Anda di halaman 1dari 5

POR QUE RAZO ALGUNS EVANGELHOS NO FALAM DA INFNCIA DE J ESUS?

Ariel lvarez Valdsi

No por acaso que, na Missa da meia-noite de Natal, todos os anos se l o relato do Nascimento de Jesus pelo Evangelho de S. Lucas. A razo que s ele refere certos pormenores, como: Belm, Jesus envolto em panos na manjedoura, os pastores e o canto dos anjos. Tal como s o Evangelho de Mateus que fala dos magos

Quando os apstolos souberam da morte e ressurreio de Jesus, saram a pregar esta inacreditvel notcia. Era algo to extraordinrio, to maravilhoso, to inaudito, que se converteu na nica mensagem que lhes importava comunicar gente. De todas as formas possveis, procuravam convencer os seus ouvintes deste grande prodgio, nunca antes ocorrido, e que Deus tinha realizado agora em Jesus. Sim. certo que eles tinham presenciado outras ressurreies. A de Lzaro, por exemplo (Jo 11). Ou a da filha de Jairo (Mc 5,21-43). Ou a do filho de uma pobre viva na aldeia de Naim (Lc 7,11-17). Mas todas estas pessoas, ao ressuscitarem, tinham voltado terra. E depois, morreram outra vez. Jesus, porm, era a primeira pessoa que tinha ressuscitado para no nunca mais morrer; que tinha conseguido vencer a morte para sempre. Era uma notcia extraordinria, muito boa. Por isso lhe chamaram evangelho, que em grego significa a boa notcia. Isto levou-os a compreender que Jesus se tornara o Messias e que, portanto, tinha passado a ser o Filho de Deus graas sua morte e ressurreio. Por isso, a nica coisa que os cristos pregaram, durante a PRIMEIRA ETAPA da vida da Igreja, foi que Jesus tinha morrido e ressuscitado, e que assim se tinha tornado o Filho de Deus.

Um vazio lamentvel fcil de verificar que os quatro Evangelhos comeam todos de modo diferente. Mateus abre com a infncia de Jesus. Marcos, pelo contrrio, com a vida j adulta do Senhor. Lucas volta a apresentar-nos os relatos da infncia. E Joo vai ainda mais atrs, a quando Jesus vivia no cu junto de seu Pai, antes de vir terra. Por que razo os evangelistas diferem na abertura da histria de Jesus? No conheciam todos a vida completa do Mestre? Ou pensaram que alguns episdios no mereciam ser includos no seu evangelho? Para responder a estas perguntas, devemos ter em conta que os primeiros cristos no entenderam a pessoa de Jesus toda de uma vez, mas gradualmente. E que decorreram muitos anos antes de compreenderem que esse Jesus, que tinha vivido e caminhado pela Palestina junto deles, era o Filho de Deus. Ora isto influiu na maneira de comear a escrever os evangelhos.

Filho de Deus, desde quando? O morto que est vivo Encontramos isto no livro dos Actos dos Apstolos, que contm o eco das antigas

pregaes dos apstolos. Por exemplo Pedro, no sermo pronunciado no dia de Pentecostes, dizia multido reunida: Foi este Jesus que Deus ressuscitou, e disto ns somos testemunhas. []Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias a esse Jesus por vs crucificado (Act 2,32.36). E perante as autoridades judaicas, a quem os apstolos foram levados por anunciar o evangelho, Pedro explica: O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o num madeiro. Foi a Ele que Deus elevou, com a sua direita, como Prncipe e Salvador. E ns somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Esprito Santo (Act 5,30-31). So Paulo explica aos judeus que, quando Deus ressuscitou Jesus, cumpriu-se uma profecia que dizia: Tu s meu Filho, Eu hoje te gerei(Act 13,32-33). Tambm nas Cartas de Paulo, que so os escritos mais antigos do Novo Testamento, encontramos a mesma ideia. Aos Romanos, escrevia: Seu Filho, nascido da descendncia de David segundo a carne, constitudo Filho de Deus em poder, segundo o Esprito santificador, pela ressurreio de entre os mortos, Jesus Cristo Senhor Nosso (1,3-4). E aos Filipenses: Jesus Cristo rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente at morte, e morte de cruz. Por isso mesmo que Deus o elevou acima de tudo e lhe concedeu o nome[ttulo] que est acima de todo o nome: Jesus Cristo o Senhor! (2,8-9).

vida. Assim encontraram resposta ao facto de a sua actividade e ministrio na terra terem sido to humildes: porque Deus s lhe reservava para depois da morte um lugar glorioso e um ttulo divino. Portanto, quando os cristos quiseram pr por escrito algo da vida de Jesus, o nico que lhes pareceu importante escrever foram os detalhes da sua morte e ressurreio. Assim nasceram os relatos da Paixo do Senhor: a priso, a flagelao, as humilhaes dos soldados, as negaes do seu amigo Pedro, a coroao de espinhos, o julgamento perante o governador Pilatos, a crucifixo, os apupos da multido, as horas de terrvel agonia, a sua morte como um criminoso, e, finalmente, a triunfante ressurreio. Dos evangelhos, pois, a primeira coisa a ser escrita foi o final; isto , a seco conhecida pelo nome de Relatos da Paixo.

Saber mais sobre o Mestre Mas, medida que os anos passavam, a Igreja entrou numa SEGUNDA ETAPA. Os convertidos ao cristianismo j no se contentavam com saber como Jesus tinha morrido e ressuscitado. Nas reunies, procuravam saber um pouco mais sobre a sua pessoa: o que tinha feito, que mensagem ensinara, onde tinha vivido, como foi a sua vida. Ento, comearam a ser redigidas algumas coleces com as suas frases mais famosas, os seus ditos mais recordados, as suas parbolas, os seus milagres mais espectaculares. E, em forma de folhas soltas, eram utilizadas para a catequese dos cristos que queriam aprofundar um pouco mais a doutrina do Mestre.

O nascimento da Paixo Os primeiros cristos, pois, pregavam que na ressurreio Jesus pde alcanar a glria de Filho de Deus que no teve durante a sua

Com estas informaes mo, e com a ajuda do Esprito Santo, os cristos foram aprofundando o mistrio da pessoa de Jesus. Compreenderam que Ele no podia ter ensinado verdades to sublimes, se ento no fosse j o Messias. E descobriram, assim, que Jesus era o Messias e o Filho de Deus no a partir da ressurreio, mas desde antes: desde a sua vida pblica. Que Deus o tinha chamado seu Filho quando Jesus comeou a pregar. A ressurreio no fez mais do que manifestar publicamente o que j sucedia com Jesus desde que fora baptizado por Joo.

disse: Verdadeiramente este homem era Filho de Deus! (Mc 15,39). Mais ningum.

Infncia interessante Uns anos mais tarde, a reflexo da Igreja entrou numa TERCEIRA ETAPA. Porque os cristos, que amavam e seguiam fervorosamente a Jesus, queriam saber ainda mais sobre a sua vida: quem foram os seus antepassados, onde tinha nascido, onde tinha sido criado. E nesta busca de informao foram aparecendo novos relatos, que narravam os factos da infncia do Senhor. E ao meditar nestes relatos, os primeiros cristos fizeram uma nova descoberta: que Jesus era Filho de Deus no no momento do baptismo, mas j na sua infncia; mais ainda: no momento da sua concepo, quando a Virgem Maria, sua me, o gerou, j Ele era o Filho de Deus. Ao aceitar-se esta nova ideia, os relatos da infncia de Jesus tambm passaram a ser importantes, e comearam a ser postos por escrito. Surgiram, assim, os Relatos da Infncia, nos quais j se diz expressamente que Jesus Filho de Deus. Por exemplo, conta-se que, pouco depois de o menino Jesus nascer, a sua famlia teve que fugir para o Egipto, para que se cumprisse a profecia que anunciava: Do Egipto chamei o meu Filho (Mt 2,15). E quando na anunciao o anjo comunica a Maria a sua gravidez por obra do Esprito Santo, diz-lhe duas vezes que o menino que vai nascer ser chamado Filho de Deus (Lc 1,32.35). Por isso quando, pouco depois, escreveram as suas obras, Mateus e Lucas, em vez de comearem os seus evangelhos com o baptismo de Jesus, como Marcos, resolveram incluir este novo material da infncia do Senhor.

Um Filho em segredo Esse material de parbolas, ditos e milagres, tornou-se to importante como o da paixo. Ento um escritor, a quem chamamos MARCOS, decidiu junt-lo aos relatos da paixo. E nasceu o primeiro evangelho. Como Marcos tinha esta nova focagem, isto , que Jesus era Filho de Deus j no momento do baptismo, e no s ao ressuscitar, no princpio do evangelho diz que, quando Jesus saiu da gua aps o baptismo, uma voz do cu disse: Tu s o meu Filho muito amado (Mc 1,9-11). Desta forma, ficava claro para os leitores, que Deus reconhecia Jesus como seu Filho j nesse momento. Mas, segundo Marcos, nunca os discpulos nem as outras pessoas se deram conta disso. E Ele no se preocupou em revel-lo abertamente a ningum, porque no teriam sido capazes de entend-lo. Por isso, embora o evangelho de Marcos afirme que Jesus Filho de Deus desde o seu baptismo, nunca ningum o reconhece como tal publicamente. S no momento da sua morte, o segredo descoberto por um centurio romano que estava ao p da cruz, o qual, ao v-lo expirar daquela maneira,

Descoberto na tempestade Os evangelhos de Mateus e Lucas, pois, como contavam que Jesus era Filho de Deus desde o seu nascimento, no podiam dizer que na sua vida pblica ningum sabia (como dizia Marcos). Por isso, retocam algumas das suas passagens a fim de afirmar que a sua filiao divina j era conhecida pelos seus discpulos. Assim, depois de Jesus caminhar sobre as guas, MATEUS diz que todos os discpulos, ajoelhados, lhe dizem: Verdadeiramente Tu s Filho de Deus (Mt 14,33). E quando Jesus pergunta aos seus discpulos que opinavam dele, Pedro responde: Tu s o Messias, o Filho do Deus vivo (Mt 16,16). E quando Jesus morre, em vez de dizer, como Marcos, que s o centurio romano o reconhece, diz que todos os guardas que estavam com Ele, confessam em coro Verdadeiramente este era Filho de Deus (Mt 27,54). LUCAS, por sua vez, diz que o prprio Jesus se encarregou de revelar aos seus discpulos que era o Filho de Deus ao dizer-lhes: Meu Pai entregou-me todas as coisas. Ningum sabe quem o Filho seno o Pai; e ningum sabe quem o Pai seno o Filho, e aqueles a quem o Filho quiser revel-lo (Lc 10,22).

a ser Filho de Deus, mas que o foi desde toda a eternidade. Jesus no comeou a existir quando Maria ficou grvida dele, mas j preexistia desde antes da criao do mundo, no cu, junto de Deus. Nesta poca escreveu JOO o seu evangelho. E tambm comeou, como os outros trs, pelo baptismo de Jesus. Mas deu-se logo conta de que ficaria mais completo se acrescentasse esta nova ideia. E por isso, em vez de colocar os relatos da infncia como Mateus e Lucas, foi ainda mais atrs e acrescentou, em jeito de prlogo, um belo hino que os cristos cantavam nas suas reunies litrgicas sobre a preexistncia de Jesus, e que comeava assim: No princpio j existia a Palavra; e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus (Jo 1,1).

Um livro s avessas Hoje, quando lemos os evangelhos, comeamos pela infncia de Jesus, continuamos com a sua vida pblica e conclumos com a sua morte e ressurreio. Contudo, foram escritos ao contrrio: Primeiro comps-se a sua morte e ressurreio, depois a sua vida pblica, e finalmente a sua infncia. Esta composio s avessas obedece compreenso gradual que os primeiros cristos tiveram acerca de Jesus como Filho de Deus. Num primeiro perodo, a ressurreio de Jesus foi o nico dado da sua vida digno de meno, o nico evangelho. Por isso as Cartas de Paulo e os Actos dos Apstolos nunca contam nenhum facto histrico da vida de Jesus, a no ser a sua morte e ressurreio. Os episdios anteriores no tinham maior valor nem mereciam ser

L em cima, desde sempre Os anos foram passando, e j perto do final do sculo primeiro a Igreja entrou na QUARTA ETAPA e ltima da sua reflexo sobre este tema. Os cristos, remontando at antes do nascimento de Jesus, chegaram a uma nova concluso: que Jesus era Filho de Deus muito antes de nascer. Melhor dito, que desde sempre tinha sido Filho de Deus. Que nunca tinha comeado

contados, pois pensava-se que ento Ele ainda no era Filho de Deus. Quando mais tarde os cristos reflectiram sobre a identidade de Jesus, e entenderam que era Filho de Deus j durante o seu ministrio, no houve dificuldade em recompilar toda a informao sobre a sua vida pblica, os seus ditos e milagres. Ento a vida pblica de Jesus ganhou tambm importncia, entrou na categoria de evangelho, e foi includa na obra composta por Marcos.

parte, continua a ser desconhecida para muitos crentes. Por isso devemos fazer o mesmo esforo daqueles primeiros cristos, e pouco a pouco entender quem este Jesus que passou pela terra e que ainda continua vivo de um modo misterioso. S assim, gradualmente, como os evangelistas, poderemos saber que quer de ns hoje agora, que o estamos a conhecer melhor.

Deu trabalho, mas esclareceu-se Tempo depois, a Cristologia continuou a progredir. Compreendeu-se que Jesus era Filho de Deus desde a sua concepo, e assim os relatos da infncia tambm passaram a ser importantes e puderam ser acrescentados como evangelhos nos escritos posteriores de Mateus e Lucas. Finalmente, com a iluminao do Esprito Santo, soube-se da preexistncia de Jesus como Filho de Deus, desde antes do seu nascimento. E ento o quarto evangelho incluiu a novidade, no hino do seu prlogo. Os primeiros cristos no entenderam de um golpe quem era Jesus, na realidade. Foram-no descobrindo aos poucos, com esforo, reflexo e orao. A pessoa de Jesus era to misteriosa, to inconcebvel, to fora de toda a lgica, que levou muitos anos a convencerse de que esse Jesus que tinha comido com eles, caminhado pelas suas praas, entrado e dormido nas suas casas, a quem tinham visto e tocado, era nada menos que Deus em pessoa que os tinha visitado na terra. Hoje tambm nos custa crer que Jesus continue vivo entre ns. Que continue a passear no meio das nossas ruas e assista s nossas reunies. Porque a pessoa de Jesus, em

Ariel lvarez Valds, In Revista BBLICA, 331, pp. 3-8. Traduo de Lopes Morgado, OFMCap.

Anda mungkin juga menyukai