Anda di halaman 1dari 6

Como fazer uma boa busca na internet

Conhecendo o funcionamento e os macetes dos sites de busca, voc navega pela rede com mais preciso e pode ensinar os alunos a peneirar as informaes http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/praticapedagogica/como-fazer-boa-busca-internet-423567.shtml Quando voc vai fazer uma pesquisa na biblioteca, tem na cabea um tema e muitas perguntas. Para responder a todas elas, comea procurando uma boa bibliografia. Na internet mais ou menos a mesma coisa. O que muda a maneira de encontrar o que voc precisa. Se no h livros numerados nas prateleiras, organizados por assunto ou autor, o jeito saber como chegar s fontes de informao disponveis na rede mundial de computadores. O canal so os diversos sites de busca grtis. Para us-los bem, preciso conhecer alguns recursos. Se voc quer encontrar resenhas de grandes romances brasileiros, por exemplo, no adianta pesquisar por romances. Alm de o resultado ser amplo demais - retornam mais de 1,5 milho de pginas -, a maioria dos sites em ingls e muito deles tm mais relao com amor e sexo do que com Dom Casmurro, de Machado de Assis. necessrio peneirar os resultados. Primeiro, pesquisar apenas em pginas do Brasil. S com essa estratgia, o universo da busca cai para 115 mil. D para ir alm. Digitando

romances Brasil resenhas (no necessrio usar "e"), a seleo fica em 3 mil pginas e j possvel encontrar bons textos.

Sinais que indicam o caminho


Alguns cdigos so essenciais quando o foco da procura algum famoso ou algum termo com mais de um significado. Confira abaixo. Aspas (" ") Ao procurar informaes sobre um educador importante, como Paulo Freire, coloque o nome todo entre aspas. Assim, o mecanismo de pesquisa percorre a rede atrs de documentos que apresentem apenas as palavras Paulo e Freire juntas. Subtrao ( - ) Se o objetivo encontrar dados sobre Fernando Henrique Cardoso (FHC) apenas como socilogo, utilize o sinal de subtrao (-). Entrando no Google (www.google.com.br) com o nome completo entre aspas, o resultado traz 183 mil pginas. Nelas esto includas citaes sobre o trabalho de FHC tambm como presidente da Repblica. Escrevendo "Fernando Henrique Cardoso" -presidente, a pesquisa retorna 34 mil textos. Adio (+) possvel refinar ainda mais a busca usando o sinal de adio (+). Ao digitar "Fernando Henrique Cardoso" presidente+socilogo, somente 534 pginas so encontradas. E a primeira da lista j aborda a atuao de FHC como socilogo. Intitle Para buscar apenas sites que contenham a palavra requisitada no ttulo, o cdigo a ser usado intitle (dar ttulo, em ingls). Para pedir documentos com o termo tsunami, por exemplo, escreva intitle:tsunami. Dessa forma, sero selecionados apenas sites que sejam focados realmente nas ondas gigantes.

Cuidado na anlise do resultado

Ao avaliar o resultado da pesquisa, considere o porqu de um site aparecer antes dos demais. "Nem sempre o primeiro endereo indicado o mais interessante", explica Nelson Pretto, diretor da Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia. Veja o que levar em conta na hora de optar pelas pginas que ir utilizar. Critrio de exibio As ferramentas de busca vasculham a web em segundos e trazem a informao mais relevante segundo normas prprias. "Entre os mais de 100 critrios com pesos e anlises diferentes, esto o nmero de vezes que cada link j foi clicado por outros internautas e a ocorrncia da palavra no nome da pgina", explica o especialista Thiago Rodriguez, gerente de marketing do site BuscaP. H tambm fatores comerciais. "A maioria dos buscadores cobra para que um site aparea entre os primeiros dez resultados em casos de pesquisa por determinadas palavras", alerta Thiago. Data A data de publicao da pgina outro dado importante se a procura for por notcias. H risco de os sites exibirem informaes desatualizadas. Assinatura Observando o endereo da pgina, possvel ter uma idia da credibilidade do contedo. As extenses .gov (governamentais), .org (instituies sem fins lucrativos) e .edu (universidades, fora do Brasil) so mais indicadas. A extenso .com, que a mais comum, abriga de tudo - muita bobagem, mas tambm sites de jornais e revistas. " importante observar ainda quem o responsvel pela pgina. Para conhec-lo, procure o link quem somos", afirma o jornalista Marcelo Soares, da Associao Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Diferentes jeitos de pesquisar

Os consultores recomendam fazer a pesquisa em, no mnimo, trs sites. De acordo com Nelson Pretto, a experincia fica ainda mais interessante quando um nico tema pesquisado de diferentes maneiras. possvel encontrar textos de natureza diversa sobre a morte da freira Dorothy Stang - ocorrida no Par em fevereiro modificando a forma de pesquisa. Veja os exemplos: "Dorothy Stang" +blog +paraense -um dos primeiros resultados um texto informal, cheio de adjetivos, de uma jovem moradora da Regio Norte. "Dorothy Stang" +jornal - chega-se a um texto jornalstico e no opinativo. "Dorothy Stang" +anlise - o mecanismo traz textos de especialistas que analisam o assassinato. "Dorothy Stang" +trabalhadores - a busca leva pgina do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que descreve o caso criticando o governo.

Os melhores sites de busca


Cada buscador tem seu cadastro de pginas. Nos ltimos anos, o Google se tornou o mais popular por ter facilidades que tornam a busca muito interessante. Ele permite pesquisar apenas por imagens (www.google.com.br/imghp) e em revistas acadmicas (http://scholar.google.com/). Os especialistas indicam tambm http://www.aonde.com.br/,http://www.gigabusca.com.br/ , http://www.achei.com.br/, http://www.dogpile.com/ ehttp://www.altavista.com/. H sites que renem links para pginas seguras sobre cada assunto, como owww.geocities.com/mssilva e

o www.prossiga.br/comoachar. Outra indicao til www.yahoo.com.br/manual, que traz um guia com orientaes prticas para pesquisa.

Planos de aula
Muitos tipos de bichos, em texto e fotografias

A professora Silvia Fichmann, da Escola do Futuro da Universidade de So Paulo, preparou uma seqncia didtica para trabalhar os mecanismos de busca com alunos de 3 e 4 sries. O tema: animais. Em uma discusso coletiva, leve a turma a sugerir aspectos a ser abordados sobre o assunto.Por exemplo, animais domsticos, pr-histricos, selvagens e em extino. Dividida a classe em grupos, cada um ser responsvel por buscar informaes escritas e imagens sobre um dos tpicos. Nesse momento, explique aos alunos conceitos bsicos da pesquisa na internet - como os mostrados nesta reportagem. A pesquisa pode ser feita em casa ou no laboratrio de informtica. O importante pedir que pelo menos trs sites sejam visitados para que os estudantes faam comparaes. Eles devem resumir as informaes essenciais, escrever em um editor de texto, imprimir o trabalho e lev-lo para a classe. Na etapa seguinte, rena a turma e proponha a elaborao de um texto coletivo com os dados coletados. Para ilustrar o trabalho, eles usaro as fotos pesquisadas. Para concluir a atividade, abra uma discusso lanando perguntas como: por que os homens acabam usando a fora dos animais? A vida de um animal vale menos que a de um homem?

Os homens j foram vtimas dos animais? O homem tambm um animal? A pesquisa, explica Silvia, s o comeo de um trabalho que deve continuar com atividades, discusses e explicaes.
Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Publicado em NOVA ESCOLAEdio 181, Abril 2005,

Anda mungkin juga menyukai