Anda di halaman 1dari 2

Como elaborar um artigo cientfico

Modelo baseado nas recomendaes da ABNT NBR 6022 de 2003.

ARTIGO

Artigo cientfico parte de uma publicao com com autoria declarada que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento
(Associao Brasileira de Normas Tcnicas NBR 6022, 2003, p.2)

Elenise Maria de Araujo

Etapas de elaborao de um Artigo Cientfico


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Escolher o tema Realizar uma Pesquisa Bibliogrfica preliminar Delimitar o tema Formular a situao problema e as hipteses Estabelecer os Objetivos Descrever a Justificativa Definir a Metodologia Esboar um Sumrio Preliminar

Formatao do Artigo
A apresentao do artigo deve ser organizada e metdica, sendo assim atentar para: A Redao (estilo claro, conciso e objetivo) Os Aspectos Externos (normas ABNT) A Estrutura do Artigo (pr-textual; textual e ps-textual)

Tipos de artigos
Artigo Original ou divulgao
apresenta temas ou abordagens originais e podem ser, relatos de casos,comunicao ou notas prvias.
AUTOR ABNT ABNT

Normas da ABNT
TTULO NBR 6023: Elaborao de referncias NBR 6024: Numerao progressiva das sees de um documento NBR 6028: Resumos NBR 10520: Informao e documentao citao em documentos NBR 14724: Informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao Normas de apresentao tabular 3 . edio
a

DATA 2002 2003

Artigo de reviso
os artigos de reviso analisam e discutem trabalhos j publicados, revises bibliogrficas.

ABNT ABNT

2003 2002

ABNT

2002

IBGE

1993

Fonte: ABNT, NBR 6022 (2003, P.1).

Estrutura do Artigo Cientfico


Elementos Pr-Textuais Elementos textuais
ttulo e subttulo,autoria,currculo,resumo na lngua do texto,palavras-chave na lngua do texto introduo, desenvolvimento,concluses ttulo e sub-ttulo em lngua estrangeira, resumo em lngua estrangeira,palavras-chave em lngua estrangeira, notas explicativas, referncias, glossrio, apndices,anexos e agradecimentos e a data de entrega dos originais para publicao.

Ilustraes
tipos de ilustraes: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos,mapas, organogramas, plantas, quadros, outros. a identificao da ilustrao aparece na parte inferior precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia do texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo a ilustrao deve figurar o mais prximo possvel do texto a que se refere.
(ABNT. NBR 6022, 2003, p.5)

Elementos Ps-Textuais

Citaes
Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original Citao direta: transcrio textual de parte da obra do autor consultado Citao indireta: texto baseado na obra do autor consultado Notas de referncia: notas que indicam fontes consultadas Notas de rodap: indicaes, observaes ao texto feitas pelo autor Notas explicativas: notas usadas para comentrios.
ABNT NBR 10520, 2003

Tabelas
as tabelas devem ter um nmero em algarismo arbico, seqencial, inscritos na parte superior, a esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela Ttulo: devem conter um ttulo por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangncia do seu contedo. Fonte: a fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiscula/minscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informaes da tabela, precedida da palavra Fonte. Consulte a norma para apresentao tabular do IBGE 1993.

Referncias
As referncias so apresentadas em ordem alfabtica de autor e alinhadas somente margem esquerda.
ASSOCIAO BRASILEIRA NORMAS TECNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. 5 p. _____. NBR 6023: informao e documentao: elaborao: referncias. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. _____. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. _____. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. _____. NBR 10520: informao e documentao: citao em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. _____. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. 6 p. INSTITUTO BRASILEIRO GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3.ed. 1993.

Anda mungkin juga menyukai