Anda di halaman 1dari 40

Medio de Temperatura

Profa. Michelle Mendes Santos

Mtodos de Medio
Podemos dividir os medidores de temperatura em dois grandes grupos, conforme a tabela abaixo: 1 grupo (contato direto) Termmetro a dilatao:
de lquidos de slido

Termmetro a presso de lquido:


de gs de vapor

Termmetro a par termoeltrico Termmetro resistncia eltrica 2 grupo (contato indireto) Pirmetro ptico Pirmetro fotoeltrico Pirmetro de radiao Termovisores

Medidores com contato

Medidores sem contato

Medio de Temperatura

Termmetro Bimetlico
A operao deste tipo de termmetro se baseia no fenmeno da dilatao linear dos metais com a temperatura.Na prtica a lmina bimetlica enrolada em forma de espiral ou hlice, o que aumenta mais ainda a sensibilidade do sistema conforme a figura. O termmetro mais usado o de lmina bimetlica helicoidal. E consiste de um tubo bom condutor de calor, do interior do qual fixada um eixo que por sua vez recebe um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Normalmente o eixo gira de um ngulo de 270 para uma variao de temperatura que cubra toda a faixa do termmetro.

Termmetro Bimetlico

Termmetro a Presso de Vapor

Termmetro de Resistncia
O princpio de medio de temperatura por meio de termmetros de resistncia, repousa essencialmente sobre a medio de variao da resistncia eltrica de um fio metlico em funo da temperatura. A relao matemtica entre a resistncia de um condutor e sua temperatura dada pela frmula aproximada: R = Ro (1 + t) Onde: R = resistncia a XXC. Ro = resistncia a 0C. = coeficiente de variao de resistncia do metal com a temperatura. t = temperatura.

Termmetro de Resistncia

Termmetro de Resistncia Caractersticas Desejveis:


O tipo de metal utilizado na confeco de bulbos sensores de temperatura, deve possuir caractersticas apropriadas, como:
Maior coeficiente de variao de resistncia com a temperatura (1, 2, ... n), quanto maior o coeficiente, maior ser a variao da resistncia para uma mesma variao de temperatura, tornando mais fcil e precisa a sua medio. Maior resistividade, isto , para pequenas dimenses de fio uma alta resistncia inicial. Estabilidade do metal para as variaes de temperatura e condies do meio (resistncia corroso, baixa histerese, etc.). Linearidade entre a variao de resistncia e a temperatura, produzindo escalas de leitura de maior preciso e com maior comodidade de leitura.

Termmetro de Resistncia

Termmetro de Resistncia
No Brasil usa-se normalmente a norma DIN-IEC 751/85 que estabelece para termmetros de resistncia de platina o valor de 100,00 a 0C, e de 138,50 a 100C. Este sensor chama-se PT100. Os metais utilizados com maior frequncia na confeco de termo resistncia so:
PLATINA - faixa - 200 600C (excepcionalmente 1200C) - Ponto de Fuso 1774C. NQUEL - faixa - 200 300C - Ponto de Fuso 1455C. COBRE - faixa - 200 120C - Ponto de Fuso 1023C.

Termmetro de Resistncia
A exatido dos termmetros de resistncia, quando corretamente instalados, grande, pode atingir a 0,01C. Normalmente as sondas utilizadas industrialmente apresentam uma preciso de 0,5C. Para pequenas faixas de temperatura um coeficiente mdio , variao de resistncia, pode ser utilizado. Porm, para faixas mais amplas, necessita-se a introduo dos coeficientes de ordem superior, para uma maior aproximao curva real de radiao R versus T.

Termmetro de Resistncia Classe de Exatido

Termmetro de Resistncia Tempo de Resposta

Termmetro de Resistncia Bainha de Proteo

A escolha do material da bainha fundamental para a vida til do termorresistor com isolao mineral, pois se a bainha resistir s condies do ambiente agressivo, o termoelemento tambm resistir

Termmetro de Resistncia Bainha de Proteo

Termopar
A experincia de um fsico chamado Thomas Seebeck demonstrou que, em circuito fechado, formado por dois fios de metais diferentes, haver uma diferena de potencial entre as extremidades desse fio que proporcional diferena de temperatura entre a juno e as extremidades dos fios.

Termopar
Principais Qualidades Requeridas por um Termopar:
Desenvolver uma F.E.M. a maior possvel, funo contnua da temperatura de maneira a ser possvel utilizar instrumentos de indicao de temperatura de construo simples e robusta. A faixa de F.E.M. normalmente fornecida nas temperaturas de trabalho normal vai de 10 a 50mV. Preciso de calibrao (intercambialidade). Um termopar deve ser capaz de ser calibrado com um padro de F.E.M. versus temperatura e deve manter esta calibrao mantendo-a por um longo perodo de tempo sem desvios. Os termopares so construdos para trabalhar em conjunto com instrumentos tendo cartas e escalas pr calibradas. A intercambialidade entre dois termopares do mesmo material a principal razo do seu uso em grande escala na indstria.

Termopar
Principais Qualidades Requeridas por um Termopar:
Resistncia a corroso e oxidao (durabilidade). Um termopar deve ser fsica e quimicamente resistente de maneira a possuir uma longa vida, e mais ainda exibindo a propriedade para uma dada temperatura gerar uma F.E.M. constante. Relao linear F.E.M. versus temperatura (linearidade). interessante possuir uma relao F.E.M. versus temperatura mais linear possvel para facilitar o procedimento de calibrao.

Os demais termopares necessitam de cabos de ligao com o mesmo material do termopar, sob o risco de formarem com o cobre um "outro termopar", se a conexo estiver a temperatura diferente do instrumento de processamento do sinal (p.ex. transmissor)

Tipos de Termopar
Tipo K (Cromel / Alumel) O termopar tipo K um termopar de uso genrico. Tem um baixo custo e, devido sua popularidade esto disponveis variadas sondas. Cobrem temperaturas entre os -200 e os 1370 C, tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41V/ C.
Termoelemento positivo (KP): Ni90%, Cr10% (Cromel) Termoelemento negativo (KN): Ni95%, Mn2%, Si1%, Al2% (Alumel) Faixa de utilizao: -270 C a 1200 C f.e.m. produzida: -6,458 mV a 48,838 mV

Tipos de Termopar
Tipo E (Cromel / Constantan): Este termopar tem uma elevada sensibilidade (68 V/ C) que o torna adequado para baixas temperaturas.
Termoelemento positivo (EP): Ni90%, Cr10% (Cromel) Termoelemento negativo (EN): Cu55%, Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -270 C a 1000 C f.e.m. produzida: -9,835 mV a 76,373 mV

Tipos de Termopar
Tipo J (Ferro / Constantan): A sua gama limitada (-40 a 750 C) a responsvel pela sua menor popularidade em relao ao tipo K. Aplica-se sobretudo com equipamento j velho que no compatvel com termopares mais modernos. A utilizao do tipo J acima dos 760 C leva a uma transformao magntica abrupta que lhe estraga a calibrao.
Termoelemento positivo (JP): Fe99,5% Termoelemento negativo (JN): Cu55%, Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -210 C a 760 C f.e.m. produzida: -8,096 mV a 42,919 mV

Tipos de Termopar
Os termopares tipo B, R e S apresentam caractersticas semelhantes. So dos termopares mais estveis, contudo, devido sua reduzida sensibilidade (da ordem dos 10 V/ C), utilizam-se apenas para medir temperaturas acima dos 300 C. Note-se que devido reduzida sensibilidade destes termopares, a sua resoluo de medida tambm reduzida.

Tipos de Termopar
Tipo B (Platina / Rdio-Platina):
Adequado para medio de temperaturas at aos 1800 C. Origina a mesma tenso na sada a 0 e a 42 C, o qu e impede a sua utilizao abaixo dos 50 C. Em compensao, utiliza cabos de extenso de cobre comum desde que a sua conexo com o termopar esteja neste intervalo (0 C a 50 C). Termoelemento positivo (BP): Pt70,4%, Rh29,6% (RdioPlatina) Termoelemento negativo (BN): Pt93,9%, Rh6,1% (RdioPlatina) Faixa de utilizao: 0 C a 1820 C f.e.m. produzida: 0,000 mV a 13,820 mV

Tipos de Termopar
Tipo R (Platina / Rdio-Platina):
Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/ C) e custo elevado. Termoelemento positivo (RP): Pt87%Rh13% (Rdio-Platina) Termoelemento negativo (RN): Pt100% Faixa de utilizao: -50 C a 1768 C f.e.m. produzida: -0,226 mV a 21,101 mV

Tipos de Termopar
Tipo S (Platina / Rdio-Platina):
Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/ C), elevada estabilidade e custo elevado. Termoelemento positivo (SP): Pt90%,Rh10% (Rdio-Platina) Termoelemento negativo (SN): Pt100% Faixa de utilizao: -50 C a 1768 C f.e.m. produzida: -0,236 mV a 18,693 mV

Tipos de Termopar
Tipo T (Cobre / Constantan):
dos termopares mais indicados para medies na gama dos -270 C a 400 C. Termoelemento positivo (TP): Cu100% Termoelemento negativo (TN): Cu55%Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -270 C a 400 C f.e.m. produzida: -6,258 mV a 20,872 mV

Pirmetros
Um pirmetro um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Baseia-se na radiao emitida por um corpo quente para calcular a temperatura desse corpo.

Termovisores

Termovisores

Termovisores

Termovisores
Manuteno preditiva de sistemas eltricos

Termovisores
Monitoramento de sistemas mecnicos como rolamentos e mancais de motores, vazamentos de vapor, etc.

Termovisores
Anlise de isolamento trmico e refratrios (engenharia civil).

Termovisores
Acompanhamento de desempenho trmico de placas e circuitos eletrnicos.

Anda mungkin juga menyukai