Anda di halaman 1dari 14

1

SUCESSO: A TUTELA DO NASCITURO LUZ DO NOVO CDIGO CIVIL DE 2002

Welio Borges da Silva1 RESUMO: A proteo vida do ser humano um mandamento consagrado constitucionalmente no artigo 5, caput da Constituio Federal de 1988. Antigamente, a vida era considerada pelos jusnaturalista como um direito natural, ou seja, inerente ao homem. Contudo, por ter ocorrido violaes a esse direito, os ordenamentos jurdicos nacionais, bem como os tratados internacionais preconizam a relevncia da observncia irrestrita ao direito vida. Este trabalho tem como fito precpuo verificar no novo Cdigo Civil de 2002 o tratamento dispensado a uma figura polmica do nascituro quando da abertura da sucesso, por intermdio da realizao de uma pesquisa bibliogrfica nas doutrinas e artigos cientficos de renomados pesquisadores da temtica. Antes de entrar no mrito da discusso, faz-se necessrio abordar alguns temas intrinsecamente relacionados como o tema principal como: a conceituao de pessoa natural; a aquisio da personalidade jurdica pela pessoa natural; as teorias que abordam a personalidade do nascituro; a conceituao e os tipos de sucesso. Por fim, a anlise de artigos do novo Cdigo Civil de 2002 atinentes sucesso revelar o tratamento dispensado pelo legislador ao nascituro. Palavras-Chave: Nascituro, personalidade, sucesso. ABSTRACT: The protection of human life is a commandment constitutionally enshrined in Article 5, caput of the Constitution of 1988. Previously, life was considered by natural law as a natural right, ie, inherent in man. However, having been violations of that right, the national legal systems and international treaties advocate the importance of compliance with the unrestricted right to life. This work has the purpose preciput verify the new Civil Code of 2002, the treatment given to a controversial figure of the unborn child at the opening of the succession, through conducting a literature search in the doctrines and scientific articles from renowned researchers of the subject. Before going into the merits of the argument, it is necessary to address some issues intrinsically related to the main theme as the concept of a natural person, the acquisition of legal personality by the natural person; theories that address the personality of the unborn, the conceptualization of succession and types of succession, Finally, the analysis of articles of the new Civil Code of 2002 relating to the succession reveal the treatment by the legislature to the unborn child. Keywords: Unborn, personality, succession.

1 INTRODUO

Licenciado em Qumica e bacharelando em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amap- CEAP. Email: welioborges@hotmail.com

A Constituio Federal de 1988 no Ttulo II, captulo I, elencou os direitos e garantias fundamentais aos brasileiros e estrangeiros residentes no pas, e no artigo 60, 4, IV, petrificou esses direitos como clusulas ptreas do nosso ordenamento jurdico. Assim, no caput do artigo 5 assevera que inviolvel o direito : vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Corroborando com essa defesa vida, o Brasil signatrio de tratados internacionais sobre direitos humanos, como, por exemplo, o Pacto de San Jos da Costa Rica de 1969 (ratificado pelo Brasil em 1992), que tutela o direito a esse bem primordial do ser humano. Destaque-se que esses tratados possuem o status de emenda constituio aps a aprovao nas duas casas do Congresso Nacional, em dois turnos e por 3/5 de seus membros, consoante o artigo 5, 3 da nossa Carta Magna. Neste cenrio de proteo vida, tem-se o nascituro, figura pouco tratada em nosso ordenamento jurdico, de modo implcito na Constituio (artigo 5, caput), vago na legislao infraconstitucional e divergente na doutrina. Por isso, o tema suscitou interesse de pesquisa nos autores que por meio da consulta minuciosa de doutrinas, ou seja, uma pesquisa bibliogrfica, envidaro em contribuir a fim de minimizar a carncia de produo a respeito do tema. O Novo Cdigo Civil de 2002, assim como o anterior, resguardou a tutela ao nascituro e, apesar da ratificao pelo Brasil dos tratados que protegem a vida desde a concepo, no significa a mudana da teoria natalista insculpida no artigo 2 do novo cdigo para a concepcionista. Comumente esses tratados vinculam os signatrios a propiciar um mnimo de assistncia para o desenvolvimento e manuteno a fim de um nascimento saudvel e digno. O presente trabalho tem como escopo geral analisar a tutela dispensada ao nascituro em nosso ordenamento em vigor, mormente, no que tange sucesso. Para isso, buscar-se- na doutrina e jurisprudncia os apontamentos necessrios a elucidao do tema. Inicialmente, o trabalho aborda a personalidade jurdica, para isso imprescindvel conceituar pessoa natural, o momento da aquisio da personalidade, as trs teorias que tratam da personalidade jurdica do nascituro. Posteriormente, aborda-se o conceito e diferenciao da sucesso inter vivos e causa mortis, assinalando qual a adotada no direito sucessrio. E nos ensinamentos de dois renomados civilistas so concebidos os tipos de sucesso causa mortis: a sucesso legtima e a testamentria.

Finalmente, procede-se anlise de alguns artigos da lei 10.406/2002 para vislumbrar a tutela feita pelo legislador figura do nascituro na sucesso, de modo a ensejar uma rica discusso doutrinria acerca da temtica.

2 A PERSONALIDADE JURDICA NO CDIGO CIVIL DE 2002

Antes de discutir a temtica personalidade jurdica faz-se necessrio a definio de pessoa, especialmente, a pessoa natural. Aps as devidas consideraes adentra-se na discusso sobre o momento da aquisio da personalidade jurdica e, posteriormente, a acirrada discusso terica sobre a personalidade do nascituro.

2.1 DA ACEPO PESSOA NATURAL

O Cdigo Civil de 2002 (lei 10.406 de 10 de janeiro) quanto s pessoas traz em seu corpo a figura das pessoas naturais (ttulo I) e as pessoas jurdicas (ttulo II). Utilizando o estudo comparado, interessante a definio de pessoa natural recepcionada pelo Cdigo Civil Argentino em seus artigos (31 e 32) ao conceituar como aquela que possui existncia visvel. Para o nosso Cdigo Civil em seu artigo 2, bem como o antigo Cdigo de 1916 no artigo 4, o surgimento da pessoa natural, segundo a dico legal, se d a partir do nascimento com vida (GAGLIANO; PLAMPLONA FILHO, 2013). Consoante Donizetti e Quintella (2013), pessoas naturais, ou fsicas, ou de existncia visvel so os seres humanos que possuem vida. O nosso Cdigo Civil no faz nenhuma meno necessidade da forma humana para que a criana recm-nascida seja considerada pessoa natural, em contraposio aos diplomas de outros pases. Slvio Rodrigues ensina que noutras legislaes se requer a viabilidade e a forma humana, numa contnua tradio romana que negava ao monstrum vel prodigium, como exemplo, o autor cita o artigo 30 do cdigo espanhol (ALVARENGA; WOHNRATH, 2009). Alvarenga e Wohnrath (2009) asseveram que o Direito brasileiro contentado quando oferecidas provas materiais concretas de que o novo ser veio a lume com as devidas funes biolgicas, ou seja, para que ocorra o fato do nascimento, ponto de partida da personalidade, preciso ser que a criana se separe completamente do ventre materno.

2.2 AQUISIO DA PERSONALIDADE JURDICA PELA PESSOA NATURAL

Para a doutrina majoritria, a pessoa natural o indivduo que, nascendo com vida, adquire personalidade. Resta, agora, questionar quando se d o momento exato da conquista da personalidade para o Direito, ou de quando se pode chamar o ser de vivo, posto que a partir da ter-se- a pessoa (MOURA, 2011). Ensina Gagliano e Pamplona Filho (2013) que no momento em que principia o funcionamento do aparelho cardiorrespiratrio, clinicamente afervel pelo exame de docimasia hidrosttica de Galeno, o recm-nascido adquire personalidade jurdica, mesmo que venha a falecer minutos depois. Pessoa fsica ou natural o ente a quem se atribuem direitos e obrigaes, ou seja, sujeito de direitos, sendo este um ser humano possuidor de capacidade para adquirir direitos e assumir obrigaes, bastando para isso, que tenha nascido com vida (BOLZANI; SILVA, 2012). Para Diniz (2013, p. 130), a personalidade jurdica o conceito bsico da ordem jurdica, que a estende a todos os homens, consagrando-a na legislao civil e nos direitos constitucionais de vida, liberdade e igualdade. Os professores Donizetti e Quintella (2013, p. 37), com muita propriedade, lecionam a respeito da personalidade jurdica:
O direito somente admite que sejam titulares de direitos os entes a que se atribui personalidade. Pode-se conceituar personalidade jurdica como o reconhecimento jurdico de que um ente pode ser sujeito de direitos. No direito brasileiro contemporneo se atribui personalidade jurdica s pessoas das quais se reconhecem duas espcies: as pessoas naturais e as pessoas jurdicas e a outros entes, que podem tecnicamente ser denominados entes de capacidade reduzida.

O conceito de personalidade jurdica liga-se pessoa, que exprime a aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes. Com efeito, sendo a pessoa (natural ou jurdica) sujeito das relaes jurdicas e a personalidade a possibilidade de ser sujeito, ou seja, uma aptido a ele reconhecida, toda pessoa dotada de personalidade (DINIZ, 2013). Para a Teoria Geral do Direito Civil, a personalidade jurdica a aptido genrica para titularizar direitos e contrair obrigaes, ou, em outras palavras, o atributo necessrio para ser sujeito de direito, de modo que adquirida a personalidade o ente passa a atuar na qualidade de sujeito (direito) praticando atos e negcios jurdicos (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2013).

2.3 TEORIAS SOBRE A AQUISIO DA PERSONALIDADE: O NASCITURO

Segundo ensinamento de De Plcido e Silva a expresso nascituro deriva do latim nasciturus, particpio passado de nasci, denotando aquele que h de nascer. Em suas palavras, nascituro designa, dessa forma, o ente que est gerado ou concebido, tem existncia no ventre materno: est em vida intra-uterina. Contudo, no nasceu ainda, no ocorreu o seu nascimento, pelo que no se iniciou sua vida como pessoa (TARTUCE, 2007). Nascituro o termo que se d ao ente j concebido no ventre materno, embora ainda no nascido. Em outras palavras, aquele que h de nascer. Existe uma grande perplexidade doutrinria para definir e demarcar o incio da personalidade jurdica do nascituro (CARDOSO, 2010). Na viso de Gagliano e Pamplona Filho (2013), a situao jurdica do nascituro um dos temas mais empolgantes e complexos do Direito Civil. No direito romano, a personalidade jurdica coincidia com o nascimento, antes do qual se tinha to somente o feto, que nada mais era que parte da me (portio mulieris viscerum). Assim, no possua direitos e ou quaisquer atributos conferidos ao homem. Porm, seus interesses eram resguardados, chegando mesmo a equipar-lo ao nascido, no para adquirir personalidade, mas para tutela e proteo (MOURA, 2011). Da leitura do artigo 4 do antigo cdigo civil de 1916 e do atual cdigo, depreende-se que ambos tutelam direitos atinentes ao nascituro:

Art. 4 Cdigo Civil de 1916: Art. 4. A personalidade civil do homem comea do nascimento com vida. Mas a lei pe a salvo desde a concepo os direitos do nascituro. (Grifo nosso). Cdigo Civil de 2002: Art. 2. A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. (Grifo nosso).

Trs correntes doutrinrias debatem acerca da aquisio da personalidade jurdica pelo nascituro: a corrente dos natalistas, a dos seguidores da personalidade condicional e a teoria concepcionista (MATTOS, 2009). Ainda consoante Mattos (2009), os natalistas afirmam que o nascituro tem mera expectativa de direitos, at porque, nos termos do art. 2 do CC, a conquista da personalidade civil decorre do nascimento com vida. Como defensor dessa corrente, Caio Mrio da Silva Pereira, afirma que o nascituro no ainda uma pessoa, no ainda um ser dotado de personalidade jurdica, de modo que no h que se falar em sujeito de direito.

J a corrente da personalidade condicional defende que o nascituro tem aptido potencial para adquirir direitos, a qual se confirma se ele nascer com vida e se anula se nascer morto (DONIZETTI; QUINTELLA, 2013). A teoria concepcionista aquela que defende que o nascituro pessoa humana, logo, tendo direitos resguardados pela lei. Esse o entendimento defendido por Silmara Juny Chinelato, Pontes de Miranda, Rubens Limongi Frana, Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho, Roberto Senise Lisboa, Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald, Francisco Amaral, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Antonio Junqueira de Azevedo, Gustavo Rene Nicolau, Renan Lotufo e Maria Helena Diniz (TARTUCE, 2007). Apesar de que, tradicionalmente, a doutrina majoritria e o prprio Cdigo Civil de 2002 adotarem a teoria natalista, a viso concepcionista, paulatinamente vem ganhando fora na jurisprudncia do pas, principalmente em relao aos direitos patrimoniais e aes de reparao. Como exemplo, podemos citar o seguinte julgado do Egrgio Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, in verbis:
SEGURO-OBRIGATORIO. ACIDENTE. ABORTAMENTO. DIREITO A PERCEPO DA INDENIZAO. O NASCITURO GOZA DE PERSONALIDADE JURDICA DESDE A CONCEPO. O NASCIMENTO COM VIDA DIZ RESPEITO APENAS A CAPACIDADE DE EXERCCIO DE ALGUNS DIREITOS PATRIMONIAIS. APELAO A QUE SE D PROVIMENTO. (5 FLS.) (Apelao Cvel N 70002027910, Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Carlos Alberto Alvaro de Oliveira, Julgado em 28/03/2001).2

Quanto aos direitos garantidos ao nascituro pelo nosso ordenamento jurdico, Cardoso (2010) elenca os seguintes: titular de direitos personalssimos (como direito vida, o direito proteo pr-natal); pode receber doao, sem prejuzo do recolhimento do imposto de transmisso inter vivos; ser adotado, com consentimento do seu representante legal; pode ser beneficiado por legado ou herana (grisso nosso); pode ser-lhe nomeado um curador para a defesa de seus interesses se o pai falecer e a me, estando grvida, no tiver o poder familiar, notando-se que, se a mulher estiver interdita, o seu curador ser o do nascituro; o Direito Penal pune a provocao do aborto, considerando um crime contra a vida, protegendo, assim, o nascituro como um ser humano; ver reconhecida sua filiao e at mesmo pleite-la judicialmente por seu representante; ter garantia de direitos previdencirios e trabalhistas,

TIPO DE PROCESSO: Apelao Cvel, NMERO: 70002027910, RELATOR: Carlos Alberto Alvaro de Oliveira, APELANTES: Vera Gleci Chaves e Joo Doli Dutra PortoHBSC, APELADO: Bamerindus Seguros, DATA DE JULGAMENTO: 28/03/2001, PUBLICAO: Dirio de Justia do dia.

como, por exemplo, direito penso por acidente profissional sofrido por seus pais, entre outros.

3 A SUCESSO: CONCEITOS DOUTRINRIOS

Segundo o dicionrio de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira (2010, p. 716), a sucesso a sequncia de pessoas ou coisas que se sucedem ou se substituem sem interrupo ou com breves intervalos. Transmisso de patrimnio dum finado a seus herdeiros e legatrios. Suceder consiste em substituir, tomar o lugar de outrem no campo dos fenmenos jurdicos, onde existe uma substituio do titular de um direito. Esse o conceito amplo de sucesso no direito. Assim, sempre que uma pessoa tomar o lugar de outra em uma relao jurdica, h uma sucesso. Na Cincia Jurdica, costuma-se fazer uma grande linha divisria entre duas formas de sucesso: a que deriva de um ato entre vivos, como um contrato, por exemplo, e a que deriva ou tem como causa a morte (causa mortis), quando os direitos e obrigaes da pessoa que morre transferem-se para seus herdeiros e legatrios (VENOSA, 2005). Sucesso a continuao de uma pessoa em relao jurdica, que cessou para o sujeito anterior e continua em outro. a transferncia de direitos de uma pessoa para outra. A sucesso, quanto sua causa, pode ser inter vivos ou causa mortis. Se A vende seu carro a B, temos que B sucede a A na propriedade do carro. Se A passa para B cheque que receber de C, temos que B sucede a A como credor de C. Em ambos os casos teremos sucesso inter vivos, uma vez que tanto A, quanto B no esto mortos (FIUZA, 2007). Juridicamente o termo sucesso indica o fato de uma pessoa inserir-se na titularidade de uma relao jurdica que lhe advm de outra pessoa. O vocbulo sucesso apresenta um sentido amplo, aplicando-se a todos os modos derivados de aquisio de domnio, de maneira que indicaria o ato pelo qual algum sucede a outrem, investindo-se, no todo ou em parte, nos direitos que lhe pertenciam. Trata-se da sucesso inter vivos e da sucesso causa mortis. A sucesso causa mortis subjetivamente vem a ser o direito em virtude do qual a herana devolvida a algum, ou, por outras palavras, o direito por fora do qual algum recolhe os bens da herana, e, no sentido objetivo, consiste na universalidade dos bens do de cujus que ficaram com seus encargos e direitos (DINIZ, 2007).

No direito das sucesses, ao contrrio da sucesso inter vivos, o vocbulo sucesso empregada em sentido estrito, para designar to-somente a decorrente da morte de algum, ou seja, a sucesso causa mortis. Esse ramo do direito disciplina a transmisso do patrimnio (ativo e passivo) do de cujus (ou autor da herana) a seus sucessores. Essa expresso latina abreviatura da frase de cujus successione (ou hereditatis) agitur, que significa aquele de cuja sucesso (ou herana) se trata (GONALVES, 1999). Quanto s espcies de sucesso causa mortis temos: a sucesso legtima e a testamentria. Nesse sentido, ensina Venosa (2005):

A herana d-se por lei ou por disposio de ltima vontade (art. 1786, antigo, art. 1573). O testamento traduz esta ltima vontade. Quando houver testamento, atendese, no que couber, segundo as regras hereditrias, a vontade do testador. Quando no houver testamento ou no que sobejar dele, segue-se a ordem de vocao hereditria legtima, isto , estabelecida na lei.

Esmiuando as espcies de sucesso causa mortis, Diniz (2010), esclarece que a sucesso testamentria oriunda de testamento onde o testador expressa sua ltima vontade. Porm, em face da limitao da liberdade de testar, adotado pela lei ptria, se houver herdeiros necessrios (cnjuge suprtite, descedentes e ascendentes sucessveis), s poder dispor de metade dos seus bens, sendo que a outra constitui a legtima daqueles herdeiros. Em contraposio, a sucesso legtima aquela resultante de lei, nos casos de ausncia, anulabilidade ou caducidade de testamento, de modo que na falta de testamento o patrimnio deixado pelo de cujus passa s pessoas a quem a lei assegura, obedecendo-se ordem de vocao hereditria.

4 A PROTEO SUCESSRIA DO NASCITURO: ILAES DOS ARTIGOS 1798, 1799 (I), E 1800 (CAPUT, 3 E 4) DO CDIGO CIVIL DE 2002

Imprescindvel, antes de entrar no mrito da tutela do nascituro na sucesso proporcionada pelo legislador de 2002, distinguir dois conceitos fundamentais: a capacidade civil e a capacidade sucessria. Nesse sentido, Diniz (2007, p. 45) afirma:

preciso no confundir a capacidade para suceder com a capacidade civil nem com a capacidade para ter direito sucesso. A capacidade civil a aptido que tem uma pessoa para exercer, por si, os atos da vida civil; o poder de ao no mundo jurdico. A legitimao ou capacidade sucessria a aptido especfica da pessoa

para receber os bens deixados pelo de cujus, ou melhor, a qualidade virtual de suceder na herana deixada pelo de cujus.

Apesar dos conceitos de capacidade e personalidade jurdica estarem intrinsecamente relacionados, Alvarenga e Wohnrath (2009), afirma que embora o legislador brasileiro congregue da vertente que somente tem personalidade jurdica aos seres humanos nascidos com vida, ou seja, mesmo o nascituro no tendo capacidade para agir legalmente, o que bvio frente condio biolgica deste ser, o feto tem direitos assegurados positivamente, como podemos observar a partir da redao final do art. 2 do Cdigo Civil de 2002 "a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro". O Cdigo Civil Brasileiro vigente admite, somente, que o nascituro tenha uma previso de futuro possuidor de direitos. Washington de Barros Monteiro assinala, neste sentido, que nossos congressistas adotaram a opo de que a personalidade comea com vida, mas, nem por isso, entretanto, so descurados os direitos do nascituro. Discusso a parte sobre a personalidade jurdica do nascituro, interessante o posicionamento de Diniz (2010, p. 202) a respeito de sua capacidade sucessria excepcional, pelo fato de que ele tem resguardados, normativamente, desde a concepo, os seus direitos, porque a partir dela passa a ter existncia e vida orgnica e biolgica prpria, independente da de sua me. Nesse sentido, afirma:

Se as normas o protegem porque tem personalidade jurdica. Na vida intrauterina ou mesmo in vitro, tem personalidade jurdica formal, relativamente aos direitos da personalidade, consagrados constitucionalmente, adquirindo personalidade jurdica material apenas se nascer com vida, ocasio em que ser titular dos direitos patrimoniais (grifo nosso), que se encontravam em estado potencial, e do direito s indenizaes por dano moral e patrimonial por ele sofrido.

Desse modo, o Direito Brasileiro atribui legitimidade ao nascituro para suceder, a fim de proteger seus futuros e eventuais interesses. Logo, o direito sucessrio eventual (decorrente de lei ou testamento) somente se completar com o atendimento de dois pressupostos: a criana sobreviver ao autor da herana e manter, quando da abertura da sucesso, a qualidade de sucessor legtimo ou testamentrio (DONIZETTI, QUINTELLA, 2013). Da leitura do artigo 1798 do Cdigo Civil de 2002 depreende-se a tutela feita pelo legislador ao nascituro, in verbis: legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou j concebidas (grifo nosso) no momento da abertura da sucesso. Corroborando, Tartuce (2013), afirma que o dispositivo em comento, sem correspondente no Cdigo Civil de 1916,

10

inovou de forma substancial, medida que reconheceu a legitimao sucessria para o nascituro (grifo nosso). Consoante dico legal, apenas possui capacidade sucessria as pessoas nascidas ou concebidas a partir da abertura da sucesso. Contudo, o enunciado n. 267 da III Jornada de Direito Civil, de autoria do jurista Guilherme Calmon Nogueira da Gama defende, in verbis, que:
A regra do artigo 1798 do CC deve ser estendida aos embries formados mediante o uso de tcnicas de reproduo assistida, abrangendo, assim a vocao hereditria da pessoa humana a nascer cujos efeitos patrimoniais se submetem s regras previstas para a petio de herana.

O referido enunciado no tem o apoio de vrios juristas por entenderem que o embrio est em situao jurdica diferente em relao ao nascituro, de modo que no comporta tratamento smile, haja vista que a exemplo do nascituro, possui personalidade jurdica formal (direitos da personalidade), mas no possui personalidade jurdica material (direitos patrimoniais), de modo que s ser herdeiro por fora de disposio testamentria (TARTUCE, 2013). Da leitura do artigo 1799, I, do Cdigo Civil de 2002, infere-se a proteo do legislador ao concepturo3, in verbis:

Art. 1799. Na sucesso testamentria podem ainda ser chamados a suceder: I os filhos, ainda no concebidos (grifo nosso), de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucesso.

Ensina Venosa (2007) que essa questo prende-se diretamente s inseminaes artificiais e fertilizaes assistidas em geral, quando seres humanos podem ser gerados aps a morte dos pais. Da inteligncia do dispositivo em comento cumpre observar que os filhos supervenientes (concepturos) das pessoas indicadas pelo de cujus somente sucedero por fora do testamento deixado pelo testador, pois conforme visto no artigo 1798, somente possuem capacidade sucessria aquelas nascidas ou concebidas da abertura da sucesso, de modo que se depreende a sucesso legtima. O artigo 1800, caput, faz referncia nomeao de curador a fim de proteger os bens da herana tutelado aos filhos das pessoas indicadas no inciso I do artigo 1799, in verbis: No caso do inciso I do artigo antecedente, os bens da herana da herana sero confiados, aps a liquidao ou partilha, a curador nomeado pelo juiz.
3

Diferente do nascituro o concepturo, aquele que ainda no foi concebido.

11

Ainda concernente curatela, salienta Tartuce (2013), em inferncia aos 1 e 2 do artigo 1800, que o instituto caber pessoa cujo filho o testador esperava ter por herdeiro, e, sucessivamente, s pessoas indicadas no art. 1775 do CC, bem como os poderes e responsabilidades do curador nomeado, regem-se pelas disposies concernentes curatela dos incapazes, no que for compatvel. O pargrafo 3 do artigo 1800 do Cdigo Civil reza que caso o herdeiro testamentrio esperado seja concebido, ser concebida a sucesso, de modo que usufruir dos frutos e rendimentos relativos aos bens percebidos desde o momento da morte do testador, como se pode deduzir da leitura gramtica do dispositivo: nascendo com vida o herdeiro esperado, ser-lhe- deferida sucesso com os frutos e rendimentos relativos deixa, a partir da morte do testador. Quanto ao pargrafo 4 do artigo 1800 do Cdigo Civil, salvo disposio em contrrio do testador, decorrido o lapso de dois anos e no for concebido o herdeiro esperado, os bens que lhe pertenceriam passaro para os herdeiros legtimos.

CONSIDERAES FINAIS

Este estudo objetivou analisar a temtica da vida sobre a ptica da figura do nascituro, onde inicialmente couber a conceituao de pessoa natural, passando pelos ensinamentos doutrinrios acerca da aquisio da personalidade jurdica, bem como a abordagem das teorias sobre a personalidade do nascituro, o conceito de sucesso e, como foco central deste estudo, a anlise da tutela feita pelo legislador do Cdigo Civil de 2002 figura do nascituro quanto sucesso. Quanto ao conceito de pessoa natural percebeu no haver divergncias considerveis respeito do tema, de modo que se considera, pessoa aquela que nasceu com vida. Referente aquisio da personalidade jurdica pela pessoa natural, o artigo 2 do Cdigo Civil de 2002, taxativo em atribui esse instituto pessoa nascida com vida. No que tange ao nascituro, ainda bastante divergente a doutrina a respeito de sua personalidade jurdica, de modo que se observou neste trabalho, em face da controvrsia, o posicionamento da tese defendida pela teoria natalista, da personalidade condicional e a teoria concepcionista. Frise-se a adoo da primeira teoria pelo legislador do Cdigo Civil de 2002, apesar de por a salvo, na parte final do artigo 2, desde a concepo os direitos do nascituro, como lembra

12

tambm o antigo cdigo de 1916 no art. 4. Cabe ressaltar que, hodiernamente, a jurisprudncia vem adotando a teoria concepcionista a fim de reconhecer certos direitos ao nascituro como, por exemplo: alimentos, danos morais, entre outros. Concernente sucesso no restou dvida sobre a temtica, haja vista os apontamentos valiosos do ilustres doutrinadores a respeito do ato de suceder, de modo que diferenciaram a sucesso inter vivos (transferncia de direitos de uma pessoa para outra) da inter mortis (transmisso do ativo e passivo do de cujus aos seus sucessores). Alm do mais cumpre salientar os esclarecimentos pertinentes no tocante aos tipos de sucesso: legtima e a testamentria. Por fim, constatou-se neste estudo por meio das ilaes referentes aos artigos 1798, 1799 (I), 1800 (caput e 3 e 4) a tutela do legislador do Cdigo Civil de 2002 ao nascituro, relativa sucesso, seja ela legtima (art. 1798) ou testamentria (demais artigos em comento). Assim, deduziu-se a sintonia da referida legislao infraconstitucional Carta Magna de 1988 que ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, em seu artigo 5, caput, ordenou a inviolabilidade do direito vida, ou seja, assegurando de modo implcito a tutela do nascituro.

REFERNCIAS

ALVARENGA, Maria Amlia de Figueiredo Pereira; WOHNRATH, Vincius Parolin. A figura do nascituro no ordenamento jurdico brasileiro. Jusnavigandi, Teresina, ano 14, n. 2032, 23 jan. 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/12237>. Acesso em: 25 out. 2013. BOLZANI, Ana Camila de Toledo; SILVA, Daves Ricardo da. A pessoa jurdica e os direitos da personalidade no abuso do direito e a aplicao de critrios para sua indenizao. In: 2 Congresso Brasileiro de Direito Empresarial, Campinas. 2012. Disponvel em: <http://www.congressodireitocomercial.org.br/2012/relatorios/3_A_PESSOA_JURIDICA_E _OS_DIREITOS_DA_PERSONALIDADE.pdf> Acesso em: 29 set. 2013. BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de Janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil. 2002. CARDOSO, Karina Cavalcante. A personalidade jurdica do nascituro: um estudo luz do ordenamento jurdico. Pensar Direito, v. 4, n. 1, jul. 2010. Disponvel em: <faculdadepromove.br/bh/revistapensar/art/downloadPDF.php?pdf=a35> Acesso em: 01 out. 2013.

13

Cdigo Civil de la repblica Argentina. Disponvel em: <http://www.oas.org/dil/esp/Codigo_Civil_de_la_Republica_Argentina.pdf> Acesso em: 30 set. 2013. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. 30. ed. So Paulo: Saraiva, 2013. v. 1. ______. Curso de direito civil brasileiro: direito das sucesses. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. v. 6. ______. Curso de direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. v. 7. DONIZETTI, Elpdio; QUINTELLA, Felipe. Curso didtico de direito civil. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2013. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. O dicionrio da lngua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FIUZA, Csar. Direito civil: curso completo. 10. ed. rev, atual. e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. GLAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2013. v. 1. GONALVES, Carlos Roberto. Direito das sucesses. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT comentadas para trabalhos cientficos. 5. ed. Curitiba: Juru, 2012. MATTOS, Karina Denari Gomes de. Os Direitos do Nascituro no Ordenamento Jurdico Brasileiro. Etic-Encontro de Iniciao Cientfica, v. 3, n. 3. 2009. Disponvel em: < http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1371/1317> Acesso em: 01 out. 2013. MOURA, Alessandro. As teorias do nascituro e o contexto jurdico nacional. Caderno Virtual, v. 1, n. 22, jul-ago. 2011. TARTUCE, Flvio. Manual de direito civil. 3. ed. ver., atual. e ampl. So Paulo: Mtodo, 2013. ______. A situao jurdica do nascituro: uma pgina a ser virada no direito brasileiro. Revista Brasileira de Direito Comparado, n. 33, Rio de Janeiro. 2007. Disponvel em: < http://professorhoffmann.files.wordpress.com/2011/08/a-situac3a7c3a3o-jurc3addica-donascituro-uma-pc3a1gina-a-ser-virada-no-direito-brasileiro-flc3a1vio-tartuce.pdf > acesso em: 30 set. 2013. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil: direito das sucesses. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005.

14

Anda mungkin juga menyukai