Anda di halaman 1dari 1

Geografia

Biomas - Caatinga
Tema para o Vestibular

Professor Silvio Araujo de Sousa

Caatinga Professor Silvio Araujo de Sousa Guaruj - SP 01/04/2011

Bioma Caatinga
O Bioma Caatinga abrange vrias tipologias vegetais na Regio Nordeste, ocupando uma rea aproximada de 10% do territrio nacional, se estendendo pelos Estados do Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O termo Caatinga originrio do tupi-guarani e significa mata branca . Embora esteja localizado em rea de clima semi-rido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biolgica e espcies que s ocorrem nesse bioma. Dentre as caractersticas da Caatinga que a diferenciam das demais formaes vegetais brasileiras destacam-se: vegetao caduciflia, isto , termo usado para denominar plantas que perdem suas folhas em determinadas pocas do ano, um sistema radicular extenso para compensar a falta de gua do subsolo, e presena significativa de xerfilas, isto , plantas que so adaptadas a aridez, como os cactos. Os tipos de vegetao do Bioma Caatinga encontram-se bastantes alterados devido a ao antrpica, aproximadamente 36% da rea original j foram alterados pelo homem. O desmatamento e as queimadas so prticas comuns no preparo da terra para a agropecuria. Essa prtica, alm de destruir a cobertura vegetal, tambm acarreta a perda da biodiversidade e intensificao do processo de desertificao com aumento da eroso.

Ufrj 2011 questo 8


Cerca de 95% do mercado nacional de gesso abastecido pelos depsitos de gipsita existentes na Bacia do Araripe, no Serto Nordestino. No Brasil, o processo de produo de gesso consome grande quantidade de energia proveniente da queima da lenha e do carvo vegetal, extrado do bioma Caatinga. a) Apresente uma caracterstica da Caatinga que a diferencia das demais formaes vegetais brasileiras. b) Aponte uma consequncia ambiental do desmatamento da Caatinga.

Universidade federal de Campina Grande Paraba 1 dia 1 prova de 2010 - Q22 - A


No mapa abaixo encontram destacadas e numeradas com 1, 2 e 3, as reas de domnio de trs das formaes vegetais que compem o mosaico das paisagens fitogeogrficas brasileiras. Sobre estas reas, as formaes vegetais que as identificam e a classificao fisionmico-estrutural dessas formaes vegetais (florestais ou arbreas, arbustivas e herbceas, e complexas e litorneas) analise as proposies abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contm APENAS as corretas. I) As reas 1, 2 e 3 correspondem aos domnios da Floresta Equatorial, da Caatinga e da Mata de Araucria ou dos Pinhais. II) Nas reas 1 e 3, predominam formaes florestais ou arbreas (Floresta Equatorial e Mata de Araucria ou dos Pinhais, respectivamente) e, na rea 2, as formaes arbustivas e herbceas (Caatinga). III) As reas 1, 2 e 3 representam os domnios da Floresta Equatorial, da Mata dos Cocais e dos Campos do Brasil Meridional, respectivamente. IV) Na rea 1, predominam as formaes vegetais complexas (Vegetao do Pantanal), na 2, as formaes florestais ou arbreas (Mata Tropical) e, na rea 3, as formaes arbustivas e herbceas (Campos). Est(o) correta(s): A) I e II. b) I. c) III. d) III e IV. e) V.

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

Anda mungkin juga menyukai