Anda di halaman 1dari 5

As Testemunhas de Jeov

Introduo: A maioria de ns certamente j recebeu uma visita ou teve contato com as testemunhas de Jeov. Um fato preocupante entre ns que muitos evanglicos no esto preparados para dialogar com as testemunhas de Jeov, por no terem conhecimento suficiente para refut-las. Isso porque muitos no freqentam a Escola Dominical ou cultos de doutrinas e tambm no estudam a Bblia. Essas pessoas quando so confrontadas, no tem muito que responder. As testemunhas de Jeov costumam andar de dois em dois e preferem as casas dos evanglicos, onde se apresentam como "membros de uma sociedade de estudo da Bblia", para iniciar o proselitismo.

Origem das Testemunhas de Jeov: Se tivesse sido obedecido o que diz em Deuteronmio 18.22, no se veria agora em certas casas o rtulo: "Salo do Reino". No chegariam nossa porta os vendedores da revista "Torre de Vigia" e os livros "Seja Deus Verdadeiro", "Harpa de Deus", e outros desse estilo. No existiria o grupo religioso chamado Testemunhas de Jeov. Embora as profecias de seu fundador sejam falsas, continuam a propag-las, e contam atualmente com milhares de membros ao redor do mundo. a) Fundador da seita: No ano de 1870, o jovem Charles Taze Russell, com 18 anos de idade, organizou uma classe na cidade de Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos. O propsito era estudar a Bblia, especialmente as partes profticas. Embora a predio de Guilherme Miller, de que Cristo voltaria terra em 1844 no se tivesse cumprido, Russel estava convencido de que seu mtodo de interpretao bblica era correto e o usou para fazer seus prprios clculos e predies sobre a vinda do Senhor. b) Desenvolvimento da Seita: Com o passar dos anos aumentavam os grupos de "Estudantes da Bblia", e tambm aumentavam as "descobertas" de seu mestre. Comeou a ensinar que Cristo no ressuscitara corporeamente da tumba, mas sim, como esprito. Portanto, seu regresso seria espiritual e no corporal. Segundo seus clculos, Cristo regressou ao mundo espiritualmente no ano de 1874 e o milnio comeou nessa data. Veja Lc 24. 36-44. Agora era preciso proclamar as boas-novas, explicar o plano divino e reunir os verdadeiros seguidores de Cristo para que participassem do reino do Senhor. Com este propsito iniciou em 1879 a publicao do peridico: A torre de Vigia e o Arauto da Presena de Cristo. c) Nomes da Seita: Em 1884 transformou-se em organizao internacional:

"A Sociedade de Tratados da Torre de Vigia", tambm conhecida por "Sociedade da Torre de Vigia de Sio". "Associao Internacional de Estudantes da Bblia". O Reino Teocrtico". "O Plpito do Povo". "A Aurora Milenial". "O Russelismo". Sociedade Bblica de Tratados da Torre de Vigia", e desde 1931 leva o nome oficial de "Testemunhas de Jeov". As mudanas constantes do nome da seita revelam inconstncia e falta de firmeza doutrinria. d) As predies falsas das Testemunhas de Jeov: Quanto mais se examina uma seita, mais se descobrem as suas falcias. Por outro lado, quanto mais algum estuda a Bblia, mais confia nela. Um dos maiores inimigos das Testemunhas de Jeov a sua prpria literatura e as declaraes de sues lderes. Veja Dt 18.21,22; Mt 24.11; 1 Tm 4.1-6. e) Predies Falsas de Russel: Russel disse que o tempo dos gentios terminaria em 1914. Isto no se verificou. Pois at 1967 uma parte de Jerusalm estava em posse dos gentios (Lc 21.24). Em 1889 escreveu: "Dentro dos seguintes vinte e seis anos todos os atuais governos sero derrubados e dissolvidos. (Seria em 1915). Outra grande mentira. No ano de 1914 as Igrejas crists seriam destrudas. A batalha do Armagedon teria lugar em 1915. No ano de l914 a Igreja Catlica Romana desapareceria. Em 1914 todos os governos, bancos, escolas e Igrejas seriam completamente destrudos". f) Outras predies falsas: Em 1918 escreveram: "Portanto, podemos esperar confiadamente que 1925 marcar a volta de Abrao, Isaque, Jac e os profetas fiis da Antigidade, particularmente aqueles nomeados pelos Apostolo em Hebreus captulo onze, condio de perfeio humana". (Milhes dos que agora vivem jamais morrero) pp.89-90. Em 1931 escreveram: "Houve uma medida de desapontamento da parte dos fiis de Jeov na terra concernente aos anos de 1914,1918 e 1925, cujo desapontamento durou por um tempo... e aprenderam tambm deixar de fixar datas". (Justificao Lv. I, pp.338-339). Isso incrvel! Eles mesmos reconhecem que suas falsas profecias. g) Lderes que sustentaram as falsas predies: Nos quase cem anos de existncia, as Testemunhas de Jeov tiveram somente trs dirigentes: Charles Russell; o juiz Rutherford e atualmente Nathan H. Knorr, desde 1942. Rutherford escreveu cem livros publicados em vrios idiomas. Ensinava que todas as Igrejas organizadas (menos as Testemunhas de Jeov) eram do diabo e desde o tempo apostlico o Cristianismo havia constitudo a igreja apstata. lamentvel! Eles se acham os nicos mediadores. (Jo 14.6).

As Doutrinas das Testemunhas de Jeov

A torre de vigia tem ensinando aos seus membros que somente eles tem a verdade, e essas verdades so esclarecidas atravs de seus escritos. Portanto, so programados para ensinar suas doutrinas e crem que esto fazendo o correto. a) Sobre a Bblia: Crem que a Bblia a Palavra de Deus, porm para compreender o sentido correto tm de interpret-la segundo os escritos de Russel e de Rutherford. Na prtica estes substituem a Bblia. Com respeito aos seus livros: "Estudos das Escrituras", Russel disse: "So praticamente a prpria Bblia". Advertiu do perigo de ler s a Bblia, sem seus livros. Aquele que o fizesse, embora familiarizado com os Estudos das Escrituras, dentro de dois anos, "voltaria obscuridade". Por outro lado, o que no l a Bblia, porm l os escritos de Russel, ter a luz. Veja o que Jesus diz: Jo 7.38; 5.39; Sl 119.107,130; 19.7,8. b) Sobre a Trindade: Dizem que a Doutrina da Trindade uma superstio herdada do paganismo egpcio e babilnico. Estudos p. 64. A doutrina da trindade est bem clara em toda Bblia. S no a v quem est cego. Gn 1.26, "Elohim", traduzido por Deus, um plural, indicando mais de uma pessoa. Veja ainda: Gn 11.7; Is 6.8; Mt 3.16,17; Mt 28.19; Ef 3.14-16; Hb 9.14; 2 Co 13.13; 1 Jo 3.23,24; Jd 20,21; 1 Pe 1.2 etc. c) Sobre a Divindade de Cristo: Negam que Jesus Cristo seja Deus. Afirmam que um ser criado como so os anjos e o homem...."Seja Deus Verdadeiro" p.35. Argumentam ainda que Miguel Jesus. Se compararmos o uso da palavra Jeov no Antigo Testamento com o Novo Testamento, veremos que o mesmo nome usado para Jeov, usa-se para Jesus. Compare: Is 6.1 e Jo 12.41; Is 8.13 1 Pe 3.15; Is 40.3 e Mt 3.3; Sl 68.18 e Ef 4.7,8; Hb 1.10 e Sl 102.24; J 38.4. Gn 1.1 e Jo 1.3; Is 41.4 e Ap 1.7; Is 44.6 e Ap 2.8; Is 48.12 e Ap 22.13. So provas sobejas para provar a divindade de Cristo.

Outros erros doutrinrios da seita As incoerncias doutrinrias e falsas predies so abundantes. Por falta de espao, no temos condies de exp-las todas; segue-se a sntese de mais algumas: a) Erros sobre a doutrina do Esprito Santo: Dizem que o Esprito Santo no uma pessoa, mas somente uma influncia, uma fora ativa, e "alm disso", no pode ser recebido por ningum fora da associao das Testemunhas de Jeov. "Uma exclusividade deles". A Palavra de Deus diz ao contrrio. Ensina que o Esprito Santo uma Pessoa. Ele eterno (Hb 9.14),

Onipotente (Lc 1.35,37); Onisciente (Sl 139.1-12); Tem atributos de uma pessoa(1 Co 2.10) Ensina (Jo 14.26); Fala (At 13.2); Testifica (Jo15.26) e pode ser buscado (Lc 11.13); Poder ser recebido(Lc 7.38,39; At 2.1-4; 19.2 etc.) b) Aniquilao dos maus. Dizem que os maus sero aniquilados: Este tipo de ensino atraente para o corao humano que quer andar em seus prprios caminhos sem tomar responsabilidades com Deus. Em Mt 25.41-46, Jesus representa o castigo dos maus como coisa to eterna quanto ao gozo dos salvos. Veja ainda: Mt 3.12; Ap 14.10-11; Ap 20.10. Notamos que depois do milnio o diabo ser lanado no lago de fogo onde j se encontram a besta e o falso profeta, que foram lanados ali no princpio do milnio (Ap 19.20). c) Erros de Traduo da Bblia (TNM): A Traduo Novo Mundo(TNM) est adulterada e adequada s suas doutrinas: Veja alguns exemplos: Em Gn 11, a traduo correta : "... E o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas". A TNM diz: "...E a Fora Ativa de Deus..." . Em Mt 28.17, o verbo "adorar" foi adulterado por "prestar homenagem. Em Jo 1.1 a TNM traduz "...E a Palavra era [um] deus...". Usa letra minscula, querendo diminuir Jesus Cristo, colocando-o como um deus qualquer. lamentvel!

Concluso: Procuramos demonstrar abreviadamente que as Testemunhas de Jeov deturpam os pontos principais de nossa f. Adulteraram a traduo da Bblia; negam a Trindade, negam a divindade de Jesus, no crem no Esprito Santo como Deus, negam que Jesus ressuscitou corporalmente, no acreditam no tormento eterno e s aceitam a interpretao da Bblia segundo os escritos de Russel. Para eles Cristo j voltou espiritualmente desde 1874 e j esto vivendo o milnio. Cremo que isso o suficiente para diagnosticar sua cegueira espiritual ( 2 Co 4.4). Vamos ganh-los para Cristo? Bibliografia CROCE. Jos Elias, Comentrios sobre Seitas e Heresias, Editora Betel, Rio de Janeiro, RJ. Primeiro Trimestre do ano 2000. SILVA, Esequias Soares, Testemunhas de Jeov, Comentrio Exegtico e Explicativo. Escola de Educao Teolgica Pr. Elyseu Queiroz de Souza, 1 Edio, 1991, Jundia, SP. RINALDI, Natanael, ROMEIRO, Paulo. Desmascarando as Seitas, CPAD. 2 Edio, Rio de Janeiro 1977. MANZANARES, Csar Vidal. Pai, Onde esto os Teus Filhos? Editora Vida.

Copiado do site Planeta Evanglico

Anda mungkin juga menyukai