enfoque prticas dialgicas e democrticas. Assim, entendemos que o projeto poltico-pedaggico instrumento de comunicao, interao entre a comunidade escolar e extra-escolar configurando-se tambm valioso instrumento de interveno na realidade escolar. A esse respeito indicamos o estudo da Sala Ambiente 1 Realidade Escolar, como essencial para a construo de uma projeto de interveno. Nessa tica tambm concebemos o processo de elaborao, implementao e avaliao do projeto poltico-pedaggico como objeto privilegiado de contnuas reflexes, estudos sistemticos e de pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares.

ATIVIDADE 17 - OBRIGATRIA Elabore uma anlise crtica do PPP observando os seguintes aspectos: Como foi sua elaborao? Quais e como foram os processos participativos? Como est organizado? Que concepes o orientam? Quais os objetivos apresentados? Foi efetivamente implementado? Como foi esse processo de implementao? Quais foram os resultados obtidos a partir de sua implementao? Foi avaliado? No seu processo de elaborao do PPP ocorreu a efetiva participao dos rgos colegiados (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Srie e Ciclos, Grmio Estudantil, Unidades Executoras)? Qual a relao estabelecida em sua escola entre o PPP e o PDE? Envie um texto analtico para Tarefa Atividade 17.

Verso para impresso 68

ATIVIDADE X - OBRIGATRIA Se na sua escola tambm interessante pensar em um projeto-interveno focalizando aspectos importantes na avaliao e ou re-elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, discuta com os seus colegas de grupo as necessidades identificadas e as questes prioritrias. Apresente uma proposta de interveno no Frum O PPP como instrumento de interveno na realidade escolar.

Caro cursita, Ao trmino das atividades desta sala deixamos como mensagem nossa crena de que o projeto poltico pedaggico remete ao estudo da realidade instigando conquistas coletivas; no s se reporta ao cenrio das grandes revolues; como tambm remete ao mago das pequenas e contnuas mudanas, das legtimas conquistas resultantes da autoria intelectual coletiva dos seus protagonistas capazes de projetar caminhos alternativos e de construir a identidade institucional peculiar a cada escola.

Verso para impresso 69

REFERNCIAS: GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. GANDIN, Danilo. A prtica do planejamento participativo na educao. Porto Alegre, UFRGS, 1991. (Petrpolis, Vozes, 1995). GENTILINI, J. A. Comunicao, cultura e gesto educacional.Cadernos CEDES, Campinas, ano 21, n. 54, p. 41-53, ago. 2001. MEDEL, Cssia Ravena Mulin Assis de. Projeto Poltico-Pedaggico:construo e elaborao na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleo Educao Contempornea). PADILHA, P. R. Planejamento Dialgico: como construir o projeto poltico pedaggico da escola. So Paulo:Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. SOUZA, A. ; GOUVEIA, A. ; Silva, M. R. da ; SCHWENDLER, S. F. .Projeto Poltico pedaggico - Coleo Gesto e Avaliao da Escola Pblica. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2005. v. 5. 54 p. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Poltico-Pedaggico elementos metodolgicos para a elaborao e a realizao. 16 ed. So Paulo: Libertad, 2000 (1995). (Cadernos Pedaggicos do Libertad; v.1). VILLAS BOAS, Benigna M de Freitas . O projeto poltico-pedaggico e a avaliao. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lcia Maria Gonalves(Orgs). Escola: espao do projeto poltico-pedaggico. Campinas, Papirus, 1998, p.38. VILLAS BOAS, Benigna M de Freitas (2002). Construindo a avaliao formativa em uma escola de educao infantil e fundamental. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marlia (Orgs). Avaliao: polticas e prticas. Campinas, Papirus, p.56.

Verso para impresso 70

Anda mungkin juga menyukai