Anda di halaman 1dari 10

1

Etec Fernado Prestes

Linux Debian

Alunos: Cesar Augusto Jean Jaques Professor: Cristiane Mota 2TID

Sumario
Etec Fernado Prestes ............................... 1 Sumario .................................................... 2 Historia ..................................................... 3 Verses do Debian ................................... 5 Ciclo de vida dos pacotes ......................... 6 Distribuies baseadas no Debian ........... 8 Caractersticas ......................................... 9 Vantagens & Desvantagens ................... 10

Historia

O Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante universitrio, que escreveu o Manifesto Debian que apelava criao de uma distribuio Linux a ser mantida de uma maneira aberta, segundo o esprito do Linux e do GNU.

O Projeto Debian cresceu vagarosamente e lanou suas verses 0.9x em 1994 e 1995, quando dpkg ganhou notoriedade. Os primeiros ports para outras arquiteturas iniciaram em 1995, e a primeira verso 1.x do Debian aconteceu em 1996.

Bruce Perens substituiu Ian Murdock como lder do projeto. Ele iniciou a criao de vrios documentos importantes (o contrato social e o free software guidelines) e a legtima umbrella organization (SPI), bem como liderou o projeto atravs dos lanamentos das verses da ELF/libc5 (1.1, 1.2, 1.3).

Bruce Perens deixou o projeto em 1998 antes do lanamento da primeira verso Debian baseada em glibc, a 2.0. O Projeto continuou elegendo novos lderes e fazendo mais duas verses 2.x, cada qual incluindo mais ports e mais pacotes. APT foi lanada durante este tempo e o Debian GNU/Hurd tambm iniciou-se.

O ano de 1999 trouxe as primeiras distribuies Linux baseadas em Debian, Corel Linux e Stormix's Storm Linux, hoje descontinuadas mas que iniciaram o que hoje uma notvel tendncia s distribuies baseadas em Debian.

Perto do ano 2000, o projeto se direcionou ao uso de repositrios de pacotes e distribuio "testing", alcanando um marco maior no que se refere aos arquivos e o gerenciamento de lanamentos. Em 2001, os desenvolvedores iniciaram conferncias anuais, Debconf, com conversas, workshops, e a recepo aos usurios tcnicos. A verso 3.0 de 2002 incluiu mais do que o dobro do nmero de pacotes da verso anterior e estava disponvel para cinco novas arquiteturas.

Debian celebrou o seu dcimo aniversrio em 16 de Agosto de 2003, com muitas festas de aniversrio em todo o mundo.

Verses do Debian
O ciclo de desenvolvimento das verses do Debian passa por trs fases:

"Unstable" - instvel "Testing" - teste "Stable" - estvel Quando as verses esto na fase "testing" elas so identificadas por codinomes tirados dos personagens do filme Toy Story. Ao se tornarem "stable" as verses recebem um nmero de verso (ex: 4.0).

Verses, codinomes e datas em que se tornaram "stable":

4.0 -- Etch, 8 de abril de 2007 3.1 -- Sarge, 6 de junho de 2005 3.0 -- Woody, 19 de julho de 2002 2.2 -- Potato, 15 de agosto 2000 2.1 -- Slink, 9 de maro de 1999 2.0 -- Hamm, 24 de julho 1998 1.3 -- Bo, 2 de junho de 1997 1.2 -- Rex, 1996 1.1 -- Buzz, 1996 A Verso "testing" atual a "Lenny".

A verso "unstable" ter sempre o nome Sid (tambm um personagem do filme Toy Story).

Ciclo de vida dos pacotes


Cada pacote Debian tem um mantenedor (tipicamente, apenas um, mas ocasionalmente pequenas equipes de programadores supervisionam peas de software particularmente complexas). da responsabilidade dos mantenedores manter o ritmo de acordo com as (caso existam) verses definidas pelos autores do software (a que se chama "upstream"), garantir a portabilidade do pacote com as arquiteturas que o Debian suporta, garantir que o pacote compatvel com a poltica tcnica do Debian, corrigir defeitos no pacote reportados pelos seus utilizadores (que tambm podem ser outros programadores Debian), e melhorias aos pacotes efetuados pelos seus autores que o faro mais fcil de utilizar, mais configurvel, mais seguro e por a fora.

Periodicamente, um mantenedor de pacotes faz uma release de um pacote fazendo o upload para o diretrio "incoming" do arquivo de pacotes do Debian (ou usando uma "upload queue" que periodicamente transmite em batch os pacotes para o directrio incoming). Aps um intervalo (um dia atualmente), o diretrio incoming verificado por um processo automtico que garante que o upload est bem formado (todos os ficheiros obrigatrios esto no sitio) e que o pacote tem a assinatura digital -- produzida por software compatvel com o OpenPGP-- do programador Debian. Todos os programadores Debian tm chaves pblicas. Os pacotes so assinados devido a duas razes: 1) para permitir verificar se pacotes no assinados, que podem ter sido enviados hostilmente, no sero processados no futuro; e 2) para permitir a contabilizao no caso de um pacote conter um bug srio, uma violao de poltica ou cdigo malicioso.

Se o novo pacote validado como: corretamente, assinado e bem formado, instalado no arquivo, para uma rea chamada "pool". Inicialmente, todos os uploads de pacotes aceitos no arquivo so apenas disponibilizados na verso "unstable", que contem a verso mais recente de cada pacote. No entanto, o novo cdigo tambm cdigo no experimentado, por isso os pacotes so mantidos nesta rea de desenvolvimento/QA durante vrios dias (a durao exata depende da urgncia do upload).

Para um pacote passar da rea de desenvolvimento/QA para a verso "testing" -- ou seja, o grupo de pacotes que so candidatos a fazer parte da prxima release da distribuio Debian -- tem de cumprir vrios critrios:

tem de ter estado na rea QA durante uma durao apropriada de tempo; no pode ter nenhum bug "release-critical" a ele associado (bugs to srios que fazem com que no possam ser libertados); tem de ser compilado para todas as arquitecturas planeadas para a release (noutras palavras, pacotes para arquiteturas no libertadas existem apenas na verso de desenvolvimento/QA, no na verso releasecandidate); no pode depender de verses de nenhum pacote que no cumpra as condies anteriormente definidas Desta forma, como de esperar, um bug release-critical num pacote de que vrios pacotes dependam, como por exemplo uma shared library, pode impedir muitos pacotes de entrarem na rea de testes, porque essa biblioteca considerada deficiente.

Periodicamente, o Release Manager, que um delegado do Debian Project Leader, em concordncia com as linhas mestras anunciadas aos programadores alguns meses antes, decide fazer uma release. Isto ocorre quando todo o software importante est razoavelmente up-to-date na verso "release-candidate" para todas as arquiteturas para as quais est planejada a release e quando todos os outros objetivos definidos pelo Release Manager foram atingidos. Nesta altura, todos os pacotes na "release-candidate" passam a fazer parte da "release".

No possvel a um pacote -- particularmente a um antigo, estvel e alterado frequentemente -- pertencer a mais do que uma verso ao mesmo tempo. As verses so apenas colees de apontadores para a "pool" de pacotes acima mencionada.

Distribuies baseadas no Debian

Big Linux Debian-BR-CDD DreamLinux Dizinha Linux FAMELIX GNU/Linux Kalango Linux Kanotix Knoppix Kurumin Linux Kake Linux Libranet LinEx Linspire (antigo Lindows) Mepis Morphix Muriqui Linux Progeny Debian Resulinux Rxart Sacix Satux Stormix ubuntu Xandros Indymix

Caractersticas

ENFOQUES PRINCIPAIS: Estabilidade e segurana.

USOS PRINCIPAIS: Do usurio domstico a grandes servidores.

CICLO DE VERSES: H uma verso "instable" (instvel), chamada "sid", pra qual qualquer pacote novo vai. Os pacotes so testados e passados pra verso "testing" (em testes), Aps dois anos e todos os defeitos (conhecidos) corrigidos, a verso em testes promovida a "stable" (estvel), a estvel antiga fica obsoleta, e faz-se uma nova verso em teste.

PACOTES: Arquivos .deb - funciona bem, o Aptitude e o Synaptic (gerenciadores de pacotes .deb) funcionam maravilhosamente, mas... s no Debian e derivados - no tente colocar .deb em distros no-correlatas que vira caca.

LTIMA VERSO: 5.0 "lenny" (estvel), "squeeze" (em testes).

MAIS INFO: uma distro tradicional e respeitada, que deu origem a diversas outras distribuies, entre elas Kurumin e Ubuntu. Os nomes das verses so tirados de personagens do Toy Story - inclusive, o da instvel (Sid - o garoto que destri brinquedos...).

10

Vantagens & Desvantagens

Vantagens:
Leve e estvel timo para servidores Gratuito tima interface grfica Facilidade na instalao do sistema Facilidade na instalao de programas tima documentao Segurana Facilidade na atualizao do sistema

Desvantagens
Demora cerca de 2 anos para novas verses No utilizado para desktop Configurar manualmente algumas tarefas Ficou um pouco annimo com outras distros baseadas no Debian

Anda mungkin juga menyukai