Anda di halaman 1dari 9

165

e-scrita

ISSN 2177-6288

V. 4 2013.3

ASPECTOS DA NARRATIVA INDICIRIA NO CONTO O HOMEM DAS MULTIDES DE EDGAR ALLAN POE
Ricardo Ramos Costa1
RESUMO: Este trabalho um estudo do conto de Edgar Allan Poe O homem das multides (1840). O foco principal desta anlise o modo de narrativa que emerge com as novas possibilidades de percepo influenciadas pelas condies urbanas das grandes cidades, irrompido na modernidade. Este tipo de narrativa que difere do modelo tradicional que se desenvolve dentro de uma cadeia de tradio a construo de uma memria discursiva atravs da coleta e composio de sinais ou indcios visuais que, confrontados com o modelo epistemolgico (ou paradigma) analisado por Carlo Ginzburg a partir do trabalho do crtico italiano Giovanni Morelli, convencionou-se chamar narrativa indiciria. Palavras-chave: narrativa; indiciarismo; Modernidade.

Aspects of the indiciary narrative in the short story The man of the crowd by Edgar Allan Poe
ABSTRACT: This work is a study of Edgar Allan Poe's short story The man of the crowd (1840). The main focus of this analysis is the narrative way that emerges with the new perception possibilities influenced by the urban conditions of the great cities, broken out in the modernity. This narrative type which differs from the traditional model that grows within a tradition chain is the construction of a discursive memory through the collection and composition of signs or visual indications that, confronted with the epistemological model (or paradigm) analyzed by Carlo Ginzburg started by the work of the Italian critic Giovanni Morelli, was stipulated as "indiciary narrative. Keywords: narrative; indiciarism; Modernity.

INTRODUO
[...] Lhomme y passe travers des forts de symboles Qui lobservent avec des regards familiers. [...] Comme des longs chos qui de loin se confondent Dans une tnbreuse et profonde unit, Vaste comme la nuit et comme la clart Les parfums, les couleurs et les sons se rpondent. Charles Baudelaire

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Instituto Federal do Esprito Santo (IFES). rramoscosta@ig.com.br e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

166

A obra de Edgar Allan Poe vem, durante dcadas, atraindo o interesse de pesquisadores de diversas reas. Mais recentemente este interesse tem produzido abordagens interdisciplinares que, por exemplo, incluem a filosofia e a psicanlise2, e consequentemente tem expandido o campo dos estudos literrios a outras disciplinas acadmicas3. Este interesse tem motivado pesquisas e teorias que tomam perspectivas crticas bem distintas umas das outras. Num pequeno panorama, vemos vrios nomes importantes. Para Paul Valry, Poe soube dominar com perfeio o processo de criao literria, desenvolvendo um jogo de regras que subordinava a inspirao ao poder das iniciativas. Walter Benjamin inventaria as consequncias da obra de Poe para a potica de Charles Baudelaire. Para ele, Baudelaire quis igualar o homem da multido atrs de cujas pegadas o narrador de Poe percorre a Londres noturna em todas as direes ao tipo do flneur (BENJAMIN, 2000, p. 52), contudo Benjamin recua nesta perspectiva ao considerar que os hbitos do homem da multido no so os mesmos do flneur. Poe constitui-se como autor do extremo, do excessivo, do superlativo. Busca em cada elemento os seus limites. Para Jacques Lacan, em O seminrio sobre A carta roubada4, os limites suplantados por Poe esto alm do campo da significao, pois todas as expectativas criadas so frustradas, todos os papeis sociais deslocados. Poe interessa-se apenas pelo maior ou pelo menor: o ponto em que as virtudes humanas atingem seu grau superior ou inferior (talvez este ltimo tenha maior importncia na obra). J para Jorge Luis Borges, o escritor norte-americano o criador de um gnero: o conto policial, e mais do que isso: [...] si Poe cre el relato policial, cre despus el tipo de lector de ficciones policiales (BORGES, 1995, p. 86). Ns, ao lermos um conto policial, somos uma inveno de Edgar Allan Poe (BORGES, 1995). Os contos policiais de Poe, especialmente aqueles em que surge a figura emblemtica do detetive Dupin, pelo qual o leitor conduzido sob o efeito das sutis observaes deste personagem, so alicerados num raciocnio semitico. Nesta perspectiva, proponho neste trabalho o estudo do modo indicirio de narrativa que, no conto O homem das multides (publicado pela primeira vez na Graham's Magazine, em dezembro de 1840),

Sobre esta abordagem intertextual, ver o livro de Brbara Johnson A carta roubada: Poe, Lacan e Derrida (1996), que promove uma leitura psicanaltica do conto contraposta a uma crtica desta mesma pea feita pelo filsofo Jacques Derrida. 3 Ver, por exemplo, o estudo: A recepo de Poe na literatura brasileira, de Carlos Daghlian, publicado na revista Fragmentos, nmero 25, Florianpolis, jul - dez, 2003, pp. 45-54. 4 In: LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, pp. 13-45.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

167

configura-se como uma forma no tradicional estruturada na indicialidade da construo narrativa.

O MTODO DE MORELLI

Entre os anos 1874 e 1876, o italiano Giovanni Morelli divulgou uma srie de artigos sobre a pintura italiana. Nesses artigos, Morelli propunha um novo mtodo para a atribuio dos quadros antigos. Este mtodo tinha como base no as caractersticas principais ou mais determinantes e assim mais facilmente imitveis dos quadros , mas, sim, os detalhes menos importantes e, consequentemente, menos influenciados pelas caractersticas do estilo a que o artista pertencia. Carlo Ginzburg expe que no mtodo morelliano eram esses pequenos detalhes, onde os gestos inconscientes dos artistas se revelavam, que se identificavam as verdadeiras autorias das obras de artes:

[...] esses dados marginais, para Morelli, eram reveladores porque constituam os elementos em que o controle do artista, ligado tradio cultural, distendia-se para dar lugar a traos puramente individuais, que lhe escapam sem que ele se d conta (GINZBURG, 1999, p. 150).

O mtodo de Morelli, mtodo que Ginzburg denomina indicirio, ficou caracterizado pela busca de indcios que para a maioria das pessoas so imperceptveis. O mtodo indicirio assemelha-se, desta forma, com a prtica investigativa popularizada pelo personagem Sherlock Holmes (criado pelo escritor britnico Arthur Conan Doyle), que encontra suas pistas (e, por conseguinte, a soluo do caso) em pequenos detalhes da cena do crime, ou atravs da observao de sutis particularidades (dados fsicos ou psicolgicos) da personalidade dos suspeitos envolvidos. Cabe ainda destacar a analogia deste mtodo com a anlise semitica. O texto indicirio desenvolve-se especialmente por meio de construes narrativas que funcionam como signos indiciais 5 ou tendem a incorporar as caractersticas deste tipo de signo. No por acaso que o crtico e poeta Dcio Pignatari considera Poe o primeiro homem semitico, o escritor que inaugura a era semitica moderna (PIGNATARI, 2004, p. 37).
5

Na semitica de C. S. Peirce, um ndice um signo que possui relao direta com seu objeto, esta relao pode ser de contraste, de ao e reao, de causa e efeito, contiguidade, etc. Um ndice um signo que aponta para fora de si. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

168

LEITURA DO CONTO O conto de Edgar Allan Poe O homem das multides uma obra seminal para diversos tipos de estudos e abordagens. A abordagem que propomos a observao da construo de uma memria discursiva atravs da coleta e composio de sinais ou indcios visuais, modo narrativo influenciado por uma nova percepo da vida urbana, propiciada pelas transformaes decorrentes da modernidade. Em O homem das multides, o personagem-narrador inicia a sua construo discursiva a partir da observao. A observao desenvolvida parte de sua condio de sade que transita de um estado de recuperao a sbitos momentos de recada , e passa pela descrio do ambiente em que estava, num caf de um hotel de Londres, observao da rua, pelas vidraas do Caf D***. Com este movimento, que culmina na observao da rua londrina com sua multido, Poe prope uma construo narrativa a partir da percepo de um tipo de personagem que Baudelaire caracteriza como flneur. Para Baudelaire: [...] o perfeito flneur, para o observador apaixonado, um imenso jbilo fixar residncia no numeroso, no ondulante, no movimento, no fugidio e no infinito (BAUDELAIRE, 1996, p. 21). No conto O homem das multides, encontramos no personagem-narrador esta atitude do flneur de Baudelaire:

Nunca me encontrara antes em semelhante situao naquele momento particular da noite, e aquele tumultuoso mar de cabeas humanas enchia-me, por conseguinte, duma emoo deliciosamente nova. Deixei por fim de prestar ateno s coisas do hotel e absorvi-me na contemplao da cena l fora (POE, 1986, p. 392).

Esta atitude do flneur no narrador que, inicialmente so observaes abstratas e generalizantes e logo passam a se fixar em pormenores e miudezas mais que caracterizar as pessoas da multido, transforma-se numa anlise detalhada das gentes de todos os tipos e classes , transformada numa narrativa que tem como base ou fonte de sua construo os indcios visuais captados pela observao do personagem-narrador:

A princpio minhas observaes tomaram um jeito abstrato e generalizador. Olhava os passantes em massa e neles pensava em funo de suas relaes gregrias. Em breve, porm, desci a pormenores e examinei com minudente interesse as inmeras variedades de figura, roupa, ar, andar, rosto, e expresso fisionmica (POE, 1986, pp. 392-393).

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

169

A partir destes primeiros apontamentos, podemos observar os elementos que justificam a abordagem que propomos. Poe inicia o conto O homem das multides com um movimento de transferncia na coleta de indcios que sero a base da sua construo narrativa , que passa da auto-observao do personagem-narrador observao das pessoas da multido at centrar-se finalmente num tipo especial, o homem das multides. As observaes feitas pelo personagem-narrador, que formam a base da construo narrativa neste conto de Poe, constituem-se numa vasta coleta de indcios que revelam muito da identidade dos analisados. Esta atitude do personagem-narrador a mesma do crtico de arte Giovanni Morelli, s diferindo deste ltimo nos objetivos de sua investigao. Segundo Carlo Ginzburg, Morelli afirmava que:

[...] necessrio examinar os pormenores mais negligenciveis, e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertencia: os lbulos das orelhas, as unhas, as formas dos dedos das mos e dos ps. [...] Morelli descobriu, e escrupulosamente catalogou, a forma de orelha prpria de Botticelli, a de Cosm Tura e assim por diante (GINZBURG, 1999, p. 144).

No conto O homem das multides, esta atitude investigativa que parte da observao do personagem-narrador correspondente ao tipo de observao proposto no mtodo de Morelli. O personagem-narrador cataloga uma srie dos mais diferentes tipos de gentes que formam a multido:

Em alto grau, o maior nmero daqueles que passavam tinha um porte convencido de gente atarefada [...]. [...] A tribo dos escreventes era inconfundvel [...]. [...] Havia muitos indivduos de aparncia vivaz, que facilmente reconheci como pertencentes raa dos elegantes batedores de carteira [...] (POE, 1986, p. 393).

E a anlise desenvolvida encontra nos pequenos detalhes e indcios as chaves para se entender os tipos perscrutados na grande massa de pessoas que se moviam pelas ruas: [...] Tinham, todos (os escreventes), a cabea levemente calva, e a orelha direita, longamente acostumada a sustentar a caneta, contrara um bizarro costume de acabanar-se [...] (POE, 1986, p. 393).

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

170

Nesta perspectiva a construo narrativa de Poe, no conto O homem das multides, configura-se como uma modalidade indiciria de narrativa. Esta modalidade, distancia-se do modo tradicional de narrativa que gerada dentro de uma cadeia da tradio. Walter Benjamin, em seu ensaio sobre o narrador na obra de Nikolai Leskov, caracteriza este tipo de narrativa tradicional:

A experincia que passa de pessoa a pessoa a fonte a que recorreram todos os narradores. E, entre as narrativas escritas, as melhores so as que menos se distinguem das histrias orais contadas pelos inmeros narradores annimos (BENJAMIN, 1994, p. 198).

Na modalidade de narrativa indiciria a construo discursiva obtida atravs da coleta de sinais ou indcios visuais. No conto de Poe estes indcios so produzidos pelo personagem-narrador na descrio/observao feita inicialmente na multido e por ltimo no homem das multides. No h um encadeamento na narrativa a partir de relatos da experincia histrica do personagem-narrador. Poe constri seu conto a partir do encadeamento de relatos obtidos pela observao do narrador, numa perspectiva de acontecimentos no presente ou num passado recente com alto grau de efemeridade. Este modo moderno de narrativa influenciado pelas condies urbanas que emergiram no fim do sculo XIX:

Uma cidade como Londres, onde se pode vagar horas a fio sem se chegar sequer ao incio do fim, sem se encontrar com o mais nfimo sinal que permita inferir a proximidade do campo, algo realmente singular (ENGELS apud BENJAMIN, 1986, p. 114).

No conto O homem das multides, o espao explorado o da cidade. A partir do Caf D*** todo o cenrio dos acontecimentos que so descritos da cidade de Londres. A rua o principal palco desses personagens:

Durante meia hora, o velho manteve sua marcha com dificuldade ao longo da grande avenida, e a eu caminhava bem nos seus calcanhares com medo de perd-lo de vista. [...] A rua era estreita e comprida e o homem andou por ela quase uma hora, durante a qual os transeuntes tinham gradualmente diminudo, chegando quase ao nmero que se v comumente, tarde, na Broadway [...]. Uma segunda volta trouxe-nos a um largo brilhantemente iluminado e transbordante de vida (POE, 1986, pp. 397-398).

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

171

Esse novo espao influencia o modo de percepo do personagem-narrador:

[...] os raios dos lampies a gs, fracos a princpio, na sua luta com o dia moribundo, tinham agora tomado ascendente, por fim, e lanavam sobre todas as coisas um claro espasmdico e lustroso. [...] Com a fronte colada vidraa, achava-me assim ocupado em perscrutar a multido [...] (POE, 1986, p. 395).

O olhar do narrador transformado pela iluminao da cidade. A luz lanada pelos lampies a gs transforma todas as formas ao alcance dessa luz, excitando ainda mais a percepo do narrador. As luzes da cidade, assim como as vidraas do caf, so como lentes que ampliam o modo de viso deste narrador, ou situam-se como uma passagem para um novo modo de ver o mundo, o modo indicirio. Para Tzvetan Todorov, os contos de Poe desenvolvem-se dentro de um mtodo dedutivo, como, por exemplos (alm do texto estudado por ns), nos textos A cartas roubada e Os crimes da rua Morgue, nele o autor [...] descreve os fragmentos de uma totalidade; e no interior desses fragmentos ainda escolhe o pormenor [...] (TODOROV, 1980, p. 164) . No modo indicirio de narrativa as fontes de informaes para a construo do discurso so, principalmente, a descrio de imagens visuais, indcios. No mtodo morelliano investiga-se os indcios, pequenos traos, caractersticas que podem revelar a verdadeira autoria de obras de arte do passado. No conto de Poe tambm encontramos esta investigao ligada observao das obras de arte:

Vi [...] prostitutas de todas as espcies e de todas as idades, com a incontestvel beleza, na primavera de sua feminilidade, fazendo lembrar a esttua de Luciano, com a superfcie de mrmore de Paros e o interior cheio de imundcies [...]. [...] Lembro-me bem que minha primeira ideia, ao avist-la (a fisionomia do homem das multides), foi que Retszch, se a houvesse contemplado, t-la-ia preferido, especialmente, para suas encarnaes pictricas do diabo (POE, 1986, pp. 394-395).

Nestas citaes encontramos a passagem que liga a narrativa indiciria no conto O homem das multides, com o olhar do crtico de arte de Giovanni Morelli. Mediado pelo contexto urbano da modernidade, atravs de aspectos como a iluminao a gs da cidade e as vidraas dos cafs e das galerias que agem como lentes que ampliam e transformam o olhar desse observador , o narrador desenvolve uma descrio com qualidades prprias do

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

172

observador de arte, numa atitude tambm moderna de apreciar os pormenores, de preferncia obra em seu conjunto (GINZBURG, 1999, p. 145). O personagem-narrador v os indivduos da multido transfigurarem-se em representaes artsticas em que o grotesco emerge. Para a face do "homem das multides", um possvel modelo para a representao do diabo nos trabalhos do pintor e gravador alemo Moritz Retszch (1779-1857). O ato contemplativo torna-se reflexivo, os dados exteriores (pelo pormenor, nos pequenos indcios) revelam as mais obscuras caractersticas da essncia humana. Para a questo levantada por Baudelaire, O que a arte pura segundo a concepo moderna? criar uma magia sugestiva contendo ao mesmo tempo o objeto e o sujeito, o mundo exterior ao artista e o prprio artista (BAUDELAIRE, 1991, p. 71), Edgar Allan Poe responde por meio das construes extremas de suas narrativas, que levam cada coisa ao seu limite. Percebemos que tanto o autor quanto os seus personagens interessam-se apenas pelo maior, pelo superlativo, ou pelo menor e suas consequncias (um modo indicirio de compor), o ponto em que uma qualidade atinge seu grau superior ou, de forma contrria, seu grau inferior, seus indcios e pistas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. So Paulo: Imaginrio, 1991. ______. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Obras escolhidas III: Charles Baudelaire, um lrico no auge do capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 1986. ______. O narrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas I: Magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense,1994. ______. A modernidade e os modernos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. BORGES, Jorge Luis. El cuento policial. In: ______. Borges oral: conferencias. Buenos Aires: Emec/Editorial de Belgrano, 1995, pp. 83-105. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. So Paulo: Cia das Letras, 1999. JOHNSON, Barbara. La carta robada: Poe, Lacan, Derrida. Buenos Aires: Tres Haches, 1996. LACAN, Jacques. O seminrio sobre A carta roubada. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, pp. 13-45. PIGNATARI, Dcio. Semitica & literatura. 6. ed. Cotia: Ateli Editorial, 2004.
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

173

POE, Edgar Allan. O homem das multides. In: ______. Fico completa, poesia e ensaios. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. TODOROV, Tzvetan. Os gneros do discurso. So Paulo: Martins Fontes, 1980.

Recebido em 26 de janeiro de 2013. Aceito em 10 de maio de 2013.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.4, Nmero 3, maio-agosto, 2013

Anda mungkin juga menyukai