Anda di halaman 1dari 5

Curso de Formao Especializada em Educao Especial Domnio Cognitivo-Motor

Necessidades Educativas Especiais

Anlise do texto: Os alunos com necessidades educativas especiais Doc. 5

Coll, Csar et al (2004). Desenvolvimento Psicolgico e Educao !ranstornos do desenvolvimento e necessidades educativas es"eciais. 2# ed. $o Paulo, %rtmed, "". &'()0.

Docente:

Pro*essora Doutora Celeste +o"es

Discentes: %le,andra Castelar, n.- 2'&44 Carina %.evedo, n- 2'&4/ David Car"inteiro, n.- 2'&/& 0ernando $ousa, n.- 2'&14 $andra $ilva, n.- 2'&4) Grupo n. 2 novem2ro 20&)

3 "resente documento (doc. /) a2orda tr4s grandes temas 5os alunos com necessidades educativas es"eciais6, 5a integrao educativa6 e 5as escolas inclusivas6. 7nicialmente, o documento *a. re*er4ncia 8 nova conceo e 8 nova terminologia do conceito de 5necessidades educativas es"eciais6, 9ue comeou a ser utili.ado nos anos :0, do sculo "assado. Cou2e a ;arnoc< o "a"el "rinci"al e "rimordial de agitar as *ormula=es e,istentes so2re esta tem>tica e "o"ulari.ar uma conceo distinta das necessidades educativas es"eciais, em ve. de se continuar a *alar em di*iculdades das crianas. % utili.ao deste novo conceito vai a*etar um con?unto de alunos, um conceito relativo, di. res"eito, so2retudo, aos "ro2lemas de a"rendi.agem na sala de aulas e su"=e a utili.ao de novos recursos. %o usar(se o termo 5necessidades educativas es"eciais6 entende(se 9ue os alunos "ortadores de de*ici4ncia ou com di*iculdades de a"rendi.agem "ossam a"resentar necessidades educativas distintas e em momentos di*erentes. $urge, ento, a tentativa de de*inio@se"arao entre necessidades "ermanentes e no "ermanentes, *a.endo(se uma distino entre elas, "rocurando incluir as di*erentes ti"i*ica=es de necessidades em cada uma delas. 3utra caracterAstica deste novo conceito "rende(se com o car>cter relativo e conte,tual, "rocurando(se no centrar o *oco da avaliao nos "ro2lemas dos alunos, mas alarg>(la ao conte,to em 9ue decorrem as a"rendi.agens, ao am2iente *amiliar e social. De seguida, os autores do te,to re*erem(se aos "ro2lemas de a"rendi.agem, 9ue re9uerem res"ostas educativas es"ecA*icas. % res"osta a estas necessidades centra(se, agora, na ca"acidade da escola ada"tar a "r>tica educativa, "ara "oder atender, de *orma satis*atria, a esses alunos. %ssim, remete(se, tam2m, este conceito "ara a "roviso de recursos educativos necess>rios e ade9uados. Doravante, a deteo e a avaliao dos alunos com necessidades educativas es"eciais "assam a ser "rimordiais, e*etivando(se como um "rocesso sistmico, interativo e conte,tuali.ado, 9ue levar> a uma integrao dos alunos com necessidades educativas es"eciais nas escolas regulares, am"liando as sua "ers"etivas e centrando nas escolas a res"onsa2ilidade das a"rendi.agens desses alunos, o2rigando(as a uma re*ormulao de o2?etivos.

32viamente 9ue as mudanas nem sem"re so 2em aceites e, a"esar das in9uestion>veis vantagens, o conceito de necessidades educativas es"eciais no estava isento de crAticas. B> 9uem considere o termo muito vago e outros criticam a sua e,cessiva am"litude, 9ue *e. aumentar dessa *orma o nCmero de alunos com necessidades educativas es"eciais. Dm outro gru"o de crAticos a"onta no sentido de 9ue o termo no a?uda a di*erenciar os v>rios "ro2lemas de a"rendi.agem. De"ois E> outras o2?e=es, vindas da sociologia da educao, 9ue sugere 9ue o termo 5alunos com necessidades educativas es"eciais6 visa situar determinados alunos em o"=es educativas segregadoras. Por *im a"resenta(se no rol das crAticas como sendo uma imagem demasiadamente otimista da educao es"ecial. Perante estas o2?e=es *oi necess>rio alinEar o conceito de 5necessidades educativas es"eciais6 em dois Fm2itos, relacionados entre si a 9ue alunos se a"licam o termo e 9ue in*orma=es "odero contri2uir "ara es"eci*icar a medidas educativas. %"arece, ento, a conveni4ncia de se *alar em necessidades individuais, uma ve. 9ue o termo 5necessidades educativas es"eciais6 "oderia no levar em conta, de *orma su*iciente, a situao do aluno. 3 documento "rossegue com a integrao educativa e o seu signi*icado, 9ue esteve intimamente associado ao conceito de 5necessidades educativas es"eciais6. %ssim, entende(se "or integrao o "rocesso 9ue "ermite aos alunos 9ue *i.eram a sua escolari.ao *ora da escola regular serem agora educados nela. % integrao no deve ser entendida a"enas como a incor"orao dos alunos das escolas es"eciais nas escolas regulares, no s a trans*er4ncia da educao es"ecial "ara as escolas do ensino comum. 3 seu "rinci"al o2?etivo a educao dos alunos com necessidades educativas es"eciais, ca2endo ao sistema educacional dar uma res"osta "ara alcanar esse o2?etivo. 3 de2ate so2re a integrao leva(nos ao direito de todos os alunos 8 no segregao. % integrao "ositiva, "or9ue desenvolve em todos os alunos uma atitude de res"eito e solidariedade. Para 9ue tal acontea necess>rio uma mudana na educao, de*inindo um currAculo *le,Avel e "ossi2ilitando aos "ro*essores *ormao es"ecA*ica na ateno 8 diversidade dos alunos. Go entanto, continuam as crAticas 8s mudanas 9ue se vo o"erando e o caso da integrao no e,ceo, mas as res"ostas cEegam

ra"idamente e argumenta(se 9ue o conceito de integrao no signi*ica s escolari.ar, no uma o"o rAgida, ao contr>rio, a integrao de*ine(se como um "rocesso dinFmico e mut>vel, 9ue "rocura encontrar a melEor situao escolar "ara o aluno. ;arnoc< a"resentou tr4s *ormas de integrao *Asica, social e *uncional, en9uanto 9ue $Hder *ala em 9uatro *Asica, *uncional, social e comunit>ria. Iais tarde surgiram outras "ers"etivas de integrao, 2aseadas muito a "artir da organi.ao do currAculo, a "artir do 9ual *oram "ro"ostos di*erentes graus de integrao dos alunos com necessidades educativas. 3utros autores como BegartJ, Poc<lington e +ucas "ro"useram modelos de integrao di*erentes, mas mais rAgidos e est>ticos. %s mudanas "ermitidas "elos modelos de integrao, 9ue "romoveram uma trans*ormao na maneira de organi.ar a educao es"ecial, levou a 9ue se cEegasse ao movimento da escola inclusiva, 9ue *omentavam escolas de 9ualidade "ara todos os alunos. Kunta(se(lEes a declarao universal dos direitos Eumanos na garantia de uma escola no segregadora. %cresce, ainda, a Declarao de $alamanca 9ue "rocura o com"romisso "ara uma educao de 9ualidade "ara todos os alunos com necessidades educativas es"eciais, seguindo um modelo de mudana e integrao de todos os alunos, o2rigando a "ro*undas mudanas na educao. 3 o2?etivo de ter escolas inclusivas condu. 8 re*orma da educao e su"=e uma trans*ormao do sistema educacional. Gesse sentido, o documento avana com uma srie de medidas tomadas em di*erentes "aAses, no sentido da "romoo da escola inclusiva e das di*erentes conce=es, recuos e avanos na consolidao da mesma, 9ue devem ser um "rolongamento natural das sociedades a2ertas e no segregadoras. Esta tare*a no se con*igura sim"les e causa muitos dilemas, "ois im"lica "rocessos de mudana 9ue nem sem"re so 2em aceites e e,ige muito mais 9ue 2oas inten=es, declara=es o*iciais e te,tos escritos. % escola inclusiva e,ige 9ue todos "artici"em dela sem e,ce=es, no "ode ser uma escola *ecEada, tem de ser a2rangente e universal, no dei,ando ningum de *ora e cEamando a si, tam2m, a9ueles 9ue tem necessidades educativas es"eciais, "romovendo a *le,i2ili.ao dos currAculos, a de*inio de estratgias de interveno e ada"tando(se 8s necessidades emergentes.

Anda mungkin juga menyukai