Anda di halaman 1dari 11

Grupo 4

Durkheim: vida, obras e contribuies.

Belo Horizonte 2012

Grupo 4

Durkheim: vida, obras e contribuies.

Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia, na primeira srie do Ensino Mdio no colgio Chromos, como requisito necessrio para obteno de pontuao satisfatria em trabalho sobre individuo citado. Orientador: Aulus Augustus

Belo Horizonte 2012

Sumrio

1:Introduo..................................................................................4 2:Biografia....................................................................................5,6 3:Principais Obras........................................................................7

4:Principais Ideias........................................................................8

5:Contribuies............................................................................9 6:Concluso.................................................................................10

7:Relatrio....................................................................................11

Introduo
Emile Durkheim, nascido em 15 de abril de 1858, foi o primeiro professor de Sociologia da Frana, aps publicar sua segunda obra literria, As Regras do Mtodo Sociolgico e fundar o primeiro departamento de sociologia Europeu. Durkheim estudava primeiramente o comportamento social em grande escala, acreditando ter melhores resultados observando fenmenos sociais em grupo do que fenmenos individuais. Durkheim queria saber como a sociedade mantinha sua integridade e coerncia na modernidade, sendo que laos religiosos e sociais no eram mais obrigatrios como em tempos passados. Durkheim tambm se ocupava em defender a sociologia como cincia legitima, que na poca ainda no era aceita totalmente como tal. Ele acreditava que a sociologia era uma cincia para o estudo de grupos ao invs de indivduos, e que a mesma era voltada para descobrir fatos scias. Graas as suas contribuies, Durkheim considerado um dos pais e arquitetos da sociologia moderna, juntamente com Karl Marx e Max Weber.

Emile Durkheim

Biogrfi
Emile Durkheim, nascido em 1858, originou de uma famlia de judeus. Seus avs e pai haviam sido rabinos, mas apesar disso, Durkheim escolheu no seguir o caminho de seus antecessores. Ao invs disso, escolheu dedicar sua vida e trabalho a provar que fenmenos religiosos eram consequncia de fatores sociais, e no de fatores divinos. Apesar de Durkheim no seguir nos passos de sua famlia, ele nunca cortou seus laos com a comunidade judaica, e alguns de seus melhores colaboradores e estudantes eram relativos judeus. Durkheim era um estudante precoce. Apesar de somente conseguir entrar em sua universidade de escolha (LAnn Sociologique) na sua terceira tentativa, a sua sala possuiu alguns dos mais brilhantes indivduos do sculo 19. Na poca, a cincia social no fazia parte do currculo escolar francs. Durkheim no se interessava pelo estudo humanstico, e voltou sua ateno para psicologia e filosofia, tica, e por fim, sociologia. Ele foi o segundo melhor colocado em sua classe aps terminar seu curso de filosofia em 1882. De 1882 a 1887, Durkheim ensinou filosofia em vrias escolas provinciais em Paris. Em 1885 ele se mudou para a Alemanha, onde estudou Sociologia em Malburg, Berlin e Lezpig.

Em 1887, Durkheim se casou com Louise Dreyfus, e teve dois filhos: Marie e Andr.

Em 1902, Durkheim finalmente atingiu uma das suas metas de conseguir uma posio de alta influencia em Paris apos ser nomeado diretor da educao em Sobborne (Universidade de Paris). Isto permitiu a Durkheim influenciar o currculo escolar de Paris e implementar Sociologia como uma matria obrigatria na universidade. Como universidades francesas eram instituies voltadas para o treinamento de novos professores, Durkheim tambm conseguiu influenciar uma nova gerao de professores. A primeira guerra mundial teve um efeito psicolgico terrvel em Durkheim. A maioria de seus estudantes era convocada para lutar pelo seu pas, e morriam nas trincheiras. O seu prprio filho, Andr, morreu por tal causa em dezembro de 1915. Durkheim nunca conseguiu se recuperar dessas perdas, ficando emocionalmente arrasado. Finalmente, Durkheim morreu em 1917 por um sbito acidente vascular cerebral, uma doena que interrompe rapidamente as funes do crebro devido a uma perturbao no trajeto sanguneo no crebro. O seu tumulo est a mostra no cemitrio Montparnasse em Paris.

Tumulo de Durkheim, em Paris.

Principis Obrs
Durante sua carreira, Durkheim produziu vrias obras literrias que analisavam diferentes aspectos do comportamento social em massa. Seguem duas de suas obras mais importantes:

A Diviso do Trabalho Social:

seu primeiro grande trabalho sociolgico. Durkheim descreve como a ordem social dividida em duas formas de solidariedade distintas, uma mecnica e outra orgnica. Ele descreve que na antiguidade, as pessoas se comportavam de forma muito mais mecnica, j que as leis ainda eram mal definidas e a ordem devia ser mantida de forma rdua e penal, devido aos fracos laos sociais da poca. Em oposio modernidade, onde a economia e as leis transformaram os laos sociais e a forma de como a lei pune os seus agressores.

As Regras do Mtodo Sociolgico: uma das obras


que definiu a sociologia como cincia em seus primeiros dias. Durkheim usou o livro como seu manifesto, explicando as regras da sociologia, e afirmando como a mesma se diferenciava de outras cincias, como a filosofia e psicologia, por lidar com fenmenos sociais em larga escala que podiam ser estudados e catalogados. Os argumentos de Durkheim foram discutidos com tanto fervor que eram considerados revolucionrios na poca.

Principis Ideis
Durkheim, em sua carreira, sempre se preocupou com trs assuntos principais:

Estabelecer a sociologia como uma disciplina acadmica. Analisar como a sociedade conseguia manter sua integridade e coerncia na era contempornea. Analisar as implicaes do conhecimento cientifico.

Para cumprir suas metas, ele escreveu sobre o efeito das leis, religio, educao e outros na sociedade e na integrao social. Conseguiu garantir a sociologia como cincia definitivamente aps fazer o argumento de que a observao da sociedade devia ser feita atravs de comparaes de vrios grupos sociais ao invs de fatos independentes de um nico indivduo, j que tais fatos muitas vezes se relacionavam ao observador, mas comparaes englobavam a sociedade como um todo, tornando assim todo observador um imparcial a tais fenmenos. Muitos criticavam Durkheim pela sua falta de experincia no campo; o Socilogo mal viajava, e baseava sua tese em sociedades que nunca observara de perto.

Contribuioes
Durkheim publicou vrias obras ao percurso de sua vida: A Diviso do Trabalho Social (1892) As Regras do Mtodo Sociolgico (1893) Na Normalidade do Crime (1895) O Suicdio (1897) A Proibio do Incesto e suas Origens (1897) A Sociologia e o seu Domnio Cientifico (1900) As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912) Quem Queria a Guerra? (1914) Alemanha Acima de Todos (1915)

Durkheim tambm inventou o termo Fato Social, que ele usou extensivamente em sua carreira. Um fato social um termo usado para descrever um fenmeno que acontece espontaneamente em sociedade, que pode ser observado quando vrios grupos sociais com leis e costumes diferentes interagem entre si em uma mesma esfera social. Por exemplo, o fato de que ladres sempre vo fugir de policiais, ou o fato de que famlias catlicas sempre vo a igreja aos domingos. Durkheim fundou o Departamento Europeu de Sociologia, e em 1898, criou o jornal LAnn Sociologique (O Ano da Sociologia).

Concluso
Emile Durkheim foi uma das mais brilhantes mentes a inovar o campo educacional no sculo 19. Aps lutar pela meta de implementar a Sociologia como cincia e matria no currculo escolar, pode-se notar que sua conquista aparente at hoje, com a maioria das escolas ao redor do mundo possuindo tal matria em seus currculos. Durkheim tambm escreveu vrias obras que so usadas como referencia at hoje. Por ter uma influencia to grande no campo educacional francs na poca, Durkheim considerado um dos fundadores da Sociologia moderna.

Reltorio
Andr se encarregou de desenvolver a parte escrita do trabalho. Menacho se encarregou de produzir a apresentao de Power Point requerida no dia da apresentao do trabalho. Rafael e Heitor se encarregaram de apresentar no dia do trabalho, sendo obrigao de Andr lhes enviar uma cpia do trabalho escrito e obrigao de Menacho lhes enviar uma cpia da apresentao de Power Point. Nesta data presente (08 de Abril de 2012), o trabalho escrito ainda tem de ser enviado para os membros encarregados da apresentao, porem o grupo todo est desempenhando seu papel como planejado.

Anda mungkin juga menyukai