Anda di halaman 1dari 20

Dezembro/2013

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Juiz do Trabalho Substituto


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 002

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R O VA O B J E T I VA S E L E T I VA
Primeira Etapa - Prova Objetiva

INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas com caneta esferogrfica de material transparente, de tinta preta ou azul. No ser permitido o uso de lpis, lapiseira, marca-texto ou borracha durante a realizao da prova. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida ao candidato a consulta a qualquer tipo de legislao, smulas e jurisprudncia dos Tribunais, anotaes ou a quaisquer outros materiais. - A durao da prova de 5 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 002


BLOCO I 1. Direito Individual e Coletivo do Trabalho Em relao me social, que aquela que, dedicando-se assistncia ao menor abandonado, exera o encargo em nvel social, dentro do sistema de casas-lares, correto afirmar: (A) As casas-lares abrigam, no mximo, cinco menores. (B) O trabalho desenvolvido pela me social de carter permanente, com o desempenho contnuo de suas tarefas. (C) As mes sociais ficam sujeitas s seguintes penalidades aplicveis pela entidade empregadora: advertncia, suspenso e dispensa por justa causa. (D) Entre as condies para admisso da me social esto: idade mnima de 30 anos, curso superior completo e aprovao em teste psicolgico especfico. (E) A me social tem direito a receber remunerao no inferior ao salrio mnimo, que sofrer a incidncia dos reajustes legais, no podendo ser deduzido o percentual de alimentao fornecida pelo empregador. 4. Considere as seguintes assertivas:

I. No sistema denominado banco de horas, institudo por fora de acordo individual, a compensao do excesso de horas trabalhadas deve ocorrer no perodo mximo de um ano.

II. As variaes de horrio no registro de ponto sero


computadas como jornada extraordinria quando no excederem de 15 minutos dirios.

III. Para os empregados sujeitos a jornada de trabalho


de 40 horas semanais, aplica-se o divisor 200 para o clculo do valor do salrio-base.

IV. vlida, em carter excepcional, a jornada de doze


horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. Sobre a durao de trabalho est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

2.

_________________________________________________________

A contratao de trabalhadores por intermdio de terceirizao de servios admitida com restries pelo Tribunal Superior do Trabalho. Considerando o entendimento sumulado sobre a matria, INCORRETO afirmar: (A) Em se tratando de entes da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional como tomador dos servios, impe-se o reconhecimento da responsabilidade subsidiria dos mesmos em caso de inadimplemento das obrigaes trabalhistas pela empresa prestadora dos servios. (B) A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. (C) No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistentes a pessoalidade e a subordinao direta. (D) A contratao de trabalhadores por empresa interposta para desempenho de servios ligados atividade-fim do tomador dos servios ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio. (E) O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador de servios quanto quelas obrigaes, desde que este tenha participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. O contrato de emprego um dos tipos dos chamados contratos de atividade, diferindo dos demais em razo de caractersticas prprias. A partir da anlise comparativa entre o contrato de emprego e o contrato de empreitada, correto afirmar que (A) o contrato de empreitada vinculado ao desenvolvimento de uma atividade, enquanto que o contrato de emprego vinculado ao resultado do trabalho executado. (B) em ambos os contratos h determinao quanto ao resultado do servio. (C) em ambos os contratos a pessoalidade requisito essencial. (D) na empreitada pode ou no haver subordinao, enquanto que no contrato de emprego a subordinao essencial para sua caracterizao. (E) no contrato de empreitada o pagamento feito por obra feita, ou unidade de obra, ou pea, no se levando em conta o tempo gasto.

_________________________________________________________

III e IV. I e III. I, III e IV. II e III. II e IV.

5.

Quanto jornada de trabalho dos motoristas profissionais, correto afirmar: (A) O tempo que exceder a jornada normal de trabalho em que o motorista estiver em repouso no veculo em movimento ser considerado tempo de espera e ser remunerado base de 30% da hora normal. Considera-se como trabalho efetivo o tempo que o motorista estiver disposio do empregador, includos os intervalos para refeio, repouso, espera e descanso. Nas viagens de longa distncia, assim consideradas aquelas em que o motorista permanece fora da base da empresa, matriz ou filial e de sua residncia por mais de 24 horas, ser observado um intervalo mnimo de 20 minutos para descanso a cada 4 horas de tempo ininterrupto de direo. Em caso de fora maior, devidamente comprovado, a durao da jornada de trabalho do motorista profissional poder ser elevada por mais 4 horas. Nas viagens com durao superior a uma semana, o descanso semanal do motorista profissional ser de 36 horas por semana trabalhada ou frao semanal trabalhada, sendo permitido o fracionamento do descanso semanal em 30 horas mais 6 horas a serem cumpridas na mesma semana e em continuidade de um perodo de repouso dirio.

(B)

(C)

(D)

(E)

3.

_________________________________________________________

6.

Os adicionais compulsrios so devidos ao empregado em decorrncia das condies mais gravosas em que se efetiva a prestao de servios, sendo devidos, portanto, somente enquanto perdurar aquela situao. Expressa o adicional correto: (A) (B) (C) (D) (E) trabalho com jornada acrescida de horas suplementares: 20%, no mnimo, sobre a hora normal. trabalho noturno do trabalhador rural: 25% sobre a hora diurna. trabalho em condies de grau mximo de insalubridade: 40% sobre o salrio do empregado. trabalho em condies de grau mnimo de insalubridade: 20% sobre o salrio mnimo. trabalho em condies de grau mnimo de periculosidade: 25% sobre o salrio do empregado.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


7. Sobre salrio e remunerao, proteo ao salrio e equiparao salarial INCORRETO afirmar: (A) A percepo da remunerao varivel impe ao empregador o dever de pagar ao menos o salrio mnimo, ainda que o resultado obtido pelo trabalhador justificasse pagamento menor. Ultimada a transao a que se refere, a cessao da relao de trabalho no prejudica a percepo da comisso devida. Havendo quadro de carreira homologado pelo Ministrio do Trabalho, com promoes alternadas por antiguidade e merecimento, no h que se falar em trabalho de igual valor para fins de equiparao salarial. O dolo autoriza o desconto do dano causado pelo empregado ao empregador, do salrio daquele; a culpa, idem. Ser imprescindvel, em ambas as situaes, o ajuste prvio, ainda que verbal. O salrio irredutvel, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo de trabalho. 9. Desativada a empresa em razo de ato de desapropriao decretada pelo Poder Pblico e, em consequncia, ficando rescindidos os contratos de trabalho dos seus empregados, verifica-se a ocorrncia de (A) resciso sem justa causa, incumbindo ao governo responsvel pelo ato e ao empregador, em partes iguais, o pagamento da devida indenizao ao empregado. culpa recproca, ficando o empregador responsvel pelo pagamento de metade da indenizao devida aos empregados. fora maior, nenhuma reparao sendo devida ao empregado. factum principis, incumbindo ao governo responsvel pelo ato o pagamento da indenizao devida aos empregados da empresa. resciso indireta, ficando o empregador responsvel pelo pagamento da integralidade da indenizao devida aos empregados.

(B)

(B)

(C)

(C) (D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

10.

_________________________________________________________

Em relao ao perodo de durao das hipteses de garantia provisria de emprego previstas no ordenamento jurdico, correto afirmar: (A) Membro representante dos trabalhadores em Comisso de Conciliao Prvia: desde a eleio, at 1 ano aps o trmino do mandato. Representante dos trabalhadores no Conselho Previdencirio: da nomeao at 1 ano aps o trmino do mandato. Diretor de sociedade cooperativa: desde a nomeao at 1 ano aps o trmino do mandato. Membro representante dos trabalhadores na CIPA: desde a nomeao at 1 ano aps o trmino do mandato. Representante dos empregados no Conselho Curador do FGTS: desde o registro da candidatura, at 1 ano aps o trmino do mandato.

8.

O local da prestao de servios condio essencial do contrato de trabalho, razo pela qual a intransferibilidade do trabalhador a regra que deve ser cumprida pelo empregador. A imutabilidade do local de prestao de servios no , porm, de rigidez absoluta, autorizando a lei esta alterao, em determinados casos, preenchidos os requisitos que podem assim ser resumidos:

(B)

(C) (D)

I. Quando o empregador transferir o empregado para


localidade diversa da que resulta do contrato, por necessidade de servio, contendo ou no clusula contratual explcita pela qual o empregado se obriga a prestar trabalho em todas as localidades abrangidas pelo empregador, ser devido o pagamento do adicional de 25%.

(E)

II. Pode o empregador, por necessidade de servio,


transferir o empregado, sem a sua concordncia, para outra localidade, pagando-lhe o adicional de 20%, enquanto durar a situao.

_________________________________________________________

11.

Considere as seguintes assertivas:

I. O sindicato rgo de defesa apenas dos interesses coletivos da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas.

III. Os empregados que exercem funo de gerente,


por poderes inerentes a tal funo, se transferidos por necessidade de servio, tero direito ao adicional de 25%, ainda que a transferncia seja provisria.

II. O aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais.

III. Os servidores pblicos civis e os militares tm direito sindicalizao, porm aos militares proibida a greve.

IV. Nada obsta que o empregador transfira o empregado de um estabelecimento para outro, por ato unilateral, desde que a transferncia no importe em mudana de domiclio, mas ficar obrigado ao pagamento do adicional de 25%. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

IV. livre a filiao e a manuteno do vnculo sindical.

V. permitida a criao de mais de uma organizao


sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores e empregadores interessados, no podendo ser inferior a rea de um municpio. Sobre a liberdade sindical, entre as proposies acima, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I e II. II e III. III. IV.

I, II, IV e V. I, III e V. II e IV. III e IV. II e III.


3

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


12. A estabilidade provisria no emprego do dirigente sindical visa resguardar sua independncia no exerccio do mandato e assegurar-lhe condies para a ampla defesa dos interesses da categoria que representa, constituindo manifestao importante da liberdade sindical prevista na Cono veno n 87 da OIT. Visando pacificar as discusses decorrentes dessa garantia, o Tribunal Superior do Trabalho adota o seguinte entendimento sumulado: (A) A estabilidade do dirigente sindical subsiste mesmo em caso de extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, pois, caso contrrio, a categoria ficaria desprotegida e sem representao. O empregado de categoria diferenciada no pode ser eleito dirigente sindical, tendo em vista a dificuldade de representao da categoria que se encontra pulverizada em empresas de diversos ramos de atividade. O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo do aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade. A estabilidade assegurada a todos os dirigentes sindicais, e seus respectivos suplentes, eleitos atravs de processo eleitoral, independentemente do nmero total. O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante apurao em processo administrativo disciplinar instaurado e posteriormente validado atravs de inqurito judicial. 15. Em relao ao exerccio do direito de greve, analise as proposies abaixo:

I. O direito de paralisao coletiva garantido constitucionalmente, como corolrio do direito de greve, razo pela qual inegvel a legitimidade do lock out.

II. Durante o curso da greve, no havendo acordo,


vedado ao empregador a contratao direta de outros trabalhadores para a manuteno de equipamentos, bens e mquinas, exceto quanto queles essenciais retomada das atividades da empresa quando da cessao do movimento.

(B)

III. So assegurados aos grevistas, dentre outros direitos, o emprego de meios pacficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem greve, a arrecadao de fundos e a livre divulgao do movimento.

(C)

IV. So necessidades inadiveis da comunidade aquelas que, no atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivncia, a sade ou a segurana da populao.

(D)

V. A responsabilidade pelos atos praticados, ilcitos ou


crimes cometidos, no curso da greve, ser apurada, conforme o caso, segundo a legislao trabalhista, civil ou penal. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

_________________________________________________________

III, IV e V. I, II e III. I, III e V. I, IV e V. II, III e IV.


Direito Administrativo

13.

Sobre entidades sindicais INCORRETO afirmar: (A) Considera-se central sindical a entidade associativa de direito privado composta por organizaes sindicais de trabalhadores. A fundao de sindicato no mais depende de autorizao governamental e a sua organizao e administrao no ficam sujeitas a interferncia do poder pblico, ressalvada a hiptese de interveno por interesse da segurana nacional. No permitida a existncia de mais de uma organizao sindical na mesma base territorial e nem pode esta ser menor do que a rea de um municpio. As Centrais Sindicais no fazem parte do sistema confederativo previsto na CF/88 e na CLT e, por isso, no tm legitimidade para ajuizar dissdios coletivos de trabalho. A CF/88 passou a prever a figura da arbitragem como instrumento alternativo e facultativo para a composio de conflitos trabalhistas.

(B)

_________________________________________________________

(C)

16.

(D)

Na atuao da Administrao Pblica Federal, a segurana jurdica princpio que (A) justifica o usucapio de imveis pblicos urbanos de at duzentos e cinquenta metros quadrados, em favor daquele que, no sendo proprietrio de outro imvel urbano ou rural, exera a posse sobre tal imvel por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-o para sua moradia ou de sua famlia. impede que haja aplicao retroativa de nova interpretao jurdica, em desfavor dos administrados. impede que a Administrao anule ou revogue atos que geraram situaes favorveis para o particular, pois tal desfazimento afetaria direitos adquiridos. justifica a mantena de atos administrativos invlidos, desde que ampliativos de direitos, independentemente da boa-f dos beneficirios. no impede a anulao a qualquer tempo dos atos administrativos invlidos, visto que no h prazos prescricionais ou decadenciais para o exerccio de autotutela em caso de ilegalidade.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(E)

_________________________________________________________

14.

De acordo com as previses legais aplicveis, quanto s Convenes Coletivas de Trabalho, como instrumentos da negociao coletiva, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Podem ser celebradas entre um sindicato profissional e uma ou mais empresas. Para terem validade precisam ser homologadas pelo Ministrio do Trabalho. Podem ser estipuladas por prazo de vigncia de at 4 anos. No podem ter prazo de vigncia superior a 1 ano. Entraro em vigor 3 dias aps a data da sua entrega no Ministrio do Trabalho para fins de registro e arquivo.

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 002


17. Empresa privada obtm autorizao de importao de material blico. Posteriormente, alegando relevante interesse nacional, no tocante ao desenvolvimento da indstria blica nacional, o rgo competente da Administrao Pblica Federal revoga referida autorizao. O ato revocatrio em questo deve ser qualificado como: (A) individual; constitutivo; restritivo; emanado no exerccio de poder discricionrio. (B) coercitivo; vinculado; declaratrio; emanado no exerccio do poder de autotutela. (C) ato de gesto; complexo; vinculado; emanado no exerccio de poder de polcia. (D) ato de imprio; enunciativo; abstrato; emanado no exerccio de poder disciplinar. (E) concreto; composto; autoexecutrio; emanado no exerccio de poder hierrquico. No tocante ao regime jurdico aplicvel s sociedades de economia mista, que explorem atividade econmica em sentido estrito, correto afirmar que (A) gozam de privilgios processuais como o prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer. (B) no esto sujeitas fiscalizao pela Comisso de Valores Mobilirios. (C) necessitam de autorizao legislativa especfica para criao de cada subsidiria. (D) so obrigadas a ter em sua estrutura um Conselho de Administrao, assegurada participao aos acionistas minoritrios. (E) dependem de autorizao legislativa para alienao de bens de seu patrimnio. 21. A Lei Federal n 9.494/97 estabelece diversos privilgios processuais para as pessoas jurdicas de direito pblico. NO est entre os privilgios ali mencionados: (A) A possibilidade de suspenso da execuo de tutela antecipada concedida em desfavor do ente de direito pblico, por ato do presidente do tribunal competente para conhecer do respectivo recurso, em caso de manifesto interesse pblico ou de flagrante ilegitimidade, e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas. A dispensa de depsito prvio, para interposio de recurso. A intimao pessoal do representante judicial das pessoas jurdicas de direito pblico. A vedao execuo provisria de sentena que tenha por objeto a liberao de recurso, incluso em folha de pagamento, reclassificao, equiparao, concesso de aumento ou extenso de vantagens a servidores. Iseno de honorrios advocatcios nas execues no embargadas.
o

(B)

_________________________________________________________

(C)

18.

(D)

(E)

_________________________________________________________

22.

So sujeitos penhora, para pagamento de dvidas, os bens (A) pertencentes a empresa pblica exploradora de atividade econmica em sentido estrito. pertencentes a agncia reguladora ou executiva. pblicos dominicais que estejam sob a posse de particulares. pertencentes a consrcio pblico, na modalidade associao pblica. pertencentes a fundao de direito pblico.

_________________________________________________________

19.

_________________________________________________________

O exerccio do poder de polcia administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, (A) independe de previso legal, haja vista a existncia do poder regulamentar autnomo da Administrao nesta matria. (B) pode ser delegado a entidade privada sem fins lucrativos instituda por particulares, desde que seja celebrado instrumento convenial, aps prvia autorizao legislativa. (C) atributo exclusivo de rgos do Poder Executivo. (D) sempre dotado dos atributos de imperatividade, discricionariedade e autoexecutoriedade. (E) no que tange aplicao de punies, est sujeito a prazo prescricional de 5 anos, exceto se a conduta a ser sancionada constituir crime, aplicando-se nesse caso a prescrio da legislao penal. No tocante responsabilidade na prestao de servios pblicos, correto afirmar: (A)

(B) (C)

(D)

(E) 23.

_________________________________________________________

No tocante ao direito de greve dos servidores pblicos, correto afirmar: (A) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Fedeo ral, deve ser aplicado analogicamente o art. 7 da Lei o n 7.783/89 aos servidores pblicos estatutrios, para fins de desconto dos dias de paralisao. Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, a competncia para conhecer do dissdio de greve da Justia Trabalhista, seja qual for a natureza do vnculo do servidor. O direito de greve deve ser exercido nos termos e limites definidos em lei complementar, em razo de exigncia constitucional nesse sentido. A Constituio veda o direito de greve aos militares e aos membros das carreiras diplomticas. Seu exerccio constitucionalmente vedado aos servidores estatutrios que se encontrem em estgio probatrio. 5

20.

(B)

(C)

(D)

(E)

Vigora a responsabilidade objetiva para os atos comissivos e a responsabilidade integral para os atos omissivos. A execuo de servio ou obra pelo particular, sob mando da Administrao Pblica, em regime de empreitada, transfere a ele a responsabilidade direta por dano causado ao administrado, remanescendo para o ente pblico a responsabilidade subsidiria. O poder concedente responde por todas as obrigaes contradas pelo concessionrio de servios pblicos, em caso de sua insolvncia. Caso sejam prestados por pessoa jurdica de direito pblico, a responsabilidade de natureza objetiva; se prestados por pessoa jurdica de direito privado, o regime de responsabilidade subjetivo. A culpa de terceiro nem sempre causa excludente de responsabilidade, pois se a Administrao, para afastar perigo iminente gerado por esse terceiro, causar dano a outrem, fica obrigada a repar-lo.

(B)

(C)

(D)

(E)

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


24. No tocante aos vencimentos e demais parcelas pecunirias o percebidas pelo servidor, dispe a Lei Federal n 8.112/90: (A) Na hiptese de o servidor estatutrio ser cedido a empresa pblica ou sociedade de economia mista, perceber somente o valor da remunerao do cargo efetivo, sendo que a entidade cessionria efetuar o reembolso das despesas realizadas pelo rgo ou entidade de origem. Caso haja pagamento indevido ao servidor, ocorrido no ms imediatamente anterior, a Administrao tem a prerrogativa de efetuar a reposio na folha de pagamento seguinte, em uma nica parcela. Havendo cesso de servidor para outro rgo ou entidade, compete sempre ao rgo ou entidade cessionrio o nus da remunerao. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede; se o cnjuge ou companheiro tambm for servidor e vier a ter exerccio na mesma sede, ser a ajuda de custo acrescida de 1/3 (um tero). O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente e de parcelas indenizatrias, irredutvel. 27. Quanto aos demais agentes do crime, o parentesco entre o autor e a vtima (A) comunica-se sempre, desde que por aqueles conhecido. comunica-se para agravamento genrico da pena concreta. comunica-se para atenuao genrica da pena concreta. no se comunica em qualquer hiptese. comunica-se, desde que elementar ao tipo.

(B)

(B)

(C)

(D) (E) 28.

(C)

_________________________________________________________

(D)

No crime de apropriao indbita previdenciria (art. 168-A do Cdigo Penal) (A) o pagamento subsequente ao lanamento e ao oferecimento da denncia no tem qualquer efeito na esfera penal. a sentena de perdo judicial no gera reincidncia especfica para qualquer de seus efeitos legais. o pagamento no tem como extinguir a punibilidade. admite-se a tentativa na forma simples da conduta. a jurisprudncia dos tribunais superiores no admite falar em inexigibilidade de conduta diversa como fundamento de excluso de culpabilidade do agente do crime.

(E)

(B)

_________________________________________________________

25.

No tocante improbidade administrativa, (A) o autor da ao de improbidade e o agente pblico mprobo podem celebrar termo de ajustamento de conduta, caso em que h a suspenso condicional do processo. os dirigentes das organizaes sociais no esto sujeio tos s sanes estatudas na Lei Federal n 8.429/92, dada a sua natureza de entidade privada. reputa-se agente pblico, nos termos da Lei Federal o n 8.429/92, todo aquele que ocupa cargo, emprego ou funo pblica, no includos nessa categoria os titulares de mandato eletivo, denominados agentes polticos. os sucessores de agente pblico que cometeu improbidade, incorrendo apenas na modalidade atentatria aos princpios da Administrao Pblica, no se o sujeitam s cominaes da Lei Federal n 8.429/92. so legitimadas para propor ao de improbidade as associaes civis, constitudas h pelo menos 1 ano e que incluam, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao patrimnio pblico. Direito Penal

(C) (D) (E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

29.

(D)

O art. 203 do Cdigo Penal incrimina a conduta de frustrao fraudulenta ou violenta de direito assegurado pela legislao trabalhista. Segundo Heleno Fragoso, trata-se de disposio legal excessiva e desnecessria, pois os direitos que visa a proteger j encontram nas leis trabalhistas eficiente remedium juris (apud FRAGOSO, Christiano. Represso penal da greve: uma experincia antidemocrtica. 1. ed. So Paulo: IBCCrim, 2009, p. 448). A crtica do mestre em referncia tem por fundamento mais direto a ideia de (A) (B) (C) (D) (E) fragmentariedade. pessoalidade. insignificncia. individualizao. adequao social.

(E)

_________________________________________________________

26.

Estudantes universitrios, em greve por melhores condies de ensino, invadiram e depredaram severamente o prdio da reitoria. Foram afinal condenados como incursos nas penas do artigo 200 do Cdigo Penal, posto que, no curso de seu movimento grevista, praticaram violncia contra coisa. Com base nesses dados, cabe dizer que a sentena condenatria deve ser reformada, uma vez que a conduta dos rus NO foi (A) (B) (C) (D) (E) consciente. culposa. culpvel. tpica. voluntria.

_________________________________________________________

30.

Em princpio, nos crimes contra a honra dispostos no Cdigo Penal cabe (A) (B) (C) (D) (E) retratao na injria em geral. exceo da verdade na calnia contra os mortos. exceo da verdade na injria. exceo da verdade na difamao contra particular. retratao na injria, exceto se racial.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


BLOCO II 31. Direito Processual do Trabalho Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho, nos termos da lei, (A) intervir facultativamente em todos os feitos, em quaisquer graus de jurisdio da Justia do Trabalho, quando a parte for pessoa jurdica de Direito Pblico, Estado estrangeiro ou organismo internacional. (B) recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, apenas nos processos em que for parte. (C) atuar como rbitro, desde que requisitado pelo juiz do trabalho, nos dissdios de competncia da Justia do Trabalho. (D) pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. (E) promover ou participar da instruo e conciliao em dissdios decorrentes da paralisao de servios de qualquer natureza, oficiando obrigatoriamente nos processos, manifestando sua concordncia ou discordncia, em eventuais acordos firmados antes da homologao, no lhe sendo resguardado, nestes casos, o direito de recorrer. 33. Quanto s partes e procuradores no Processo do Trabalho, segundo as previses da Consolidao das Leis do Trabalho, do Cdigo de Processo Civil e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) A Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal, suas autarquias e fundaes pblicas, quando representadas em juzo, ativa e passivamente, por seus procuradores, esto dispensadas da juntada de instrumento de mandato e de comprovao do ato de nomeao, sendo essencial nestes casos, que o signatrio ao menos declare-se exercente do cargo de procurador, no bastando a indicao do nmero de inscrio na Ordem dos Advogados do Brasil. Haver cumulao no mesmo processo, de lides no plano objetivo, formando litisconsrcio ativo, facultativo e inicial, as chamadas reclamaes trabalhistas plrimas, que segundo a previso expressa contida na CLT, somente podem ocorrer nos dissdios em que h vrias reclamaes de trabalhadores da mesma empresa ou estabelecimento, desde que haja identidade de matria e desde que a matria seja de direito. O litisconsrcio, na ao rescisria, facultativo em relao ao polo passivo da demanda, porque no supe uma comunidade de direitos ou de obrigaes que admite soluo dspar para os litisconsortes, em face da divisibilidade do objeto. De acordo com previso contida no CPC, aplicvel subsidiariamente ao Processo do Trabalho, no podero figurar como parte no Processo do Trabalho, as sociedades sem personalidade jurdica, uma vez que no regularizados os seus atos constitutivos. Neste caso, dever constar como parte, no polo passivo ou ativo, a pessoa a quem, de fato, couber a administrao dos seus bens. No Processo do Trabalho, a reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita por seus representantes legais e, na falta destes, pelo Sindicato, pelo Ministrio Pblico do Trabalho ou advogado dativo nomeado em juzo.

(B)

_________________________________________________________

(C)

32.

A ingressou com reclamao trabalhista contra B, postulando, dentre outras pretenses, o seguinte: determinao reclamada para que efetue o cadastro no Programa de Integrao Social ou a condenao da reclamada ao pagamento indenizado do benefcio; condenao da reclamada ao pagamento de diferenas relativas ao benefcio de aposentadoria, previsto em Plano de Previdncia Privada patrocinado pela empresa; condenao da Caixa Econmica Federal ao pagamento de diferenas de correo monetria sobre os valores depositados na conta vinculada do FGTS; imposio de multa administrativa reclamada pela infrao de lei; e determinao reclamada para que regularize as informaes constantes do Cadastro Nacional de Informaes Sociais CNIS junto ao INSS, para fins de registro do trmino do contrato de trabalho. Diante do exposto, correto afirmar: (A) Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, compete Justia do Trabalho julgar as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho, abrangida a possibilidade de o prprio Juiz do Trabalho impor penalidades administrativas na sentena, decorrentes de infrao da reclamada aos comandos legais. (B) Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, manifestado por meio de smula vinculante, compete Justia Comum e no Justia do Trabalho apreciar e julgar dissdios entre empregados e empregadores, decorrentes de contrato de previdncia privada complementar. (C) Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, no compete Justia do Trabalho apreciar e julgar os dissdios que envolvam a regularizao do Cadastro Nacional de Informaes Sociais pelo empregador, uma vez que a alimentao de informaes no referido Cadastro incumbe ao Instituto Nacional da Seguridade Social. (D) Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, compete Justia do Trabalho processar e julgar aes ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integrao Social. (E) Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, compete Justia do Trabalho apreciar e julgar aes oriundas de lide entre o trabalhador e a Caixa Econmica Federal, versando sobre pagamento de correo monetria dos valores depositados na conta vinculada do FGTS.

(D)

(E)

_________________________________________________________

34.

De acordo com as previses legais e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, quanto aos atos, prazos e despesas processuais, correto afirmar: (A) Nos dissdios individuais e nos dissdios coletivos de trabalho, nas aes e procedimentos de competncia da Justia do Trabalho, bem como nas demandas propostas perante a Justia Estadual, no exerccio da jurisdio trabalhista, as custas relativas ao processo de conhecimento e de execuo, incidiro base de 2% e sero calculadas, no caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor que o juiz fixar. Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo ser contado da segunda-feira imediata, inclusive, salvo se no houver expediente forense. Nos processos perante a Justia do Trabalho, constituem, entre outros, privilgio da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e das autarquias ou fundaes de direito pblico federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica: o qudruplo de prazo para contestar e o dobro do prazo para recorrer. O recesso forense interrompe os prazos recursais, ou seja, cessado o recesso, recomea-se a contagem do prazo, isto , retoma-se a contagem do prazo no estado em que parou. Nos dissdios coletivos, as partes vencidas ou no, respondero solidariamente pelo pagamento de custas, que incidiro base de 2% sobre o valor dado causa. 7

(B)

(C)

(D)

(E)

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


35. Com relao aos vcios do ato processual e nulidades do processo do trabalho, segundo a doutrina e legislao aplicvel, correto afirmar: (A) O juiz ou tribunal que pronunciar a nulidade declarar os atos a que ela se estende. A nulidade do ato prejudicar todos os atos posteriores, ainda que estes no dependam ou sejam consequncia do ato inquinado de nulo. Todas as nulidades, em sede de processo de trabalho, no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argui-las primeira vez em que tiverem que falar nos autos, sob pena de precluso consumativa. Os atos processuais no ratificados no prazo sero havidos por nulos de pleno direito. O princpio da transcendncia ou da instrumentalidade das formas encampado pelo Direito Processual do Trabalho e determina que, quando a lei previr determinar forma para certo ato processual, este poder ser praticado de todas as formas. O princpio do interesse, que s alcana as nulidades relativas, est previsto na Consolidao das Leis do Trabalho e dispe que somente ter interesse de postular a declarao de nulidade, a parte que foi prejudicada, mas no a que deu causa a ela.

(B)

(C) (D)

(E)

36.

A ingressou com reclamao trabalhista contra B, postulando, entre outras pretenses, o seguinte: declarao da responsabilidade solidria da tomadora dos servios Alfa, pelas verbas devidas no perodo de 01.10.2012 a 01.10.2013 ou, caso esta no seja reconhecida, a declarao da responsabilidade subsidiria da tomadora de servios Alfa, pelas verbas devidas no perodo de 01.10.2012 a 01.10.2013; condenao das reclamadas ao pagamento de horas extras e reflexos de horas extras; determinao s reclamadas para que procedam reintegrao do empregado em razo de estabilidade provisria decorrente de acidente de trabalho, sob pena de multa diria, ou pagamento indenizado do perodo de afastamento. correto afirmar que o pedido (A) (B) para que a reclamada proceda ao pagamento indenizado do perodo de afastamento cominatrio. de declarao de responsabilidade solidria da tomadora de servios Alfa alternativo em relao ao pedido de declarao de responsabilidade subsidiria da referida tomadora. de condenao ao pagamento de reflexos de horas extras sucessivo eventual ou subsidirio em relao ao pedido de condenao ao pagamento de horas extras. de declarao de responsabilidade solidria da tomadora de servios Alfa principal em relao ao pedido de declarao de responsabilidade subsidiria da referida tomadora. de condenao ao pagamento de reflexos de horas extras simples em relao ao pedido de condenao ao pagamento de horas extras.

(C)

(D)

(E)

37.

Quanto s respostas do ru no Processo do Trabalho, segundo a doutrina, jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, bem como a legislao, correto afirmar: (A) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, a compensao ou a reteno s podero ser arguidas como matrias de defesa. Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, a compensao, na Justia do Trabalho, est restrita a dvidas de natureza trabalhista. A Consolidao das Leis do Trabalho prev como espcies de resposta do ru somente a contestao, denominada pela CLT genericamente de defesa e as excees de impedimento, incompetncia e suspeio. A reconveno prevista to somente pelo Cdigo de Processo Civil. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao excipiente, por 48 horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, apresentada a exceo de suspeio ou impedimento ou mesmo se o prprio Juiz do Trabalho declarar a sua suspeio ou impedimento, o juiz designar audincia dentro de 24 horas, para instruo e julgamento da exceo. Julgada procedente a exceo nas Varas do Trabalho pelo prprio Juiz do Trabalho em face de quem a parte apresentou exceo, ser designado Juiz do Trabalho suplente que funcionar no feito at deciso final. Quanto contestao, o Cdigo de Processo Civil dispe expressamente acerca do princpio da eventualidade e da impugnao especificada, ambos aplicveis ao Processo do Trabalho. O princpio da impugnao especificada,determina que compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 002


38. Quanto aos meios de prova no Processo do Trabalho, segundo a lei, a doutrina e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) O princpio da aptido para a prova, tambm chamado pela moderna doutrina de teoria da carga dinmica da prova, determina que deve produzir a prova no quem detenha o nus processual, mas sim quem detenha melhores condies materiais ou tcnicas para produzir a prova em juzo. No procedimento sumarssimo, todas as provas sero produzidas em audincia de instruo e julgamento, desde que requeridas previamente. A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta, no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. A vedao produo de prova posterior aplica-se tanto parte confessa, quanto ao magistrado, apesar do seu poder/dever de conduzir o processo. O objetivo principal do depoimento pessoal das partes e do interrogatrio a obteno da confisso real, que chamada rainha das provas. Aplicando-se a previso legal constante da Consolidao das Leis do Trabalho, a testemunha que prima ou tia-av de uma das partes ser impedida e no prestar compromisso, valendo o seu depoimento como simples informao. 40. Quanto sentena e coisa julgada, segundo a legislao e entendimento jurisprudencial do TST, correto afirmar: (A) Se a sentena for omissa ou expressamente afastar a deduo dos valores a ttulo de descontos previdencirios e fiscais, no haver ofensa coisa julgada se o juzo executrio proceder aos respectivos descontos a ttulo de imposto de renda e de contribuio previdenciria, dado o carter de ordem pblica ostentado pela norma que os disciplina. As sentenas ultra petita, extra petita e citra petita so consideradas nulas, uma vez que no admitem reforma, mediante recurso ordinrio. Nestes casos, o Tribunal Regional deve determinar o retorno dos o autos Vara de origem, para que o juzo de 1 grau profira novo julgamento. A sentena que condena uma reclamada ao pagamento de adicional de insalubridade no faz coisa julgada material, uma vez que ela tem como base uma relao jurdica continuativa. Alteradas as condies que ensejavam o respectivo pagamento, nova sentena poder vir a ser prolatada, desde que a parte interessada ajuze ao revisional. Nas aes coletivas que versem sobre interesses ou direitos coletivos, a sentena far coisa julgada erga omnes, mesmo que o pedido seja julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que os legitimados no podero intentar nova ao, com idntico fundamento, valendo-se de nova prova. Se o autor da reclamao trabalhista, portador de estabilidade no emprego, tiver pedido apenas a reintegrao, a sentena no poder decidir fora do pedido formulado na petio inicial, convertendo a reintegrao em indenizao, sob pena de nulidade.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

39.

No tocante ao nus da prova, segundo as previses constantes da lei e jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) A inverso do nus da prova em favor do empregado admitida no Processo do Trabalho, por meio da analogia iuris externa colhida do Cdigo de Defesa do Consumidor, desde que, a critrio do juiz, seja verossmil a alegao, ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias da experincia, ou ainda, no caso de abuso de direito de defesa do ru. O nus de provar o trmino da relao empregatcia, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregado, pois se trata de fato constitutivo de seu direito. Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do remetente. No procedimento sumarssimo, o juiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, considerando o nus probatrio de cada litigante, podendo limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias, bem como para apreci-las e dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica. nus do empregador que conta com mais de 10 empregados o registro da jornada de trabalho. A no apresentao injustificada dos controles de frequncia gera presuno absoluta de veracidade da jornada de trabalho.

_________________________________________________________

41.

No que se refere ao agravo de petio, segundo as previses da Consolidao das Leis do Trabalho e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) Garantido o juzo, na fase executria, a exigncia de depsito para recorrer de qualquer deciso viola o princpio da legalidade e o princpio que assegura o contraditrio e a ampla defesa. Havendo, porm, elevao do valor do dbito, exige-se a complementao da garantia do juzo. De acordo com a previso expressa contida na CLT, cabe agravo de petio somente das decises terminativas ou definitivas do Juiz ou Presidente, nas execues. De acordo com a previso expressa contida na CLT, das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo e liquidao de sentena, exceto em processo incidente de embargos de terceiro, somente caber recurso de revista na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. Devendo o agravo de petio delimitar justificadamente a matria e os valores objeto de discordncia, fere direito lquido e certo o prosseguimento da execuo quanto aos tpicos e valores no especificados no referido agravo. O pagamento de custas, sempre de responsabilidade do executado, considerado como pressuposto extrnseco de admissibilidade para a interposio do agravo de petio. 9

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


42. Quanto liquidao de sentena e execuo no Processo do Trabalho, segundo as previses legais e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) Nas prestaes sucessivas por tempo determinado ou indeterminado, a execuo pelo no pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. (B) (B) No ofende direito lquido e certo a deciso que determina o bloqueio de numerrio existente em conta salrio, para satisfao do crdito trabalhista, desde que seja limitado a determinado percentual dos valores recebidos ou a valor revertido para fundo de aplicao ou poupana. inadmissvel a penhora sobre a renda mensal ou faturamento de empresa, mesmo que limitada a determinado percentual, pois viola o princpio do meio menos oneroso para o devedor. A liquidao da sentena exequenda abranger, tambm, o clculo das contribuies previdencirias devidas. A atualizao do crdito devido Previdncia Social observar os critrios estabelecidos na legislao previdenciria. Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz dever abrir s partes prazo comum de 10 dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. 44. Com relao ao rescisria na Justia do Trabalho, segundo a jurisprudncia dominante do Tribunal Superior do Trabalho e legislao aplicvel, correto afirmar: (A) No pode uma questo processual, que seja pressuposto de existncia ou de validade de uma sentena de mrito, ser objeto de resciso, pela via da ao rescisria. Havendo recurso ordinrio em sede de rescisria, o depsito recursal no ser exigvel em nenhuma hiptese, uma vez que neste tipo de procedimento especial no h execuo a ser garantida. O prazo de decadncia, na ao rescisria, conta-se do dia imediatamente subsequente ao trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, desde que a deciso seja de mrito. O termo de conciliao transita em julgado 8 dias depois da sua homologao judicial, sendo impugnvel no pela via rescisria, mas somente por ao anulatria. Fundando-se a ao rescisria em violao de disposio de lei, indispensvel expressa indicao, na petio inicial da ao rescisria, do dispositivo legal violado, por se tratar de causa de pedir da rescisria, no se aplicando, no caso, o princpio iura novit curia.

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

45.

_________________________________________________________

43.

Com relao ao dissdio coletivo, segundo a jurisprudncia dominante do Tribunal Superior do Trabalho e legislao aplicvel, correto afirmar: (A) A legitimidade da entidade sindical para a instaurao da instncia contra determinada empresa no est condicionada prvia autorizao dos trabalhadores da suscitada diretamente envolvidos no conflito, uma vez que o sindicato o titular da ao coletiva. O dissdio coletivo poder ser instaurado mediante representao escrita ou verbal ao Presidente do Tribunal e prerrogativa exclusiva das associaes sindicais. O dissdio coletivo revisional tem por objetivo amoldar as regras normativas nova realidade circunstancial, para evitar prejuzos a uma das partes e enriquecimento ilcito outra. Somente caber a reviso das decises que fixarem condies de trabalho, decorridos mais de 1 ano de sua vigncia. A representao dos sindicatos para a instaurao de instncia fica subordinada aprovao pela diretoria. De acordo com entendimento do TST, o cabimento do dissdio coletivo de natureza jurdica ou de interpretao amplo, sendo vivel, inclusive, quando se pretende interpretar norma legal de carter geral para toda a classe trabalhadora.

Quanto aos procedimentos especiais admissveis no Processo do Trabalho, segundo a doutrina, as previses legais e entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, correto afirmar: (A) Por se tratar de deciso interlocutria e no sentena definitiva ou terminativa, em quaisquer circunstncias, ser incabvel ao rescisria para impugnar deciso homologatria de clculos, de adjudicao e de arrematao. Nos termos da Consolidao das Leis do Trabalho, para a apurao de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador (autor) ajuizar reclamao escrita ou verbal perante a Vara do Trabalho, dentro de 30 dias, havendo ou no suspenso do empregado. O inqurito para apurao de falta grave, que no possui natureza dplice, somente deve ser instaurado no caso em que o empregador objetivar dispensar os dirigentes sindicais. No procede ao rescisria calcada em ofensa coisa julgada perpetrada por deciso proferida em ao de cumprimento, em face de a sentena normativa, na qual se louvava, ter sido modificada em grau de recurso, porque em dissdio coletivo somente se consubstancia coisa julgada formal. So passveis de nulidade, por meio de ao anulatria, somente as clusulas de acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho que violem as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponveis dos trabalhadores.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

10

Caderno de Prova A01, Tipo 002


49. Direito Constitucional 46. Em junho de 2013, o plenrio da Cmara dos Deputados rejeitou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) o n 37/2011, a qual tinha por objeto a definio de competncia para a investigao criminal. Em consequncia, a matria constante na referida PEC (A) pode ser objeto de nova proposta, na mesma sesso legislativa, mediante solicitao de trs quintos de Deputados e Senadores, em dois turnos de votao. no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. pode ser objeto de nova proposta, na mesma sesso legislativa, mediante solicitao da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. pode ser objeto de nova proposta a qualquer tempo, pois o Congresso Nacional soberano para debater democraticamente assuntos de natureza legislativa. no poder ser rediscutida pelo Congresso Nacional, caso contrrio, haver uma afronta deciso soberana o que rejeitou a PEC n 37/2011. Suponha que uma organizao no governamental (ONG) tenha criado um banco de dados de carter pblico com informaes fornecidas por consumidores sobre a qualidade dos servios prestados por lojas da cidade do Rio de Janeiro, que resultou na elaborao e divulgao de uma lista com as cinquenta piores lojas da cidade. A loja Ateneus, a qual constou na referida lista, solicitou ONG que lhe fornecesse acesso s informaes existentes a seu respeito no banco de dados em questo. A ONG, no entanto, negou-se a atender solicitao da loja. Neste caso, o remdio constitucional mais apropriado para a loja, em tese, buscar em juzo a sua pretenso (A) a ao popular, perante a Justia Estadual, para anular ato lesivo moralidade dos servios prestados pela loja. (B) o mandado de segurana, cuja competncia para processamento e julgamento da Justia do Trabalho. (C) o habeas data, o qual pode ser ajuizado pela prpria pessoa jurdica interessada no acesso aos dados. (D) o mandado de segurana, o qual deve ser impetrado pelos proprietrios da loja, na medida em que a pessoa jurdica no possui legitimidade ativa para o referido remdio constitucional. (E) o habeas data, cuja competncia para processamento e julgamento da Justia do Trabalho. Suponha que o Congresso Nacional promulgue lei ordinria que proba casais que moram no Brasil de terem mais do que dois filhos, como medida de controle de natalidade. A referida lei (A) inconstitucional, pois, embora a Constituio da Repblica expressamente determine que o planejamento familiar integra a competncia da Unio, probe que sejam estabelecidas medidas coercitivas por parte de instituies oficiais ou privadas que afetem a deciso do casal sobre a quantidade de filhos que deseja ter. (B) constitucional, na medida em que o planejamento familiar integra a competncia da Unio, a qual pode estabelecer medidas restritivas de natalidade desde que expressamente fundadas em razes de excepcional interesse social, preservados os princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel. (C) constitucional, desde que a referida lei contenha apenas disposies gerais, as quais devero ser suplementadas pela legislao estadual, na medida em que o planejamento familiar integra uma competncia legislativa concorrente. (D) inconstitucional, na medida em que a Constituio da Repblica, ao prever o controle de natalidade como matria de competncia da Unio, expressamente determina que sua regulao deve ser feita por lei complementar. (E) inconstitucional, na medida em que o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas.

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

50.

47.

Nos crimes de responsabilidade, os Desembargadores dos Tribunais Regionais do Trabalho e os Ministros do Tribunal Superior do Trabalho so, respectivamente, processados e julgados, originariamente, pelo (A) (B) (C) (D) (E) Tribunal Superior do Trabalho e Senado Federal. Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal de Justia e Senado Federal. Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal. Tribunal de Justia do Estado em que foi cometido o crime e Senado Federal.

_________________________________________________________

48.

Suponha que esteja circulando na internet um texto, de autoria desconhecida, que desabona a honra de determinado poltico e de seu filho. Rastreou-se que a primeira postagem do texto, na internet, adveio de um computador localizado em uma empresa privada denominada Conectus. Com base na situao apresentada e nas disposies da Constituio da Repblica, analise as afirmaes a seguir:

I. A Constituio da Repblica expressamente determina que livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. 51.

_________________________________________________________

II. O remdio constitucional adequado para deter a


circulao do texto, na internet, o mandado de segurana em face da empresa Conectus.

III. O referido poltico e tambm seu filho tm direito


indenizao pelo dano material ou moral decorrente da violao honra. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas.

Suponha que o Presidente da Repblica, ao emitir um decreto regulamentador para a fiel execuo de determinada lei, estabelea, em dois de seus artigos, obrigaes jurdicas novas aos cidados, as quais no estavam previstas na lei objeto da regulamentao. Neste caso, os dois artigos do referido decreto, segundo a Constituio da Repblica, podero ser (A) convertidos em artigos de lei pelo voto da maioria de Deputados e Senadores, em sesso unicameral. (B) revogados pelo Senado Federal, por meio de resoluo. (C) sustados pelo Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo. (D) revogados pela Cmara dos Deputados, por meio de resoluo. (E) convalidados pelo Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo. 11

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


52. Segundo a Constituio da Repblica, so aprovados previamente pelo Senado Federal, por voto secreto, aps arguio pblica, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) 53. o presidente do banco central. o Procurador-Geral da Repblica. os Ministros do Supremo Tribunal Federal. os Ministros do Superior Tribunal de Justia. os chefes de misso diplomtica de carter permanente. (B) 55. Segundo a disciplina jurdica da ao direta de inconstitucionalidade (ADIN), correto afirmar que (A) a deciso que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ADIN pode ser objeto de recurso por meio de embargos infringentes. em caso de necessidade de esclarecimento de matria ou circunstncia de fato ou de notria insuficincia das informaes existentes nos autos da ADIN, poder o relator fixar data para, em audincia pblica, ouvir depoimentos de pessoas com experincia e autoridade na matria. se o autor desistir da ao antes do julgamento de mrito, o Advogado-Geral da Unio dever assumir o polo ativo da ADIN para dar prosseguimento ao julgamento. no permitida a sustentao oral dos representantes judiciais do requerente, no julgamento do pedido de medida cautelar, em decorrncia da garantia da celeridade processual. se a ao for julgada procedente, seu relator dever comunicar o Presidente da Repblica, o qual, no prazo de quarenta e oito horas, dever requisitar ao Senado Federal a suspenso da execuo, no todo ou em parte, da lei declarada inconstitucional. Direito Civil 56. Aps trabalhar e contribuir por 35 anos Previdncia Social, com 60 anos de idade, Fbio Henrique poderia aposentar-se, mas antes de requerer o benefcio a lei alterada passa a exigir 65 anos de idade e 40 anos de contribuio previdenciria para aposentao, sem qualquer previso quanto s situaes j consolidadas no tempo. Nesse caso, a lei posterior (A) poder atingi-lo, porque alteraes normativas na idade impedem a aquisio de benefcios at ento previstos, mesmo que preenchidos os requisitos poca dessas alteraes. no poder atingi-lo, pois Fbio Henrique adquiriu o direito aposentadoria antes da alterao normativa, ao completar os requisitos previstos na ocasio. poder atingi-lo, no pela idade, em relao qual Fbio Henrique adquiriu o direito aposentadoria, mas pelo novo tempo de contribuio, que dever ser atingido necessariamente. no poder atingi-lo, pela formao de ato jurdico perfeito em favor de Fbio Henrique. poder atingi-lo, pois como regra tem incidncia imediata e Fbio Henrique no chegou a requerer sua aposentadoria.

_________________________________________________________

Com objetivo de diminuir a ocorrncia de acidentes de trnsito causados por motoristas que dirigem alcoolizados, determinado Estado-Membro da Federao promulgou lei estadual que tipifica infraes de trnsito para condutores em situao de flagrante embriaguez, aplicando-lhes sanes mais severas do que as previstas no Cdigo de Trnsito Nacional. Neste caso, a referida lei estadual (A) inconstitucional, pois a competncia para legislar sobre trnsito e transporte privativa da Unio, sendo que o Estado-Membro apenas poderia legislar sobre questes especficas dessa matria e desde que autorizado por lei complementar federal. constitucional, pois suplementa a legislao federal ao acrescentar medidas preventivas para diminuir acidentes de trnsito. inconstitucional, pois a competncia para legislar sobre trnsito e transporte privativa do Municpio. constitucional, pois integra uma poltica de educao para a segurana do trnsito e, portanto, refere-se a uma competncia federativa comum. constitucional, pois a competncia para legislar sobre trnsito e transporte de natureza remanescente estadual.

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

54.

Tmis, no final deste ano, aposentar-se- compulsoriamente no cargo de Desembargadora do Tribunal Regional a do Trabalho da 1 Regio. Porm, deseja continuar atuando em questes relacionadas ao Direito. Para isso, planeja, quando estiver aposentada, dedicar-se atividade poltico-partidria, bem como exercer a advocacia contenciosa e consultiva em questes relacionadas ao Direito do Trabalho. Neste caso, Tmis (A) poder dedicar-se atividade poltico-partidria desde seu afastamento, por aposentadoria, do cargo de Desembargadora, mas dever aguardar o prazo de trs anos, a partir desta mesma data, para exercer a advocacia no Tribunal do qual se afastou. est proibida, pela Constituio da Repblica, de dedicar-se atividade poltico-partidria por ter integrado o Poder Judicirio, mas poder exercer a advocacia, em qualquer Juzo ou Tribunal, desde seu afastamento, por aposentadoria, do cargo de Desembargadora. dever aguardar o prazo de dois anos, a partir de seu afastamento, por aposentadoria, do cargo de Desembargadora, para dedicar-se atividade poltico-partidria, bem como trs anos, desta mesma data, para exercer a advocacia no Tribunal do qual se afastou. dever aguardar o prazo de trs anos, a partir de seu afastamento, por aposentadoria, do cargo de Desembargadora, tanto para dedicar-se atividade poltico-partidria quanto para exercer a advocacia no Tribunal do qual se afastou. poder dedicar-se atividade poltico-partidria, bem como ao exerccio da advocacia, em qualquer Juzo ou Tribunal, desde seu afastamento, por aposentadoria, do cargo de Desembargadora.

(B)

(C)

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

57.

A respeito da fundao, correto afirmar: (A) (B) No pode ter alterado seu estatuto, em nenhuma hiptese, pois sua finalidade imutvel. Pode ser constituda somente por negcio jurdico entre vivos, vedado testamento por ser incompatvel com sua natureza jurdica. Poder constituir-se para qualquer fim lcito, inclusive empresarial, cultural, de assistncia ou religioso. Se constituda por ato entre vivos, o instituidor obrigado a transferir-lhe a propriedade, ou outro direito real, sobre os bens dotados e, se no o fizer, sero registrados em nome dela por mandado judicial. Constituda com bens insuficientes, sero eles convertidos em ttulos da dvida pblica, como regra, at que seu rendimento perfaa capital bastante para sua viabilizao.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

12

Caderno de Prova A01, Tipo 002


58. No Direito Civil, as nulidades absolutas (A) (B) dependem sempre da prova de m-f das partes que celebraram o negcio jurdico. devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, no lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes. s podem ser alegadas pelas partes interessadas, defesa a interveno de terceiros ou do rgo ministerial. no so suscetveis de ratificao, mas convalescem pelo decurso do tempo. s podem ser pronunciadas pelo juiz a partir de requerimento das partes, podendo supri-las se houver pedido expresso nesse sentido, tendo em vista a finalidade almejada pelas partes. (B) (C) (D) 62. 61. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. Este enunciado refere-se (A) (B) (C) (D) (E) objeo de pr-executividade. exceo de pr-executividade. ao princpio que veda o enriquecimento sem causa. ao princpio que veda a onerosidade excessiva. exceo do contrato no cumprido.

(C)

_________________________________________________________

Sobre o mandato, correto afirmar que (A) o mandato em termos gerais confere poderes de administrao, bem como para alienar bens mveis e transigir, dependendo o mandatrio de poderes especiais e expressos para alienar e hipotecar bens imveis. o mandato presume-se oneroso, salvo estipulao contrria prevendo sua gratuidade. o mandato pode ser expresso ou tcito, mas sua aceitao dever ser sempre expressa. a outorga do mandato est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado, admitido mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito. ainda quando se outorgue mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular.

(D) (E)

_________________________________________________________

59.

No tocante clusula penal, correto afirmar: (A) (B) (C) Para ser exigida a pena nela prevista, no necessrio que o credor alegue prejuzo. S passvel de reduo eventual se o seu montante for manifestamente excessivo. Quando for estipulada para o caso de total inadimplemento da obrigao, esta converter-se- em alternativa a benefcio do devedor. O valor de sua cominao livre, podendo ultrapassar o montante da obrigao principal. Quando estipulada conjuntamente com a obrigao, ou em ato posterior, s pode referir-se execuo completa dessa obrigao.

(E)

_________________________________________________________

63.

O direito de retomada do imvel pelo locador, em decorrncia de extino do contrato de trabalho, considerada a ocupao do imvel como relacionada ao emprego, dar-se- (A) vigorando o contrato por tempo determinado de trinta meses, finda ao menos a primeira metade do ajuste, aps notificao escrita ao locatrio. somente se a locao estiver vigorando por prazo indeterminado e o contrato houver sido celebrado por escrito e com prazo igual ou superior a trinta meses. mesmo quando a locao se encontre prorrogada automaticamente, por prazo indeterminado, por estar findo o prazo estabelecido, ajustada a locao verbalmente ou por escrito e ainda que com prazo inferior a trinta meses. vigorando a locao por prazo determinado ou no, findo ou no o prazo contratual, desde que celebrada por escrito por prazo superior a trinta meses. vigorando a locao por prazo indeterminado, somente aps notificao para desocupao do imvel em noventa dias, celebrado o contrato sempre por escrito e por prazo no inferior a um ano.

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

60.

Segundo a teoria da impreviso adotada no Cdigo Civil, (A) somente as relaes de consumo esto sujeitas resoluo contratual por impreviso em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, no havendo igual normatizao no Cdigo Civil. preciso apenas que haja, em contratos de execuo continuada ou diferida, onerosidade excessiva a uma das partes, para que possa ela, independentemente de outros requisitos, pleitear a resoluo do contrato, retroagindo os efeitos da sentena que a decretar data da citao. preciso que, nos contratos de execuo continuada ou diferida, a prestao de uma das partes tornese excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, hiptese em que poder o devedor pedir a resoluo do contrato, retroagindo os efeitos da sentena que a decretar data da citao. preciso que, em contratos de execuo imediata, continuada ou diferida, ocorra onerosidade excessiva a uma das partes, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, ocasio em que poder o devedor postular a resoluo do contrato, retroagindo os efeitos da sentena poca da citao. preciso que, em contratos de execuo continuada ou diferida, ocorra onerosidade excessiva a uma das partes, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, hiptese em que poder o devedor postular a resoluo do contrato, retroagindo os efeitos da sentena que a decretar poca da celebrao do contrato.

(C)

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

64.

Examine os enunciados seguintes, relativos dissoluo da sociedade:

I. Entre outros motivos, dissolve-se a sociedade pelo


consenso unnime dos scios; pela deliberao dos scios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; ou pela falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de cento e oitenta dias.

(D)

II. A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos scios, quando anulada a sua constituio, exaurido o fim social ou verificada sua inexequibilidade.

III. O contrato no pode prever causas que no as estabelecidas em lei para a dissoluo da sociedade, configurando tais causas rol taxativo, insuscetvel de ampliao. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

I e II, apenas. I, II e III. III, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas.


13

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


65. No tocante responsabilidade civil, correto afirmar: (A) O dono ou detentor do animal responde pelos danos por este causados, somente se isentando se provar fora maior ou caso fortuito. O empregador responsvel pelos atos de seus empregados, desde que provada sua culpa nas orientaes dadas a estes e o nexo causal entre tais orientaes e os danos causados ao ofendido. Haver obrigao de reparar o dano, mediante apurao de culpa do agente, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. A responsabilidade civil adstrita criminal, no se discutindo mais os fatos no mbito civil quando solucionados em definitivo na esfera criminal. 68. O contrato de aprendizagem e o de estgio possuem caractersticas muito prprias, apesar de ambos visarem seu valor educacional e o preparo para o mercado de trabalho. Com relao s suas semelhanas e diferenas, correto afirmar: (A) (B) Em ambas as situaes, no h diferenciao quanto jornada do aprendiz e do estagirio. A durao do estgio e do contrato de aprendizagem no poder exceder a dois anos, havendo exceo ao adolescente deficiente somente no ltimo caso. As instituies de ensino e as partes cedentes de estgio podem, a seu critrio, recorrer a servios de agentes de integrao pblicos e privados, mediante condies acordadas em instrumento jurdico apropriado. No caso do estgio obrigatrio, compulsrio o recebimento de bolsa ou outra forma de contraprestao. Os estagirios possuem todos os direitos do empregado comum, diferentemente do aprendiz.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

_________________________________________________________

69.

_________________________________________________________

No tocante ao trabalho protegido, desenvolvido por adolescente deficiente, (A) o contrato de aprendizagem firmado com adolescente deficiente no poder ser superior a dois anos. a ocorrncia do fenmeno da ao recproca, consistindo da interao do adolescente deficiente em novos ambientes, bem como dos trabalhadores que o cercam, com o intuito de formar novas geraes voltadas para a incluso social. o tipo ou grau de deficincia no pode justificar regulamentao diversa quanto durao da jornada, em proporo ao desgaste fsico exigido pela atividade desenvolvida. no tem como uma de suas finalidades a subsistncia do adolescente deficiente, mas somente a superao de sua deficincia atravs da reduo de sua marginalizao. o contrato de aprendizagem firmado com adolescente deficiente dever seguir a regra geral quanto idade do aprendiz, ou seja, ser ele maior de catorze anos e menor de vinte e quatro anos.

Direito da Criana e do Adolescente (B) 66. Segundo a normativa vigente no pas, constitui uma das piores formas de trabalho infantil: (A) (B) (C) a participao de crianas em certames de beleza. a utilizao de adolescentes para o trfico de drogas. o trabalho na industrializao do fumo que, por sua natureza, so suscetveis de prejudicar a moral da criana. o trabalho de venda, a varejo, de bebidas alcolicas que, por sua natureza, so suscetveis de prejudicar a sade e a segurana da criana. a utilizao de criana em espetculo pblico. (C)

(D)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

(E)

67.

No tocante s atribuies do Conselho Tutelar, esse rgo (A) poder determinar a perda da guarda, de forma temporria e sujeita reviso judicial, ao pai que permitir que seu filho trabalhe em horrio incompatvel com a frequncia escolar. dever ser consultado, antes de solicitar-se a expedio de alvar judicial para autorizar o trabalho do aprendiz. dever encaminhar pedido de aplicao de advertncia aos pais ou responsvel, ao juiz da Comarca, caso entenda que estes nada fizeram para impedir a exposio da criana ou adolescente ao trabalho infantil. poder encaminhar criana ou adolescente submetido a condies imprprias de trabalho, a tratamento psicolgico ou psiquitrico, em caso de omisso dos pais ou responsvel. dever submeter sua deciso de matricular a criana ou adolescente e acompanhar sua frequncia escolar, caso a aplique a pais ou responsvel, ao Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente.

70.

Com relao ao trabalho educativo, correto afirmar: (A) Sob a tica da proteo integral prevista pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, no se admite mais a possibilidade de contratao de adolescentes a ttulo de mera iniciao ao trabalho, sob pena de ser considerada modalidade de fraude a direitos trabalhistas. A situao irregular do adolescente justifica sua insero nesta modalidade de trabalho, desde que se torne meio de sustento prprio e/ou familiar, dispensando-se, nesse caso, a contrapartida da profissionalizao. Corresponde intermediao da mo de obra para a colocao do adolescente no mercado de trabalho, com carter nitidamente assistencialista, em auxlio adolescncia carente. Corresponde atividade laboral em que as exigncias pedaggicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo, exceto se o educando for arrimo de famlia. A remunerao por participao nas vendas do produto pelo educando descaracteriza o carter educativo do programa, adentrando, por si s, lgica da produo e do lucro.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

14

Caderno de Prova A01, Tipo 002


BLOCO III Direito Processual Civil 71. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. Esse enunciado legal concerne ao princpio (A) (B) (C) (D) (E) 72. processual da livre investigao probatria. processual da eventualidade. constitucional da isonomia. processual da adstrio ou congruncia. constitucional da produo da prova lcita. 75. A antecipao da tutela (A) no ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. confunde-se com a concesso das medidas cautelares, j que iguais as finalidades processuais, de garantia do provimento jurisdicional futuro. pode ser concedida total ou parcialmente, dependendo da existncia de prova inequvoca e do convencimento do juiz da verossimilhana da alegao, alm do fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, ou ainda da caracterizao do abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. se indeferida, conduzir extino do processo sem resoluo do mrito. poder ser revogada ou modificada a qualquer tempo, em deciso fundamentada e irrecorrvel.

(B)

(C)

_________________________________________________________

Na formao do processo, existe a previso legal de que a alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento. Essa situao caracteriza o princpio (A) (B) (C) (D) (E) da durao razovel do processo. da eventualidade. da adstrio ou congruncia. da estabilidade da demanda. da inrcia.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

76.

Em relao s excees processuais, (A) a incompetncia absoluta deve ser arguida preliminarmente, na prpria contestao apresentada pelo ru. o juiz estar impedido objetivamente de funcionar nos autos se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. tanto a incompetncia absoluta como a relativa devem ser arguidas por meio de exceo, que suspender o processo e ser apensada aos autos principais. a incompetncia relativa nunca pode ser conhecida de ofcio pelo juiz. o juiz ser suspeito de parcialidade se houver participado do processo em primeiro grau de jurisdio, nele tendo proferido sentena ou deciso.

73.

Por engano, Donato prope ao de cobrana de um ttulo de crdito, antes do vencimento deste. Falta a Donato (A) (B) (C) (D) (E) a titularidade do direito e, portanto, legitimidade para agir. a condio da ao relativa possibilidade jurdica do pedido. a condio da ao relativa ao interesse processual de agir. o pressuposto processual de eficcia da demanda. o pressuposto processual de validade da demanda.

(B)

(C)

_________________________________________________________

74.

Examine os enunciados seguintes, relativos aos prazos processuais:

(D)

I. Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou


prorrogar o prazo dilatrio; a conveno, porm, s ter eficcia se, requerida aps o vencimento do prazo, fundar-se em motivo legitimo. (E)

II. defeso s partes, ainda que todas estejam de


acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, nunca por mais de 60 dias, a no ser em caso de calamidade pblica, quando poder ser excedido esse limite.

_________________________________________________________

77.

No tocante prova, correto afirmar: (A) Salvo disposio especial em contrrio, as provas devem ser produzidas com a inicial e em percia. O rol de provas possveis taxativo em nosso direito, s se admitindo aquelas expressamente previstas em lei. O juiz valorar a prova dos autos conforme critrio tarifrio, ou seja, dando a cada prova o valor previamente fixado para ela no direito processual civil ptrio. O destinatrio da prova o juiz, que poder, de oficio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, bem como indeferir as diligncias inteis ou meramente protelatrias. O nus da prova cogente, no admitindo conveno que a distribua de maneira diversa em nenhuma hiptese. 15

III. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar


o ato, o que depender de declarao judicial, podendo a parte, porm, provar que no o realizou por justa causa.

(B)

IV. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.

(C)

V. No havendo preceito legal nem assinao pelo


juiz, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) (D)

III, IV e V. I, II, III e V. I, III, IV e V. II e IV. II, IV e V.

(E)

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


78. Em relao sentena e coisa julgada, (A) a formao da coisa julgada abrange os motivos, desde que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena, bem como a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena. a sentena proferida ultra petita no nula, podendo ser reduzida aos limites do pedido pelo tribunal, no julgamento do apelo interposto. o juiz decidir de forma concisa ao extinguir o processo sem resoluo do mrito, prescindindo de fundamentao nessa hiptese. a sentena deve ser certa, salvo se decidir relao jurdica condicional. a coisa julgada material imutvel, no podendo ser rescindida em nenhuma hiptese prevista no direito processual ptrio. 81. Direito Internacional e Comunitrio Considere as seguintes situaes: I. Maria, brasileira domiciliada no Distrito Federal, contratada para trabalhar como tradutora na Misso Diplomtica da Apolnia em Braslia. II. Luza, brasileira domiciliada no Distrito Federal, contratada para trabalhar como bab por Pierre, diplomata integrante da Misso Diplomtica da Apolnia em Braslia. III. Paulo, brasileiro domiciliado no Distrito Federal, contratado para trabalhar como economista na Representao da Organizao das Naes Unidas em Braslia. Imaginando reclamao trabalhista proposta pelos trabalhadores contra seus empregadores, e que o reclamado, em cada caso, tenha invocado a imunidade de jurisdio, os possveis desenlaces do processo de acordo com a jurisprudncia do TST so: (A) Em I e II, o juiz deve desconsiderar a imunidade de jurisdio. Em caso de sentena favorvel s trabalhadoras, somente em II, ser possvel a execuo, desde que seja respeitada a inviolabilidade da residncia do diplomata; em I, a execuo impossvel e eventual satisfao do direito da trabalhadora dever ser buscada pela via diplomtica. Em III, deve ser reconhecida a imunidade absoluta de jurisdio do organismo internacional em virtude da previso constante na Conveno sobre Privilgios e Imunidade das Naes Unidas, negando-se seguimento ao processo. (B) Em I, II e III, o juiz dever desconsiderar a imunidade de jurisdio e dar andamento ao processo. Em caso de sentena favorvel aos trabalhadores, somente em II ser possvel a execuo, desde que respeitada a inviolabilidade da residncia do diplomata. Em I e III a execuo invivel em face da imunidade de execuo dos Estados estrangeiros, decorrente do costume internacional, e da ONU, decorrente da Conveno sobre Privilgios e Imunidade das Naes Unidas. (C) Somente em I, o juiz deve desconsiderar a imunidade de jurisdio. Em caso de sentena favorvel trabalhadora, a execuo ser possvel apenas caso no recaia em bens do Estado estrangeiro afetos Misso Diplomtica. Em II, deve-se reconhecer a imunidade do agente diplomtico em relao jurisdio civil e administrativa decorrente do art. 31 da Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas, e, em III, a imunidade da ONU, decorrente da Conveno sobre Privilgios e Imunidade das Naes Unidas. (D) Somente em II, o juiz deve desconsiderar a imunidade de jurisdio. Em caso de sentena favorvel trabalhadora, a execuo ser possvel apenas se respeitada a inviolabilidade da residncia do diplomata. Em I, deve-se reconhecer a imunidade absoluta de jurisdio dos Estados estrangeiros, decorrente do costume internacional, e, em III, a imunidade da ONU, decorrente da Conveno sobre Privilgios e Imunidade das Naes Unidas. (E) Em I e II, o juiz deve desconsiderar a imunidade de jurisdio. Em caso de sentena favorvel s trabalhadoras, em ambas ser possvel a execuo, desde que, em I, no recaia em bens do Estado estrangeiro afetos Misso Diplomtica e, em II, seja respeitada a inviolabilidade da residncia do diplomata. Em III, deve ser reconhecida a imunidade absoluta de jurisdio do organismo internacional em virtude da previso constante na Conveno sobre Privilgios e Imunidade das Naes Unidas, negando-se seguimento ao processo.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

79.

Em relao aos recursos, correto afirmar: (A) Desde que com a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes, o recorrente poder desistir do recurso a qualquer tempo. Embora subordinado ao recurso principal, o recurso adesivo prossegue e ser julgado em caso de desistncia do recurso principal ou de sua desero. Como regra, a interposio do agravo de instrumento suspende o andamento do processo. O recurso s pode ser interposto pela parte vencida ou pelo Ministrio Pblico, nos processos em que couber intervir, como parte ou fiscal da lei. O recurso extraordinrio e o recurso especial no impedem a execuo de sentena; a apelao recebida em regra nos efeitos devolutivo e suspensivo, salvo as hipteses em que a lei processual prev seu recebimento somente no efeito devolutivo.

(B)

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

80.

Em relao s aes cautelares, examine os enunciados seguintes:

I. A tutela cautelar no fica restrita s medidas


tpicas, podendo o juiz conceder outras medidas atpicas com base no poder geral de cautela que lhe confere a lei processual civil.

II. Cessa a eficcia da medida cautelar se a parte no


intentar a ao principal no prazo estabelecido em lei, se a medida no for executada em trinta dias ou se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem resoluo do mrito.

III. O indeferimento da medida cautelar no obsta a


que a parte intente a ao, nem influi no julgamento desta, salvo se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegao de decadncia ou de prescrio do direito do autor. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 16

I, II e III. I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

Caderno de Prova A01, Tipo 002


82. Considerando a maneira como o direito brasileiro regula a formao de tratados internacionais e a sua aplicao no plano interno, correto afirmar: (A) Os tratados de direitos humanos, quando aprovados pelas duas Casas do Congresso Nacional pela maioria absoluta de seus membros, em dois turnos de votao, so equivalentes s emendas constitucionais. Os tratados, negociados pelo Poder Executivo, precisam ser ratificados pelo Congresso Nacional, por meio de Decreto Legislativo, para poder obrigar o Estado. De acordo com a jurisprudncia do STF, a publicao do decreto de promulgao do tratado internacional mera formalidade, no condicionando a entrada em vigor do tratado no plano interno, que se d com a expedio do Decreto Legislativo que aprova o texto do tratado. Os tratados internacionais, quando incorporados ao direito brasileiro, o so no nvel da legislao ordinria, salvo quando versarem sobre direitos humanos, hiptese na qual, segundo a jurisprudncia do STF, tero sempre status constitucional. No julgamento da medida cautelar na ADI 1480, que questionava a constitucionalidade da Conveno 158 da OIT (sobre trmino da relao de trabalho por iniciativa do empregador), o STF entendeu que as normas da Conveno no eram inconstitucionais, desde que fossem interpretadas como sendo no autoaplicveis, pois a sua aplicao direta violaria a o reserva de lei complementar do art. 7 , I, da CF. 84. Pafncio, foi contratado em 2003 por um banco brasileiro, tendo prestado servios durante quatro anos em vrias cidades brasileiras. Em 2007, o banco foi vendido a um banco estrangeiro, passando a ser uma subsidiria integral deste, com registro de seu estatuto no Brasil. Em 2009, Pafncio transferido para o pas-sede do banco. Naquele Pas, contudo, eram permitidos jogos de azar, organizados em cassinos, os quais Pafncio comeou a frequentar. Paulatinamente, o hbito se tornou vcio e Pafncio viu-se dedicando cada vez mais de seu tempo livre atividade, na qual dispendia vultuosas quantias. Sua assiduidade e sua produtividade no trabalho no foram prejudicadas, mas a direo do banco, tomando cincia da situao pessoal de seu subordinado, entendeu que tal atitude poderia ser prejudicial para o relacionamento com seus clientes; por isso, em 2013, demitiu-o por justa causa. Ocorre que a prtica contumaz de jogos de azar no est prevista entre as hipteses de justa causa, na legislao daquele pas, na qual se adota o sistema taxativo. Por isso, de retorno ao Brasil, Pafncio move reclamao trabalhista contra o banco, invocando a aplicao da lei estrangeira, para o fim de se reconhecer que a extino de seu contrato de trabalho se deu por dispensa sem justa causa.

(B)

(C)

(D)

(E)

A questo deve ser resolvida aplicando-se

(A)

_________________________________________________________

o disposto no Cdigo de Bustamante, que prev ser territorial a legislao sobre proteo social do trabalhador, para o fim de aplicar, no caso, a lei estrangeira.

83.

Sobre a Organizao Internacional do Trabalho OIT, INCORRETO afirmar: (A) (B) Apenas Estados podem ser membros da Organizao. As decises da Conferncia Geral podero ser Convenes ou Recomendaes. Convenes so aquelas que obtiverem 2/3 dos votos dos delegados presentes Conferncia e criam automaticamente para os Estados membros o dever de submeter seu texto aos rgos nacionais competentes para deliberar sobre sua ratificao ou rejeio; aprovadas e ratificadas, elas obrigam internacionalmente o Estado. Recomendaes so aquelas que, no tendo obtido a maioria qualificada de 2/3, foram aprovadas pela maioria absoluta dos delegados presentes, devendo ser consideradas pelas autoridades nacionais na elaborao de legislao ou de polticas referentes aos temas que versarem. Sua criao est ligada ideia que a melhoria das condies de trabalho necessria para a garantia da paz entre os Estados. Um Estado membro das Naes Unidas poder integrar a OIT, bastando para isso comunicar o DiretorGeral da Repartio Internacional do Trabalho de sua aceitao formal das obrigaes constantes na Constituio da Organizao. Outros Estados podero ingressar na OIT desde que admitidos por 2/3 dos delegados participantes da Conferncia Geral, incluindo 2/3 dos delegados dos Governos. A sada da Organizao se dar apenas aps o decurso do prazo de dois anos contados da notificao do Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho da inteno do Estado de se retirar. A validade das Convenes das quais o Estado seja parte no afetada pela denncia da Constituio, continuando pelo prazo especificado nas prprias Convenes. (E) (B) a Smula 207 do TST, que estabelece que a relao jurdica trabalhista regida pelas leis vigentes no pas da prestao de servio e no por aquelas do local da contratao, pelo que incidir na espcie a lei estrangeira pelo critrio da lex loci executionis.

(C)

o disposto na Lei n 7.064/82, que dispe sobre a situao de trabalhadores contratados ou transferidos para prestar servios no exterior e prev a aplicao das normas brasileiras sobre proteo do trabalho aos contratos de trabalho que, celebrados no Brasil, venham a ser executados no exterior.

(C)

(D)

(D)

o disposto na Lei n 7.064/82, que dispe sobre a situao de trabalhadores contratados ou transferidos para prestar servios no exterior e prev a aplicao das normas brasileiras sobre proteo do trabalho, quando mais favorveis do que a legislao territorial, aos contratos de trabalho que, celebrados no Brasil, venham a ser executados no exterior; por isso, como a lei estrangeira revela-se em tese mais benfica ao empregado, ser ela aplicada em detrimento da brasileira.

(E)

o disposto no art. 9 da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, que estabelece que o direito aplicvel s obrigaes o vigente no local de sua constituio, pelo que, tendo o contrato de trabalho original de Pafncio sido celebrado no Brasil, este estar submetido legislao trabalhista ptria. 17

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


85. Sobre o Mercosul, INCORRETO afirmar: (A) Diferentemente da Unio Europeia, no Mercosul as normas editadas pelos organismos comunitrios com poder decisrio (Conselho do Mercado Comum, Grupo Mercado Comum e Comisso de Comrcio do Mercosul) no tm efeito direto. Por isso, no Brasil, elas precisam ser incorporadas, seja pelo processo legislativo, seja por decreto, para serem aplicveis no plano interno. Tanto no Mercosul quanto na Unio Europeia, o direito comunitrio derivado, composto pelas normas editadas pelos organismos comunitrios com poder decisrio, dotado da caracterstica da supranacionalidade, sendo obrigatrio mesmo para os Estados que no concordaram com a norma quando de seu processo de produo. Um dos acordos fundamentais na poltica regional para o trabalho o Acordo Multilateral de Segurana Social do MERCOSUL, que estabelece que os Estados do Bloco consideraro os perodos de seguro ou contribuio cumpridos nos territrios dos Estados partes, para a concesso das prestaes por velhice, idade avanada, invalidez ou morte. Havendo acordo entre os Estados partes de uma controvrsia, o Tribunal Permanente de Reviso do Mercosul poder ser acionado diretamente para decidir um conflito, dispensando-se o Tribunal Arbitral Ad Hoc, no estando sua deciso sujeita ao Recurso de Reviso. Os nacionais dos quatro membros originrios do Mercosul podem solicitar residncia temporria pelo prazo de at dois anos em qualquer dos demais pases, residncia que pode ser convertida em permanente; isso caracteriza um grau, ainda que mnimo, de liberdade de circulao de pessoas no espao do Bloco, j que permite que a nacionalidade do solicitante seja o fator determinante na concesso da autorizao de residncia nos pases do Bloco. 87. Segundo o princpio constitucional da contrapartida, nenhum benefcio ou servio da seguridade social pode ser (A) suprimido ou diminudo enquanto no atingida a universalidade do bem-estar e justia sociais. criado, majorado ou estendido sem a previso de contribuio pelo beneficirio. criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. criado, majorado ou estendido sem a previso de contribuio pelos beneficirios e respectivos empregadores, empresas ou pessoas a ela equiparadas. aumentado ou diminudo sem a correspondente majorao ou reduo, remisso ou anistia quanto s fontes de custeio.

(B)

(C)

(B)

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

88.

exigida Certido Negativa de Dbito CND, fornecida pelo rgo competente, nos seguintes casos: (A) averbao da construo residencial unifamiliar, destinada ao uso prprio, de tipo econmico, executada sem mo de obra assalariada. de pessoas fsicas e jurdicas, na contratao com o Poder Pblico e no recebimento de benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por ele concedidos. na alienao ou onerao, por empresas, de bem imvel ou direito a ele relativo. averbao da construo civil localizada em rea objeto de regularizao fundiria de interesse social, na forma da legislao prpria. no registro ou arquivamento, no rgo prprio, de ato relativo a aumento de capital social ou de capital de firma individual.

(D)

(B)

(C)

(E)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

89.

Direito Previdencirio 86. princpio constitucional expressamente imposto seguridade social: (A) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. Uniformidade e equivalncia na prestao de benefcios e servios s populaes urbanas, rurais e de fronteira, nesta includos os estrangeiros que tenham filhos no Brasil. Irredutibilidade do valor dos benefcios contributivos. Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao de trabalhadores, empregadores, aposentados e pensionistas nos rgos pblicos colegiados e autrquicos. Participao do beneficirio na forma de custeio dos benefcios de prestao continuada.

Entre outros, pode optar por receber menor cobertura do regime geral de previdncia social (mediante excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio), pagando menor quantidade (alquota inferior ao nvel normal de 20%, a incidir sobre base de clculo de um salrio mnimo) de contribuio previdenciria mensal: (A) Segurado empregado que pertena a famlia de baixa renda, assim considerada simplesmente aquela cuja renda mensal seja de at um salrio mnimo. Empregada domstica que pertena a famlia de baixa renda, assim considerada aquela inscrita no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico, cuja renda mensal seja de at dois salrios mnimos. Empregada domstica que pertena a famlia de baixa renda, assim considerada simplesmente aquela cuja renda mensal seja de at um salrio mnimo. Contribuinte individual que trabalhe para cooperativa ou empresa, auferindo rendimentos mensais inferiores a dois salrios mnimos. Contribuinte individual enquadrado como microempreendedor individual, nos termos da legislao do SIMPLES Nacional, e o segurado facultativo.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(B)

(C) (D)

(C)

(D)

(E) (E) 18

Caderno de Prova A01, Tipo 002


90. Integra o salrio-de-contribuio, devendo incidir as contribuies previdencirias: (A) A participao nos lucros ou resultados da empresa, quando paga ou creditada de acordo com lei especfica. O valor das contribuies vertidas pelo empregador a plano de previdncia complementar, aberto ou fechado, quando tal direito no seja disponvel totalidade dos empregados. O valor correspondente ao vale-cultura. O valor correspondente a vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos ao empregado e utiliza-dos no local do trabalho para prestao dos respecti-vos servios. As importncias recebidas a ttulo de frias indenizadas e respectivo adicional constitucional. 94. 93. segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana devido salrio-maternidade pelo perodo de (A) 60 dias, se a criana tiver entre um e quatro anos de idade.

(B)

(B)

120 dias, se a criana tiver at um ano de idade.

(C)

120 dias, independentemente da idade da criana.

(C) (D)

(D)

60 dias, se a criana tiver sido adotada por casal de mesmo sexo.

(E)

60 dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade.

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

Aplica-se efetivamente o fator previdencirio ao clculo do salrio-de-benefcio apenas no caso de (A) aposentados que no renam pelo menos 35 anos de contribuio e 60 de idade, se do sexo masculino, e 30 anos de contribuio e 55 de idade, se do sexo feminino.

91.

Tem direito aos benefcios devidos aos dependentes do segurado do regime geral de previdncia social: (A) a pessoa designada, idosa ou com deficincia, que comprove no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. companheiro(a) desde que comprove a dependncia econmica.

(B)

aposentadorias por tempo de contribuio e especial.

(B)

(C) (C) pai ou me, que comprove a dependncia econmica, concorrendo em igualdade de condies com cnjuge ou companheira(o). (D) (D) filho invlido ou o menor, no emancipado, at completar a maioridade civil plena. filho que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. (E) 95.

aposentadorias por tempo de contribuio e por idade, neste ltimo caso opcionalmente, apenas quando aumentar o valor do benefcio.

aposentadorias por idade, tempo de contribuio e especial.

(E)

aposentadoria por tempo de contribuio.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Considera-se acidente do trabalho aquele sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horrio de trabalho: (A) em consequncia de ato de imprudncia, negligncia ou impercia de companheiro de trabalho.

92.

A comprovao de tempo de servio ou contribuio para fins previdencirios s produz efeito quando baseada em (A) documentos escritos e contemporneos ou, se tiver havido reconhecimento expresso dos empregadores, em declaraes emanadas de autoridades sindicais e judiciais competentes. documentos contemporneos a todos os perodos de prestao dos servios. testemunhos e depoimento pessoal harmnicos. incio de prova material, jamais sendo admitida a prova exclusivamente testemunhal. incio de prova material, admitida prova exclusivamente testemunhal apenas quando comprovada a ocorrncia de motivo de fora maior ou caso fortuito.

(B)

na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito.

(B)

(C)

(C) (D)

em viagem a servio da empresa, exceto para estudo, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado.

(D)

no percurso da residncia para o local de trabalho, exceto se feito por veculo de propriedade do segurado.

(E)

(E)

em consequncia de ato de pessoa privada do uso da razo. 19

TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 002


98. Direito Empresarial 96. No tocante patenteabilidade, correto afirmar: (A) As concepes puramente abstratas considerar-seo inveno, ou modelo de utilidade, se relativas a tcnicas e mtodos operatrios ou cirrgicos, bem como mtodos teraputicos ou de diagnstico, para aplicao no corpo humano ou animal. Consideram-se inveno ou modelo de utilidade as obras literrias, arquitetnicas, artsticas e cientficas, bem como os programas de computador em si. So patenteveis as substncias, matrias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espcie, bem como a modificao de suas propriedades fsico-qumicas e os respectivos processos de obteno ou modificao, quando resultantes de transformao do ncleo atmico. No so patenteveis o todo ou parte dos seres vivos, exceto os micro-organismos transgnicos que atendam aos trs requisitos de patenteabilidade, quais sejam, novidade, atividade inventiva e aplicao industrial, e que no sejam mera descoberta. A inveno e o modelo de utilidade so considerados novos quando compreendidos no estado da tcnica, que se constitui por tudo aquilo tornado acessvel ao pblico aps a data de depsito do pedido de patente. Genilda apresenta-se como vidente, fazendo leitura de bzios e tar, alm de trabalhos msticos para trazer de volta namorados e cnjuges. Integra o tratamento uma beberagem de origem desconhecida, com efeitos laxantes. A publicidade de sua conduta, explorando a superstio, alm de ser capaz de induzir a consumidora a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade, ser, de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor: (A) (B) (C) (D) (E) 99. abusiva. enganosa. comparativa. simulada. enunciativa.

(B)

_________________________________________________________

(C)

Em relao s sociedades limitadas, examine os enunciados seguintes:

I. A responsabilidade de cada scio restrita ao valor


de suas quotas, mas todos respondem subsidiariamente pela integralizao do capital social.

(D)

II. Nas omisses do Cdigo Civil, regem-se elas pelas


normas da sociedade simples, mas o contrato social poder prever sua regncia supletiva pelas normas da sociedade annima.

III. Sua administrao se d por uma ou mais pessoas


designadas no contrato social ou em ato separado; a administrao atribuda no contrato a todos os scios no se estende de pleno direito aos que posteriormente adquiram essa qualidade. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

_________________________________________________________

97.

Em relao aos contratos mercantis seguintes, correto afirmar: (A) A representao comercial exercida exclusivamente por pessoa fsica, sem relao de emprego, que desempenha em carter eventual mediao para terceiros visando realizao de negcios mercantis. Franquia empresarial o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuio exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou servios e, eventualmente, tambm ao direito de uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remunerao direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vnculo empregatcio. O arrendamento mercantil o contrato pelo qual, transferida a propriedade do bem mvel ao arrendatrio, este paga em parcelas sucessivas o bem, at optar por adquiri-lo pelo preo residual ou devolv-lo ao arrendador. Pela alienao fiduciria, a propriedade do bem transfere-se em garantia ao devedor fiduciante, que obter o domnio pleno aps o implemento da condio suspensiva consistente no pagamento total das parcelas avenadas. A faturizao contrato exclusivo de instituies financeiras, caracterizado pelo desconto de ttulos de crdito aps o abatimento dos juros remuneratrios convencionados livremente.

I, II e III. I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

(B)

_________________________________________________________

100. Na liquidao da sociedade, (A) por unanimidade, podem os scios resolver, antes de ultimada a liquidao e de pagamento aos credores, que o liquidante faa rateios por antecipao da partilha, medida em que se apurem os haveres sociais. as obrigaes e a responsabilidade do liquidante regem-se necessariamente pelos preceitos peculiares s dos administradores das sociedades annimas. compete ao liquidante representar a sociedade e praticar todos os atos necessrios sua liquidao, salvo alienar bens mveis ou imveis, para o que s competente Assembleia Geral convocada especialmente para este fim. respeitados os direitos dos credores preferenciais, pagar o liquidante as dvidas sociais proporcionalmente, sem distino entre vencidas e vincendas, mas, em relao a estas, com desconto. independentemente de expressa autorizao no contrato social, pode o liquidante gravar livremente de nus reais os mveis e imveis e contrair emprstimos, bastando ratificao posterior assemblear.
TRT1R-Primeira Etapa-Prova Objetiva Seletiva

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

20

Anda mungkin juga menyukai