Anda di halaman 1dari 11

ABORDAGENS DE GNEROS TEXTUAIS VEICULADOS EM LIVROS DESTINADOS A APRENDIZES DE LE EM LNGUA ALEM

Poliana Coeli Costa Arantes (UFMG) polianacoeli@yahoo.com.br Resumo A proposta que este trabalho pretende contemplar a anlise da abordagem dos Gneros Textuais que surgem no livro didtico Lagune, da editora Hueber, destinado a aprendizes iniciantes (nvel A1) de alemo como Lngua estrangeira (LE). Pretende-se demonstrar que tais gneros so como afirma Marcuschi (2004) fenmenos histricos e esto profundamente vinculados vida social e cultural nas sociedades em que se inserem. Pois so maleveis e dinmicos e surgem de acordo com as necessidades e atividades scio-culturais, o que denota que tais gneros situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. E, dessa forma, caracterizam-se menos por suas estruturas lingusticas que por suas funes comunicativas. A partir da anlise das abordagens dos gneros textuais e para-textuais neste livro que iremos investigar a natureza discursiva e social abordada pelo livro e qual seria o papel do professor diante da apresentao dos gneros aos alunos. Assim, analisaremos em que medida possvel apontar caractersticas determinantes para a diferenciao das abordagens no livro didtico e com a presena e interferncia do professor; como empregada a linguagem plstica que veiculam e como a mesma seria tambm responsvel pela construo social dos mundos e domnios discursivos e, finalmente, quais seriam as principais diferenas sociais que norteiam a produo e o aprendizado nos ambientes em que so construdos.

Palavras-chave: Anlise Intercultural Aprendizado de LE Gneros materiais autnticos

Objetivos e Metodologia

O objetivo principal deste estudo discutir de que forma os gneros textuais esto inseridos nos livros didticos de LE, em especial no ensino de lngua alem, e se tal insero produtiva para o aprendizado dos alunos, respeitando as especificidades e diferenas culturais atravs do trabalho de anlise intercultural.
1

Dada a restrio espacial que o artigo nos impe, analisaremos os gneros encontrados no livro Lagune 1 Kursbuch. Este livro destinado a adultos aprendizes de alemo como LE e iniciantes. O livro baseado no mtodo comunicativo, dividido em 30 lies que esto agrupadas em seis temas principais, tais como: viver e morar, viajar, querer e poder, movimento e orientao, dentre outros. Cada lio dividida em 4 etapas que desenvolvem temas gramaticais e o aprendizado do vocabulrio, etapas estas que correspondem s habilidades de leitura, escrita, fala e auditiva. Primeiramente classificaremos os gneros apresentados no livro e, posteriormente faremos uma discusso acerca de sua abordagem e da importncia da aula e do professor para o aprendizado dos gneros focalizados. Nosso trabalho de anlise est baseado nos estudos e pesquisas acerca do gnero, bem como nos princpios de scio-comunicativos da Anlise do Discurso. Finalmente, proporemos atividades que possam auxiliar no ensino-aprendizado dos gneros em LE.

Os gneros textuais

Pretendemos analisar a questo sobre gneros textuais recuperando a perspectiva scio-histrica e cultural, preconizada pela escola americana, cujas referncias principais so os antroplogos, socilogos e etngrafos e, em especial, Bakhtin. Justificamos nossa escolha pelo fato de estas ideias estarem atreladas perspectiva que queremos enfocar acerca da organizao social e cultural nos media que sero objetos deste estudo, assim como as concepes desenvolvidas por Marcuschi em seus trabalhos na Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, concebemos os gneros textuais como formas culturais e cognitivas de ao social que esto e so corporificadas na linguagem. Os gneros no so, a nosso ver, categorias estanques, imveis, mas sim entidades dinmicas cujos limites e demarcaes so bastante fluidos. Como os gneros so categorias histricas e scio- culturais, desenham-se como o resultado de um trabalho coletivo e, desta forma, contribuem para ordenar e estabilizar os atos comunicativos do cotidiano. (MARCUSCHI, 2009, p. 151). No obstante essa perspectiva mais moderna de gnero houve definies das mais variadas a comear por Plato, cujas abordagens instauram-se bastante diferentes da supracitada, quando aquela se encontrava vinculada literatura. Assim como outras correntes, os gneros j foram at definidos pela identificao de caractersticas materiais sinalizadoras, bem como por categorias e marcadores lingusticos. Porm, Aristteles sistematiza o estudo dos gneros e o apia sobre a natureza do discurso.
2

Nesse sentido, adota-se, atualmente, uma posio mediadora entre a anlise do texto e do discurso, uma descrio da lngua e viso da sociedade e, por fim, questes de natureza sociocultural so interpretadas como relevantes. De acordo com Bazerman (2006, p. 31) para se alcanar uma compreenso mais aprofundada de gneros, deve-se compreend-los como fenmenos de reconhecimento psicossocial que compreendem parte de processos de atividades socialmente organizadas. Assim, gneros emergem nos processos sociais em que pessoas tentam compreender umas s outras suficientemente bem para coordenar atividades e compartilhar significados com vistas a seus propsitos prticos (BAZERMAN, 2006, p. 31). E assim, os gneros so definidos como formas de vida, modos de ser, so assim frames para a vida social. Segundo Bazerman (2006, p. 23) so os lugares onde o sentido construdo e, desta forma, moldam os pensamentos que formamos e as comunicaes atravs das quais interagimos. Nossa tendncia ao analisarmos objetos textuais restringirmos nossa observao dos gneros aos elementos caractersticos distintivos que parecem nos dizer muito sobre sua funo. Por exemplo, ao manusearmos um jornal seramos capazes de elencar uma srie de caractersticas que os define, tais como: tamanho, manchetes e fotos na primeira capa, data, nome do jornal, o suporte material de que feito o mesmo, a forma como as manchetes e leads esto dispostos, dentre outros elementos. No entanto, limitarmos nossa anlise a compreender somente tais aspectos formais e materiais do texto poderia incorrer em considerar que a viso de gnero no mudaria com o passar do tempo a medida em que as pessoas passassem a orientar-se por padres em evoluo. Assim, para ir alm desses elementos caractersticos que podem ser facilmente reconhecidos, podemos usar uma variedade de conceitos analticos lingusticos, retricos, ou organizacionais menos bvios para examinar uma srie de elementos que vo alm das caractersticas distintivas mais bvias como as anteriormente discorridas. No entanto, faz-se importante ressaltar que embora os gneros textuais no se caracterizem nem se definam por aspectos formais, sejam eles estruturais ou lingsticos, e sim por aspectos scio-comunicativos e funcionais, isso no quer dizer que estejamos desprezando a forma. Pois, como defende Marcuschi (2009) evidente que em muitos casos so as formas que determinam o gnero e, em outros tantos so as funes. Contudo, haver casos em que ser o prprio suporte ou o ambiente em que os textos aparecem que determinaro o gnero presente. A partir das definies de Gnero acima descritas, consideramos que a Anlise do Discurso tambm estuda e interpreta o Gnero a parir desta perspectiva social, histrica e cultural, uma vez que todo domnio de prtica social tende a regularizar as trocas,e, por conseqncia, a instaurar as regularidades discursivas (MAINGUENEAU, 2004, p. 16). O desafio, portanto, seria o de encontrar um meio de articular o domnio
3

de prtica social com a atividade discursiva, pois a certeza que se tem que para estudarmos os discursos que se manifestam e circulam nos lugares sociais, precisamos de uma categorizao destes. Segundo o terico, no basta que classifiquemos os textos com base na recorrncia das marcas formais que eles apresentam, dado o grande nmero de problemas que surgem de tal categorizao. O primeiro problema relacionado ao sentido do qual estas formas podem ser portadoras, em detrimento da polissemia lexical ou gramatical, que no garante que uma mesma forma lingustica que se encontre nos vrios textos obtenha a mesma significao.

A interrogao pode corresponder a uma categoria de pedido para dizer ou de pedido para fazer, de solicitao ou de injuno, de pedido de informao ou de pedido de validao. (...) Este polipertencimento das formas a categorias diferentes constitui um primeiro obstculo certamente, no intransponvel para uma classificao dos textos a partir de suas recorrncias formais. (MAINGUENEAU, 2004, p. 18)

O segundo problema apontado por Maingueneau (2004) reside no fato de no podermos afirmar que tais recorrncias poderiam garantir um tipo especfico de texto. Assim, a problematizao do terico est em considerar se as recorrncias formais seriam exclusivas ou somente especficas de um tipo de texto. Se forem exclusivas, haver grande possibilidade de haver fundado um gnero textual, porm, sob a condio de provar a existncia de tal exclusividade a partir de um trabalho de comparao sistemtica com outros tipos de textos. Por outro lado, se forem especficas prprias de um tipo de texto, mas no exclusivas deste- os textos que forem agrupados em nome dessa especificidade constituem uma classe heterognea diante da situao (Maingueneau, 2004). Ao direcionar o problema dos gneros textuais em oposio ao que acontece anteriormente s condies de produo trazidas pelos domnios de prtica e, posteriormente s caractersticas formais dos textos, deparamo-nos com um problema que parece fundamental nesse processo: as restries e a liberdade que o sujeito falante dispe e utiliza-as a todo momento a fim de adequ-las a seu fim comunicativo. Em meio s problematizaes expostas, o terico esboa uma proposta de classificao dos gneros que remete Bakhtin.

preciso, ao sujeito falante, referncias para poder se inscrever no mundo dos signos, significar suas intenes e comunicar. (...) conjuntamente que se constroem, em nome do uso, a normalizao dos comportamentos, do sentido e das formas, o sujeito registrando-os em sua memria (MAINGUENEAU, 2004, p. 19).

Assim, Maingueneau expe as trs memrias que ele acredita que testemunhem cada uma das maneiras das quais se constituem as comunidades. So elas: a memria dos discursos, a memria das situaes de comunicao e, por fim, a memria das formas de signos. Maingueneau defende que uma anlise dos Gneros deve se apoiar em uma teoria do fato linguageiro, ou seja, uma teoria do sicurso na qual possamos conhecer os princpios gerais sobre os quais ela se funda e os mecanismos que os colocam em funcionamento. Apoiamo-nos assim, na descrio de gnero compartilhada pelas teorias da Anlise do Discurso, por considerarmos aquela mais pertinente que est em acordo com a perspectiva defendida por Marscuschi, uma vez que entendemos que texto o resultado de um ato de linguagem produzido por um sujeito dado em uma situao de troca social dada ( MAINGUENEAU, 2004, p. 29) e sendo o texto um ato de linguagem, ele se caracterizaria, por sua vez, pelas propriedades gerais de todo fato linguageiro, ou seja, sua materialidade significante oral, escrita, mimtica, gestual - e suas condies de construo lingustica morfolgica, sinttica. Levando-se em considerao que o texto tambm produzido dentro de uma situao contratual, o mesmo depende daquilo que caracteriza tal situao finalidade, identidade dos parceiros, propsito e circunstncias materiais particulares. No podemos deixar de considerar, tambm, que o texto tem por origem um sujeito e este se apresenta, ao mesmo tempo, com propriedades da situao que o sobredetermina em parte, e com propriedades singulares do fato da interveno individualizante deste. Se considerarmos a subjetividade que cada sujeito inscreve em seu texto, todo texto pode ser considerado singular, a no ser que seja uma cpia de outro texto. No entanto, para classificarmos os textos necessrio considerar seus pontos comuns e no suas diferenas. Maingueneau acredita, assim, que os pontos comuns aos textos podem ser analisados em trs nveis: nos componentes do contrato situacional, nas categorias e nas restries discursivas e nos diferentes aspectos de organizao formal do texto. Por serem eventos textuais altamente maleveis, dinmicos e plsticos, surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais e por este motivo que julgamos pertinente a anlise dos gneros nos meios didticos e interculturais de aprendizagem.

Anlise e Discusso

Para abordarmos os gneros que apareceram no livro em questo, faremos uma seleo dos gneros escritos, pois a materialidade do artigo nos restringiria sua ilustrao. Comearemos com a anlise do gnero carta pessoal (p. 15). Este gnero est inscrito na habilidade de leitura, onde se focaliza a compreenso do contedo que est sendo veiculado. Pois, os exerccios que seguem objetivam o entendimento semntico e compreenso das estruturas sintticas e lingusticas da mensagem. No entanto, h a necessidade de uma interveno por parte do professor, para as especificidades do gnero em questo, especialmente porque este gnero requer um cuidado especial com o uso dos pronomes pessoais quando a situao informal ou formal. A necessidade da anlise intercultural faz-se bastante presente neste sentido pelo fato de ser o uso dos pronomes pessoais em portugus, no contexto brasileiro em que vivemos, bastante diferente do uso em alemo. Dado que em situaes formais, quando no se conhece intimamente seu interlocutor, deve-se demonstrar esta respeitabilidade com o uso do pronome Sie, em alemo. Desta forma, falta a referncia ao contexto social da carta pessoal, do uso de vocativos e da forma como se deve finaliz-la. Todas estas informaes so relevantes para que o aluno compreenda o gnero que a envolve: as identidades dos sujeitos do ato de comunicao (contrato comunicacional e social), a forma com que as informaes so modalmente estruturadas (competncia lingustica, organizao formal do texto), o contedo a ser veiculado (restries discursivas). Caso tais informaes no sejam exploradas, o gnero pode ser erroneamente utilizado pelo aluno futuramente, pois este no entrou em contato com as modalidades interculturais necessrias a sua utilizao dentro da cultura alvo. O mesmo acontece em outro gnero: a escrita em um carto postal. Ficamos em dvida quanto classificao deste gnero que se torna um gnero a nosso ver, a partir de seu suporte: o carto postal. No entanto, o carto postal no s define o suporte material, cujo objetivo veicular uma mensagem fazendo referncia, principalmente, ao local onde a pessoa se encontra. Assim, concordamos com Marcuschi (2009) ser evidente que em muitos casos so as formas que determinam o gnero e, em outros tantos so as funes. Contudo, haver casos em que ser o prprio suporte ou o ambiente em que os textos aparecem que determinaro o gnero presente. Por este motivo acreditamos que a escrita no carto postal se postula como um gnero diferente ao da carta pessoal, dado que o prprio suporte material complementa, de forma plstica, a mensagem a ser transmitida. Um carto postal que no apresentasse uma comunicao visual do local onde o remetente do mesmo se encontra, no poderia ser denominado de carto postal, pois a mensagem lingustica uma espcie de continuao da mensagem plstica. O livro apresenta uma atividade de escrita, que onde o gnero est inserido, que prope que os alunos escrevam um carto postal
6

variando os adjetivos e os dias da semana, mas utilizando a mesma estrutura sinttica e lingustica do texto que apresenta como modelo. Acreditamos que este tipo de atividade no possibilita que o aluno tenha total compreenso do gnero em questo, dado que ele deve escrever um carto postal cujo destinatrio ele no conhece, pois o livro elenca alguns nomes e j estabelece como destinatrio tais pessoas que no fazem parte do mundo social do aluno. A partir da j aparece a principal dificuldade: o aluno no conhece a identidade do sujeito que deve manter um contato e, por no conhecer esta identidade ele no saber como organizar os temas a serem tratados e nem saber como estruturar o discurso situao de comunicao exigida. claro que o aluno pode imaginar uma situao, mas o contexto dever seguir as regras e normas culturais que ele possui como brasileiro. Provavelmente ele poder imaginar que Uwe seu amigo e ele deve escrever um carto para Uwe contando sobre a cidade que ele est visitando. Ocorre que cada aluno ter uma reao subjetiva que poder ou no ser adequada ao gnero. por este motivo que propomos que as atividades sejam o mais prximas possvel da realidade cotidiana. Acreditamos que os alunos devem ser colocados em situaes em que eles se vejam na condio de usurios reais do gnero, pois a produo textual considerada uma atividade que se situa em contextos da vida cotidiana e os textos so produzidos para algum com algum objetivo. Ensina-se a produzir textos e, em conseqncia de uma conscientizao do processo, aprende-se tambm algo a respeito da teoria do texto e do gnero. Assim, no concordamos que a atividade proposta pelo livro: substituio de termos (adjetivos, advrbios, cidades, dias da semana) para a escrita de um carto postal desenvolva no aluno capacidade de escrita do mesmo em situaes cotidianas. E muito menos, que aprenda algo sobre o gnero alvo deste processo. O gnero artigo de revista e reportagem (p. 39, 63, 111 e 135) tambm foi abordado no livro como parte do processo de leitura. Assim, os alunos entram em contato com textos que no so autnticos, de acordo com Grellet (1981, p.8), uma vez que foram adaptados para o nvel dos alunos-alvo e o foco das atividades permanece na compreenso da leitura, a discusso das caractersticas do gnero em questo no o objetivo que norteia o porqu de sua abordagem. Desta forma o livro parece valorizar a importncia do trabalho com gneros diversificados, porm, no estimula o mesmo. Tomamos como base o trabalho com materiais autnticos para a melhor compreenso da situao de comunicao em seu sentido concreto e emprico da realidade em que se insere. Assim, adotaremos a concepo de autenticidade de Grellet (1981) como norteadora do trabalho com gneros, a fim de possibilitar um ambiente o mais verossmil possvel para que o aluno entre em contato com a situao de comunicao em contexto.

Autenticidade significa que nada do texto original alterado e tambm que sua apresentao e layout so preservados. Um artigo de jornal, por exemplo, deve ser apresentado como ele apareceu no jornal na primeira vez, com o mesmo tipo de letra, o mesmo espao devotado s manchetes, a mesma figura [...] A figura, o tamanho da manchete, o uso do negrito, tudo contribui para expressar a mensagem para o leitor (GRELLET, 1981, p. 9).

Nesse sentido, concordamos com o autor que os textos devem ser apresentados aos alunos, no atravs de sua simplificao, mas atravs do ajuste das exigncias da tarefa que os envolve. A dificuldade de um exerccio que acompanhe o texto depende da atividade que requerida do aluno ao invs do texto propriamente dito, desde que ele esteja dentro do nvel de competncia geral dos alunos, e competncia geral entendida como competncia situacional e social. Alm disso, muitas vezes quando um texto adaptado, ele acaba perdendo muitas das caractersticas que o define como gnero. O papel do professor, portanto, poderia ser o de estimular as memrias dos alunos, que alguma vez j tiveram contato com artigos ou reportagens. Maingueneau (2004) esclarece como vimos, que o sujeito falante necessita de referncias para se inscrever no mundo dos signos e, portanto, significar suas intenes atravs da comunicao. Assim, atravs do processo de socializao o sujeito acumula memrias sobre a maneira como as comunidades se constituem. Vejamos o exemplo dos gneros artigo de revista e reportagem. O trabalho de anlise e aprendizado do gnero poderia se basear na interculturalidade, uma vez que os alunos possuem uma memria dos discursos que circulam em nossa sociedade enquanto representaes. Alm da memria discursiva, possvel identificar uma memria das situaes de comunicao, ou seja, o que os alunos podem inferir que seja o objetivo das mdias em comunicar algo, ou o que se espera encontrar em um artigo ou em uma reportagem, o que normalmente no poderia ser um tema de uma reportagem ou artigo, etc. Este trabalho indutivo leva o aluno a procurar em sua memria quais seriam as formas institucionalizadas em sua comunidade e, posteriormente, confront-las com a realidade de outra comunidade, a alem, no caso. possvel que os prprios alunos entrem em contato com jornais, revistas, e observem, pelo menos, a configurao paratextual dos mesmos, caso eles no possuam competncias lingusticas ainda para tal exerccio de leitura mais aprofundada. O trabalho com materiais autnticos, bem como a proposio de atividades e tarefas autnticas, de acordo com a perspectiva acima descrita expe o aluno ao contato situacional com o gnero e, indiretamente, o faz refletir sobre os processos de anlise intercultural, alm de exigir do aluno maior autonomia interacional, de estudo e de pesquisa.
8

O gnero ofertas de supermercado, apresentado atravs do suporte comumente utilizado: folder, no utilizado pelo livro de forma autntica, uma vez que a adaptao feita tendo em vista a apresentao somente do vocabulrio aprendido pelos alunos ao longo da lio. Acreditamos ser esta uma perda significativa do contexto, uma vez que a apresentao do folder autntico revelaria maiores informaes ao aluno sobre a identidade das instncias envolvidas vendedor e cliente -, sobre o propsito e sua estruturao temtica e as circunstncias que precisam as condies materiais da comunicao. A situao de comunicao , assim, o que determina, atravs das caractersticas de seus componentes, as condies de enunciao sob seu aspecto externo, segundo Maingueneau (1994). Assim, outros gneros, tais como: formulrios (p. 40 e p.49), bilhetes (p.98), e-mail (p.121), convite (p.122) e cardpio (p.141) podem ser apresentados aos alunos de forma autntica e, posteriormente, propor atividades autnticas baseadas em papis identitrios que os prprios alunos iro se inscrever. Esta atividade possibilitaria, portanto, que o sujeito falante empreguasse os seguintes dados em seu ato comunicativo: dados da finalidade do ato de comunicao, dados da identidade dos parceiros nos quais ele deve se engajar; dados do propsito que determinam certos modos de tematizao, ou seja, a organizao de temas e sub-temas a serem tratados; dados das circunstncias materiais que acabam por determinar certos modos de semiologizao, ou seja, a organizao da mise em scne material (verbal e /ou visual) do ato de comunicao. Atravs da observao destes dados, o sujeito construiria noes e anlises sobre o gnero. Nas situaes de produo textual escrita, o trabalho com sequncias didticas seria ideal para este desenvolvimento. Os alunos receberiam, portanto, uma tarefa previamente descrita e que contenha informaes acerca dos dados acima descritos, necessrios produo e entendimento do gnero, e fariam produes que seriam corrigidas em etapas at a produo final. Os ajustes feitos nas etapas de correo seriam adaptaes ao gnero e correes de carter ortogrfico, sinttico e gramatical. Assim, a avaliao feita em torno dos progressos dos alunos e no em um momento pontual da situao de aprendizado em que se encontram.

Consideraes finais

Acreditamos que o trabalho com a aprendizagem atravs de gneros pode ser bastante produtivo se estiver baseado nos princpios de trabalhos com materiais autnticos conforme a proposta exposta na discusso. Pois, com os propsitos comunicacionais definidos, os alunos podem inferir e buscar referncias em suas

experincias sociais e assim, modular as etapas para a compreenso e entendimento dos gneros com os quais se pretende trabalhar. A exposio do aluno a insumos autnticos na lngua-alvo e a proposta de atividades de uso interativo/comunicativo da lngua em situaes de rplica no mundo real, tambm uma forma de facilitao e acelerao do processo de aprendizagem. Assim, os seguintes objetivos devem procurar ser seguidos para o envolvimento dos alunos neste processo, de acordo com Nunan (1991, p. 279): nfase em aprender a se comunicar atravs da interao na lngua-alvo; introduo de material autntico como material didtico; desvio do foco da lngua para o processo de aprendizagem; valorizao das experincias pessoais dos aprendizes como contribuio para a aprendizagem em sala de aula; tentativa de conectar a aprendizagem formal com o uso da lngua-alvo em contextos exteriores ao da sala de aula. Finalmente, as propostas que esboamos ao longo deste artigo esto em consonncia com a concepo de Marcuschi (2009) , de que os gneros surgem, situamse e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funes comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingusticas e estruturais.

Referncias Bibliogrficas

AUFDERSTRAE, H; MLLER, J; STORZ, T. Lagune A1 Kursbuch. Deutschland: Hueber Verlag, 2006. BAZERMAN, Charles; DIONISIO, ngela Paiva; HOFFNAGEL, CHAMBLISS,Judith (organizadoras). Gneros Textuais, Tipificao e Interao. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2006. EMEDIATO, W; MACHADO, I.; MENEZES, W. Anlise do Discurso: gneros, comunicao e sociedade. Belo Horizonte: Ncleo de Anlise do Discurso, Programa de Ps-graduao em Estudos Lingusticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2006. GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. MAINGUENEAU, D. Visadas Discursivas, Gneros Situacionais e Construo Textual. In: MACHADO, I.L & MELLO, R. (orgs). Gneros: Reflexes em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004.

10

MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo Textual, Anlise de Gneros e Compreenso. So Paulo: Parbola editorial, 2009. NUNAN, D. Communicative tasks and the language curriculum. TESOL Quarterly, v. 25, n. 2, 1991.

11

Anda mungkin juga menyukai