Anda di halaman 1dari 19

O Homoerotismo na Escola: O que dizem os estudantes?

Marcela Pastana; Patricia Cristine Pereira; Raquel Spaziani; Ana Cludia Bortolozzi Maia.

Escola, Heteronormatividade e Homofobia

Tratamentos preconceituosos, medidas discriminatrias, constrangimentos, ameaas, agresses fsicas ou verbais constantes na vida escolar. A homofobia no s consentida, como tambm ensinada nas escolas. Dificuldade da escola em lidar com a diversidade. Muitas vezes so os prprios professores, diretores e funcionrios que exercem a discriminao. Postura de descaso, fingir que nada est acontecendo, um problema sem importncia.

(Louro, 2009; Furlani, 2005; Junqueira, 2009; Facco, 2009)

Objetivos

Investigar concepes de estudantes sobre o homoerotismo, buscando identificar as influncias dessas crenas e as percepes sobre as manifestaes preconceituosas na escola.

Mtodo

Participaram 35 estudantes, 24 do sexo feminino e 11 do masculino, entre 16 e 23 anos, que responderam a um questionrio com questes abertas e os relatos foram analisados qualitativamente, com categorias temticas (Franco, 2005)

Concepes sobre o Homoerotismo

Dezesseis jovens participantes compreendem a homossexualidade como uma forma de se relacionar e sentir prazer, no a considerando como um problema ou uma condio atpica, tendo caractersticas prprias e desviantes. A homossexualidade foi concebida entre esses jovens apenas como uma condio em que a pessoa por quem sentem atrao seriam outras de mesmo sexo.
Para mim, os homossexuais so pessoas iguais com direitos e deveres iguais os heterossexuais. O que os difere apenas seu gosto sexual, o que no o muda como ser humano que pensa e tem sentimentos. (P10)

Concepes sobre o Homoerotismo

Oito participantes apresentaram uma viso negativa com relao homossexualidade, colocando-a como um problema, um desvio e um conflito, na maior parte das vezes atravs de argumentos religiosos.
A homossexualidade mais uma inveno do ser humano para desobedecer e quebrar as leis de Deus. (P4) [minha opinio ] A mesma que a palavra de Deus diz, Deus fez o homem e a mulher p/ ficarem juntos (depois do casamento) e Deus no fez um 3 sexo, mas se a pessoa permitir Deus a liberta disso. (P29)

Concepes sobre o Homoerotismo

Houve tambm a concepo de que no h problemas que a pessoa seja homossexual, desde que no demonstre, que parea normal:
O problema no est na homossexualidade e sim na maneira como ela se revela. A pessoa que se respeita muito mais fcil de ser respeitada. (P1).

Concepes sobre o Homoerotismo

Onze participantes expressaram-se de forma ambgua, no sentido de haver uma pseudo-aceitao, com falas que se iniciam negando o preconceito, mas depois apresentando alguma caracterstica negativa com relao homossexualidade.
(...) no me acho preconceituosa entretanto sinto algo estranho que no me agrada quando os vejo juntos. (P2) Sou contra, mas no sou preconceituosa, cada um toma sua deciso, mas no concordo pois Deus fez o homem e a mulher e no homossexual. (P24)

Acho errado, mas no tenho nada contra quem . (P28).

Concepes sobre o Homoerotismo

Segundo os participantes (17 deles), suas famlias tm uma viso negativa e preconceituosa sobre a homossexualidade e 13 deles afirmaram que isso ocorre por motivos religiosos.
[meus familiares pensam] o mesmo que eu penso e que est na bblia, por que a verdade, se parar p/ pensar se todo mundo fosse assim a raa humana acabaria (no teria como ocorrer uma reproduo natural da espcie) e tudo que fora do que Deus fez coisa do Diabo que quer destruir contra tudo que Deus fez. (P29)

Concepes sobre o Homoerotismo

A pseudo-aceitao, o preconceito manifesto em um discurso politicamente correto tambm foram atribudos pelos participantes aos seus familiares.
Minha famlia no tem preconceito, acha normal. Porm no iriam gostar se tivesse algum na famlia que fosse homossexual. (P5) [meus familiares] no apresentam nenhum tipo de preconceito com as pessoas, mas por serem cristos e acreditarem na bblia, sabem que Deus condena essa prtica. (P13)

Fatores que Influenciam as Concepes dos Jovens Sobre o Homoerotismo


Convivncia com homossexuais (14). Famlia (8) Experincias cotidianas (7) Amigos (4) Mdia (4), Livros (5), Bblia e religio (5) Por opinio prpria (5).
Todos os participantes (35) afirmaram conhecer algum homossexual, e 24 demonstraram uma viso positiva desta(s) pessoa(s).

Percepes dos jovens sobre as manifestaes preconceituosas


As percepes dos jovens sobre as manifestaes de preconceito mencionadas foram: - piadas e brincadeiras (12) - falas e comentrio (11). - violncia fsica (4) - agresso verbal (3) - argumentos religosos (3) - atitudes (2) - afastamento, medo de se aproximar pela fama (2) - olhares (1) - rtulos (1) - excluso e isolamento (3) - desprezo (1) - maus tratos (1).

Percepes dos jovens sobre as manifestaes preconceituosas


Pela maneira como as pessoas agem, falam... Quando passa uma pessoa homossexual as pessoas que vejo olham de um jeito no muito bacana, cochicham e do risada depois, fazendo piadas. (P9)

As vezes as pessoas no querem sentar onde tem um homossexual, outros nem chegar perto. (P28)

(...) Geralmente o local onde mais h manifestaes de preconceito na sala de aula. (P22)

Consideraes Finais
Conclui-se atravs da fala dos estudantes a presena de manifestaes de preconceito e vises negativas diante da diversidade sexual, o que indica a importncia de propostas educativas que dialoguem sobre o tema. A escola deve ser um espao para se desconstruir atitudes discriminatrias e incentivar o respeito s diferenas. O convvio entre pessoas diferentes, efetivamente includas e reconhecidas enquanto tais, representa grandes oportunidades de aprendizado.

Consideraes Finais

A amplitude, a variabilidade e o dinamismo das relaes humanas so aspectos enriquecedores do processo educativo e trabalhar a diversidade nas escolas uma forma de desmistificar as relaes, avanar criticamente, promovendo o conhecimento recproco e o auto-conhecimento, j que as distores que cultivamos sobre quem julgamos ser os outros, como no caso da homofobia, ao serem problematizadas e desconstrudas, podem revelar muito para refletirmos sobre o que chamamos pretensamente de maneira irrefletida e repressiva de normalidade.

Obrigada!

marcelapas@gmail.com

Referncias
Bardin, L. (1979). Anlise de contedo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). So Paulo: Edies 70, Livraria Martins Fontes (Obra original publicada em 1977). Borges, Z. N & Meyer, D. E. (2008) Limites e possibilidades de uma ao educativa na reduo da vulnerabilidade violncia e homofobia. Ensaio: Avaliao de Polticas Pblicas em Educao. Rio de Janeiro, v 16, n.58. Facco, L. (2009). Era uma vez um casal diferente: a temtica homossexual na educao literria infanto-juvenil. So Paulo: Summus. Felipe, J. & Bello, A. T. Construo de Comportamentos Homofbicos no Cotidiano da Educao Infantil. In Junqueira, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 151- 157) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Franco, M. L. P. B. (2005). Anlise de Contedo. Braslia: Lber Livro Editora. Furlani, J. (2005) O bicho vai pegar!- um olhar ps-estruturalista educao sexual a partir de livros paradidticos infantis. Tese de Doutorado em Educao, Programa de Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Referncias
Junqueira, R. D. (2009a) Educao e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para alm do multiculturalismo liberal. In Junqueira, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 367-427) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Junqueira, R. D. (2009b) Homofobia nas Escolas: um problema de todos. In Junqueira, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 13-51) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Junqueira, R. D. (2008a) Escola e Enfrentamento Homofobia: Pelo reconhecimento da diversidade sexual como fator de melhoria da educao de tod@s. In Ribeiro, P. R & Quadrado, R. P. (Orgs.) Corpos, gneros e sexualidades: questes possveis para o currculo escolar. Rio Grande: FURG. Junqueira, R. D. (2008b) Por uma pedagogia da diversidade de corpos, gneros e sexualidades. In Silve, F. F; Magalhes, J. C. ; Ribeiro, P. R. C & Quadrado, R. P. (orgs.) Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experincias. Rio Grande: FURG.

Referncias
Louro, G. L. Heternormatividade e Homofobia. In Junqueira, R. D. (org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 85-93) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Maia, A. C. B. & Maia, A. F. (2005). Sexualidade e infncia. Cadernos CECEMCA, no 1. Bauru, Faculdade de Cincias: Cecemca; Braslia: MEC/SEF. Mello, L.; Grossi, M. e Uziel, A. P. (2009) A Escola e os filh@s de lsbicas e gays: reflexes sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. . In Junqueira, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 159- 181) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Natividade, M.; Oliveira, L. (2009) Sexualidade ameaadoras: religio e homofobia(s) em discursos evanglicos conservadores. Em: Sexualidade, Salud y Sociedad Revista Latinoamericana, no. 2. Peres, W. S. (2009) Cenas de Excluses Anunciadas: travestis, transexuais, trangneros e a escola brasileira. . In Junqueira, R. D. (org.) Diversidade Sexual na Educao: problematizaes sobre a Homofobia nas escolas. (Coleo Educao Para todos, vol. 32, pp. 253- 263) Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Unesco. Spata, A. (2005). Mtodos de Pesquisa cincia do comportamento e diversidade humana. (A. B. P. Lemos, trad.).Rio de Janeiro: LTC.

Anda mungkin juga menyukai