Anda di halaman 1dari 3

OROGBO

o fruto de plantas pertencentes ao gnero Cola, do grupo de diversas espcies de Malvales. As variedades mais comuns desses frutos so obtidos de rvores do oeste da Indonsia ou frica, como a cola nitida, cola acuminata ou cola vera. So ao todo 125 espcies. A noz-de-cola (conhecido por esse nome tambm) costuma nascer espontaneamente nas regies quentes e midas da frica Central e ocidental. A noz de cola tambm recebe outros nomes, como: caf-do-sudo, cola, mukezu, oribi, orob, obi, orob e abaj. Suas sementes tem gosto amargo e grande efeito estimulante, sendo usada comumente em culturas africanas, individualmente, em grupos, at mesmo em rituais e sendo oferecida a visitantes. Vegetal, tambm utilizado como alimento do Imonl, garante a sade e a fora, usado em vrios rituais do Candombl, o Orogbo ou orob, nome cientfico Garcinia kola Heckel, o nome de um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candombl. Pertence a famlia da Garcinia. utilizado pela medicina tradicional africana, tendo indcios de ao antiinflamatria e antiviral e algum efeito no tratamento do Ebola.

So utilizados nos ritos de Orumil, Xango, Osain e outros abors, indispensvel em jogos divinatrios e na feitura de santo no sentido de alcanar a prosperidade. Utiliza-se tambm no preparo do ab, sasanha e da comida ritual especificamente nas oferendas de cada Orix. O Orogbo um fruto negro predileto de Egun e Sng, por ser um elemento de pura ligao com Ik (a morte). Isto porque Sng um dos maiores representante de Eegun, fato latente no culto Yorub e ignorado aqui no Brasil, onde dizem que Sng tem pavor a Egun isto acontece por falta de conhecerem que na verdade Sng. Sng to quente quanto Eegun e o orogbo o melhor fruto para ser oferecido tanto no culto de egungun resultado da morte no culto a Sng associado Ik por soa capacidade de destruio atravs do raio. Os orogbo representam as pedras de raios no culto a Sng, j no culto a Eegun representa os descendentes raciais ou familiares, por este fato est relacionado morte. O orogbo por ser um fruto quente totalmente relacionado Ik, por isso ofertado aos ancestrais, por este aspecto, quando um ser vivo parte orogbo e oferece juntamente com mel a seus ancestrais, representa uma comunho do fsico com o espiritual, ou seja os seres vivos cultuam seus ancestrais partilhando o fruto. Neste momento a morte inteiramente representada pelo orogbo principalmente por sua casca negra, entra em harmonia com a vivacidade de Sng por ser um Oris oriundo de Ik (norte), on seja, ele um grande Egungun de inteira relao com dos os ancestrais cultuado na terra, onde todos vivem totalmente sob o domnio do grande Rei da terra (blwiy).

Muitos e muitos orogbos devem ser ofertados Sng com mel, o qual sua fruta predileta de principal relao com Ik e egun. Fatos desconhecidos por muitos e ignorados por outros.

Os principais riss que tambm recebem oferta de orogbo Es, lymi-srng, Ogo, blwiy, Oy, ml, lymowo-Iymnj e risnl-btl s recebem ferta de Orogbo sem a casca exibindo sua parte branca. o fruto de plantas pertencentes ao gnero Cola, do grupo de diversas espcies de Malvales. As variedades mais comuns desses frutos so obtidos de rvores do oeste da Indonsia ou frica, como a cola nitida, cola acuminata ou cola vera. So ao todo 125 espcies. A noz-de-cola costuma nascer espontaneamente nas regies quentes e midas da frica Central e ocidental. A noz de cola tambm recebe outros nomes, como: caf-do-sudo, cola, mukezu, oribi, orob, obi, orob e abaj. Suas sementes tem gosto amargo e grande efeito estimulante, sendo usada comumente em culturas africanas, individualmente, em grupos, at mesmo em rituais e sendo oferecida a visitantes.

Anda mungkin juga menyukai