Anda di halaman 1dari 107

AULAS DISPONVEIS

Pele e anexos Nesta aula voc poder estudar vrias lminas sobre o sistema tegumentar. Sangue Nesta aula voc poder rever todas as clulas sanguneas. Sistema digestrio Lminas de tubo digestrio e glndulas anexas ao tubo. Sistema respiratrio Lminas da poro condutora - traquia Lminas de pulmo. Sistema urinrio Lminas de rim e de bexiga. Tecido cartilaginoso Aqu voc poder estudar os 3 tipos de tecido cartilaginoso. Tecido Conjuntivo Nesta aula voc poder estudar vrias lminas de tecido conjuntivo. Tecido nervoso Lminas de medula e de encfalo- permite estudar a organizao geral do Sistema Nervoso Central, bem como as clulas: Neurnios e clulas da glia. Tecido sseo Nesta aula voc poder estudar lminas de vrios tipos de ossos, bem como desgastado e desmineralizados. Tecidos epiteliais Aqu voc poder estudar lminas de vrios tipos de epitlios. Tecidos musculares Lminas de msculo estriado esqueltico, estriado cardaco e msculo liso. Tonsila Observar faringe, com tonsilas, glndulas salivares e esfago.

Tegumentar Pele e Anexos

Epiderme

Um destaque em maior aumento (400x) da epiderme mostra o epitlio pavimentoso estratificado queratinizado, com vrias camadas de clulas, onde pode-se identificar mais profundamente a camada ou estrato basal (eb) corado mais intensamente, e mais externamente a camada ou estrato crneo (ec). Entre elas d para se identificar os estratos intermedirios, com vrias camadas de clulas: estrato espinhoso (ee), e o estrato granuloso (eg). A grande maioria das clulas da epiderme so denominadas queratincitos. No estrato basal pode-se identificar as clulas claras (cc), que podem ser melancitos, principalmente. Algumas clulas contm melanina (seta) , grnulos de cor marrom. Observa se tambm, as papilas drmicas (p)

Derme

Um aumento mdio da derme mostra que formada por um tecido conjuntivo denso no modelado. A que penetra na epiderme formando as papilas drmicas (PD) conhecida como camada papilar tem um maior nmero de clulas e a localizada mais profundamente, a mais espessa - camada reticular (DR), rica em fibras colgenas irregularmente dispostas. nesta camada que se encontram os seguintes anexos da pele: glndula sudorpara (sud), glndula sebceas (seb), e folculo piloso (F).

Derme

Um aumento maior (100x) da glndula sebcea mostra suas clulas claras e o aspecto alveolar

Derme

Um aumento maior (400x) da glndula sudorpara mostra o enovelado de tubos que compem a poro secretora de uma glndula.

Hipoderme

A hipoderme (H) vista em maior aumento (400x) mostra que constituda por tecido conjuntivo frouxo, onde se identificam tecido adiposo (AD), com os adipcitos grandes e claros (o contedo lipdico foi dissolvido e removido na preparao da lmina) , veias (V), artrias (A), e vasos linfticos (L)

Couro Cabeludo

Aumento mdio do couro cabeludo de embrio onde observa-se o folculo piloso (FP) com queratina no interior e glndulas sebceas em formao (seta).

Pele Delgada-melanina

Pele delgada corada com Hematoxilina Eosina (HE). Nota-se num maior aumento (400x) da epiderme (E), principalmente na camada ou estrato basal, que os queratincitos esto impregnados com grnulos de melanina, responsveis pelo escurecimento da pele .

Sangue

Clulas do Sangue

Em imerso observam-se clulas sanguneas coradas com May-Grnwald/Giemsa. As hemceas com formato bicncavo caracterstico (*) e dois leuccitos agranulares: moncito (M), uma clula grande com ncleo apresentando indentao, e linfcito (L), uma clula menor de formato circular apresentando um delgado anel de citoplasma ao redor do ncleo de contorno bem regular.

Em imerso observam-se clulas sanguneas coradas com May-Grnwald/Giemsa. Observamse dois leuccitos granulares polimorfonucleares: eosinfilo, uma clula com grande quantidade de grnulos citoplasmticos acidfilos (vermelhos) e ncleo bilobulado e o neutrfilo, uma clula com fina granulao citoplasmtica e ncleo apresentando 3 lbulos

Em imerso observam-se clulas sanguneas coradas com May-Grnwald/Giemsa. Observamse um leuccito granular do tipo basfilo, pois apresenta grandes grnulos basfilos (seta) no citoplasma, o que dificulta a visualizao de seu ncelo. Ao lado das hemceas observam-se plaquetas (P).

Digestrio Lngua

Em aumento menor (40x), observa-se que enquanto a superfcie inferior simples, a superfcie dorsal apresenta papilas: filiformes (fil), com seu formato cnico e uma fungiforme (fung) com a forma de cogumelo. O interior da lngua apresenta tecido conjuntivo (corado em verde) e feixes de msculo estriado esqueltico (M) dispostos em vrias posies

Um aumento mdio (100x) das papilas mostra o epitlio estratificado que se apoia sobre tecido conjuntivo (TC). No interior da papila fungiforme possvel observar os botes gustativos (a seta aponta um deles )

Esfago

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Um corte transversal e em vista panormica (12x) o esfago mostra que a luz (L) se apresenta comprimida. A primeira camada, camada mucosa (M) a mais interna e espessa. Logo abaixo, a segunda camada - submucosa (SM) delgada e muito clara, pois constituda por tecido conjuntivo frouxo. A terceira camada (Musc) apresenta feixes de msculo estriado esqueltico cortados transversalmente e longitudinalmente. Como o msculo aqui presente estriado esqueltico trata-se de um segmento inicial do esfago. (A partir da metade do esfago em diante, o tubo digestivo apresenta msculo liso). A quarta camada, serosa ou adventcia (S), pouco conservada nesta preparao, rica em vasos, nervos e tecido adiposo.

Em aumento de 40x observam-se mais detalhadamente as camadas que foram explicadas na figura anterior: camada mucosa (M), submucosa (SM), muscular (Musc).

Num aumento mdio (100x) da camada mucosa observa-se o epitlio pavimentoso estratificado (ep), que se apia sobre tecido conjuntivo lmina prpria (lp). No interior da lmina prpria observam-se fibras musculares a muscular da mucosa (seta)

Estmago

Regio Crdica

Estmago corado com Hematoxilina Eosina (HE). Nesta poro inicial do estmago, distinguem-se em menor aumento (40x), a partir da luz (L), as quatro camadas do tubo digestivo: camada mucosa (M), submucosa (SM), muscular (MUSC) e serosa ou adventcia (S).

Regio Crdica

Um destaque da camada mucosa em aumento mdio mostra numerosas aberturas, chamadas fossetas ou criptas (f), que se aprofundam na mucosa. As glndulas gstricas (g) desembocam no fundo das fossetas. O epitlio cilndrico simples (ep) da superfcie contnuo com os da cripta ou fosseta gstrica e com as glndulas gstricas. As glndulas nesta regio do estmago so tubulosas, sinuosas e ramificadas e possuem principalmente clulas produtoras de muco. A muscular da mucosa no muito evidente (mm) nesta regio. Observase tambm a camada submucosa (SM).

Estmago

Regio do Corpo

Estmago corado com Hematoxilina Eosina (HE). Tambm aqui distinguem-se em menor aumento (40x) , as quatro camadas do tubo digestivo: A partir da luz (L), camada mucosa (M) mais espessa nesta regio do estmago com numerosas fossetas gstricas (seta), submucosa (SM), muscular (MUSC).

Regio do Corpo

A camada mucosa (M) em aumento maior (400x) da regio das glndulas gstricas altas, tubulares e numerosas. Apresentam vrios tipos celulares: clulas mucosas (cm), mais superficiais e claras, clulas parietais (cp) ou oxnticas, que se coram fortemente pela eosina (cor vermelha).

Regio do Corpo

No fundo das glndulas gstricas, em aumento maior (400x) observam-se as clulas grandes e pouco coradas chamadas de principais (p) ou zimognicas. Observa-se tambm a muscular da mucosa (mm).

Estmago

Regio Pilrica

Estmago corado com Hematoxilina Eosina (HE). A descrio desta lmina segue o padro geral da lmina anterior. Distinguem-se em aumento mdio (100x), as camadas mucosa e submucosa. A camada mucosa (M) apresenta algumas diferenas: As fossetas gstricas (f) so muito largas e longas, indo at a metade da mucosa. As glndulas gstricas (g) pilricas so curtas e sinuosas.

Intestino Delgado

Corado com policromia. Foi feita uma abertura longitudinal e com a parede aberta foram feitos cortes transversais ao tubo. Em menor aumento (40x), a partir da luz (L) observam-se facilmente com esta colorao as camadas do intestino delgado: camada mucosa (M) com suas vilosidasdes (v) e glndulas intestinais (gi); camada submucosa (SM) de tecido conjuntivo, corada em verde, camada muscular (MUSC) de msculo liso em feixes circulares e longitudinais.

Um aumento mdio (100x) da camada mucosa, mostra vilosidades (v), glndulas intestinais (g) desembocando nas vilosidades e a muscular da mucosa (seta) delimitando a camada mucosa.

Na camada mucosa, em aumento maior (400x), pode-se observar duas vilosidades so revestidas por epitlio cilndrico simples (ep). Neste epitlio predominam as clulas absortivas com a cutcula ou borda em escova (seta) ou borda estriada e as clulas caliciformes ( c) com o muco apresentando aspecto de clice e claro.

Um detalhe da camada muscular em aumento de 100x, mostra a orientao dos feixes de msculo liso, isto , internamente corre circularmente e externamente corre longitudinalmente. Entre os feixes musculares notam-se tecido conjuntivo (tc) com numerosos vasos sanguneos e muitos plexos nervosos (pn) denominados mioentricos ou de Auerbach.

Intestino Delgado

Duodeno

Duodeno corado com Hematoxilina Eosina (HE). O corte desta lmina foi transversal ao tubo fechado. Em aumento menor (40x), na camada mucosa observam-se, as vilosidades (v), as glndulas intestinais (gi). A camada submucosa apresenta as glndulas duodenais (gd) ou de Brunner. Observa-se tambm as camadas Muscular (MUSC) e Serosa (S).

Duodeno

Uma imagem em aumento mdio (100x), mostra maiores detalhes das glndulas intestinais (gi) e da submucosa com suas glndulas duodenais (gd). So tubulares, ramificadas e como secretam muco, apresentam-se muito claras, coradas pelo H.E.

Intestino Grosso

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Num corte transversal ao tubo fechado, em aumento menor (40x) a camada Mucosa (M) se apresenta com muitas dobras, projetadas para o interior da luz. No possui vilosidades, somente glndulas intestinais (gi). A submucosa (SM) e a muscular (MUSC), seguem o padro j descrito.

Intestino Grosso

Reto

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Esta descrio segue o padro j apontado anteriormente. Na camada mucosa observam-se pregas longitudinais caractersticas, onde se evidenciam as glndulas intestinais (gi).

Glndula Salivar

Partida

Corado com Hematoxilina Eosina (400x). A glndula acha-se dividida em lobos e lbulos por septos de tecido conjuntivo (seta) onde se encontram vasos sanguneos. constituda por cinos serosos (S) e seus ductos, e o que se apresenta um ducto excretor (D). Os cinos serosos apresentam-se como grupo de clulas escuras, com ncleos redondos e centrais sendo que estas clulas delimitam uma luz muito pequena ou virtual.

Glndula Salivar

Sub-mandibular

Corado com Hematoxilina Eosina (HE).A estrutura geral da glndula observada em aumento mdio (100x), lembra a glndula partida. Os cinos serosos (S) predominam e os outros cinos so mucosos (M).

Sub-mandibular

Corado com Hematoxilina Eosina (HE).A estrutura geral da glndula observada em aumento mdio (100x), lembra a glndula partida. Os cinos serosos (S) predominam e os outros cinos so mucosos (M).

Glndula Salivar

Sub-lingual

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Em aumento menor (100x), observa-se que predominam nesta glndula cinos de clulas claras. A maioria so cinos mucosos (M).

Sub-lingual

Em aumento maior (400x) observam-se que, alm dos cinos mucosos (M) alguns podem ser mistos, nos quais alm das clulas mucosas, notam-se clulas serosas dispostas por fora do cino, em forma de meia lua ou crescente de Gianuzzi (c). Destaca-se tambm nesta figura, um ducto estriado (D).

Pncreas

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Num aumento mdio (100x) notam-se septos de tecido conjuntivo (seta) que invadem o tecido pancretico levando vasos e nervos para o seu interior. Trata se de uma glndula mista, composta por uma poro excrina - formada pelos cinos (A) que ocupam grande parte do volume da glndula e por uma poro endcrina formada pelas Ilhotas de Langerhans (IL).

Em maior aumento (400x) observam-se que os cinos pancreticos so serosos (A) e as ilhotas (IL) correspondem a grupos de clulas bem mais claras que os cinos e em forma de cordes irregulares. Nota-se um ducto do tipo excretor (D).

Fgado

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). O fgado, em aumento de 40x, constitudo por unidades funcionais os lbulos hepticos (L), que tm a forma poligonal, e apresentam uma veia a veia centrolobular (vc) na poro central. Os hepatcitos formam cordes (h) irregulares, que se irradiam para o exterior a partir da veia.

O tecido conjuntivo (em aumento mdio 100x) est visvel entre os lbulos e nos cantos mais abundante. Aqui, pode-se identificar vrios vasos, tubos e o conjunto chamado de espao porta porque contm um representante da veia porta (vp).

O espao porta em aumento maior (400x) apresenta: veia porta (vp), artria heptica (ah) e ducto biliar ou bilfero (db).

Esta figura mostra em maior aumento (400x) a veia centro lobular (vc) e a partir dela, os cordes de hepatcitos (h). Entre eles tem pequenos espaos onde correm capilares.

Vescula Biliar

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). A mucosa (M) em aumento de 100x, apresenta muitas pregas e formada por um epitlio cilndrico simples (seta) que repousa em um tecido conjuntivo frouxo (tc). A camada mdia muscular (Musc) apresenta fibras elsticas. A ltima camada musculares lisas em vrias posies e tecido conjuntivo rico em fibras a serosa, de tecido conjuntivo com vasos e nervos, que no est bem conservada.

Respiratrio Laringe

Em aumento maior (400X) observam-se detalhes do seu epitlio pseudo-estratificado ciliado. Observe ncleos em vrias alturas, denunciando clulas em alturas diferentes. A maioria das clulas apresenta clios que na regio superficial deste epitlio, confere um aspecto de escova (seta) conhecida como cutcula em escova, (ou brush cells clulas em escova).

Neste trecho da laringe, observa-se em maior aumento (400x), a transio do epitlio pseudoestratificado ciliado (seta) para epitlio pavimentoso estratificado (EE), onde comea a prega vocal. No epitlio pseudoestratificado ciliado observam-se clulas claras, pois secretam muco (*) ao lado das ciliadas.

Na regio da prega vocal, tambm em aumento maior (400x), observam-se detalhes deste epitlio, com vrias camadas de clulas achatadas.

Traquia

Epitlio Pseudo-Estratificado Ciliado

No aumento de 400x, pode-se observar, voltada para a superfcie livre deste epitlio (luz), as clulas em escova, isto , a regio dos clios (seta) e as mucosas (C).

Cartilagem Hialina

Traquia corada pela Hematoxilina Eosina (HE). Neste corte transversal da traquia podese observar, em aumento menor (40x), vrias estruturas: Luz (L), circundada por uma mucosa (M) cujo epitlio pseudo-estratificado ciliado (seta). Tecido conjuntivo frouxo (*) com veias (V) com sangue no seu interior. O anel de cartilagem hialina (CH), que se apresenta corada em roxo d suporte ao tubo.

Um aumento maior (400x) da cartilagem mostra: - Pericndrio (P) que a regio condrognica, com condroblastos (C) na camada mais profunda. As clulas cartilaginosas apresentam-se, na sua maioria, em grupos de condrcitos (GC) tambm conhecidos por grupos isgenos de condrcitos. A matriz (M) apresenta-se homognea, nesta cartilagem.

Pulmo

Corado com Hematoxilina Eosina (HE). Em aumento menor (40x) v-se inmeros espaos areos terminais, os alvolos (A). Grupos de alvolos, com uma abertura em comum so os sacos alveolares (SA). Os tubos maiores so os brnquios () que apresentam pores de cartilagem hialina (c) na sua parede. Prximo ao ( direita) brnquio aparece uma artria com parede muito espessa.

Um aumento mdio (100x) do brnquio mostra um epitlio pseudo-estratificado ciliado, (o mesmo da traquia), revestindo-o internamente. Na parede do brnquio, ainda na camada mucosa, observa-se msculo liso (ml). Pores de cartilagem (c) tambm so visveis, assim como ndulos linfticos (n) .

Quanto aos bronquolos (B) (100x), o epitlio cilndrico simples, a presena de msculo liso (seta) marcante em sua parede e ao contrrio do brnquio, no tem cartilagem. A presena de vasos sanguneos (V) constante, adjacente aos brnquios e bronquolos.

Em maior aumento (400x), na parede alveolar, alm das clulas pavimentosas de revestimento (pneumcitos), h um nmero muito grande de capilares (a seta aponta hemcias). Esta figura mostra tambm a parede de um bronquolo (B) dando destaque para o epitlio de revestimento e o msculo liso (*) na parede.

Urinrio Rim

Corado por Policromia. Rim de coelho. Em vista panormica (12x) identificam-se facilmente a regio cortical pela presena dos corpsculos de Malpighi (seta) ou corpsculos renais e a regio medular (M) com seus tubos paralelos.

Num destaque em aumento maior (400x) da regio cortical, observa-se no corpsculo de Malpighi ou renal, o glomrulo (g), o espao capsular e a cpsula de Bowman (seta), bastante delgada e a mcula densa (md). Ao redor do corpsculo de Malpiglhi identificam-se numerosos tbulos contorcidos: proximais (tcp) com clulas mais altas, borda em escova e luz mais estreita e os distais (tcd) com luz mais ampla.

A medula mostra numerosos tubos cortados transversalmente. Em aumento maior (400x) os tubos maiores so os coletores (tc) e os menores so as alas de Henle (seta), com os ramos descendentes, mais delgados e os ascendentes, mais espessos.

Bexiga

Corado por Policromia. Numa viso panormica (12x) observa-se que a camada mucosa (M) to dobrada que ocupa a luz (L) do rgo. O tecido conjuntivo (tc) rico em vasos, est corado em verde. A camada muscular (MUSC) apresenta feixes irregulares de msculo liso e tecido conjuntivo abundante.

Um destaque da mucosa em aumento mdio (100x), mostra o epitlio de transio (ET), com vrias camadas de clulas globosas e o tecido conjuntivo subjacente (TC).

Tecido Cartilaginoso Cartilagem Hialina

Traquia

Traquia corada pela Hematoxilina Eosina (HE). Neste corte transversal da traquia podese observar, em aumento menor (40x), vrias estruturas: Luz (L), circundada por uma mucosa (M) cujo epitlio pseudo-estratificado ciliado (seta). Tecido conjuntivo frouxo (*) com veias (V) com sangue no seu interior. O anel de cartilagem hialina (CH), que se apresenta corada em roxo d suporte ao tubo.

Um aumento maior (400x) da cartilagem mostra: - Pericndrio (P) que a regio condrognica, com condroblastos (C) na camada mais profunda. As clulas cartilaginosas apresentam-se, na sua maioria, em grupos de condrcitos (GC) tambm conhecidos por grupos isgenos de condrcitos. A matriz (M) apresenta-se homognea, nesta cartilagem.

Cartilagem Elstica

Orelha

Orelha corada com Hematoxilina Frrica. Em aumento mdio (100x) nota-se que o permetro da cartilagem elstica coberto pelo pericndrio (P). Pode-se tambm notar o tecido adiposo (), prximo cartilagem elstica.

Em aumento mdio, nota-se no pericndrio os condroblastos (seta) e os grupos de condrcitos (GC) apresentam-se retilneos e a matriz (M) rica em fibras elsticas, evidenciada pela cor cinza escuro.

Em aumento maior (400x) pode-se ver detalhes dos grupos de condrcitos (GC) e matriz (M) com fibras elsticas.

Tecido Cartilaginoso Cartilagem Fibrosa

Disco Intervertebral

Disco intervertebral corado com Hematoxilina Eosina (HE). No apresenta pericndrio. Em aumento mdio (10x) v-se que o nmero de condrcitos (C) menor e acham-se mergulhados numa matriz (M) rica em fibras colgenas que se destacam como traos irregulares, geralmente paralelos entre si, numa tonalidade rosa plido.

Tecido Conjuntivo Propriamente dito Tecido Conjuntivo Frouxo

Mesentrio

A)A) Mesentrio corado com Hematoxilina Eosina (HE) Num aumento mdio (100x), observa-se a grande quantidade de capilares (seta) e fibras. B)B) Em aumento maior (400x), pode-se observar que entre as clulas a substncia intersticial abundante, onde correm: Capilares sanguneos - (seta), fibras colgenas (C) - espessas, trajeto ondulado, de aspecto fibrilar, fibras elsticas (E) - mais delgadas, ramificam-se e anastomosam-se entre si, seguindo um traado mais retilneo O tecido conjuntivo frouxo altamente celular, muito mais que o conjuntivo denso. Entre elas, observar: a clula mais abundante - fibroblasto (F) - com seus ncleos alongados, leuccitos (L) - com ncleos pequenos e arredondados e mastcitos (M) - com o citoplasma carregado de grnulos (heparina e histamina).

Tecido Conjuntivo Denso Modelado

Tendo

Tendo corado com Hematoxilina Eosina (HE). Numa imagem em maior aumento (400x), observam-se numerosas fibras colgenas (C) formando feixes paralelos entre si . Entre os feixes, encontram-se sries de fibrcitos (F), com seus ncleos alongados, delgados e escuros

Tecido Conjuntivo Denso No-Modelado

Derme

Um aumento mdio (100x) da derme rica em fibras colgenas irregularmente dispostas.

Tecido Conjuntivo Mucoso

Cordo Umbilical

Cordo umbilical corado pelo tricrmico de Mallory-Azan. Observar em maior aumento (400x): Fibroblastos (F) e fibras colgenas (C) escassas, imersos em abundante substncia fundamental (SF) que tem uma aspecto gelatinoso.

Fibras do Tecido Conjuntivo na Parede de uma Artria Elstica

Aorta corada pelo tricrmico de Mallory-Azan. Um aumento de 40x da parede da artria mostra o trajeto ondulado devido a presena de fibras elsticas, principalmente na tnica mdia (seta). A tnica ntima apresenta maior quantidade de fibras elsticas (razo pela qual predomina a cor azul) e a camada mais externa, adventcia (A), apresenta tecido conjuntivo rico em vasos, (L) representa a luz do vaso

Num aumento maior (400x) nota-se detalhes da parede (tnica mdia) : Fibras colgenas (C) - birefringente, corada em rosa, dispostas concentricamente, fibras elsticas (E) - corada em azul, e clulas de Msculo liso - (ML) - corado em rosa

Fibras Reticulares

Bao

Bao corado com Caldwell-Rannie. Em aumento menor (40x) esta preparao revela a distribuio das fibras reticulares, pequenas, de trajeto sinuoso e ramificadas, abundantes na cpsula (C), trabcula (T) e fibras reticulares (FR) ao redor de vasos. As fibras reticulares podem ser melhor observadas ao redor do vaso, em aumento de 400x

Fibras Elsticas

Orelha

Cartilagem elstica da orelha, corada pelo tricrmico de Mallory-Azan. Em aumento maior (400x) as fibras elsticas (FE) se apresentam coradas em azul, na matriz da cartilagem elstica. Apresentam-se com espessura variada, algumas com grande calibre. Outra opo para o estudo das fibras elsticas na matriz da cartilagem, consultar a lmina de cartilagem elstica (Lmina 16c) onde as fibras so evidenciadas pela hematoxilina frrica.

Tecido Nervoso

Medula Espinhal

Medula espinhal em corte transversal e corada com Hematoxilina Eosina (HE). Num aumento mdio (100x), pode-se observar que est organizada em duas pores: a mais interna, substncia cinzenta (SC), que contm os corpos do neurnios (seta), grandes o suficiente para serem identificados neste aumento. Este campo mostra um corno posterior ou dorsal.Observe tambm o canal central (C) a substncia branca (SB).

Um aumento maior (400x) da poro central da medula mostra o canal central revestido por clulas ependimrias (seta) e no seu interior o lquor.

A substncia branca (SB) em aumento de (400x) mostra que contm fibras nervosas mielinizadas, nas quais se identificam o axnio (seta) e a bainha de mielina (m) envolvendo-o. Entre as fibras mielinizadas, notam-se clulas gliais (G).

Um aumento maior (400x) da substncia cinzenta mostra os corpos dos neuronios (N), com ncleo grande, central e o citoplasma carregado de granulaes basfilas, conhecida como substncia de Nissl ou substncia tigride. Possuem vrios prolongamentos, que so os dendritos e o axnio, prolongamento mais espesso. Entre os neurnios, identificam-se vrios ncleos das clulas gliais (G).

Neurofibrilas da Medula Espinhal

Medula tratada por impregnao prata. Num aumento menor (40x), pode-se observar que est organizada em duas pores: a mais interna, substncia cinzenta (SC) que tem a forma grosseira de um H, a poro mais externa da medula corresponde a substncia branca (SB). Na regio central da medula nota-se o canal central. O material fibroso que circunda a medula faz parte da meninge a pia-mater (seta).

Este mtodo de preparao identifica em aumento mdio (100x) as neurofibrilas, abundantes no interior dos neurnios (N), tanto nos corpos como nos prolongamentos. Nota-se que entre os neurnios tambm existe material fibrilar, que correspondem as neurofibrilas presentes nas clulas gliais e nos prolongamentos. Nota-se a substncia branca com seus axnios mielinizados (seta).

Encfalo

Crebro tratado por impregnao prata. Em aumento maior (400x), entre as clulas da glia, os astrcitos (A) so as maiores. Tm prolongamentos radiais, de estrutura fibrilar. Estes prolongamentos terminam fixando-se nos pequenos vasos so os ps vasculares (seta). Os oligodendrcitos (O) se caracterizam por apresentar somente o corpo, sendo que os poucos prolongamentos no se evidenciam.

Tecido sseo Osso Desgastado

Osso Compacto

Difise de um osso longo desgastado e montado em breu. Em aumento mdio nota-se que o osso compacto se caracteriza pela presena de inmeros Sistemas de Havers (setas) ou steon, ao redor do canal de Havers (CH), central, dispem-se lamelas concntricas de matriz ssea. O canal de Volkmann (CV) liga canais de Havers vizinhos. No circundado por lamelas concntricas.

Um destaque em aumento maior (400x) do sistema de Havers mostra as lacunas (L) que so cavidades achatadas dos ostecitos (clulas sseas), em camadas entre as lamelas (*). Os canalculos (seta), tm disposio radial em relao ao canal de Havers e ligam lacunas (L) vizinhas.

Osso Desmineralizado

Osso Compacto

Difise de um osso longo cortado transversalmente e corado com Hematoxilina Eosina (HE). O centro do osso constitudo por uma grande cavidade medular (M), e no aumento mdio (100x) observam-se pores da medula ssea, que contm clulas sanguneas em formao. Em torno est o osso da difise, com seus canais de Havers (CH) e ostecitos ao redor. A matriz desmineralizada tem a cor rosa, devido a riqueza em colgeno. A superfcie externa do osso recoberta pelo peristeo que no est bem conservado e a interna, pelo endsteo, (seta).

Um aumento maior (400x) mostra o endsteo com seus osteoblastos (seta), canais de Havers (CH) com vrios ostecitos ao redor. Acima encontra-se a medula ssea (M)

Osso Desgastado

Osso Esponjoso

Um aumento menor (50x) da dploe mostra as cavidades medulares (C) e trabculas (setas)

Aumento mdio da trabcula (100x) onde observam-se lacunas e canalculos organizados longitudinalmente em paralelo ao eixo da trabcula (seta).

Aumento maior da trabcula (400x) onde observam-se mais detalhes das lacunas (L) e dos canalculos (seta)

Ossificao Intramenbranosa

Calota Craniana

Cabea de embrio corada pelo tricrmico de Mallory-Azan. Na derme do couro cabeludo, em aumento mdio (100x) observam-se as trabculas sseas (T) do osso esponjoso, desenvolvendo-se a partir do tecido conjuntivo. So delgadas, irregulares e alongadas, limitando amplos espaos ocupados por medula ssea em formao (M).

Ossificao Endocondral

Metacarpo

Difise de um metacarpiano corada pelo tricrmico de Mallory-Azan. Um aumento mdio (100x) da pea cartilaginosa mostra a partir de seu extremo direito, modificaes, apresentando-se em vrias zonas. Zona de Cartilagem Normal (CN) ou em repouso. Zona de Cartilagem em Proliferao (CP) ou seriada. Zona de Cartilagem em Hipertrofia (CH), onde se observa o citoplasma vacuolizado do condrcito.

Zona de cartilagem hipertrofiada em aumento mdio (100x). A matriz ao redor dos condrcitos hipertrofiados (degenerados) se calcifica (seta), reconhecendo-a pela cor violeta que apresenta. A medula ssea embrionria (M), com seus vasos sanguneos, invadem as cavidades deixadas pelos condrcitos: a zona de cartilagem em eroso (CE) onde a matriz cartilaginosa (seta) permanece temporariamente.

Em maior aumento (400x), na zona de cartilagem em eroso observam-se osteoblastos (OB), promovendo a osteognese na superfcie do osteide. Observa-se tambm, a medula ssea embrionria, com as clulas precursoras das clulas sanguneas e alguns osteoclastos (OC), apontado no campo como uma clula gigante, com muitos ncleos, responsvel pela reabsoro ssea. Observe que a matriz cartilaginosa (seta) permanece temporariamente e em sua superfcie ocorre a deposio ssea- osteide .

Tecidos Epiteliais Epitlio Pavimentoso Simples

Mesentrio

Mesentrio tratado com impregnao prata. Em aumento menor (40x) observe clulas polidricas, fortemente unidas. No campo aparece sombra de vasos sanguneos (V) do tecido conjuntivo subjacente.

Em aumento maior (400x) a substncia cimentante - glicoclice (G), entre as clulas, revelada pela deposio de prata reduzida ao longo dos espaos intercelulares. Esta preparao no cora o ncleo e o citoplasma

Epitlio Cbico Simples

Rim

Em aumento de 400x observam-se vrios tbulos renais cuja parede formada por um epitlio cbico simples (seta).

Epitlio Cilndrico Simples

Intestino Delgado

Na camada mucosa, em aumento maior (400x), pode-se observar o epitlio cilndrico simples (E). Neste epitlio predominam as clulas absortivas com a cutcula ou borda em escova (seta) ou borda estriada.

Epitlio Estratificado Pavimentoso Queratinizado

Epiderme

Em maior aumento (400x) da epiderme mostra o epitlio pavimentoso estratificado queratinizado, com vrias camadas de clulas, onde pode-se identificar mais profundamente a camada ou estrato basal ou germinativo (eg) corado mais intensamente, e mais externamente as clulas descamadas.

Epitlio Estratificado Pavimentoso

Esfago

Em aumento de 40x observam-se mais detalhadamente as camadas que foram explicadas na figura anterior: camada mucosa (M), submucosa (SM), muscular (Musc).

Num aumento mdio (100x) da camada mucosa observa-se o epitlio pavimentoso estratificado (ep), que se apia sobre tecido conjuntivo lmina prpria (lp). No interior da lmina prpria observam-se fibras musculares a muscular da mucosa (seta)

Epitlio Pseudo-Estratificado Ciliado

Traquia

No aumento de 400x, pode-se observar, voltada para a superfcie livre deste epitlio (luz), as clulas em escova, isto , a regio dos clios (seta) e as mucosas (C).

Laringe

Em aumento maior (400X) observa-se detalhes do epitlio pseudo-estratificado ciliado. Observe ncleos em vrias alturas, denunciando clulas em alturas diferentes. A maioria das clulas apresenta clios que na regio superficial deste epitlio, confere um aspecto de escova (seta) conhecida como cutcula em escova, (ou brush cells clulas em escova).

Epitlio de Transio

Bexiga

Um destaque do epitlio de revestimento em aumento mdio (100x), mostra o epitlio de transio (seta), com vrias camadas de clulas globosas.

Tecido Muscular Msculo Estriado Esqueltico

Gastrocnmio

Msculo corado com Hematoxilina Eosina (HE).Corte longitudinal de msculo, em aumento mdio (100x). Observe o alinhamento paralelo das fibras (F). As fibras cortadas transversalmente (asterisco) apresentam forma poligonal, com os ncleos sempre perifricos. Observe o endomsio rico em vasos sanguneos (seta).

Num maior aumento (400x) as fibras apresentam estrias (seta) transversais, que correspondem s bandas que aparecem em ngulo reto em relao ao longo eixo da fibra, e seus ncleos (n) perifricos. Entre as fibras musculares, h uma pequena quantidade de tecido conjuntivo, o endomsio (e), onde se observam vasos sanguneos.

Msculo Liso

Estmago

Msculo da parede do estmago corado com Hematoxilina Eosina (HE). Um aumento mdio (100x) e em corte longitudinal (L) as clulas so fusiformes, delgadas, organizadas paralelamente. As clulas se apresentam unidas, formando uma massa compactada. Os feixes mais externos esto cortados transversalmente (T).

Em aumento maior (400x), nas clulas em corte longitudinal no se identificam estriaes e identifica-se o ncleo alongado (L). Nas clulas cortadas transversalmente (T) observe o formato arredondado do ncleo e sua localizao central.

Msculo Estriado Cardaco

Corao

Miocrdio corado com Hematoxilina Eosina (HE). Apresentam ramificaes e anastomoses (fuses) com fibras vizinhas. Em corte transversal e aumento de 400x, apresentam ncleo central (n), estrias transversais e discos intercalares (seta) que so junes transversais especializadas entre as clulas. No tecido conjuntivo (TC) identificam-se vasos sanguneos.

Em aumento de 400x e em corte longitudinal observam-se estrias transversais e discos intercalares (seta) que so junes transversais especializadas entre as clulas. No tecido conjuntivo (TC) identificam-se vasos sanguneos.

Linfide Tonsila

Faringe corada com Hematoxilina Eosina (HE).Em vista panormica (12x) esta lmina mostra que o epitlio da superfcie (ep. pav.estratificado ) se invagina no tecido tecido conjuntivo subjacente, formando as criptas (a seta aponta uma delas). Nas suas paredes so visveis numerosos ndulos linfticos (n), que se destacam pela grande quantidade de linfcitos, pequenos, escuros e redondos, dando-lhes uma intensa colorao violeta. Notam-se tambm glndulas salivares (G) ao redor da tonsila e a parede do esfago (E).

Um aumento menor (40x) do fundo da cripta (c) mostra o tecido linfide ndulos linfticos (n) ao redor da cripta.

Anda mungkin juga menyukai