Anda di halaman 1dari 10

Anais do 5 Encontro do Celsul, Curitiba-PR, 2003 (1258-1267)

ARTICULAES TERICO-CONCEITUAIS NOS PCNs: UMA ANLISE CRTICA Rosngela Hammes RODRIGUES (Universidade Federal de Santa Catarina)

ABSTRACT: This work aims to present some research results of an analysis carried out on Brazilian National Curricular Parameters (PCNs): Portuguese Language - 5th to 8th grade. The discussion focuses the construction of conceptualisation and juxtaposition of central terms in the document: discourse genres, text, utterance, and text type. KEYWORDS: PCNs; discourse genres; text; utterance; type of text.

0.

Introduo

A interdisciplinaridade e/ou transdisciplinaridade nos diferentes campos das cincias aplicadas e na educao um fenmeno cada vez mais freqente e desejvel, dado o seu objeto de trabalho. Entretanto, esse processo implica uma articulao coerente de teorias, princpios e conceitos envolvidos, que nem sempre ocorre ou possvel. Neste trabalho, tem-se por objetivo fazer uma anlise crtica de como se manifesta a articulao de diferentes teorias e conceitos em documentos oficiais de ensino brasileiros, mais especificamente, nos Parmetros Curriculares Nacionais - Lngua Portuguesa do 3o e 4o ciclos (1998b). Considerando que para esse documento a unidade de ensino o texto e o objeto de ensino so os gneros do discurso, priorizou-se, para este trabalho, a apresentao da anlise da definio e articulao dos conceitos de texto e gnero do discurso e outros conceitos a eles relacionados, a saber, enunciado, tipo de texto e seqncia textual. 1. A apresentao dos Parmetros Curriculares Nacionais

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados pela Secretaria de Educao do Ensino Fundamental do Ministrio da Educao e do Desporto a partir da segunda metade da dcada de 90, poca em que muitas secretarias de educao e escolas j tinham ou vinham reestruturando os seus projetos poltico-pedaggicos, tm como finalidade central constiturem uma proposta de reorientao curricular para secretarias de educao, escolas, instituies formadoras de professores e de pesquisa, editoras etc. No documento introdutrio aos PCNs do 3o e 4o ciclos (1998a), l-se que eles nascem da necessidade de se construir uma referncia curricular nacional para o ensino fundamental que possa, de uma parte, ser discutida e incorporada em propostas regionais (nos estados e municpios brasileiros), em projetos educativos nas escolas e nas salas de aula; de outro, garantir a todo aluno do pas o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensveis para a construo da sua cidadania. Para tanto, segundo esse documento, h a necessidade de se redefinir o papel da escola na sociedade brasileira e os objetivos a serem perseguidos no ensino fundamental. Assim sendo, os PCNs tm a inteno de provocar o debate e a reflexo sobre a funo da escola e sobre o qu, quando, como e para qu ensinar e aprender. Por fim, o documento salienta que o desenvolvimento dos PCNs vai ocorrer medida que as escolas os incorporem como sendo seus, ou seja, medida que sejam operacionalizados os princpios propostos pelos PCNs no projeto educativo das escolas. Os PCNs de lngua portuguesa do 3o e 4o ciclos (doravante citados como PCNs apenas) encontram-se divididos em duas grandes partes. A primeira trata da apresentao da rea de Lngua Portuguesa: a concepo de ensino/aprendizagem da linguagem; a noo de discurso e suas condies de produo, de gnero e de texto; a discusso do que ensinar e aprender Lngua Portuguesa na escola; os objetivos gerais e contedos de ensino para o ensino fundamental; a relao dos contedos da disciplina com os temas transversais. A segunda parte orienta-se mais especificamente para o ensino de Lngua Portuguesa no terceiro e quarto ciclos: objetivos de ensino, contedos, tratamento didtico dos contedos, uso de novas tecnologias , questes de ensino/aprendizagem e critrios de avaliao da aprendizagem. 2. Objetivos e contedos de ensino propostos nos PCNs

Como objetivo geral para os diferentes ciclos do ensino fundamental, segundo os PCNs, espera-se que o aluno amplie o domnio ativo do discurso nas diversas situaes comunicativas, sobretudo nas

Rosngela Hammes RODRIGUES

1259

instncias pblicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua insero efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participao social no exerccio da cidadania. (BRASIL. SEF, 1998b:32). O alcance desse objetivo no ensino fundamental ser garantido, de acordo com o documento, pelos objetivos especficos, que giram em torno da organizao e consecuo, pela escola, de um conjunto de atividades que possibilite ao aluno: utilizar a linguagem na escuta e produo de textos orais e na leitura e produo de textos escritos de modo a atender mltiplas demandas sociais, responder a diferentes propsitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condies de produo do discurso; utilizar a linguagem para estruturar a experincia e explicar a realidade, operando sobre as representaes construdas em vrias reas do conhecimento: sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informaes contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes; sendo capaz de operar sobre o contedo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, ndices, esquemas etc.; aumentando e aprofundando seus esquemas cognitivos pela ampliao do lxico e de suas respectivas redes semnticas; analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o prprio, desenvolvendo a capacidade de avaliao dos textos: contrapondo sua interpretao da realidade a diferentes opinies; inferindo as possveis intenes do autor marcadas no texto; identificando referncias intertextuais presentes no texto; percebendo os processos de convencimento utilizados pelo autor para atuar sobre o interlocutor/leitor; identificando e representando juzos de valor tanto socioideolgicos (preconceituosos ou no) quanto histrico-culturais (inclusive estticos) associados linguagem e lngua; reafirmando sua identidade pessoal e social; conhecer e valorizar as diferentes variedades do Portugus, procurando combater o preconceito lingstico; reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicao cotidiana, na elaborao artstica e mesmo nas interaes com pessoas de outros grupos sociais que se expressam por meio de outras variedades; usar os conhecimentos adquiridos por meio da prtica de anlise lingstica para expandir sua capacidade de monitorao das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de anlise crtica. (BRASIL. SEF, 1998b:32-33).

Os contedos para o ensino fundamental so articulados em torno de dois eixos bsicos, o uso da lngua oral e escrita e a reflexo sobre a lngua e a linguagem, considerando que tanto o ponto de partida quanto a finalidade do ensino a produo/recepo de discursos. Em funo desses eixos, os contedos de ensino so organizados em torno de trs princpios organizadores, baseados na proposta de Geraldi para o ensino de Lngua Portuguesa, da dcada de 80: prtica de escuta e de leitura de textos e prtica de produo de textos orais e escritos, articulados no eixo de uso da linguagem oral e escrita; e prtica de anlise lingstica, organizado no eixo de reflexo sobre lngua e linguagem. So propostos os seguintes contedos para o eixo dos usos de lngua oral e escrita, que, segundo o documento, dizem respeito aos aspectos que caracterizam o processo de interlocuo, ou seja, que privilegiariam mais os aspectos enunciativo-discursivos envolvidos na interao verbal: historicidade da linguagem e da lngua; constituio do contexto de produo, representao de mundo e interaes sociais: sujeito enunciador; interlocutor; finalidade da interao; lugar e momento de produo; implicaes do contexto de produo na organizao dos discursos: restries de contedo e forma decorrentes da escolha dos gneros e suportes; implicaes do contexto de produo no processo de significao:

1260

ARTICULAES TERICO-CONCEITUAIS NOS PCNS: UMA ANLISE CRTICA

representaes dos interlocutores no processo de construo dos sentidos; articulao entre texto e contexto no processo de compreenso; relaes intertextuais. (BRASIL. SEF, 1998b:35)

Os contedos do eixo de reflexo, desenvolvidos a partir do eixo do uso, dizem respeito construo de instrumentos para a anlise do funcionamento da linguagem em situaes de interlocuo (nas atividades de escuta, leitura, produo de texto orais e escritos), privilegiando aspectos lingsticos que possibilitem a ampliao da competncia discursiva do sujeito: variao lingstica: modalidades, variedades, registros; organizao estrutural dos enunciados; lxico e redes semnticas; processos de construo de significao; modos de organizao dos discursos. (BRASIL. SEF, 1998b:36)

Esses contedos devero ser distribudos e expandidos nas prticas, de modo a possibilitar os seguintes desdobramentos: a explicitao necessria de sua dimenso procedimental (saber fazer) e a discretizao dos diversos aspectos conceituais envolvidos. A organizao desses contedos dar-se- em funo das necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos em cada ciclo, do grau de complexidade do objeto e em funo do projeto educativo da escola. Para o 3o e 4o ciclos do ensino fundamental, os PCNs propem como objetivo a organizao e o desenvolvimento de um conjunto de atividades que propicie ao aluno desenvolver o domnio da expresso oral e escrita em situaes de uso pblico da linguagem, levando em conta a situao de produo social e material do texto (lugar social do locutor em relao ao(s) destinatrio(s); destinatrio(s) e seu lugar social; finalidade ou inteno do autor; tempo e lugar material da produo e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gneros adequados para a produo do texto, operando sobre as dimenses pragmtica, semntica e gramatical. (BRASIL. SEF. 1998b:49). Para o processo de escuta de textos orais e leitura de textos escritos, dentre os objetivos arrolados, espera-se que o aluno: amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semnticos e gramaticais envolvidos na construo dos sentidos do texto; [...] utilize a linguagem escrita, quando for necessrio, como apoio para registro, documentao e anlise; amplie a capacidade de reconhecer as intenes do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posies ideolgicas sustentadas em seu discurso; saiba selecionar textos segundo seu interesse e necessidade; leia, de maneira autnoma, textos de gneros e temas com os quais tenha construdo familiaridade: selecionando procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a caractersticas do gnero e suporte; desenvolvendo sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposies antecipadoras dos sentidos, da forma e funo do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prvios sobre gnero, suporte e universo temtico, bem como sobre salincias textuais recursos grficos, imagens, dados da prpria obra (ndice, prefcio etc.). [...] (BRASIL. SEF, 1998b:49-50)

Para o processo de produo de textos orais e escritos, dentre os objetivos propostos, espera-se que o aluno: planeje a fala pblica usando a linguagem escrita em funo das exigncias da situao e dos objetivos estabelecidos; considere os papis assumidos pelos participantes, ajustando o texto variedade lingstica adequada; [...] monitore seu desempenho oral, levando em conta a inteno comunicatica e a reao dos interlocutores e reformulando o planejamento prvio, quando necessrio; [...] redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir: a relevncia das partes e dos tpicos em relao ao tema e propsito do texto; a continuidade temtica[...];

Rosngela Hammes RODRIGUES

1261

utilize com propriedade e desenvoltura os padres da escrita em funo das exigncias dos gneros e das condies de produo; analise e revise o prprio texto em funo dos objetivos estabelecidos, da inteno comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo tantas quantas forem as verses necessrias para considerar o texto produzido bem escrito. (BRASIL. SEF, 1998b:5152)

Alguns dos contedos previstos para a escuta de textos orais, leitura de textos escritos e produo de texto orais e escritos para o 3o e 4o ciclos so: compreenso dos gneros do oral previstos para os ciclos articulando elementos lingsticos a outros de natureza no-verbal; [...] explicitao de expectativas quanto forma e ao contedo do texto em funo das caractersticas do gnero, do suporte, do autor etc.; seleo de procedimentos de leitura em funo dos diferentes objetivos e interesses do sujeito [...] e das caractersticas do gnero e suporte; [...] levantamento e anlise de indicadores lingsticos e extralingsticos presentes no texto para identificar as vrias vozes do discurso e o ponto de vista que determina o tratamento dado ao contedo; [...] seleo, adequada ao gnero, de recursos discursivos, semnticos e gramaticais, prosdicos e gestuais; [...] redao de textos considerando suas condies de produo: finalidade; especificidade do gnero; lugares preferenciais de circulao; interlocutor eleito; [...] utilizao de mecanismos discursivos e lingsticos de coerncia e coeso textuais, conforme o gnero e os propsitos do texto. [...](BRASIL. SEF, 1998b:55-59)

Nesse contexto, os PCNs ratificam o texto como a unidade bsica de ensino e os gneros do discurso como os objetos de ensino. A diversidade de gneros e textos deve se priorizada, segundo o documento, no somente pela sua relevncia social, mas tambm pelo fato de que os textos pertencentes a diferentes gneros so organizados de diferentes formas. Na relao de gneros apresentados para o 3o e 4o ciclos, so priorizados aqueles envolvem os usos pblicos da linguagem, aqueles cujo domnio necessrio para a participao social em uma sociedade letrada. Assim, os gneros apresentados como objeto de ensino/aprendizagem para as prticas de escuta, leitura, produo textual oral e escrita esto agrupados, em funo da sua circulao social, em gneros literrios, de imprensa, publicitrios, de divulgao cientfica. 3. Anlise da articulao terica dos conceitos de texto e gnero nos PCNs

Considerando que os interlocutores dos PCNs so os professores e que os conceitos apresentados podem no fazer parte da formao acadmica desses profissionais, a questo que se prope como os conceitos de texto e gnero do discurso, tomados com a unidade e o objeto de ensino/aprendizagem, respectivamente, so explorados no documento, qual a sua base terica e como esses termos so conceituados e articulados na proposta. Como j destacado anteriormente, os PCNs se dividem em duas partes, a apresentao da rea de Lngua Portuguesa e a discusso da Lngua Portuguesa no terceiro e quarto ciclos. A discusso da base terica e, portanto, dos conceitos de texto e gnero realizada mais especificamente na primeira parte do documento, em especial, na seo Discurso e suas condies de produo: gnero e texto. A anlise global da apresentao desses conceitos e da bibliografia apresentada mostram a sua filiao Lingstica Textual e Teoria Enunciativo-discursiva Bakhtiniana, com predominncia da primeira sobre a segunda, constituindo-se esta, muitas vezes, como um acrscimo s concepes da Lingstica Textual e no como elemento fundante para a definio dos conceitos apresentados e sua implicao nas propostas didticopedaggicas. Ainda, pela anlise da apresentao terica do documento e das referncias, percebe-se que as noes da Teoria Bakhtiniana entram nos PCNs a partir da leitura que o grupo de Genebra (Bronckart, Dolz e Schneuwly e outros) realiza dessa teoria. Um outra observao que se faz a respeito dos PCNs que, no conjunto das consideraes tericas, pouco espao se reserva para a discusso de conceitos centrais proposta, como gnero, texto, lngua, discurso, escuta e leitura, produo textual e letramento (a meno aqui se refere ao tratamento terico desses conceitos e no ao didtico-pedaggico). Ora determinados termos so conceituados marginalmente, pressupondo-se, nesse caso, um professor com conhecimento prvio das teorias implicadas, que circulam muitas vezes somente na esfera cientfica; ora so apresentados de maneira

1262

ARTICULAES TERICO-CONCEITUAIS NOS PCNS: UMA ANLISE CRTICA

excessivamente simplificada, pressupondo-se, nesse caso, um professor nem um pouco familiarizado com esses termos e que precisa ser instrudo. Por exemplo, a noo de letramento, essencial para a discusso das questes scio-discursivas que envolvem a leitura e a produo textual escrita, desconhecida para muitos professores, aparece definida somente em nota de rodap. Ainda, proporcionalmente, parece que dado mais destaque, por exemplo, variao lingstica do que aos conceitos mencionados. Quanto variao lingstica, esta quase que subordinada s questes regionais e sociais, excluindo-se os gneros do discurso como uma grande fora social de estratificao de uma lngua - junto com o fator social e outros -, como observa Bakhtin (1993), e que se manifesta nos diferentes estilos dos gneros. No caso da simplificao dos conceitos, o objetivo do documento no atingido, pois a definio e explicitao no suficiente para garantir a sua apropriao pelos professores. Silva (2001, a partir de pesquisa na rea de formao de professores, demonstra o problema de compreenso dos docentes face aos conceitos apresentados nos PCNs: [...] os problemas de leitura que pudemos observar durante as interaes no decorrem de uma possvel falta de habilidade das professoras todas tinham experincia de leitura com gneros variados, inclusive com textos tericos - mas de uma falha textual, pois, ao tentar simplificar os conceitos, o documento transforma-se num aglomerado de noes mal formuladas e incompreensveis. (Silva, 2001:102) Voltando ao objetivo central do trabalho, ou seja, anlise da definio e articulao dos conceitos de texto e gnero nos PCNs, encontra-se a seguinte definio: (1) O discurso, quando produzido, manifesta-se lingisticamente por meio de textos. O produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo, qualquer que seja sua extenso, o texto, uma seqncia verbal constituda por um conjunto de relaes que se estabelecem a partir da coeso e da coerncia. Em outra palavras, um texto s um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global. Caso contrrio no passa de um amontoado aleatrio de enunciados.[...] Todo texto se organiza dentro de determinado gnero em funo das intenes comunicativas, como parte das condies de produo dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam. Os gneros so, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estveis de enunciados, disponveis na cultura. So caracterizados por trs elementos: contedo temtico: o que ou pode se tornar dizvel por meio do gnero; construo composicional: estrutura particular dos textos pertencentes ao gnero; estilo: configuraes especficas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posio enunciativa do locutor; conjunto particulares de seqncias que compem o texto etc. (BRASIL. SEF. 1998b:21, grifos itlico e negrito - meus) Como se pode perceber (em especial, a partir das partes destacadas em itlico), embora no citada formalmente no documento a origem da fonte terica, a noo de texto construda a partir da Lingstica Textual e a de gnero do discurso a partir da Teoria Enunciativo-discursiva Bakhtiniana. A definio de gneros do discurso, na sua essncia, remete ao livro Esttica da Criao Verbal (Bakhtin, 1997), mesmo que no documento a sua definio seja feita pelo vis da leitura do grupo de Genebra, e a de texto caracterstica dos trabalhos na rea de Lingstica Textual, como se pode ver nas citaes a seguir: Una funcin determinada (cientfica, tcnica, periodstica, oficial, cotidiana) y unas condiciones determinadas, especficas para cada esfera de la comunicacin discursiva, generan determinados gneros, es decir, unos tipos temticos, composicionales y estilsticos de enunciados determinados y relativamente estables.[...] Nos expresamos nicamente mediante determinados gneros discursivos, es decir, todos nuestros enunciados posen unas formas tipicas para la estructuracin de la totalidad, relativamente estables. (Bakhtin, 1996:252-268, grifo do autor) No primeiro momento [as autoras referem-se aos trs momentos da LT], a pesquisa circunscrevese, ainda, a enunciados ou seqncias de enunciados, partindo-se, pois, destes em direo ao texto, definido, por exemplo, por Isenberg (1970) como seqncia coerente de enunciados. Seu principal objetivo o de estudar os tipos de relao que se podem estabelecer entre os diversos

Rosngela Hammes RODRIGUES

1263

tipos de enunciados que compem uma seqncia significativa. (Fvero; Koch, 1988:13, grifo das autoras) Textualidade ou textura o que faz de uma seqncia lingstica um texto e no uma seqncia ou um amontoado aleatrio de frases ou palavras. (Koch; Travaglia, 1989:26) A justaposio acrtica dos conceitos de texto e gnero, provindos de diferentes perspectivas tericas, produz srias incoerncias terico-conceituais, que, se at podem ser acomodadas por leitores especializados nessas reas de conhecimento, so uma barreira intransponvel para a leitura do professor. A primeira incoerncia que se pode destacar encontra-se em uma mesma pgina do documento, na citao feita anteriormente. Como interpretar o conceito de enunciado, que aparece na definio de texto e de gnero, mas com sentidos distintos nas duas teorias fontes (ver os negritos na citao)? Para a Lingstica Textual, o enunciado uma unidade menor que o texto, visto que, na definio desses conceitos, o texto concebido como sendo composto por uma conjunto coerente de enunciados. Aqui, o termo enunciado remete dicotomia proposta por determinadas teorias da linguagem, inclusive certas teorias da enunciao, que a dicotomia entre enunciado e frase, em que a frase uma unidade da lngua e o enunciado a manifestao concreta dessa frase (frase + sua enunciao em um contexto = enunciado). Enquanto a frase reitervel, pois, como unidade da lngua e estruturada de acordo com os princpios da gramtica, passvel de um sem-nmero de realizaes, o enunciado sempre nico, pois diferente a cada enunciao da frase. Nesse sentido que se tem, na definio de texto na Lingstica Textual, ora a expresso seqncia de enunciados, ora seqncia de frases, como se pde observar nas citaes anteriores. A concepo de enunciado como unidade menor que texto pode ser encontrada ainda em outros lugares dos PCNs, como na seo Contedos do ensino de Lngua Portuguesa e Contedos e procedimentos subjacentes s prticas de linguagem, onde se l: (2) Os contedos do eixo REFLEXO, desenvolvidos sobre os do eixo USO, referem-se construo de instrumentos para anlise do funcionamento da linguagem em situaes de interlocuo, na escuta, leitura e produo, privilegiando-se alguns aspectos que possam ampliar a competncia discursiva do sujeito. So estes: 1. variao lingstica: modalidades, variedades, registros; 2. organizao estrutural dos enunciados [...]. (BRASIL. SEF. 1998b:36, grifos meus) (3) O grau de complexidade do objeto refere-se, fundamentalmente, dificuldade posta para o aluno ao relacionar-se com os diversos aspectos do conhecimento discursivo e lingstico nas prticas de recepo e produo de linguagem: determinao do gnero e das condies de produo do texto [...]; organizao sinttica dos enunciados (tamanho das frases, ordem dos constituintes, inverso, deslocamento, relao de coordenao e subordinao [...]. (BRASIL. SEF. 1998b:37, grifos meus) (4) [...] contedos para as prticas de escuta e leitura de textos [...]. Leitura de textos escritos: [...] articulao dos enunciados estabelecendo a progresso temtica, em funo das caractersticas das seqncias predominantes (narrativa, descritiva, expositiva, argumentativa e conversacional) e de suas especificidades no interior do gnero [...]. (BRASIL. SEF. 1998b:53-56, grifos meus) Como se pode perceber, a definio da noo de enunciado nos PCNs a da Lingstica Textual, que se choca com a noo de enunciado de Bakhtin, um dos conceitos centrais na sua teoria dialgica da linguagem, e que aparece mencionado, no documento, na definio dos gneros do discurso. Embora Bakhtin tambm compare e diferencie a frase/orao e a palavra como unidades da lngua e o enunciado como unidade do discurso, a sua concepo de enunciado no est em oposio ao conceito de frase, nem uma unidade menor que o texto. A dicotomia que estabelece justamente entre texto e enunciado. Assim sendo, o enunciado no uma unidade menor que texto, o que provocaria um conceito estranho de gnero. No entanto, essa a nica noo de gnero que se pode tentar inferir a partir da justaposio desses conceitos nos PCNs. O gnero seria, nessa interpretao, uma unidade tpica menor do que o texto. Assim, considerando a noo de enunciado da Lingstica Textual, como relacionar o conceito de texto ao de gnero, se este uma unidade menor que o texto? Como estabelecer a relao entre o gnero romance e o texto pertence ao gnero romance, se o gnero visto como uma unidade menor que texto?

1264

ARTICULAES TERICO-CONCEITUAIS NOS PCNS: UMA ANLISE CRTICA

Para Bakhtin (1997), o discurso (a lngua em sua integridade concreta e viva) s pode existir na forma de enunciados concretos e singulares, pertencentes aos falantes de uma ou outra esfera da atividade e da comunicao humanas. Assim, o enunciado a unidade concreta e real da comunicao discursiva. Por isso, na sua concepo dialgica da linguagem, cada enunciado ao mesmo tempo visto como uma unidade (pois nico e irrepetvel) e elo (pois constitui-se a partir de outros enunciados, dirigido reao-resposta ativa do interlocutor) da cadeia da comunicao discursiva. A partir das caractersticas constitutivas do enunciado (a alternncia dos sujeitos discursivos, a expressividade e a conclusividade calculada a partir do tratamento exaustivo do sentido do objeto do enunciado, da vontade discursiva do falante e do prprio gnero do discurso que permite com que se tome uma reao-resposta face ao enunciado), o autor estabelece a diferena entre o enunciado e a orao/frase e a palavra, consideradas como unidades da lngua (sistema). A orao/frase no se delimita pela alternncia dos falantes, no tem contato direto com a realidade extra-verbal, no possui plenitude de sentido, nem capaz de produzir uma reao-resposta; possui natureza e limites gramaticais, relaciona-se com outras oraes dentro da totalidade do enunciado, sua relao com a realidade extra-verbal realiza-se somente atravs do enunciado; ela no expressiva, pois a expressividade uma caracterstica do enunciado, a lngua somente dispe dos recursos (capacidade inferior de significar) para a manifestao da expressividade, que s se concretiza no enunciado concreto; possui natureza e limites gramaticais, mas no possui plenitude de sentido, nem a capacidade de provocar uma reao-resposta. Quando a orao/frase adquire as propriedades do enunciado, j no se est mais diante de uma orao, mas de um enunciado constitudo verbalmente de uma nica orao. Assim sendo, poder-se-a dizer que para Bakhtin o enunciado composto, na sua dimenso verbal, por uma seqncia de frases, o que aproxima o seu conceito de enunciado ao de texto da Lingstica Textual. Para o autor, o enunciado composto de duas parte inextricveis, a suas dimenso verbal e a sua dimenso social. A situao de produo, portanto, no um elemento envolvente do texto, como em muitas outras teorias, mas constitutivo do enunciado. A dimenso social a prpria situao social do enunciado. Assim, todo enunciado tem um horizonte temtico, apreciativo (acento de valor), temporal e espacial e uma posio de autor e destinatrio (interlocutor). Na teoria bakhtiniana, tem-se a oposio entre enunciado e texto. Essa diferena de perspectiva entre enunciado e texto pode ser encontrada, mais ou menos enfatizada, em diferentes textos do autor: Cada enunciado aislado representa un eslabn en la cadena de la comunicacin discursiva. Sus fronteras son precisas y se definen por el cambio de los sujetos discursivos (hablantes), pero dentro de estas fronteras, el enunciado, semejantemente a la mnada de Leibniz, refleja el proceso discursivo, los enunciados ajenos, y, ante todo, los eslabones anteriores de la cadena (a veces los ms prximos, a veces - en las esferas de la comunicacin cultural - muy lejanos) (Bakhtin, 1997:283-284) El enunciado no existe realmente fuera de esta actitud [atitude imediata frente realidade e ao falante real] (slo existe en tanto que texto). Tan slo un enunciado puede ser correcto o incorrecto, verdadero, autntico, falso, bello, justo, etctera. [...] La lingstica se enfrenta al texto, no a la obra. Aquello que la lingstica enuncia sobre la obra se aporta ilcitamente y no es consecuencia de un anlisis estrictamente lingstico. [...]. Si simplificamos un poco, se podra decir que las relaciones exclusivamente lingsticas (o sea, el objeto de la lingstica) representan relaciones entre los signos en los lmites de la lengua o de un texto (esto es, se trata de relaciones sistmicas o lineares entre los signos). Los nexos que se establecen entre los enunciados y la realidad, entre el enunciado e el sujeto hablante real y entre el enunciado y otros enunciados reales [...], nunca pueden llegar a ser objeto de la lingstica. Los signos separados, los sistemas lingsticos o el texto en tanto que unidad sgnica nunca pueden ser verdaderos ni falsos ni bellos, etctera. (Bakhtin, 1997:314-316, grifos do autor). El enunciado como una totalidad no puede ser definido en trminos de la lingstica o de la semitica. El trmino texto no corresponde en absoluto a la esencia de um enunciado entero. (BAKHTIN, 1997:357) Em sntese, pode dizer que, para o autor, a questo de se estar diante de um enunciado ou de um texto depende do olhar do analista. Abstraindo-se a situao de interao do enunciado, est-se diante de um texto, visto imanentemente como um conjunto coerente de signos (enunciado situao social de interao = texto; texto + situao social de interao = enunciado). Como se discutiu em um trabalho anterior,

Rosngela Hammes RODRIGUES

1265

Parafraseando a distino que Bakhtin estabelece entre discurso e lngua (objeto da lingstica), que se designou como lngua-discurso e lngua-sistema, o texto, visto na sua integridade concreta e viva, e no o texto como objeto da lingstica, faz dele um enunciado. Como no caso da dupla orientao para a lngua, pode-se adotar a dupla orientao para com o texto: o texto sistema e o texto enunciado. mais especificamente em El problema del texto en la lingstica, la filologa y otras ciencias humanas. Ensayo de anlisis filosfico que o autor coloca que dois aspectos determinam um texto como um enunciado: o seu projeto discursivo e a realizao desse projeto, sendo que a inter-relao entre eles imprime o carter do texto. Assim, o texto, como enunciado, tem uma funo ideolgica particular, tem autor e destinatrio, mantm relaes dialgicas com outros textos etc., isto , tem as mesmas caractersticas do enunciado, pois concebido como tal. (Rodrigues, 200:61-62) Essa diferena de perspectiva terica diante da linguagem, aqui diante do discurso e da lngua, do enunciado e do texto, pode ser observada no quadro a seguir: Figura 1: A relao entre discurso e lngua, enunciado e texto

Plo 1 texto lngua Plano da lngua TEXTO Plano do discurso enunciado discurso (+situao social e interlocutores) (- situao social e interlocutores)

Plo 2

Fonte: A constituio (Rodrigues, 200:63)

e o funcionamento do gnero jornalstico artigo: cronotopo e dialogismo.

Voltando anlise dos PCNs, a mesma justaposio acrtica, nem sempre coerente, das noes de enunciado ocorre tambm na apresentao dos gneros do discurso e sua articulao com outros conceitos, como tipo de texto, seqncia textual, provindos de diferentes quadros tericos, pode ser observado nas seguintes passagens: (5) [...] a representao dos contedos , mais do que inevitvel, necessria, e a ela devem corresponder sucessivos aprofundamentos, tanto no que diz respeito aos gneros textuais privilegiados quanto aos contedos referentes s dimenses discursiva e lingstica que sero objetos de reflexo. (BRASIL. SEF. 1998b:66-67, grifos meus) (6) No processo de produo de textos escritos, espera-se que o aluno: redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir: a relevncia das partes e dos tpicos em relao ao tema e propsitos do texto; a continuidade temtica [...]. (BRASIL. SEF. 1998b:51, grifos meus) (7) Os gneros so, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estveis de enunciados, disponveis na cultura. So caracterizados por trs elementos: [...] estilo: configuraes especficas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posio enunciativa do locutor; conjunto particulares de seqncias que compem o texto etc. (BRASIL. SEF. 1998b:21, grifos meus) (8) Contedos da prtica de anlise lingstica: Reconhecimento das caractersticas dos diferentes gneros de texto, quanto ao contedo temtico, construo composicional e ao estilo:

1266

ARTICULAES TERICO-CONCEITUAIS NOS PCNS: UMA ANLISE CRTICA

reconhecimento do universo discursivo dentro do qual cada texto e gneros de texto se inserem, considerando as intenes do enunciador, os interlocutores, os procedimentos narrativos, descritivos, expositivos, argumentativos e conversacionais que privilegiam, e a intertextualidade (explcita ou no); [...] anlise das seqncias discursivas predominantes (narrativa, descritiva, expositiva, argumentativa e conversacional) e dos recursos expressivos recorrentes no interior de cada gnero [...].(BRASIL. SEF. 1998b:59-60, grifos meus)

Nas citaes 5, 6 e 8, h uma ambigidade: os termos gneros textuais, gneros de texto e tipos de texto so usados como sinnimos de gnero do discurso? A anlise do uso desses termos nos PCNs indica que se trata de uma caso de sinonmia, mas que pode provocar conflitos conceituais para o interlocutor do documento, como com o termo tipo de texto, usado em textos tericos na rea de ensino como elemento distinto da noo de gnero, designando, nesse caso, a tipologizao das seqncias textuais. Por fim, observa-se a mesclagem das seqncias textuais aos gneros do discurso: includos explicitamente no estilo do gnero (7) ou no conjunto dos elementos de anlise do gnero (8). A associao dos tipos de seqncias de texto noo de gnero do discurso no pode ser feita de modo mecnico, pois essas noes vm de quadros conceituais diferentes: as seqncias lanam o olhar sobre determinados aspectos estruturais de esquemas cognitivos e fragmentos lingstico-textuais; os gneros, sobre o carter dialgico do enunciado (o seu papel e lugar na interao social). A possibilidade ou no da articulao desses conceitos mereceria um maior aprofundamento. De qualquer modo, feita acriticamente em um documento destinado a definir parmetros para o trabalho com a linguagem em sala de aula torna-se ainda mais problemtica, pois, ao invs de esses termos funcionarem como norteadores do trabalho do professor, so elementos que causam confuso terico-metodolgica. Ambas as teorias, a Lingstica Textual e a Teoria Enunciativo-discursiva Bakhtiniana, tm contribuies efetivas para o trabalho com as prticas de linguagem em sala de aula. As observaes aqui levantadas no se referem ao valor predominante de uma sobre a outra para as questes de ensino, mas ao modo mecnico e acrtico como foram feitas as definies e articulaes de conceitos dessas teorias, o que provocou a presena de situaes de incoerncia terica nos PCNs (a esse respeito, ver tambm as consideraes de Brait (2000)). 4. Consideraes finais A anlise em torno dos conceitos centrais para o ensino/aprendizagem da Lngua Portuguesa tal como abordados pelos PCNs - texto, gnero e, por conseqncia, enunciado, tipo de texto e seqncia textual objetivou apreender a sua filiao terica e a sua articulao terico-metodolgica no documento analisado. Os resultados da anlise apontam para as incoerncias apresentadas nos PCNs, em funo da juno acrtica das definies desses termos, e o problema que isso provoca na operacionalizao desses documentos de ensino, includa aqui a leitura do professor. Esses problemas levantados tornam incompreensveis os elementos centrais da proposta, o texto e os gneros. Como j se ressaltou, se os conflitos e incoerncias terico-conceituais podem ser acomodados por leitores especializados nessas reas do conhecimento, j no se pode fazer a mesma projeo para os interlocutores previstos para os PCNs, os professores do Ensino Fundamental, que, muitas vezes, tm no documento a principal ou nica fonte de leitura terica.

RESUMO: Nesta comunicao, tem-se por objetivo apresentar alguns resultados de pesquisa da anlise dos Parmetros Curriculares Nacionais: Lngua Portuguesa - 3o e 4o ciclos. A discusso centra-se em torno da problemtica de como se constri a conceituao e justaposio de termos considerados centrais no documento: gneros do discurso, texto, enunciado e tipo de texto. PALAVRAS-CHAVE: PCNs; gneros do discurso; texto; enunciado; tipos de texto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAKHTIN, Mikhail M. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. 3. ed. So Paulo: Ed. Unesp/Hucitec, 1993. ______. Esttica da criao verbal. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

Rosngela Hammes RODRIGUES

1267

BRAIT, Beth. PCNs, gnero e ensino de lngua: faces discursivas da textualidade. In: Rojo, Roxane H. R. (Org.). A prtica de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. So Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000. p. 13 - 23. BRASIL. SEF. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introduo aos parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1998a. ______. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa. Braslia: MEC/SEF, 1998b. FVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore. Lingstica Textual: introduo. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1988. KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, LUIZ Carlos. Texto e coerncia. So Paulo: Cortez, 1989. RODRIGUES, Rosngela Hammes. A constituio e o funcionamento do gnero jornalstico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 347f. Tese (Doutorado em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Ps-Graduados em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. SILVA, Simone Bueno Borges da. Os Parmetros Curriculares Nacionais e a formao do professor: quais as contribuies possveis? In: KLEIMAN, ngela B. (Org.). A formao do professor: perspectivas da lingstica aplicada. Campinas, SP: Mercado de letras, 2001. p. 95-113.

Anda mungkin juga menyukai