Anda di halaman 1dari 2

Conceitos bsicos de tipos de manuteno

Manuteno Corretiva A manuteno corretiva o tipo de manuteno mais antiga e mais utilizada, sendo empregada em qualquer empresa que possua itens fsicos, qualquer que seja o nvel de planejamento de manuteno. Segundo a Norma NBR 5462 (1994), manuteno corretiva a manuteno efetuada aps a ocorrncia de uma pane, destinada a recolocar um item em condies de executar uma funo requerida. Em suma: toda manuteno com a inteno de corrigir falhas em equipamentos, componentes, mdulos ou sistemas, visando restabelecer sua funo. Este tipo de manuteno, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar perdas de produo e queda de qualidade do produto. As paralisaes so quase sempre mais demoradas e a insegurana exige estoques elevados de peas de reposio, com acrscimos nos custos de manuteno. Manuteno Preventiva A essncia da Manuteno Preventiva a substituio de peas ou componentes antes que atinjam a idade em que passam a ter risco de quebra. A base cientfica da MP o conhecimento estatstico da taxa de defeito das peas, equipamentos ou sistemas ao longo do tempo. A Manuteno Preventiva tambm chamada de manuteno baseada em intervalos/tempo. Ao contrario da Manuteno Corretiva a Manuteno Preventiva procura evitar e prevenir antes que a falha efetivamente ocorra. A definio da NBR 5462(1994) para a Manuteno Preventiva manuteno efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critrios prescritivos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradao do funcionamento de um item. Manuteno Preditiva A Manuteno Preditiva pode ser considerada como uma forma evoluda da Manuteno Preventiva. Com o aperfeioamento da informtica, tornou-se possvel estabelecer previso de diagnsticos de falhas possveis, atravs da anlise de certos parmetros dos sistemas produtivos. Atravs do acompanhamento sistemtico das variveis que indicam o desempenho dos equipamentos, define-se a necessidade da interveno. Ela privilegia a disponibilidade, pois as medies e verificaes so efetuadas com o equipamento em funcionamento. Outra condio considerada fundamental para a aplicao da manuteno preditiva a qualificao da mo-de-obra responsvel pela anlise e diagnstico, para que as aes de interveno tenham

qualidade equivalente aos dados registrados. As caractersticas intrnsecas a esse tipo de manuteno impedem que ela seja empregada de forma generalizada porque exige grande volume de recursos iniciais, tanto humanos com materiais; mo-de-obra muito qualificada e treinada; e a restrio para aplicao em sistemas industriais complexos. Manuteno Produtiva Total A Manuteno Produtiva Total (TPM) teve origem nos programas de qualidade surgidos aps a segunda guerra mundial, em face da necessidade de produo em massa, de forma a suprir a demanda, numa conjuntura em que muitas naes industriais tinham sido destrudas pela guerra. Em funo dos programas de qualidade, as manutenes seguiam programaes pr-determinadas, desconsiderando a real necessidade de intervenes e ocorriam sem a participao dos operadores das mquinas. Em muitos casos a manuteno era desnecessria, acarretando em novos defeitos e aumento de custos. Como uma das caractersticas dos programas de qualidade era o controle dos defeitos na sua origem, os operadores passaram a participar e apontar os defeitos nas suas mquinas, para evitar falhas futuras. Surge assim, em meados da dcada de 70 do sculo XX, a Manuteno Produtiva Total. A MTP estimula a participao dos operadores num esforo de manuteno preventiva e corretiva, criando assim uma mentalidade de autogerenciamento do seu local de trabalho. O objetivo principal dessas aes o aumento da eficincia dos equipamentos, com reduo dos custos operacionais. A atuao no se d apenas no reparo, mas tambm junto ao operador e na gesto do equipamento, visando eliminar todas as perdas.

Retirado de: Aspectos da Manuteno dos Equipamentos Cientficos da Universidade de Braslia. Autores: Francisco Assis de Lima e Joo Carlos Nogueira de Castilho Dissertao apresentada Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Cincia da Informao e Documentao (FACE) - Braslia - DF, ano 2006.

Anda mungkin juga menyukai