Anda di halaman 1dari 31

1.

RESUMO
O estudo dos coeficientes de restituio de grande relevncia em escala industrial como tambm no ambiente acadmico. Atravs de seu estudo pode-se desenvolver produtos como, por exemplo, calados que melhor absorvam o impacto do contato do corpo de uma pessoa com o solo. Neste experimento, utilizamos um cronometro como tambm um sistema utilizando um microfone acoplado a um amplificador ligado a um osciloscpio de forma a se medir os intervalos tn necessrios para a obteno do coeficiente de restituio. Foram obtidos coeficientes de restituio para vrios materiais como: Bola de Gude, Bola de Pebolim, Bola de Metal, Bola de Ping Pong. Entre esses valores, o mais significativo e semelhante aos valores encontrados na literatura foram para a bola de pebolim, que obteve os valores 0,58 0,30; 0,854 0,009 e 0,680 0,004, onde seu valor encontrado na literatura foi de 0,688. Ao se analisar as medidas t1 para a bola de ping pong num segu ndo momento, de modo a avaliar sua incerteza esttica e comparar seus valores, foi encontrado um valor muito prximo ao da literatura que foi de 0,895 0,024. Ao obter o coeficiente de restituio atravs da construo de um grfico, tambm para bola de ping pong, o valor encontrado foi de 0,871 0,004, que tambm apresentou grande conformidade com o valor literrio que foi de 0,870.

2. CONTEXTUALIZAO

As interaes que ocorrem diante de um choque entre diferentes materiais podem ser caracterizados pelo coeficiente de restituio. Este, utilizado em diversas situaes do nosso mundo cotidiano, como por exemplo, o de se verificar e produzir palmilhas que amortecem o impacto entre o cho e o corpo da pessoa que usa um calado,ou seja, a palmilha evita que haja um reflexo da reao do impacto da pisada. O coeficiente de restituio ser menor, quanto maior for a dissipao de energia, ou seja, diante do impacto causado do contato do corpo com o cho, se o material do calado consegui absorver o impacto, isso mostra que ele tem um menor coeficiente de restituio em comparao ao do cho. Desta forma, quanto mais porosa, maior quantidade de sulcos e menos rgida for estrutura do material que compe o calado, maior ser a absoro de energia no mesmo, ou seja, o impacto da coliso no transmitido novamente ao corpo da pessoa. Em geral, o coeficiente de restituio pode ser definido como a razo das velocidades de um objeto em queda, no instante em que ele atinge uma dada superfcie e no instante em que ele deixa essa superfcie. O coeficiente de restituio obtido pela seguinte relao:

As colies podem ser classificadas de trs maneiras: As colies so perfeitamente elsticas quando , parcialmente inelsticas quando e por fim so perfeitamente inelsticas quando nulo. A primeira coliso ocorre quando a velocidade, ou a atura depois do choque a mesma, ou seja, Vida=Vvolta e Hida=Hvolta. A terceira coliso ocorre quando, aps a queda livre, o material permanece em repouso, ou seja, no h deslocamento de volta aps a queda, de modo que a velocidade nula. No caso em que esta entre 0 e 1, aps o lanamento do objeto em queda livre, quando este toca a outra superfcie, e ocorre o choque, parte da energia da coliso dissipada pelo superfcie que foi tocada pelo objeto em queda. Esta dissipao pode ocorrer de vrias maneiras possveis como, por exemplo, ser transformada em energia sonora e deformao dos materiais devido ao impacto obtido pelo choque entre os materiais. H diversas formas para se determinar o coeficiente de restituio, sendo uma delas a partir do som. O som emitido pelo choque entre os dois materiais pode captado por um microfone junto a um amplificador operacional, que amplifica o sinal obtido e esse sinal fonte de um osciloscpio. A partir dos picos que aparecem na tela possvel determinar a variao de tempo entre os choques consecutivos e consequentemente o coeficiente de restituio. Neste experimento, tal mtodo foi utilizado para se determinar o valor do coeficiente de restituio de diversos tipos de bolas que foram lanadas em queda livre sobre uma base de granito.

3. OBJETIVOS
O objetivo deste experimento consiste na anlise da caracterstica fsica de dureza ou resistncia em materiais, determinao do coeficiente de restituio de diferentes materiais mediante procedimentos prticos e estudo da variao da energia cintica de uma bola em choque parcialmente elstico.

4. DESCRIO EXPERIMENTAL E METODOLOGIA

4.1

Equipamentos e materiais a serem utilizados:


Osciloscpio Tektronix 2022B Caixa contendo dois circuitos amplificadores, cada um deles conectado a um microfone de eletreto Fonte de alimentao (+3V) Minipa MPL 3303 2 cabos de conexo banana/banana 2 cabos de conexo banana/jacar Cilindro de Plstico (h = 50 cm e = 22 cm de dimetro): o objetivo do cilindro consiste em induzir a bola a se deslocar verticalmente aps cada impacto (minimizando assim irregularidades na superfcie da base) Base de granito Cronmetro Cronobio Esferas de diferentes materiais, por exemplo: - Bola de ping pong (material sinttico) - Bola de pebolim (material sinttico) - Bola de gude (vidro) - Bola de borracha - Bola de ao

Figura 1 Esferas utilizadas no experimento.

4.2

Aparato Experimental

1. Montar um arranjo experimental, conforme figura 2.

Figura 2 - Aparato experimental para a determinao do coeficiente de restituio.

2. A bola de material a ser avaliado, dever ser solta em queda livre e sempre deve sair do mesmo ponto: a altura H do cilindro considerada como referncia. O objetivo do cilindro consiste em induzir a bola a se deslocar verticalmente aps cada impacto (minimizando assim irregularidades na superfcie da base). 3. Atravs do osciloscpio e de um conjunto consistindo de: microfone de eletreto amplificador osciloscpio, projetado para captar o sinal acstico que contm a informao dos impactos consecutivos, dever ser medido o tempo entre dois impactos consecutivos da bola com a base de granito. O circuito amplificador serve para condicionar (amplificar) o sinal do microfone, de forma a se realizar sua captura no osciloscpio. O circuito baseado num amplificador operacional. Embora a caixa contenha dois conjuntos (microfone + amplificador), apenas um deles ser utilizado no experimento. Consideraes: A altura H uma das grandezas de influncia, vale ressaltar que quanto maior for a altura inicial da bola, a incerteza na altura resultar em uma incerteza padro relativa mais reduzida. Considerando outras possveis grandezas de influncia, que sero desprezadas por hiptese (por exemplo: atritos, resistncia do ar, energia cintica devida rotao da bola), avalie se o valor da altura utilizado adequado. importante notar que os testes so comparativos, mais precisamente, o ensaio apresenta um procedimento para comparar alguns materiais. Considerando as hipteses e os materiais disponveis, bem como os procedimentos do ensaio utilizado, avalie quais so as maiores grandezas de influncia em uma comparao dos valores experimentais com possveis valores de referncia encontrados na literatura.

4.3

Medidas do coeficiente de restituio de diferentes materiais 1. O tubo de plstico dever ser posicionado na vertical em relao base de mrmore. Medir a altura H do tubo, estimando sua incerteza. 2. Sero avaliados diversos tipos de materiais, portanto selecione a esfera, cujo material dever ser avaliado, segure a esfera no topo do tubo de plstico, solte a bola em queda livre, com o cronmetro, mea o tempo de queda to. 3. Use a equao para calcular to.

4. Compare os dois valores de to, levando em conta as incertezas associadas. Utilize para os clculos de o valor mais preciso de to. 5. Mediante o sinal de impacto acstico captado pelo microfone de eletreto (figura 3), amplificado e apresentado na tela do osciloscpio, mea o intervalo de tempo entre os dois primeiros impactos sucessivos (t1). 6. Para calcular o coeficiente de restituio, utilize as equaes e

7. Tambm calcule o coeficiente de restituio a partir de dois intervalos de tempo sucessivos envolvendo trs colises. 8. Repita o procedimento para as demais esferas.

Figura 3 - Aparato experimental para a coleta do sinal acstico e visualizao do sinal eltrico amplificado.

Cuidados experimentais: Para realizar a conexo do microfone e do amplificador com a fonte de alimentao e o osciloscpio, siga as instrues dos tcnicos e do professor. Certifique-se de conectar ao osciloscpio a sada do circuito correspondente ao microfone utilizado (S1 ou S2). A tenso de alimentao do amplificador no deve ultrapassar 3V ou 3,5V para no despolarizar o microfone. Uso do osciloscpio (tempo entre dois impactos consecutivos): Para a medio do tempo entre dois impactos consecutivos recomendado congelar a imagem na tela do osciloscpio contendo o sinal do microfone amplificado, com os picos caractersticos dos transitrios gerados (figura 4).

Figura 4 Sinal acstico captado pelo microfone, amplificado e apresentado no osciloscpio.

A operao de congelar a imagem pode ser realizada mediante o comando run/stop ou single seq (figura 5). No necessrio coletar os dados via flash memory, pois a medida do tempo realizada diretamente na tela do osciloscpio, atravs dos cursores verticais.

Figura 5 Localizao das teclas run/stop e single seq para congelar a imagem na tela do osciloscpio, e da tecla autoset.

Para a obteno de dois ou mais transitrios na tela do osciloscpio, contendo os picos correspondentes aos impactos (figura 4), deve-se ajustar adequadamente os controles de ganho de tenso (amplitude) e base de tempo (eixo horizontal) do osciloscpio. A ponta de prova do osciloscpio e a correspondente configurao do canal 1 devero ser ajustadas para (x1). Para o ajuste da amplitude, sugere-se que seja usado o modo automtico do osciloscpio (comando autoset na figura 5). Para o ajuste da base de tempo, pode ser usado um valor entre 50 e 100 ms/diviso, dependendo do material sendo testado.

4.4

Avaliaes da incerteza esttica e comparao dos resultados

Com o intuito de avaliar a incerteza de para uma das bolas utilizando o desvio padro da mdia como incerteza padro e tambm, com o intuito de utilizar o valor desta incerteza e comparar o valor do experimental com o que encontrado na literatura, o experimento com a bola de ping-pong deve ser repetido por 4 vezes O procedimento experimental neste item ocorre da mesma maneira como descrito no item que utiliza o osciloscpio. Nesse sentido, para o clculo de tais resultados necessrio a captao de t1 (4 vezes) de lanamentos da bola de ping-pong e do valor terico para juntamente com suas respectivas incertezas. 4.5 Obteno do coeficiente de restituio a partir do grfico (tn x n)

Esta etapa do seguinte relatrio visa o clculo do coeficiente de restituio a partir do grfico (tn x n). Para isso usaremos a bola de ping pong

(devido seu alto coeficiente de restituio). Para tal clculo, devem-se seguir os passos abaixo: 1) Medir os valores de tn em funo de n, com os valores de tn medidos com os cursores do osciloscpio a partir da imagem na tela do mesmo; 2) Construir uma tabela utilizando os dados necessrios para a montagem do grfico 3) A partir da construo do grfico com os dados acima e do ajuste de curvas necessrio, determinaremos o valor de .

5. RESULTADOS E DISCUSSO DO EXPERIMENTO


Tabela 1 Especificaes tcnicas dos equipamentos utilizados.

Equipamento Osciloscpio Fonte de Alimentao CC Cronmetro

Marca/Modelo Tektronix TDS 2022 B Minipa MPL 3303 Cronobio

Escala de fundo ajustvel 30 V 9:99 99

Resoluo 1/5 da unidade / div na tela 0,1 V 00:00 01

Incerteza Inst. ajustvel 0,05 V 0,003 s

5.1 Medidas do coeficiente de restituio de diferentes materiais 5.1.1 Valores de t0 terico e t medidos no cronmetro A altura do tubo plstico foi medida com a rgua em dois pontos diferentes, sendo obtidos os seguintes valores, 429 e 431 mm, sendo o valor mdio de 430 mm. Para o clculo da incerteza da altura foram consideradas a incerteza instrumental (instr), a incerteza estatstica (estat) e a incerteza experimental (exper). A incerteza instrumental est relacionada ao valor mnimo de medio do instrumento; como a menor diviso da rgua um milmetro, instr = 0,5 mm (metade da menor diviso). A incerteza estatstica refere-se ao desvio padro da mdia, o qual calculado pela equao:
= = 1,0 mm

A incerteza experimental est relacionada ao posicionamento da bola em relao ao topo do cilindro. Essa incerteza foi considerada da ordem de 5,0 mm. Assim, a incerteza da altura pode ser calculada pela equao:

Com base no clculo das incertezas, pode-se afirmar que a altura considerada do tudo plstico H = (430 5) mm.
10

Foram medidos os valores do tempo de queda to e o intervalo de tempo entre os dois primeiros impactos sucessivos t1, conforme as tabelas 2 e 3. A incerteza do tempo, associada ao cronmetro, foi estimada como a mdia do atraso do operador a dois acionamentos rpidos subsequentes, o qual resultou em 0,18 segundos.

Tabela 2 Tempo de queda da esfera (queda livre), do momento em que solta de H, at o impacto com a base de granito.

Esfera Bola de ping-pong (0,30 0,18) s (0,26 0,18) s Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal (0,28 0,18) s (0,36 0,18) s (0,35 0,18) s

Tabela 3 Valores referentes ao intervalo de tempo entre os dois primeiros impactos sucessivos.

Esfera t1 Bola de ping-pong (0,47 0,18) s (0,35 0,18) s Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal (0,53 0,18) s (0,45 0,18) s (0,42 0,18) s

Aps a obteno dos valores experimentais de t0 (medidos com o cronmetro), foi calculado o valor terico de t0 (a partir da expresso), para posterior comparao com os valores obtidos. Considerou-se g = 9,8 m/s.
= = 0,30 s

Para o clculo da incerteza do valor de t0 foi utilizada a equao: = Considerando-se o valor da gravidade como g = (9,80 0,05) m/s2: = 2,06.10-3 s

11

Os valores experimentais de t0 variaram entre 0,26 e 0,36 segundos, com uma incerteza de 0,18 segundos, o valor terico obtido foi de 0,30 segundos, sendo o mesmo para todas as bolas, com uma incerteza de 2,06. 10-3 segundos. Como podem ser observados, os valores experimentais apresentaram uma incerteza muito grande, de ordem de grandeza similar ao valor medido, o que faz com que o valor terico, com uma incerteza muito menor, seja o mais adequado para que se faam os clculos para obteno do coeficiente de restituio. Para o clculo do coeficiente de restituio (), utilizou-se a equao:

Considerando n igual a um e isolando a varivel de interesse (), obtm-se:

Para o clculo da incerteza do coeficiente de restituio foi utilizada a equao: = A partir dessas equaes foi calculado o coeficiente de cada uma das bolas utilizadas no experimento com sua incerteza associada:

Bola de ping-pong

Bola de pebolim

12

Bola plstica

0,30

Bola de gude

0,30

Bola de metal

0,30
Tabela 4 Valores de e a incerteza associada obtidos com t0 terico e com t1 cronometrado para as diferentes bolas.

Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal

cronmetro
0,78 0,30 0,58 0,30 0,88 0,30 0,75 0,30 0,70 0,30

13

A partir das incertezas associadas aos coeficientes de restituio calculados anteriormente, pode-se se observar que esses valores so bem altos, isso se deve ao fato da incerteza dos valores de t1 ser da mesma ordem de grandeza que o valor mensurado.

5.1.2 Valores de t0 terico e t medidos no osciloscpio Com o microfone fixado base de granito, as diferentes bolas foram liberadas e os intervalos de tempo (t1 e t2) foram medidos a partir da imagem observada na tela do osciloscpio. Os valores obtidos encontram-se na tabela 5.
Tabela 5 Valores de t1 e t2 obtidos com o osciloscpio para as diferentes bolas.

Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal

t1
(540 4)ms (500 4)ms (580 4)ms (500 4)ms (480 4)ms

t2
(460 4)ms (340 4)ms (580 4)ms (420 4)ms (380 4)ms

Para o clculo do coeficiente de restituio (e sua incerteza) a partir dos valores de t0 terico e t1 medido no osciloscpio, utilizou-se as equaes: e Para t0 o valor obtido foi: = = 0,296s = 296ms =

Com uma incerteza de 2,06. 10-3 segundos, conforme clculo anterior. Dessa forma o valor de t0 obtido foi de (296 2) ms. Utilizando os valores de t1 que constam na tabela 5, foram obtidos os coeficientes de restituio das diferentes bolas:

14

Bola de ping-pong

Bola de pebolim

Bola plstica

Bola de gude

15

Bola de metal

Tabela 6 Valores de e a incerteza associada obtidos com t0 terico e com t1 medido no osciloscpio para as diferentes bolas.

Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal

osciloscpio
0,912 0,009 0,845 0,009 0,980 0,009 0,845 0,009 0,811 0,009

Neste caso, em comparao com os dados obtidos com t1 cronometrado, as incertezas associadas foram de ordem de grandeza menor, pois as incertezas associadas a t0 terico e t1 obtidos com o osciloscpio so menores. 5.1.3 Valores de t1 e t2 medidos no osciloscpio Para o clculo do coeficiente de restituio a partir dos valores de t1 e t2 medidos no osciloscpio, utilizou-se a equao: = = =

Considerando n igual a um e selecionando os parmetros de interesse, obtmse:


16

= A incerteza considerada foi a incerteza do osciloscpio, cujo valor foi de quatro milissegundos, ou seja, 0,004 segundos. Utilizando os valores de t1 e t2 que constam na tabela 5, foram obtidos os coeficientes de restituio das diferentes bolas: Bola de ping-pong = Bola de pebolim
=

Bola plstica
=

Bola de gude
=

Bola de metal
=

Tabela 7 Valores de e a incerteza associada obtidos com t1 e t2 medidos no osciloscpio para as diferentes bolas.

Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal

osciloscpio
0,852 0,004 0,680 0,004 1,000 0,004 0,840 0,004 0,792 0,004

Assim como anteriormente (t0 terico e t1 obtido com o osciloscpio), em comparao com os dados obtidos com t1 cronometrado, as incertezas associadas foram de ordem de grandeza menor, pois as incertezas associadas ao osciloscpio so de ordem de grandeza menor.
17

Compararam-se os valores dos coeficientes de restituio e incerteza associada dos trs diferentes tipos de coleta para as diferentes esferas, conforme tabela 8.

Tabela 8 Valores de e a incerteza associada, obtidos por diferentes mtodos para as diferentes esferas.

(com t0 terico Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal
e com t1 cronometrado)

(com t0 terico e
com t1 medido no osciloscpio)

(com t1 e t2
medidos no osciloscpio)

0,78 0,30 0,58 0,30 0,88 0,30 0,75 0,30 0,70 0,30

0,918 0,009 0,845 0,009 0,980 0,009 0,845 0,009 0,810 0,009

0,852 0,004 0,680 0,004 1,000 0,004 0,840 0,004 0,792 0,004

Analisando a tabela 8 foi possvel perceber que os valores calculados por mtodos diferentes para as esferas foram prximos para algumas delas e no to prximos para outras. De maneira geral, possvel perceber que os valores obtidos pelos dados do osciloscpio tiveram uma menor variao em comparao aos obtidos pelo cronmetro, o que pode ser explicado pela maior dificuldade na realizao das medidas com o cronmetro, bem como uma menor preciso associada aos dados. A tabela abaixo (tabela 9) contm os valores para os coeficientes de restituio dos materiais utilizados no experimento, encontrados na literatura:
Tabela 9 Valores encontrados na literatura para os coeficientes de restituio dos materiais
Bola

teor [2,3] 0,870 0,930 0,600 0,830 0,688

Ping Pong Gude Metal Plstica Pebolim

Ao analisar os valores encontrados experimentalmente, podemos perceber que os valores medidos por mtodos diferentes de uma forma geral obtiveram certas discrepncias entre si. Dentre eles o que mais se aproximou nas trs medies foi a bola de metal. De uma forma geral possvel perceber
18

que os valores obtidos atravs do osciloscpio tiveram uma menor variao tanto em relao aos seus valores, como as suas incertezas em comparao aos resultados obtidos pelo cronmetro. Outro ponto notvel neste sentido o fato de que as incertezas relacionadas aos valores medidos pelo uso do cronmetro foram consideravelmente maiores do que os obtidos atravs do uso do osciloscpio. Essa maior incerteza pode estar associada a dificuldades na realizao das cronometragens como tambm, uma menor preciso associada a seus dados. Analisando os valores encontrados experimentalmente para os materiais acima citados e comparando-os com seus valores encontrados na literatura, podemos perceber que apenas uma das bolinhas obteve similaridade entre o valor experimental e terico: a bola de pebolim, que em sua avaliao mediante t1 e t2 obteve um coeficiente de restituio de = 0,680 0,004. A bola de ping-pong neste sentido foi o que possuiu maior discrepncia entre os valores experimentais e terico. Nas demais, em certas medidas, possvel encontrar um valor que se assemelhe ao valor encontrado na literatura, mas mesmo assim, essa semelhana no possui grande relevncia. Vale ressaltar que nos clculos realizados para a bola plstica, utilizando os valores de t1 e t2 do osciloscpio, o valor do coeficiente foi de =1, ou seja, isso significa que diante deste valor, a coliso seria perfeitamente elstica, no haveria dissipao de energia aps o lanamento do material em questo. E ao analisar seu valor na literatura observamos que isso no possvel, pois h dissipao de energia no processo, pois o coeficiente para o mesmo encontrado na literatura de =0,830, o que indica que aps o choque da bola de pebolim com a superfcie de granito, h sim dissipao de energia na coliso e, portanto, ela no volta com a mesma velocidade e nem atingindo sua altura inicial.

5.2

Avaliaes da incerteza esttica e comparao dos resultados

Para se calcular o valor de , como tambm de sua incerteza esttica, necessrio a medio repetida de t1 (4 medidas) com sua respectiva incerteza e tambm o valor terico de t0 (que para os clculos referentes a medida no osciloscpio foram de 296 ms) juntamente com sua incerteza associada. Os valores obtidos para t1, t0 e suas respectivas incertezas se encontram na tabela abaixo (tabela 10)
Tabela 10 Valores de t1 e t0 referente a bola de ping pong

t1
(540 4) ms (520 4) ms (530 4) ms (530 4) ms

t0
(296 2) ms (296 2) ms (296 2) ms (296 2) ms 19

A partir das frmulas: e foi possvel obter os valores de Para 540 ms e = para as respectivas medidas de t1 e t0:

Para 520 ms

Para 530 ms

20

Desta forma, agora ser possvel calcular o valor mdio de para as 4 medidas de e calcular sua incerteza, utilizando o desvio padro da mdia como incerteza padro.

Portanto, o valor encontrado para e sua respectiva incerteza

de:

Por fim, ao analisar os resultados obtidos, podemos afirmar que o valor encontrado para experimentalmente coerente ao valor pre sente na literatura = 0,870 [2,3]. Isso se deve ao fato de que a incerteza associada cobre o intervalo, prximo ao valor terico encontrado na literatura. Os valores podem variar de 0,871 a 0,919. Porm, vale ressaltar que o valor de incerteza encontrado foi relativamente alto. Isso se deve pelas dificuldades experimentais como, por exemplo: m interpretao dos valores de t1 no osciloscpio, m posicionamento do objeto a ser lanado em queda livre, entre outros.

21

5.3

Obteno do coeficiente de restituio a partir do grfico (tn x n)

Considerando a bola de ping pong, construiu-se uma tabela com os dados de intervalo de tempo entre os impactos obtidos do osciloscpio e nmero de impactos (tabela 11)
Tabela 11 - Valores de tn para a bola de ping- pong

tn 520 ms 460 ms 400 ms 360 ms

n 1 2 3 4

Grfico 1 - Grfico (tn x n) com ajuste de funo exponencial dos dados de tn feito em Microsoft Excel 2007.
600

500 intervalo entre choques (ms) y = 610,41e-0,136x R = 0,9917

400

300

Srie1 Exponencial (Srie1)

200

100

0 0 1 2 3 4 5 nmero de choques (n)

A partir da funo ajustada no grfico acima e com uso da equao abaixo, tem-se que o valor de :

22

A medida foi obtida atravs do parmetro B da equao. A sua incerteza provm do erro instrumental do aparelho de medio do intervalo entre os choques tn, dessa forma, sua incerteza ser a mesma incerteza presente no osciloscpio. (0,004) Desta forma, nosso valor final encontrado de:

Diante da anlise dos resultados obtidos com os valores encontrados na literatura, listados na tabela 10, podemos afirmar que o valor encontrado experimentalmente foi muito preciso se comparado com o valor na literatura.

23

5.4

Questes

1 - Comparar as medidas de t0 (tempo de queda at o primeiro impacto), obtidas para as diversas bolas. Em teoria, estes valores deveriam ser diferentes? Comente.
Tabela 12 Valores de t0 terico e experimental para diferentes materiais

Bola Ping-Pong Gude Metal Plstica Pebolim

t0 terico 0,30 2,06x10-3 0,30 2,06x10-3 0,30 2,06x10-3 0,30 2,06x10-3 0,30 2,06x10-3

t0 experimental 0,30 0,18 0,36 0,18 0,35 0,18 0,26 0,18 0,26 0,18

Os valores de t0 terico so iguais para todos os modelos de bola, portanto os valores de t0 experimental tambm deveriam ser iguais, pois o tempo de queda independente da massa do objeto e estes so liberados da mesma altura H. Em teoria a bola esta sendo abandonada no vcuo, e nessa situao no h dissipao da energia cintica, porm em uma situao real isso no ocorre. Ainda, para o caso de t0 experimental necessrio considerar as incertezas relacionadas, tais como incerteza estatstica, experimental e estatstica.

2 - Comente sobre as principais fontes de incertezas nos procedimentos de medio do coeficiente de restituio. - Incerteza do tempo, esta diretamente relacionada ao operador do cronmetro e tem natureza estatstica. - Incerteza do coeficiente de restituio, o erro estatstico calculado pela propagao de erros e dependente de t n e de t0. calculado pela expresso:

- Incerteza instrumental, esta relacionada aos instrumentos de medio e suas incertezas sistemticas associadas a cada medida. - Incerteza nas medidas, relacionada com possveis erros na analise de valores experimentais medidos e impreciso do operador no momento da medio.

24

3 - Faa uma tabela comparativa do coeficiente de restituio de todos os materiais testados, atravs dos diferentes mtodos utilizados. Avalie se, com as incertezas estimadas, se pode afirmar que os materiais possuem coeficientes de restituio diferentes.
Tabela 13 - Valores de medidos por diferentes mtodos para diferentes materiais

Esfera Bola de ping-pong Bola de pebolim Bola plstica Bola de gude Bola de metal

cronmetro
0,78 0,30 0,58 0,30 0,88 0,30 0,75 0,30 0,70 0,30

osciloscpio (t0 terico)


0,912 0,009 0,845 0,009 0,980 0,009 0,845 0,009 0,811 0,009

osciloscpio
0,852 0,004 0,680 0,004 1,000 0,004 0,840 0,004 0,792 0,004

Para os clculos de e atravs de medidas do osciloscpio, temos valores mais prximos e considerando as incertezas estimadas esses valores podem ser considerados os mesmos, exceto no caso da bola de pebolim onde os valores so discrepantes mesmo considerando os intervalos de incerteza. J para o caso do cronometro temos valores de incerteza altos, o que permite que os valores sejam os mesmos do e do osciloscpio. Essa incerteza mais alta se d pelo fato do experimento ser bastante impreciso e depender diretamente da anlise do operador para obter os valores necessrios.

4 - Comente o efeito da base de granito no ensaio. Ela afeta os resultados? Sua massa afeta os resultados? A base de granito apresenta um coeficiente de restituio elevado, prximo a 1, garantindo uma mnima dissipao da energia e uma coliso aproximadamente elstica. Desta forma, praticamente toda a energia com que a bolinha colide com a base de granito, voltar para ela causando uma altura maior no quique (isto ir variar de acordo com o coeficiente de restituio da bolinha). As imperfeies da superfcie tambm podem interferir nos resultados, pois aps a coliso com uma superfcie irregular, a bolinha pode ter sua direo desviada, alterando a altura posterior ao impacto e consequentemente o tempo de subida. Para o procedimento experimental, necessrio que a massa da base granito no se mova aps o choque com a bolinha, portanto a massa da base de granito deve ser muito maior que a massa das bolinhas. 5 - Pesquise na literatura valores para os coeficientes de restituio dos materiais avaliados, e comente a diferena entre estes valores e aqueles
25

obtidos no experimento. Utilize o erro normalizado (E norm) para esta comparao:

Tabela 14 Valores de erro normalizado para diferentes materiais


Bola

Ping Pong Gude Metal Plstica Pebolim

teor [2,3] 0,870 0,930 0,600 0,830 0,688

osciloscpio
0,852 0,004 0,840 0,004 0,792 0,004 1,000 0,004 0,680 0,004

Enorm 3,18 15,9 -33,9 -30,1 1,4

*Na literatura no foram encontrados os valores do teor, portanto para o clculo do Enorm foi utilizado o valor de exp. Se considerarmos os valores do erro normalizado temos valores experimentais prximos aos valores da literatura para os casos da bola de ping-pong e bola de pebolim. Para os demais casos, podemos justificar a discrepncia to grande nos valores devido a irregularidades na bola e na base de granito, inexperincia do operador, erros na leitura dos valores experimentais e demais influencias externas. 6 - Descreva trs exemplos de aplicaes industriais para o procedimento descrito neste experimento. Teste de Colises entre Veculos (Crash Test Barrier): testes realizados na indstria automotiva que visa desenvolver estruturas que absorvam o mximo de energia ao longo de colises, em casos de acidentes, a fim de minimizar os possveis danos aos motoristas e passageiros [5,6]. Extensmetros: um tipo de transdutor capaz de medir deformaes de corpos. Quando um material deformado a sua resistncia muda, alterando tambm a caracterstica do material. Assim, extensmetros podem ser utilizados juntamente com sensores que tm uma ampla utilidade em engenharia [7]. Fuso Nuclear: o processo de colidir 2 tomos propositalmente para formar um terceiro mais pesado fortemente utilizado em usinas nucleares para gerao de energia. Logo, muito importante saber quais so as caractersticas dos tomos neste processo, tais como o coeficiente de restituio, para obter um processo eficiente de gerao de energia nuclear [8].

26

6. PROJETO
6.1 Objetivos

Objetivo Geral Este projeto tem como objetivo determinar o coeficiente de restituio de pelo menos uma das bolas utilizadas no experimento Objetivo Especfico Ser feito o uso de um celular com cmera de vdeo para registro de vdeo da queda de uma bola de ping-pong e posteriormente o uso do aplicativo Windows Movie Maker para a obteno dos valores apropriados para o clculo do coeficiente de restituio. 6.2 Procedimento Experimental

Materiais e Equipamentos 1 bola de ping-pong; Cilindro de plstico; Base de granito; Aparelho celular com cmera de vdeo; Computador com o software Windows Movie Maker.

Procedimentos - De maneira anloga ao experimento, foi montado o arranjo da Figura 1. A bola de ping-pong foi, assim, solta a partir da mesma altura. - O lanamento da bola, at o momento em que ela parasse foi registrado por meio de uma cmera de vdeo, cujos vdeos foram passados para o computador e abertos no software Windows Movie Maker. - A partir da, tirou-se os tempos at a primeira coliso e entre a primeira e segunda colises com a base, com a ajuda da reduo da velocidade dos vdeos, mantendo-se a proporcionalidade dos valores. - O coeficiente de restituio foi calculado, ento, de forma similar ao calculo na seo 5.1.2.

27

6.3

Resultados e Discusso

Os vdeos foram analisados utilizando o recurso de diminuir a velocidade de exibio e atravs deste foi possvel determinar os valores de t0 (tempo que a bola demora a ter o primeiro choque com a base de granito) e t1 (intervalo entre o primeiro e o segundo choque com a base de granito) para trs vdeos diferentes. A incerteza para as medidas 0,125 s que a menor diviso de tempo do vdeo na escala do software,Os valores obtidos esto contidos na tabela 12:
Tabela 15 - Valores de t0 e t1 para a bola de ping- pong obtidos atravs de vdeo

Vdeo Vdeo 1 Vdeo 2 Vdeo 3

t0 263 1 ms 304 1 ms 309 1 ms

t1 534 1 ms 496 1 ms 509 1 ms

Para realizar os clculos de coeficiente de restituio foram calculados os valores de mdia e desvio padro para t0 e t1: Mdia t0:

Mdia t1:

Com os valores obtidos podemos calcular o coeficiente de restituio:

28

Podemos calcular a incerteza do :

Portanto, podemos concluir que o coeficiente de restituio da bola de ping-pong :

Atravs desse valor podemos entender que este um mtodo eficaz para a medio do coeficiente de restituio, pois o valor encontrado prximo ao valor da literatura (0,870), se considerarmos a incerteza estimada.

29

7. CONCLUSO
Os materiais utilizados e seus coeficientes de restituio calculados pelos valores de t0 e t1 cronometrados, de t0 e t1 medidos no osciloscpio, t1 e t2 medidos no osciloscpio respectivamente, foram: bola de metal (0,70 0,30; 0,810 0,009; 0,792 0,004), bola plstica (0,88 0,30; 0,980 0,009; 1,000 0,004), bola de gude (0,75 0,30; 0,845 0,009; 0,840 0,004), bola de pebolim (0,58 0,30; 0,845 0,009; 0,680 0,004) e bola de ping pong (0,78 0,30; 0,918 0,009; 0,852 0,004). Dentre esses valores obtidos, a bola de pebolim foi o que melhor atingiu valores prximos aos encontrados na literatura. Diante disto, tambm possvel verificar que os valores obtidos pelo cronmetro ficaram muito mais vulnerveis a sua incerteza, que foi bem maior ao se analisar as incertezas encontradas para os resultados obtidos por meio da medio de t 1 e t2 pelo osciloscpio. Essas divergncias ocorreram devido ao fato do procedimento ser influenciado por diversos fatores de incerteza, tais como: erros no manuseio do operador, irregularidades na bola e na base de granito e impreciso do instrumental utilizado. Diante da anlise da incerteza esttica e comparao dos resultados para a bola de ping pong, o valor obtido para o mesmo, juntamente com a sua incerteza foi de = 0,895 0,024, o que mostrou uma grande conformidade do valor experimental com o valor encontrado na literatura (onde para a bola de ping pong de 0,870). Diante da realizao do procedimento que visava obteno do coeficiente de restituio pela construo do grfico (tn x n), tambm para a bola de ping pong, o valor encontrado para o coeficiente foi de: = 0,871 0,004 o que tambm mostrou grande conformidade do valor obtido experimentalmente como o valor presente na literatura. Com a realizao do projeto proposto por este experimento podemos encontrar o valor do coeficiente de restituio atravs do uso de uma cmera de vdeo e o software Windows Movie Maker, o valor obtido foi , o que nos permite concluir que este um mtodo eficaz para a medio de coeficiente de restituio visto que o valor se encontra compatvel com o valor encontrado na literatura.

30

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] EXPERIMENTO #4: Coeficiente de restituio. Edio: 3 Quadrimestre 2013 ed. Santo Andr: UFABC, 2013. 14 p. Disponvel em:

<docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx1Z mFiY21lZWJjMTcwN3xneDo2ZjFmODJjODdmOGRmYWFm>. Acesso em: 10 jan. 2014. [2] ELERT, G. Coefficients of Restitution. The Physics Factbook, 2006. Disponvel em: <hypertextbook.com/facts/2006/restitution.shtml >. Acesso em: 24 de jan. de 2014.

[3] ROBORTELA, AVELINO e EDSON. Coeficiente de Restituio em Colises (e). TCFisicaNet. Disponvel em:

<www.apice.coop.br/fisicanet/TabelasConstantes/Coeficientesderestituicao.htm >. Acesso em: 24 de jan. de 2014. [4] NICE, K. Como Funcionam os Testes de Coliso. HowStuffWorks Brasil. Disponvel em: <http://carros.hsw.uol.com.br/testes-de-colisao.htm >. Acesso em: 01 de fevereiro de 2014. [5] Alves, G. T. Avaliao de absoro de energia de impacto uma abordagem baseada em testes com estruturas. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. [6] PACIORNIK, S. Aula de Eletrnica para Automao de Processos e Instrumentao para Engenharia Mecnica. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Disponvel em: < http://www.dcmm.pucrio.br/cursos/eletronica/html/sld052.htm>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2014. [7] BIANCHIN, V. O que Fuso e Fisso Nuclear?. Mundo Estranho, editora ABRIL. Disponvel em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/oque-e-fusao-e-fissao-nuclear>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2014.

31

Anda mungkin juga menyukai