Anda di halaman 1dari 16

ATO DA SECRETRIA DIRIO OFICIAL 26 de janeiro de 2011 (REPUBLICAO) (*) RESOLUO SME N. 1123, DE 24 DE JANEIRO DE 2011.

. Estabelece diretrizes para a avaliao escolar na Rede Pblica do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e d outras providncias.

A SECRETRIA MUNICIPAL DE EDUCAO, no uso das atribuies que lhe so conferidas pela legislao em vigor e

considerando o que dispe a Lei Federal n 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional;

considerando a Deliberao E/CME n. 19/2009, de 17 de maro de 2009, que fixa normas para a realizao dos Conselhos de Classe no mbito da Secretaria Municipal de Educao da Cidade do Rio de Janeiro; e

considerando que o Ensino Fundamental da Rede Pblica Municipal de Ensino est constitudo por 9 (nove) anos de escolaridade, em regime seriado,

RESOLVE

Art. 1. A avaliao na Rede Municipal de Ensino ser contnua, considerando-se o registro como instrumento fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos.

Pargrafo nico. Para os fins previstos nesta Resoluo, a avaliao, como processo, ter carter formal, consolidada por meio de provas, testes, pesquisas e trabalhos em grupo e individuais.

Art. 2. A avaliao do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do 1. ao 9. ano do Ensino Fundamental e do Programa de Educao de Jovens e Adultos - PEJA - dever ser expressa, a cada Conselho de Classe, por meio de um conceito global, definido pela Secretaria Municipal de Educao (SME), o qual determinar, ao final do ano letivo, a aprovao ou reprovao do aluno.

1. O conceito global considerar as avaliaes dos professores, os resultados nas provas bimestrais e o aspecto formativo do desenvolvimento do aluno.

2. No 1 Ano do Ensino Fundamental, ser atribudo, a cada bimestre, um conceito global ao aluno.

3. Do 2 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, ser atribudo um conceito global ao aluno, alm de se registrarem, no Boletim Escolar, as notas obtidas nas provas bimestrais de Portugus, Matemtica e Cincias.

4. Do 6 ao 9 Ano do Ensino Fundamental, ser atribudo um conceito global ao aluno, alm de se registrar, no Boletim Escolar, em cada uma das disciplinas do currculo, a mdia, em escala de 0 (zero) a 10 (dez), de todas as avaliaes bimestrais, tanto as programadas pelo professor como as provas elaboradas pela SME.

5. Do 6 ao 9 Ano do Ensino Fundamental, tambm sero registradas, no Boletim Escolar, a cada bimestre, as notas das provas bimestrais, aplicadas pela Secretaria Municipal de Educao.

6. A atribuio do conceito global e da mdia das disciplinas no exclui o registro significativo em cada disciplina, a ser feito no Dirio de Classe.

Art. 3. O conceito global, que refletir o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno no perodo considerado para o Conselho de Classe (COC), dever se constituir na sntese dos apontamentos realizados no Dirio de Classe.

1. Para a atribuio do conceito global, devero ser observados os seguintes aspectos:

I - Muito Bom (MB): atingiu os objetivos propostos para o perodo, no tendo necessitado de atividades especficas de recuperao paralela;

II - Bom (B): atingiu os objetivos propostos para o perodo, com participao eventual em atividades especficas de recuperao paralela;

III- Regular (R): atingiu parcialmente os objetivos propostos para o perodo, necessitando, constantemente, de recuperao paralela, com novas e diferenciadas atividades.

IV Insuficiente (I): aps a recuperao paralela, no atingiu os objetivos mnimos propostos para o perodo.

2. No Ensino Fundamental, do 3 ao 9 Ano, ficar retido o aluno que obtiver conceito global I (Insuficiente) ao trmino de cada ano escolar.

3. Devido ao carter processual da alfabetizao, no dever haver reteno no 1 e no 2 Ano.

4. O aluno que for considerado apto para o ingresso no Ensino Mdio, por meio de concurso de seleo realizado por instituio de ensino de rede pblica, no poder ser retido no 9 Ano.

Art. 4. O processo de avaliao dos alunos da Educao Infantil, do 1. ao 9. ano do Ensino Fundamental, da Classe Especial e do Programa de Educao de Jovens e Adultos (PEJA) dever ser descrito no Dirio de Classe.

1. Quando da realizao de atividades de avaliao, sero feitas, na ficha do aluno - que dever sempre estar disposio do professor, anotaes que, de acordo com as suas especificidades, devero ser discutidas individualmente ou no coletivo do grupamento.

2. A Educao Infantil, em cada Espao de Desenvolvimento Infantil (EDI) e em Unidade Escolar, dever realizar o registro da avaliao do aluno, no cabendo atribuio de conceitos, mas a anlise do desenvolvimento e da aprendizagem do aluno.

Art. 5. O processo de avaliao dos alunos das classes especiais ser expresso no Relatrio de Acompanhamento que dever ser enviado aos pais ou responsveis, aps cada COC.

Art. 6. O processo de avaliao dos alunos com deficincia, integrados em turmas regulares, ser efetuado pelo professor regente, em conjunto com os professores que atuam em funo das necessidades especficas desses alunos.

Pargrafo nico. O aluno com deficincia ser avaliado, considerando-se as adaptaes curriculares propostas, o que requer o estabelecimento de estratgias de avaliao diferenciadas.

Art. 7. Durante o ano letivo, a cada bimestre, devero ser asseguradas atividades diversificadas de recuperao paralela aos alunos que apresentarem conceito global I ou mdia inferior a 5 (cinco) em qualquer das disciplinas.

1. No perodo de recesso escolar, em julho, os alunos que apresentarem conceito global I ou mdia inferior a 5 (cinco) em qualquer das disciplinas recebero de seus professores, atividades de recuperao interperodo, para serem reavaliados na primeira semana de agosto.

2. Aps o 4 Conselho de Classe, os alunos do 1 e do 2 Ano que obtiverem conceito global I, recebero dos professores aulas de recuperao, como forma de reforo escolar, para prosseguirem com base sua trajetria escolar.

Art. 8 Fica institudo, no Ensino Fundamental, o Sistema de 2 poca para alunos que, no 4 Conselho de Classe COC do ano letivo, tiverem conceito global I (Insuficiente).

1. No tero direito 2 poca os alunos que tenham sido retidos por frequncia.

2. A 2 poca consistir de aulas de recuperao e de uma Prova.

3. Ser considerado, para efeito de aprovao do aluno, sujeita a validao pelo Conselho de Classe, o seguinte critrio: a obteno de nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada prova das disciplinas.

4. Aps o perodo de 2 poca, ser realizado o 5 Conselho de Classe, para que o conjunto de professores delibere sobre o resultado final dos alunos.

Art. 9 Admitir-se-, at o 1 Conselho de Classe, a reclassificao de alunos do 1 ao 8 Ano do Ensino Fundamental que apresentarem a possibilidade de avanos em seu processo de escolaridade, aps avaliao da Unidade Escolar que se responsabilizar pela aprendizagem desses alunos.

1 Admitir-se- a reclassificao nos seguintes casos:

I - de alunos retidos apenas por frequncia;

II - de alunos do 6 ao 8 Ano que, transferidos de outras redes de ensino, tenham sido enturmados no ano de sua dependncia, desde que obtenham avaliao positiva pela Unidade Escolar.

2 A escola possui autonomia para avaliar outras situaes de reclassificao.

3 A reclassificao dever considerar os interesses da faixa etria do ano de escolaridade para o qual o aluno est sendo indicado.

4 Todos os alunos reclassificados sero assinalados no Sistema de Controle Acadmico SCA.

Art. 10 A Secretaria Municipal de Educao realizar, anualmente, avaliao de rede, visando monitorar e replanejar, sempre que necessrio, as suas aes.

Pargrafo nico O nvel central da Secretaria Municipal de Educao enviar s escolas, bimestralmente, provas para serem aplicadas a todos os alunos, visando ao acompanhamento de seu processo de aprendizagem.

Art. 11. O Programa de Educao de Jovens e Adultos (PEJA), que possui carter acelerativo, assegurar, ao final de cada Bloco, mais um perodo de estudo, desde que o Conselho de Classe aponte esta necessidade em parecer descritivo fundamentado.

1. O aluno poder ser reclassificado a qualquer momento do ano letivo.

2. No programa de Educao de Jovens e Adultos II (PEJA II), o aluno ser enturmado na Unidade de Progresso mais adequada ao seu desenvolvimento, conforme indicao do Conselho de Classe.

3. No Bloco do Programa de Educao de Jovens e Adultos II (PEJA II), no haver reteno nas Unidades de Progresso.

Art. 12. O aluno deve obter o mnimo de 75% de presena no total da carga horria prevista para cada ano (1. ao 9.) do Ensino Fundamental.

1. Aps cada Conselho de Classe, a Unidade Escolar dever dar cincia da frequncia ao aluno e a seu responsvel, mantendo em arquivo documento comprobatrio.

2. Ao final de cada Conselho de Classe, a direo da Unidade Escolar, esgotados os procedimentos que lhe competem junto aos responsveis, dever comunicar ao Conselho Tutelar, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico a relao dos alunos que apresentem mais do que 12,5% de faltas, cuja situao no tenha sido regularizada.

3. Nos casos de doenas graves que os impeam de locomoo at a Unidade Escolar, conforme dispe o Decreto-Lei n. 1044/69, e de gravidez de risco, amparado pela Lei n. 6202/75, atestados pelos Postos de Sade da Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil, os alunos tero direito a material de estudo ou atendimento domiciliar.

4. O aluno que no obtiver a frequncia mnima anual prevista em lei, dever permanecer no ltimo ano de escolaridade cursado.

Art. 13. A avaliao dos alunos da Educao Infantil dever considerar a organizao dos grupamentos por idade.

Pargrafo nico. de responsabilidade do Espao de Desenvolvimento Infantil (EDI) e da Unidade Escolar a apresentao dos registros e a discusso dos mesmos com os responsveis.

Art. 14. A avaliao dos alunos das classes especiais dever prever uma progresso contnua, considerando-se a organizao dos diferentes nveis, no cabendo, portanto, reteno, nem conceituao.

Art. 15. O Conselho de Classe dever ser realizado conforme Calendrio Escolar, definido pela Secretaria Municipal de Educao (SME), a cada ano letivo, com o objetivo de fazer a anlise dos dados significativos e tomar decises a respeito de:

I - desenvolvimento do Projeto Poltico-Pedaggico (PPP);

II - trabalho pedaggico em sala de aula;

III - processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos;

IV - desenvolvimento das atividades de recuperao paralela e de reforo escolar; e

V - aprovao ou reteno de alunos.

1. Constitui direito do aluno, por intermdio de seu responsvel, quando menor de idade, contestar critrios avaliativos, convocando-se, para esse fim, um Conselho de Classe Extraordinrio.

2. Caber, ainda, recurso deciso do ltimo Conselho de Classe quanto reprovao do aluno, procedendo-se de acordo com a Deliberao n 16 do Conselho Municipal de Educao, datada de 26/02/2008.

Art. 16. O Conselho de Classe ser constitudo por:

I - Diretor e/ou Diretor-Adjunto e/ou Professor de Apoio Direo, quando houver na escola;

II - Coordenador Pedaggico;

III - Supervisor Escolar e/ou Orientador Educacional, quando houver na escola;

IV - Todos os professores regentes das turmas envolvidas, inclusive o Professor da Sala de Leitura, o Professor Orientador do PEJA e, nos casos de alunos com deficincia, os professores que atuam em funo das necessidades especficas desses alunos;

V - Dois representantes do Conselho Escola-Comunidade (CEC), sendo um do segmento responsvel por aluno e outro do segmento funcionrio;

VI - Dois alunos, sendo um o representante do segmento aluno no CEC e outro, um componente da diretoria do Grmio Estudantil.

Pargrafo nico. O Conselho de Classe ser instalado e deliberar com a presena de 2/3 dos membros que o integram, sob a presidncia do Diretor da Unidade Escolar ou do Diretor-Adjunto, no caso de comprovada impossibilidade de participao do primeiro.

Art. 17. Durante o Conselho de Classe ser elaborada ata, contendo o registro dos aspectos discutidos e as linhas de ao redefinidas para o perodo seguinte.

Art. 18. considerada falta grave a ausncia do professor no Conselho de Classe, conforme o Parecer CEE n. 139/96.

Pargrafo nico. No caso de ausncia justificada, o professor dever deixar, por escrito, um relatrio contendo a autoavaliao de seu trabalho pedaggico e a anlise do desenvolvimento e da aprendizagem de seus alunos e de sua(s) turma(s).

Art. 19. So documentos da Avaliao Escolar:

I - Dirio de Classe;

II - Ficha de Avaliao;

III - Boletim Escolar;

IV - Relatrio de Transferncia, para alunos do Ensino Fundamental e do PEJA;

V - Relatrio de Acompanhamento, para alunos de Classe Especial;

VI - Histrico Escolar;

VII - Certificado.

Pargrafo nico. Os documentos elencados nos incisos I, II, III, VI e VII devero ser emitidos diretamente do Sistema de Controle Acadmico (SCA).

Art. 20. O Dirio de Classe o documento oficial da Rede Municipal de Ensino, em todos os seus nveis e modalidades, para a anotao das aes pedaggicas e do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos pelos professores regentes.

1. O Dirio de Classe compe-se de quatro partes:

I - Planejamento Pedaggico, que contm o diagnstico da turma e a proposta geral de trabalho;

II - Replanejamento Pedaggico, que contm o registro do desenvolvimento pedaggico da turma e as aes que necessitam de reforo;

III - Anotaes Dirias, que traz a relao de alunos, a apurao da frequncia, o registro das atividades por Componente Curricular e as avaliaes mensais;

IV - Registro sobre os alunos, que se destina a observaes e reflexes significativas sobre a evoluo do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos.

2. O preenchimento do Dirio de Classe de responsabilidade do(s) professor(es) regente(s) da turma, cabendo-lhes mant-lo atualizado.

3. O Dirio de Classe ser emitido diretamente do Sistema de Controle Acadmico (SCA).

4. obrigatria a elaborao de Relatrio sobre o aluno, quando este obtiver, no bimestre, conceito global I (Insuficiente), anotando-se suas dificuldades e as estratgias previstas para sua recuperao.

5. Aps o 5 COC, cada professor, antes de entrar em recesso escolar, dever elaborar, para cada aluno reprovado, Relatrio em que explicite os motivos que levaram sua conceituao como Insuficiente (I). Art. 21. A cada ano escolar (1. ao 9. ano) do Ensino Fundamental, dever ser preenchida a Ficha de Avaliao, onde estaro contidos o conceito global, as mdias por disciplina e a nota das provas bimestrais.

Pargrafo nico A Ficha de Avaliao deve acompanhar o Histrico Escolar, quando da transferncia do aluno durante o ano letivo.

Art. 22. O Boletim Escolar, que ser preenchido a cada Conselho de Classe, documento de cincia ao responsvel e ao prprio aluno sobre seu desenvolvimento e a aprendizagem, devendo conter seu desempenho acadmico (nota das provas bimestrais, mdia das disciplinas e conceito global) e frequncia, bem como, se for o caso, a nota do aluno nas atividades de recuperao paralela.

Pargrafo nico O Boletim Escolar dever, obrigatoriamente, ser disponibilizado para os pais ou responsveis.

Art. 23. O Relatrio de Transferncia, no Ensino Fundamental e no Programa de Educao de Jovens e Adultos (PEJA), conter observaes sobre o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, elaboradas a partir das anotaes no Dirio de Classe.

Pargrafo nico. Este relatrio acompanhar o Histrico Escolar em caso de transferncia.

Art. 24. O Relatrio de Acompanhamento do aluno de Classe Especial ser preenchido no perodo de cada Conselho de Classe, em duas vias, sendo uma para o arquivo da Unidade Escolar e outra para o responsvel pelo aluno.

Pargrafo nico. Este relatrio acompanhar o Histrico Escolar, quando de sua transferncia para outra Unidade Escolar.

Art. 25. O Histrico Escolar, documento oficial de concluso do Ensino Fundamental e de transferncia, deve resumir o percurso do aluno ano a ano, at o ltimo cursado, contendo, no mnimo:

I - designao e denominao da escola;

II - dados de identificao pessoal do aluno;

III mdias, conceituao e percentual de frequncia obtidos, bem como o nome do estabelecimento escolar em que estudou, ano a ano;

IV - indicao do prximo ano a cursar;

V critrio de avaliao em vigncia poca.

Art. 26. O Certificado constitui o documento oficial de concluso do Ensino Fundamental para os que terminarem o 9 ano ou o Bloco II do Programa de Educao de Jovens e Adultos II (PEJA II).

Pargrafo nico. Tambm recebero o Certificado de Concluso do Ensino Fundamental os alunos que obtiverem xito no Projeto de Correo de Fluxo Acelerao 3.

Art. 27. Os critrios de avaliao que constam nesta Resoluo devero ser do conhecimento de toda a comunidade escolar.

Art. 28. Os casos omissos, aps anlise do Coordenador Regional de Educao, sero resolvidos pelo Coordenador da Coordenadoria de Educao (E/SUBE/CED).

Art. 29. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogada a Resoluo SME n 1078, de 27 de maio de 2010.

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2011.

CLAUDIA COSTIN

(*) Republicado por ter sado com incorrees no DO Rio de 25/01/2011

Anda mungkin juga menyukai