Anda di halaman 1dari 24

Guia de Instalao Onduline

Para instalar corretamente Onduline, siga as instrues deste Guia. S assim a garantia vlida.

Lembre-se de preencher e guardar o Certificado de Garantia que est no final deste guia.

Onduline tudo o que voc quer de uma telha. leve, econmica e fcil de instalar.

Fundada na Frana em 1944 e presente em mais de 100 pases, Onduline a maior produtora mundial de coberturas ecolgicas e inteligentes. As telhas Onduline so produzidas com fibra vegetal impermeabilizada por betume e protegidas por resina especial. S Onduline oferece seis vantagens em um s produto:
15 anos de garantia de impermeabilizao.* Verstil. Permite diversos tipos de utilizao, adaptando-se s suas necessidades. Econmica. No quebra e utiliza menos madeira .

Design diferenciado e colorido. Disponvel em vrios formatos e cores. Ecolgica e sustentvel. Produzida com fibras vegetais, no agride o meio ambiente. Sem amianto.

Baixa transmisso de calor e som. Isso mais conforto e qualidade de vida para voc.

Neste guia, voc encontra tudo o que precisa saber para instalar Onduline. Se tiver qualquer dvida, ligue para 0800 245 260 ou acesse www.onduline.com.br.
*Garantia concedida desde que sejam seguidas as orientaes deste guia.

Fbrica Onduline - Juiz de Fora, MG

Ol, amigo instalador. Meu nome Ondulino. Eu vim mostrar a voc como se faz a instalao correta das telhas Onduline. Isso muito importante, porque a garantia s vlida se as telhas forem instaladas da maneira mostrada neste Guia. Agora, vamos ver os detalhes passo a passo. Vamos l!

Caractersticas da Telha Comprimento Largura Espessura nominal Altura da onda Peso por telha Peso para efeito de clculo estrutural Cores

Tradicional 2,00m 0,95m 3mm 38mm 6,4kg 3,9kg/m2 vermelha marrom verde preta Tradicional 20cm 1 onda 1,53m2 45cm 18% 20 fixadores* 14 fixadores*

Design 2,00m 1,05m 3mm 38mm 7,1kg 3,9kg/m2 vermelha marrom verde Design 20cm 1 onda 1,73m2 45cm 18% 20 fixadores* 14 fixadores*

Slim 2,00m 0,48m 3mm 38mm 3,2kg 4,2kg/m2 vermelha

Dados de Instalao Recobrimento longitudinal Recobrimento transversal rea til por telha Espaamento mximo - ripes Inclinao mnima Estrutura de madeira Estrutura metlica Clculo de telhas

Slim 20cm 1 onda 0,68m2 45cm 18% 10 fixadores* 8 fixadores*


rea de cobertura (m2) dividida por 0,70

rea de cobertura rea de cobertura (m2) dividida por (m2) dividida 1,53 por 1,73

*Referncia para pregos e anilhas no caso de estruturas de madeira, e parafusos e anilhas no caso de estruturas metlicas. Validade do produto: indeterminada.

Clculo do Material

Antes de montar melhor saber quantas telhas, cumeeiras e fixadores vamos usar. Veja os exemplos para calcular.

Onduline Tradicional
Exemplo: rea de 100m2 de cobertura. 1- Nmero de telhas: Divida a rea de cobertura pela rea til da telha: 1,53m2. 100 1,53 = 66 telhas 2- Nmero de fixadores: So 20 fixadores por telha para estrutura de madeira e 14 fixadores por telha para estrutura metlica. Concluso: para 100m2 de cobertura, voc precisa de 66 telhas Onduline Tradicional, 1.320 pregos e anilhas (estrutura de madeira) ou 924 parafusos* (estrutura metlica).
4

Onduline Design
Exemplo: rea de 100m2 de cobertura. 1- Nmero de telhas: Divida a rea de cobertura pela rea til da telha: 1,73m2. 100 1,73 = 58 telhas 2- Nmero de fixadores: So 20 fixadores por telha para estrutura de madeira e 14 fixadores por telha para estrutura metlica. Concluso: para 100m2 de cobertura, voc precisa de 58 telhas Onduline Design, 1.160 pregos e anilhas (estrutura de madeira) ou 812 parafusos* (estrutura metlica).

Cumeeira Onduline
Exemplo: telhado com cumeeira de 10m de comprimento. Divida o comprimento da cumeeira do telhado pelo comprimento til da Cumeeira Onduline: 1,80m. 10 1,80 = 5,5 Arredonde para 6 cumeeiras. Concluso: para 10m de cumeeira do telhado, voc precisa de 6 Cumeeiras Onduline.

*Os parafusos Onduline so vendidos j com as anilhas.

Segurana em primeiro lugar


Material de segurana recomendado para a instalao do telhado:

Capacete culos Luvas

Cinto (tipo pra-quedista)

Botas

Importante! Lembre-se de isolar o local abaixo e prximo do telhado; Sempre que estiver em cima do telhado, use o cinto de segurana e utilize o cabo-guia; Nunca ande em cima da telha, sempre transite em cima de tbuas; Amarre as tbuas para evitar escorregamento; Nunca suba em telhados midos ou molhados; Esteja sempre atento para no prender (ou prensar) as mos; Tenha cuidado com a rede eltrica; Use sempre os equipamentos de proteo individual (EPIs) recomendados pela Norma NR18, ilustrados acima.
DICA - Cuide sempre da sua segurana. Evite acidentes e continue fazendo um timo trabalho.
6

Material para montagem


Veja agora os materiais necessrios para fazer a montagem.
Serrote ou serra eltrica A lmina deve ter dentes pequenos, para o melhor acabamento. Querosene ou leo diesel Para lubrificar a lmina do equipamento de corte. Linha Para fazer o alinhamento do telhado e dos fixadores. Tbuas Para caminhar sobre o telhado. Martelo Para fixar os pregos. Parafusadeira Para a fixao dos parafusos, nos casos de estrutura metlica.

Instalao 1 Passo: Inclinao

Ateno! Nunca instale as telhas Onduline com inclinao menor que 18%.

A inclinao mnima de 18%.

DICA - Para calcular a inclinao mnima de 18%, basta levantar 18cm para cada metro. No existe inclinao mxima. As telhas Onduline podem ser montadas at na vertical.
8

2 Passo: Espaamento
Ateno! Isso muito importante! A distncia MXIMA dever ser de 45cm (eixo) entre os ripes e de 1,25m (eixo) entre os caibros.

Estrutura de madeira
Medidas: Caibro 3,8 x 7,5cm Ripo 2,5 x 7,5cm

Estrutura metlica
Medidas: Perfil U 3,8 x 7,5cm

Fim da instalao da estrutura - Pronto. A estrutura est montada. Agora vamos montar as telhas.
9

3 Passo: Montagem das Telhas


Ordem de montagem

A numerao neste desenho segue a ordem de montagem. IMPORTANTE : O lado colorido da telha deve SEMPRE estar voltado para cima. A extremidade com betume deve ficar voltada para a cumeeira.
10

Beiral

ATENO - O beiral deve ter no mximo 10cm.


11

4 Passo: Fixao
Fixao Onduline Tradicional
Estrutura de madeira

Para fixar as telhas, voc deve seguir a ordem indicada nos desenhos. Use anilhas, pregos e parafusos Onduline para vedar as fixaes. Assim, a gua da chuva no entra.

Estrutura metlica

IMPORTANTE - Em locais onde os ventos so fortes, o recobrimento lateral deve ser de duas ondas.
12

Fixao Onduline Design


Estrutura de madeira
Iniciar a instalao da primeira telha com a extremidade das 2 ondas (esquerda para direita).

Estrutura metlica
Iniciar a instalao da primeira telha com a extremidade das 2 ondas (esquerda para direita).

ATENO - Fixe sempre na onda ALTA, nunca na onda baixa.

13

5 Passo: Sobreposio das Telhas

Importante: Use a sobreposio MNIMA de 20cm para evitar infiltrao no telhado, principalmente quando h chuva de vento.

Na sobreposio em estrutura de madeira, fixe com pregos e anilhas Onduline.

14

Na sobreposio em estrutura metlica, fixe com parafusos autobrocantes ou grampos retos. Quando utilizar grampo reto, fixe com o apoio de um calo (exemplo: tubo pvc)*.
*No fornecido pela Onduline.

15

6 Passo: Acabamento

Telhas e cumeeiras podem ser cortadas com serrote ou serra eltrica. Lubrifique as lminas com querosene ou leo diesel.

16

Tabeira/Arremate lateral Use a tabeira para fazer o arremate lateral.

ATENO - Evite desperdcio. Sempre que possvel, utilize as sobras das telhas.
17

7 Passo: Cumeeira Onduline

Tamanho da Cumeeira Onduline: 2m

A tabeira a ser utilizada nos espiges deve ter a mesma espessura do ripo.

Pregue a cumeeira e a telha com pregos Onduline galvanizados de 18 x 27, com anilha Onduline. Aproveite o ltimo ripo para fazer a fixao da cumeeira.

18

Ajuste a sobreposio da Cumeeira Onduline com no mnimo 20cm. Assim, voc evita infiltraes e desperdcio de material.

Caso o telhado esteja localizado em uma rea com muita umidade (regio serrana ou litoral), importante manter o telhado ventilado prximo cumeeira, pois devido a diferena de temperatura externa x vapor interno, agregado impermeabilidade da telha, poder ocorrer condensao (a telha ficar suada por dentro e haver gotejamento). Em casos de extrema umidade necessrio aplicar impermeabilizante ( base dgua) na face interna da telha.

Em caso de dvida, ligue para o Departamento Tcnico:

0800 245 260 Ligao gratuita


19

Acessrios Onduline

Conhea os acessrios Onduline.

Prego Onduline

Parafuso Onduline

Anilha Onduline

Veda-onda Tradicional

Veda-onda Design

Rufo plstico Onduline

20

Voc tem sua disposio uma linha completa de acessrios para a instalao do seu telhado. Sempre com a qualidade Onduline.

Cumeeira Onduline

Pente de ventilao passarinheira Onduline

Telha de ventilao Onduline - Sob consulta

Clarabia Onduline Sob consulta

Cantoneira Onduline Sob consulta

Telha de policarbonato Sob consulta

21

Dvidas? 0800 245 260 - www.onduline.com.br


CNPJ 01.163.538/0005-03
22

15 anos - Garantia de Impermeabilizao

A Onduline - A COMPANHIA - atesta que as telhas Onduline possuem garantia de impermeabilizao de 15 ANOS, a partir da data da compra. Impermeabilizao: as telhas Onduline so impermeabilizadas e por isso no permitem a passagem de gua ou umidade. Esta garantia vlida em todo o territrio nacional e ser aplicvel apenas para o usurio final do produto, mediante apresentao da nota fiscal de compra do produto.

Garantia A Onduline assegura ao cliente-comprador que: Os produtos esto livres de defeitos de fabricao. O perodo de garantia, exclusivo para impermeabilizao, se inicia na data de venda do produto ao consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra, e corresponde a 15 anos (180 meses). Caso este produto seja um acessrio, este Certificado aplicar-se- somente quando for usado com o produto para o qual foi projetado. Para solicitar a garantia, o usurio dever, primeiramente, entrar em contato com a assistncia tcnica da Onduline, enviando cpia deste certificado e cpia da nota fiscal. Todos os produtos substitudos em garantia sero de propriedade da Onduline do Brasil.

Limitaes de Garantia A Onduline no se responsabiliza por problemas ocasionados pelo mau uso e m instalao dos produtos nos casos de: Problemas ocasionados por defeitos na estrutura do telhado ou fundaes; Coberturas instaladas fora das especificaes contidas no Guia de Instalao; Problemas resultantes de condies meteorolgicas anormais; Falhas do consumidor ao limpar ou fazer manuteno no telhado em geral. A Onduline oferece suporte tcnico telefnico e/ou via e-mail. Por isso, em caso de dvida, entre em contato com a Onduline antes de fazer a instalao.

ONDULINE. O Novo Conceito em Cobertura. Ligao gratuita: 0800 245 260 - www.onduline.com.br

Certificado de Garantia
Pelo presente, a Onduline certifica que

de Impermeabilizao Onduline

o(a) Sr.(Sra.) ____________________________________________________________________________________

RG _____________________________________ adquiriu no dia _____/_____/_______, na loja

_____________________________________________________________________________________________,

a quantidade de _____________ telhas Onduline que tero sua impermeabilidade garantida por 15 anos a partir da data da compra. Este certificado s vlido quando acompanhado da cpia da nota fiscal.

Anda mungkin juga menyukai