Anda di halaman 1dari 14

Controlador Centralizado do ambiente de rede COCAR

MANUAL DE OPERAO

Outubro/2007

ndi!e
OBJETIVO.............................................................................................................. ...3 DESCRIO......................................................................................... ....................3 DIVISO FUNCIONAL DA PGINA........................................................................ .....4 OPERAO DO SISTEMA...................................................... ...................................5 Acesso os !"#$%cos......................................................................................... ....5 P#!%& 'e (e") s................................................................ ................................* E&)e&'e&'o P#!%& 'e (e") s.................................... .................................* I&$o"+ ,-es 'e s) ).s.............................................................................. ......./ E&)e&'e&'o P#!%& 'e !"#$%cos....................................................................... ./ Desc"%,0o 'os c +1o ' 1#!%& 'e !"#$%cos....................................................23 L%&4 'e c 5e, (4o............................................................ ...........................23 L%&4 'e I&$o"+ ,-es ' I&)e"$ ce e ' s 6e(oc%' 'es..................................23 L%&4 'e se(e,0o 'e !"#$%cos................................................................. ........23 Me&. 'e se(e,0o 'o 1e"7o'o 'e )e+1o 'os !"#$%cos ............................... ......22 E&)e&'e&'o G"#$%cos 'e U)%(%8 ,0o 'o C%".%)o............................................. ......29 E&)e&'e&'o G"#$%cos 'e Co&$% 5%(%' 'e :Re(% 5%(%);<............................ .............23 To) (%8 ,0o 'e 'ese+1e&4o....................................................................... .......24

O"#E$%&O
O CONTROLADOR CENTRALIZADO DO AMBIENTE DE REDE - COCAR foi desenvolvido pelo DEST com o objetivo de disponibilizar, para todos os escritrios, uma ferramenta para monitorao do trfego nos circuitos da rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento dos dados coletados.

DE'CR%(O
O sistema composto por 3 servios: = Um servio de coleta das informaes que realiza periodicamente a coleta do trfego de entrada e sada da rede de acesso nos roteadores do backbone que atendem as APS s, GEX e outros; = Um servio de banco de dados responsvel pelo armazenamento dos dados coletados, sumarizaes e tabelas de referncia; Um servio Web, onde reside a pagina para acesso s informaes

D%&%'(O )UNC%ONAL DA P *+%NA


A pgina Inicial est dividida em 3 reas dist intas. A REA DE CABEALHO e duas reas funcionais, ident ificadas abaixo como rea 1 e 2. rea de cabealho No se altera durante navegao. Sua funo de identificao do Sistema, bem como oferecer links importantes para navegao e acesso a servios: Retorna a Pgina Inicial

Totalizao de Desempenho Quantitativos de alamres por rgo

Contato Exibe informes de contato

Acesso a relatrios

Configurao Acesso a doumentao rea 1 Localiza-se ao lado esquerdo da pgina, onde so exibidos os menus com identificao das unidades a serem selecionadas para monitorao e a caixa de texto da funo Procura . rea 2 Localiza-se ao lado centro-direito da pgina, onde so exibidos o Menu Principal para seleo do rgo, Grficos e Informaes (detalhadas em itens posteriores) .

OPERA(O DO '%'$EMA
Acesso aos grficos
Como Acessar os grficos de uma unidade O acesso aos grficos de uma Unidade pode ser feito de trs maneiras, atravs: do Menu Principal, da Funo Procura, ou se a unidade estiver alarmando clicando-se no nome da unidade. Acesso a grficos a partir do Menu Principal No menu prinicipal, localizado na rea 2, escolher o rgo,

em seguida usar a rea 1 para navegar pelas gerncias

e em seguida escolher a unidade desejada.

Por fim, o grfico padro (trfego com perodo de 6 horas) apresentado na rea 2.

Acesso a grficos a partir da Funo Procura No item anterior, para seleo de uma Unidade de Negcio a part ir do Mapa (Menu Principal) , necessrio saber: a qual rgo esta Unidade pertence e em qual Gerncia est vinculada. Uma outra opo para localizar uma Unidade atravs da Funo Procura. Seu objetivo atender as seguintes perguntas: Onde esta localizada uma unidade?>e/ ou Qual o nome completo desta Unidade? A procura realizada com o propsito de selecionar todas as Unidades que possuam seu nome constitudo por determinada seqncia de caracteres, onde: No permitido uso de meta-caracteres :,- .- / ou 0< ; A digitao de caracteres maisculos ou M%&?sc.(os, utilizao do caracter c ao invs do caracter , e a omisso da acentuao, no alteram o resultado da procura na base de dados. Exemplo: Procurando por Unidades que possuam nome constitudo por Rio vERde .

Note que o nome (Rio vERde) foi composto por caracteres maisculos e minsculos, e no influenciam no resultado.

O Sistema lista na rea 1, menus independentes de todas as Unidade que possuam a seqncia Rio Verde.

Por fim, o grfico padro (de trfego com perodo de 6 horas) apresentado na rea 2, esta pgina tambm permite acesso outros grficos.

Pgina de alertas
O Sistema verifica, a cada 5 minutos de intervalo, a mdia de trfego da interface nos ltimos 10 minutos ( independentemente para os sent idos: In e Out ) , em seguida verifica se esta mdia maior ou igual a 20% alm do CIR. Se o resultado for verdadeiro, verifica se j h alarme registrado no perodo anterior para esta interface, se houver, altera a criticidade do alarme, caso contrrio, registra um alarme de criticidade mais baixa para esta interface.

Entendendo a P12ina de alerta3


Esta pgina exibida na rea 2, a partir da escolha de um rgo no Mapa da pgina Inicial. A pgina de alertas lista as .&%' 'es (do rgo selecionado) que apresentam irregularidades, classificadas em 3 grupos: Unidades

que Apresentam Trfego Alto, Unidades que no apresentam trfego e unidades com problemas de Confiabilidade, alm de uma tabela com a sumarizao das ocorrncias por tipo de Alerta. Cada grupo possui uma
determinada cor, onde o perodo de irregularidade diferenciado por tons da cores (detalhado no item 3.2.2) . O Sistema dinmico, por isso a pgina possui atualizao automtica com intervalo de 1 minuto, onde as indicaes de alarme (nomes e status dos Alertas das unidades) sero atualizadas.

Para visualizar a Janela de Legenda, mostrada abaixo, clique no link Legenda presente na Pgina de alarme.

E&)e&'e&'o

Le!e&'

%n4orma56e3 de 3tatu3
Para cada Unidade, exibido seu Status Administrativo e Status Operacional.

Por exemplo:

Entendendo a Pgina de grficos


Para facilitar a compreenso das informaes exibidas, usaremos como exemplo a Pgina da APS Esperana (Gerncia Ex. Joo Pessoa PB) . As informaes exibidas na pgina correspondem ao ponto de vista do Roteador de Backbone.

Descrio dos campo da pgina de grficos Lin7a de !abe5al7o

Funo TELNET : A partir do clique no cone (TELNET) , aberta uma janela de TELNET com o Roteador da Localidade.

Lin7a de %n4orma56e3 da %nter4a!e e da3 8elo!idade3

Lin7a de 3ele59o de 2r14i!o3

Menu de 3ele59o do :er;odo de tem:o do3 2r14i!o3

Dependendo da opo do grfico (Trfego ou Confiabilidade) escolhido, a mdia de tempo de cada amostra comporta-se de forma diferente. Para buscar melhor visualizao dos grficos, os Perodos de tempo de cada amost ra comportam-se de acordo com a tabela a seguir:

Entendendo Grficos de Utilizao do Ciruito

Entendendo Grficos de Confiabilidade (Reliabilit !


Definio de confiabilidade um indicador da qualidade da Linha tendo seu valor ideal (255/ 255 a confiabilidade de 100 por cento) . Valores diferentes destes, sugerem problemas de Confiabilidade. A confiabilidade calculada pela diviso do total de pacotes pelo total de erros na interface. Observao: O resultado obtido para visualizao de Porta Concentradora e Cir!uito se d de forma diferente.

Para Circuito obtem-se 2 grficos para representao da ligao da interface, o primeiro que expressa a confiabilidade na ponta da Unidade em questo, e o segundo representa a confiabilidade na ponta da Concentradora. Para Porta Concentradora, o resultado expresso em apenas um grfico, que representa a confiabilidade na Concentradora. O grfico de Confiabilidade exibido a partir da caixa de seleo (Confiabilidade) e clique no boto OK. da Pgina de Grficos. A confiabilidade de um circuito expressa por 2 grficos, que representam a Confiabilidade em cada uma das Concentradoras.

"otalizao de desempen#o
A pgina Totalizao de desempenho exibida na rea 2, a partir de um clique do mouse no cone na barra de Cabealho. A pgina apresenta uma tabela com a totalizao de Totalizao geral para cada rgo, e tambm apresenta a totalizao geral dos Alertas. A coluna Total, apresenta a quantidade de interfaces alarmadas em relao a Quantidade total das interfaces monitoradas referentes ao rgo. Exemplo: Amap : 3 Interfaces Alarmando de um total de 20.

Anda mungkin juga menyukai