Anda di halaman 1dari 18

FUNO DE 2 GRAU

Toda funo dada pela lei de formao f(x) = ax + bx + zero, denominada funo do 2 grau. Generalizando temos:

c, com a, b e c nmeros reais e a

As funes do 2 grau possuem diversas aplicaes no cotidiano, principalmente em situaes relacionadas Fsica envolvendo movimento uniformemente variado, lanamento oblquo e etc.; na Biologia, estudando o processo de fotossntese das plantas; na Administrao e Contabilidade relacionando as funes custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente nas diversas construes. A representao geomtrica de uma funo do 2 grau dada por uma parbola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo.

As razes de uma funo do 2 grau so os pontos onde a parbola intercepta o eixo x. Dada a funo f(x) = ax + bx + c, se f(x) = 0, obtemos uma equao do 2 grau, ax + bx + c = 0, dependendo do valor do discriminante (delta), podemos ter as seguintes situaes grficas: > 0, a equao possui duas razes reais e diferentes. A parbola intercepta o eixo x em dois pontos distintos.

= 0, a equao possui apenas uma raiz real. A parbola intercepta o eixo x em um nico ponto.

< 0, a equao no possui razes reais. A parbola no intercepta o eixo x.

Uma funo do 2 grau definida pela seguinte lei de formao f(x) = ax + bx + c ou y = ax + bx + c, onde a, b e c so nmeros reais e a 0. Sua representao no plano cartesiano uma parbola que, de acordo com o valor do coeficiente a, possui concavidade voltada para cima ou para baixo. A funo do 2 grau assume trs possibilidades de resultados ou razes, que so determinadas quando fazemos f(x) ou y igual zero, transformando a funo numa equao do 2 grau, que pode vir a ser resolvida por Bhskara.

Grfico da funo
Coeficiente a > 0, parbola com a concavidade voltada para cima Coeficiente a < 0, parbola com a concavidade voltada para baixo

>0

A equao do 2 grau possui duas solues distintas, isto , a funo do 2 grau ter duas razes reais e distintas. A parbola intersecta o eixo das abscissas (x) em dois pontos.

=0

A equao do 2 grau possui uma nica soluo, isto , a funo do 2 grau ter apenas uma raiz real. A parbola ir intersectar o eixo das abscissas (x) em apenas um ponto.

<0

A equao do 2 grau no possui solues reais, portanto, a funo do 2 grau no intersectar o eixo das abscissas (x).

Pontos notveis do grfico de uma funo do 2 grau


O vrtice da parbola constitui um ponto importante do grfico, pois indica o ponto de valor mximo e o ponto de valor mnimo. De acordo com o valor do coeficiente a, os pontos sero definidos, observe: Quando o valor do coeficiente a for menor que zero, a parbola possuir valor mximo.

Quando o valor do coeficiente a for maior que zero, a parbola possuir valor mnimo.

Outra relao importante na funo do 2 grau o ponto onde a parbola corta o eixo y. Verifica-se que o valor do coeficiente c na lei de formao da funo corresponde ao valor do eixo y onde a parbola o intercepta.

Toda funo, independente do seu grau, possui um grfico e cada um representado de uma forma diferente. O grfico de uma funo de 1 grau uma reta que poder ser crescente ou decrescente. O grfico de uma funo de 2 grau ser uma parbola de concavidade para baixo ou para cima. Toda funo do 2 grau formada a partir da forma geral f(x) = ax2 + bx + c, com a 0. No primeiro momento, para construir um grfico de uma funo de 2 grau qualquer, basta atribuir valores para x e encontrar valores correspondentes para a funo. Portanto, formaremos pares ordenados, com eles iremos construir o grfico, veja alguns exemplos: Exemplo 1: 2 Dada a funo f(x) = x 1. Essa funo pode ser escrita da seguinte forma: y = x2 1. Vamos atribuir alguns valores para formando pares ordenados. y = (-3)2 1 y=91 y=8 (-3,8) y = (-2)2 1 y=41 y=3 (-2,3) y = (-1)2 1 y=11 y=0 (-1,0) y = 02 1 y = -1 (0,-1) y = 12 1 y=11 y=0 (1,0) y = 22 1 y=41 y=3 (2,3) y = 32 1 y=91 y=8 (3,8)

x e substituindo na funo encontraremos o valor de y,

Distribuindo os pares ordenados no plano cartesiano montaremos o grfico acima. O grfico desse exemplo tem a concavidade voltada para cima, podemos relacionar a concavidade com o valor do coeficiente a, quando a > 0 a concavidade sempre ser voltada para cima.

Exemplo 2: Dada a funo

f(x) = -x2. Essa funo pode ser escrita da seguinte forma: y = -x2

Novamente, vamos atribuir quaisquer valores para encontraremos o valor de y = -(-3)2 y=-9 (-3,-9) y = -(-2)2 y=-4 (-2,-4) y = -(-1)2 y = -1 (-1,-1) y = -(0)2 y=0 (0,0) y = -(1)2 y = -1 (1,-1) y = -(2)2 y = -4 (2,-4) y = -(3)2 y = -9 (3,-9)

x e substituindo na funo

y, formando pares ordenados.

O grfico do exemplo 2 tem a concavidade voltada para baixo, como j foi dito na concluso do exemplo 1 que a concavidade est relacionada com o valor do coeficiente a, quando a < 0 a concavidade sempre ser voltada para baixo.

ESTUDO DOS SINAIS DA FUNO DO 2 GRAU


Estudar o sinal de uma funo, determinar para quais valores reais de x a funo positiva, negativa ou nula. A melhor maneira de analisar o sinal de uma funo atravs do grfico, pois nos permite uma avaliao mais ampla da situao. Vamos analisar os grficos das funes a seguir, de acordo com a sua lei de formao. Observao: para construirmos o grfico de uma funo do 2 grau precisamos determinar o nmero de razes da funo, e se a parbola possui concavidade voltada para cima ou para baixo.

= 0, uma raiz real. > 0, duas razes reais e distintas < 0, nenhuma raiz real.

Para determinar o valor de e os valores das razes, utilize o mtodo de Bhskara.

Coeficiente Coeficiente

a > 0, a < 0,

parbola com a concavidade voltada para cima . parbola com a concavidade voltada para baixo .

A seguir, veja alguns exemplos ...

Exemplo 1

y = x 3x + 2 x 3x + 2 = 0
Aplicando Bhskara

= (3) 4 * 1 * 2 =98 =1
Podemos verificar ento que a parbola possui concavidade voltada para cima em virtude de a > 0 e duas razes reais e distintas.

Anlise do grfico e perceba o seguinte:

Para x < 1 ou x > 2, y > 0 Valores de X entre 1 e 2, y<0 Para x = 1 e x = 2, y = 0

Exemplo n 2

y = x + 8x + 16 x + 8x + 16 = 0 Aplicando Bhskara = 8 4 * 1 * 16 = 64 64 =0
Anlise e o grfico e observe que:

Para x = 4, Para x 4,

y=0 y>0

A parbola possu concavidade voltada para cima, em virtude de a > 0 e uma nica raiz real, a qual 4.

Exemplo 3

y = 3x 2x + 1 3x 2x + 1 = 0 Aplicando Bhskara = (2) 4 * 3 * 1 = 4 12 =8


Anlise do grfico e perceba que a funo ser positiva para qualquer valor real de x. A parbola possui concavidade voltada para cima em decorrncia de: possui razes reais, pois:

a > 0, mas no

< 0.

Exemplo 4

y = 2x 5x + 3 2x 5x + 3 = 0 Aplicando Bhskara: = (5) 4 * (2) * 3 = 25 + 24 = 49


Anlise do grfico e perceba que:

Para X < 3 ou X > 1/2, Y < 0 Para valores de X entre 3 e 1/2, Y > 0 Para X = 3 e X = 1/2, Y = 0

A parbola possui concavidade voltada para baixo em face de distintas.

a< 0

e duas razes reais e

Exemplo 5

y = x + 12x 36 x + 12x 36 = 0 Aplicando Bhskara, teremos: = 12 4 * (1) * (36) = 144 144 =0

Anlise do grfico e perceba que:

Para X = 6, Para X 6,

Y=0 Y<0

A parbola possui concavidade voltada para baixo em pelo fato de uma nica raiz real, a qual 6 .

a<0

e tem apenas

Beleza ? !

RAIZES DA FUNO DO 2 GRAU


Determinar a raiz de uma funo calcular os valores de X que satisfazem a equao do 2 grau ax Bhskara:

+ bx + c = 0,

que podem ser encontradas atravs do Teorema de

a) Nmero de razes reais da funo do 2 grau


Dada a funo

f(x) = ax + bx + c,

existiro trs casos a serem considerados para

a obteno do nmero de razes. Isso depender do valor do discriminante

1 caso: > 0 A funo possui duas razes reais e distintas, isto , diferentes. 2 caso: = 0 A funo possui razes reais e iguais. Nesse caso, dizemos que a funo possui uma nica raiz. 3 caso: < 0 A funo no possui razes reais. b) Soma e produto das razes
Seja a equao, Se

ax + bx + c = 0, temos que:
.

0,

a soma das razes dessa equao dada por .

Por sua vez, o produto das razes dado por

De fato,

x e x

so as razes da equao, por isso temos:

Soma das razes

Produto das razes

Efetuando a multiplicao, temos:

Substituindo

por

b 4ac,

teremos:

Aps a simplificao, temos:

MXIMO E MNIMO y = ax + bx + c ou f(x) = ax + bx + c a, b e c nmeros reais, sendo a 0, denominada funo do 2 grau.


Toda expresso na forma com

A representao grfica de uma funo do 2 grau dada atravs de uma parbola, que pode ter a concavidade voltada para cima ou para baixo. Veja:

Para determinarmos o ponto mximo e o ponto mnimo de uma funo do 2 grau s calcular o vrtice da parbola utilizando as seguintes expresses matemticas:

O ponto mximo e o ponto mnimo podem ser atribudos a vrias situaes no nosso cotidiano ou em outras cincias, como Fsica, Biologia, Administrao, Contabilidade ,etc. Fsica: no movimento uniformemente variado, lanamento de projteis. Biologia: na anlise do processo de fotossntese. Administrao: Estabelecendo pontos de nivelamento, lucros e prejuzos. A seguir veremos alguns exemplos :

Exemplo 1 Na funo y = x - 2x +1, temos que a = 1,

b = -2

c = 1.

Podemos verificar que a possuindo ponto mnimo.

> 0, ento a parbola possui concavidade voltada para cima

Clculo das coordenadas do vrtice da parbola:

As coordenadas do vrtice so (1, 0).

2 Dada a funo

y = -x -x + 3, temos que a = -1,

b = -1 e

c = 3.

Temos a < 0, ento a parbola possui concavidade voltada para baixo tendo um ponto mximo. Os vrtices da parbola podem ser calculados da seguinte maneira:

As coordenadas do vrtice so (-0,5; 3,25).

Conclumos que o vrtice da parbola deve ser considerado um ponto notvel, em razo da sua importncia na construo do grfico de uma funo do 2 grau e sua relao com os pontos de valor mximo e mnimo.

PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUAO DO 2 GRAU


As funes do 2 grau possuem diversas aplicaes na Matemtica e auxiliam a Fsica em diversas situaes nos movimentos de corpos na rea da Cinemtica e Dinmica. A sua lei de formao, onde f(x) = ax + bx + c, descreve uma trajetria parablica de concavidade voltada para cima (decrescente - ponto mnimo) ou concavidade voltada para baixo (crescente ponto mximo). Observe a resoluo de situaes problemas a seguir:

Exemplo 1
O movimento de um projtil, lanado para cima verticalmente, descrito pela equao:

y = 40x + 200x. Onde Y a altura, em metros, atingida pelo projtil em X segundos


aps o lanamento. A altura mxima atingida e o tempo que esse projtil permanece no ar correspondem, respectivamente, a: Resoluo: Veja o grfico do movimento:

Na expresso y = 40x + 200x os coeficientes so a = 40, b = 200 e c = 0.

Utilizaremos a expresso pelo objeto:

Yv ( clculo do vrtice )

para obter a altura mxima atingida

Logo, sabemos que o objeto atingiu a altura mxima de 250 metros, que corresponde ao ponto MXIMO da parbola, ou seja, o seu vrtice.

Utilizaremos a expresso Xv para obter o tempo de subida do objeto:

O projtil levou 2,5 segundos para atingir altura mxima, levando mais 2,5 segundos para retornar ao solo, pois no movimento vertical o tempo de subida igual ao tempo de descida. Portanto, o projtil permaneceu por 5 segundos no ar. VALEU ? !

Exemplo 2 Um objeto foi lanado do topo de um edifcio de 84 m de altura, com velocidade inicial de 32 m/s. Quanto tempo ele levou para chegar ao cho? Utilize a expresso matemtica do 2 grau d = 5t + 32t, que representa o movimento de queda livre do corpo. Resoluo: O corpo percorreu a distncia de 84 m que corresponde altura do edifcio. Portanto, ao substituirmos d = 84, basta resolvermos a equao do 2 grau formada, determinando o valor do tempo t, que ser a raiz da equao.

INEQUAES DO 2 GRAU
As inequaes so expresses matemticas que utilizam na sua formatao, os seguintes sinais de desigualdades:

> <

maior que menor que maior ou igual menor ou igual diferente

As inequaes do 2 grau so resolvidas utilizando o teorema de Bhskara. O resultado deve ser comparado ao sinal da inequao, com o objetivo de formular o conjunto soluo.

Exemplo 1
Vamos resolver a inequao 3x + 10x + 7 < 0.

S = {x R / 7/3 < x < 1}

Exemplo 2

Determine a soluo da inequao 2x x + 1 0.

S = {x R / x < 1 ou x > 1/2}

Exemplo 3
Determine a soluo da inequao x 4x 0.

S = {x R / x 0 ou x 4}

Exemplo 4
Calcule a soluo da inequao x 6x + 9 > 0.

S = {x R / x < 3 e x > 3}

Anda mungkin juga menyukai